News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

JN

___

Trei­na­dor fatu­rou ao leão no último duelo no 1.º de Maio

Artur Jorge mar­cou um golo, há 20 anos, num êxito por 4-2. Reen­con­tro ama­nhã na "pedreira"

Artur Jorge dei­xou a marca pes­soal, no último jogo com o Spor­ting, em casa, para a Liga, dis­pu­tado no Está­dio 1.º de Maio.

30 de setem­bro de 2002, pouco falta para fazer 20 anos! O antigo cen­tral marca o segundo golo do Braga, no tri­unfo por 4-2, sob o comando do espa­nhol Fer­nando Cas­tro San­tos. Os leões, que eram os cam­peões em título foram bati­dos no mítico recinto bra­ca­rense. Antes da meia hora ini­cial e já com a equipa a ven­cer 1-0, Artur Jorge con­cluiu, de cabeça, um livre de Cas­ta­nheira. No decor­rer do jogo, o então defesa ainda evi­tou, sobre a linha fatal, um tento de Ricardo Qua­resma.

Foi a única vez que Artur Jorge mar­cou, em casa, ao Spor­ting. Na época segu­inte, já no Está­dio Muni­ci­pal de Braga, o antigo cen­tral não par­ti­ci­pou no jogo frente aos leões, que a equipa lis­bo­eta ven­ceu por 3-2, tendo entre­tanto rumado ao Pena­fiel, onde aca­bou a car­reira de joga­dor.

Como trei­na­dor, Artur Jorge diri­giu cinco jogos do Braga na Liga, na reta final de 2019/20, mas o Spor­ting não foi um des­ses adver­sá­rios. Con­tudo, como joga­dor, aju­dou, com refe­rido o tri­unfo de 2002/03, a con­so­li­dar a ten­dên­cia de maior sucesso, nas rece­ções dos arse­na­lis­tas aos três gran­des. Nos últi­mos 20 anos, é frente ao Spor­ting que os guer­rei­ros alcan­ça­ram o maior número de vitó­rias em casa (oito), con­tra seis com o Ben­fica e cinco face ao F.C. Porto. No entanto, nos dois últi­mos cam­pe­o­na­tos e sob a ori­en­ta­ção de Car­los Car­va­lhal, os leões ven­ce­ram na "pedreira" por 1-0 e 2-1.

Curi­o­sa­mente, o último empate neste duelo acon­te­ceu há 28 anos: 29 de maio de 1994 (1-1), então com Fer­nando Pires a res­pon­der a um golo de Luís Figo.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220806/282600266645439

Lipeste

ojogo.pt

Tiago Sá fala da afirmação contra o Sporting, do título e da carreira de Negócios Internacionais

Declarações do guarda-redes Tiago Sá aos meios de comunicação do Braga

O início:
"Comecei a jogar futebol com os meus amigos e com os meus primos na rua em Vila Verde. Joguei no Prado durante alguns meses e entrei para as escolinhas do Braga em 2004. Quando entrei para o Braga comecei a levar o futebol mais a sério."

Espírito competitivo: "Sempre fui competitivo. Quando era miúdo tinha um primo da minha idade que jogava sempre contra mim. Eu e ele ficávamos sempre em equipas diferentes porque éramos os que jogavam melhor, então havia ali uma competitividade muito grande entre nós para ver quem ganhava. Desde pequenino que luto sempre para ganhar."

Posição de guarda-redes: "Comecei a jogar como jogador de campo nas escolinhas. As primeiras fotos que tenho no SC Braga é como avançado e tinha umas botas do Ronaldo Fenómeno. Tínhamos torneios uma vez por mês e ficamos sem guarda-redes e tive de ir muitas vezes à baliza. O treinador perguntou-me se queria ficar definitivamente na baliza e eu aceitei. Corria menos e era onde me safava melhor (risos). Pedi umas luvas ao meu pai, troquei o equipamento de avançado pelo de guarda-redes e até hoje nunca larguei a baliza."

Estudos: "Concluí o 12º ano e entrei na universidade. Decidi parar, mas ainda tenho o objetivo de no futuro tirar Negócios Internacionais na Universidade do Minho. Entretanto já tirei o 1.º e o 2.º nível de treinador de futebol. Quero ter várias opções quando terminar a carreira de futebolista."

O Braga: "É uma verdadeira família, a minha casa, não existe outra forma de o dizer. São muitos anos, muitos anos de formação, muitos anos aqui na equipa A. Esta pré-época foi a minha 10ª consecutiva porque ainda era júnior e fiz a pré-época com a equipa principal. Passo mais horas aqui do que na minha casa. Quando era miúdo ia para o Estádio 1º de Maio treinar durante a tarde e só regressava à noite a casa entre 20 e as 21 horas. Já convivo com as pessoas do clube há muitos anos e são parte da minha história."

Melhores momentos: "A época em que fiz mais de 30 jogos na 1º liga com o Abel foi muito importante para mim porque foi a minha época de afirmação. Era jovem, tinha 23 anos quando comecei e não estava à espera porque tinha um grande guarda-redes a trabalhar comigo, o Marafona. Na altura o Matheus estava lesionado e o mister Abel apostou em mim, isso marcou-me muito. A última Taça de Portugal que conquistámos também me marcou porque participei em quase todos os jogos da competição. Depois, o inesquecível título nacional de juniores, que teve uma grande importância para o Clube. Todas as conquistas e todos os momentos que vivi aqui foram especiais, mas estes foram os que significaram mais para mim."

Cidade Desportiva mudou o paradigma de aposta na formação: "Teve um peso muito grande na mudança. As condições de trabalho que existem na academia são ao nível das que temos na equipa principal. Quando jogava na formação não existiam GPS's, não havia como monitorizar os jogadores e acompanhar a evolução física, por exemplo. Tínhamos profissionais qualificados, tal como agora, mas não existiam as mesmas condições. Hoje temos muitos mais jogadores a chegarem à equipa principal e não tenho dúvidas que as condições que oferece a Cidade Desportiva são a base desse sucesso."

Responsabilidade de capitão e receção aos novos: "Tento ajudar que se sintam bem e passar o significado do que é representar o SC Braga. Passar esse significado não com as palavras, mas com as ações em todos os treinos e em todos os jogos. Um jogador do SC Braga tem de lutar em todos os treinos e em todos jogos pela vitória, quem chega tem de ter essa mentalidade. O grupo atual é muito tranquilo e fácil de liderar, os mais velhos dão o exemplo em todos os momentos através do rigor no trabalho."

Braga especial: "O Braga é um clube especial que não tendo o mesmo número de sócios, os mesmos orçamentos que muitos bate-se com todos nos últimos anos de igual para igual. O ano passado ganhamos no campeonato metade dos jogos aos "grandes". Isso significa que o dinheiro e as camisolas não ganham os jogos antes dos mesmos acontecerem, os jogos são ganhos pela melhor equipa. O futebol é bonito por causa disso, começa o jogo e ninguém sabe quem vai ganhar, não é o clube mais rico, não é quem tem os melhores jogadores, nem é a camisola. Por isso é que considero o Braga um clube especial porque há muitos anos que com menos poderio financeiro consegue lutar de igual para igual com todos. Os bracarenses personificam isso mesmo porque são lutadores, genuínos, conseguem sempre superar-se e acho que o Braga é um perfeito exemplo disso mesmo."

Melhores jogos: "Tenho dois jogos especiais na equipa principal. O primeiro foi a estreia em Chaves e o segundo foi contra o Sporting, que considero o meu jogo de afirmação, o primeiro teste de fogo que tive pela equipa A. O jogo em Leiria em que ganhamos o campeonato de juniores também foi muito importante. No mesmo seguimento, não sendo no clube, o Campeonato da Europa sub-19 em que defendi os pénaltis que deram acesso à final. A Taça de Portugal de 2016 a vencer 2-0 e viver o pesadelo do ano anterior em que nos deixamos empatar nos últimos 2 minutos foi um jogo também foi muito especial para mim. Por último, o facto de termos ganho a taça 50 anos depois foi um momento muito marcante na minha carreira."

Referências: "Casillas e Buffon. O Casillas por durante alguns anos ter a oportunidade de jogar contra ele algumas vezes em Portugal e trocar a camisola. Buffon pelo número de anos que esteve no top, para mim é o melhor da história por isso. Não é fácil estar mais de 20 anos a jogar ao mais alto nível."

Com quem mais aprendeu: "A pessoa com quem eu mais aprendi no Braga foi o Custódio porque quando cheguei à equipa A foi uma pessoa que, sem falar muito, mostrava ter o ADN do Clube e era um exemplo na forma de trabalhar."

Sonhos: "O Campeonato Nacional está no topo da lista de objetivos do Braga, não digo que é sonho porque acho que é um objetivo e que se trabalhar as coisas acontecem, não sei quando mas acredito que um dia vai acontecer e quero jogar a Liga dos Campeões. Tenho alguns jogos na Liga Europa, campeonatos, taças mas quero jogar a Liga dos Campeões. Treinei com a equipa principal quando estavam na Liga dos Campeões e percebi que são momentos que marcam um jogador."

Pré-temporada: "Muito positiva. Estamos a trabalhar com e novo treinador e estamos a adaptar-nos bem às suas ideias. Temos de continuar a trabalhar porque ainda não está perfeito, a perfeição não existe, mas procura-se. Vamos trabalhar todos os dias para sermos cada vez melhores."

Objetivos: "A nível pessoal fazer mais jogos do que na época passada, ter mais minutos. Sei bem o papel que tenho neste clube e neste plantel do Braga, mas também treino e trabalho todos os dias para jogar e para estar pronto para jogar quando o Mister quiser. A nível coletivo queremos fazer melhor que na época passada. Essas 'armas' que temos aqui dentro, esse querer e essa vontade de ser melhor todos os dias é leva-nos obrigatoriamente a querer fazer melhor do que na época passada. Na época passada fizemos uma excelente campanha da Liga Europa, um campeonato bom para aquilo são os nossos objetivos claros, um quarto lugar tranquilo em que vencemos metade dos jogos contra as equipas que ficaram nos 3 primeiros lugares acima de nós. O nosso objetivo é claramente fazer melhor do que na época anterior.

O que os adeptos podem esperar em 2022/23: "Uma equipa que vai jogar sempre para ganhar. É esse o nosso foco. Não vamos falar de jogos que venham pela frente e nem pensar nisso, é foco total no primeiro treino da semana para o próximo jogo e será sempre assim, do primeiro ao último minuto a tentar deixar tudo em campo para ganhar."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/tiago-sa-fala-da-afirmacao-contra-o-sporting-do-titulo-e-da-carreira-de-negocios-internacionais-15073935.html

Lipeste

abola.pt

Tiago Sá assume: «Campeonato está no topo da lista de objetivos do SC Braga»

Na antecâmara do arranque da Liga diante do Sporting (domingo, 18 horas), Tiago Sá concedeu uma extensa entrevista ao SC Braga. Questionado sobre os objetivos que ainda tem para a carreira, o guarda-redes de 27 anos teve um discurso ambicioso.

«Campeonato Nacional está no topo da lista de objetivos do SC Braga, não digo que é sonho porque acho que é um objetivo e que se trabalhar as coisas acontecem, não sei quando mas acredito que um dia vai acontecer e quero jogar a Liga dos Campeões. Tenho alguns jogos na Liga Europa, campeonatos, taças mas quero jogar a Liga dos Campeões. Treinei com a equipa principal quando estavam na Liga dos Campeões e percebi que são momentos que marcam um jogador.», atirou, frisando o desempenho dos bracarenses frente aos três grandes na época passada: «O SC Braga é um clube especial que não tendo o mesmo número de sócios, os mesmos orçamentos que muitos bate-se com todos nos últimos anos de igual para igual. O ano passado ganhamos no campeonato metade dos jogos aos grandes. Isso significa que o dinheiro e as camisolas não ganham os jogos antes dos mesmos acontecerem, os jogos são ganhos pela melhor equipa. O futebol é bonito por causa disso, começa o jogo e ninguém sabe quem vai ganhar, não é o clube mais rico, não é quem tem os melhores jogadores, nem é a camisola. Por isso é que considero o SC Braga um clube especial porque há muitos anos que com menos poderio financeiro consegue lutar de igual para igual com todos..»

Convidado a recordar os melhores momentos da carreira, Tiago Sá viajou até 2018 e à estreia na Liga frente ao Chaves (1-0), e ao jogo seguinte com o Sporting (1-0).

«Tenho dois jogos especiais na equipa principal. O primeiro foi a estreia em Chaves e o segundo foi contra o Sporting, que considero o meu jogo de afirmação, o primeiro teste de fogo que tive pela equipa A. O jogo em Leiria em que ganhámos o campeonato de juniores também foi muito importante. No mesmo seguimento, não sendo no clube, o Campeonato da Europa sub-19 em que defendi os pénaltis que deram acesso à final. A Taça de Portugal de 2016 a vencer 2-0 e viver o pesadelo do ano anterior em que nos deixamos empatar nos últimos dois minutos foi um jogo também foi muito especial para mim. Por último, o facto de termos ganho a taça 50 anos depois foi um momento muito marcante na minha carreira.», concluiu.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-05/sc-braga-tiago-sa-assume-campeonato-esta-no-topo-da-lista-de-objetivos-do-sc-br/951852/471

Lipeste

abola.pt

Banza aponta a mira à baliza do Sporting

O SC praga prepara o jogo com o Sporting com a motivação em alta, fruto da pré-época positiva que a equipa realizou.

Sem novidades de mercado relativamente aos casos mais sensíveis do plantel - Ricardo Horta e Al Musrati -, Artur Jorge prepara a receção aos leões com bastante expectativa e otimismo, contando também com um grupo de trabalho que forneceu indicadores positivos no último jogo antes da estreia oficial, diante do Celta de Vigo.

Nesse encontro de apresentação dos guerreiros emergiu a qualidade de Banza como homem mais ofensivo de um onze montado em 4x4x2. O francês, contratado ao Famalicão marcou um golo e esteve em bom plano diante dos galegos, razão pela qual parte à frente da concorrência na luta pela titularidade na linha ofensiva. 

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-06/sc-braga-banza-aponta-a-mira-a-baliza-do-sporting/951898/471

Lipeste

record.pt

Tiago Sá: «Campeonato Nacional está no topo da lista de objetivos do SC Braga»

Guarda-redes percorre os momentos de uma carreira de 18 anos ligada aos Guerreiros do Minho e não esconde o principal sonho

Antes do pontapé de saída da época oficial, Tiago Sá percorreu os principais momentos de uma carreira que leva já 18 anos de ligação ao Sp. Braga. Numa extensa entrevista aos meios dos Guerreiros do Minho, o guarda-redes de 27 anos, que é também um dos capitães da formação liderada por Artur Jorge, não esconde o desejo que lhe vai na alma.

Aqui ficam alguns excertos da entrevista:

Sonhos por concretizar?

"Campeonato Nacional está no topo da lista de objetivos do Sp. Braga, não digo que é sonho porque acho que é um objetivo e que se trabalhar as coisas acontecem, não sei quando mas acredito que um dia vai acontecer e quero jogar a Liga dos Campeões. Tenho alguns jogos na Liga Europa, campeonatos, taças mas quero jogar a Liga dos Campeões. Treinei com a equipa principal quando estavam na Liga dos Campeões e percebi que são momentos que marcam um jogador."

Balanço da pré-temporada?
"Muito positiva. Estamos a trabalhar com e novo treinador e estamos a adaptar-nos bem às suas ideias. Temos de continuar a trabalhar porque ainda não está perfeito, a perfeição não existe, mas procura-se. Vamos trabalhar todos os dias para sermos cada vez melhores."

Objetivos para esta época?
"A nível pessoal fazer mais jogos do que na época passada, ter mais minutos. Sei bem o papel que tenho neste clube e neste plantel do Braga, mas também treino e trabalho todos os dias para jogar e para estar pronto para jogar quando o Mister quiser. A nível coletivo queremos fazer melhor que na época passada. Essas "armas" que temos aqui dentro, esse querer e essa vontade de ser melhor todos os dias é leva-nos obrigatoriamente a querer fazer melhor do que na época passada. Na época passada fizemos uma excelente campanha da Liga Europa, um campeonato bom para aquilo são os nossos objetivos claros, um quarto lugar tranquilo em que vencemos metade dos jogos contra as equipas que ficaram nos 3 primeiros lugares acima de nós. O nosso objetivo é claramente fazer melhor do que na época anterior."

O que os adeptos podem esperar do SC Braga?
"Uma equipa que vai jogar sempre para ganhar. É esse o nosso foco. Não vamos falar de jogos que venham pela frente e nem pensar nisso, é foco total no primeiro treino da semana para o próximo jogo e será sempre assim, do primeiro ao último minuto a tentar deixar tudo em campo para ganhar."

Por António Mendes

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/tiago-sa-campeonato-nacional-esta-no-topo-da-lista-de-objetivos-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Pedro Santos tem "boas expectativas para o futuro" do SC Braga B

Médio é um dos capitães da equipa treinada por Custódio Castro

O médio Pedro Santos é um dos jogadores que transita da época passada e que integra o lote de capitães do SC Braga B. Em declarações à comunicação dos arsenalistas, divulgadas esta sexta-feira, fez um balanço da pré-temporada que ainda decorre e já colocou os olhos no arranque da temporada oficial na Liga 3 e na Premier League International Cup.

"Nos jogos que já fizemos mostrámos que a identidade está bem definida e que as ideias da equipa técnica estão a ser bem assimiladas por nós. Fizemos boas exibições contra adversários que jogam de forma diferente e elas dão-nos expectativas boas para o futuro", começou por afirmar o jovem de 21 anos.

E prosseguiu assim: "Temos tido mais posse de bola em todos os jogos e temos criado mais situações de golo que os adversários. Vamos entrar em todos os jogos para conquistar os três pontos e queremos ser dominadores. Quando não conseguirmos ser dominadores como gostamos, vamos saber adaptar-nos de forma a sairmos vitoriosos."

Sobre o trabalho diário, desta feita sob comando de Custódio Castro, o médio foi taxativo. "A proposta de jogo da equipa técnica foi aceite por nós porque identificámo-nos com ela. Trabalhamos todos os dias para chegarmos à nossa melhor versão e tenho a certeza de que quem acompanhar os nossos jogos vai gostar de ver o SC Braga B jogar", garantiu.

Pedro Santos concluiu depois: "Além da maioria já ter um ano de experiência na Liga 3, temos uma equipa com muita qualidade e todos os jogadores dão garantias. Nos treinos a intensidade de todos é máxima e nesta equipa a postura tem de ser essa. Só quem der o máximo no treino estará mais perto de jogar."

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/pedro-santos-tem-boas-expectativas-para-o-futuro-do-sp-braga-b?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Só duas estreias em pano de fundo

Víctor Gómez e Niakaté são as exceções que comprovam uma aposta na continuidade

O facto de haver, por agora, apenas duas estreias do SC Braga na Liga Bwin em pano de fundo para o jogo de amanhã, frente ao Sporting, ilustra bem a linha de continuidade seguida nas decisões que foram tomadas para a definição do plantel de Artur Jorge.

O espanhol Víctor Gómez, apontado como titular indiscutível por agora para a lateral direita, e o francês Sikou Niakaté, defesa-central eleito para render David Carmo, são aqueles que mais garantias têm de começar a época no onze, mas a verdade é que no atual plantel de 27 elementos, há apenas mais dois casos de possíveis estreias no confronto com os leões: Diego Lainez e Álvaro Djaló.

O mexicano foi o último reforço a chegar e não é obviamente crível que entre de caras nas escolhas iniciais, embora com uma semana de treinos junto da equipa tenha já condições para ser convocado para o jogo.

Já o avançado espanhol é um caso paradigmático, uma vez que é o único dos dez elementos do plantel oriundos da Academia arsenalista que ainda não se estreou na Liga Bwin. Isso comprova também a declarada aposta na formação dos últimos anos, onde elementos como Hornicek, Fabiano, Bruno Rodrigues, Gorby, Hernâni, Roger, Rodrigo Gomes e Vitinha acabaram por ter a sua oportunidade. Ou seja, apesar de muita juventude, a experiência dos jogos de alto nível já tem muitos 'clientes' no plantel de Artur Jorge.

Francisco Moura deve ficar por cá

O futuro próximo de Francisco Moura vai ficar decidido no início da próxima semana e há até a forte hipótese do esquerdino continuar a carreira no futebol português. Depois do interesse do Almería, que não chegou a concretizar-se, Moura acabou por ser dispensado do plantel de Artur Jorge, mas é um jogador que vai continuar com ligação ao SC Braga, com quem tem contrato de longa duração até 2026.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/so-duas-estreias-em-pano-de-fundo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

lateralesquerdo.com

O Novo Braga de Artur Jorge

No jogo da apresentação do SC Braga, primeiro jogo transmitido na televisão, foi possível começar a compreender as principais ideias de Artur Jorge para a temporada que vêm. A equipa bracarense vai partir de um 4x4x2 clássico, sistema este que foi apresentando com sucesso nas formações secundárias do Clube pelo mesmo.

Ofensivamente, as equipas do novo treinador bracarense gostam de construir desde trás com uma construção, preferencialmente a 3 com os médios a ter protagonismo nesta fase seja a montar fora ou entre centrais. Os laterais aparecem bem largos e alternam a sua altura na profundidade (intermédios/altos) com os extremos aparecerem no espaço interior e os avançados a fixar as linhas defensivas adversárias. Artur Jorge pretende criar um quadrado em zonas de criação formado entre extremos e avançados, onde pretende criar espaço para os seus extremos receberem de frente para posteriormente, servirem os dois avançados na profundidade. Foi um jogo em que o Braga conseguiu chegar com facilidade ao último terço, por dentro, mas também por fora.

Defensivamente, em transição e em organização, a equipa ainda revela bastante margem para crescer. No momento de Organização Defensiva, a equipa optou por uma postura bem pressionante no seu 4x4x2 com os médios e centrais bem pressionantes, a perseguir avançados adversários. Quando trocavam pressão por controlo, equipa procurava estar junta e fechar espaços interiores, mas a linha defensiva revelou alguma descoordenação e centrais a serem muito atraídos individualmente. Na sua transição defensiva, os médios precisam de entender melhor que espaços ocupar pelo posicionamento alto dos laterais. Por fim, ao longo dos anos, Artur Jorge tem-se revelado muito forte no momento da bola parada ofensiva... se o Braga se tornar numa das equipas com mais golos marcados de bola parada ofensiva (e aqui entende-se por bola parada ofensiva cada canto, livre ou lançamento de linha lateral) não será de estranhar.

Um Braga com muito potencial pela qualidade (e também potencial) dos jovens que estão aparecer na equipa principal como Gorby, Rodrigo Gomes e Vitinha ou como as novas contratações que a equipa bracarense tem feito neste mercado como Diego Lainez ou Simon Banza. Veremos como irá crescer a equipa de Artur Jorge, o potencial está lá todo.

em: https://www.lateralesquerdo.com/2022/07/30/o-novo-braga-de-artur-jorge/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Antevisão I Liga 2022/23: SC Braga muda treinador, perde Carmo (Ricardo Horta ainda pode sair) mas mantém ambição de desafiar os 'grandes"

O objetivo mínimo do Sporting de Braga é o quarto lugar, mas o clube liderado por António Salvador estará sempre à espreita de um lugar no pódio.

O Sporting de Braga, crónico quarto classificado da I Liga de futebol nos últimos anos, mudou de treinador e pouco alterou o seu plantel, mantendo a habitual ambição de fazer frente aos 'três grandes'.

Artur Jorge, que 'subiu' da equipa B, quase só conheceu o Sporting de Braga como jogador e já orientou várias equipas jovens dos 'arsenalistas', substituiu no cargo Carlos Carvalhal, que rumou às 'Arábias'.

O treinador de 50 anos, que ajudou o Sporting de Braga a alcançar um dos seus raros terceiros lugares, em 2019/20, quando 'herdou' o cargo nas últimas cinco jornadas, enfrenta agora um desafio com bem mais pressão, naquela que é a primeira vez que começa uma temporada na I Liga.

Especial Primeira Liga 2022/23: tudo sobre a nova época - análises, opiniões, galerias, vídeos e muito mais sobre mais uma edição do campeonato nacional

O objetivo mínimo do Sporting de Braga é o quarto lugar, mas o clube liderado por António Salvador estará sempre à espreita de um lugar no pódio.

O plantel sofreu poucas alterações, merecendo óbvio destaque a saída do defesa central David Carmo para o FC Porto, por 20 milhões de euros (ME), a segunda maior venda de sempre do Sporting de Braga, a seguir a Trincão, para o FC Barcelona (31 ME).

O lateral direito espanhol Victor Gómez (emprestado pelo Espanyol), o defesa central francês Niakaté (emprestado pelo Guingamp), o ponta-de-lança francês Simon Banza (ex-Famalicão) e o extremo internacional mexicano Diego Lainez (emprestado pelo Betis) são os reforços até ao momento.

Destaque ainda para o regresso do defesa esquerdo colombiano Borja e do avançado espanhol Mario González, após empréstimos, e a saída, para clube ainda por definir, de Francisco Moura.

A 'dispensa' do polivalente esquerdino, que fez 42 jogos na última época (dois golos) após grave lesão no joelho esquerdo na temporada anterior, foi algo surpreendente dado o trajeto que parecia ascendente do campeão europeu sub-19 por Portugal, em 2018, no Sporting de Braga.

A aposta na juventude, fortemente incrementada nas duas temporadas de Carvalhal, parece ter vindo para ficar – integram o plantel 11 jogadores provenientes da 'cantera' minhota, decisivamente impulsionada pela construção recente da Cidade Desportiva.

Os responsáveis minhotos afirmam que o plantel está fechado, mas a continuidade do 'capitão' Ricardo Horta ainda é uma incógnita – o interesse do Benfica é público.

O internacional de 27 anos tornou-se, na época passada, no melhor marcador de sempre do clube, com 93 golos, ultrapassando Mário, que estabeleceu o anterior recorde (92) nas décadas de 40 e 50 do século passado.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-i-liga-2022-23-sc-braga-muda-treinador-perde-carmo-ricardo-horta-ainda-pode-sair-mas-mantem-ambicao-de-desafiar-os-grandes

Lipeste

desporto.sapo.pt

Antevisão I Liga 2022/23: Treze dos 18 clubes 'repetem' treinadores, Benfica tem o único estrangeiro da prova

Dos 18 técnicos, o mais 'veterano', no que respeita a permanência ininterrupta no mesmo conjunto, é o campeão Sérgio Conceição

Treze das 18 equipas participantes na edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol vão arrancar a prova com os treinadores que fecharam a época anterior, num lote com 17 portugueses a apenas um estrangeiro.

O alemão Roger Schmidt, contratado ao PSV Eindhoven - que orientou em 2020/21 e 2021/22 - para substituir Nélson Veríssimo no Benfica, é o único forasteiro, e o primeiro na Luz desde o espanhol Quique Flores (2008/09), e também o único estreante.

Especial Primeira Liga 2022/23: tudo sobre a nova época - análises, opiniões, galerias, vídeos e muito mais sobre mais uma edição do campeonato nacional

Roger Schmidt, de 55 anos, já passou por clubes como o Salzburgo (2012/13 e 2013/14) ou o Bayer Leverkusen (2014/15 a 2016/17) e vai orientar uma das cinco formações que mudaram de técnico.

Os 'encarnados', terceiros nas duas últimas épocas, serão a única equipa que muda pelos resultados negativos, ao contrário de Sporting de Braga, quarto em 2021/22, Gil Vicente, quinto, Vitória de Guimarães, sexto, e Estoril Praia, nono.

Carlos Carvalhal, nos bracarenses, e Bruno Pinheiro, nos 'canarinhos', acharam por bem terminarem o ciclo, sendo substituídos por Artur Jorge e pelo ex-benfiquista Nélson Veríssimo, respetivamente.

Por seu lado, o Gil Vicente perdeu Ricardo Soares para os egípcios do Al-Ahly e apostou em Ivo Vieira, enquanto Pepa não se entendeu, em termos de filosofia, com a direção do Vitória de Guimarães e foi substituído por Moreno Teixeira.

De resto, as restantes formações, a grande maioria (72,2%), optou por manter o técnico com que encerrou a temporada 2021/22, que, em cinco clubes, não foi o que começou.

Mário Silva (Santa Clara), Rui Pedro Silva (Famalicão), Vasco Seabra (Marítimo), César Peixoto (Paços de Ferreira) e Petit (Boavista) – neste último caso um regresso, pois já tinha estado no Bessa entre 2012/13 e 2015/16 - entraram com a época 2021/22 a decorrer e viram os seus 'passaportes' revalidados.

Os cinco técnicos vão, assim, para a segunda temporada seguida nos clubes que comandam, tal como Luís Freire, que foi a aposta ganha do Rio Ave – título da II Liga - para desfazer o 'equívoco' que foi a descida em 2020/21 ao segundo escalão.

Dos 18 técnicos, o mais 'veterano', no que respeita a permanência ininterrupta no mesmo conjunto, é o campeão Sérgio Conceição, que vai orientar o FC Porto pela sexta temporada, à procura do quarto título, depois de 2017/18, 2019/20 e 2021/22.

Por seu lado, Rúben Amorim (Sporting), Paulo Sérgio (Portimonense) e Álvaro Pacheco (Vizela) estão a preparar a quarta temporada consecutiva e Armando Evangelista (Arouca) e os promovidos Filipe Martins (Casa Pia) e Vítor Campelos (Desportivo de Chaves) a terceira.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-i-liga-2022-23-treze-dos-18-clubes-repetem-treinadores-benfica-tem-o-unico-estrangeiro-da-prova

Lipeste

desporto.sapo.pt

Curiosidades da I Liga: Quem é o mais pesado, o mais alto, o mais baixinho e qual a maior goleada de sempre?

Com a Liga Portuguesa prestes a arrancar, há naturalmente muitas curiosidades numa competição que teve até ao momento 89 edições.

Sabe quantos golos foram marcados em 19754 jogos? Cerca de 56293 golos. A média no total é de 2,85 golos por jogo. Ao todo passaram (ou estão a jogar) na Liga cerca de 9949 jogadores, entre 72 equipas participantes.

O melhor marcador de sempre é o malogrado Peyroteo que atuou no Sporting entre as temporadas de 1937/38 e 1949/50. O dianteiro marcou ao todo 332 golos no campeonato, recorde que ainda hoje perdura. Impressionante é ainda a média de golos apontados, cerca de 1,69 por jogo.

O jogador que mais jogos somou na Liga foi também um dos símbolos do Sporting. Nada mais, nada menos do que Manuel Fernandes que atuou em 486 partidas. Para além dos leões o dianteiro somou ainda jogos no principal campeonato ao serviço da CUF e Vitória Futebol Clube. Eusébio da Silva Ferreira, um dos maiores ícones do campeonato português, foi quem mais campeonatos ganhou, entre 1960/61 e 1973/74: Ao todo foram 11 títulos conquistados. O Benfica detém também o melhor ataque de sempre com 6028 tentos. Os encarnados são ainda, como é sabido, os reis e senhores da Liga ao nível de galardões com 37 títulos conquistados. Só Sporting, Benfica e FC Porto somam 89 participações, ou seja, marcaram presença em todas as edições, somando 2500 jogos na totalidade. Seguem-se o Vitória de Guimarães com 78, o Belenenses (77) e o V. Setúbal com 72. O SC Braga ocupa a sétima posição com 67 presenças. O guardião Manuel Bento, um das figuras míticas do Benfica, é o jogador com mais presenças no campeonato: 22.

O jogador estrangeiro com mais jogos é o antigo jogador do SC Braga, Alan. O estrangeiro com mais golos é Jardel, com 186. A maior goleada de sempre é da autoria do Sporting, com os 14-0 aplicados ao Leça na já longínqua época de 1941/42.

O jogador mais vezes utilizado enquanto suplente foi o avançado Paulo Alves, que entrou nessa condição em 174 partidas.  O V. Guimarães é a equipa com mais derrotas, cerca de 870. Os encarnados são também o melhor ataque de sempre, com 6028 golos, contra a pior defesa, que é também a equipa do Minho, com 3218 golos. Mas recorde-se, que como já referido neste texto, o Vitória é a quarta equipa, a seguir aos três grandes, com mais participações na I Liga.

Em relação à próxima edição do nosso campeonato (22/23), a nacionalidade portuguesa é a que está mais vezes representada com 241 jogadores, seguida da brasileira (120) e espanhola (22).

Há representação por parte de jogadores de países inusitados, como são os casos do Iraque (Osama Rashid do Vizela) ou Curaçau, como é o caso de Kenji Gorré do Boavista. Ao todo há 63 nacionalidades representadas no nosso campeonato.

Rafael Bracali (Boavista) é o jogador mais velho, com 41 anos de idade. Seguem-se Pepe (FC Porto), com 39 e Luís Carlos (Paços de Ferreira) com 37. 25 anos separam Bracali do jogador mais novo da Liga que é Roger Fernandes (16 anos), jogador do Sporting de SC Braga.

O mais alto é Rodrigo Moura, do agora primodivisionário Chaves, com 1,98 centímetros. O mais baixo é Vasco Sousa, médio dos dragões, com apenas 1,62 centímetros. A nível de pesos pesados, o galardão também vai para o Chaves, que conta com o jogador mais pesado, Rúben Pereira, com 93 kg. Segue-se Coates do Sporting com 92 kg. Vasco Sousa não é só o mais baixo, como também o mais leve, com 56 kg.

Está aí a apaixonante I Liga, uma das mais competitivas do mundo e já sabe que pode seguir tudo, esta temporada, como sempre no SAPO Desporto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/curiosidades-da-i-liga-quem-e-o-mais-pesado-o-mais-alto-o-mais-baixinho-e-qual-a-maior-goleada-de-sempre

Lipeste

desporto.sapo.pt

I Liga 2022/23: Dez estreantes para seguir com atenção durante a época

Várias caras novas chegaram ao futebol português no defeso, algumas delas com a esperança de saltar para a elite internacional

Está prestes a iniciar-se mais uma edição da I Liga e para a temporada 2022/2023 os 18 clubes
participantes têm procurado reforçar os respetivos plantéis dentro de um espetro de
observação e contratação mais alargado do que era comum até há uma década.

Cada vez mais, vamos verificando que chegam jogadores de campeonatos asiáticos, dos mais variados países sul-americanos e até algumas promessas ligadas a grandes clubes internacionais. Também o mercado nacional, em particular a Liga 2 e a Liga 3, têm sido alvo da atenção dos
emblemas do escalão primodivisionário português.

São muitos os nomes atrativos que vão fazer a estreia na I Liga na presente temporada. Escolhemos 10 potenciais figuras deste campeonato que chegam das mais diferentes proveniências.

Enzo Fernández (Benfica)

Foi o reforço mais destacado do verão para os lados da Luz ou não se tratasse de um médio já
internacional A pela Argentina e cobiçado por vários clubes nas principais ligas europeias.
Estava a ser uma das referências do River Plate em 2022, conjugando argumentos técnicos,
táticos e físicos.

Enzo é um médio que pode pegar no jogo a partir de trás, mostrando recursos no passe, rodando com grande precisão para as laterais ou queimando linhas no corredor central. No futebol sul-americano, destacou-se em várias partidas pela capacidade de entrada em zona de finalização e pela fineza no remate. Sem bola, consegue condicionar os adversários numa pressão alta e tem boa leitura para entender o sítio no qual se deve colocar.

É tremendamente eficaz em boa parte das ações em que está envolvido e está em ponto de
rebuçado para ser um dos craques do nosso campeonato na época que se está a iniciar.

Gabriel Veron (FC Porto)

Um diamante em bruto para ser potenciado por Sérgio Conceição. Apesar de alguma irregularidade no percurso no Palmeiras, mostrou vários aspetos em que pode ser diferencial no futuro e confirmar o estatuto de talento pronto para o estrelato, que pareceu ter adquirido quando foi eleito o melhor jogador do Mundial sub-17 em 2019.

Veron pode jogar a partir das faixas, se bem que tenha sido utilizado também mais por dentro no Verdão de Abel Ferreira. Claramente faz mais mossa a jogar por fora, mostrando recursos em campo aberto, desde a velocidade, às desmarcações, ao critério no passe e à possibilidade de atacar zonas de finalização (embora ainda possa subir de calibre na definição).

Com o treinador português, também foi fazendo um trabalho progressivo de evolução no momento defensivo e de pressão sobre os rivais, mas é sobretudo na forma como se lança em aceleração e consegue fugir aos defesas contrários que mais se destaca. Pode ainda demorar um pouco a entrar no onze, até pelo nível da concorrência, mas tem margem de manobra para poder vir a ser importante no futuro dos 'dragões'.

Jeremiah St. Juste (Sporting)

O reforço mais caro da época leonina chegou credenciado do Mainz, da Bundesliga. O antigo internacional jovem neerlandês custou 9,5 milhões de euros e pode vir a acrescentar muito ao trio de centrais habitualmente apresentado por Rúben Amorim.

É um jogador que sabe construir a partir de trás, com o pé direito, mostrando critério no passe e até algum à vontade a conduzir a bola por alguns metros. Em termos defensivos, destaca-se pelo impacto físico e pela rapidez, podendo ganhar na frente aos avançados ou fazendo coberturas no 'timing' certo, quando não está demasiado fora de posição. Perante adversários com mais argumentos técnicos na jogada individual, pode ficar um pouco exposto.

É multifuncional (já passou pela lateral direita e pela posição de trinco) e tem rotinas a jogar numa defesa a três. Não foi barato, mas pode tornar-se rapidamente num ativo rentável para o clube de Alvalade.

Victor Gómez (SC Braga)
O substituto de Yan Couto chega emprestado pelo Espanyol. Depois de uma temporada de altos e baixos no Málaga, no segundo escalão do futebol espanhol, chega para provar valor e mostrar o porquê de ser chamado com regularidade aos sub-21 de «nuestros hermanos» (já depois de um percurso bastante sólido nas seleções jovens, com algumas conquistas inclusivamente).

É um lateral de propensão ofensiva, oferecendo largura e profundidade e qualidade no cruzamento para a área. Sendo destro, tem boa técnica para usar o pé canhoto como recurso, o que o ajuda quando faz movimentos interiores. Pode jogar numa linha de 4 ou de 5 e defensivamente pode ajustar melhor alguns posicionamentos, sobretudo quando sobe no terreno de jogo. Pode ser uma das revelações do campeonato.

Jota Silva (Vitória SC)

Uma das novidades mais entusiasmantes para a nova temporada de I Liga. Chega do Casa Pia, depois de ter sido um dos protagonistas maiores da subida do emblema lisboeta ao escalão principal (sobretudo na primeira metade da época).

Formado no Sousense e com salto posterior para o Paços de Ferreira, destacou-se nos escalões inferiores (antes dos casapianos, esteve no SC Espinho e Leixões) pela velocidade, qualidade técnica e capacidade de aproximação às zonas de definição. Solta-se bem da marcação, partindo do flanco esquerdo, mas navegando sobretudo em zonas interiores. Lê bem o jogo, oferece muito à equipa no último passe e tem poder de remate.

Por vezes, se a bola não lhe chega, parece ficar algo escondido no jogo, mas se a equipa o encontrar com frequência no último terço, ele vai saber o que fazer à «redondinha». Em Guimarães, as expectativas são altas e com razão de ser!

Rui Gomes (Portimonense)

Outro estreante no escalão principal, chegado de uma época de bom nível no Sporting da Covilhã e pronto para fazer com que quem segue a I Liga fique a conhecer a sua refinada canhota. No último ano até começou a temporada no Legia, mas destacou-se na segunda metade do campeonato ao serviço dos Leões da Serra.

Com passado ligado aos escalões de formação de Benfica, SC Braga e Vitória SC, este extremo pode jogar a partir das duas faixas, potenciando movimentos interiores – à procura do pé esquerdo – quando joga a partir da direita e avançando mais pela linha quando joga no flanco oposto. Sabe cruzar, tem bom jogo associativo e procura combinações curtas para depois arrancar até à área. Tem também aceleração e remata com qualidade nas imediações da baliza contrária.

Chegou e viu-lhe ser atribuída uma cláusula de 40 milhões de euros, uma espécie de sinal das expectativas que os dirigentes algarvios têm depositadas neste minhoto de gema.

James Léa-Siliki (Estoril)

Outrora uma grande promessa do Rennes, acabou por perder continuidade no emblema da Bretanha e na época passada somou uma desilusão adicional à carreira, com apenas 11 partidas disputadas no empréstimo ao Middlesborough.

Internacional pelos Camarões, esteve na última edição da CAN (atuou em quatro partidas) e passou nas camadas jovens do PSG e do Guingamp. Léa Siliki é um médio de zona central, que prima pelo físico e ajuda na saída de bola (de pé esquerdo). Não é um elemento de grande criatividade e por vezes mostra ímpeto em demasia quando procura discutir lances.

Veremos se recupera a aura de há quatro temporadas, quando era indiscutível no meio-campo do Rennes e se destacava pelo equilíbrio que dava à equipa (à época, chegou até a ser associado ao FC Porto).

Takahiro Kunimoto (Casa Pia)

Talento à vista para os lados de Pina Manique. Chega ao futebol português um dos elementos mais criativos e dotados tecnicamente que passaram nos últimos cinco anos pelos relvados do campeonato da Coreia do Sul, a K-League.

Primeiro no Gyeongnam e depois no Jeonbuk Motors, no qual foi orientado por José Morais, Kunimoto mostrou variadas qualidades, com nível alto no passe, na produção na segunda linha do meio-campo e nas imediações da área adversária, apostando igualmente no pé canhoto para atirar à baliza (com interessante taxa de eficácia).

Pode cair mais nos dois flancos ou atuar mais por dentro, perspetivando-se que seja o substituto de Jota Silva na dimensão de talento puro e capacidade de resolução individual. Teve problemas disciplinares no Motors e esse é um fator a ter em conta na avaliação desta chegada de certa forma inesperada à I Liga portuguesa.

Teve problemas disciplinares no Motors e esse é um fator a ter em conta na avaliação desta
chegada de certa forma inesperada à I Liga portuguesa.

Tomás Domingos (Santa Clara)

Apesar da lesão e dos constrangimentos da pré-temporada (com acidente ligeiro de viação incluído), tem tudo para ser um dos laterais-direitos revelação do campeonato 2022/23.

Conjuga argumentos na marcação defensiva e no desarme com disponibilidade para se envolver em ações de apoio atacante, revelando dotação técnica para conduzir, distribuir (por vezes, até mais por dentro) e cruzar para a área.

Tem sentido posicional, tanto no momento ofensivo como defensivo e boa leitura de jogo. Merecia o salto para o escalão principal e pode continuar a crescer até chegar a um patamar ainda maior.

Arthur Sales (Paços de Ferreira)

Atacante brasileiro, da formação do Vasco da Gama, chega cedido pelo City Group, por intermédio dos belgas do Lommel SK (clube pelo qual apontou oito golos e deu duas assistências em 2021/22).

Tem estatura, é rápido, ágil, ataca espaços com precisão e finaliza bem, habitualmente de pé esquerdo. Mostra utilidade nos apoios e também sabe pressionar sem bola. Pode jogar mais a partir da faixa direita, mas é na zona central que parece sentir-se mais confortável. Tem tudo para ser um reforço adequado ao modelo de jogo de César Peixoto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/i-liga-2022-23-dez-estreantes-para-seguir-com-atencao-durante-a-epoca

Lipeste

Lipeste

Lipeste

Lipeste

Lipeste

Lipeste

Lipeste

bolanarede.pt

SC Braga x Sporting CP | Perder em casa, mas vencer fora. A história irá repetir-se?

Primeira Liga, 1ª jornada: SC Braga x Sporting CP / Domingo, 7 agosto 2022 – 18h

ANTEVISÃO: LEÃO E ARSENALISTAS QUEREM INICIAR CAMINHADA COM VITÓRIA

O Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Estádio Municipal de Braga para defrontar o SC Braga em jogo a contar para a 1ª jornada da Liga. A equipa liderada por Rúben Amorim, pretende iniciar a luta pelo título com uma vitória num jogo tradicionalmente difícil.

O treinador leonino tem a baixa devido a lesão de Bragança. Antonio Adán e Manuel Ugarte estiveram em dúvida por problemas físicos, mas Amorim já veio esclarecer que ambos estão recuperados e aptos para jogar.

Artur Jorge, que assumiu o comando técnico dos bracarenses depois de passagens pelos escalões de formação e pela equipa B, fará a sua estreia como treinador da equipa principal nesta nova temporada 2022/2023.

10 DADOS RÁPIDOS

1• Sporting CP vem de uma pré-temporada com jogos frente a equipas das principais ligas europeias, tendo deixado boas indicações;

2• O SC Braga vem de uma vitória moralizadora frente ao Real Club Celta de Vigo, por 2-1;

3• Sporting CP e Braga defrontaram-se 155 vezes na história dos dois emblemas, com 96 vitórias leoninas, 23 empates e 36 derrotas;

4• O Sporting CP conta com os reforços Franco Israel, St. Juste, Morita e Francisco Trincão, para a nova temporada;

5• O Sporting CP foi o segundo classificado no campeonato, na última temporada, o que vale a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões;

6• O Braga, por sua vez, ficou em quarto lugar, tendo garantido a presença na fase de grupos da Liga Europa;

7• Rúben Amorim continua no comando técnico do Sporting, após conquistar quatro troféus, sendo esta a terceira temporada que inicia na liderança dos leões;

8• Artur Jorge estreia-se como treinador principal dos bracarenses para esta nova temporada;

9• No último embate no Estádio Municipal de Braga, a contar para a Liga, os leões venceram por 2-1;

10• Em Alvalade, a vitória sorriu ao Braga, com o mesmo resultado 2-1 na última temporada.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Gonçalves –
O extremo leonino realizou uma pré-época de grande nível, estando num bom momento, apontou seis golos nos jogos de preparação e por isso é uma das principais referências dos leões.

Ricardo Horta – O número 21 dos bracarenses é a principal figura do plantel, sendo o melhor marcador da história do clube e, por isso, uma das principais armas ofensivas da equipa liderada por Artur Jorge.

XI'S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3):
Franco Israel; Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis; Pedro Porro, Matheus Nunes, Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

«Adán já vai para a convocatória. Recuperou rapidamente, também fez todos os possíveis para jogar, é especial nesse aspecto, forçou muito ara ser opção, deu todos os sinais que estava apto e por isso foi convocado. Em relação ao Israel Franco, de tudo o que vi na pré-época penso que acertámos .Só tem um mês de trabalho com o Vital, daqui a um ano vai ser um grande guarda-redes, é o nosso presente e futuro.»

SC Braga (4-4-2): Matheus; Gomez V, Tormena, Niakaté, Sequeira; Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, A. Djalo; Ricardo Horta, S. Banza.

Treinador: Artur Jorge

«São reforços que eu próprio escolhi. Tive oportunidade de avaliar e analisar vários jogadores durante o período pré-competitivo, dentro de uma base de dados que nos foi facultada para analisarmos. Acredito neles, têm margem de progressão e são capazes de acrescentar valor. Temos um grupo bastante forte, com jogadores que continuam, que dão conforto e confiança, e aqueles que chegaram agora e foram escolhidos por mim.»

em:
https://bolanarede.pt/nacional/sporting/sc-braga-x-sporting-cp-perder-em-casa-mas-vencer-fora-a-historia-ira-repetir-se/