News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Paulinho: "O público é a essência do jogo" - Sporting Clube de Braga

Na antevisão ao jogo frente ao AEK, Paulinho mostrou-se confiante na conquista de um bom resultado. O avançado, que recentemente renovou pelos Gverreiros do Minho, quer voltar aos golos e ajudar a equipa a entrar com o pé direito na Liga Europa.

Ambição da equipa:

"A expectativa é boa e a ambição também, mas o passado nada conta. Temos um treinador diferente, com ideias diferentes, mas acreditamos que podemos fazer uma boa fase de grupos. Em primeiro lugar, o mais importante é ganharmos o jogo amanhã. Em relação a mim é continuar a trabalhar no mesmo sentido. O mercado nunca me tirou a vontade de trabalhar e de representar este clube".

Apoio dos adeptos:

O público é a essência do jogo. Sabemos que o público acaba por fazer a diferença. Acredito que o público respeitando as distâncias podemos ter público nos estádios. Espero que amanhã seja uma prova que podemos ter pessoas no estádio mesmo no campeonato".
      

Adversário de amanhã:

"Relativamente ao adversário, é uma equipa forte, que tem jogadores com uma excelente qualidade técnica. Sabemos os perigos do nosso adversário, e acredito que será um bom espetáculo".

Regresso aos golos:

"Ainda não marquei, mas acredito que irá acontecer naturalmente. O mais importante é a equipa, foi sempre o meu pensamento desde que iniciei a minha carreira. Em relação ao estilo de jogo, esta forma de jogar até me favorece mais. Falta melhorar a finalização, mas acredito que isso vai acontecer".

em: https://scbraga.pt/paulinho-o-publico-e-a-essencia-do-jogo/

Lipeste

TROFENSE É O ADVERSÁRIO DO SC BRAGA NA TAÇA DE PORTUGAL

Está definido o adversário dos Gverreiros do Minho na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol colocou o Trofense no caminho do SC Braga na prova rainha do futebol português.

O embate está marcado para dia 22 de Novembro, no Estádio do Clube Desportivo Trofense.

em: https://scbraga.pt/trofense-e-o-adversario-do-sc-braga-na-taca-de-portugal/

Lipeste

Liga Europa: Sp. Braga-AEK, 3-0 (destaques)

FIGURA: Galeno

Endiabrado, como é seu timbre, no corredor esquerdo. No jogo anterior, a contar para o campeonato, levou um puxão de orelhas de Carvalhal, mas ainda foi a tempo de rubricar uma exibição positiva. Esta noite, para além da prestação foi decisivo ao marcar de cabeça o primeiro golo arsenalista. Antes de sair, ovacionado de pé, ainda serviu Paulinho para o segundo golo da equipa de Carvalhal. Está num grande momento de forma.

MOMENTO: golo de Galeno (44')

No cair do pano da primeira metade, num dos últimos lances antes do intervalo, a cabeça de Galeno fez os guerreiros ir para os balneários em vantagem. Cruzamento de Esgaio na direita, na sombra do seu opositor Galeno cabeceou com régua e esquadro. O guarda-redes Tsintotas ainda tentou controlar com o olhar, mas a bola caio mesmo no fundo das redes, junto ao poste. O efetivar da superioridade do Sp. Braga.

POSITIVO: 230 dias depois a pedreira voltou a ter adeptos

Foram mais de sete meses; 230 dias sem o calor das bancadas. Esta noite o Estádio Municipal de Braga voltou a ter adeptos, ainda que em condições excecionais em virtude da pandemia. 2200 estiveram nas bancadas, apenas 7,5% da lotação do estádio e com fiscalização da Direção Geral de Saúde. Ainda não é a mesma coisa, mas o som das palmas já faz o futebol parecer novamente um espetáculo.

OUTROS DESTAQUES

Paulinho

Tal como Galeno, também o capitão marcou e assistiu, ainda que numa fase menos importante do encontro. Estreou-se a marcar esta temporada e deu o terceiro dos bracarenses a Ricardo Horta.

Mantalos

O mais dotado tecnicamente desta equipa do AEK, o capitão dos gregos foi aquele que, pelo seu talento, ao longo do jogo foi mostrando ter capacidade para assustar. Esteve sempre bem controlado, mostrou atributos, mas não teve espaço para os soltar.

Castro

Uma formiga trabalhadora e quase invisível no meio campo do Sp. Braga. Sempre ligado ao jogo, o reforço da equipa de Carlos Carvalhal tentou dar ritmo às trocas de bola arsenalistas, distribuindo o jogo com critério no setor intermediário.

Nelson Oliveira

Por vezes desamparado no ataque helénico, o português foi a principal referência do AEK. Armou os principais lances de perigo dos gregos na primeira metade, ficando aquém do esperado na segunda metade num lance em que atirou à malha lateral quando tinha a baliza à sua mercê.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/aek-atenas/le-sp-braga-aek-3-0-destaques

Lipeste

Liga Europa: Sp. Braga-AEK, 3-0 (crónica)

O Sp. Braga entrou a ganhar no Grupo G da Liga Europa ao derrotar o AEK de Atenas na pedreira (3-0). Com mais poderia em todos os capítulos do jogo, a equipa de Carvalhal controlou as operações, encostou o adversário às cordas e somou o terceiro triunfo consecutivo com golos de Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Golos que tiveram direito a aplausos. Comecemos por aí. 230 dias depois a pedreira voltou a ter adeptos. Sensivelmente dois milhares ocuparam os 7,5% de lotação permitida no estádio pelas autoridades de saúde. Tímidos, a ambientar-se às novas regras, lá festejaram o triunfo bracarense sobre os gregos.

Um triunfo que não sofre contestação tal o diferencial de qualidade que esteve à flor da relva entre as duas equipas. Organizado e sem nunca se expor perante um AEK voluntarioso mas sem grandes atributos técnicos, o Sp. Braga controlou o jogo e na reta final construiu um resultado amplamente favorável.

Cerco e flecha antes do descanso

Claramente mais dotado tecnicamente do que os gregos, o Sp. Braga assumiu por completo as despesas do jogo perante um AEK solidário, organizado na sua defensiva, mas limitado na construção de jogo.

De forma simples a equipa portuguesa montou o cerco à área helénica, faltando apenas mais afinco para criar perigo com mais preponderância no arranque do encontro. Aqui e ali foi conseguindo um outro remate, muitos bloqueados, outros desenquadrados.

Entre um pedido de penálti de Paulinho, que parece ter sido importunado quando se preparava para abrir o ativo quando o cronómetro se aproximada do intervalo, Fransérgio desperdiçou aquela que foi a oportunidade mais flagrante dos guerreiros na primeira metade. Cabeceamento ao lado com a baliza à sua mercê.

Pensava-se no intervalo e no afinar de estratégia quando finalmente o cerco bracarense ao conjunto ateniense deu frutos. Esgaio puxou do arco na direita, que é como quem diz tirou o cruzamento, e Galeno atirou a flecha. Golo de cabeça, com as medidas certas a levar os bracarenses a vencer justamente para o intervalo.

Depois de marcar Galeno assiste

A segunda metade foi diferente. Estranha, até. O AEK fez por ser uma pouco mais audaz, até porque corria atrás do resultado; o Sp. Braga tirou ligeiramente o pé do acelerador à sombra da vantagem.

Mesmo assim não foi suficiente para que os gregos dominassem. De quando em vez desciam com mais perigo à área bracarense, como num lance em que Nelson Oliveira teve a baliza à sua mercê mas atirou à malha lateral.

Mas, a maior audácia levava também a que houvesse mais espaço para as movimentações ofensivas da equipa lusa. Neste limbo, a qualidade técnica do Sp. Braga foi evidente, adivinhando-se mais propriamente um segundo golo arsenalista do que propriamente o empate.

Foi o que aconteceu. O jogo não terminou sem o segundo e sem o terceiro. Ao minuto 78, o Sp. Braga arrumou com a questão. Lance de Galeno a driblar dois adversários, servindo depois Paulinho para o avançado atirar cruzado de pé esquerdo para o fundo das redes. A dois minutos dos noventa nova combinação ofensiva, desta feita com Paulinho a servir Ricardo Horta para o terceiro.

Triunfo sólido por três bolas a zero do Sp. Braga, três pontos sem contestação dos arsenalistas antes do dérbi minhoto com o V. Guimarães.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/aek-atenas/le-sp-braga-aek-3-0-cronica

Lipeste

Liga Europa: Leicester bate Zorya e divide liderança com o Sp. Braga

Tal como o Sp. Braga, o Leicester bateu o Zorya por 3-0, na primeira jornada do grupo G da Liga Europa.

Sem Ricardo Pereira e Jamie Vardy, os «foxes» inauguraram o marcador aos 29 minutos por intermédio de James Maddison. Depois de um remate de Barnes ao poste, Iheanacho atrapalhou-se na área e o médio inglês atirou para o fundo da baliza ucraniana.

Em cima do apito para o intervalo, Harvey Barnes ampliou a vantagem dos ingleses. O extremo furou pelo meio da defesa contrária e só parou quando bateu Shevchenko. 

Na etapa complementar Ilheanacho fixou o resultado final. O internacional nigeriano beneficiou de um erro tremendo para fazer o 3-0. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/ricardo-pereira/jogos-hoje/liga-europa-leicester-bate-zorya-e-divide-lideranca-com-o-sp-braga#/

Lipeste

Massimo Carrera (AEK): «Tivemos de sofrer»

Declarações de Massimo Carrera, treinador do AEK de Atenas, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-0) frente ao Sp. Braga em jogo da ronda inaugural do Grupo G da Liga Europa:

«Sabíamos que íamos ter um jogo difícil contra o Braga, e na realidade foi um jogo em que tivemos de sofrer. Penso que o resultado acaba por ser justo, nós tivemos as nossas ocasiões, mas os Braga fez três golos notáveis e acabou por tirar proveito disso».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/aek-atenas/massimo-carrera-aek-tivemos-de-sofrer

Lipeste

Castro: «Sem adeptos o futebol não é a mesma coisa»

Declarações de Castro, jogador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-0) frente ao AEK Atenas em jogo da ronda inaugural do Grupo G da Liga Europa:


«Foi uma grande noite para nós, estas exibições já vêm de trás, e estamos felizes por ter o apoio do público. Foi a primeira vez com estes adeptos e nota-se uma diferença enorme. Sem adeptos o futebol não é a mesma coisa».

[Dérbi minhoto] «Até hoje estivemos focados neste jogo. Agora é descansar e amanhã o mister vai começar a prepara-nos para o próximo jogo. A partir de hoje preparamos esse jogo para estar na máxima força, agora é descansar bem, comer bem para depois para preparar o jogo».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/castro-sem-adeptos-o-futebol-nao-e-a-mesma-coisa

Lipeste

Carvalhal:«Paciência com bola foi a virtude para anular o adversário»

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-0) frente ao AEK Atenas em jogo da ronda inaugural do Grupo G da Liga Europa:

«Defrontámos uma equipa difícil, o facto de termos ganho três a zero não indica que tenha sido fácil, mas é um resultado correto. Atacam com poucos jogadores, é uma equipa com algum cinismo, cheia de internacionais, uma equipa difícil mas acho que preparámos bem o jogo. Antecipámos que podiam jogar com uma linha de cinco e tivemos muitas oportunidades para a forma que jogam. O resultado chegou na parte final, mas tivemos uma exibição para o conseguir mais cedo. A grande virtude da nossa equipa foi a paciência com bola para anular o nosso adversário e a forma como anulámos os canais de saída para o ataque. Vitória boa e justificada, na linha do que temos feito desde o início do campeonato, agora com mais eficácia».

«Fizemos uma exibição fantástica contra o Nacional, uma equipa perigosa que ainda não tinha perdido. Não foi só pelas oportunidades, foi pela forma como defendemos, tivemos a um nível altíssimo. Hoje, com um adversário mais forte porque se fecha muito com muita gente, muitas obriga a equipa que ataca a desequilibrar-se. A nossa equipa joga no limite do risco, mas um risco controlado, o que nos permitiu fazer a exibição que fizemos».

[Equipa encarreirada?] «A equipa tem uma identidade marcante, gosta de ter a bola, tem criado oportunidades, uma equipa muito ofensiva mas que se equilibra muito bem. Estamos preparados para o que aí vem. Determinamos que vamos concentrar-nos sempre no jogo seguinte, este terminou, o mais importante que temos agora é o de domingo com o V. Guimarães. A alegria com que a equipa joga deixa-me satisfeito».

[Facilidade neste jogo não pode causar deslumbramento no próximo jogo europeu frente a um adversário que já eliminou o Braga, o Zorya?] «Temos os pés no chão. Satisfaz-me a humildade da equipa, e isso expressa-se na forma como encarou o jogo até ao fim mesmo com o 3-0. Era importante não sofrer golos e não há deslumbramentos de forma alguma.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/publico-em-vez-de-dois-mil-mortos-por-covid-19-teremos-quatro-mil-suicidios

Lipeste

«Público? Em vez de duas mil mortes por covid, vamos ter quatro mil suicídios»

O Sp. Braga jogou frente ao AEK de Atenas com 2200 adeptos nas bancadas. No final da partida, Carlos Carvalhal fez uma reflexão sobre o regresso do público à Pedreira e alertou para a importância do desporto e do futebol em concreto para a sociedade.
.

«Vivemos num período de grande dificuldade, eu vivo neste mundo difícil, mas acho que dentro das regras, sempre que possível, é importante as pessoas libertarem-se um pouco e terem acesso a este tipo de espetáculos. Recordo que quando estudei, estudei desporto, disseram-me que uma das principais funções do desporto é servir de catarse à sociedade. Acumulando as pressões do dia a dia, e agora estão de certa forma exponenciadas, as pessoas necessitam do desporto para libertar as suas energias de gritar e mandar vir com os jogadores, treinadores e com os árbitros. Isto é saudável, as pessoas têm escape. Se não tivermos em conta esta perspectiva, vamos ter pessoas metidas em casa. Quer queiramos, quer não, temos de viver dentro das regras e com cuidados, mas necessitamos destes momentos. Caso contrário, não vamos morrer do vírus, mas de casos psiquiátricos, vão existir mais suicídios, as pessoas ficam mais nervosas e teremos outro tipo de problemas. A experiência de hoje foi excelente, o comportamento dos adeptos foi brilhante. Tinha casais amigos que estavam afastados por quatro cadeiras. O estádio tem 30 e tal mil lugares, estavam 2 mil e tal adeptos ao ar livre. Parece que há condições para fazer isto, mesmo que as condições epidemiológicas se agravam. Não pertenço à DGS, é a opinião de um cidadão. O desporto tem de continuar e nós temos de continuar a viver. Caso contrário, amanhã em vez de termos duas mil mortes por coronavírus, vamos ter quatro mil suicídios», referiu, no final da conferência de imprensa. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/publico-em-vez-de-duas-mil-mortes-por-covid-vamos-ter-quatro-mil-suicidios

Lipeste

SC Braga entra com vitória esclarecedora sobre o AEK

O SC Braga entrou a vencer na fase de grupos 2020-21 da Liga Europa. Frente ao AEK, a equipa minhota impôs-se por 3-0, valendo os golos de Galeno (44'),  Paulinho (78') e Ricardo Horta (88').

No outro jogo do grupo, o Leicester recebeu e bateu o Zorya por 3-0 (golos de Maddison, Barnes e Iheanacho) e portugueses e ingleses dividem a liderança. Na próxima jornada, os bracarenses vão jogar à Ucrânia.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-22/liga-europa-sc-braga-entra-com-vitoria-esclarecedora-sobre-o-aek/865181/471

Lipeste

Paulinho quebrou jejum: «O mais importante foi a vitória»

Paulinho estreou-se a marcar esta época, mas prefere destacar a importância de a equipa ter entrado da melhor forma na Liga Europa.

«O mais importante foi a vitória, azar acho que toda a equipa andava a ter, não era só eu, com bolas no poste e na trave. Acabámos por fazer um bom jogo, marcámos três golos e não sofremos, que também é importante. Estamos todos de parabéns», disse o avançado na habitual flash interview.

«Onde pode chegar este SC Braga? Tem de ser passo a passo. Obviamente que queremos sempre ganhar e vamos dar sempre o nosso melhor.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-22/sc-braga-paulinho-quebrou-jejum-o-mais-importante-foi-a-vitoria/865239/471

Lipeste

«Está aqui o fruto do nosso trabalho»

Galeno foi um dos destaques na vitória do SC Braga com o AEK Atenas (3-0). O extremo destacou a boa exibição do conjunto bracarense.

«Fizemos uma grande exibição. Estudámos bem o adversário durante a semana e está aqui o fruto do nosso trabalho. Agora é descansar, que temos um grande jogo no domingo e é preciso dar continuidade», atirou na entrevista rápida.

Galeno comentou ainda o golo apontado de cabeça, uma situação pouco habitual.

«Temos que trabalhar tudo porque quando a bola chega o mais importante é fazer golo. Fui feliz e estou muito contente com a minha exibição», concluiu

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-22/sc-braga-esta-aqui-o-fruto-do-nosso-trabalho/865241/471

Lipeste

Carlos Carvalhal não tem dúvidas: «Vitória contundente»

Carlos Carvalhal era um treinador satisfeito após o triunfo do SC Braga diante do AEK Atenas (3-0). O técnico bracarense teceu largos elogios à exibição do conjunto minhoto.

«Foi uma vitória contundente, com uma grande exibição na linha daquilo que temos vindo a fazer. Um jogo muito poderoso, capacidade de pressão muito grande, reação à perda de bola e equilíbrio excelente que permitiu ter sempre o controlo do jogo. O resultado expressa-se nos minutos finais, mas a cadência de oportunidades justificava um desnível maior antes. Estou satisfeito e acima de tudo muito do mérito é da atitude e comportamento dos jogadores que interpretaram tudo muito bem», atirou.

O treinador do SC Braga comentou ainda as estreias a marcar na temporada de Ricardo Horta e Paulinho.

«Eram um golo que mereciam, porque já andavam à procura dele há muito tempo. É importante para a confiança, mas não ficaria triste se que um ou outro não marcassem, porque o comportamento coletivo foi brilhante em todas as situações do jogo», concluiu.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-22/sc-braga-carlos-carvalhal-nao-tem-duvidas-vitoria-contundente/865242/471

Lipeste

«0 3-0 aceita-se perfeitamente»

Nuno Sequeira mostrou-se visivelmente contente com o triunfo diante do AEK (3-0). O lateral-esquerdo do SC Braga destacou a justiça do resultado.

«O AEK é uma excelente equipa, mas nós com a nossa organização conseguimos controlar o jogo, apesar de algumas dificuldades que eles criaram. O 3-0 é um resultado que se aceita perfeitamente. Estou também muito satisfeito com a minha exibição, mas o mais importante é a vitória», começou por dizer.

O lateral bracarense destacou também a pressão constante durante a partida.

«São as nossas ideias e foi com isso que nos comprometemos no início da época. O mister quer que a gente tenha uma pressão muito forte com bola e fazer o nosso jogo, e é isso que nós queremos, seja onde for», concluiu.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-22/sc-braga-0-3-0-aceita-se-perfeitamente/865246/471

Lipeste

Gaitán no banco mas só para ver

Gaitán entrou finalmente numa convocatória do SC Braga, mas o jogador ainda não está condições de poder dar o seu contributo aos guerreiros, devido a lesão que lhe travou a preparação. Frente ao AEK, o médio foi chamado pelo técnico Carlos Carvalhal e já se sentou no banco de suplentes, mas só isso.

Apresentado com pompa e circunstância como reforço bracarense, um problema muscular nos isquiotibiais direitos do argentino, contraído numa partida de preparação frente ao Farense (12 de setembro) impediram-no de cumprir as expectativas que os adeptos minhotos têm do antigo jogador do Benfica.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-23/sc-braga-gaitan-no-banco-mas-so-para-ver/865272/471

Lipeste

SC Braga entra em grande na Liga Europa com vitória por 3-0 sobre AEK

O SC Braga começou hoje da melhor forma o grupo G da Liga Europa de futebol, ao vencer folgadamente o AEK Atenas por 3-0, em jogo que marcou o regresso de público ao recinto bracarense.

Na primeira partida com espectadores, no Estádio Municipal de Braga (2.196), após a interrupção das competições, em março, por causa da pandemia de covid-19, e 54 anos depois da estreia nas competições europeias precisamente diante do AEK Atenas, o SC Braga venceu com inteira justiça por 3-0, com golos de Galeno (44 minutos), Paulinho (78) e Ricardo Horta (88), e lidera, com o Leicester (que bateu o Zorya também por 3-0), o grupo G.

Os 'arsenalistas' entraram muito dominantes e a pressão da equipa orientada por Carlos Carvalhal chegou a ser asfixiante, para o que contribuía, também, uma gritante falta de capacidade técnica do AEK na primeira fase de construção.

Contudo, apesar do domínio, a turma bracarense não tinha arte, nem engenho para criar grandes ocasiões de golo, com exceção de um lance aos 38 minutos em que, após grande cruzamento de Paulinho da esquerda, Fransérgio cabeceou ao lado.

O internacional português da equipa grega Nélson Oliveira respondeu com a melhor oportunidade dos helénicos neste período (42), mas logo a seguir surgiu o primeiro golo dos minhotos, com Galeno, de cabeça, a antecipar-se a um defesa do AEK e a responder da melhor maneira a um bom cruzamento da direita de Esgaio (44).

O AEK entrou melhor na segunda parte e, aos 50 minutos, após um livre e em excelente posição, o central ucraniano Chygrynskiy rematou fraco e Matheus defendeu com facilidade.

Aos 57 minutos, um 'tiro' de Sequeira de fora da área obrigou o guardião grego a uma boa defesa e, quatro minutos depois, foi Fransérgio a rematar: Tsintotas defendeu e Galeno, na recarga, atirou ao lado.

O AEK era agora mais perigoso e, aos 63 minutos, o recém-entrado Tankovic ladeou Matheus, mas foi Nélson Oliveira que rematou, já de ângulo apertado, às malhas laterais.

Depois só 'deu' Braga e, aos 72 minutos, Ricardo Horta desperdiçou flagrante ocasião. O golo que 'matou' a partida surgiu aos 78 minutos, com um remate cruzado de Paulinho após uma grande jogada de Galeno.

O extremo brasileiro intercetou uma bola ainda no meio campo defensivo bracarense, tabelou com Ricardo Horta, foi galgando terreno e deixou mais dois adversários pelo caminho antes de assistir o ponta-de-lança.

A vantagem permitiu a Carlos Carvalhal gerir a equipa com vista ao 'clássico' minhoto de domingo, em casa do Vitória SC, e, aos 88 minutos, Ricardo Horta fez o último dos 'arsenalistas' a passe de Paulinho.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – AEK Atenas, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Galeno, 44 minutos.

2-0, Paulinho, 78.

3-0, Ricardo Horta, 88.

Equipas:

– SC Braga:
Matheus, Esgaio, David Carmo, Bruno Viana, Sequeira, Castro (Schettine, 90+2), Fransérgio (Moura, 84), Iuri Medeiros (André Horta, 60), Galeno (Al Musrati, 85), Ricardo Horta (João Novais, 90+2) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Tormena, Raúl Silva, Rolando, Moura, Al Musrati, João Novais, André Horta, Gaitán, Abel Ruiz e Schettine).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– AEK Atenas:
Panagiotis Tsintotas, Stratos Svarnas, Ionut Nedelcearu, Dmytro Chygrynskiy (Marco Livaja, 62) (Theodosis Machairas, 89), Yevhen Shakhov, Hélder Lopes, Nenad Krsticic, Stavros Vasilantonopoulos, Petros Mantalos, Nélson Oliveira e Karim Ansarifard (Muamer Tankovic, 62).

(Suplentes: Giorgos Athanasiadis, Georgios Theocharis, Ziga Laci, Nassim Hnid, Mário Mitaj, Emanuel Insúa, Muamer Tankovic, Anel Sabanadzovic, Ioannis Botos, Marco Livaja, Efthymios Chsitopoulos e Theodosis Machairas).

Treinador: Massimo Carrera.

Árbitro: Ruddy Buquet (França).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Petros Mantalos (20), Ionut Nedelcearu (34), Sequeira (55), David Carmo (56), Nélson Oliveira (67) e Esgaio (69).

Assistência: 2.196 espetadores.

em: https://ominho.pt/sc-braga-entra-em-grande-na-liga-europa-com-vitoria-por-3-0-sobre-aek/

Lipeste

"Fizemos uma exibição de grande poder"
Carlos Carvalhal após vitória sobre o AEK

Declarações dos treinadores após o jogo SC Braga – AEK Atenas (3-0), da primeira jornada do Grupo G da Liga Europa de futebol, disputado em Braga:

Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga):
"Creio que sim [o resultado é justo]. O facto de termos ganhado 3-0 não quer dizer que o jogo tenha sido fácil. Poderíamos ter atingido estes números mais cedo. A cadência de oportunidades foi grande para aquilo que têm sido os jogos do AEK. Já tiveram bastantes 'clean sheets' [jogos sem sofrer golos]. É uma equipa que defende com muitos jogadores e não permite transições. Antecipámos que vinham com uma linha de cinco [defesas]. Para a forma como eles jogam, tivemos muitíssimas oportunidades. Tivemos as suficientes para conseguir o resultado mais cedo. Fizemos uma exibição de grande poder.

A grande virtude da nossa equipa, além da paciência na circulação de bola, foi a forma como anulou os canais de saída para o contra-ataque. Isso cansou o adversário. Na segunda parte, tiveram de se abrir um pouco mais. Quando o adversário mudou de sistema e passou a defender com uma linha [de quatro jogadores], tivemos uns momentos de indecisão, mas foi fácil retificar com a entrada do André Horta [para o lugar de Iuri Medeiros].

Hoje, fomos postos à prova num nível altíssimo. A nossa equipa joga no limite do risco, mas sempre num risco controlado. A equipa controlou sempre a perda de bola.

Era uma questão de tempo até o Ricardo Horta e o Paulinho começarem a marcar. De resto, há coisas para melhorar. A equipa ainda tem margem de progressão.

A equipa tem identidade. Gosta de ter bola e tem criado oportunidades. As equipas que têm bola desgastam-se menos do que as que não têm. Estamos preparados para o que aí vem. O que determinámos aqui é que o próximo jogo é sempre o mais importante. E o mais importante é o próximo, no domingo, com o Vitória de Guimarães.

O prazer da equipa jogar deixa-me satisfeito e reforça que estamos no bom caminho. Nunca perdemos o bom caminho, mesmo após [as derrotas] com o FC Porto e o Santa Clara.

Temos os pés bem assentes no chão [relativamente ao futuro]. Se há um ponto que me satisfaz na equipa é a sua humildade. Isso expressa-se na forma como abordou o jogo, mesmo com o 3-0. Eu estava a gritar que era importante não sofrer golos. Conseguimos manter a equipa a 'zero'. Não há deslumbramento nesta equipa.

Relativamente aos adeptos [que puderam ocupar 7,5% da lotação], vivemos num período de grande dificuldade. Dentro das regras, sempre que possível, é importante as pessoas libertarem-se um pouco e terem acesso a este tipo de espetáculos. Uma das principais funções do desporto é servir de catarse às pessoas. É um escape. Temos de viver dentro das regras, mas as pessoas precisam de acesso a estas coisas, porque senão vai haver mais pessoas com problemas psiquiátricos e até suicídios.

Estavam 2.200 pessoas ao ar livre num estádio com 30.000 pessoas. Não sou especialista em epidemiologia. Sou apenas uma opinião como cidadão de uma sociedade que precisa de continuar a viver".

Castro (jogador do SC Braga):
"Foi uma grande noite para nós. Esta exibição já vem de trás. [Estou] feliz por termos o apoio do público. É uma diferença enorme para nós. Sem adeptos, o futebol não é a mesma coisa. Foi bom termos contado com eles. Foram extraordinários.

Estivemos focados neste jogo. Agora é relaxar e descansar. Depois, o 'mister' vai-nos preparar para o próximo jogo. Hoje, vou descansar bem para, no domingo [contra o Vitória de Guimarães], estar ao mais alto nível".

Massimo Carrera (treinador do AEK Atenas):
"Tivemos um jogo muito difícil contra o Braga. Foi uma partida em que sofremos muito. Tivemos as nossas ocasiões, mas o Braga fez três golos notáveis e tirou proveito disso".

em: https://ominho.pt/fizemos-uma-exibicao-de-grande-poder/

Lipeste

Ricardo Horta iguala recorde de 11 golos europeus de Alan pelo SC Braga 

Paulinho está a um golo

Ricardo Horta igualou hoje o brasileiro Alan como melhor marcador do SC Braga nas taças europeia de futebol, ao apontar o terceiro golo no triunfo caseiro por 3-0 face ao AEK Atenas.

Em encontro da primeira jornada do Grupo G da Liga Europa, o avançado 'arsenalista' fechou a contagem, aos 88 minutos, depois de, aos 78, ter sido alcançado na tabela por Paulinho, que conseguiu o seu 10.º tento europeu pelos minhotos.

O triunfo dos bracarenses face aos gregos começou a ser construído com um golo do brasileiro Galeno, aos 44 minutos.

Ricardo Horta somou um golo em 2016/17, um em 2017/18, dois em 2018/19, seis em 2019/20 e tem agora um em 2020/21, todos alcançados na segunda competição da UEFA, sendo que o de hoje permitiu-lhe igualar Alan.

Entre 2008/09 e 2015/16, o brasileiro marcou seis golos na Liga dos Campeões, um na Taça UEFA e quatro na Liga Europa, o último num triunfo em Marselha, por 3-2, em 22 de outubro de 2015.

No terceiro lugar do ranking segue agora Paulinho, com 10 golos – já tinha marcado três em 2017/18 e seis em 2019/20 -, contra nove do brasileiro Lima, que saiu do pódio. Com oito, seguem o austríaco Roland Linz e o também 'canarinho' Matheus.

Ranking dos melhores marcadores do SC Braga na Europa:

1. Alan, Bra 11 golos (2008/16)

. Ricardo Horta 11 (2016/21)

3. Paulinho 10 (2018/21)

4. Lima, Bra 9 (2010/12)

5. Roland Linz, Aut 8 (2007/09)

. Matheus, Bra 8 (2008/11)

em: https://ominho.pt/ricardo-horta-iguala-recorde-de-11-golos-europeus-de-alan-pelo-sc-braga/

Lipeste

"Vitória contundente e uma grande exibição", destaca Carlos Carvalhal 

Treinador do SC Braga salienta a "identidade marcante" apresentada pela equipa diante do AEK

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, salientou a "vitória contundente" que premiou a "grande exibição" da equipa minhota no jogo desta noite, com o AEK, para a Liga Europa.

"Jogo muito poderoso, capacidade de pressão muito grande, reação à perda de bola, equilíbrio excelente, controlo de jogo. Tivemos oportunidades em cadência, o resultado expressa-se no final, mas a cadência de oportunidades justificava, se calhar, ter esse desnível anteriormente", comentou o técnico, na entrevista rápida à SportTV.

Carvalhal frisou que pela frente esteve um "adversário muito forte, recheado de internacionais, que empatou com PAOK recentemente e com um registo assinalável na Europa".

"Foi a primeira derrota [do AEK na Liga Europa] desde 2011, daí a minha satisfação, muito do mérito é da atitude e comportamento dos jogadores que interpretaram tudo muito bem", insistiu.

O treinador do SC Braga salientou ainda que os golos apontados por Ricardo Horta e Paulinho são "importantes" para a confiança de dois jogadores que "andavam a desperdiçar oportunidades flagrantes".

"Sem dúvida que é importante e mereciam, há muito tempo que perseguiam golos. Mereceram e ainda tiveram de esperar muito tempo, podiam ter feito antes. Não ficaria de alguma forma triste se não marcassem, porque o comportamento coletivo foi brilhante, em tudo", acrescentou.

O SC Braga apresentou-se com uma "identidade marcante" perante "uma equipa que se fechou muito bem" e que "sofre muito poucos golos". "Daí o reforço do que fizemos hoje, foi realmente algo de muito grande", assinalou Carlos Carvalhal.

Já na conferência de imprensa, o técnico destacou outros méritos dos minhotos: "A grande virtude da nossa equipa, além da paciência na circulação de bola, foi a forma como anulou os canais de saída para o contra-ataque. Isso cansou o adversário. Na segunda parte, tiveram de se abrir um pouco mais. Quando o adversário mudou de sistema e passou a defender com uma linha [de quatro jogadores], tivemos uns momentos de indecisão, mas foi fácil retificar com a entrada do André Horta [para o lugar de Iuri Medeiros]".

"Fomos postos à prova num nível altíssimo. A nossa equipa joga no limite do risco, mas sempre num risco controlado. A equipa controlou sempre a perda de bola. Era uma questão de tempo até o Ricardo Horta e o Paulinho começarem a marcar. De resto, há coisas para melhorar. A equipa ainda tem margem de progressão. A equipa tem identidade. Gosta de ter bola e tem criado oportunidades. As equipas que têm bola desgastam-se menos do que as que não têm. Estamos preparados para o que aí vem. O que determinámos aqui é que o próximo jogo é sempre o mais importante. E o mais importante é o próximo, no domingo, com o Vitória de Guimarães", concluiu.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/vitoria-contundente-e-uma-grande-exibicao-destaca-carlos-carvalhal

Lipeste

SC Braga com Galeno inspirado entra com pé direito, tal como o Tottenham

Resumo dos jogos da noite desta quinta-feira, no arranque da fase de grupos da Liga Europa

O SC Braga, com Galeno inspirado, estreou-se hoje na Liga Europa com um triunfo por 3-0 sobre os gregos do AEK, tal como o Tottenham, de José Mourinho, na receção ao LASK Linz, carrasco' do Sporting.

A equipa do Braga não podia ter melhor estreia no grupo G da Liga Europa pela eficácia que demonstrou no aproveitamento dos erros da equipa grega e das oportunidades que desfrutou, mas é preciso destacar a exibição do brasileiro Galeno, que fez a diferença nos dois primeiros golos da formação minhota.

No primeiro, ao marcar um grande golo à beira do intervalo, de cabeça, a cruzamento de Esgaio, numa altura muito importante depois de uma primeira parte muito difícil e na qual a equipa bracarense não tinha criado oportunidades flagrantes de golo.

No segundo golo, Galeno protagonizou uma jogada magistral, daquelas que fazem a diferença, ao arrancar do meio-campo, passando por vários adversários e a oferecer o golo a Paulinho, com um passe perfeito, numa altura, aos 78 minutos, em que o Braga passava por dificuldades para segurar o 1-0 face à pressão dos AEK para chegar ao empate.

A equipa de Carlos Carvalhal ainda chegou ao terceiro golo, a 'cereja em cima do bolo', a encerrar um resultado que não traduz o equilíbrio e as dificuldades que o Braga sentiu para vencer esta equipa grega.

De destacar que o AEK iniciou o jogo com dois jogadores portugueses no onze, o lateral esquerdo Hélder Lopes e o avançado Nélson Oliveira, internacional luso.

No outro jogo do grupo, o Leicester, favorito a passar à fase seguinte, tal como o Braga, também venceu pelo mesmo resultado na receção aos ucranianos do Zorya Luhansk.

De destacar a vitória do Tottenham, ainda que esperada, no seu estádio, por 3-0, perante os 'carrascos' do Sporting na Liga Europa, os austríacos do LASK Linz, numa partida do grupo J, em que o avançado emprestado pelo Benfica, Carlos Vinícius, esteve em bom plano com duas assistências de muita qualidade para dois dos golos.

A primeira, aos 18 minutos, numa desmarcação no momento certo para dentro da área e o passe com conta, peso e medida para o brasileiro Lucas marcar isolado frente ao guardião austríaco.

A segunda também foi de grande qualidade, já na fase final da partida, aos 84 minutos, mas esta de cabeça, após um cruzamento do flanco direito, com Vinícius a perceber a movimentação de Heung-Min Son e a colocar-lhe a bola no pé para finalizar na cara do guarda-redes adversário.

O segundo golo do Tottenham resultou de um autogolo do defesa Andrés Andrade do LASK Linz, aos 27 minutos.

Para o mesmo grupo J, os búlgaros do Ludogorets perderam em casa por 2-1 frente aos belgas do Antuérpia.

Os italianos do AC Milan, que tanta dificuldade tiveram para eliminar o Rio Ave no 'play-off' de acesso à fase de grupos, foram à Escócia vencer o Celtic, por 3-1, em jogo do grupo H, no qual o destaque maior vai para a vitória do Lille, com o internacional português José Fonte no 'onze', em Praga, frente aos checos do Sparta, por 4-1.

A expulsão precoce do médio checo Ladaslav Krejci logo aos 23 minutos, por derrube a um adversário que caminhava isolado para a sua baliza, facilitou a vida aos franceses, em cuja equipa emergiu o médio turco Yusuf Yazici, autor de um 'hat-trick'.

No 'banco' dos gauleses estiveram dois portugueses, o central Tiago Djaló e o médio Renato Sanches, que viu um cartão amarelo sem ter entrado no campo, por comportamento incorreto, aos 53 minutos.

No grupo I, o jogo Villarreal-Sivasspor teve nada menos do que oito golos, na vitória dos espanhóis sobre os turcos por 5-3, enquanto os israelitas do Maccabi Telavive sentiram grandes dificuldades para levar de vencida dos azeris do Qarabag, como a vitória por 1-0 deixa perceber.

No grupo K, todas as equipas seguem com um ponto fruto dos dois empates, o primeiro a um golo na receção dos austríacos do Wolfsberger aos russos do CSKA Moscovo e o segundo, um nulo, entre o Dínamo Zagreb e os holandeses do Feyenoord, em casa dos croatas.

Finalmente, no grupo L os alemães do Hoffenheim confirmaram o favoritismo ao vencerem na receção aos sérvios do Estrela Vermelha por 2-0, enquanto os checos do Liberec fizeram valer o fator casa para se imporem as belgas do Gent por 1-0.

em: https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/sc-braga-com-galeno-inspirado-entra-com-pe-direito-tal-como-o-tottenham