News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

FUTEBOL FEMININO - Época 2023/24

Started by Observador, 21 de June de 2019, 14:00

Previous topic - Next topic

NightHawk

Vanessa no Ferencvaros da Hungria. Vai disputar a Champions este ano.

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk


Lipeste

#31 Scout Talks | Miguel Santos, futebol feminino e projecto do SC Braga


Scout Talks é um podcast da ProScout onde entrevistamos os principais intervenientes do jogo. Saímos a jogar com qualquer convidado! Quinzenalmente com a assinatura de Francisco Gomes da Silva e um convidado que fala do jogo sem fugir a qualquer pergunta.

No episódio 31 de Scout Talks entrevistamos Miguel Santos, treinador do SC Braga feminino. Aos 36 anos é uma das principais referências do futebol feminino em Portugal com um título de campeão nacional e uma Supertaça ao serviço do SC Braga. Falamos sobre o seu percurso, o projecto de desenvolvimento do SC Braga, o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal, ideia de jogo, importância do scouting neste contexto, entre outros temas.

https://open.spotify.com/episode/09iwYWNzu9PTDjWv3JOS2X

em: http://www.proscout.pt/31-scout-talks-miguel-santos-futebol-feminino-e-projecto-do-sc-braga/

tiago1992


NightHawk

Quote from: tiago1992 on 12 de July de 2020, 13:01
Ruta Costa no Famalicao...
Por esta não estava à espera... sempre pensei que ia para fora. Mostra que o Famalicão vai apostar bem no futebol feminino.

A Rute aqui estava tapada pela Marie, percebo que tenha querido sair para jogar, mas sempre pensei que fosse apostar numa carreira lá fora.

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk


rpo.castro

Quote from: NightHawk on 12 de July de 2020, 13:05
Quote from: tiago1992 on 12 de July de 2020, 13:01
Ruta Costa no Famalicao...
Por esta não estava à espera... sempre pensei que ia para fora. Mostra que o Famalicão vai apostar bem no futebol feminino.

A Rute aqui estava tapada pela Marie, percebo que tenha querido sair para jogar, mas sempre pensei que fosse apostar numa carreira lá fora.

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
O Famalicão já tinha apostado forte ano passado. O treinador é (ou era) o que passou por aqui e pelo benfica
Quem não sente não é filho de boa gente.

PEDRØ XVI

Não é pela Rute que o famalicão vai ganhar mais ou menos jogos.
O nível das GR no futebol feminino é ainda mais baixo do que nas restantes posições.
Vê-se cada golo às vezes que aquilo é de bradar aos céus.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]


Lipeste

SC Braga contrata Delgadillo para a equipa feminina

A avançada norte-americana Myra Delgadillo é a mais recente contratação da equipa de futebol feminino do Sporting de Braga, revelou hoje o clube minhoto.

Myra Delgadillo, de 24 anos, chega da equipa sérvia do Spartak Subotica, onde, na última época, apontou três golos em cinco jogos que disputou na Liga dos Campeões.

Nos Estados Unidos, representou o clube universitário Fresno State Bulldogs e, a seguir, o Fresno FC.

"Ganhar títulos, ajudar a equipa, marcar muitos golos e também aprender com o treinador Miguel Santos", além da qualificação do Sporting de Braga para a 'Champions', são os objetivos que a jogadora elegeu em declarações ao sítio oficial do clube.

Myra Delgadillo autodefiniu-se como "uma jogadora calma, rápida e equilibrada" que, quando não marca golos, "gosta de assistir" as colegas de equipa, e frisou ainda as diferenças entre o futebol nos EUA e na Europa, considerando ser "mais físico" no seu país.

"Aqui, as equipas e as jogadoras apresentam um futebol mais tático e técnico", disse a nova jogadora das campeãs nacionais da época passada.

em: https://bancada.pt/futebol/portugal/sc-braga-contrata-delgadillo-para-a-equipa-feminina


Lipeste

Primeira Liga Feminina 2020/21: O que esperar?

Prestes a iniciar a época 2020/21 (ainda não são conhecidas datas, mas tudo aponta para o início de setembro), as equipas da Primeira Liga Feminina retomam os treinos e preparam-se para o novo formato do campeonato, que este ano irá contar com 20 equipas, por definição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Depois de as competições femininas terem sido interrompidas ainda muito cedo, impossibilitando as equipas que lutavam para subir de divisão de definirem o seu próprio destino, a FPF tomou a decisão de alargar o principal campeonato feminino a 20 equipas, promovendo as oito campeãs de série à primeira divisão. Uma medida polémica, pelo novo formato que muitos consideram desprestigiante e pouco competitivo, mas também justa do ponto de vista desportivo – com apenas duas jornadas realizadas na fase de apuramento, seria injustificável apontar dois clubes à subida, pelo que a decisão da FPF acaba por ser o reconhecimento do mérito e trabalho das jogadoras e respetivos clubes.



Na próxima época, a Primeira Liga será composta por duas fases. Na 1.ª Fase, os 20 clubes serão divididos em duas séries, a Série Norte e a Série Sul, de 10 clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes irão jogar entre si, uma vez e por pontos, apurando-se para a fase de apuramento de campeão os quatro melhores classificados de cada série. Os restantes 12 irão disputar a manutenção, ainda divididos pelas séries Norte e Sul. Nesta segunda fase, todos os clubes jogam entre si duas vezes.

SÉRIES PREVISÍVEIS

Série Norte: SC Braga; Valadares FC; Clube Albergaria; AD Ovarense; UR Cadima; FC Famalicão*; Boavista FC*; Gil Vicente FC*; Fiães SC*; Clube Condeixa ACD*


Série Sul: Sporting CP; SL Benfica; GD Estoril-Praia; CF Benfica; GDC A-dos-Francos; Amora FC*; SF Damaiense*; SCU Torreense*; CA Ouriense; CS Marítimo

*clubes promovidos

em:
https://bolanarede.pt/nacional/futebol-feminino-nacional/primeira-liga-feminina-2020-21-o-que-esperar/ 

Na Série Norte, destaque para SC Braga e FC Famalicão, as únicas duas equipas profissionais, que deverão liderar a série e garantir um lugar na fase de apuramento de campeão. As outras duas vagas estarão em aberto para qualquer outra das equipas. Valadares e Albergaria têm conseguido manter, ao longo dos anos, boas equipas, capazes de lutar pelos lugares cimeiros, mas os recém-promovidos vêm com fome de provar o seu valor, e o mercado do Futebol Feminino tem mexido nesse sentido.

A equipa feminina do SC Braga foi campeã em 2018/19

Quanto à Série Sul, esta será talvez a mais competitiva, dado o elevado investimento de vários clubes, nomeadamente os estreantes Amora, Damaiense e Torreense. À semelhança do que acontece a Norte, duas das vagas já estão "reservadas" para os grandes de Lisboa. E entre as restantes oito equipas, fica difícil tentar adivinhar quem sairá por cima. Futebol Benfica e Estoril-Praia têm discutido entre si o quarto lugar e serão, a seguir aos grandes do Futebol Feminino, as equipas mais difíceis de vencer e, por isso, as favoritas.


Os rivais de Lisboa têm dado shows sempre que se defrontam

A verdade é que numa fase decisiva, jogada a uma volta, é difícil fazer previsões, nomeadamente com equipas tão equilibradas entre si. Com quatro das vagas previsivelmente já ocupadas, as outras quatro ficarão à mercê de quem melhor souber gerir os primeiros nove jogos do campeonato. Quanto ao campeão, os candidatos serão os mesmos, mas os desafios serão diferentes e mais exigentes.

Espera-se uma época 2020/21 de grande nível e com muita emoção, como há muito não se via.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

em: https://bolanarede.pt/nacional/futebol-feminino-nacional/primeira-liga-feminina-2020-21-o-que-esperar/2/

bstrider

Estive a analisar o plantel para a próxima época mas parece-me bastante curto, até ver, em quantidade. São 22 jogadoras, e temos 3 guarda-redes, ou seja, nem duas equipas conseguimos fazer. Para além disso, temos muitas jogadoras para o ataque ( 8 ) e poucas no meio-campo (5/6) e na defesa (6/7), sendo que 3 jogadoras vieram da equipa junior.

Quanto à qualidade não vou falar muito das que chegaram, vou aguardar. Talvez seja um novo paradigma, mais virado para a formação, em que podem ser chamadas mais jogadoras à B ao longo da época, também por força do desinvestimento face à pandemia...

Zusco


rpo.castro

Quote from: Zusco on 07 de September de 2020, 20:12
Já confirmaram que há campeonato para equipa B?
Falta saber é se há equipa B. Ano passado o Braga acabou com a equipa B. Este ano como há partida não vão existir campeonatos de formação (masculino, feminino e futsal) seria uma maneira de dar ritmo competitivo às mais velhas/melhores. Mas para já, informação zero.

O arranque da liga feminina é dia 27.
Quem não sente não é filho de boa gente.

NightHawk

As meninas ganharam 3-1 à Ovarense no 1⁰ jogo do campeonato.

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk


rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

Quim

Vitória por 7-0 contra o Boavista hoje.

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk


Lipeste

Diana Gomes, Dolores Silva e Andreia Norton convocadas pelo selecionador Francisco Neto

Lipeste

4 Jogadores a manter debaixo de olho na Liga BPI

Francisca Nazareth

Jovem média ofensivo de 17 anos, que vai realizar a primeira época completa com o plantel senior do SL Benfica. Realizou alguns encontros com a equipa A na temporada passada, intercalando com o campeonato de sub-19. A maturidade demonstrada quase que a "obrigou" a subir ao plantel principal e enfrentar agora a maior exigência da Liga BPI.

É uma jogadora que pode também atuar pelos flancos, mas que é mais efetiva quando joga no apoio à unidade mais adiantada da equipa. Destaca-se pela criatividade, pelo drible apurado e pela inteligência que demonstra. Para além disso, é uma atleta com muito golo e muito confiante nas suas capacidades. Esta época deverá ter uma grande utilização, já que estamos a falar daquela que é, provavelmente, a melhor jogadora a sair da formação em Portugal nos últimos largos anos.

Bárbara Marques

Jogadora de 22 anos, que pode atuar pelas faixas ou por uma zona mais central. Mudou-se do CF Benfica para o recém-promovido Damaiense. Esteve várias temporadas no Sporting, mas uma lesão grave fê-la perder espaço.

Bárbara Marques destaca-se pela criatividade, pela qualidade no passe e pela técnica que possui. Pode ser descrita como uma construtora de jogo, capaz de servir as restantes companheiras, mas também é capaz de criar desequilíbrios de forma individual, recorrendo à finta. No Damaiense, Bárbara Marques poderá assumir-se como uma verdadeira líder numa equipa que pauta pela juventude e ter um papel de destaque, que lhe permita regressar aos grandes palcos da Liga BPI no futuro.

Alicia Correia

Alicia Correia é uma lateral esquerdo de 17 anos que foi promovida ao plantel principal do Sporting esta temporada. Mais do que ser promovida, Alicia é uma jogadora que deverá ter muitos minutos ao longo da época, podendo mesmo vir a assumir-se como titular indiscutível a curto-prazo.

Dona de um pé esquerdo de extrema qualidade, a jovem tem como armas o cruzamento, as bolas paradas e o envolvimento no processo ofensivo da equipa. O facto de ter começado a jogar futebol como médio centro faz com que Alicia Correia tenha a visão de jogo e o passe mais apurados do que outras atletas da mesma posição. No que toca às tarefas defensivas, a internacional jovem por Portugal destaca-se pelo sentido de posicionamento apurado, que lhe permite antecipar grande parte dos lances.

Vitória Almeida

Avançada brasileira de 21 anos, que reforçou esta temporada o FC Famalicão e que chega a Portugal para discutir o troféu de melhor marcadora. Anteriormente jogava na formação chinesa do Hebei.

É uma atleta com uma grande presença física, com faro muito apurado para o golo. Finaliza bem com os dois pés, é capaz de baixar para servir de apoio frontal às médios e, apesar da elevada estatura, não é propriamente lenta. Aliás, o ataque à profundidade, muitas vezes a partir de diagonais para o espaço entre defesa central/defesa lateral, são também uma imagem de marca desta goleadora canarinha.

Artigo escrito por André Zeferino & Daniel Sousa

em: https://www.proscout.pt/20-jogadores-a-manter-debaixo-de-olho-em-portugal/

rpo.castro

Finais da taça de Portugal e da Liga (19/20) em aveiro em dezembro: https://ominho.pt/fc-porto-e-benfica-disputam-supertaca-no-estadio-municipal-de-aveiro/

Meia final taça de Portugal com o Estoril a 18-nov
Quem não sente não é filho de boa gente.