News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PRÉ-ÉPOCA 2019/2020

Started by A.COSTA, 27 de May de 2019, 15:39

Previous topic - Next topic

Enorme_Guerreiro

Quote from: Lipeste on 25 de July de 2019, 11:55
Quote from: BRG on 25 de July de 2019, 11:36
Quote from: Lipeste on 25 de July de 2019, 11:22
Quote from: rpo.castro on 25 de July de 2019, 10:45
Quote from: Sá Pinto on 25 de July de 2019, 10:03
Quote from: Lipeste on 25 de July de 2019, 08:29
Depois de ver e ouvir as declarações do Fransérgio, que considero preocupantes, a análise do jogo passou para segundo plano (boa segunda parte).

Dizer que o Abel era um estudioso e que Sá Pinto assenta o seu trabalho na raça e em tudo o resto que o primeiro deixou de bom (aspectos técnico tácticos), não é dizer outra coisa senão que Sá Pinto é limitado nessa vertente...nunca um treinador pode deixar que uma msg como esta,  a respeito das suas competências, seja interiorizada pelos jogadores e muito menos que estes a passem pare o exterior sem que haja consequências...se Sá Pinto nada fizer para desfazer esta imagem julgo que não chegará ao final da temporada porque se algo correr mal os jogadores atiram-se aquele que não percebe nada disto (foi o que eu "li" nas declarações do brasileiro).

Reunir o grupo e desmontar a ideia que Fransérgio passou é algo que Sá Pinto deverá fazer urgentemente sob pena de começar a temporada já fragilizado perante o grupo...se Fransérgio fosse o único a pensar dessa forma seria fácil de resolver com uma transferência mas como talvez assim não seja, Sá Pinto, em sua defesa e em defesa do SCB, tem obrigação de puxar "pelos galões" e desmistificar essas declarações.

Percebo o que dizes, mas leste as declarações escritas por um jornalista ou ouviste?

Quote
Fransérgio, médio do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, depois do empate com o Monaco (0-0), em mais um jogo de pré-temporada:
@maisfutebol
- Foi um bom jogo entre duas grandes equipas, a arbitragem também ajudou para o espetáculo. Não podíamos perder diante dos nossos adeptos, conseguimos pelo menos o empate, mas agora temos de nos focar no próximo objetivo.

[Sétimo jogo da pré-época, o primeiro em casa]
- Os jogos têm sido marcados por muita rotatividade, estamos a ter muitas opções, isso ajuda o mister e a equipa. Estes jogos são para preparar-nos, para chegarmos ao dia 8 preparados.

[Diferenças entre Abel Ferreira e Sá Pinto?]
- Há muitas diferenças. O Abel era mais estudioso, o mister agora é mais raça e determinação. Queremos manter a qualidade que o Abel deixou e juntar a força do novo treinador para fazer boas coisas.

[Objetivos para a nova época?]
- Queremos chegar o mais alto possível.
Não vejo mal algum
Ouvi na integra.
Também ouvi essas declarações na Antena Minho enquanto saía do estádio. Acho que Fransérgio não se exprimiu muito bem. Acho que ele quis de alguma forma diferencia-los porque era essa a questão. No fundo Abel é considerado "estudioso" porque procurava ao máximo potencializar o seu sistema preferido, e era muito insistente e teimoso nesse sentido. Sá Pinto utiliza um sistema mais fácil de aprender pelos jogadores, e acho que está a ser muito inteligente porque saltou a 1ª etapa de adaptação e agora está focado na velocidade e na intensidade dos processos até porque a competição está aí à porta. Se ouvirem a entrevista que Sá Pinto deu ao clube "está no site" perceberão melhor o que ele espera que seja o Braga numa fase mais adiantada da época.

Malta, só eu é que fiquei com a impressão que ontem o Bruno Viana fez um jogo muito bom?
Não pretendo alimentar mais esta questão, nem fazer dela um cavalo de batalha...fiz a minha leitura das declarações do Fransérgio e não espero mais do que estar enganado ou então, não estando, que Sá Pinto consiga passar uma imagem diferente daquela que aparentemente passou ao grupo e este interiorizou (ninguém acredita que Sá Pinto é só raça e vontade, sem grandes argumentos técnico tácticos).

Sport tv:
"Que principais diferenças destacaria entre estes dois treinadores (Abel e Sá Pinto)?"

Fransérgio:
"Olha, um do outro é muita diferença né, o Abel era mais estudioso e a cara do mister (Sá Pinto) é mesmo aquilo que vocês sabem, é a raça, é a determinação e jutando aquela qualidade que nos temos, que o Abel deixou, junto com a força de vontade do nosso treinador acho que vamos fazer boas coisas."

Eu também interpretei um bocado como tu. Mas acho que o Fransérgio queria dizer que faltava esta raça e determinação ao Abel, e acabou a criticar o Sá Pinto se calhar sem se aperceber. Mas que o fez, também me pareceu, tal como a ti.

Pé Ligeiro

#401
Sem querer alimentar qualquer polémica, acho que as declarações do Fransérgio são genuínas e correspondem à sua análise, que eu também partilho. De facto os dois treinadores são muito diferentes e não há mal nenhum nisso. Sá Pinto é mais emotivo, Abel é mais cerebral. Sá Pinto tem mais raça, Abel terá mais "tática"

Sport tv:
"Que principais diferenças destacaria entre estes dois treinadores (Abel e Sá Pinto)?"

Fransérgio:
"Olha, um do outro é muita diferença né, o Abel era mais estudioso e a cara do mister (Sá Pinto) é mesmo aquilo que vocês sabem, é a raça, é a determinação e jutando aquela qualidade que nos temos, que o Abel deixou, junto com a força de vontade do nosso treinador acho que vamos fazer boas coisas."

BRAGA SEMPRE MAIS!

SCB Monsul

É por isso que se deve evitar responder a este tipo de questões, o que quer que se diga vai ser interpetado como as pessoas quiserem.

Quanto ao jogo, um bom teste com uma boa equipa. Inicío de jogo em falso, equipa descoordenada. Entretanto com o tempo já s foi notando algum entrosamento, principalmente na construção, talvez por a maioria dos jogadores já se conhecerem bem. Ainda há muito trabalho por fazer, mas já há alguma coisa.
Sinal (+) para André  Horta, Palhinha, Wilson e Murilo.
Sinal (-) para Matheus, Xadas e Hassan
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Luso

Realmente eram escusadas essas declarações do Fransérgio... Ainda assim acho que aqui há uns tempos o Francisco Geraldes até elogiou o Sá Pinto pelo seu trabalho a nível táctico por isso não deverá ser só raça. É esperar para ver.

Sparta1

O fransergio que se cale e comece a jogar, algo que já não faz há bastante tempo...
É um preguiçoso

Fernando Marques

Em relação ao jogo de ontem e honestamente, não fiquei muito agradado. Os processos de jogo mantém a base do ano passado. Agora projectanto os laterais em vez de um ficar a fazer de "Goiano". Até aqui tudo bem. É uma variação que já existia e o Esgaio não tem perfil para fechar. O que me preocupa é o movimento interior e em profundidade do "segundo avançado". Hassan foi deixado ao abandono porque o Fransérgio estava no espaço de ninguém. Ora procurava a profundiade, ora trocava com A.Horta. Mas imensas vezes não fez uma coisa nem outra, deixando um buraco no meio campo ofensivo não dando apoio à construção do A. Horta nem procurando a profundidade. Mas aqui não é problema do Fransérgio mas a forma como o esquema foi idealizado por Abel com alguns jogadores a estarem demasiadamente afastados da bola. Percebo a ideia mas tudo tem de se processar mais rápido para resultar. Com esta lentidão de processos, vai ser difícil marcar golos. Gostava de ver o R. Hora ou o J.Novais na posição onde jogou o Fransérgio.

VERMELHO MAGICO


Tanta linha escrita sobre as declarações do Fransergio e tão poucas sobre os 90 minutos de jogo.

Perguntaram-lhe sobre as diferenças entre os dois treinadores. Queriam que respondesse o que? Que um era baixo e o outro alto? Haja pachorra.

Quanto ao jogo, e como sou leigo na matéria, fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade demonstrada principalmente na 2ª parte o que me leva a crer que temos bom banco e escolhas de tripla para o Sá Pinto. Na baliza o Mateus teve novamente paragens do relógio.

Uma palavra final para o grupo de adeptos do costume que não se cansam de apoiar durante os 90 minutos. Mesmo num amigável.

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

PEDRØ XVI

Eu também não percebo o porquê de tanto alarido por causa das declarações do Fransérgio.
Tantas coisas mais preocupantes neste clube e preocupam-se com isto. Entretanto certos assuntos, aos poucos, vão caindo no esquecimento...
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Cão Vadio

Quote from: PEDRØ XVI on 25 de July de 2019, 16:03
Eu também não percebo o porquê de tanto alarido por causa das declarações do Fransérgio.
Tantas coisas mais preocupantes neste clube e preocupam-se com isto. Entretanto certos assuntos, aos poucos, vão caindo no esquecimento...
Um abre a boca, os outros vão "quase" todos atrás. Como é um assunto diferente e que até pode trazer alguma polémica, parece ser do agrado das pessoas, digo eu! É discutir o sexo dos anjos, mesmo!

JOAOPEREIRA

Alguém sabe se o jogo de hoje terá transmissão no NEXT?

Lipeste

#410
Fizemos uma boa segunda parte mas mais uma vez vou "chover no molhado" e "pedir" reforços (Viana fez um bom jogo mas com um boss DC ao seu lado..., MCDef, E e PL) ...hoje foco-me na enorme dependência de A. Horta na construção ofensiva (pelo corredor central) sem que qualquer outro médio interior partícipe activamente nesse primeiro momento...Palhinha e Claudemir raramente assumem essa função mas o MD qie acompanhe A. Horta no onze terá que, em determinados momentos, assumir o jogo e não procurar de imediato o Horta para lhe meter bola quando tem condições para progredir com ela e causar desequilíbrios.

Guerreiro03

Quote from: JoãoPereira on 25 de July de 2019, 17:36
Alguém sabe se o jogo de hoje terá transmissão no NEXT?
Não tem transmissão. É á porta fechada

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Sérgio Gonçalves

Quote from: Enorme_Guerreiro on 24 de July de 2019, 23:10
Bom jogo, fomos superiores, mas continua a faltar melhor definição na zona de finalização, apesar de hoje já termos conseguido criar um bom número de oportunidades claras de golo.

Ouçam as declarações do Fransérgio na flash, a falar sobre as diferenças entre o Abel e o Sá Pinto. Eles diz que são muito diferentes, que o Abel é muito mais estudioso, enquanto o Sá Pinto "basta olhar a cara dele", que é muito mais na raça e na determinação. Não sei se gosto muito que assim seja, mas por outro lado pode ser bom.

Quanto às performances individuais:
GR - Dos 3, o único que não cometeu erros graves foi o Tiago Sá, mas também foi o único que não foi testado. Preocupam-me as paragens cerebrais do Matheus, nomeadamente nas saídas da área, que são recorrentes em todo o seu percurso no clube. O Vital já lhe dizia qualquer coisinha...
DD - Os dois com más abordagens defensivas, mas com uma boa dose de envolvimento ofensivo. Ainda assim, Viana melhor a definir (aquele passe para o Murilo quase no fim é qualquer coisa).
DC - Bruno Viana indiscutível, para mim é de longe o melhor central que temos. Se tivesse de escolher um companheiro para ele neste momento, escolheria o Tormena. Ele tem ali um lance muito bom que vem atrás do gajo do Mónaco que vinha no contra-ataque à sua frente, conseguiu recuperar e fazê-lo perder a bola. Outra coisa que gostei: fez um corte para canto quase a acabar e festejou como se fosse um golo, dá sempre gosto ver esta entrega, até num jogo a feijões.
DE - Sequeira é dos melhores jogadores atualmente, e eu não podia estar mais surpreendido. Ainda me lembro do que por aqui se dizia há quase um ano (e eu fui um deles), principalmente dos jogos com o Zorya e com o Santa Clara, que ele não tinha qualidade para jogar no Braga, que devia ser dispensado. E depois foi o que se viu, tornou-se num dos jogadores mais importantes da equipa e parece que veio de férias com a corda torda. O Caju não se viu muito, uma boa arrancada com um passe disparatado, um mau passe interior e pouco mais, também porque o Wilson não respeitou a movimentação dele 2 ou 3 vezes.
MDef - Contrariamente ao que alguns aqui têm dito, acho que aqui estamos muito bem servidos, com 2 jogadores bastante fiáveis, Claudemir e Palhinha. Eu gosto de ambos, sinceramente, e neste momento é capaz de ser a posição que tenho mais dificuldade em escolher.
MC - André Horta vai ser o motor da equipa, ele joga e faz jogar, está num nível muito bom. Fransérgio hoje esteve mal, apesar de na segunda parte tem combinado bem com o Paulinho por 2 vezes, mas numa o Paulinho tentou devolver o passe e a bola foi cortada, e noutro lance falhou o remate. Novais muito fraquinho com bola, a demorar muito a dominá-la, confesso que tem sido uma grande desilusão a sua passagem aqui. Vale pelas bolas paradas e pouco mais.
MO - Muito mal Xadas, fez quase tudo mal, perdeu algumas bolas e depois desistiu de as recuperar muito facilmente.
EE - Parece-me que o Horta é o único extremo com lugar garantido no 11, e a verdade é que tem sido o mais regular e que melhor tem jogado. Entende-se com o irmão na perfeição e com o Sequeira idem. Não é um virtuoso, mas é batalhador e inteligente, apesar da qualidade ser deficiente por vezes. Mas, por mim, estou com o treinador, tem lugar garantido no 11. Wilson esteve bem até, com uma grande jogada dentro da área que acaba com um remate a "tirar tinta" ao poste. Mas algum individualismo em excesso, a não respeitar o movimento dos laterais a passar nas costas, e por vezes a agarrar-se em demasia à bola.
ED - Trincão entrou com vontade, perdeu 2/3 bolas, conseguiu penetrar na área numa ocasião fazendo um cruzamento atrasado, e noutra veio para dentro e chutou por cima deixando os colegas todos a reclamar (e bem) porque o Esgaio tinha passado completamente sozinho e cheio de espaço para entrar pela área dentro e definir. Murilo esteve melhor que nos outros jogos de pré-época, com boas arrancadas em velocidade, falhou uma oportunidade na cara do GR (mas foi uma boa defesa), a combinar bem com o Diogo Viana.
PL - Paulinho é de longe o nosso melhor avançado, apesar de as características do Hassan encaixarem muito melhor no modelo de jogo. Mas a diferença na intensidade da pressão aos centrais, na velocidade de execução e nas combinações com os colegas são por demais evidentes, por isso o Paulinho tem de ser o titular. O Hassan pouco se viu além daquele falhanço escandaloso, típico seu. E digo típico, porque é característica dele esta maneira "cagona" de se fazer à bola, parece que tem medo de aleijar a bola. Isso nota-se nos seus constantes remates em queda, em que ele cai sozinho ao rematar, parece que não tem força e precisa de cair para dar "balanço" à bola.

Stoj, Singh e Carmo parecem não contar, deviam ser emprestados (o Stoj devia ser vendido) o quanto antes. Lucas não jogou mas deve ser o 4º central, a não ser que também saia e fiquemos com 3+Palhinha até o Raúl voltar.
Vai ser 4x3x3?

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

Olho Vivo

#413
Este é um Braga diferente. Com um processo de construção diferente (raramente saímos a três como era norma na época passada). Um ou dois médios baixam mas não necessariamente para a linha dos centrais e os laterais projetam-se em termos ofensivos. Não sei se planeado se por força das caraterísticas dos jogadores, em fase ofensiva, apresentámo-nos mais perto de um 4-3-3 do que de um 4-2-3-1 (porque André Horta, frequentemente baixava para procurar a bola). Pessoalmente, penso que o Braga tem mais a ganhar se ele jogar mais recuado, participando mais na construção - julgo que atuando como ontem, partindo de posições mais adiantadas (porque defendemos em 4-4-2 e era ele quem "alinhava" com o ponta-de-lança no momento defensivo), ele desgastar-se-á mais.

Com esta organização, julgo que deixamos o ponta-de-lança muito só na frente. Se continuarmos assim, em breve ouviremos críticas (injustas) aos nossos pontas-de-lança. Claro que ainda é cedo, há dinâmicas que podem evoluir e compensar este "isolamento". Por exemplo, quando André Horta baixa, um dos médios pode fazer o contra-movimento, surgindo em apoio ao ponta-de-lança (e até me parece que o Fransérgio terá alguma vocação para isso). Também me parece que os extremos têm de aparecer mais na área. É certo que não estiveram demasiado amarrados aos flancos, preocuparam-se em participar nos movimentos ofensivos coletivos mas a, mim, parece-me que falta aparecerem com mais a propósito na área. Um ponta-de-lança só, no meio dos centrais, é presa fácil.

Dito isto, o jogo não me defraudou. Tivemos 20-25 minutos de dificuldades, com pouca bola e com pouca capacidade de pressão (há que contar também com a qualidade do adversário). A pouco e pouco, com André Horta a pegar no jogo, começamos a repartir o jogo e acabamos a primeira parte por cima - ainda que sem grandes oportunidades (que me recorde, apenas uma, flagrante, de Hassan, para além do livre de Horta). Na segunda metade, recomeçamos melhor (Wilson e Paulinho entraram bem, associando-se melhor aos movimentos coletivos), acabamos por estar por cima e agora, sim, criando algumas oportunidades de golo, e sendo mais agressivos na recuperação da posse de bola. Para esta fase da época, foi bastante bom.

Depois da catadupa de substituições, após os 60 minutos, continuamos por cima (se calhar, até reforçamos o nosso domínio), mas não retiraria demasiadas conclusões desse período - o Mónaco também mudou muito e o jogo tornou-se mais caótico, com mais espaço para jogar. Mas quem jogou fez por mostrar que também podem ser opções válidas.

Em conclusão, fiquei satisfeito com o que vi. Penso, no entanto, que vamos ter mais dificuldades em marcar golos, se não arranjarmos uma solução tática que permita mais presença na área. Também tenho dúvidas quanto à projeção ofensiva dos dois laterais perante adversários que procurem aproveitar esse facto. Tem de haver um elemento que tenha grande discernimento posicional e permita fazer a cobertura desses movimentos. Para além disso (opinião pessoal), não me parece que os nossos laterais tenham grande qualidade no plano defensivo.


Luso

Mau resultado a acabar a pré-época...

100%SCB

#416
O Tiago podia ter feito muito mais nos golos do Tondela!! Mal batido em ambos!
E o Lucas no lance do primeiro golo não quis correr ou nem sabe dobrar o colega??? Não percebo como é que este jogador anda a e minutos na pré-época e o Carmo, que ainda não está preparado para a equipa A, ainda não jogou... 
Grande golo do Wilson!


Edit: Seria uma boa notícia haver outro jogo de pré-época nem que seja para testar essencialmente os titulares e as posições em que o treinador tem dúvidas. Pelo que sei, essa hipótese não está colocada de parte.
FORÇA BRAGA

SEMPRESCB

Vamos passar cerca de 2 semanas sem mais nenhum jogo de pré-época até 8 de Agosto? Sinceramente não sei se é uma boa ideia...

GALEGO

Quote from: SEMPRESCB on 25 de July de 2019, 21:35
Vamos passar cerca de 2 semanas sem mais nenhum jogo de pré-época até 8 de Agosto? Sinceramente não sei se é uma boa ideia...
Claro que nâo é uma boa ideia. Mas quando o Braga, por causa da fugida do professor AF ao meio oriente, perdeu uma semana de preparaçâo... esta evidencia, acumular 7 u 8 días de retraso entre a fugida daquele e a chegada do novo tal e qual, leva a acreditar que nâo deveríamos deixar escapar, se oportunidade houbese, um ou dois jogos mais de preparaçâo com rivais meio-fortes quando menos... Está muito em jogo com a UEL, é preciso meter todo o carvâo no forno... e tratar de chegar o mais em forma possível. Pelo visto ontem ha muito ainda que melhorar

Carvalhux

Supostamente falta um "adversário de nomeada" para o dia 31.

https://scbraga.pt/agenda-pre-epoca-2019-20/