News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Feirense 0-2 SC Braga - 20-04-2019 - 18H00 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 14 de April de 2019, 23:58

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Bom jogo do SC Braga, perante um adversário a viver um momento triste, certamente.

Esgaio esteve em bom plano, assim como Fransérgio e Horta.

A polícia anda a abusar com o SC Braga. O que fizeram às claques não tem nexo e roça a demência. A reação das claques retirou o apoio à equipa, ou seja, prejudicou a equipa, em vez de reagir contra a polícia (também não sei como, sinceramente). Mas entendo perfeitamente que se sintam revoltados.

O apoio ficou a cargo dos restantes adeptos e diversas vezes o apoio esteve presente. Mas não é a mesma coisa.

Venha o próximo, ainda que sobre o jogo que se segue a minha opinião é conhecida. Mantenho: se eu mandasse eram os juniores a jogar.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

NightHawk

Quote from: PEDRØ XVI on 21 de April de 2019, 13:17

Relativamente ao assunto das claques no jogo de ontem:

QuoteA Direção dos Ultras Bracara Legion 2003 vem por este meio explicar que no passado jogo com o CD Feirense, abandonamos o estádio ao intervalo em solidariedade com os Ultras Red Boys, pelo facto de lhes ter sido barrada a entrada do material. Esta tipo de situações têm acontecido variadíssimas vezes nos últimos anos, mas a sua frequência tem se intensificado nos últimos tempos, deixando perceber que existe uma intenção bem patente por parte das autoridades de perseguir e reprimir os grupos de Braga, que se recusam a ceder à aplicação duma lei que é manifestamente discriminatória e inscunstitucional. Enquanto grupo acreditamos que a solidariedade e coerência são pilares essênciais que nos norteiam, como tal não podiamos abandonar os Ultras Red Boys neste momento de luta.
O material que tem sido sucessivamento barrado, é exclusivamente alusivo ao clube (e à sua data de fundação em particular), não tendo qualquer menção ao nome dos grupos ou à palavra ultras, como tal acreditavamos que a proibição da entrada do mesmo deveria motivar por parte da direção do clube uma tomada de posição, e a consequente solidarização com os associados privados do direito de apoiar a equipa, mas é com tristeza que constatamos que mais uma vez, o apoio prestado é demasiado escasso perante a gravidade da situação.
Queremos deixar bem vincada a ideia de que ceder não é opção, avançaremos para novas formas de luta, a persistência é o único caminho que nos resta, e levaremos a luta pelos nossos direitos até às ultimas consequências!

Retiro as 2 coisas em negrito.

Ui.. "que situação dramática" como diria o outro... que gravidade de situação sim sr... só falta dizer que é mais grave que a fome em África...

Depois vejo que a claque até tem especialistas em Direito Constitucional para saberem que a lei é inconstitucional... Afinal aquele estereotipo de que nas claques não há gente de grande cultura é mesmo mentira. Mas, se o é (na frase diz mesmo "manifestamente inconstitucional" tal é a certeza da afirmação!), já pediram a fiscalização dessa lei ao Presidente da República ou ao Parlamento? Já interpuseram recurso nalgum julgamento para o TC averiguar a alegada inconstitucionalidade? Ou é só mais um "achismo" para justificar andarem ilegais? A pessoa da claque que acha que percebe assim tanto de direito constitucional sabe do que está a falar ao menos?

Juízo...

José Coelho

Mas o Braga tem claques?

Ou serão antes grupos marginais ao clube e à sociedade?

E que, aliás, consideraram mais importante a sua pretensa 'luta' do que o apoio à equipa.

Deviam fazer sempre assim... manter viva essa 'luta' com a polícia e não pôr os pés no Estádio...

Certamente a maioria dos adeptos agradecia e a equipa dispensaria bem o seu miserável protagonismo.

tiago1992

Se as claques não são nada importantes, se apenas são meia dúzia de miúdos mimados, etc etc porquê tanto "paleio" gasto sobre as mesmas? Não tenho dúvidas que esse é o tema mais falado durante este época neste forum e não é pelos membros das mesmas.

Posto isso deixem-nos estar no nosso canto e continuem vocês no vosso. Vocês não se revêm em nós e nós não nos revemos em vocês. Da minha parte e dos meus vos garanto que nada faremos para que isso mude, pois mesmo percebendo que não somos perfeitos, preferimos ser como somos do que ser uns mansinhos como voces!!!

ps: as anti-claques que por aqui andam escusam de se dar ao trabalho de responder. Guardem essa garra toda  para o apoio a equipa...Se voces fizessem a vossa parte nos estádios por este país e europa fora nem claques precisavam de haver bonecos!!!


NightHawk

Fala-se tanto das claques porque elas custam, todos os jogos, milhares de euros ao clube em multas. Arrisco-me a dizer que só em multas o Braga tem todos os anos que preparar cerca de 100 mil euros. Isto é muito dinheiro para puro e simples vandalismo que em nada beneficia o clube e muito menos o desporto. Isto faz algum sentido? O clube ter que pagar milhares de euros por meia dúzia de adeptos que nem 5% dos associados representam (se é que são associados...)?

Não sou contra as claques. Acho muito bem que adeptos se juntem para apoiar o clube e percebo algumas das campanhas que fazem. Sou é contra a violência, contra a má imagem do clube que as claques deixam por onde passam e, principalmente, contra o meu clube gastar milhares de euros todos os jogos por culpa desses adeptos. Esses milhares de euros davam, por exemplo, para o clube custear ainda mais as viagens fora dos adeptos e provavelmente pagar 100% de algumas delas.

kiko scb

E a cerne da questão, sobre quem colocou aí em cima de que o clube não tem uma justificação plausível para abordar as entidades competentes para o barramento de material alusivo ao CLUBE (sim, porque eu saiba 1921 é a data de fundação do mesmo!), visto ser de grupos que ''não existem'', independentemente de hoje em dia, ser ou não ser reconhecida como tal, o clube tem SEMPRE a obrigação de defender os interesses dos seus associados.
Sim, porque ao contrário do que alguns mentecaptos aqui escrevem, há sócios nas claques, e trata-se de uma faixa alusiva ao clube e não a nenhuma claque, apesar de todos sabermos que pertence a um ajuntamento de pessoas que em tempos envergaram algo a dizer RB ou BL sem qualquer tipo de impedimentos. Mas legalmente falando, não tem ponta por onde se lhe pegue, pois diz única e exclusivamente 1921 - A DATA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE. E É OBRIGAÇÃO DO CLUBE, ENQUANTO DEFENSOR MAIOR DAS PESSOAS QUE MENSALMENTE PAGAM AS QUOTAS, EXIGIR EXPLICAÇÕES SOBRE O SUCEDIDO, POR TER SIDO BARRADA A CARGO DE ASSOCIADOS DO CLUBE.

E sobre se o clube age ou não nesse sentido, estou-me bem a *****. Apenas disse o que disse no sentido de explicar que o clube pode perfeitamente agir sem existir qualquer conotação de claques, porque elas existem de forma oficial ou não e isso eles não vão conseguir mudar por muito que reprimam ou persigam. Ponto final parágrafo.

Kwanza99

Às vezes tenho vergonha... neste fórum fala-se de tanto e ao mesmo tempo de tão pouco. Nas bancadas envergonham-me aqueles que sozinhos nem do meio campo passavam tal é a fraqueza de espírito com que deitam homens abaixo. Este fórum, este clube que tem tudo para ser do mais belo que há , parece que se esquece do quão bonito é ser Braga. Do quão bonito é partilhar camioneta com o zé ou o zé da esquina. Sair de Braga em direção ao mundo e onde quer que a gente chegue nos perguntarem "donde és meu *****?" Soltar aquele clássico "Sou de Braga oh boi!"

Uns acham que é só birra dos "vandalos", outros já nem sabem o que andam aqui a fazer.

Como disse um "claqueiro" antes de sair, e parece que muita gente se anda a esquecer: "aqui somos todos Braga!"
Zauuu ⚔️🔴⚪️

winstonsmit

Aqui somos todos Braga e, sobretudo nesta semana, o pessoal devia era estar unido porque temos umas contas a ajustar com um dos três merdas do sistema.

Mais Norte

Jogo sério da nossa equipa que fez tudo para chegar à vitória. Espero que este espírito se mantenha até ao fim do Campeonato. Esgaio, Horta e Fransérgio estiveram muito bem.
O "You'll never walk alone", de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein, criada em 1945 para um musical, cantado nos estádios pelos adeptos do Liverpool e do Celtic, dá ao mundo do futebol uma mensagem fantástica daquele que, para mim, é o desporto mais bonito do mundo.
O futebol sem adeptos é o contrário dessa imagem. Uma equipa sem apoio é a negação do futebol.
O lugar dos adeptos é nos estádios, seja nos bons, seja nos maus momentos.
Até estou de acordo com algumas bandeiras desfraldadas, designadamente a não autorização da entrada da tarja no jogo com o Feirense, mas faltar com o apoio, ou voltar costas à quipa quando ela acabou de dar tudo pela vitória num jogo, isso, em minha opinião, nunca.
Lembrei-me de uma música dos "The Jackson 5" , anos 70, "I'll bethere". Se fosse adepto de uma equipa inglesa acho que a "adoptaria"  para o meu Clube.
"Just call my name, I'll be there",  diz um dos versos.
É isso, quando o Sporting Clube de Braga me chamar, estarei lá.
Aliás, nem precisa de me chamar. Eu vou. E não arredo pé.



Sérgio Gonçalves

Boa vitória para o que aí vem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

Enorme_Guerreiro

Tenho só uma questão relativamente à questão das claques e se algum membro de uma das claques me pudesse esclarecer, agradecia: Porque motivo barraram a faixa dos Red Boys mas não barraram a da BL que também diz "1921"? É isso que acho estranho... Será porque a dos Red Boys também tem alusão à data de fundação da claque (o "9" e o "2" estão a uma cor diferente - os Red Boys são de 1992)? É uma pergunta sincera mesmo... Porque se os polícias lá presentes alegaram isso, apesar de não concordar com eles, passam a ter "justificação". E, visto que a faixa da BL entrou sem problema nenhum, presumo que tenha sido esse o problema.

Quanto ao "anormal" que insultou o "coitadinho" do senhor que lhe pediu para baixar a bandeira, só tenho a dizer: respeitem para serem respeitados. Ele estava atrás da baliza a abanar a bandeira normalmente (ou seja, a fazer com que uma bandeira sirva o seu propósito) e começa a ser insultado pelo "coitadinho". Parou, olhou para trás e ignorou, continuando a fazer o que estava a fazer, ao que o senhor "coitadinho" responde com "És surdo, oh burro? Baixa a ***** da bandeira!". O "anormal" voltou a olhar para trás e a ignorar. Quando ia a sair, aliando-se ao protesto das claques, virou-se para o "coitadinho" e disse "tu não falas assim para mim que não me conheces de lado nenhum, otário". O "coitadinho" continuou a insultá-lo e o "anormal" insultou de volta e disse-lhe que se tinha problemas com a bandeira que fosse mais para o lado (eu mesmo fiz isso, fiquei numa zona mais lateral para não ser tapado pelas bandeiras das Guerreiras - com essas ninguém reclama, vá-se lá saber porquê), mas nunca o ameaçou nem a ele nem muito menos ao filho dele, como aqui disseram. Claro que toda a gente ficou do lado do "coitadinho" e apoiou a saída do "anomal"... Eu, não sendo de nenhuma das claques, conheço o "anormal" em questão, que por acaso já esteve a representar o nosso país em missões militares no Kosovo, talvez por isso tenha exigido respeito a um "coitadinho" que começou a insultar ao desbarato porque havia uma bandeira a cumprir o seu propósito: ser abanada ao vento...

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 21 de April de 2019, 19:35
Quote from: PEDRØ XVI on 21 de April de 2019, 13:17

Relativamente ao assunto das claques no jogo de ontem:

QuoteA Direção dos Ultras Bracara Legion 2003 vem por este meio explicar que no passado jogo com o CD Feirense, abandonamos o estádio ao intervalo em solidariedade com os Ultras Red Boys, pelo facto de lhes ter sido barrada a entrada do material. Esta tipo de situações têm acontecido variadíssimas vezes nos últimos anos, mas a sua frequência tem se intensificado nos últimos tempos, deixando perceber que existe uma intenção bem patente por parte das autoridades de perseguir e reprimir os grupos de Braga, que se recusam a ceder à aplicação duma lei que é manifestamente discriminatória e inscunstitucional. Enquanto grupo acreditamos que a solidariedade e coerência são pilares essênciais que nos norteiam, como tal não podiamos abandonar os Ultras Red Boys neste momento de luta.
O material que tem sido sucessivamento barrado, é exclusivamente alusivo ao clube (e à sua data de fundação em particular), não tendo qualquer menção ao nome dos grupos ou à palavra ultras, como tal acreditavamos que a proibição da entrada do mesmo deveria motivar por parte da direção do clube uma tomada de posição, e a consequente solidarização com os associados privados do direito de apoiar a equipa, mas é com tristeza que constatamos que mais uma vez, o apoio prestado é demasiado escasso perante a gravidade da situação.
Queremos deixar bem vincada a ideia de que ceder não é opção, avançaremos para novas formas de luta, a persistência é o único caminho que nos resta, e levaremos a luta pelos nossos direitos até às ultimas consequências!

Retiro as 2 coisas em negrito.

Ui.. "que situação dramática" como diria o outro... que gravidade de situação sim sr... só falta dizer que é mais grave que a fome em África...

Depois vejo que a claque até tem especialistas em Direito Constitucional para saberem que a lei é inconstitucional... Afinal aquele estereotipo de que nas claques não há gente de grande cultura é mesmo mentira. Mas, se o é (na frase diz mesmo "manifestamente inconstitucional" tal é a certeza da afirmação!), já pediram a fiscalização dessa lei ao Presidente da República ou ao Parlamento? Já interpuseram recurso nalgum julgamento para o TC averiguar a alegada inconstitucionalidade? Ou é só mais um "achismo" para justificar andarem ilegais? A pessoa da claque que acha que percebe assim tanto de direito constitucional sabe do que está a falar ao menos?

Juízo...

Não sendo membro de nenhuma das claques, e muito menos especialista em direito, concordo que a lei é, pelo menos, discriminatória. Se os membros das claques devem ser identificados, o mesmo deveria acontecer a todos os espectadores presentes num estádio. Porque é que alguém tem de ser identificado só porque passa o jogo de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada? Se eu posso levar uma bandeira ou uma faixa para dentro do estádio, porque é que os outros não podem só por terem o nome de um grupo associado? Se eu e o meu grupo de amigos nos apelidarmos de "Os Mafarricos" e levarmos uma faixa a dizer "Os Mafarricos apoiam o Sporting Clube de Braga" podemos entrar, mas se, em vez de "Os Mafarricos", o meu grupo de amigos se chamar "Red Boys" ou "Bracara Legion", a faixa já não pode entrar... É ou não é discriminatório? Porque têm eles de estar identificados e registados no IPDJ e eu não? E se têm de estar identificados, não têm de ser todos? Ou basta estarem 12 elementos identificados (como na claque legalizada dos nossos vizinhos) para entrar tudo e depois os outros andam todos lá na mesma sem estarem registados? Em que ficamos?

rpo.castro

Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 12:15
Quote from: NightHawk on 21 de April de 2019, 19:35
Quote from: PEDRØ XVI on 21 de April de 2019, 13:17

Relativamente ao assunto das claques no jogo de ontem:

QuoteA Direção dos Ultras Bracara Legion 2003 vem por este meio explicar que no passado jogo com o CD Feirense, abandonamos o estádio ao intervalo em solidariedade com os Ultras Red Boys, pelo facto de lhes ter sido barrada a entrada do material. Esta tipo de situações têm acontecido variadíssimas vezes nos últimos anos, mas a sua frequência tem se intensificado nos últimos tempos, deixando perceber que existe uma intenção bem patente por parte das autoridades de perseguir e reprimir os grupos de Braga, que se recusam a ceder à aplicação duma lei que é manifestamente discriminatória e inscunstitucional. Enquanto grupo acreditamos que a solidariedade e coerência são pilares essênciais que nos norteiam, como tal não podiamos abandonar os Ultras Red Boys neste momento de luta.
O material que tem sido sucessivamento barrado, é exclusivamente alusivo ao clube (e à sua data de fundação em particular), não tendo qualquer menção ao nome dos grupos ou à palavra ultras, como tal acreditavamos que a proibição da entrada do mesmo deveria motivar por parte da direção do clube uma tomada de posição, e a consequente solidarização com os associados privados do direito de apoiar a equipa, mas é com tristeza que constatamos que mais uma vez, o apoio prestado é demasiado escasso perante a gravidade da situação.
Queremos deixar bem vincada a ideia de que ceder não é opção, avançaremos para novas formas de luta, a persistência é o único caminho que nos resta, e levaremos a luta pelos nossos direitos até às ultimas consequências!

Retiro as 2 coisas em negrito.

Ui.. "que situação dramática" como diria o outro... que gravidade de situação sim sr... só falta dizer que é mais grave que a fome em África...

Depois vejo que a claque até tem especialistas em Direito Constitucional para saberem que a lei é inconstitucional... Afinal aquele estereotipo de que nas claques não há gente de grande cultura é mesmo mentira. Mas, se o é (na frase diz mesmo "manifestamente inconstitucional" tal é a certeza da afirmação!), já pediram a fiscalização dessa lei ao Presidente da República ou ao Parlamento? Já interpuseram recurso nalgum julgamento para o TC averiguar a alegada inconstitucionalidade? Ou é só mais um "achismo" para justificar andarem ilegais? A pessoa da claque que acha que percebe assim tanto de direito constitucional sabe do que está a falar ao menos?

Juízo...

Não sendo membro de nenhuma das claques, e muito menos especialista em direito, concordo que a lei é, pelo menos, discriminatória. Se os membros das claques devem ser identificados, o mesmo deveria acontecer a todos os espectadores presentes num estádio. Porque é que alguém tem de ser identificado só porque passa o jogo de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada? Se eu posso levar uma bandeira ou uma faixa para dentro do estádio, porque é que os outros não podem só por terem o nome de um grupo associado? Se eu e o meu grupo de amigos nos apelidarmos de "Os Mafarricos" e levarmos uma faixa a dizer "Os Mafarricos apoiam o Sporting Clube de Braga" podemos entrar, mas se, em vez de "Os Mafarricos", o meu grupo de amigos se chamar "Red Boys" ou "Bracara Legion", a faixa já não pode entrar... É ou não é discriminatório? Porque têm eles de estar identificados e registados no IPDJ e eu não? E se têm de estar identificados, não têm de ser todos? Ou basta estarem 12 elementos identificados (como na claque legalizada dos nossos vizinhos) para entrar tudo e depois os outros andam todos lá na mesma sem estarem registados? Em que ficamos?
Não te queiras fazer de parvo.
A lei não existe "só porque passa o jogo de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada". Ninguém come gelados com a testa.
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.

Enorme_Guerreiro

Quote from: rpo.castro on 23 de April de 2019, 12:22
Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 12:15
Quote from: NightHawk on 21 de April de 2019, 19:35
Quote from: PEDRØ XVI on 21 de April de 2019, 13:17

Relativamente ao assunto das claques no jogo de ontem:

QuoteA Direção dos Ultras Bracara Legion 2003 vem por este meio explicar que no passado jogo com o CD Feirense, abandonamos o estádio ao intervalo em solidariedade com os Ultras Red Boys, pelo facto de lhes ter sido barrada a entrada do material. Esta tipo de situações têm acontecido variadíssimas vezes nos últimos anos, mas a sua frequência tem se intensificado nos últimos tempos, deixando perceber que existe uma intenção bem patente por parte das autoridades de perseguir e reprimir os grupos de Braga, que se recusam a ceder à aplicação duma lei que é manifestamente discriminatória e inscunstitucional. Enquanto grupo acreditamos que a solidariedade e coerência são pilares essênciais que nos norteiam, como tal não podiamos abandonar os Ultras Red Boys neste momento de luta.
O material que tem sido sucessivamento barrado, é exclusivamente alusivo ao clube (e à sua data de fundação em particular), não tendo qualquer menção ao nome dos grupos ou à palavra ultras, como tal acreditavamos que a proibição da entrada do mesmo deveria motivar por parte da direção do clube uma tomada de posição, e a consequente solidarização com os associados privados do direito de apoiar a equipa, mas é com tristeza que constatamos que mais uma vez, o apoio prestado é demasiado escasso perante a gravidade da situação.
Queremos deixar bem vincada a ideia de que ceder não é opção, avançaremos para novas formas de luta, a persistência é o único caminho que nos resta, e levaremos a luta pelos nossos direitos até às ultimas consequências!

Retiro as 2 coisas em negrito.

Ui.. "que situação dramática" como diria o outro... que gravidade de situação sim sr... só falta dizer que é mais grave que a fome em África...

Depois vejo que a claque até tem especialistas em Direito Constitucional para saberem que a lei é inconstitucional... Afinal aquele estereotipo de que nas claques não há gente de grande cultura é mesmo mentira. Mas, se o é (na frase diz mesmo "manifestamente inconstitucional" tal é a certeza da afirmação!), já pediram a fiscalização dessa lei ao Presidente da República ou ao Parlamento? Já interpuseram recurso nalgum julgamento para o TC averiguar a alegada inconstitucionalidade? Ou é só mais um "achismo" para justificar andarem ilegais? A pessoa da claque que acha que percebe assim tanto de direito constitucional sabe do que está a falar ao menos?

Juízo...

Não sendo membro de nenhuma das claques, e muito menos especialista em direito, concordo que a lei é, pelo menos, discriminatória. Se os membros das claques devem ser identificados, o mesmo deveria acontecer a todos os espectadores presentes num estádio. Porque é que alguém tem de ser identificado só porque passa o jogo de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada? Se eu posso levar uma bandeira ou uma faixa para dentro do estádio, porque é que os outros não podem só por terem o nome de um grupo associado? Se eu e o meu grupo de amigos nos apelidarmos de "Os Mafarricos" e levarmos uma faixa a dizer "Os Mafarricos apoiam o Sporting Clube de Braga" podemos entrar, mas se, em vez de "Os Mafarricos", o meu grupo de amigos se chamar "Red Boys" ou "Bracara Legion", a faixa já não pode entrar... É ou não é discriminatório? Porque têm eles de estar identificados e registados no IPDJ e eu não? E se têm de estar identificados, não têm de ser todos? Ou basta estarem 12 elementos identificados (como na claque legalizada dos nossos vizinhos) para entrar tudo e depois os outros andam todos lá na mesma sem estarem registados? Em que ficamos?
Não te queiras fazer de parvo.
A lei não existe "só porque passa o jogo de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada". Ninguém come gelados com a testa.

Na prática é isso: querem identificar quem passa o jogo a fazer isso, não querem identificar os "criminosos" ou os violentos. Porque nas claques legalizadas, os incidentes e a violência continuam iguais, e ninguém é responsabilizado, estando identificado ou não. Por isso, a lei existe só para isso.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 13:07
A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.

Mas então identifiquem os criminosos, ao invés de identificarem pessoas por estarem "de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada".  Ou seja, não identifiquem os membros das claques, identifiquem os criminosos, sendo membros de claques ou não, e castiguem-nos como deve ser. Agora não me digas que a violência e os crimes se resolvem com a identificação de meia dúzia de pessoas, como no caso dos White Angels que têm 11 membros identificados ou dos Super Dragões que têm 743 membros identificados quando ocupam uma bancada com cerca de 7000 lugares (fonte: https://www.dn.pt/desportos/interior/portugal-tem-28-claques-legalizadas-com-4701-membros-registados-10582675.html). Quem acha que isto é a solução é que deve comer gelados com a testa... A solução é identificar os elementos perturbadores, sejam duma claque ou dum grupo de elite que está num camarote. A lei atual é discriminatória, ponto!

Foi de alguém das claques que veio a moeda que acertou na cabeça do Luís Godinho na época passada quando ele foi ver um lance ao monitor no Braga-Sporting? Foi de alguém das claques que voou um guarda-chuva para um árbitro assistente há uns 4/5 anos? Foi das claques que veio o cântico racista que nos valeu um castigo da UEFA no ano passado?

Responsabilizem o Zé, o Manel ou o Xico, esteja ele no meio dos Red Boys/Bracara Legion ou no sector A4/D2. Não responsabilizem os Red Boys/Bracara Legion da mesma maneira que não responsabilizam o sector A4/D2. Não sou anjinho e sei que muitas claques escondem crime organizado, mas a lei que existe em nada combate isso, e por isso apoio as nossas claques que não se rendem a uma lei discriminatória

NightHawk

Há aqui várias coisas em discussão só relativa à lei das claques: 1) concordar ou não com a lei, 2) a praticidade da lei 3) A possível inconstitucionalidade da lei.

A inconsitucionalidade é algo bastante complexo e não basta dizer que é discriminatória para passar a ser inconstitucional. Existem vários fatores como o chamado "espírito/intenção da lei" (para que é que foi criada) e a segurança pública (que é um valor fundamentalnum Estado de Direito). A polícia pode identificar uma pessoa só por achar que ela pode ser suspeita ou pro ter tido um comportamento reprovável para os agentes da autoridade (sim, algo que na realidade é subjetivo). Pode-se achar que é discriminatório, mas é a segurança pública que está em causa e é por isso que é permitido.

Toda a gente sabe quem são as claques organizadas e porque é que a lei foi criada. Pode é a sua praticidade/implementação ser inócua ou facilmente contornável (como os WA identificarem 11 elementos em 2000 ou os SD 700 em 7000), mas isso é outra questão. A lei existe porque a grande maioria das claques são fonte de problemas de segurança pública. Não sou eu que o digo, são as instituições públicas e o Parlamento que viu a necessidade de criar uma lei para tentar resolver o assunto (que provavelmente não vai resolver nada dada a facilidade em ser contornada)

E nós temos exemplos muito claros aqui em Braga: As Braguinhas são um grupo organizado de adeptos legal. Não tiveram nenhum problema em se legalizar. Os Red e os Bracara Legion não se legalizaram. Porquê? A lei é só discriminatória para os Red ou para a BL? Não é para as Braguinhas? Ou a questão é que até ao momento (que eu saiba) nunca houve qualquer problema de segurança e de violência provocado pelas Braguinhas pelo que não têm qualquer problema em se identificarem e o mesmo não acontece nas outras 2?

Não tenho mesmo nada contra as claques, e as Braguinhas são um exemplo de uma claque que não cria problemas, não onera o clube todos os jogos com multas e é legal. Assim sim vale a pena ter claques.

Quim

Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 14:47
Há aqui várias coisas em discussão só relativa à lei das claques: 1) concordar ou não com a lei, 2) a praticidade da lei 3) A possível inconstitucionalidade da lei.

A inconsitucionalidade é algo bastante complexo e não basta dizer que é discriminatória para passar a ser inconstitucional. Existem vários fatores como o chamado "espírito/intenção da lei" (para que é que foi criada) e a segurança pública (que é um valor fundamentalnum Estado de Direito). A polícia pode identificar uma pessoa só por achar que ela pode ser suspeita ou pro ter tido um comportamento reprovável para os agentes da autoridade (sim, algo que na realidade é subjetivo). Pode-se achar que é discriminatório, mas é a segurança pública que está em causa e é por isso que é permitido.

Toda a gente sabe quem são as claques organizadas e porque é que a lei foi criada. Pode é a sua praticidade/implementação ser inócua ou facilmente contornável (como os WA identificarem 11 elementos em 2000 ou os SD 700 em 7000), mas isso é outra questão. A lei existe porque a grande maioria das claques são fonte de problemas de segurança pública. Não sou eu que o digo, são as instituições públicas e o Parlamento que viu a necessidade de criar uma lei para tentar resolver o assunto (que provavelmente não vai resolver nada dada a facilidade em ser contornada)

E nós temos exemplos muito claros aqui em Braga: As Braguinhas são um grupo organizado de adeptos legal. Não tiveram nenhum problema em se legalizar. Os Red e os Bracara Legion não se legalizaram. Porquê? A lei é só discriminatória para os Red ou para a BL? Não é para as Braguinhas? Ou a questão é que até ao momento (que eu saiba) nunca houve qualquer problema de segurança e de violência provocado pelas Braguinhas pelo que não têm qualquer problema em se identificarem e o mesmo não acontece nas outras 2?

Não tenho mesmo nada contra as claques, e as Braguinhas são um exemplo de uma claque que não cria problemas, não onera o clube todos os jogos com multas e é legal. Assim sim vale a pena ter claques.
* Gverreiras

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk


PAF

Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 14:06
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 13:07
A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.

Mas então identifiquem os criminosos, ao invés de identificarem pessoas por estarem "de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada".  Ou seja, não identifiquem os membros das claques, identifiquem os criminosos, sendo membros de claques ou não, e castiguem-nos como deve ser. Agora não me digas que a violência e os crimes se resolvem com a identificação de meia dúzia de pessoas, como no caso dos White Angels que têm 11 membros identificados ou dos Super Dragões que têm 743 membros identificados quando ocupam uma bancada com cerca de 7000 lugares (fonte: https://www.dn.pt/desportos/interior/portugal-tem-28-claques-legalizadas-com-4701-membros-registados-10582675.html). Quem acha que isto é a solução é que deve comer gelados com a testa... A solução é identificar os elementos perturbadores, sejam duma claque ou dum grupo de elite que está num camarote. A lei atual é discriminatória, ponto!

Foi de alguém das claques que veio a moeda que acertou na cabeça do Luís Godinho na época passada quando ele foi ver um lance ao monitor no Braga-Sporting? Foi de alguém das claques que voou um guarda-chuva para um árbitro assistente há uns 4/5 anos? Foi das claques que veio o cântico racista que nos valeu um castigo da UEFA no ano passado?

Responsabilizem o Zé, o Manel ou o Xico, esteja ele no meio dos Red Boys/Bracara Legion ou no sector A4/D2. Não responsabilizem os Red Boys/Bracara Legion da mesma maneira que não responsabilizam o sector A4/D2. Não sou anjinho e sei que muitas claques escondem crime organizado, mas a lei que existe em nada combate isso, e por isso apoio as nossas claques que não se rendem a uma lei discriminatória
O nighthawk já respondeu a quase tudo.
Quem deve ser identificado são todos os membros da claque, isso é responsabilidade da claque obviamente, tal como é responsabilidade do Braga saber quem são os seus sócios.
Identifiquem-se os criminosos? Era um bom começo. A claque se quiser facilmente faz isso, se há um membro que cria problemas, simplesmente põe-no fora... onde é que está a dificuldade? os criminosos só estão nas claques porque estas assim o querem, ou alguém acha que não é assim? E mesmo não sendo um criminoso, há pessoal que só está para criar problemas, não interessam a ninguém, se as claques quiserem também os põe a andar.
No fim resume-se apenas a isto: As claques não querem saber, o clube não quer saber, a liga não quer saber, a federação não quer saber, o governo não quer saber e a policia até dá jeito!! E cada vez estamos pior.
A lei em Portugal não é cumprida, já todos sabemos, as claques do Braga são só um desses exemplos, mas as que estão legalizadas principalmente dos clubes maiores também não são exemplo para ninguém pelo contrário.  Ninguém aqui disse que eram exemplo seja para o que for.
O problema não é a lei, é a sua aplicação que não é feita. Se fosse feita o problema estava resolvido em 2 ou 3 semanas.
O problema da violência do futebol não é (também é) o Zé ou o Manel que manda uma moeda ou que atira um guarda chuva obviamente e tu acho que também tens noção disso.
O que não invalida que tal como em Inglaterra por exemplo essas pessoas não devam ser castigadas, podem e devem e até existe lei para isso!
Quer admitam quer não, as claques como existem (sem lei e sem rei nem roque) são um problema grave do futebol português, são um antro de crime e problema spara o futebol sem qualquer tipo de controlo. Algumas são usadas quase unicamente para isso sendo o futebol um acessório. E até admito que dentro dos estádios as coisas têm estado mais ou menos geríveis nos últimos anos, fruto de um tratamento da policia estilo animais, infelizmente, tudo gerido em manada.

NightHawk

Peço imensa desculpa! No meu post deveria ter colocado "Gverreiras" e não "Braguinhas". Obrigado a quem me corrigiu!