News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Feirense 0-2 SC Braga - 20-04-2019 - 18H00 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 14 de April de 2019, 23:58

Previous topic - Next topic

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 14:47
Há aqui várias coisas em discussão só relativa à lei das claques: 1) concordar ou não com a lei, 2) a praticidade da lei 3) A possível inconstitucionalidade da lei.

A inconsitucionalidade é algo bastante complexo e não basta dizer que é discriminatória para passar a ser inconstitucional. Existem vários fatores como o chamado "espírito/intenção da lei" (para que é que foi criada) e a segurança pública (que é um valor fundamentalnum Estado de Direito). A polícia pode identificar uma pessoa só por achar que ela pode ser suspeita ou pro ter tido um comportamento reprovável para os agentes da autoridade (sim, algo que na realidade é subjetivo). Pode-se achar que é discriminatório, mas é a segurança pública que está em causa e é por isso que é permitido.

Toda a gente sabe quem são as claques organizadas e porque é que a lei foi criada. Pode é a sua praticidade/implementação ser inócua ou facilmente contornável (como os WA identificarem 11 elementos em 2000 ou os SD 700 em 7000), mas isso é outra questão. A lei existe porque a grande maioria das claques são fonte de problemas de segurança pública. Não sou eu que o digo, são as instituições públicas e o Parlamento que viu a necessidade de criar uma lei para tentar resolver o assunto (que provavelmente não vai resolver nada dada a facilidade em ser contornada)

E nós temos exemplos muito claros aqui em Braga: As Braguinhas são um grupo organizado de adeptos legal. Não tiveram nenhum problema em se legalizar. Os Red e os Bracara Legion não se legalizaram. Porquê? A lei é só discriminatória para os Red ou para a BL? Não é para as Braguinhas? Ou a questão é que até ao momento (que eu saiba) nunca houve qualquer problema de segurança e de violência provocado pelas Braguinhas pelo que não têm qualquer problema em se identificarem e o mesmo não acontece nas outras 2?

Não tenho mesmo nada contra as claques, e as Braguinhas são um exemplo de uma claque que não cria problemas, não onera o clube todos os jogos com multas e é legal. Assim sim vale a pena ter claques.

Eu compreendo perfeitamente os teus argumentos (e os de outros foristas). Quanto à inconstitucionalidade da lei, como já disse antes, não me pronuncio porque não tenho conhecimentos mínimos de direito para poder afirmar (ou contradizer) tal coisa. No entanto, não preciso de saber de direito para dizer que é uma lei discriminatória porque discrimina os membros de claques em oposição aos restantes adeptos. Porque é que eu posso estar sentado no meu sítio sem dar o meu nome a ninguém e os membros das claques têm de estar registados no IPDJ? Isso para mim é discriminação! Se são criminosos, se são violentos, etc., têm de estar na cadeia e não nos registos do IPDJ. O meu ponto é tão simples quanto isto.

A lei é tão discriminatória para as "Gverreiras" como para os "Red Boys" e "Bracara Legion", simplesmente as "Gverreiras" aceitaram subjugar-se à discriminação tal como a "Juve Leo", os "Super Dragões", os "White Angels", e todas as outras registadas. E nisso eu entendo as nossas claques, é uma questão de princípios e daí eles apelidarem os outros de "vendidos". Porque na práctica, ambas as claques se podiam legalizar que não iriam sofrer com isso (como não sofrem as outras que estão legalizadas) e até iam poder levar o seu material para os estádios. Mas, por questão de princípio, as nossas claques são contra esta discriminação da lei e nisso fico do lado deles. Se querem combater o crime, combatam os criminosos e prendam-nos, proíbam-nos de entrar em recintos desportivos e a apresentar-se numa esquadra em horas de jogo. Agora fazer esta palermice de lei para fazer parecer que estão a combater o crime e depois não fazer nada quando os legais fazem das suas, para isso mais valia estar quieto. Voltando ao que disse no início da discussão, por querer estar de pé a cantar durante o jogo todo tenho de ter o meu nome registado num instituto público? Porquê?

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 16:45
Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 14:06
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 13:07
A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.

Mas então identifiquem os criminosos, ao invés de identificarem pessoas por estarem "de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada".  Ou seja, não identifiquem os membros das claques, identifiquem os criminosos, sendo membros de claques ou não, e castiguem-nos como deve ser. Agora não me digas que a violência e os crimes se resolvem com a identificação de meia dúzia de pessoas, como no caso dos White Angels que têm 11 membros identificados ou dos Super Dragões que têm 743 membros identificados quando ocupam uma bancada com cerca de 7000 lugares (fonte: https://www.dn.pt/desportos/interior/portugal-tem-28-claques-legalizadas-com-4701-membros-registados-10582675.html). Quem acha que isto é a solução é que deve comer gelados com a testa... A solução é identificar os elementos perturbadores, sejam duma claque ou dum grupo de elite que está num camarote. A lei atual é discriminatória, ponto!

Foi de alguém das claques que veio a moeda que acertou na cabeça do Luís Godinho na época passada quando ele foi ver um lance ao monitor no Braga-Sporting? Foi de alguém das claques que voou um guarda-chuva para um árbitro assistente há uns 4/5 anos? Foi das claques que veio o cântico racista que nos valeu um castigo da UEFA no ano passado?

Responsabilizem o Zé, o Manel ou o Xico, esteja ele no meio dos Red Boys/Bracara Legion ou no sector A4/D2. Não responsabilizem os Red Boys/Bracara Legion da mesma maneira que não responsabilizam o sector A4/D2. Não sou anjinho e sei que muitas claques escondem crime organizado, mas a lei que existe em nada combate isso, e por isso apoio as nossas claques que não se rendem a uma lei discriminatória
O nighthawk já respondeu a quase tudo.
Quem deve ser identificado são todos os membros da claque, isso é responsabilidade da claque obviamente, tal como é responsabilidade do Braga saber quem são os seus sócios.
Identifiquem-se os criminosos? Era um bom começo. A claque se quiser facilmente faz isso, se há um membro que cria problemas, simplesmente põe-no fora... onde é que está a dificuldade? os criminosos só estão nas claques porque estas assim o querem, ou alguém acha que não é assim? E mesmo não sendo um criminoso, há pessoal que só está para criar problemas, não interessam a ninguém, se as claques quiserem também os põe a andar.

No fim resume-se apenas a isto: As claques não querem saber, o clube não quer saber, a liga não quer saber, a federação não quer saber, o governo não quer saber e a policia até dá jeito!! E cada vez estamos pior.
A lei em Portugal não é cumprida, já todos sabemos, as claques do Braga são só um desses exemplos, mas as que estão legalizadas principalmente dos clubes maiores também não são exemplo para ninguém pelo contrário.  Ninguém aqui disse que eram exemplo seja para o que for.
O problema não é a lei, é a sua aplicação que não é feita. Se fosse feita o problema estava resolvido em 2 ou 3 semanas.
O problema da violência do futebol não é (também é) o Zé ou o Manel que manda uma moeda ou que atira um guarda chuva obviamente e tu acho que também tens noção disso.
O que não invalida que tal como em Inglaterra por exemplo essas pessoas não devam ser castigadas, podem e devem e até existe lei para isso!
Quer admitam quer não, as claques como existem (sem lei e sem rei nem roque) são um problema grave do futebol português, são um antro de crime e problemas para o futebol sem qualquer tipo de controlo. Algumas são usadas quase unicamente para isso sendo o futebol um acessório. E até admito que dentro dos estádios as coisas têm estado mais ou menos geríveis nos últimos anos, fruto de um tratamento da policia estilo animais, infelizmente, tudo gerido em manada.

Já respondi ao Nighthawk acima, mas relativamente ao negrito:
Uma claque não tem nenhum direito de dar os dados dos seus membros sem o consentimento dos mesmos, como é óbvio.
Depois, como é que uma claque, identificando um elemento perturbador, "simplesmente põe-no fora"? Vai proibi-lo de entrar nos estádios? Por muito que o expulsem de sócio da claque, isso não o tira das bancadas... Para actuar sobre criminosos e elementos perturbadores da segurança pública, existem as forças da autoridade, vulgo polícia. São essas que têm de identificar e punir quem infringe a lei. Ou a culpa é do PS pelo Sócrates ter roubado o país? Se calhar, expulsa-se o Sócrates do PS e a coisa resolve-se, é isso?

Tal como disse ao Nighthawk, percebo os vossos pontos de vista, e sei que as claques, no geral, servem de pretexto para muita merd@. Mas não é com medidas discriminatórias, generalizadoras, vagas e com poucos efeitos práticos que se vai afastar o crime das bancadas.

NightHawk

A lei existe porque há um problema com as claques. Um problema de segurança pública. Ponto.
Provavelmente a lei não aquece nem arrefece e até está mal feita vendo que é muito fácil de contornar (pode até ser discriminatória mas duvido muito que seja inconstitucional porque está a segurança pública em risco e o seu "espírito" é bem claro), mas existe porque existe um problema de segurança público com as claques.

E não vale a pena tapar o sol com a peneira, porque os Red Boys, a BL ou qualquer outra claque bem conhecida não é o mesmo que te juntares com os teus amigos e ficar de pé a cantar. E não é a mesma coisa porque existe um histórico de detenções, distúrbios e episódios violentos associados a esses grupos de pessoas. A PSP sabe quem são os Red Boys. Não conhecem os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo". Mas se "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" criar distúrbios por 2 ou 3 jogos seguidos podes ter a certeza que passas a ser considerado claque pela PSP. Para além disso, duvido que os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" sejam uma associação ou uma empresa como são a maioria das claques (ou seja, são uma pessoa coletiva perfeitamente identificável e que têm sócios ou funcionários).

Dizer que os Super Dragões são só um grupo de amigos do Macaco que se juntam para ver a bola aos fins de semana e a mesma coisa que tu te juntares com os teus amigos para ver a bola e que os SD não podem ser tratados de forma diferente dos teus amigos é só demagogia. Nem sequer perante a lei (pois os SD são uma associação registada).

rpo.castro

Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 18:28
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 16:45
Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 14:06
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 13:07
A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.

Mas então identifiquem os criminosos, ao invés de identificarem pessoas por estarem "de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada".  Ou seja, não identifiquem os membros das claques, identifiquem os criminosos, sendo membros de claques ou não, e castiguem-nos como deve ser. Agora não me digas que a violência e os crimes se resolvem com a identificação de meia dúzia de pessoas, como no caso dos White Angels que têm 11 membros identificados ou dos Super Dragões que têm 743 membros identificados quando ocupam uma bancada com cerca de 7000 lugares (fonte: https://www.dn.pt/desportos/interior/portugal-tem-28-claques-legalizadas-com-4701-membros-registados-10582675.html). Quem acha que isto é a solução é que deve comer gelados com a testa... A solução é identificar os elementos perturbadores, sejam duma claque ou dum grupo de elite que está num camarote. A lei atual é discriminatória, ponto!

Foi de alguém das claques que veio a moeda que acertou na cabeça do Luís Godinho na época passada quando ele foi ver um lance ao monitor no Braga-Sporting? Foi de alguém das claques que voou um guarda-chuva para um árbitro assistente há uns 4/5 anos? Foi das claques que veio o cântico racista que nos valeu um castigo da UEFA no ano passado?

Responsabilizem o Zé, o Manel ou o Xico, esteja ele no meio dos Red Boys/Bracara Legion ou no sector A4/D2. Não responsabilizem os Red Boys/Bracara Legion da mesma maneira que não responsabilizam o sector A4/D2. Não sou anjinho e sei que muitas claques escondem crime organizado, mas a lei que existe em nada combate isso, e por isso apoio as nossas claques que não se rendem a uma lei discriminatória
O nighthawk já respondeu a quase tudo.
Quem deve ser identificado são todos os membros da claque, isso é responsabilidade da claque obviamente, tal como é responsabilidade do Braga saber quem são os seus sócios.
Identifiquem-se os criminosos? Era um bom começo. A claque se quiser facilmente faz isso, se há um membro que cria problemas, simplesmente põe-no fora... onde é que está a dificuldade? os criminosos só estão nas claques porque estas assim o querem, ou alguém acha que não é assim? E mesmo não sendo um criminoso, há pessoal que só está para criar problemas, não interessam a ninguém, se as claques quiserem também os põe a andar.

No fim resume-se apenas a isto: As claques não querem saber, o clube não quer saber, a liga não quer saber, a federação não quer saber, o governo não quer saber e a policia até dá jeito!! E cada vez estamos pior.
A lei em Portugal não é cumprida, já todos sabemos, as claques do Braga são só um desses exemplos, mas as que estão legalizadas principalmente dos clubes maiores também não são exemplo para ninguém pelo contrário.  Ninguém aqui disse que eram exemplo seja para o que for.
O problema não é a lei, é a sua aplicação que não é feita. Se fosse feita o problema estava resolvido em 2 ou 3 semanas.
O problema da violência do futebol não é (também é) o Zé ou o Manel que manda uma moeda ou que atira um guarda chuva obviamente e tu acho que também tens noção disso.
O que não invalida que tal como em Inglaterra por exemplo essas pessoas não devam ser castigadas, podem e devem e até existe lei para isso!
Quer admitam quer não, as claques como existem (sem lei e sem rei nem roque) são um problema grave do futebol português, são um antro de crime e problemas para o futebol sem qualquer tipo de controlo. Algumas são usadas quase unicamente para isso sendo o futebol um acessório. E até admito que dentro dos estádios as coisas têm estado mais ou menos geríveis nos últimos anos, fruto de um tratamento da policia estilo animais, infelizmente, tudo gerido em manada.

Já respondi ao Nighthawk acima, mas relativamente ao negrito:
Uma claque não tem nenhum direito de dar os dados dos seus membros sem o consentimento dos mesmos, como é óbvio.
Depois, como é que uma claque, identificando um elemento perturbador, "simplesmente põe-no fora"? Vai proibi-lo de entrar nos estádios? Por muito que o expulsem de sócio da claque, isso não o tira das bancadas... Para actuar sobre criminosos e elementos perturbadores da segurança pública, existem as forças da autoridade, vulgo polícia. São essas que têm de identificar e punir quem infringe a lei. Ou a culpa é do PS pelo Sócrates ter roubado o país? Se calhar, expulsa-se o Sócrates do PS e a coisa resolve-se, é isso?

Tal como disse ao Nighthawk, percebo os vossos pontos de vista, e sei que as claques, no geral, servem de pretexto para muita merd@. Mas não é com medidas discriminatórias, generalizadoras, vagas e com poucos efeitos práticos que se vai afastar o crime das bancadas.
Coitadas das claques que não podem fazer nada. Até queriam expulsar o elemento A que é perturbador mas não podem. Tem de ser a polícia. Mas depois fala-se em defender isto e aquilo. Aí já não é polícia.

A polícia é que tem de punir (não é) os criminosos, mas quando tentam fazer cumprir a lei ai que lá se foram as faixas.

Aqui só enganado quem quer. Todos sabemos a policia e os dirigentes (políticos e desportivos) que temos. E sabemos muito bem as claques que temos, não adianta vir com areia para os olhos. Agora sempre quiseram estar do lado do problema nunca da solução.

Se existisse auto controlo não haveria esta lei. E se não tivessem rabos de palha não teriam problemas com a lei.


Tal como as Guerreiras não têm. Não se subjugaram. São uma claque no verdadeiro sentido, estão para apoiar e ver o Braga. Tanto lhes faz identificarem se como apoiantes do Braga (não deveria ser um orgulho até? ) como não têm problemas em cumprir outras "subjugações" que doiem bem mais, como pagar os seus impostos.

Faz se um alarido por estarem apenas 50 em moreira, mas os bons estavam. Mas por causa de uma faixa os bons já preferem ir pro café? Isto não tem nada a ver com futebol ou o Braga, é apenas rabos de palha.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

tiago1992

A  faixa de uma claque nunca será apenas uma faixa...Se não percebem isso (não são obrigados) não vale a pena falar de mais nada...

Mas continuo sem perceber tanta importância dada as claques. Se não passam de meninos mimados, se não apoiam, se cada vez são menos, deixem-nos estar sossegados. E vejam lá que cá fora nem multas fazemos o clube pagar por isso não sei o porquê de tanta comichão e tanto falatório sobre a nossa ida para o café...

NightHawk

Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 22:03
A  faixa de uma claque nunca será apenas uma faixa...Se não percebem isso (não são obrigados) não vale a pena falar de mais nada...

Mas continuo sem perceber tanta importância dada as claques. Se não passam de meninos mimados, se não apoiam, se cada vez são menos, deixem-nos estar sossegados. E vejam lá que cá fora nem multas fazemos o clube pagar por isso não sei o porquê de tanta comichão e tanto falatório sobre a nossa ida para o café...

Mais uma vez: A importância dada tem a ver com o facto de elas custarem muito dinheiro ao clube/SAD todos os anos só em multas. Para além dos episódios de violência que geram. Porque é que não são os Red ou a BL a pagarem as multas que o clube paga devido ao seu mau comportamento? Ainda não perceberam que só prejudicam o clube?

tiago1992

Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 22:29
Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 22:03
A  faixa de uma claque nunca será apenas uma faixa...Se não percebem isso (não são obrigados) não vale a pena falar de mais nada...

Mas continuo sem perceber tanta importância dada as claques. Se não passam de meninos mimados, se não apoiam, se cada vez são menos, deixem-nos estar sossegados. E vejam lá que cá fora nem multas fazemos o clube pagar por isso não sei o porquê de tanta comichão e tanto falatório sobre a nossa ida para o café...

Mais uma vez: A importância dada tem a ver com o facto de elas custarem muito dinheiro ao clube/SAD todos os anos só em multas. Para além dos episódios de violência que geram. Porque é que não são os Red ou a BL a pagarem as multas que o clube paga devido ao seu mau comportamento? Ainda não perceberam que só prejudicam o clube?

Por isso mesmo agora vamos ficar sempre no café, mas até isso parece que faz comichão...

Mais de metade das multas são ridículas como todos sabemos, mas só se admite isso quando convém...

guerreiro1921

Quote from: Quim on 23 de April de 2019, 15:15
Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 14:47
Há aqui várias coisas em discussão só relativa à lei das claques: 1) concordar ou não com a lei, 2) a praticidade da lei 3) A possível inconstitucionalidade da lei.

A inconsitucionalidade é algo bastante complexo e não basta dizer que é discriminatória para passar a ser inconstitucional. Existem vários fatores como o chamado "espírito/intenção da lei" (para que é que foi criada) e a segurança pública (que é um valor fundamentalnum Estado de Direito). A polícia pode identificar uma pessoa só por achar que ela pode ser suspeita ou pro ter tido um comportamento reprovável para os agentes da autoridade (sim, algo que na realidade é subjetivo). Pode-se achar que é discriminatório, mas é a segurança pública que está em causa e é por isso que é permitido.

Toda a gente sabe quem são as claques organizadas e porque é que a lei foi criada. Pode é a sua praticidade/implementação ser inócua ou facilmente contornável (como os WA identificarem 11 elementos em 2000 ou os SD 700 em 7000), mas isso é outra questão. A lei existe porque a grande maioria das claques são fonte de problemas de segurança pública. Não sou eu que o digo, são as instituições públicas e o Parlamento que viu a necessidade de criar uma lei para tentar resolver o assunto (que provavelmente não vai resolver nada dada a facilidade em ser contornada)

E nós temos exemplos muito claros aqui em Braga: As Braguinhas são um grupo organizado de adeptos legal. Não tiveram nenhum problema em se legalizar. Os Red e os Bracara Legion não se legalizaram. Porquê? A lei é só discriminatória para os Red ou para a BL? Não é para as Braguinhas? Ou a questão é que até ao momento (que eu saiba) nunca houve qualquer problema de segurança e de violência provocado pelas Braguinhas pelo que não têm qualquer problema em se identificarem e o mesmo não acontece nas outras 2?

Não tenho mesmo nada contra as claques, e as Braguinhas são um exemplo de uma claque que não cria problemas, não onera o clube todos os jogos com multas e é legal. Assim sim vale a pena ter claques.
* Gverreiras

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
Chamem "Braguinhas" a qualquer elemento das Gverreiras e vejam as reações delas... Aumentavam logo os casos de violencia  ;D ;D ;D

tiago1992

Quote from: guerreiro1921 on 23 de April de 2019, 23:59
Quote from: Quim on 23 de April de 2019, 15:15
Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 14:47
Há aqui várias coisas em discussão só relativa à lei das claques: 1) concordar ou não com a lei, 2) a praticidade da lei 3) A possível inconstitucionalidade da lei.

A inconsitucionalidade é algo bastante complexo e não basta dizer que é discriminatória para passar a ser inconstitucional. Existem vários fatores como o chamado "espírito/intenção da lei" (para que é que foi criada) e a segurança pública (que é um valor fundamentalnum Estado de Direito). A polícia pode identificar uma pessoa só por achar que ela pode ser suspeita ou pro ter tido um comportamento reprovável para os agentes da autoridade (sim, algo que na realidade é subjetivo). Pode-se achar que é discriminatório, mas é a segurança pública que está em causa e é por isso que é permitido.

Toda a gente sabe quem são as claques organizadas e porque é que a lei foi criada. Pode é a sua praticidade/implementação ser inócua ou facilmente contornável (como os WA identificarem 11 elementos em 2000 ou os SD 700 em 7000), mas isso é outra questão. A lei existe porque a grande maioria das claques são fonte de problemas de segurança pública. Não sou eu que o digo, são as instituições públicas e o Parlamento que viu a necessidade de criar uma lei para tentar resolver o assunto (que provavelmente não vai resolver nada dada a facilidade em ser contornada)

E nós temos exemplos muito claros aqui em Braga: As Braguinhas são um grupo organizado de adeptos legal. Não tiveram nenhum problema em se legalizar. Os Red e os Bracara Legion não se legalizaram. Porquê? A lei é só discriminatória para os Red ou para a BL? Não é para as Braguinhas? Ou a questão é que até ao momento (que eu saiba) nunca houve qualquer problema de segurança e de violência provocado pelas Braguinhas pelo que não têm qualquer problema em se identificarem e o mesmo não acontece nas outras 2?

Não tenho mesmo nada contra as claques, e as Braguinhas são um exemplo de uma claque que não cria problemas, não onera o clube todos os jogos com multas e é legal. Assim sim vale a pena ter claques.
* Gverreiras

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
Chamem "Braguinhas" a qualquer elemento das Gverreiras e vejam as reações delas... Aumentavam logo os casos de violencia  ;D ;D ;D

As guerreiras surgem de dissidentes das braguinhas, daí essa animosidade...Os motivos elas lá saberão (ou sabemos todos...).

Bracarense



Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 23:28

Por isso mesmo agora vamos ficar sempre no café,

A sério?! Obrigado. Isso é o que o pessoal quer.

Voltar ao tempo em que se podia ir ao futebol sem parecer que íamos para uma favela sitiada pela polícia; voltar ao tempo em que podia ir a Guimarães de carro com um ou dois amigos, com cachecol, sentar-me na bancada central e não temer pela minha integridade; voltar ao tempo em que as "claques" eram ultras e não grupos dominados por delinquentes!


PAF

Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 18:28
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 16:45
Quote from: Enorme_Guerreiro on 23 de April de 2019, 14:06
Quote from: PAF on 23 de April de 2019, 13:07
A lei existe porque a quase totalidade das claques têm um sem número de casos de agressões, roubos, vandalismo e outros crimes. Não adianta inventar teorias.
"de pé a cantar e quer levar umas faixas/bandeiras/bombos/megafones para a bancada"
Se as claques fossem isto obviamente nem era preciso nenhuma lei, o problema é que nalgumas isto tornou-se o acessório...
E mais se as claques fossem apenas isto não tenho qualquer dúvida que teriam muitos, mas muitos mais membros.


O nighthawk já respondeu a quase tudo.
Quem deve ser identificado são todos os membros da claque, isso é responsabilidade da claque obviamente, tal como é responsabilidade do Braga saber quem são os seus sócios.


Já respondi ao Nighthawk acima, mas relativamente ao negrito:
Uma claque não tem nenhum direito de dar os dados dos seus membros sem o consentimento dos mesmos, como é óbvio.
Depois, como é que uma claque, identificando um elemento perturbador, "simplesmente põe-no fora"? Vai proibi-lo de entrar nos estádios? Por muito que o expulsem de sócio da claque, isso não o tira das bancadas... Para actuar sobre criminosos e elementos perturbadores da segurança pública, existem as forças da autoridade, vulgo polícia. São essas que têm de identificar e punir quem infringe a lei. Ou a culpa é do PS pelo Sócrates ter roubado o país? Se calhar, expulsa-se o Sócrates do PS e a coisa resolve-se, é isso?

Tal como disse ao Nighthawk, percebo os vossos pontos de vista, e sei que as claques, no geral, servem de pretexto para muita merd@. Mas não é com medidas discriminatórias, generalizadoras, vagas e com poucos efeitos práticos que se vai afastar o crime das bancadas.

Apaguei os quotes para não ficar demasiado extenso (espero não ter feito asneira)

Perguntas como é que uma claque põe um membro fora? Estás a gozar certo?
Uma resposta estúpida à altura seria... da mesma forma que tratam adeptos adversários!! Serve?
Só faz parte da claque quem os seus membros querem, ou alguém tem duvidas disso?
O heroi que arma problemas no seio da claque, sozinho mete o rabo entre as pernas e vai à sua vida! Ou tens duvidas disso? ( nem sequer vai ao estádio tão pouco...)
Numa coisa concordamos, a policia serve par apanhar criminosos... se calhar por isso as claques têm que ser acompanhadas desde há uns anos para cá. (isto não afz sentido, porque o futebol deveria ser uma grande festa)
As claques são antes de mais um problema delas próprias e não da policia. Se elas não quiserem no estado atual de coisas a policia não vai resolver nada. Os policias querem é paz e sossego. Dão umas bastonadas de quando em vez e querem que o pessoal se lixe. Mesmo que eles atuem a jusante ninguém faz nada e no fims erve apenas para eles perderem tempo das suas vidas.

O PS não tem culpa nenhuma,é apenas uma instituição composta por pessoas, mas as pessoas que acompanhavam Sócrates no Governo não tenho qualquer duvida que têm responsabilidades mais que óbvias. Ou estavam todos a dormir enquanto ele roubava/gastava milhões?
Aplicando às claques, estas enquanto instituições não têm culpa, mas as pessoas que as compõem não podem ignorar a má fama que têm... não é só bota abaixo que nasceu do nada, infelizmente tem uma razão de ser.
E como já disse acima, o que se vê/lê, é querer continuar o mesmo caminho, completamente alheados da realidade (felizmente nem todos, acho que já há muito que não se via conversa sobre claques tão civilizada no forum), e isto nem tem a ver com legalização ou não, tem a ver mesmo com o que se perspectiva de futuro, ideias e ideais, parece-me tudo cada vez mais longe da realidade que se quer para o futebol. Infelizmente também parece o caminho do futebol português, rumo ao abismo.

As pessoas em geral só se preocupam com as claques porque elas interferem com a sua ida ao futebol. Eu vou ao jogo no domingo (por acaso é quase certo que não vou...)  e arrisco-me a acabar no hospital, esta é a realidade que preocupa o pessoal. Para mim multas, fumos, tarjas, petardos nem me aquecem nem me arrefecem. Preocupa-me apenas a minha segurança. Sendo um pouco irónico diria que as claques do Braga não me preocupam, preocupam-me as outras, dos outros clubes essas é que são o perigo para mim.

tiago1992

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 00:42


Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 23:28

Por isso mesmo agora vamos ficar sempre no café,

A sério?! Obrigado. Isso é o que o pessoal quer.

Voltar ao tempo em que se podia ir ao futebol sem parecer que íamos para uma favela sitiada pela polícia; voltar ao tempo em que podia ir a Guimarães de carro com um ou dois amigos, com cachecol, sentar-me na bancada central e não temer pela minha integridade; voltar ao tempo em que as "claques" eram ultras e não grupos dominados por delinquentes!

Ahahahahahahahahahahahahahahah...Tanta raiva acumulada credo 😂😂😂😂

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 18:29
A lei existe porque há um problema com as claques. Um problema de segurança pública. Ponto.
Provavelmente a lei não aquece nem arrefece e até está mal feita vendo que é muito fácil de contornar (pode até ser discriminatória mas duvido muito que seja inconstitucional porque está a segurança pública em risco e o seu "espírito" é bem claro), mas existe porque existe um problema de segurança público com as claques.

E não vale a pena tapar o sol com a peneira, porque os Red Boys, a BL ou qualquer outra claque bem conhecida não é o mesmo que te juntares com os teus amigos e ficar de pé a cantar. E não é a mesma coisa porque existe um histórico de detenções, distúrbios e episódios violentos associados a esses grupos de pessoas. A PSP sabe quem são os Red Boys. Não conhecem os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo". Mas se "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" criar distúrbios por 2 ou 3 jogos seguidos podes ter a certeza que passas a ser considerado claque pela PSP. Para além disso, duvido que os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" sejam uma associação ou uma empresa como são a maioria das claques (ou seja, são uma pessoa coletiva perfeitamente identificável e que têm sócios ou funcionários).

Dizer que os Super Dragões são só um grupo de amigos do Macaco que se juntam para ver a bola aos fins de semana e a mesma coisa que tu te juntares com os teus amigos para ver a bola e que os SD não podem ser tratados de forma diferente dos teus amigos é só demagogia. Nem sequer perante a lei (pois os SD são uma associação registada).

Mais uma vez, não dizes mentira nenhuma e percebo o teu ponto de vista. No entanto, a lei continua a ser estúpida, no meu ponto de vista. As claques são associações registadas? Certo, da mesma maneira que o SCBraga está registado, eu sou sócio e não tenho de me identificar em lado nenhum para entrar no estádio. Esta lei basicamente diz assim: "vocês aí têm de se identificar, porque se houver ***** é daí que vem de certeza, e assim nós podemos conseguir identificar-vos aí no meio". E isso para mim é preconceituoso e discriminatório, porque se os problemas surgirem doutro grupo de adeptos que não uma claque, aí já não existe esta premissa. Para mim esta lei não faz sentido, o correcto seria fazer como em Inglaterra: quem erra, é identificado e castigado, independentemente de ser um hooligan ou de serem 2 amigos bêbedos a gozarem com a queda do avião onde morreu o Emiliano Sala. Isso para mim é que é ser justo. Mas pronto, eu acho que nesta discussão (saudável, pelo menos da minha parte, da tua e do PAF) se misturam opiniões concretas do caso com maneiras de ver a vida e até ideologia política, por isso acho que ninguém vai mudar de opinião com esta discussão.
Para vocês, a lei faz sentido pelo passado das claques.
Para mim, a lei não faz sentido, apesar do passado das claques. Por muito que eu ache que a violência no desporto é um problema gravíssimo, continuo a defender que a lei deve ser igual para todos, e neste caso isto é uma lei específica para um subgrupo de adeptos de futebol, que os discrimina em relação aos outros, ainda que eu reconheça que no seio destes grupos há um maior potencial de distúrbio que nos outros. No entanto, continuo com a ideia que se devem castigar os elementos perturbadores, venham eles de onde vierem, em vez de estabelecermos a sua origem à partida.

E aqui encerro a minha participação nesta discussão. Uns concordam comigo, outros não, mas acho que fiz entender a minha opinião  ;)

Bracarense


D_PAC

São assuntos importantes, mas infelizmente é gasta muita energia a discutir o acessório e não o cerne da questão.

Há erros de parte a parte, erros esses que tem de ser analisados para os evitar no futuro!

É tempo de união!
#VãoTerDeContarConnosco

Grilo 21

Quote from: Enorme_Guerreiro on 24 de April de 2019, 10:25
Quote from: NightHawk on 23 de April de 2019, 18:29
A lei existe porque há um problema com as claques. Um problema de segurança pública. Ponto.
Provavelmente a lei não aquece nem arrefece e até está mal feita vendo que é muito fácil de contornar (pode até ser discriminatória mas duvido muito que seja inconstitucional porque está a segurança pública em risco e o seu "espírito" é bem claro), mas existe porque existe um problema de segurança público com as claques.

E não vale a pena tapar o sol com a peneira, porque os Red Boys, a BL ou qualquer outra claque bem conhecida não é o mesmo que te juntares com os teus amigos e ficar de pé a cantar. E não é a mesma coisa porque existe um histórico de detenções, distúrbios e episódios violentos associados a esses grupos de pessoas. A PSP sabe quem são os Red Boys. Não conhecem os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo". Mas se "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" criar distúrbios por 2 ou 3 jogos seguidos podes ter a certeza que passas a ser considerado claque pela PSP. Para além disso, duvido que os "Amigos da tua rua que se juntaram para ver um jogo" sejam uma associação ou uma empresa como são a maioria das claques (ou seja, são uma pessoa coletiva perfeitamente identificável e que têm sócios ou funcionários).

Dizer que os Super Dragões são só um grupo de amigos do Macaco que se juntam para ver a bola aos fins de semana e a mesma coisa que tu te juntares com os teus amigos para ver a bola e que os SD não podem ser tratados de forma diferente dos teus amigos é só demagogia. Nem sequer perante a lei (pois os SD são uma associação registada).

Mais uma vez, não dizes mentira nenhuma e percebo o teu ponto de vista. No entanto, a lei continua a ser estúpida, no meu ponto de vista. As claques são associações registadas? Certo, da mesma maneira que o SCBraga está registado, eu sou sócio e não tenho de me identificar em lado nenhum para entrar no estádio. Esta lei basicamente diz assim: "vocês aí têm de se identificar, porque se houver ***** é daí que vem de certeza, e assim nós podemos conseguir identificar-vos aí no meio". E isso para mim é preconceituoso e discriminatório, porque se os problemas surgirem doutro grupo de adeptos que não uma claque, aí já não existe esta premissa. Para mim esta lei não faz sentido, o correcto seria fazer como em Inglaterra: quem erra, é identificado e castigado, independentemente de ser um hooligan ou de serem 2 amigos bêbedos a gozarem com a queda do avião onde morreu o Emiliano Sala. Isso para mim é que é ser justo. Mas pronto, eu acho que nesta discussão (saudável, pelo menos da minha parte, da tua e do PAF) se misturam opiniões concretas do caso com maneiras de ver a vida e até ideologia política, por isso acho que ninguém vai mudar de opinião com esta discussão.
Para vocês, a lei faz sentido pelo passado das claques.
Para mim, a lei não faz sentido, apesar do passado das claques. Por muito que eu ache que a violência no desporto é um problema gravíssimo, continuo a defender que a lei deve ser igual para todos, e neste caso isto é uma lei específica para um subgrupo de adeptos de futebol, que os discrimina em relação aos outros, ainda que eu reconheça que no seio destes grupos há um maior potencial de distúrbio que nos outros. No entanto, continuo com a ideia que se devem castigar os elementos perturbadores, venham eles de onde vierem, em vez de estabelecermos a sua origem à partida.

E aqui encerro a minha participação nesta discussão. Uns concordam comigo, outros não, mas acho que fiz entender a minha opinião  ;)

E aqui vai a minha pergunta, e as claques que estão legalizadas como SD, JL, os espanhois. Essas claques já tiveram incidentes bastante graves (estou me a lembrar dos cantigos dos SD no pavilhão deles, ou invasao ao centro de treinos dos arbitros, a invasão dos JL a alcochete e os espanhois tb já tiveram atitudes racistas e já tentaram agredir a sua própria equipa). As claques como um todo foram prejudicadas ou apenas os individuos que cometeram, é que foram? É que tenho ideia que só as pessoas que cometeram é que tiveram problemas.

É que identificar pessoas não faz com que essas pessoas sejam acusadas de algo ou tenham problemas. Quando um policia nos pede para identificar-nos,  não quer dizer que iremos ter problemas. Agora pode-se retorquir que só pedem as claques legalizadas para ser identificadas e não pedem a qualquer outra pessoa no estadio. Mas alguma das claques legalizadas tiveram problemas (isto é todas as pessoas que estao identificadas), por algum incidente originado por alguem fora da claque?

Qualquer das formas concordo que a lei está discriminatória mas é a que existe. Agora eu tenho a opinião que deveria ser criado uma especie de Passport do Adepto (como foi feito no Mundial) e toda a gente que entra no estádio tem de estar devidamente identificada. Ou seja para entrar no estadio deve ser necessario não só um cartao de socio / ou bilhete bem como o Passporte do Adepto. Porque assim quem fizer alguma asneira pode ser rapidamente identificado .

tiago1992

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 11:08


Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 06:27
Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 00:42


Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 23:28
Ahahahahahahahahahahahahahahah...Tanta raiva acumulada credo [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Porquê?
Toquei-te na ferida?

Sim tocas-te...Descobriste-me a careca de tal forma que hoje nem vou dormir de noite...

PAF

grilo 21
alguns dos casos devem andar aí perdidos pela justiça. Os que são fora de estádios ou não diretamente ligados com o jogo, estão na justiça civil.
Noutros simplesmente a lei não é aplicada é tudo arquivado.
O passaporte do adepto era interessante. Mas só tem aplicação se houver justiça a funcionar, senão fica tudo na mesma.

Bracarense

Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 12:59
Sim tocas-te...Descobriste-me a careca de tal forma que hoje nem vou dormir de noite...

Fazes mal. O sono é meio sustento, já diz o ditado.

Além do óbvio discordar da lei (um direito de todos mas que não isenta de a cumprir) qual é a posição das "claques" em relação às multas e particularmente à destruição de cadeiras? Qual foi o valor comparticipado pelas "claques" para a reparação de cadeiras realizada por elementos dessas claques enquanto exerciam a sua peculiar forma de participar no espectáculo futebol? Se as "claques" são adeptos iguais aos outros, qual o nº de lugares anuais adquiridos pelas claques que lhes dá o direito a ocuparem em todos os jogos em casa o mesmo espaço numa das bancadas com mais procura de lugares anuais no inicio da época?

tiago1992

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 13:58
Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 12:59
Sim tocas-te...Descobriste-me a careca de tal forma que hoje nem vou dormir de noite...

Fazes mal. O sono é meio sustento, já diz o ditado.

Além do óbvio discordar da lei (um direito de todos mas que não isenta de a cumprir) qual é a posição das "claques" em relação às multas e particularmente à destruição de cadeiras? Qual foi o valor comparticipado pelas "claques" para a reparação de cadeiras realizada por elementos dessas claques enquanto exerciam a sua peculiar forma de participar no espectáculo futebol? Se as "claques" são adeptos iguais aos outros, qual o nº de lugares anuais adquiridos pelas claques que lhes dá o direito a ocuparem em todos os jogos em casa o mesmo espaço numa das bancadas com mais procura de lugares anuais no inicio da época?

Paras-te no tempo...Essa dos sócios e lugares anuais pegava há uns tempos.Agora já não pega.Actualiza-te... E a prova de que ninguém é sócio são as assembleias gerais do clube. Se vais já devias ter percebido isso... E quanto a lugares anuais no próximo jogo fica nos torniquetes e vê como a malta entra. Vias ficar supreendido garanto-te...