News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

artigo DM - ORGULHO MINHOTO

Started by cardoso, 15 de March de 2007, 00:41

Previous topic - Next topic

cardoso

Honoré de Balzac, grande romancista francês do século XIX escreveu: "a vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento". O Braga perdeu com o Tottenham. Escrevo poucas horas após o jogo. E, como adepto braguista, o meu sentimento dominante é o orgulho. Um imenso orgulho por esta cidade, por este clube, por estes jogadores, equipa técnica, presidente e adeptos. Perdemos porque não temos os milhões. Mas ganhámos o orgulho que vem da vontade.
Há coisas que nunca um adepto dos "grandes" poderá compreender: como se pode sentir orgulho após uma derrota. Em Londres, as camisolas do Braga fizeram o poderoso Tottenham festejar efusivamente uma vantagem tangencial e queimar tempo para segurar a magra vantagem. Ser braguista é, essencialmente isto: ter orgulho nos nossos mesmo quando perdem.
É evidente, no entanto, que há conclusões menos poéticas a retirar: fizemos uma carreira excelente na taça UEFA. Eliminámos duas equipas italianas e deixámos para trás o Grashoppers e o Liberec, num grupo de onde poucos esperavam que o Braga saísse. Aumentámos o nosso prestígio na Europa e talvez tenhamos ganho uns "cobres". No entanto, quantos jogos da Liga não foram afectados pela carreira europeia? Teoricamente, o grupo de trabalho não privilegiou a UEFA em detrimento da Liga. Mas todos vemos que em vésperas de confronto europeu ou no jogo posterior, o rendimento na Liga não é o mesmo, como vimos no passado fim de semana. É certo que o plantel é curto e um jogo europeu pode dar aos jogadores uma projecção muito maior. Mas o que ficaria para a história seria uns oitavos de final da UEFA ou um terceiro lugar na Liga. Pessoalmente fico com a sensação que uma concentração maior na Liga poderia fazer com que a diferença pontual em relação ao terceiro lugar fosse bem menor.
É claro que seria um disparate desprezar a competição europeia. Mas é uma questão de prioridade. Neste momento, como muitos "doutorados" já reconhecem, o Braga é o quarto clube português. Qual deverá ser a prioridade seguinte: alcançar uns quartos de final numa taça UEFA ou conseguir um lugar entre os três primeiros num campeonato?
Penso que a aposta deve ser claramente na segunda opção. Porque a recompensa da história seria maior e até os cofres se sentiriam mais felizes.
Para já, cumprida com brilhantismo a demanda europeia, temos nove jornadas para tentarmos recuperar o maior número possível de pontos em relação ao terceiro classificado. O futebol que mostramos em Londres dá-nos, ainda, o direito a sonhar. Por outro lado temos um outro sonho a cumprir: a Taça de Portugal. Um sonho que está bem ao nosso alcance. Com o querer que esta equipa manifestou; como a organização e o saber que o surpreendente Jorge Costa tem revelado e com a força que A. Salvador tem transmitido ao grupo, tenho a certeza que, ainda nesta época podemos marcar o ponto na História. Haja querer, haja força, haja orgulho nesta bandeira, nesta cidade e neste glorioso vermelho de mangas brancas.
Para já, fica aqui o meu agradecimento a todos aqueles bravos que colocaram o Tottenham em respeito; que mostraram à Europa que nós já não somos os pequeninos destinados a fazer o papel do bombo. Porque pequenos são aqueles que não têm orgulho nem querer. Agora, vamos olhar para a frente. Vamos enfrentar o Naval e o Varzim com a mesma modéstia, o mesmo querer e o mesmo orgulho nos nossos valores. Se assim for, as alegrias desta época estarão apenas a começar.

Peixoto

Dá-lhe cardoso!!! ;D   mais uma vez na "mouche" com o nosso orgulho braguista!

Acredito que conseguimos chegar ao 3º lugar e à final da taça (e ganhá-la!) mas como dizes e bem, é preciso modéstia e muita humildade para o conseguir.
Tenho fé nos jogadores, na equipa técnica e direcção. Temos tudo para brilhar e dignificar cada vez mais este nosso ENORME SCBraga.
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

lipe

Cardoso há pessoas que ficam admiradas que, quando o ENORME joga na UEFA fora de casa, eu cumpra com um ritual que é levar a camisola do MÀGICO vestida para o trabalho.Só lhes digo: paixão meus amigos, orgulho em ser deste clube porque ser adepto de um dos 3M é muito fácil.
Este clube para mim é como um vicio mas saudavel.

ORGULHO!!!!
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

João Pedro

Quote from: cardoso on 15 de March de 2007, 00:41
...como adepto braguista, o meu sentimento dominante é o orgulho. Um imenso orgulho por esta cidade, por este clube, por estes jogadores, equipa técnica, presidente e adeptos. Perdemos porque não temos os milhões. Mas ganhámos o orgulho que vem da vontade.
Há coisas que nunca um adepto dos "grandes" poderá compreender: como se pode sentir orgulho após uma derrota.

é aqui que me revejo (e voces tambem) muito!!! quando estava a ver o jogo contra o Tottenham em casa, nao deu para me chatear porque sabia da diferença entre as equipas. e como eu muita gente sabia disso mesmo (ao meu lado estava um membro deste forum, penso que o Afonso Matos, e ele tambem sentia o mesmo). sentia orgulho de estarmos na UEFA e sentia orgulho por aquela recuperaçao. agora no jogo da segunda mao senti orgulho de marcarmos mais dois golos aos ingleses e ameaçarmos a vantagem que eles tinham. ainda demos algum trabalho a uma equipa bem superior à nossa.

quanto ao campeonato... bem, o que quero mesmo é ir as competiçoes europeias novamente. nao penso no 3º lugar. actualmente é uma miragem. sao muitos pontos e estar a impor a equipa esse objectivo so pode servir para colocar pressao desnecessaria. temos valor para ficar em quarto. e depois disso reforçar certos sectores para no proximo ano sim atacar o 3º lugar ou melhor ainda.

sevla

Que paleio. Ao menos podiam eskrever coisas que se entendem. Um fórum não devia ser para fazer testamentos.

JR1287

Quote from: sevla on 15 de March de 2007, 19:09
Que paleio. Ao menos podiam eskrever coisas que se entendem. Um fórum não devia ser para fazer testamentos.

Oh amigo, ainda agora chegaste e já vens cheio de pedalada; 4 notas só para ti:

1) Bem vindo ao fórum
2) Já enviaste muitas mensagens, mas quero ver se aguentas este ritmo de posts
3) Tens de ser menos agressivo
4) O nosso forista Cardoso escreve, todas as semanas, uma crónica no Diário do Minho, que é publicada todas as sextas-feiras. E o Cardoso tem a gentileza de a publicar ANTES aqui, todas as quintas-feiras. E eu agradeço-lhe, porque gosto muito de as ler. Claro que nem sempre concordo com tudo o que ele diz, mas RESPEITO sempre a sua opinião e a sua forma de escrever. Se te queres dar bem por aqui, tens de saber fazer isso: RESPEITAR todas as opiniões, mesmo que não concordes com elas, e todos os estilos de escrita, sejam curtos ou longos, bem ou mal escritos, gramaticamente correctos ou cheios de erros ortográficos. Faz isso e vais gostar de cá estar e de interagir connosco; sê agressivo e recebes agressividade em troca.

sevla

peço desculpa, realmente foi um bocado bruto. Mas não keria ofender, só acho que as pessoas k escrevem muito ficam chatas e n dá gosto ler

JR1287

Quote from: sevla on 15 de March de 2007, 19:22
peço desculpa, realmente foi um bocado bruto. Mas não keria ofender, só acho que as pessoas k escrevem muito ficam chatas e n dá gosto ler

Por mim estás desculpado, mas tem cuidado para o futuro (já vi que foste, novamente, um bocadinho agressivo no tópico que critica o facto de haver jogadores que fumam - aí está, é uma questão de opiniões, e TEMOS DE RESPEITAR TODAS AS OPINIÕES, CONCORDEMOS OU NÃO COM ELAS!)

Anabela

As crónicas do Cardoso e textos de outros membros do fórum, nem que tivessem 3 páginas, dariam sempre gosto de ler!

aurelio

Quote from: Anabela on 15 de March de 2007, 20:47

As crónicas do Cardoso e textos de outros membros do fórum, nem que tivessem 3 páginas, dariam sempre gosto de ler!

Ora nem mais...

ZGANDULO

Bravo CARDOSÃO!!!

Achega-lhe Home!!! ;D ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

pamg

O texto reflecte o sentimento dos verdadeiros braguistas, esta muito bom, e como diz o Marcelo Rebelo de Sousa, o braguista  "mais conhecido" neste país, merece nota máxima!

Se o titulo do artigo é em relação ao que sentimos, nós que apoiaomos sempre o Braga, sim tenho orgulho em ser minhoto. Se o titulo se refere a toda a população do minho em que muitos e muitos não ligam ao clube da capital minhota e concerteza não têm orgulho na campanha europeia do SCB, aí o orgulho não é minhoto, é so Braguista. Claro que existem braguistas não so em Braga. Acho que me consegui explicar bem. :-\ :-\ :-\

cardoso

Pamg
o título "minhoto" é propositado. Quem é o orgulho do Minho, quem é? ;)

alves ao contrário
tenho uma ideia: podes ler uma linha de cada vez que vens ao fórum. Assim fica menos chato. Um testamento lido às linhinhas é muito mais agradável e sempre desenvolve a capacidade de leitura...

BRAGA FOREVER

Quote from: cardoso on 15 de March de 2007, 00:41
Haja querer, haja força, haja orgulho nesta bandeira, nesta cidade e neste glorioso vermelho de mangas brancas.

Depois da minha familia, estes são os meus ideais que fazem com que o meu coração continue a bater até que a morte me separe desta cidade e deste grandioso clube! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

pamg

Quote from: cardoso on 16 de March de 2007, 00:08
Pamg

Bem pensado!! Por acaso ainda não tinha visto por esse lado. ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

lipe

Quote from: sevla on 15 de March de 2007, 19:09
Respeito para com o Cardoso.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Pé Ligeiro

Pamg

alves ao contrário
tenho uma ideia: podes ler uma linha de cada vez que vens ao fórum. Assim fica menos chato. Um testamento lido às linhinhas é muito mais agradável e sempre desenvolve a capacidade de leitura... ;)

Muito bem Cardoso, vamos contribuir para acabar com a iliteracia neste país! ;)

Quanto ao texto em si, concordo em parte. Parece-me que sempre que o Braga participar em competições europeias (espero que seja todas as épocas), haverá um desgaste acrescido, que terá que ser encarado como normal e teremos que ter um plantel capaz de fazer face a essa maior exigência. Um terceiro lugar no campeonato ficaria na história, assim como atingir os quartos-de-final da Taça UEFA ou mais, também ficaria na história. Uma coisa não exclui obrigatoriamente a outra. Como equipa grande que se quer assumir como tal, tem que estar preparada para atacar em várias frentes, pois caso contrário, não valeria a pena qualquer qualificação para uma competição europeia.

BRAGA SEMPRE MAIS!

FIDELIS

" Haja querer, haja força, haja orgulho nesta bandeira, nesta cidade e neste glorioso vermelho de mangas brancas."

sem tirar....nem pôr
até me fazes chorar rapaz

Força Braga
Fidelis Bracara
Braga e Basta

Vlad

Quote from: Ferreira-Braga on 16 de March de 2007, 01:37
Pamg

alves ao contrário
tenho uma ideia: podes ler uma linha de cada vez que vens ao fórum. Assim fica menos chato. Um testamento lido às linhinhas é muito mais agradável e sempre desenvolve a capacidade de leitura... ;)

Muito bem Cardoso, vamos contribuir para acabar com a iliteracia neste país! ;)

Quanto ao texto em si, concordo em parte. Parece-me que sempre que o Braga participar em competições europeias (espero que seja todas as épocas), haverá um desgaste acrescido, que terá que ser encarado como normal e teremos que ter um plantel capaz de fazer face a essa maior exigência. Um terceiro lugar no campeonato ficaria na história, assim como atingir os quartos-de-final da Taça UEFA ou mais, também ficaria na história. Uma coisa não exclui obrigatoriamente a outra. Como equipa grande que se quer assumir como tal, tem que estar preparada para atacar em várias frentes, pois caso contrário, não valeria a pena qualquer qualificação para uma competição europeia.

Excelente Cardoso!! Por favor nunca deixes de nos brindar com os teus testamentos!

De resto, concordo com o Ferreira-Braga. Temos é que estar preparados para as várias frentes. Percebo o ponto de vista do Cardoso ao sugerir que é melhor um 3.º lugar na liga do que os 1/4 final da Taça Uefa... mas, para além de ser histórico, de que serve o 3.º lugar na liga se depois nos vamos andar a lamentar que jogos na liga dos campeões (ou uefa) são em elevado número para as nossas pernas? Temos é que estar preparados, e ter um plantel capaz de dar resposta às exigências.

Se nós nos queixamos de muitos jogos... o que dirão os jogadores do Tottenham que à altura do jogo com o Braga já tinham mais 14 jogos nas pernas que o Braga? Tudo bem que são de outro nível, e que o plantel deles é mais extenso... Mas e aquele Berbatov? Com não sei quantos jogos nas pernas nas últimas duas semanas e arranca aquela exibição de luxo contra o Braga? Além dos golos e assistências... o homem joga, faz jogar, corre, vai buscar à frente, passa, recebe, vai buscar ao centro, vai ao flanco, vai ao outro flanco... ***** lá o gajo. Que delícia de jogador. Será que fuma?  ;D ;D ;D ;D ;D
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Vlad e Ferreira
É disto que eu gosto: confronto de pontos de vista. Às vezes as coisas não correm bem neste fórum porque muita gente confunde a divergência saudável de pontos de vista com o confronto radical de opiniões. Isto não é armar em superior porque eu também já caí nesse erro.
O vosso ponto de vista é perfeitamente compatível com o meu:
A meu ver devemos, como dizia Jack o estripador, "ir por partes". Penso que a aventura europeia dá prestígio, ajuda-nos a progredir mas o que me custa é ver pontos perdidos na Liga porque os jogadores estão "com a cabeça na Europa". É só por isso. Podiamos estar outra vez a morder os calcanhares à lagartagem se não tivessemos perdido tantos pontos em vésperas de confronto europeu ou no jogo seguinte, em que eu noto (estarei errado?) um certo relaxamento.
De resto, concordo com vocês: a UEFA é um trampolim indispensável para o prestígio e longe de mim pensar que nos poderiamos baldar.
Isto, no fundo, vai dar sempre ao mesmo: à necessidade de um crescimento sustentado e sustentável. E as bases desse crescimeto passam por muita coisa: sucesso desportivo mas também finanças, marketing, adeptos, sócios, publicidade, televisão, jornais, influência na Liga, etc etc.