News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

artigo DM - ORGULHO MINHOTO

Started by cardoso, 15 de March de 2007, 00:41

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 16 de March de 2007, 16:32
a meu ver devemos, como dizia Jack o estripador, "ir por partes". Penso que a aventura europeia dá prestígio, ajuda-nos a progredir mas o que me custa é ver pontos perdidos na Liga porque os jogadores estão "com a cabeça na Europa". É só por isso. Podiamos estar outra vez a morder os calcanhares à lagartagem se não tivessemos perdido tantos pontos em vésperas de confronto europeu ou no jogo seguinte, em que eu noto (estarei errado?) um certo relaxamento.

A edição do Record de hoje apresenta uma estatística interessante: nos 9 encontros que disputámos na ressaca de jogos da UEFA, fizemos 12 pontos em 27 possíveis, resultado de 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas! 15 pontos desperdiçados!

Bicho

Sr. Cardoso; Leio os seus artigos com atenção no DM todas as sextas feiras. Acho que você dá 10 a zero a muitos jornaleiros profissionais dos grandes diários desportivos. No entanto será que essas crónicas que eu subscrevo quase sempre na totalidade, poderão ultrapassar as fronteiras regionais e chegar mais longe? Seria bom que isso acontecesse. Quero felicitá-lo, pois é com braguistas como você ( e eu ) que o nosso clube pode crescer.Continue por favor   :D :D :D :D :D :D

Nuno Bento

Mais uma peça brilhante do nosso Fernão Lopes oficioso.
Para o crescimento do SC Braga e fundamental jogarmos na Europa.
Os nossos problemas com os Ingleses foram fundamentalmente a experiência internacional e o rítmo, o rítmo não se consegue no pachorento campeionato português. A experi~encia internacional, só participando.
Estou convencido que se continuarmas a participar vamos colher mais benefícios mesmo para consumo interno que perjuízos.

Viva Famalicão!

Saudações braguistas

KRAKATOA1921

Estas crónicas são já um habitué deste forum.

Eu aqui escrevo há pouco tempo, mas acompanho há muito. Tive que quebrar a barreira da timidez. :-[

Mas já antes lia as crónicas made in Cardoso porque são sempre sobre o nosso Braga e de uma pertinência deliciosa.

É como aquele compromisso da semana, inadiável e incontornável: ler a crónica no DM do Cardoso.

Quanto à discussão actual:
O próximo passo a dar? Aumentar a nossa dimensão nacional. A dimensão europeia viria depois.

Gente, enquanto não ficarmos pelo menos em 3º lugar, à frente de um dos três metralhas (adorei este termo absorvido neste forum!!) não seremos reconhecidos. Aqui o Cardoso tem toda a razão!

E sabem qual é a minha maior e actual frustração? É saber que temos tido equipa para tal e que depois disso, viria um hipotético lugar na Champions...!!

Em anos anteriores foram as lesões no fim da época; este ano foi uma longa jornada na taça UEFA; que virá a seguir?... dá que pensar!

Onde estamos a falhar para não dar "aquele passo"? Onde, raios? E Portugal está a meter 3 equipas na Champions... Tem que ser um destes próximos anos... Tem que ser!!

E estamos a caminho de mais um ano a ficar a olhar prós 3 metralhas de baixo para cima... Isto é que me faz explodir tipo krakatoa!! ...da-se!!!

1

Concordo com quase tudo, acho que os jogadores têm a obrigação de aguentar 2 jogos por semana (se em Inglaterra aguentam porque é que nós não aguentamos? os jogadores Portugueses quando vão para lá aguentam na mesma) e também com o que tu chamas "saber do Jorge Costa"... infelizmente acho que esse saber já nos fez empatar com o Beira-Mar e tirou-nos hipóteses de acabar o jogo a pressionar mais o Tottenham com a saída do Zé do Golo.

Só esperando para ver como sempre vou dar o beneficio da duvida.

cardoso

BICHO (gand'a nick :) )
Não me chames "senhor Cardoso" que me pões nervoso :D
Esses elogios deixam-me completamente desajeitado...
em relação a outros "voos" digo-te sinceramente e sem falsas modéstias que não me agradariam nada. Quem me conhece sabe que isto é verdade.

Quote from: KRAKATOA1921 on 16 de March de 2007, 18:53
Onde estamos a falhar para não dar "aquele passo"? Onde, raios? E Portugal está a meter 3 equipas na Champions... Tem que ser um destes próximos anos... Tem que ser!!

Isto dá para outro tópico... Falta tanta coisa para o salto!!! Prometo, com mais tempo do que tenho agora, voltar ao assunto.

Caro 1

O Jorge Costa tem muito pouca experiência como treinador. Isso dá-lhe um certo crédito para fazer coisas com as quais nem sempre concordámos (mudar a equipa radicalmente de um jogo para outro, colocar muita pressão na faixa central descurando os flancos, insistir em jogadores que rendem pouco...) mas no geral estou satisfeito; talvez porque as minhas expectativas em relação a ele eram quase nulas. Por outro lado, enquanto ele for treinador do Braga e enquanto o "crédito" durar ele será para mim um "sábio", um "guru" como foram todos os outros que serviram o enorme.

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 16 de March de 2007, 16:38
nos 9 encontros que disputámos na ressaca de jogos da UEFA, fizemos 12 pontos em 27 possíveis, resultado de 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas! 15 pontos desperdiçados!

Aí está... estamos a 11 da lagartada.

tony21

;D ;D ;D ;D ;D Grande senhor Cardoso !!!! Cardoso a presidente !!!!

Bicho

;) Cardoso; Quando não conheço as pessoas trato-as no mínimo por " você "; Continue a escrever as suas crónicas mostrando todo o seu braguismo, ao contrário de um que tb. escreve (?) às 6ª feiras no D.M. e balanceia entre o Braga e o " metralha" de lisboa que equipa de " encarnado", tem uma costela de lampião; Quanto ao nick , já percebeu que é uma homenagem ao J. Costa; Espero que dê sorte  :D :D :D :D

4338

Quote from: sevla on 15 de March de 2007, 19:09
Que paleio. Ao menos podiam eskrever coisas que se entendem. Um fórum não devia ser para fazer testamentos.

LOL
com calma amigo com calma......ah e convem seres 'menos agressivo'

cumprimentos e bem vindo

jmmarques

sevla

Quote from: 6589 on 16 de March de 2007, 21:31
Quote from: sevla on 15 de March de 2007, 19:09
Que paleio. Ao menos podiam eskrever coisas que se entendem. Um fórum não devia ser para fazer testamentos.

LOL
com calma amigo com calma......ah e convem seres 'menos agressivo'

cumprimentos e bem vindo

jmmarques
já pedi desculpa.
vão passar o tempo a implicar comigo e depois inda dizem k eu sou isto e aquilo e k voces é k são bons?

braguista365

Excelente!
Cardoso no melhor!Ja vejo daqui a uns anos os professores a classificar textos como "Cardosianos"!
É aquele sentimento que não se consegue explicar apenas sentir!e o significado mais proximo é orgulho,mas penso,penso não, tenho a certeza que é muito mais do que orgulho!
Quando um adepto de um dos 3 estarolas me vê chegar com um sorriso nos labios depois de uma derrota do Enorme,e me pergunta porque estou a sorrir?se eu perdi?
Apenas digo que é algo que eles nunca irão sentir,o orgulho de saber que os nossos jogadores deram o possivel e o impossivel,não para trazer apenas a vitoria para casa mas sim tentar dignificar ao maximo o emblema e a cidade que eles representam,e que felizmente e orgulhosamente é a minha tambem!

lipe

Quote from: cardoso on 16 de March de 2007, 19:33
Quote from: Pedro Ribeiro on 16 de March de 2007, 16:38
nos 9 encontros que disputámos na ressaca de jogos da UEFA, fizemos 12 pontos em 27 possíveis, resultado de 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas! 15 pontos desperdiçados!

Aí está... estamos a 11 da lagartada.
A época passada aquando da deslocação ao Dragão ( sensivelmente no mesmo momento da época ) com o empate alcançado ficamos com 40 pontos.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Afonso Matos

Não se esqueçam que já vamos no terceiro treinador da época.
Isso paga-se com um abaixamento do rendimento das equipas.
Espero que consigamos o apuramento para a UEFA. Vai ser dificil.

Quote from: braguista365 on 17 de March de 2007, 16:29
Excelente!
Cardoso no melhor!Ja vejo daqui a uns anos os professores a classificar textos como "Cardosianos"!

"Textos Cardosianos"... gostei! tem pinta!

- Sobre o clube, os desejos, as expectativas, as ambições, o Sonho, acho que estamos todos de acordo. Estamos todos de acordo... e o que fazemos? batemos  palminhas, demonstramos muita presunção, muita ilusão, excesso de confiança... lembro-me das palavras de um escritor: "Desde sempre, os prudentes sempre venceram os audazes"
Ao SCB falta o essencial!!! Definir o que quer...
Aos adeptos falta modéstia mas ao mesmo tempo espírito de reivindicação. "É um grande erro crer-se mais importante do que se é, e estimar-se menos do que se vale"
Força Gverreiros

cardoso

Quote from: Zé on 18 de March de 2007, 12:08
Desde sempre, os prudentes sempre venceram os audazes"
Ao SCB falta o essencial!!! Definir o que quer...
Aos adeptos falta modéstia mas ao mesmo tempo espírito de reivindicação. “É um grande erro crer-se mais importante do que se é, e estimar-se menos do que se vale”

Sublinho isto.
Pés no chão sem perder a capacidade de sonhar. Eis o segredo do sucesso.
Nós, os adeptos, temos de manter o nosso sonho mas fazendo um esforço para não perdermos o realismo.
A capacidade de intervenção dos sócios é diminuta e com as SAD's parece ser ainda menor. Caímos sempre naquele diálogo de surdos como acontece noutro tópico em que se chega ao extremo "se és capaz de fazer melhor candidata-te". Isto é o mesmo que dizer "se achas que o Paulo Santos não defende bem vai pra lá tu". Não tem nada a ver. Os sócios têm de ter o direito de criticar. Por causa dessa história do "se criticas não é dos nossos" é que o Salazar fez as asneiras que lhe apeteceu. Temos de ser interventivois e reivindicativos. Mas parece-me que temos de ser mais realistas. Um passo de cada vez. Para já cimetar o que conseguimos. Depois dar o passo seguinte mas sem querer queimar etapas porque a ambição desmedida é inimiga do sucesso.

Nuno Bento

Excelente!
É aquele sentimento que não se consegue explicar apenas sentir!e o significado mais proximo é orgulho,mas penso,penso não, tenho a certeza que é muito mais do que orgulho!
Quando um adepto de um dos 3 estarolas me vê chegar com um sorriso nos labios depois de uma derrota do Enorme,e me pergunta porque estou a sorrir?se eu perdi?
Apenas digo que é algo que eles nunca irão sentir,o orgulho de saber que os nossos jogadores deram o possivel e o impossivel,não para trazer apenas a vitoria para casa mas sim tentar dignificar ao maximo o emblema e a cidade que eles representam,e que felizmente e orgulhosamente é a minha tambem!

Esta é uma das diferenças decisivas entre ser braguista e ser pelos metralhas.

Viva Famalicão.

Saudações braguistas.

lipe

Quote from: Nuno Bento on 19 de March de 2007, 12:49
Excelente!

Esta é uma das diferenças decisivas entre ser braguista e ser pelos metralhas.

Viva Famalicão.

Saudações braguistas.
Na passada quinta-feira os lampeões jogaram com PSG e quando o guarda-redes deles entrou para o aquecimento foi assobiado por 60  000 adeptos.
Aproveitei a deixa para dar uma lição do que é ser braguista e dei o exemplo que quando perdemos em casa com o Marítimo 4-1 a equipa saiu de campo aplaudida.Jamais serei capaz ( e por muito que não goste de determinado jogador) de assobiar um jogador que representa o meu clube.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Vlad

Quote from: Vlad on 16 de March de 2007, 15:31
Quote from: Ferreira-Braga on 16 de March de 2007, 01:37
Quote from: cardoso on 16 de March de 2007, 00:08
Pamg
o título "minhoto" é propositado. Quem é o orgulho do Minho, quem é? ;)

alves ao contrário
tenho uma ideia: podes ler uma linha de cada vez que vens ao fórum. Assim fica menos chato. Um testamento lido às linhinhas é muito mais agradável e sempre desenvolve a capacidade de leitura... ;)

Muito bem Cardoso, vamos contribuir para acabar com a iliteracia neste país! ;)

Quanto ao texto em si, concordo em parte. Parece-me que sempre que o Braga participar em competições europeias (espero que seja todas as épocas), haverá um desgaste acrescido, que terá que ser encarado como normal e teremos que ter um plantel capaz de fazer face a essa maior exigência. Um terceiro lugar no campeonato ficaria na história, assim como atingir os quartos-de-final da Taça UEFA ou mais, também ficaria na história. Uma coisa não exclui obrigatoriamente a outra. Como equipa grande que se quer assumir como tal, tem que estar preparada para atacar em várias frentes, pois caso contrário, não valeria a pena qualquer qualificação para uma competição europeia.

Excelente Cardoso!! Por favor nunca deixes de nos brindar com os teus testamentos!

De resto, concordo com o Ferreira-Braga. Temos é que estar preparados para as várias frentes. Percebo o ponto de vista do Cardoso ao sugerir que é melhor um 3.º lugar na liga do que os 1/4 final da Taça Uefa... mas, para além de ser histórico, de que serve o 3.º lugar na liga se depois nos vamos andar a lamentar que jogos na liga dos campeões (ou uefa) são em elevado número para as nossas pernas? Temos é que estar preparados, e ter um plantel capaz de dar resposta às exigências.

Se nós nos queixamos de muitos jogos... o que dirão os jogadores do Tottenham que à altura do jogo com o Braga já tinham mais 14 jogos nas pernas que o Braga? Tudo bem que são de outro nível, e que o plantel deles é mais extenso... Mas e aquele Berbatov? Com não sei quantos jogos nas pernas nas últimas duas semanas e arranca aquela exibição de luxo contra o Braga? Além dos golos e assistências... o homem joga, faz jogar, corre, vai buscar à frente, passa, recebe, vai buscar ao centro, vai ao flanco, vai ao outro flanco... ***** lá o gajo. Que delícia de jogador. Será que fuma?  ;D ;D ;D ;D ;D

Ainda em relação a isto:

O Tottenham - Braga foi 4.ª feira à noite.
O Braga só volta a jogar amanhã, isto é, passados 5 dias... supostamente devido ao cansaço do jogo "uefeiro". Para isso, vamos ter um jogo numa 3.ª à noite.
Entretanto o Tottenham, que esta época já vai com mais 14 jogos que o Braga, jogou no sábado à tarde (ganhou 3-1), e volta a jogar hoje à noite com o Chelsea.

E depois falam em "diferenças de ritmo" entre o futebol português e inglês. Porque será?

nota: estive a averiguar, e o plantel deles não é assim tão mais extenso que o nosso. Nós temos 25 jogadores (23 de campo) e eles têm 31 jogadores (27 de campo).
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Por isso, Vlad, é que eu digo que é uma questão de mentalidade.
Há um argumento que eu não gostava de usar porque vou ser mal interpretado, mas arrisco: porque será que os jogadores brasileiros não fazem sucesso em Inglaterra?
Atenção que não quero se xenófobo. Os brasileiros são os melhores do mundo em técnica. Mas não se adaptam a um ritmo que exige grande resistência. Nós, nesse aspecto, estamos mais próximos da mantalidade brasileira do que nórdica.
Agora, hoje, como dizes temos 5 dias de intervalo, por isso não há desculpas para não dar o litro e jogar na máxima força.