News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

TOTTENHAM - 3 vs S.C.BRAGA - 2 --» Comentários após e durante o jogo!

Started by BRAGA FOREVER, 14 de March de 2007, 17:34

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Disputou-se hoje o jogo de desempate dos quartos de final da Taça de Inglaterra entre o Tottenham e o Chelsea. Que diferença do Tottenham que jogou contra nós (ou que disputou o jogo de Stamford Bridge)! Mourinho aprendeu a lição do primeiro jogo! O Chelsea esteve perfeito tacticamente, jogou com as linhas atrasadas, muito juntas, reduziu o ritmo de jogo através de uma troca de bola segura que enervou o adversário. O Tottenham foi incapaz de acelerar o jogo - tirando um ou outro fogacho de Lennon. Aqueles homens temíveis da sua frente de ataque pareceram hoje bem menos perigosos...
Claro que dá jeito ter homens como Shevchenko ou Drogba e Wright-Phillips, autores das duas obras-primas que deram a vantagem de dois golos que o Chelsea geriu bem até final - apesar do golo de honra do Tottenham marcado na sequência de uma grande penalidade discutível pretensamente cometida por Ricardo Carvalho sobre Berbatov. A impotência do Tottenham foi tal que, após o 2-1, apenas conseguia chegar-se à baliza de Cech através de lançamentos longos, pera doce para a defensiva do Chelsea...

Este jogo apenas serviu para reforçar a ideia de que poderíamos ter criado mais dificuldades aos ingleses com uma abordagem diferente, mais "chata". É verdade que os nossos recursos estão a anos-luz dos do Chelsea, mas também é verdade que a toda-poderosa equipa de José Mourinho sofreu a bom sofrer na primeira partida (em Stamford Bridge) por se ter exposto à velocidade dos spurs...

jotabraga

Caro Pedro Ribeiro, antes de mais devo salientar que sou "leitor assíduo" das suas crónicas aqui neste nosso cantinho, mas no entanto não concordo muito bem quando diz que;

QuoteEste jogo apenas serviu para reforçar a ideia de que poderíamos ter criado mais dificuldades aos ingleses com uma abordagem diferente, mais "chata"

Estes jogadores da Premier League, estão em termos físicos a anos luz dos jogadores do nosso campeonato, poderíamos dar mais réplica, mas não temos de forma alguma o poderio físico que estes jogadores têm. Lembro-lhe só que estas equipas tiveram jogos para o campeonato no sábado e ontem voltaram a jogar e de que maneira. Em Portugal isso simplesmente não é possível, não há preparação física nem plantel para uma carga de jogos desta maneira e sempre ao mais alto nível. Nós contra os Spurs jogamos bem na minha opinião, muito bem aliás se olharmos para as diferenças físicas e de ritmo de uma e de outra equipa.

abraços

Bracarus

eu também vi o jogo.

mas, Pedro Ribeiro, há uma máxima no futebol incontornável: uma equipa joga o que a outra deixa jogar...
e nesse aspecto, parece-me, por muito que nos custe, que o Tottenham é superior a qq equipa portuguesa.

Olho Vivo

Quote from: jotabraga on 20 de March de 2007, 08:31
Estes jogadores da Premier League, estão em termos físicos a anos luz dos jogadores do nosso campeonato, poderíamos dar mais réplica, mas não temos de forma alguma o poderio físico que estes jogadores têm. Lembro-lhe só que estas equipas tiveram jogos para o campeonato no sábado e ontem voltaram a jogar e de que maneira. Em Portugal isso simplesmente não é possível, não há preparação física nem plantel para uma carga de jogos desta maneira e sempre ao mais alto nível. Nós contra os Spurs jogamos bem na minha opinião, muito bem aliás se olharmos para as diferenças físicas e de ritmo de uma e de outra equipa.

abraços

Percebo o teu raciocínio. Dizer que de outra forma o resultado seria diferente é um exercício meramente especulativo, até porque globalmente nas duas mãos tivemos a sorte do jogo, marcámos quatro golos de bola parada e nem isso foi o suficiente para levar os ingleses de vencida.
Simplesmente eu encaro a táctica como um meio de potenciar as qualidades da equipa, "escondendo" aquilo que são as suas fragilidades. Por isso digo que não me parece ter sido avisado posicionar a equipa no campo todo, expondo-a à velocidade da equipa inglesa. Mesmo o Chelsea, que é uma equipa fisicamente muito dotada, tem um défice de velocidade face ao Tottenham sobretudo a meio-campo. Ballack, Lampard, Makelele, Obi Mikel não são propriamente velocistas. Este diferencial de velocidade ficou claramente exposto no primeiro jogo em Stamford Bridge. Mas não no jogo de desempate em que o Chelsea optou por um posicionamento mais recuado e por uma troca de bola segura de forma a reduzir o ritmo de jogo para aquilo que mais lhe convinha, enervando o adversário, incapaz de aplicar as suas melhores armas. E o jogo disputou-se assim em parâmetros nos quais tem vantagem sobre o Tottenham - circulação de bola e jogo físico (sobretudo apostando na capcidade de conquista de bolas divididas de Drogba, no ataque,  o lance do segundo golo é típico).
É exactamente pelas diferenças evidentes de ritmo e de qualidade em termos genéricos que a meu ver deveríamos ter tentado uma outra abordagem ao jogo, menos "exposta" às qualidades do adversário. De qualquer modo, concordo quie seria sempre complicado fazer melhor, até porque no cômputo geral, embora com sorte, acabámos por discutir o resultado nas duas partidas...

Aquiles

Caro Pedro Ribeiro, concordo em termos gerais com a sua visão. Como aliás já referi aqui neste mesmo tópico, poderiamos ter feito mais e correndo o risco de me repetir os spurs não sabem mesmo fazer mais nada exceptuando as bolas em velocidade, ontem isso ficou mesmo demonstrado á evidência...
Mas é um facto que tivemos alguma felicidade em determinados momentos do jogo, no entanto como dizia o Cajuda "o guada-redes defende bem?... foi mesmo por isso que o trouxemos connosco..."
Agora há que ganhar á Naval!

Abraço para todos os Braguistas.