News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado fechou- que SCBraga vamos ter?

Started by ric, 01 de September de 2016, 13:02

Previous topic - Next topic

ric

O mercado de verão fechou.
Com ele o Superbraga encerrou alguns tópicos sobre a evolução das transferências  e os "(in)verdades que se iam dizendo sobre o mercado.

Neste tópico, iremos resumir aqui o que prevemos ser agora a época do SCB.
Ficamos bem apetrechados para todas as posições?
Ainda temos lacunas?
Ficamos a lucrar com as vendas como pensávamos?
Vai Rafa fazer falta? Vai Boly ser uma dor de cabeça para ser substituído?

Analisem aqui o Pós- mercado

Mais Norte


Em viagem por uns dias, sem muito tempo para escrever, resumo para já: não foi tão bom como estava a prever mas não foi mau como  cheguei a temer. Não é fácil perder Rafa e Boly ao mesmo tempo.

Resumindo, deixando para depois uma análise mais cuidada, VAMOS TER EQUIPA PARA ATINGIR OS OBJECTIVOS,mas vamos precisar de algum tempo para chegar à velocidade de cruzeiro. Acredito que há material para fazer um bom trabalho.

Desenganem-se os nossos adversários. Com o tempo vamos sair mais fortes. Contem com isso.

Teremos que ser pragmáticos no campo como temos vindo a ser. E um pouco pacientes nas bancadas.

Depois, sendo oportuno, explico-me.

FORÇA SC BRAGA.



easy_scb

Foi apenas mais um Mercado de Verão onde uma vez mais nos vimos obrigados a vender e onde uma vez mais temos o desafio de colmatar as saídas.

Ao contrario de alguns foristas creio que temos um plantel extremamente interessante com boas opcoes ainda que com algumas lacunas.

Marafona, Baiano, Goiano, A Pinto, Mauro, Pedro Santos, Rui Fonte trazem a espinha dorsal da equipa do ano passado.

Ricardo Ferreira, Vuk, Hassan, Stoj serão com certeza os nossos próximos negócios de milhões.

Bakic e Rosic parecem reforcos nos quais acertamos na mouche e que entrarão rapidamente no lote de jogadores do paragrafo acima.

Pedro Tiba, Luis Aguiar, Wilson, Horta, Djavan terão um papel muito importante pois sao jogadores de qualidade que entrando na equipa dao garantias.

Reservo ainda opinião por saber o que valem Martinez e Coutinho. Se se afirmarem poderemos ser um caso serio.

Tranquejo

Com a inclusao de Ringstad, ficamos, pelo menos em quantidade, com um plantel equilibrado. Em comparaça o com planteis de outras epocas, pode pareçer que este nao é dos melhores que ja tivemos, mas na verdade os anteriores tambem nao o eram até os jogadores desconhecidos mostrarem o seu valor. Estou crente que desta vez nao sera diferente. Jogadores com potencial reconhecido como Martinez, Bakic, Rosic, entre outros, serao seguramente certezas a medio/curto prazo. Juntando estes aos jogadores de qualidade reconhecida que ja estavam no plantel, creio que temos um bom plantel para atacar os mesmos objetivos de sempre. Estar entre os primeiros 4 lugares, passar a fase de grupos na Liga Europa e ir o mais longe possivel e tentar ganhar uma taça nas competiçoes internas.

magico_scbraga

Quote from: easy_scb on 01 de September de 2016, 13:23
Foi apenas mais um Mercado de Verão onde uma vez mais nos vimos obrigados a vender e onde uma vez mais temos o desafio de colmatar as saídas.

Ao contrario de alguns foristas creio que temos um plantel extremamente interessante com boas opcoes ainda que com algumas lacunas.

Marafona, Baiano, Goiano, A Pinto, Mauro, Pedro Santos, Rui Fonte trazem a espinha dorsal da equipa do ano passado.

Ricardo Ferreira, Vuk, Hassan, Stoj serão com certeza os nossos próximos negócios de milhões.

Bakic e Rosic parecem reforcos nos quais acertamos na mouche e que entrarão rapidamente no lote de jogadores do paragrafo acima.

Pedro Tiba, Luis Aguiar, Wilson, Horta, Djavan terão um papel muito importante pois sao jogadores de qualidade que entrando na equipa dao garantias.

Reservo ainda opinião por saber o que valem Martinez e Coutinho. Se se afirmarem poderemos ser um caso serio.

Por uma questão de brevidade, limito-me a subscrever isto.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Ransick

Acho que temos um bom plantel... talvez um pouco desequilibrado nas laterais defensivas... Baiano, Goiano e Djavan parecem-me pouco para 4 frentes! há sempre Ringstad para a 4°opção... mas parece efectivamente curto.
O nosso meio campo é forte, mas vai sempre depender do estilo de jogo adoptado pelo nosso treinador. Acho que só falta um 6. Mauro é o único de raiz para essa posiçao, e nao ha mais ninguem no plantel com as caracteristicas para ser um bom 6... Talvez se estivesse justificado a procura de uma alternativa...
Falou-se em Celis, mas... acabou por nao vir ninguem...
No ataque, veremos o que vale Benitez! Todos os outros elementos sao velhos conhecidos à excepcao de Ricardo Horta que precisa mesmo de explodir e mostrar todo o potencial...

Em suma, acho que temos os condimentos q.b. para uma boa epoca... E atacar as 4 frentes à procura de um titulo... ou 2!

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"...

barinho

Quote from: easy_scb on 01 de September de 2016, 13:23
Foi apenas mais um Mercado de Verão onde uma vez mais nos vimos obrigados a vender e onde uma vez mais temos o desafio de colmatar as saídas.

Ao contrario de alguns foristas creio que temos um plantel extremamente interessante com boas opcoes ainda que com algumas lacunas.

Marafona, Baiano, Goiano, A Pinto, Mauro, Pedro Santos, Rui Fonte trazem a espinha dorsal da equipa do ano passado.

Ricardo Ferreira, Vuk, Hassan, Stoj serão com certeza os nossos próximos negócios de milhões.

Bakic e Rosic parecem reforcos nos quais acertamos na mouche e que entrarão rapidamente no lote de jogadores do paragrafo acima.

Pedro Tiba, Luis Aguiar, Wilson, Horta, Djavan terão um papel muito importante pois sao jogadores de qualidade que entrando na equipa dao garantias.

Reservo ainda opinião por saber o que valem Martinez e Coutinho. Se se afirmarem poderemos ser um caso serio.

Uma excelente análise!

Não esquecer também a B onde temos excelentes valores e Chidi e Oti que já podem ir fazendo a ponte entre as duas equipas.

rpo.castro

Ainda bem que o mercado de verão fechou e o respectivo tópico também. Os adeptos sofreram mais que os jogadores ontem e notou-se bem no fórum.

Foi um mercado semelhante à maior parte das boas épocas que temos feito: vendemos 2/3 jogadores que destacaram, daí a saída natural de Rafa e Bolly saiu talvez em vez de Ricardo Ferreira. Mas mantivemos Vuk, Stoj ou Pedro Santos. Aquisições poucos sonantes, se calhar tirando Douglas Coutinho, mas do Brasil fico de pé atrás.
Deposito maiores esperanças em Martinez. Espero que JP consiga extrair o sumo dele.
Quanto ao restante plantel, tem lacunas (até os metralhas, excepto o Petro de Alvalade) como sempre teve. A saída de Rafa nunca seria colmatada em igual qualidade. Penso que servirá para cumprir com os objectivos, obviamente dependentes das sortes-castigos, lesões, etc.

Quanto aos não colocados, Ringstad sempre poderá servir para uma aflição e eventualmente em jogos menores (taça da liga, taça de portugal talvez) para dar descanso aos 2 expressos.
R. Pinho deveria ter sido colocado, será provavelmente em Janeiro. Não sei se não ficou de prevenção caso Rui Fonte abortasse e Stoj fugisse.

Não foi o mercado que queríamos, é o possível mas não foi mau de todo.
Agora é dar espaço para equipa crescer. Apoiar a equipa, comparecer no estádio a quem for possível, e aparecer na AG do clube.

Bem sei que aquilo acaba por ser um circo, e um desperdicio de tempo e os sócios ficam a saber o mesmo. Isto acontece ano após ano.
Mas se houver um ano em que vários sócios exijam o cumprimento dos seus direitos de se fazerem ouvir e de terem respostas isso terá de provocar mudanças. É que queixas aqui no fórum e e-mails mandados não parecem estar a ter grandes efeitos.
Quem não sente não é filho de boa gente.


easy_scb

Marafona
Matheus

Baiano         Rosic            A Pinto         Djavan     
Goiano         R Ferreira    Velasquez     (Ringstad)

Alan             (Chidi)         Mauro           Horta       
P Santos      L Aguiar      Vuk               T Martinez
Benitez        P Tiba          Bakic             (Oti)         

W Eduardo      Hassan   
D Coutinho      Stoj       
R Fonte           (R Pinho)

Creio que tudo aponta para o 4x4x2. A nao contratação de um novo 10 para concorrer com Martinez e a chegada de avançados em numero considerável podem disso ser sintoma.

Talvez os jogadores entre parentesis possam vir a ser importantes. Ringstad é um internacional pelo seu país. Chidi e Oti poderiam na minha opinião fazer alguns jogos nos B enquanto que mantenho algumas esperancas por Rodrigo Pinho que me parece ter qualidade e acima de tudo características para ser útil. A verdade é que bastarao algumas lesoes, castigos ou a CAN para poder ter a sua oportunidade.

Lau

Quote from: Luís Duarte on 01 de September de 2016, 15:15

E com estas declarações, quem não se derreteu com o nosso mais recente Guerreiro... já gostava dele, mas agora subiu ainda mais na minha consideração.

O Rafa também esteve bem, nas ultimas publicações que colocou na sua pagina, uma "Obrigado por Tudo" e na outra " Para sempre Guerreiro" até as galinhas já comentavam cheias de ciumes que já era hora dele escrever alguma coisa para eles ;D

ESPERANÇAS RENOVADAS, nesta equipa...siga p'ra bingo ;)
Saudações Braguistas

Olho Vivo

Não vi em directo o jogo no Estorilmas já tive a oportunidade de o ver em diferido. É verdade que choca um pouco perceber quão diferente é o nosso futebol. Há muito menos controlo do jogo com bola do que havia a época passada. Isso não quer dizer que não se possa ganhar. Antes de Paulo Fonseca, com Sérgio Conceição, tínhamos um futebol de correrias, que não gostava da bola e não foi por isso que tivemos maus resultados desportivos. Agora, eu tenho uma preferência por um futebol com mais controlo e ninguém me pode levar a mal por isso. Mas o que quero dizer com isto é que há que perceber que o nosso modelo de jogo será muito diferente do que foi na época passada e que não faz por isso grande sentido pensar em substituir este ou aquele que saíram - porque o enquadramento é diferente, mesmo que pontualmente o sistema táctico seja idêntico.

Talvez ainda seja cedo para fazer uma avaliação do plantel porque não conhecemos ainda bem alguns jogadores. O que me parece é que o plantel tem profundidade, i.e., há bastantes opções e isso dá algumas garantias ao técnico. Já me parece que, em termos de qualidade de topo, já tivemos bem melhor. Eu já considerava o plantel da época passada inferior aos dos últimos anos - e acho que houve grande mérito do Paulo Fonseca em potenciar o colectivo com o plantel que tinha - e acho que este não é melhor, à superfície, i.e., não me parece que seja possível escolher um onze melhor, olhando apenas à qualidade individual.

Dito isto, acredito que acomodaremos a saída de Boly sem muitos sobressaltos. Admito que corremos alguns riscos enquanto Ricardo Ferreira estiver lesionado (é preciso ter Artur Jorge de prevenção), mas acho que acertámos na contratação de Rosic. Fica a incógnita em relação a Velasquez. De qualquer modo, parece-me que a exigência sobre os defesas que o modelo de PF impunha é agora menor. Há muito menos "vontade" em jogar apoiado, mesmo sob pressão; hoje, com maior facilidade, permitimos que os defesas alonguem o jogo.

Nas laterais, nada de novo em termos de caras. Talvez com PF recaísse sobre eles maior responsabilidade em dar largura ao jogo - porque os alas jogavam muito por dentro.

Daí em diante é que as coisas são mais complicadas. Penso que temos revelado, nos nossos jogos, dificuldades na ligação meio-campo / ataque. Aparentemente, manteremos um duplo pivot a meio-campo. A questão é: o que se pede a esta dupla? Com PF, participavam na saída de bola (um deles recuava para junto dos centrais, numa saída a três) e fundamentalmente, cabia-lhes fazer as necessárias coberturas e participarem na gestão da posse de bola, quase sempre com pouco risco. Isto não se tornava um bloqueio porque os alas eram quem verdadeiramente tinha o papel primordial na ligação meio-campo / ataque - por isso jogavam tão por dentro. Ora isto é algo que não me parece que esteja ainda bem resolvido, no actual modelo. Os alas são extremos muito verticais que não participam tanto na construção (Pedro Santos talvez seja uma excepção) e vivem por isso muito de impulsos individuais e têm dificuldade em relacionar-se com o resto da equipa. É verdade que a ideia de jogo de Peseiro contempla um homem mais móvel a apoiar o ponta-de-lança mas se este tem aquelas características, não gosta de ter bola, recuar, jogar em apoio, teremos sérios problemas em ter jogo interior e uma boa ligação meio-campo / ataque. Vi que Horta foi escolhido para essas funções no Estoril, mas não me parece que seja capaz de oferecer isso de forma consistente. Numa primeira análise, gostei de Martinez nesse papel, frente ao Rio Ave, mas ainda é pouco para estar seguro de que é homem para isso.

Alternativamente, jogando em 4-4-2... julgo que as coisas ainda não estão afinadas. Temos gente para fazer várias duplas de avançados muito diferentes mas penso que ainda não temos uma boa solução para ligar meio-campo e ataque. Vimo-lo no segundo tempo, frente ao Rio Ave. Os dois homens do meio-campo são jogadores de passe curto e não são na essência jogadores para conduzir a bola, não lhes são oferecidas linhas de passe pela zona central e não lhes resta alternativa senão jogar para o lado ou alongar o jogo. Não estou seguro que a solução seja mudar a dupla, até porque acho que não temos muitos jogadores que sejam capazes de conduzir, temporizar e pensar o jogo - há que ver o que Bakic e, eventualmente, Luís Aguiar podem dar nessa posição, mas não sei se são capazes de manter o equilíbrio da equipa. É preciso acima de tudo, julgo eu, que haja mobilidade dos homens mais adiantados, que sejam capazes de baixar e oferecer linhas de passe em zonas interiores que permitam a quem inicia os lances de ataque várias opções.

Pessoalmente, tenho a sensação de que precisaríamos de mais um homem de meio-campo com características de seis e oito. Julgo que Tiba dificilmente terá oportunidade - a menos que Luís Aguiar esteja muito longe do que já mostrou. Pelo que vi até agora, tenho dúvidas de que Bakic seja homem para jogar nesse duplo pivot. Pareceu-me não ser capaz de garantir os necessários equilíbrios. Vejo-o mais como um homem para apoiar os homens mais adiantados ou para actuar num esquema alternativo (numa ala, num 4-4-2, com alas que joguem mais por dentro, um pouco à imagem da época passada).

De resto, Pedro Santos (e Alan) à parte, parece-me que os restantes extremos que temos são pouco criativos e que baseiam o seu jogo em impusos individuais. Mesmo os que conheço pior (Benitez e Douglas Coutinho), parecem ser jogadores deste tipo. Alan poderia ter um papel importante, se tivesse condição física para isso. É preciso não esquecer que Alan foi sistematicamente titular na primeira volta da época passada (até estoirar e dar lugar a Josué).

Se Peseiro quer ter mais bola e uma equipa que saiba gerir melhor as incidências do jogo, não me parece que tenha muita gente para isso. Não quero dizer que não tenhamos alguma matéria prima para construir uma equipa, mas vamos ver necessariamente um futebol muito diferente do que tínhamos na época passada.

Zav

                                                                              Marafona
                                                                              Matheus

Baiano                                 André Pinto                                            Rosic                               Goiano
                                       Ricardo Ferreira                                         Velazquez                         Djavan
                                                                                                                                                 Ringstad

                                                               Mauro                            Vukcevic
                                                            Pedro Tiba                           Bakic
                                                               

                                                                                 Martinez
                                                                                Luis Aguiar


Pedro  Santos                                                                                                                         Wilson Eduardo
Ricardo Horta                                                                                                                                 Alan
Óscar Benítez                                                                                                                         Douglas Coutinho
                                                                                    Hassan
                                                                                   Stojiljkovic
                                                                                   Rui Fonte


A equipa está fechada. Será dentro disto.
Ainda podem ser utilizados jogadores como: Tiago Sá, Chidi, Oti, Rodrigo Pinho, Artur Jorge, Joca, Gamboa.
A equipa parece equilibrada, à exceção das laterais. Baiano precisava de concorrência.
De resto, penso que estamos servidos e vamos à luta!

Cão Vadio

Quote from: Luís Duarte on 01 de September de 2016, 15:15
A meu ver qualquer jogador que não esteja num dos chamados "grandes" gostaria de representar este fantástico clube que é o SCB. Sabem de antemão que vêm para um clube mediático, reconhecido internacionalmente, com projeção no mercado e principalmente temido e visto pelos adversários como uma equipa difícil aonde ninguém arrisca jogar connosco abertamente.
Para mim somos um dos grandes do nosso futebol, já que é moda falar assim.

Fico sempre lisonjeado ao ouvir as palavras de Rui Fonte, e como ele devem, concerteza pensar montes de jogadores que gostariam de dar " o salto"...mas isto é mesmo clube para gente especial!

Obg Rui, e que a época te corra na perfeição, se possível com  muitos golos. Temos, como já alguns postaram aqui, um plantel com qualidade suficiente para fazer tanto, ou melhor do que na época passada.

easy_scb

Numa rápida pesquisa a uma lista de jogadores sem clube, saltou-me à vista um jogador que era uma grande promessa e que teve o azar das lesões. Flávio Ferreira era um jogador por de demais apreciado pelo nosso scouting e por Jesualdo e esteve quase a assinar tendo depois optado pelo Málaga. Hoje tem 24 anos está sem clube e eu considerava a sua contratação por 1 ano (mais alguns de opção) dando-lhe oportunidade de retomar ritmo competitivo na equipa B. Poderia estar ali um bom golpe de negócio com risco muito reduzido.

PS: Porque foi fechado o tópico de transferências? Não será possível estarmos ainda no mercado por um lateral direito ou por um esquerdo? Assim de repente lembrei-me desta notícia http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/interior/braga-salino-diz-que-e-possibilidade-5268694.html o que aliando ao facto de o jogador estar ainda livre leva a alguma especulação.

Pé Ligeiro

Este mercado de verão teve aspetos positivos e aspetos negativos

Com aspetos positivos, destaco os seguintes:

- Aquisição do Tomás Martinez
- Aquisição do Bakic
- Aquisição do Rui Fonte

Aspetos negativos
- Venda de Boly
- Saída de Sasso antes do fecho do mercado a custo zero
- Os enredos na venda de Rafa

Quanto à aquisição de Rosic, parece ter sido uma boa aposta que carece de confirmação

Quanto ao negócio do Rafa, aparentemente foi uma boa venda, embora não sejam conhecidos os valores do negócio, pois a nossa SAD continua a trabalhar no escuro.

A este propósito, lembro que na página 64 do Relatório e Contas de 2014-2015, na Lista de Ativos da SAD referentes a 30 de Junho de 2015, não constam os nomes de Rafa e Boly. Alguém saberá porquê?

A venda de Rafa será uma boa venda, confirmando-se os 16 M€, mais algumas contrapartidas, atendendo também à ambição do jogador, em pretender melhorar a sua condição.

Do meu ponto de vista não fazia sentido nesta altura vender o Boly, pois temos arrecadado receitas bem acima das despesas. O facto de Boly, que foi adquirido em 01 de Setembro de 2014, não constar da Lista de Ativos da nossa SAD, no Relátorio e Contas aprovado em 15 de Outubro de 2015, deixa-me algo intrigado.

Para recordar coloco a lista das vendas feitas no último ano, referindo os valores totais que saíram na imprensa.

Os valores em brutos das vendas terão sido os seguintes:

- Aderlan Santos    9,5 M €
- Éder                    7,5 M €
- Zé Luís                7,5 M €
- Pardo                  4,5 M €
- Kritciuk               4,0 M €
- Ruben Micael       2,5 M €
- Gil Dias                ??
- Rafa                    16 M€
- Bly                     6,5 M€

Acrescente-se ainda os empréstimos de Wallace e Danilo (entre outros)



Percentagem do passe que era detida pelo Braga:

- Ruben Micael        50%
- Aderlan Santos     50%
- Zé Luís                100%
- Pardo                  75%
- Kritciuk               80%
- Éder                   70%
- Gil Dias              50%
- Boly                  70%  (? )



O orçamento tem um valor total de 18M€

Tendo em consideração que os Rendimentos Operacionais (excluindo rendimentos com "Passes" de atletas) da época passada deverão ter ultrapassado os 15 M€ e que foram vendidos muitos jogadores, vê-se claramente que terá entrado muito dinheiro, mais do que suficiente para a época passada e a esta, pelo que não fazia qualquer sentido vender agora o Boly.

Há aspetos referidos acima que deviam merecer a preocupação de todos os sócios...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Luís Duarte

Quote from: Pé Ligeiro on 01 de September de 2016, 16:59
- Saída de Sasso antes do fecho do mercado a custo zero

Retirado do site do Sheffield Wednesday: "Vincent Sasso has re-joined Sheffield Wednesday on a permanent deal from SC Braga for an undisclosed fee"

easy_scb

A venda de Boly é mais uma a atestar a utilidade da equipa B. De recordar que o jogador fez o seu primeiro ano no 1º de Maio.

Luso

Quote from: Lau on 01 de September de 2016, 16:19
Quote from: Luís Duarte on 01 de September de 2016, 15:15

E com estas declarações, quem não se derreteu com o nosso mais recente Guerreiro... já gostava dele, mas agora subiu ainda mais na minha consideração.

O Rafa também esteve bem, nas ultimas publicações que colocou na sua pagina, uma "Obrigado por Tudo" e na outra " Para sempre Guerreiro" até as galinhas já comentavam cheias de ciumes que já era hora dele escrever alguma coisa para eles ;D
São declarações para agradar... Daqui a uma época se for preciso está a pedir para sair como muitos outros.

Quanto a essas publicações do Rafa, essa pagina é FALSA. Não sei como tanta gente tem postado e falado aqui tanto dessa página.

Estes é que são os verdadeiros Guerreiros:


O resto, a maior parte deles, e apesar de às vezes perceber as suas escolhas, são uns vendidos, não se deixem enganar por isso.

Quanto ao que vamos ter deste SC Braga, vejo aqui previsões muito otimistas... É esperar que tenham razão. ;)