News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Porque é que não vamos à bola?

Started by cardoso, 21 de February de 2007, 21:03

Previous topic - Next topic

cardoso

Na sequência do tópico do Zé...

No passado fim-de-semana disputou-se um jogo da Liga em que estavam em confronto os dois actuais candidatos ao quarto lugar: U. de Leiria e S. C. de Braga. Nas bancadas, o habitual: uma assistência que, para um jogo destes, só não foi fraquíssima devido à presença de muitos adeptos do Braga.
Cá pela nossa cidade fala-se muito da fraca adesão do público ao Municipal de Braga. E quando o assunto vem à baila, é incontornável a comparação com os nossos vizinhos de Guimarães, que conseguem colocar mais de 15.000 adeptos num jogo da Honra.
Eu penso que um dos nossos maiores problemas tem sido a comparação com o Vitória de Guimarães. Na verdade trata-se de um caso à parte, fruto de um trabalho continuado de muitas décadas. A comparação com o Vitória leva-nos, evidentemente, à angústia que o presidente da SAD sentiu e que nós partilhamos. Mas o futebol português não é só o Vitória. Se nos compararmos com os outros clubes da superliga excepto os "tais" três, veremos que somos o clube mais bem colocado para alcançar o estatuto de quarto clube português, pelo menos em termos de dimensão humana: o Braga é, de longe, o quarto clube da Superliga com maior número de adeptos no estádio. É por aí que devemos pegar. É a partir daí que devemos começar. Com calma e acima de tudo com um projecto de futuro.
O mal das fracas assistências é real; para nós também, porque todos gostávamos de ver o Municipal com mais público. Mas o problema é global; se nós estamos mal, que dirão o Boavista e o Belenenses, que têm tido assistências muito inferiores à nossa?
Vejamos alguns números extraídos do jornal "O Jogo", quanto à média de espectadores nos jogos da Liga na presente temporada: Académica 7.121; Aves 3.133; Beira Mar 4.018; Belenenses 4.400; Boavista 4.947; Marítimo 3.937; Leiria 2.616. Quanto ao S. C. de Braga, a média de espectadores é de 11.135, claramente à frente de todos os outros clubes com excepção dos grandes.
É claro que o facto de outros clubes terem ainda mais problemas que nós não é razão para deixar de enfrentar a situação. A realidade é que em Portugal vai-se pouco à bola. Se compararmos a nossa situação com a de campeonatos europeus com os quais queremos competir, encontramos números muito diferentes dos nossos. Se verificarmos, por exemplo o campeonato francês, que nem é dos mais mediáticos, encontramos números que variam entre os 10.000 e os 40.000 espectadores por jogo. O último classificado, o Sedan, teve no passado fim-de-semana 12.000 pessoas no seu estádio.
Em Portugal a variação do número de espectadores de uma semana para a outra é enorme. Se o clube faz um resultado excelente, na partida seguinte tem uma excelente "casa". Mas se sofre um desaire, o número cai abruptamente. Talvez noutros países não se levem as derrotas tão "a peito". Nós levamos muito a sério um desaire. Em Espanha, por exemplo, vive-se a emoção do futebol como em nenhum outro sítio. No entanto, ficamos com a sensação de que os adeptos ultrapassam mais facilmente as derrotas e é por isso que vemos estádios cheios, em clubes mal classificados. Talvez o que leva um espanhol ou um inglês ao futebol não seja só a vontade de ganhar mas já um hábito, algo que já faz parte da sua rotina semanal e que não se altera com as derrotas.
No entanto, quando nos confrontamos com estas disparidades esquecemos com frequência os dados explicativos mais simples: a França tem 62 milhões de pessoas, a Itália 58, a Espanha 40 e a Inglaterra 61 (fonte: www.cia.gov ). Como é óbvio, o "campo de recrutamento" em Portugal é muito menor, com os nossos 10 milhões de almas.
Além disso, há a questão económica. Tomando como indicador o PIB per capita, a nossa situação é bem inferior à dos quatro países referidos: Portugal - 18.503 dólares; Espanha - 23.627; França - 27.738; Itália - 28.760 e Inglaterra - 28.938 (fonte: wikipédia). Como o futebol não é propriamente um passatempo barato, estes números também nos podem ajudar a compreender esta realidade.

cardoso

os números do BRAGA em casa para a Liga

Académica 6751
Aves 7191
Benfica 22000
Boavista 8645
Porto 13740
Marítimo 13050
Paços 9326
Leiria 8378   
TOTAL 89.081 MÉDIA 11.135

zebraga1985

Os preços dos bilhetes podem fazer com que menos gente vá aos estadios, mas na minha opinião tudo passa por uma questão de falta de paixão pelos clubes e pelo futebol de uma maneira geral!
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

Anabela

Há muitos factores associados à falta de gente nos estádios.
É por causa do preço dos bilhetes, os horários estúpidos ditados pela sportv (na maioria das vezes), a falta de condições de alguns estádios do país, e, um dos principais é que a maioria dos adeptos são adeptos das vitórias e por isso seguem sempre os "grandes" e só depois se lembram do clube da terra quando este está em alta. Não quero com isso dizer que seja o caso do Braga!

Freitas

Outra das explicações, para os estádios term pouca gente, é que 90 % da população Portuguesa apoia os 3 do costume.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Vlad

Não necessariamente por esta ordem:

Corrupção
Horários dos jogos
Preço dos bilhetes
O futebol praticado é, na sua generalidade, fraco
Falta de identidade com o clube da terra - Existência do conceito "3 grandes"
Muitos jogos na televisão
Má promoção dos eventos (jogos)
Más condições na maior parte dos estádios
À excepção de lisboa e porto,  as cidades portuguesas são pequenas
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

jeba

Quote from: Vlad on 21 de February de 2007, 22:10
Não necessariamente por esta ordem:

Corrupção
Horários dos jogos
Preço dos bilhetes
O futebol praticado é, na sua generalidade, fraco
Falta de identidade com o clube da terra - Existência do conceito "3 grandes"
Muitos jogos na televisão
Má promoção dos eventos (jogos)
Más condições na maior parte dos estádios
À excepção de lisboa e porto,  as cidades portuguesas são pequenas

CONCORDO A 100%

Cardoso, concordo na generalidade com o teu post. Quando comparas Portugal com outros países, realmente muitas vezes esquecemos que somos pequeninos em relação ao tamanho doutros países. Não podemos esquecer que um país de 50 ou 60 milhões de habitantes siginifica também mais receitas. Mais receitas possibilita a compra de melhores jogadores. Melhores jogadores possibilita melhores espectáculos... por exemplo hoje estive a ver o FCP-Chelsea e a qualidade de jogadores como o Essien, Ricardo Carvalho, Cech, etc, etc... não tem comparação em nenhum jogador a actuar em Portugal. Pelo contrário, os campeonatos mais ricos acabam por nos levar os melhores jogadores. Se assim se passa em Portugal, o mesmo se passará com outros países. Acho que seria oportuno também fazer uma abordagem e estudar o caso de países mais pequenos e com os respectivos campeonatos talvez mais parecidos com o nosso, por exemplo: a Bélgica, Holanda, Austria, República Checa...

Como inicialmente disse a Anabela, a maioria dos portugueses apoia os 3 "G". será que não vão à bola?
Quando joga um "grande", regra geral os estádios ficam bem compostos, nomeadamente quando joga o Benfica. Sabendo nós que os clubes visitados aumentam desmesuradamente os bilhetes e mesmo a dar na televisão os adeptos comparecem e... gastam muito dinheiro. Agora se um desses grandes estiver na luta pelo título, a questão ganha proporções absurdas. o que impulsiona os adeptos? A vitória... o sabor de vencer... a glória de ser vitorioso... Não sei? alguém que explique por mim!!!
Força Gverreiros

Vlad

Quote from: Zé on 21 de February de 2007, 22:34
Cardoso, concordo na generalidade com o teu post. Quando comparas Portugal com outros países, realmente muitas vezes esquecemos que somos pequeninos em relação ao tamanho doutros países. Não podemos esquecer que um país de 50 ou 60 milhões de habitantes siginifica também mais receitas. Mais receitas possibilita a compra de melhores jogadores. Melhores jogadores possibilita melhores espectáculos... por exemplo hoje estive a ver o FCP-Chelsea e a qualidade de jogadores como o Essien, Ricardo Carvalho, Cech, etc, etc... não tem comparação em nenhum jogador a actuar em Portugal. Pelo contrário, os campeonatos mais ricos acabam por nos levar os melhores jogadores. Se assim se passa em Portugal, o mesmo se passará com outros países. Acho que seria oportuno também fazer uma abordagem e estudar o caso de países mais pequenos e com os respectivos campeonatos talvez mais parecidos com o nosso, por exemplo: a Bélgica, Holanda, Austria, República Checa...

Excelente ponto de vista. Acho que acaba por ser um erro estarmos sempre a comparar as assistências do nosso campeonato com Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Itália. São todos países  4, 5, 6 ou 7 vezes mais populosos que o nosso. Todos com cidades grandes. As cidades médias nesses países têm todas 400.000 a 1 ou 2 milhões de habitantes. E em Portugal? Braga, a terceira do país tem cerca de 200.000...
Acho que er interessante saber as assistências de países como os referidos pelo Zé, mais facilmente comparáveis com Portugal.

Como inicialmente disse a Anabela, a maioria dos portugueses apoia os 3 "G". será que não vão à bola?
Quando joga um "grande", regra geral os estádios ficam bem compostos, nomeadamente quando joga o Benfica. Sabendo nós que os clubes visitados aumentam desmesuradamente os bilhetes e mesmo a dar na televisão os adeptos comparecem e... gastam muito dinheiro. Agora se um desses grandes estiver na luta pelo título, a questão ganha proporções absurdas. o que impulsiona os adeptos? A vitória... o sabor de vencer... a glória de ser vitorioso... Não sei? alguém que explique por mim!!!

Eles de facto vão à bola... mas o mesmo adepto, o tal dos 3, o das vitórias, vai quê? 2 ou 3 vezes por ano? se tanto...
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Exactamente, Bruno.
Mas quando eu digo que termos uma média de 11 mil já é bom, já pouca gentge concorda. Porquê? Porque nos comparamos sistematicamente com o Guimarães, que é um caso à parte.
Para reforçar o que disse, um jogo "normal" do Grashoppers tem 3 ou 4 mil pessoas.
Um jogo normal do AZ (clube identico ao nosso, num país identico ao nosso) tem 10 ou 11 mil.

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 21 de February de 2007, 21:03
Na sequência do tópico do Zé...

No passado fim-de-semana disputou-se um jogo da Liga em que estavam em confronto os dois actuais candidatos ao quarto lugar: U. de Leiria e S. C. de Braga. Nas bancadas, o habitual: uma assistência que, para um jogo destes, só não foi fraquíssima devido à presença de muitos adeptos do Braga.
Cá pela nossa cidade fala-se muito da fraca adesão do público ao Municipal de Braga. E quando o assunto vem à baila, é incontornável a comparação com os nossos vizinhos de Guimarães, que conseguem colocar mais de 15.000 adeptos num jogo da Honra.
Eu penso que um dos nossos maiores problemas tem sido a comparação com o Vitória de Guimarães. Na verdade trata-se de um caso à parte, fruto de um trabalho continuado de muitas décadas. A comparação com o Vitória leva-nos, evidentemente, à angústia que o presidente da SAD sentiu e que nós partilhamos. Mas o futebol português não é só o Vitória. Se nos compararmos com os outros clubes da superliga excepto os "tais" três, veremos que somos o clube mais bem colocado para alcançar o estatuto de quarto clube português, pelo menos em termos de dimensão humana: o Braga é, de longe, o quarto clube da Superliga com maior número de adeptos no estádio. É por aí que devemos pegar. É a partir daí que devemos começar. Com calma e acima de tudo com um projecto de futuro.
O mal das fracas assistências é real; para nós também, porque todos gostávamos de ver o Municipal com mais público. Mas o problema é global; se nós estamos mal, que dirão o Boavista e o Belenenses, que têm tido assistências muito inferiores à nossa?
Vejamos alguns números extraídos do jornal "O Jogo", quanto à média de espectadores nos jogos da Liga na presente temporada: Académica 7.121; Aves 3.133; Beira Mar 4.018; Belenenses 4.400; Boavista 4.947; Marítimo 3.937; Leiria 2.616. Quanto ao S. C. de Braga, a média de espectadores é de 11.135, claramente à frente de todos os outros clubes com excepção dos grandes.
É claro que o facto de outros clubes terem ainda mais problemas que nós não é razão para deixar de enfrentar a situação. A realidade é que em Portugal vai-se pouco à bola. Se compararmos a nossa situação com a de campeonatos europeus com os quais queremos competir, encontramos números muito diferentes dos nossos. Se verificarmos, por exemplo o campeonato francês, que nem é dos mais mediáticos, encontramos números que variam entre os 10.000 e os 40.000 espectadores por jogo. O último classificado, o Sedan, teve no passado fim-de-semana 12.000 pessoas no seu estádio.
Em Portugal a variação do número de espectadores de uma semana para a outra é enorme. Se o clube faz um resultado excelente, na partida seguinte tem uma excelente "casa". Mas se sofre um desaire, o número cai abruptamente. Talvez noutros países não se levem as derrotas tão "a peito". Nós levamos muito a sério um desaire. Em Espanha, por exemplo, vive-se a emoção do futebol como em nenhum outro sítio. No entanto, ficamos com a sensação de que os adeptos ultrapassam mais facilmente as derrotas e é por isso que vemos estádios cheios, em clubes mal classificados. Talvez o que leva um espanhol ou um inglês ao futebol não seja só a vontade de ganhar mas já um hábito, algo que já faz parte da sua rotina semanal e que não se altera com as derrotas.
No entanto, quando nos confrontamos com estas disparidades esquecemos com frequência os dados explicativos mais simples: a França tem 62 milhões de pessoas, a Itália 58, a Espanha 40 e a Inglaterra 61 (fonte: www.cia.gov ). Como é óbvio, o "campo de recrutamento" em Portugal é muito menor, com os nossos 10 milhões de almas.
Além disso, há a questão económica. Tomando como indicador o PIB per capita, a nossa situação é bem inferior à dos quatro países referidos: Portugal - 18.503 dólares; Espanha - 23.627; França - 27.738; Itália - 28.760 e Inglaterra - 28.938 (fonte: wikipédia). Como o futebol não é propriamente um passatempo barato, estes números também nos podem ajudar a compreender esta realidade.

Acrescentaria à lista de razões apontadas pelo Cardoso, mais uma importante que é a ditadura da televisão, que obriga a horários que em nada favorecem a ida ao futebol e por outro lado presenteiam-nos com futebol quase toda a semana.
Não me parece que a situação da assistência no Braga seja dramática, atendendo a todas as condicionantes referidas e ainda à quase inexistência de marketing. Não é com vinagre que se apanham moscas...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Quote from: Vlad on 21 de February de 2007, 23:01

Excelente ponto de vista. Acho que acaba por ser um erro estarmos sempre a comparar as assistências do nosso campeonato com Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Itália. São todos países  4, 5, 6 ou 7 vezes mais populosos que o nosso. Todos com cidades grandes. As cidades médias nesses países têm todas 400.000 a 1 ou 2 milhões de habitantes. E em Portugal? Braga, a terceira do país tem cerca de 200.000...
Acho que er interessante saber as assistências de países como os referidos pelo Zé, mais facilmente comparáveis com Portugal.

Eles de facto vão à bola... mas o mesmo adepto, o tal dos 3, o das vitórias, vai quê? 2 ou 3 vezes por ano? se tanto...

Compreendo o teu ponto de vista Bruno. É verdade!!! No entanto como eles sã muitos, enchem o estádio.
Conheço um adepto do SLB de S.J.Madeira que costuma ir ver 6 ou 7 jogos por época do SLB. Vai regra geral acompanhado com os filhos... diz ele que, em bilhetes, deslocação, refeições...gasta mais de 1 000 euros por época.

O que importa salientar não é saber se o adepto tem disponibilidade financeira, o que importa é saber quanto o adepto está a disposto a gastar com o seu clube.

Por exemplo: No SCB existem mais sócios da superior  que sócios da central. Porquê? porque é melhor o ambiente na superior?
na minha opinião há mais sócios na superior porque é mais barato e as pessoas não estão dispostas a dar muito dinheiro para ver futebol. Admito estar enganado, mas é a minha opinião!|
Força Gverreiros

cardoso

Quote from: Ferreira-Braga on 21 de February de 2007, 23:14

Não me parece que a situação da assistência no Braga seja dramática, atendendo a todas as condicionantes referidas e ainda à quase inexistência de marketing. Não é com vinagre que se apanham moscas...
Cá está!

Outro exemplo comparável ao Braga: Charleroi, 5º classificado do campeonato Belga: média de 8 a 9 mil pessoas. A cidade tem 200 mil pessoas. O AZ, da Holanda numa cidade muito maior (se não me engano Alkmaar tem à volta de 400 mil pessoas) mete 11 mil pessoas por jogo.
Se nos compararmos com estes clubes até podemos dizer que, dada a inferioridadde da nossa economia, até nem estamos nada mal.

Olho Vivo

Quote from: Zé on 21 de February de 2007, 23:25
O que importa salientar não é saber se o adepto tem disponibilidade financeira, o que importa é saber quanto o adepto está a disposto a gastar com o seu clube.

Concordo em absoluto. Embora deva ser dito que a situação económico-financeira das pessoas será certamente tida em conta por elas quando definem o quanto estão dispostas a gastar.
Vamos a um exemplo que nada tem de "científico", é apenas uma opinião que resulta da minha observação. Em várias deslocações da nossa equipa, conseguimos arrastar uma boa quantidade de adeptos à casa do adversário, nomeadamente quando as saídas são relativamente curtas. Eu quando olho para a bancada, muitas vezes bem composta (por exemplo, em Paços de Ferreira), não consigo dizer que aquela gente que ali está não é uma amostra representativa dos nossos adeptos. Não me parece que se possa dizer que naquela gente estão apenas pessoas com um nível de vida acima da média; haverá de tudo. E, no entanto, para assistir a uma partida fora de casa gasta-se algum dinheiro. O que há na esmagadora maioria daquelas pessoas é uma paixão "militante" que não se vê de forma tão evidente nos jogos em casa - não porque não exista, claro, mas porque está mais diluída entre aquelas pessoas que, gostando do clube, não "investem" tanto nele. Por isso, confesso que me dá um maior gozo assistir aos jogos fora de casa entre braguistas...
Corro o risco de fazer um julgamento apenas pelas aparências. E, que ninguém duvide, tenho muito respeito por aquelas pessoas que enfrentam dificuldades no seu dia-a-dia e que têm que encarar o futebol como um bem de luxo. Mas parece-me que a achega do Zé tem alguma razão de ser...

cardoso

vamos lá tentar por os pontos nos i's. O factor económico pode contar; e conta. Mas é apenas um dos factores. O que me parece é que a realidade portuguesa não andará muito longe da belga ou holandesa embora nestes países o nível de vida seja mais alto. Por isso o Braga não se pode queixar pois parece que está ao nível de alguns bons clubes europeus em termos de mobilização popular.
O problema é que temos dois mitos à nossa frente: o Guimarães e os "grandes".
Podiamos ter mais adeptos, sem dúvida, mas estaremos assim tão mal como tanta gente nos pinta ao ponto de dizerem que não temos adeptos?

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 21 de February de 2007, 23:58
vamos lá tentar por os pontos nos i's. O factor económico pode contar; e conta. Mas é apenas um dos factores. O que me parece é que a realidade portuguesa não andará muito longe da belga ou holandesa embora nestes países o nível de vida seja mais alto. Por isso o Braga não se pode queixar pois parece que está ao nível de alguns bons clubes europeus em termos de mobilização popular.
O problema é que temos dois mitos à nossa frente: o Guimarães e os "grandes".
Podiamos ter mais adeptos, sem dúvida, mas estaremos assim tão mal como tanta gente nos pinta ao ponto de dizerem que não temos adeptos?

Penso que a questão tem a ver com o facto de se sentir que há em Braga pano para mais. É que em Braga, há muito mais gente que gosta de futebol para além daquela que frequenta o EMB...
Eu acho que ficamos bastante aquém do que é possível. Mas se estamos dentro da média, digamos assim, como os exemplos que aqui são apontados, provavelmente há que recuar na estratégia desportiva da SAD. É que esta pressupõe a possibilidade de uma massa crítica que, a crer nestes exemplos e na evidência das assistências no EMB, muito dificilmente se alterará de froma significativa no curto prazo. As ambições devem ser proporcionais à dimensão. Neste momento, nesta perspectiva, são desmesuradas...

cardoso

Exactamente, Pedro! Era aí que eu queria chegar: com menos dinheiro que cidades como as que citei acima, com menos gente, com três estarolas a sugar o que podem, com um case-study a 22 Km, mesmo assim, há muito pano para mangas mas, para usar o termo do  Ferreira, continuamos a espalhar vinagre...

her.pt

Existe um leque varíadissimo de razões que afasta as pessoas do futebol. Os temas centrais são claramente os elevados preços praticados em Portugal. Se formos comparar um preço de um bilhete de 20€ por exemplo, numa família de 4 pessoas, com o salário minimo em Portugal a rondar os 400€, é óbvio que essa família vai zelar em primeiro lugar pelo seu bem-estar. Mas também se resume a uma questão de mentalidade, porque um adepto fiel, independentemente da sua situação financeira, fará de tudo para ir apoiar a sua equipa, mesmo que lhe custe "largar" o dinheiro e passar por situações de maior aperto.
Outro ponto que podemos explorar é a qualidade do futebol Português que está a diminuir a olhos vistos. Isto afecta e muito a decisão de um adepto que pondere deslocar-se a um estádio de futebol. Ainda para mais, os casos de corrupção que temos assistido actualmente. Ora, ninguém tem prazer de despender de muitos euros para ver um jogo que desde o ínicio já se prevê o resultado. Falta competitividade entre os clubes Portugueses.
Por último, as transmissões televisivas. As televisões controlam na totalidade, estabelecendo horários impróprios para jogos de futebol. Eu defendo o lema "ódio eterno ao futebol moderno". Jogos à sexta ou à segunda-feira? Não obrigado!!!

lipe

Aceita-se todos os motivos mas destaco um que é o facto das pessoas não gostarem do clube da terra mas sim de um dos 3M porque tem campeonatos e outros titulos.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Sá Pinto

Quote from: Pedro Ribeiro on 22 de February de 2007, 00:01
Penso que a questão tem a ver com o facto de se sentir que há em Braga pano para mais. É que em Braga, há muito mais gente que gosta de futebol para além daquela que frequenta o EMB...

Depois de um saudável discussão como já não se via há algum tempo aqui tempo no fórum, resolvi salientar esta frase do Pedro, penso que a partir deste pano é que se tem de conceber as mangas, no potencial público que gosta de bola e que boa parte dele deve simpatizar ou ter aquele "gostinho pelo Braguinha", são para estes sócios em potência que se tem de apontar as baterias, mas claro para isso são necessários títulos! Para mim, neste momento, seria muito mais importante vencer a Taça de Portugal do que atingir o 3º lugar, pois muita juventude e alguns simpatizantes tinham títulos onde se agarrar, sendo mais tarde possivelmente "convertidos" ao braguismo  ;)
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!