News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Porque é que não vamos à bola?

Started by cardoso, 21 de February de 2007, 21:03

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

Acho fundamental a continuação deste debate.

Existem muitas razões para as pessoas não comparecerem ao EMB. Várias já foram apontadas. Algumas razões estão relacionadas com o contexto geral do nosso país mas outras estão relacionadas com a cidade de Braga e a atitude desta direcção face a esta questão.

Logicamente que a direcção do SCB, e os seus adeptos, pouco poderão fazer para combater a crise económica, salários baixos, ritmo de trabalho elevado, condições metereológicas etc etc. Para estes problemas a direcção só se poderá adaptar dentro do possível.

Por outro lado, existem outros problemas, directamente relacionadas com a nossa cidade/região, os quais os bracarenses, os adeptos do SCB e a direcção poderão tentar combater. Julgo que será nestes que nós deveremos centrar a discussão. Já foram apontados vários destes problemas e até algumas soluções muito interesantes, contudo, parece-me que o problema é fazê-las chegar a bom porto.

Identifica-se então o problema número 1, que sem a sua solução nada avança: ausência total de diálogo entre a direcção e os sócios/adeptos.

Estamos fartos de falar na ausência de marketing, na falta de promoção dos jogos, na falta de uma verdadeira política de angariação de sócios, na péssima gestão da loja do SCB, na falta de merchandising, na falta de diálogo com os sócios, na pobre exploração do Bingo, na tarefa extremamente complicada que torna a compra de um bilhete para se assitir a um jogo do SCB, na ausência de efectuarem compras online (bilhetes, merchandising, etc), ausência de acções de Marketing voltadas para os mais jovens etc etc etc

Além de tudo isto, existe outro problema que está relacionado com a Câmara e o SCB: o EMB. Sei que o tema gera discórdia e eu confesso que sou suspeito para falar neste assunto pois eu confesso que NÃO gosto MESMO deste estádio. Nada nele me agrada mas não quero alargar este tema pois é uma questão pessoal. Julgo que o que poderá ser feito é tentar corrigir alguns dos muitos problemas e que fazem com que muita gente prefira o futebol de sofá ao futebol no estádio. Os acessos, estacionamentos, falta de bares, bilheteiras insuficientes, dificuldade para pessoas de mais  idade se conseguirem deslocar até ao seu lugar pois têm que subir imensas escadas, chuva nas filas de baixo, etc. A Direcção tem que estar consciente que muita gente não vai ao estádio pela falta de condições oferecidas pelo mesmo.

Outro problema mas que diz respeito a todos os clubes pequenos/médios chama-se TELEVISÃO. O ideal seria a TV ter que se adaptar ao calendário de futebol e não o inverso. Muitos alegam que grande fonte de receitas dos clubes médios é a TV mas não é bem assim:
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=118576&tema=1
O facto de ser canal aberto ou fechado, na minha opinião, vai dar ao mesmo. Se não tem Sport TV em casa vai ao café mais próximo assistir ao jogo. Julgo que a TV prejudica mais o futebol do que beneficia. É tempo de os clubes fazerem um balanço e avaliarem se compensa ou não esta invasão de jogos de futebol pela TV.
Está na moda de se ser "contra o futebol moderno" mas temos que concordar que bom que era quando os jogos eram sempre ao Domingo à tarde  e à noite via-se os resumos no Domingo Desportivo.

Julgo que este forum tem um papel importante neste tema. Ainda bem que a discussão foi retomada pois parece que a direcção não prestou grande atenção ao que andamos aqui a escrever....

Vlad

Boa disco!!!
Já estava a ver que ninguém se chegava à frente...

mais? digam mais!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Ana Cunha

Não poderia estar mais de acordo com o disco infiltrador!

braguista365

Há tanta coisa que esta mal e a mais no nosso futebol,que nao chegava uma semana de debates televisivos para esclarecer o estado do futebol no nosso país,nem mesmo com o Octavio Machado a mediar o debate!  ;D
O mal vai desde o simples adepto ao mais alto dirigente desportivo!
Mas é bom continuarmos inconformados!

disco infiltrator

Quote from: braguista365 on 21 de March de 2007, 20:20
Há tanta coisa que esta mal e a mais no nosso futebol,que nao chegava uma semana de debates televisivos para esclarecer o estado do futebol no nosso país,nem mesmo com o Octavio Machado a mediar o debate!  ;D
O mal vai desde o simples adepto ao mais alto dirigente desportivo!
Mas é bom continuarmos inconformados!

Mas isso todos sabemos. Por isso que nos deveremos focar nas questões que dependem de nós (cidade, bracarenses, braguistas e direcção) e não estarmos a dispersar os assuntos.

braguista365

O que eu quiz dizer foi que ha coisas que ao simples mortal se tornam praticamente impossiveis de alcançar,como nos intrometer nos regulamentos da fifa,toda a gente sabe que os lances polemicos,e que muita das vezes resolvem jogos,podem ser evitados com o simples recurso as imagens televisivas,mas no entanto os dirigentes da fifa quando ouvem falar disso ,"fogem como o diabo da cruz".
Este é apenas um exemplo como este ha mais!

cardoso

comecei por responder aos vossos posts, principalmente os do bracaras e do disco e acabou por sair daqui o artigo desta semana, que leva o título de "Porque não vamos à bola - parte 2". Obrigado pela deixa...

Tenho abordado aqui por várias vezes a questão da assistência aos jogos do S. C. de Braga no Estádio Municipal. Tornou-se lugar comum afirmar que o clube merecia mais gente no estádio, embora neste momento seja o quarto clube da Liga em termos de assistência. O certo é que um concelho com 170 mil habitantes deveria aderir mais ao seu clube mais representativo.
Podemos dizer que, globalmente, em Braga falta paixão pelo clube. No último texto que dediquei ao assunto escrevi que um dos argumentos mais fortes é o preço dos ingressos. Mas, se a paixão existisse, esses mesmos preços seriam considerados mais baixos. Os telemóveis também são caros e toda a gente os tem e usa. O mesmo poderíamos dizer de muitos produtos bem supérfluos que se vendem com muito maior sucesso do que os bilhetes para o futebol. No entanto, parece que não devemos cair no erro de exigir paixão para que as pessoas se adaptem às condições existentes. Pelo contrário, devemos adequar as condições à disponibilidade das pessoas e a paixão virá depois.
Há pormenores que a SAD poderia providenciar e que facilmente proporcionariam um maior afluxo de público. Na maior parte dos jogos, mais de metade do estádio está vazio. Seria proveitoso que se aproveitasse todo esse espaço para convidar escolas e outras instituições para assistir a um desafio. Certamente que em cada um desses jogos, algumas pessoas acenderiam a tal chama da paixão.
Sendo Braga um cidade essencialmente comercial não seria difícil envolver os grandes espaços comerciais em campanhas promocionais em que se oferecessem convites para esses jogos que, certamente, iriam resultar em novos "apaixonados".
Quando chove, os espectadores, proibidos de levar guarda-chuva, estão automaticamente convidados para um "ensopado" enquanto esperam pela "revista" ou para adquirir o bilhete. Seria muito dispendioso construir uma cobertura na zona das bilheteiras e da entrada exterior do estádio? Não evitaríamos assim que muitos ficassem no sofá?
Seria muito trabalhoso efectuar acções de promoção dos jogos, envolvendo os jogadores, por exemplo, em visitas a escolas e outras instituições?
O estádio tem más condições de acessos e de comodidade no Inverno. Mas isso não pode ser razão suficiente para a fraca adesão dos bracarenses. Costuma dizer-se que se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé. O nosso problema é que temos uma montanha que não só é completamente estática como se zanga facilmente com Maomé, em vez de o atrair. É perfeitamente compreensível que Maomé se recuse a visitar uma montanha zangada.
Por outro lado, não deixa de ser verdade que os bracarenses também se têm revelado muito comodistas. Estudos recentes demonstram que a obesidade está a aumentar em Portugal. E, em grande parte, isso deve-se ao comodismo das pessoas que têm uma grande aversão ao esforço físico. Leva-se o automóvel para qualquer sítio, estacionando em qualquer lugar para evitar de dar "dois passos". Com o futebol passa-se o mesmo; como não se consegue levar o popó para dentro do estádio, fica-se em casa com a desculpa de que não há estacionamentos. Na zona do posto médico de Infias e da cadeia, há sempre muitos lugares de estacionamento; e dali ao estádio, pelo Bairro da Misericórdia, são cinco minutos a pé. Mas as pessoas acham muito! Os TUB têm sempre autocarros nos dias de jogo mas poucos são os que a ele recorrem. Talvez porque ainda haja muito fidalgo que acha que andar de autocarro não se adequa ao seu estatuto. E depois queixam-se dos acessos!
Em conclusão, parece-me que com um pouco mais de imaginação, a SAD conseguiria aumentar significativamente o número de espectadores no estádio. E com um pouco mais de boa vontade os bracarenses deixariam de ficar acomodados em casa ou no café, queixando-se da falta de condições. Com esse esforço de uns e dos outros não tenho dúvidas que a paixão viria de seguida.

disco infiltrator

Cardoso,

Mais uma vez gostei bastante do teu texto. Continua que a tua "voz" é sempre precisa!

Só gostava de falar numa questão que abordaste que, embora pertinente, não julgo ser bem este o caso.

Passo a explicar, a população portuguesa é muito comodista no geral, sem qualquer dúvida. O automóvel em Portugal é sinónimo de estatuto e andar de autocarro pode significar a perda de algum "status". Nada mais ridículo, absurdo, provinciano e parolo..mas enfim ainda há alguns que pensam assim. Basta ir a uma universidade holandesa, sueca etc e deparamos com um parque lotado de bicicletas e toda a gente a utilizar os transportes públicos. Portugal, na cauda da Europa mas onde os carros são mais caros, mesmo assim tem o parque das faculdades cheio de (bons) carros. Nunca entendi, preciso de um sociólogo para me explicar isso.

Para mim, qualidade de vida é não precisar de carro para nada. Ir para o trabalho a pé, ter metro ou autocarro para ir para onde me apetecer, não me preocupar com estacionamentos nem ficar nervoso no trânsito. Para mim, isso é  qualidade de vida. No entanto, em Braga muita gente quer desfilar o carrinho para andar 500mts de casa até ao café e para depois estacionar em segunda fila. Há muita gente assim em Braga, sem dúvida.

No entanto, julgo, que este facto não se pode aplicar ao EMB. Realmente os acessos ao EMB são PÉSSIMOS e o estacionamente NÃO EXISTE. Autocarros para lá não são em quantidade suficiente, não saem de locais suficientes e os que há não são divulgados convenientemente. É muito bonito falar de malta jovem, homens que podem bem andar por aquelas ladeiras ao frio. Mas e as senhoras? Idosos?
Nunca mais esqueço de uma situação. Um vez levei a minha mãe para ir conhecer o EMB, deve ter sido das primeiras vezes que ela entrou num estádio. Tive pouco sorte com o jogo, particular PortugalxItália a chover a potes. A minha mãe queria conhecer o tão falado EMB mas arrependeu-se para sempre. Estacionamos o carro longe, não foi possível levar guarda-chuva, apanhamos chuva, tivemos que subir enorme escadaria até ao nosso lugar pois o elevador nunca chegava. Resultado: a minha mãe jurou-me que não entraria mais naquele Estádio na vida. Esta situação não terá sido única e deve acontecer frequentemente com outras pessoas.

As pessoas em Braga são comodistas, sim, mas este Estádio ultrapassa todos os limites. Poucos estão para se sujeitas aquilo.

Como eu já disse, eu sou suspeito, pois de facto detesto aquele estádio em todos os aspectos. Contudo, o que mencionei é a constactação da realidade. O EMB afasta muitos bracarenses e braguistas do SCB. Tenho essa opinião e  acredito plenamente nisso. Seria urgente tentar-se corrigir o que ainda fôr possível de se corrigir naquele estádio. Enquanto isso não acontecer, muita gente vai permanecer afastada do SCB.

Reis

Quote from: disco infiltrator on 22 de February de 2007, 14:50
Os salários explicam alguma coisa sem dúvida. Contudo, no caso de Portugal, não explicam tudo infelizmente. Mesmo que o salário mínimo em Portugal suba para níveis mais realistas não se vai criar uma cultura de desporto por causa disso. Subindo os salários aumentam as pessoas nos shoppings, aumentam as vendas de carros, aumentam as viagens para a Républica Dominicana, aumentam as pessoas nas discotecas, etc. Não vai aumentar significativamente o número de pessoas nos estádios. Para isso falta fazer o fundamental, criar uma cultura de gosto pelo desporto e que as pessoas comecem a apoiar os clubes das suas cidades e região.
Em Portugal as pessoas não gostam de desporto, gostam dos clubes de futebol e sendo que cerca de 90% apoia um dos chamados 3 grandes. Enquanto isso não mudar não vai ser o aumento do poder de compra que vai atrair mais gentes para os estádios dos clubes médios/pequenos.

Quem não conhece um anormal que se queixa que os bilhetes para ver o Braga são caros, ou faz frio, ou chove, ou é longe, ou é a más horas, quando 2/3 dias antes gastou 50€ num bilhete para um dos 3g, + os morfes, + as portagens, + o gasoleo... Num dia chuvoso, que até às 8h do dia seguinte tinha de ir trabalhar....????? QUANTOS??????

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

cardoso

disco,
correndo o risco de fugir um pouco ao assunto, nós somos latinos. E se compararmos os nossos antepassados do sul, os romanos, com os do Norte, os Celtas, poderemos encontrar a explicação para as diferentes mentalidades de que falas. Comparar um cidadão romano, que dava tudo para passar umas tardes relaxadas no fórum (não este ;D), com um guerreiro nórdico do tempo dos bretões é como comparar uma cigarra com uma formiga. Somos uns comodistas de todo o tamanho. O pior é que acrescentamos a isto um gosto enorme pela exibição de riqueza mesmo que ela não exista. Falas dos automóveis caros e dizes que não compreendes isso. Dou-te uma dica: estamos em crise, estamos no limite do endividamento, mas o crédito ao consumo tem aumentado. Mas ir ao futebol não dá status. Muito menos andar nos TUB e ainda menos andar 500 m a pé! Para muitos, andar a pé ou de autocarro é parolo ou é para os pobres. É por isso que maomé não vai à montanha.
Mas também é verdade que a montanha continua estática. Quando vou ao estádio em dia de chuva vou de autocarro. E no regresso é muito frequente sobrar um autocarro, que vem vazio! Portanto, não há falta de autocarros. O que falta é propaganda deste serviço. Além disso, custaria muito negociar com os proprietários a adaptação de um daqueles terrenos para parque de estacionamento, ainda que temporário? Lucravam os donos, que ganhavam umas massas e lucravamos nós que teriamos onde deixar o popó.
Em suma: mudar as mentalidades é muito difícil mas esperar que elas mudem é mais que difícil, é parvoíce. O Braga tem de se adaptar à realidade que tem e fazer todos os possíveis para mobilizar a cidade. Reclamar com as pessoas não é solução para nada. Pelo contrrário, só agrava a situação. Mas penso que a SAD está a aperceber-se disso.

disco infiltrator

Cardoso,

Nâo poderia estar mais de acordo, a SAD é que tem que "abrir os olhos" e adaptar-se à realidade...

No entando, acho que e SAD ainda não se apercebeu disso. Por isso, este forum poderá ter um paapel importante neste campo. É preciso fazer com que a SAD abra os olhos e comece a ouvir os sócios.