News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PAULO FONSECA - O NOSSO TREINADOR

Started by A.COSTA, 05 de June de 2015, 21:12

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

Quem joga melhor está sempre, mas sempre mais perto de ganhar. Agora o que ninguém resiste e ter 55 colegas melhorcolocados e optar pelo remate em vez de um simples e fácil cruzamento...
Pouco mais vale a pena  acrescentar se isto custar a entrar na cabeça de alguns.

PAF

Eu continuo a achar que estamos mais perto de vencer se marcamos golos e nada mais que isso! Tudo o resto são teorias.
Jogar bem é ganhar, ninguém ganha a jogar mal e muito menos marca golos jogando mal, isto consecutivamente.
Nós como eu disse ali ao lado, por exemplo fora temos 4 golos em 8jogos, isto é pior que mau! Ninguém joga bem e marca 4 golos em 8 jogos. (nem precisava de ir ver as exibições). Pode acontecer em 1 ou 2 não em 8!

Quanto a comparar épocas, por vezes é complicado de o fazer, porque há muitos factores em jogo, mas de uma coisa tenho a certeza, este ano temos a obrigação de fazer melhor, para fazer pior não se mudava nada!
Se vínhamos de uma época muito má, fizemos uma época aceitável/boa, e agora voltamos atrás para quê que se mudou? Para ter mais posse de bola e remates nas estatísticas? Espero sinceramente quando chegar a Maio que não sejam esses os motivos para justificar a mudança... seria uma desilusão total. (e tenho a certeza que não o seria só para mim).
Sempre disse que na liga o 4ºlugar com naturalidade será nosso (a concorrência é tão fraca que mete dó). Na Taça de Portugal ir à final depois do sorteio que tivemos é a obrigação mínima. Liga europa está cumprido o mínimo, o que vier é excelente. Taça da liga o que vier será sempre bom. No fim fazem-se as contas. Acho que deve ser este o espírito.



Olho Vivo

Há um conjunto de adeptos que gostam de dizer que o melhor futebol é o que ganha. Infelizmente, esta frase é uma mão cheia de nada... porque resultados conhecem-se no fim e o que todos querem saber é qual o meio para o atingir.

Eu até já tinha por aqui escrito há algum tempo que tinha dúvidas de que conseguíssemos mais pontos no final da actual temporada do que na época passada. Do que não tenho dúvidas é de que gosto muito mais de ver a minha equipa jogar hoje do que na época passada... e, teoricamente, com menores recursos individuais - até temos dois titulares que andavam encostados na equipa B e em vias de serem dispensados; tínhamos um jogador já para lá do prazo que hoje volta a ser preponderante; e quem nos dera, no actual modelo de jogo, ter um Danilo ou um Zé Luís, ou mesmo um Pardo a fazer o papel de Wilson! E digo isto não para desvalorizar o actual plantel; temos um plantel equilibrado, com alguns bons novos jogadores - mas, destes, poucos são de qualidade extra (ainda que espere que alguns evoluam para serem jogadores mais capazes).

Se há adeptos aos quais apenas o resultado interessa, é legítimo. Mas não é legítimo criticar uma forma de jogar sem dizer qual é a outra que é verdadeiramente vencedora.. Porque dizer que jogar bem é ganhar é nada dizer sobre como se está mais perto de ganhar.

Pessoalmente, estou muito contente com a forma como, nesta temporada, tentamos impor a nossa qualidade de jogo, dominando-o. Tudo está bem? Não. É uma forma de jogar mais exigente para todos, incluindo para os jogadores. Tenho para mim que há posições que, no actual modelo de jogo, exigem maior qualidade do que a que temos para que o modelo evolua no "bom sentido". E isto nem é uma crítica aos jogadores que temos. Em outras equipas, com outros modelos, as suas limitações seriam menos visíveis. Para além disso, temos jogadores que ainda se estão a fazer e, dentro de alguns limites, acredito que possam crescer.

Se as pessoas preferem o modelo da época passada, por acharem que com ele estão mais perto de vencer, é a sua opinião. Não é claramente a minha. E para já, a nível de resultados, não me parece que estejamos a defraudar. Uma liga dentro das expectativas, uma grande fase de grupos da Liga Europa e aspirações intactas nas taças (com uma eliminação brilhante do Sporting na última eliminatória da TP). Ou seja, nem a nível de resultados se pode dizer que este modelo não esteja a resultar. Se calhar há adeptos que sonham demasiado alto. Não faz mal sonhar desde que tenhamos consciência de que nem sempre os sonhos se concretizam...

Vasco Soares

Exato... estamos mais perto de ganhar se marcarmos pelo menos mais um que o adversário.... brincadeiras à parte, quem joga melhor ? Barcelona ou Real Madrid? Já sei que vem por aí "varanda", acrescento então , o BragaN joga melhor que o Sporting? Não me parece. Joga melhor que o Benfica e porto? Pede  meças, o problema está onde então?está no Ibrahim, no abobakar, no Jonas etc etc. O Braga está em 4o como o ano passado dirão muitos mas para mim as diferenças são abissais entre uma época e outras, com piores jogadores está época ...sublinhe-se... com pardo, Ze Luís, com Micael, com Eder, com Santos, 
Respeito opiniões mas não me parece que a minha e a de muitos , tenha grande discussão.

rpo.castro

Como se pode dizer que da época passada passamos para pior?

Temos plantel menos valoroso, mas temos muito mais futebol. Fizemos dos melhores jogos que já vimos na pedreira, e é isto para que existe futebol em 1º lugar: espetáculo para que os adeptos possam desfrutar. Se só contam os resultados, joga-se FM.
Este ano temos tido alguns resultados que resultam em amargo de boca, sobretudo pelo que fazemos nos que nos correm bem, mas têm sido sobretudo empates. E em relação à época passada não tínhamos a Liga europa que faz um grande diferença.
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

O futebol do Braga é mais agradável ás vistas que o da época passada? Isso nem tem discussão! Mais nunca vi ninguém pôr isso em causa.
Este futebol é mais eficaz ou traz melhores resultados? Não sei... mais nem sequer sei se é o mais indocado para um clube como o Braga.
Mas futebol agradável sem resultados é ZERO!

O único meio que conheço para ganhar jogos é marcar golos! Podem inventar 500 estorinhas, 500 tácticas mirabolantes, tudo o que quiserem, se não marcarem golos tudo isso vale zero. Futebol bom, futebol bonito, futebol de nota artistica ou lá o que quiserem que resulta em nada para mim é que é na realidade uma mão cheia de nada!!
O futebol de Guardiola não é melhor que o do Mourinho, nem o do Luiz Enrique será melhor que o do Benitez. Uns e outros já ganharam todos de forma diferente e com futebol totalmente diferente.

Eu não conheço nenhuma equipa no mundo que jogue mal e ganhe consecutivamente jogo após jogo ou ano após ano e pior ainda que ganhe jogando mal.
Se conhecerem digam-me uma.

Se Fonseca chegar ao fim da época e os resultados não forem bons, os que o elogiam e fazem vénias serão os primeiros a vir cá pedir a sua cabeça (não tenho duvidas nenhumas, mas mesmo nenhumas disso) e esta é que é a verdade.

Jogamos igual a Slb e Porto, provavelmente sim, estamos atrás deles porque eles têm melhores jogadores, claro, tal como nós temos melhores jogadores do que as outras 14 equipas... é simples, senão também não estaríamos em 4º. E estas 14 equipas estão todas sem excepção piores que na época passada (não é só o Braga, que ainda assim se reforçou muito) em minha opinião muito mas mesmo muito piores, temos uma liga totalmente a definhar! Hoje e os nossos jogos na generalidade são só uma prova, diria que 70 ou 80% das equipas nem uma oportunidade de golo cria em 90minutos.

Por fim se acham que quando faço estes comentários tenho algo contra o treinador ou contra a equipa, estão totalmente enganados, como é óbvio, só não tenho paciência para grandes teorias depois destes anos todos de futebol, no fim quero é ver o Braga a ganhar, se não for pedir demais como ganhava no tempo do Domingos, com o futebol dele que não tinha nota artistica, provavelmente nem grandes modelos tácticos e se calhar com um treinador muito fraquinho... mas a verdade é que nenhum até hoje me deu as alegrias que ele deu, essa é que é essa! Não pedia muito mais.

Cheio de posse de bola, domínio, nota artística e remates para as couves estou eu cheio, o Braga fora de casa tem sido um pouco isto.

barinho

Temos sem dúvida um futebol bastante melhor que a época passada, que nos deixa mais próximo da vitória. Não há dúvidas que com mais volume ofensivo, maior domínio sobre o adversário, mais ocasiões de golo, uma equipa está mais próxima de ganhar.

Óbvio que não é um sistema perfeito, nenhum o é, especialmente um que só está a ser implementado este ano e que é completamente contrário à nossa matriz habitual. Mas com tempo ele será aperfeiçoado e ganharemos outra eficácia.

Comparado com o ano passado temos melhor futebol, um campeonato semelhante, mais uma vez grandes hipóteses de chegar ao Jamor, com boas possibilidade de ir mais longe na TL e com uma LE brilhante, onde o ano passado nem estivemos. Tudo isto com um plantel individualmente pior, com alguns jogadores desconhecidos e outros que deram um salto brutal (mérito óbvio do treinador).

Agora como disse no outro tópico, que se tenha a inteligência de fazer disto um projecto de longa duração e assim daremos o tal clique que nos falta. E este ano ainda vamos festejar muita coisa.

PAF

Quote from: rpo.castro on 02 de January de 2016, 20:51
Como se pode dizer que da época passada passamos para pior?

Temos plantel menos valoroso, mas temos muito mais futebol. Fizemos dos melhores jogos que já vimos na pedreira, e é isto para que existe futebol em 1º lugar: espetáculo para que os adeptos possam desfrutar. Se só contam os resultados, joga-se FM.
Este ano temos tido alguns resultados que resultam em amargo de boca, sobretudo pelo que fazemos nos que nos correm bem, mas têm sido sobretudo empates. E em relação à época passada não tínhamos a Liga europa que faz um grande diferença.

Quem é que disse isso?

Tranquejo

#348
Partilho completamente a opiniao do Olho Vivo.
Alguns adeptos perderam claramente a noçao da nossa realidade. Eu tamben sonho e quero sempre mais para o meu clube, mas nao me perco em ilusoes e exigençias desmesuradas. Podemos fazer melhor? Claro, se nao és o Barcelona, podes sempre fazer melhor, agora nao percamos da vista a nossa realidade. Os nossos objetivos definidos no inicio da temporada estao a ser compridos e com excelentes exebiçoes à mistura. Quem nao se ira lembrar daqui a uns anos do jogo contra o Marselha ou contra o Sporting?
E sobre a discussao de nao ganharmos aos primeiros 8: contra quantos desses 8 perdemos? 2. Nao me pareçe tao mau que mereça destaque. Existem claramente coisas a melhorar, posiçoes que podem ser melhoradas com jogadores de qualidade superior, rotinas a afinar, lançes a trabalhar, mas por em causa a mais do que boa temporada que estamos a fazer acho muito, mas muito ignorante.
Paulo Fonseca tem todo o meu apoio, as coisas nem sempre vao correr bem, mas tenho confiança total no nosso treinador e gostaria de o ver em Braga por muitos anos, construindo um bom projeto e fazendo crescer ainda mais este enorme clube.

Robalo

Quarta-feira, se tudo correr pelo normal rio ave e Setúbal perdem os seus jogos, e nos temos que fazer o nosso trabalho com a acadêmica, na melhor fase da época.

Encaminhar o 4"lugar na quarta, e depois dar tudo para xegarmos ao final deste mês nas meias finais das duas taças .

Mister, na minha opinião Alan fora  de casa nesta fase é para esquecer.

Não percebo como podem andar por aí Rafael Martins , Suk e Bonatini e nos com este ataque medíocre e bem caro.

Mês muito duro com idas a Alvalade e choupana e recepção ao rio ave, precisamos de todos no campo e na bancada.

easy_scb

Custa-me perceber que contra os mesmos adversários que tivemos até hoje, ano passado fizemos muito melhor.

O Braga desde o jogo com o Arouca é uma equipa previsível e a quem é relativamente fácil anular as virtudes.

Tarda o treinador do Braga em perceber que é necessário apostar e trabalhar em nuances diferentes. Porque não in game tentar um 4x2x3x1? Porque não dar a Roman um papel de maior relevo? Porque não rever a posição do clube em relação a Potker para nos ser possível ter um extremo forte no 1x1 tendo assim alternativa a quando o nosso jogo interior sai anulado? Porque não rever o julgamento técnico feito a Pinho e dar a oportunidade de ter aquele que me parece o avançado mais inteligente na ocupação de espaços do plantel? Porque não dar a Alef oportunidades e dotar a equipa de imprevisibilidade?

Falta plano B a este Braga.

Lipeste

#351
O modelo de jogo que me agrada é este, o nosso...sendo curto e grosso, sem rodeios nem explicações, falta-nos intensidade, falta-nos profundidade pelo corredor central e uma série de rotinas no último terço para que a bola possa circular com apoios e  cheguar a zonas de finalização, as constantes alterações ao segundo avançado também não tem ajudado nada.

De falta de recursos PF nunca se poderá quixar porque apesar de tudo a qualidade geral dos nossos jogadores é muito superior à qualidade geral de todos os outros que nos seguem...nas últimas cinco jornadas fizemos seis pontos, das equipas que estão no top ten só Marítimo e Rio Ave fizeram pior que nós em igual período...fizemos apenas 40% dos pontos possíveis (com esta média terminariamos a Liga com 40 pontos) muito abaixo da nossa média à jornada 15...é obvio que estamos a passar um mau nomenento...estamos estagnados no nosso processo de construção ofensivo.

Todas as lacunas que neste tópico foram apresentadas são da responsabilidade de PF, cabe-lhe a ele encontrar soluções para as colmatar, essas soluções estão no plantel (talvez falte, como alguns achavamos que faltava no início da época, um médio com capacidade de transporte e boa meia distância...Battaglia era a minha escolha à época e agora, mas parece que não encaixa neste modelo) e já é tempo de potenciar o nosso modelo de jogo para o nível seguinte.

rpo.castro

Quote from: easy_scb on 03 de January de 2016, 01:02
Custa-me perceber que contra os mesmos adversários que tivemos até hoje, ano passado fizemos muito melhor.

O Braga desde o jogo com o Arouca é uma equipa previsível e a quem é relativamente fácil anular as virtudes.

Tarda o treinador do Braga em perceber que é necessário apostar e trabalhar em nuances diferentes. Porque não in game tentar um 4x2x3x1? Porque não dar a Roman um papel de maior relevo? Porque não rever a posição do clube em relação a Potker para nos ser possível ter um extremo forte no 1x1 tendo assim alternativa a quando o nosso jogo interior sai anulado? Porque não rever o julgamento técnico feito a Pinho e dar a oportunidade de ter aquele que me parece o avançado mais inteligente na ocupação de espaços do plantel? Porque não dar a Alef oportunidades e dotar a equipa de imprevisibilidade?

Falta plano B a este Braga.
Falas de 4 jogadores que para mim são carta fora do baralho como soluções para este modelo.
Roman tem desaproveitado as oportunidades que lhe são dadas. Aparentemente só serve para abanar um pouco o jogo, Pinho foi o que se viu e não vejo o que poderá acrescentar, ainda para mais na equipa B andou a passear. Potker que não joga desde outubro? Alef que tem dado na equipa B que seja diferente do que temos?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Olho Vivo

Volto a repetir: tudo quanto passe por definir a qualidade de um treinador apenas pelos seus resultados não pode servir de argumento. Por uma razão simples: o corolário deste raciocínio, obriga a dizer que o Mourinho* era excelente há seis meses e hoje não vale um chavo; que o Klopp há duas épocas era fora de série e a meio da época passada era um camelo; que o Domingos há cinco anos era excepcional e, de repente, passou a ser um nabo.

Ora isto não tem pés nem cabeça. O que é importante é avaliar como cada treinador consegue impor um modelo de jogo nas suas equipas e como se comporta cada modelo. Haverá bons treinadores que terão más épocas, assim como maus treinadores que terão boas épocas.

Dizer que um bom treinador é o que ganha é não dizer nada sobre qualquer treinador em concreto. É colocar-se na posição confortável de nada dizer sobre qualquer treinador quando cá chega. Por essa ordem de ideias, qualquer um serviria - já que só no fim se fazem as contas...

Isto não impede que haja sentido crítico. Mas a crítica deve ser às limitações do modelo ou à (in)capacidade para o implementar. Os resultados tenderão a seguir a qualidadedo trabalho (e, muito importante, do talento à disposição) mas nem sempre é forçosamente assim.


* Mourinho tanto se esforçou por dizer que os resultados é que são a bitola pela qual se avalia a qualidade de um treinador que assim cavou a sua própria sepultura...

easy_scb

Quote from: rpo.castro on 03 de January de 2016, 17:39
Quote from: easy_scb on 03 de January de 2016, 01:02
Custa-me perceber que contra os mesmos adversários que tivemos até hoje, ano passado fizemos muito melhor.

O Braga desde o jogo com o Arouca é uma equipa previsível e a quem é relativamente fácil anular as virtudes.

Tarda o treinador do Braga em perceber que é necessário apostar e trabalhar em nuances diferentes. Porque não in game tentar um 4x2x3x1? Porque não dar a Roman um papel de maior relevo? Porque não rever a posição do clube em relação a Potker para nos ser possível ter um extremo forte no 1x1 tendo assim alternativa a quando o nosso jogo interior sai anulado? Porque não rever o julgamento técnico feito a Pinho e dar a oportunidade de ter aquele que me parece o avançado mais inteligente na ocupação de espaços do plantel? Porque não dar a Alef oportunidades e dotar a equipa de imprevisibilidade?

Falta plano B a este Braga.
Falas de 4 jogadores que para mim são carta fora do baralho como soluções para este modelo.
Roman tem desaproveitado as oportunidades que lhe são dadas. Aparentemente só serve para abanar um pouco o jogo, Pinho foi o que se viu e não vejo o que poderá acrescentar, ainda para mais na equipa B andou a passear. Potker que não joga desde outubro? Alef que tem dado na equipa B que seja diferente do que temos?

O corolário da minha opinião é que faltam alternativas ao Braga. E quando digo alternativas falo mesmo em trabalho para colocar novos problemas aos adversários e não permitir que, quem anule o nosso jogo interior, anule consequentemente todo o poderio do Braga.

Acerca dos jogadores que citei. Acredito sinceramente que Roman está para este Braga, como Rafa esteve para o Braga de início de época. No entanto é o único jogador que me parece conseguir fazer o que Rafa faz. É rápido, tem bom controle de bola em espaço curto e poderá desequilibrar se a equipa acompanhar. O maior problema com Roman é mesmo o oposto do que dizes: sendo um jogador rápido, nunca conta para PF para abanar o jogo a partir do banco.

Já Potker é um tipo de extremo que qualquer plantel precisa. Reparemos que para as alas, os suplentes têm exatamente o mesmo perfil dos titulares. É preciso um extremo que parta no 1 para 1. Que, batendo um defesa, desmorone a organização defensiva dos adversários. Não temos isto e admirado fico quando me parece que PF não reconhece que esta seria uma arma útil para o plantel.

Acerca de Pinho é preciso dizer que fez uma excelente pré-época. Em termos da sua qualidade pareceu-me, digo-o outra vez, o avançado mais inteligente na ocupação de espaços que o Braga tem no plantel. A Pinho vi-lhe pormenores 'dos livros' tais como a busca do 2º poste quando outros atacavam o 1º, como recuos para receber cruzamentos atrasados, entre outros. Coisas banais? Talvez. No entanto coisas que não vejo os restantes avançados fazer.

Por fim Alef. A sua qualidade está atestada no percurso de selecções jovens. Acredito que contribuiria para a equipa no sentido da intensidade e do passe longo.

E quando se fala dos jogadores andarem desmotivados e não renderem nos B, é preciso dizer que todos estes foram contratações claras e inequívocas para os A.

Em suma: falta ao treinador ideias diferentes. Os interpretes estão lá.

PAF

Quote from: Olho Vivo on 03 de January de 2016, 18:23
Volto a repetir: tudo quanto passe por definir a qualidade de um treinador apenas pelos seus resultados não pode servir de argumento. Por uma razão simples: o corolário deste raciocínio, obriga a dizer que o Mourinho* era excelente há seis meses e hoje não vale um chavo; que o Klopp há duas épocas era fora de série e a meio da época passada era um camelo; que o Domingos há cinco anos era excepcional e, de repente, passou a ser um nabo.

Ora isto não tem pés nem cabeça. O que é importante é avaliar como cada treinador consegue impor um modelo de jogo nas suas equipas e como se comporta cada modelo. Haverá bons treinadores que terão más épocas, assim como maus treinadores que terão boas épocas.

Dizer que um bom treinador é o que ganha é não dizer nada sobre qualquer treinador em concreto. É colocar-se na posição confortável de nada dizer sobre qualquer treinador quando cá chega. Por essa ordem de ideias, qualquer um serviria - já que só no fim se fazem as contas...

Isto não impede que haja sentido crítico. Mas a crítica deve ser às limitações do modelo ou à (in)capacidade para o implementar. Os resultados tenderão a seguir a qualidadedo trabalho (e, muito importante, do talento à disposição) mas nem sempre é forçosamente assim.


* Mourinho tanto se esforçou por dizer que os resultados é que são a bitola pela qual se avalia a qualidade de um treinador que assim cavou a sua própria sepultura...

Diz-me um treinador que tenha qualidade e que não tenha resultados? Pior ainda que não tenha títulos... eu não conheço nenhum, nem um sequer. Se conheces algum diz-me lá um.

Mão cheia de nada é dizer que há treinadores bons que não ganham nada, ou que não ganham jogos. Bom treinador é obviamente o que ganha, os outros serão os medianos e fracos. Um bom treinador é o que ganha e vai subindo degrau a degrau na sua carreira (por norma uma coisa implica a outra).

Como é óbvio um treinador não é avaliado por uma época (muito menos por meia), nem por 2 nem por 3 tão pouco! Muito menos um treinador bom ou fraco é avaliado pelo que disseste acima dos resultados momentâneos que possam ter. Um treinador é avaliado pela sua carreira, pode não ganhar num ano ou não atingir objectivos mas vai atingi-los no ano seguinte. Isso é que faz um treinador bom ou fraco.
E ter resultados é ganhar, é atingir objectivos nos clubes por onde passam.

Quando um treinador chega a Braga ele tem um percurso, o que ele fizer em Braga não é o que vai ditar se ele é bom ou mau. É o caso de Paulo Fonseca, mais ainda quando ainda está em início de carreira.
Se te perguntar se Paulo Fonseca é um bom ou mau treinador com certeza não terás resposta... se calhar és capaz de dizer que tem boas ideias de jogo!
Mas boas ideias de jogo é o quê? O que não faltam são teóricos com boas ideias de jogo, mas daí a ser bom treinador vão kilometros.

Modelo de jogo? Quero lá saber do modelo, cheio de treinadores de bancada e modelos ando eu cheio! Bom modelo e mais uma vez desculpa lá só há um, é o que ganha. Até pode mudar todas as semanas ou pior ainda todos os 45minutos, se a equipa ganhar é esse o melhor modelo! Quero lá saber se é o 4-4-2 ou o 10-0, se tem 90% de posse de bola ou 10%.
Um bom treinador vai atingindo objectivos ano após ano sempre com vitórias, falha várias vezes? Claro que falha, mas menos que os outros. É o caso de Mourinho Anceloti, etc. são despedidos? Claro que são, nem sempre as vitórias aparecem, nem sempre ganham.

A tua citação acima diria sobre Mourinho é quase anedótica, Mourinho cavou a sepultura porque disse que os resultados é que avaliam a qualidade do treinador? A sério. Se ele jogasse bonito não seria despedido? Se dissesse que era a qualidade de jogo que definia um bom treiandor já não seria despedido? Diz-me lá que outra avaliação poderia haver para um clube como o Chelsea que estava quase na luta pela descida senão os resultados? Do Chelsea e de qualquer outro grande clube obviamente.

No caso de Paulo Fonseca neste momento provavelmente nem é altura de fazer uma avaliação momentânea (ou seja à época), quanto mais de uma carreira. Para já é o puto que chegou aos sub 21 e pouco mais.

Olho Vivo

Caro PAF, pela tua ordem de ideias, para avaliar a qualidade do trabalho de um treinador não é preciso sequer ver jogo algum da sua equipa. Basta ir à net ver os seus resultados. Até a crítica resulta mais pobre. Qualquer comentário quanto à forma de jogar é supérfluo, já que o que conta mesmo é o resultado.

Nos últimos tempos, alastrou a ideia (para mim) peregrina de que não há jogar bem. Qualquer *****, descupando o termo, serve, desde que os resultados o permitam. Até se chegou ao cúmulo de deixar muitas vezes subentendido que jogando mal ("mandar biqueiros para a frente" para mim é jogar mal) estamos mais perto de ganhar. Para mim, esta é a desculpa daqueles que não conseguem colocar as suas equipas a jogar melhor. Há aqueles que o conseguem e estão, com isso, mais perto de vencer. Porque eu acredito mesmo nisto: jogando bem, com sentido, procurando reduzir a aleatoriedade do jogo (mesmo que isso seja uma utopia), estamos mais perto de ganhar. Admito que haja muita gente para quem esta ideia não se aplique. Eu acredito nela.

Quanto ao Paulo Fonseca, não tenho qualquer problema em dizer que, para mim, é um bom treinador. Bem melhor do que o que tínhamos! E já não preciso de mais resultados para o dizer...

PAF

Os resultados para mim chegam por um motivo, ninguém ganha a jogar mal, a jogar uma m****, ou a dar chutos para a frente, como tu dizes. Se conheces algum treinador que seja bom e ganhe a jogar assim diz-me um, só quero um dos milhares que por aí andam.
Pode ganhar um ano, ou resultar num ano, no seguinte não resulta. (até te dou exemplo de boa vontade, Pacheco por exemplo)

Como disse diz-me um bom treinador que não ganhe?
Isso não existe. E por isso me basta os resultados.
Não há bons treinadores sem resultados.

Paulo fonseca é melhor que SC, provavelmente é, mas daí a ser um bom ou grande treinador vão kilometros. Vamos ver o futuro. Neste momento tudo indica isso. Como disse antes o que não faltam são bons treinadores com boas ideias que no fim saem grandes flops ou que têm carreiras pouco mais que medíocres.

Legião

PF até pode não atingir os objectivos mas penso que está a ser o treinador daqueles que por cá passaram nos últimos anos que tem conseguido colocar a equipa a jogar um futebol mais conseguido, certamente ainda há muito trabalho pela frente mas ao fim de pouco tempo a equipa já joga a um nível bastante aceitável e tem conseguido potenciar jogadores. Tenho a curiosidade de ver até onde o mister pode chegar e a evolução que a equipa vai ter. Neste momento, ainda não atingiu, na minha opinião, a qualidade que Leonardo Jardim teve ao serviço do Braga que foi tacticamente falando aquele que me deixou mais saudades dos últimos tempos.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

camurca

Tou a gostar desta discussao, com opinioes validas cheias de conteudo interessante.
Normalmente nos que gostamos de futebol, treinadores de bancada, temos sempre certezas do porque se joga bem ou mal, se o treinador da nossa equipa teve bem  ou mal na gestao/modelo do jogo e temos opinioes sobre a qualidade da nossa equipa.
Mas eu este ano, nao consigo,(talvez porque afinal nao percebo assim tanto de bola como pensava que percebia,lol) perceber a qualidade e eficacia do nosso braga e consequentemente do nosso mister. Se por um lado gosto de como a equipa joga em casa ate agora, mesmo nos jogos contra Arouca e paços de ferreira. Por outro lado começa-me a cansar os jogos fora, pois acho que foram todos iguais, só que nuns marcamos um golo e noutros não. E não consigo perceber o porquê destas duas realidades, pois se fosse a qualidade dos jogadores também não tinha gostado deles quando jogam em casa. Será o modelo de jogo assente na posse de bola, mas sem profundidade e eficácia? Mas em casa eu gosto. Para concluir deve ser a 1° vez que eu, treinador de bancada, assíduo nos jogos do nosso Braga há muitos anos não consigo entender o porquê de acontecer isto do local do jogo e  nem conseguir explicar o que faria  de diferente se fosse eu o treinador. Uma coisa tenho a certeza perdemos já muitos pontos fora com equipas muito fracas que não devíamos ter perdido. Não fico preocupado quando não se ganha mas criam-se muitas oportunidades(ex: paços Ferreira, Benfica) fico preocupado é contra equipas muito inferiores à nossa criam-se poucas oportunidades( ex: maior parte dos jogos fora).