News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PAULO FONSECA - O NOSSO TREINADOR

Started by A.COSTA, 05 de June de 2015, 21:12

Previous topic - Next topic

rvx

#280
Também, não acho que o problema esteja no meio campo. Luiz Carlos é um box-to-box, Vuk e Filipe têm bom passe e Mauro é um bom tampão. O problema está mais na forma arriscada como trocamos a bola em frente à defesa, que é muito vulnerável a uma pressão alta do tipo da que Benfica, Porto e Liberec fizeram. Acho que o PF deveria antes considerar uma forma alternativa de jogar nestas circunstâncias. Este tipo de pressão alta é fisicamente exigente, e notou-se que tanto Liberec como Benfica quebraram após a pressão inicial, altura em que o nosso futebol já se pôde impôr. Portanto, não acho que devamos alterar o nosso modelo. Simplesmente, temos de nos adaptar melhor às circunstâncias do jogo. Não é que discorde que possamos melhorar o meio campo com contratações de qualidade, mas não é uma necessidade face aos nossos objectivos e situação actuais. Estamos nos 16/avos da Liga Europa, nas Taças, em 4º, e o nosso futebol apresenta a ambição e qualidade suficientes para manter essa posição e ainda sonhar com o 3º. Tendo em conta que o momento actual é de poupança financeira, a única lacuna real é a posição de lateral esquerdo. Temos opções de qualidade e quantidade suficiente em todas as restantes posições.

A derrota ante o benfica vem por a nu algumas fragilidades do SCB, nomeadamente quanto à dinâmica de jogo e do esquema táctico do SCB.
Penso que não precisamos de jogadores, precisamos é de humildade, de sistemas tácticos alternativos e de mais trabalho.
No futebol muito já foi inventado. e no jogo contra o Benfica, Rui Vitória revelou ter estudado o SCB. O inverso não aconteceu, se é que posso falar assim.
Faço um parenteses para dizer que foi ( e sou) acérrimo apoiante da contratação de PF como treinador do meu clube.
Todavia à situações que me levam a pensar que PF parece o Jorge Jesus no benfica do quase... Jorge jesus parece que queria inventar o futebol. Jorge Jesus revelava prepotência e altivez em relação aos princípios e filosofia inerentes ao jogo. PF parece que lhe quer seguir as pisadas... eu explico.
Na minha opinião, o SCB nos últimos tempos tem-se apresentado com dois pontas de lança, num esquema de 4x4x2. Este esquema até pode funcionar com equipas de menor valia e que permitam que estes dois pontas de lança sejam servidos. Todavia, quando se enfrenta equipas de maior qualidade e elevado sentido táctico, reparamos que o nosso caudal ofensivo cai consideravelmente. Basta a equipa adversária anular os laterais e pressionar a saída de bola que o SCB revela problemas de construção. Não podemos esquecer que o adversário estuda cada fase do nosso jogo e cabe ao nosso terinador adaptar sistemas alternativos que terão que ser utilizados durante o jogo para contrariar o adversário.
Como dizia, dois ponta de lanças( não confundir com dois avançados) inibe o futebol do SCB. Se reparamos, o futebol do SCB ganhou ascendente e notoriedade quando PF começou a utilizar Rui Fonte. Lembrei o Paços do ano anterior, onde PF utilizava um avançado mais posicional( cícero ou Bruno Moreira) e outro avançado  móvel, com capacidade de apoiar(2º avançado) mas também com outras características, como de buscar jogo e criar desequilíbrios( Hurtado ou E.Farias). Rui Fonte, apesar de não ser um finalizador nato, trouxe maior dinamismo à equipa e entreajuda. Nicola Stoilijkovic, com a sua entrega, imprevisibildade  e espontaneidade trouxe mais valia à equipa. Complementavam-se.
Agora dois jogadores como Hassan e Nicola não se complementam. Apesar de Nicola e a espaços Hassan tentarem baixar linhas e fazer a ligação entre o meio campo e o sector avançado, a realidade é que não tem características de transportar bola e criar desequilibrios.
Penso que PF deve refletir acerca deste aspecto.
Quanto ao meio campo, este está sempre dependente do apoio dos nossos laterais e jogadores da linha avançada. Se repararem nos princípios de jogo do SCB, na fase de construção, os centrais abrem, um médio recua e os laterais sobem. Caso o adversário faça um marcação cerrada aos laterais, inibe completamente os desequilibrios ofensivos, pois todos sabemos que habitualmente o SCB acelera o jogo pelas laterais.
Quando o adversário acerta as marcações, vemos amíude bombear bolas para a frente...
Portanto, mais que jogadores, há que trabalhar sistemas dinâmicos e as opções técnicas, nomeadamente os dois avançados, como anteriormente demonstrei.
Força Gverreiros

Robalo

Sim senhora, colocar o djavan a jogar lesionado...

Robalo

Parabéns pela liderança na liga da posse da bola.

Parabéns pela liderança na liga de ficar mais um jogo a zero...

Luso


GALEGO

Boa noite :
mesmo agora cheguei á casa. Desta vez já procurei tomar uma saqueta de phosphalugel á saída do estadio e a viagem foi nem carne, nem peixe... sem ardor de estómago, ainda que o jogo que hoje fez o Braga dava para ter azia...

1.- HUMILDADE. A equipa subestimou ao Moreirense, pecamos de soberbia, precisamos de humildade, de regressar ao espíritu de sacrificio, ao esforço continuado, ao jogo práctico e eficiente, máis vertical, menos horizontal....

2.- RITMO ACELERADO. Só nos últimos 10 minutos do jogo, quando começamos a perceber que íamos perder 2 pontos.

3.- FONSECA : JÁ CHEGA! . Até agora, tinha a minha confiança. Desde agora, está a perder pontos. Outra vez : com o barco metido nas pedras, a primeira substituiçao chega quando só restam 18 minutos para os 90. E despois, 2 substituiçoes juntas quando so restan 8 minutos para os 90´... PARA ESTE TIPO DE PEDITORIOS (sostenella e nao enmendalla) EU NAO DOU...

Ainda por riba : o Boly no banco. Tao grave é ter um día adverso?. Boly e André Pinto sao nossos centrais titulares e os experimentos do Fonseca co seu protegido Ferreira, na casa e com gasosa...

Qué acontece con o VUKCEVIC?. Alguem tem que aclarar este assunto. Se o jogador foi convocado para Moreira, quando menos tem qualidade para ocupar lugar no banco... Ou está a ser objecto de um castigo disciplinario por algum enfrontamento com o técnico?. O Fonseca tem que aclarar este assunto que começa a cheirar mal... Se nao existe problema interno, nao tem sentido estar a devaluar um dos jogadores que podem ser fonte de dinheiro num possível traspaso ao fim da época...

EPÍLOGO Vamos ver qué pasa nos próximos jogos... (Tondela, eliminatoria da Taça, Groningem... em todos
temos muitas coisas importantes em jogo)
Outro jogar ao pontinho em Tondela é que nao... caro professor Fonseca. Tudo tem um límite e por muito que você lhe entusiasme o tiki-taka ao que obriga á equipa, aos adeptos, finalmente, o que lhes entusiasma é tomar a tabela classificatória e ver o Braga isolado no 4º lugar cómodamente, e nao com a constante ameaça do Río Ave, o Paços, o Setúbal... para que isto nao aconteça, É OBVIO QUE NAO PODEMOS PERDER PONTOS JOGANDO COM EQUIPAS QUE LUTAM POR NAO SER DESPROMOVIDAS. Este tipo de jogos sao para ganhar, sim ou sim... E O RESTO SAO CANTIGAS...!

filipescb

Fixe fixe era um treinador por semana, eramos campeões.

rpo.castro

Quote from: filipescb on 06 de December de 2015, 22:32
Fixe fixe era um treinador por semana, eramos campeões.
É, já estava a demorar. Ainda assim deve ter batido o recorde de treinador com mais tempo sem pedirem para ser despedido.

Treinador ganha, faz o próximo jogo, não ganha, rua!
Quem não sente não é filho de boa gente.

Magicobraga

O Paulo Fonseca tem os seus defeitos e comete os seus erros e não há mal nenhum em aponta-los mas agora falar dele como se não valesse nada é que não é nada justo. Tenho muita confiança no mister como já não tinha a alguns anos.

(S)oon(C)hampion(B)raga

W52 COMO PATROCINIO DAS CAMISOLAS DO BRAGA É QUE É BOM!! maaaaiiiiii nada.  ;)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Robalo

Ficará na historia por ter sido o primeiro treinador a vencer uma fase de grupos de uma competição europeia.

Parabéns mister!

Robalo

Mister vamos lá a 3 vitórias antes do natal para o azeite escorregar melhor no bacalhau!

Robalo

Não sofremos um golo fora de casa em Portugal desde o dia 12 de Setembro, e 2015 fica fechado...

Parabéns mister pela muralha defensiva!

easy_scb

PF tem de resolver alguns equívocos:

-Há que definir de uma forma bem clara a posição de 9, e por consequência a de 2º avançado. Após isso é preciso definir quem joga onde. A mim parece-me que Rui Fonte ou Wilson devem estar sempre no 11. Tal como Hassan ou Stoj. Crislan é um jogador útil que poderá ser utilizado em qualquer das posições ainda que tenha de aprender a se movimentar e a não apenas esperar que a bola lhe caia.

-Não entendo porque nunca vemos, por exemplo, Rafa e Roman no mesmo 11. Acredito que o nosso problema seja o jogo interior. Desta forma, porque não apostar nestes 2 jogadores que se apresentam como os mais rápidos, mais imprevisíveis e mais capazes do ponto de vista de finta curta e desmarcação? Não está em causa a utilidade de Alan, Pedro Santos e Aaron. Alan é excelente a gerir a bola, ritmos e na procura de espaços. Pedro Santos seria útil do ponto de vista de cruzamentos para a área e Aaron poderia dar mais à equipa se jogasse mais. Aquilo a que me refiro é a tentativa de resolver os jogos desde cedo e dotar a equipa de maior imprevisibilidade.

-(em actualização)

Robalo

Quote from: Robalo on 13 de December de 2015, 12:56
Mister vamos lá a 3 vitórias antes do natal para o azeite escorregar melhor no bacalhau!

Falta uma!

Parabéns mister, se tivesse perdido este topico andava nas bocas do mundo, como venceu ninguem se lembra de vir aqui.

Tranquejo

#295
Grande jogo Mister, obrigado! Deu um banho de tatica ao Sporting!
A conçentraçao dos medios no centro a "prender" o meio campo do sporting e depois a virar o jogo rapido pros flancos (sobre tudo o direito) foi de génio! Eles nao souberam lidar com esta tatica e o meio campo deles foi engolido durante boa parte do jogo!
Bem visto em ter metido o Wilson de inicio. Deu exatamente aquilo à equipa que ela precisava para este jogo.
Este Braga tem uma ideia de jogo e nao depende unicamente de qualidades individuais para fazer a diferença e isto agrada me muito!

Iram vir jogos menos conseguidos e algumas desilusoes, disso tenho quase a certeza, mas espero que continue durante muito tempo neste meu clube! Parabens.

Mais Norte

#296
Quote from: Robalo on 17 de December de 2015, 12:28
Quote from: Robalo on 13 de December de 2015, 12:56
Mister vamos lá a 3 vitórias antes do natal para o azeite escorregar melhor no bacalhau!

Falta uma!

Parabéns mister, se tivesse perdido este topico andava nas bocas do mundo, como venceu ninguem se lembra de vir aqui.

Ainda não tive tempo para dissecar um pouco este jogo mas conto fazê-lo com calma.

Ainda bem que "Robalo"  pegou neste tópico que eu aproveito para endereçar a Paulo Fonseca todo o meu apreço. Nem sempre concordo com as suas opções mas estou inteiramente com ele.

COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE: QUERO ACREDITAR  QUE ENCONTRÁMOS O NOSSO TREINADOR.

Quero significar com isto que espero que lhe dêem tempo e condições para "FAZER OBRA NO SC BRAGA". Certamente que também vai errar, mas gosto do seu trabalho, da sua postura, da sua serenidade (que transmite à equipa) e da sua competência.

FORÇA E CORAGEM PAULO FONSECA. EU ACREDITO.

Robalo

Para os críticos que em semana de vitoria assobiam para o lado neste tópico.

Somos a unica equipa Portuguesa a entrar em 2016 que ainda não foi eliminada de nenhuma competição que iniciou a época!

rpo.castro

Quote from: Robalo on 20 de December de 2015, 19:43
Para os críticos que em semana de vitoria assobiam para o lado neste tópico.

Somos a unica equipa Portuguesa a entrar em 2016 que ainda não foi eliminada de nenhuma competição que iniciou a época!
Rio Ave, Nacional e Arouca foram eliminados de que competição?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Robalo

Quote from: rpo.castro on 20 de December de 2015, 20:07
Quote from: Robalo on 20 de December de 2015, 19:43
Para os críticos que em semana de vitoria assobiam para o lado neste tópico.

Somos a unica equipa Portuguesa a entrar em 2016 que ainda não foi eliminada de nenhuma competição que iniciou a época!
Rio Ave, Nacional e Arouca foram eliminados de que competição?

Equipas que estão inseridas nas competições europeias .

Vocês muito gostam de desvalorizar o que é do SCBraga !