News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sérgio Conceição, o nosso ex-treinador

Started by A.COSTA, 26 de May de 2014, 12:58

Previous topic - Next topic

Cmcorreia

#300
PAF, vamos por partes, e até vou começar pelo fim do teu post, que é para veres que até concordo contigo em alguns pontos (smile a sorrir)

Quote from: PAF on 27 de January de 2015, 14:09
E por fim os adeptos estão dispostos a pensar nesse projecto, um projecto a 4 ou 5 anos por exemplo? (esta parece-me de resposta óbvia).
É lógica a resposta como dizes, é difícil, principalmente se no início os resultados forem derrotas. Mas isso deriva muito da falta de cultura desportiva que existe em Portugal, nos adeptos em geral, e depois tb nos agentes desportivos, dirigentes à cabeça, mas também jogadores e treinadores. (Nos últimos anos, o Benfica conseguiu faze-lo, não estou a dizer que é bom ou mau, foi só um exemplo, mesmo assim sujeito a criticas)

Quote from: PAF on 27 de January de 2015, 14:09
Como se avalia a competência de um treinador para além dos resultados passados?

Para mim esta é a questão fulcral, os adeptos até podem ter esse ímpeto, mas quem decide tem de ver mais além do que isso... Um treinador competente, numa equipa com recursos mais limitados, terá à partida, piores resultados que outro menos competente que tenha ao seu dispor mais recursos. Um exemplo absurdo, o José Mota (escolhi ao acaso, podiam ser outros) se treinasse o Sporting (também escolhi ao acaso), teria melhores resultados que o Marco Silva a treinar o Gil Vicente (também escolhi ao acaso).
Agora, pões os dois a treinar o Sporting (exemplo um pouco absurdo, mas imagina) e quem achas que terá melhores resultados? Até pode ser que um vez, o José Mota consiga melhor que o Marco Silva, mas é como dizes uma vez até acontece, mais do que isso...
Queres outro exemplo, um treinador que até teve bons resultados, que até tem alguma competência, mas que esses resultados o elevaram muito acima do que realmente ele vale: Domingos Paciência.
Ou seja, não basta analisar os resultados, temos de ver os comportamentos das suas equipas, as ideias de jogo, a personalidade, isso tudo levará a bons resultados, mas como disseste, nem sempre isso acontece.
O que eu critico no Braga, é que não há perfil para o treinador, passa-se de um José Peseiro para um Jesulado, que têm ideias de jogo completamente diferentes...


Quote from: PAF on 27 de January de 2015, 14:09
Por isso a estratégia do AS parece-me totalmente correcta, contratar quem consegue resultados positivos, o mal é a gestão que ele faz dos treinadores, não passam de lixo que quando o saco enche são jogados fora ao sabor do vento. Esse é que tem sido o erro.
Concordo parcialmente, ele erra nesse aspecto, mas tb erra ao escolher, porque só olha para os resultados obtidos, não leva em conta outras premissas, e essas muitas vezes fazem a diferença.

Quote from: PAF on 27 de January de 2015, 14:09
Mas ainda podendo concordar contigo quem era o treinador para um projecto de futuro em Portugal?
SC não poderia ser esse treinador? Peseiro não poderia ser? Jesualdo não poderia?
Não te sei dizer se o treinador A é melhor (ou mais competente) que o B na globalidade, porque não conheço o seu trabalho no dia a dia, não sei como pensa o futebol, a única coisa que sei é, vendo as equipas que treina, analisar as suas ideias, e tentar imaginar se naquilo que eu gostava que o Braga fosse ele se enquadrava ou não.

Imagina o seguinte cenário (utópico, eu reconheço). Na 1ª liga existem 18 equipas, e todas são treinadas por um treinador do mesmo nível. No final, um será campeão, outros vão descer de divisão. Como avalias os treinadores? Só pelo resultado final? Ou vais avaliar por aquilo que ele "pensa" e põe em prática, e ver se é isso que queres para a tua equipa?

Numa coisa concordo contigo, em Braga, parece que nenhum agrada... Eu tenho alguns que gostava de ver por aqui, e um até por cá passou e foi escorraçado: Carlos Carvalhal!!

Esta minha opinião pessoal, vale zero, principalmente, porque nunca estive ligado ao futebol, e não sou ingénuo de pensar que tudo na vida (e no futebol) é tão simplista como eu posso ter demonstrado nesta pequena análise. Ou seja, esta é a minha visão, não quer dizer que seja a correta, e até te posso dizer que à uns 4/5 anos não pensava nada assim, mas começar a ver/ler/ouvir muita gente ligada ao fenómeno fez-me mudar as minhas ideias pré-concebidas!!


PS: escrevi sem ter visto a resposta do Sérgio Gonçalves antes da minha, mas concordo com algumas coisas que ele escreve, e até falamos num ponto comum, Domingos Paciência. Ah, e desculpem lá o testamento, agora é que me ficaram mesmo a doer os braços ;D
Cláudio Correia

LeonelP

PAF tens andando numa dias muito interneteiros :D (private joke). Para mim é simples, estamos dentro dos objectivos traçados não estamos? Então não há muito a discutir. Se gostamos ou não do género de futebol? Cada cabeça sua sentença, agora temos que avaliar com dados, racionalmente e não parece-me isto ou aquilo.
SC continua a ser o meu treinador. Deixem-no trabalhar.

Miner

Quote from: LeoP on 27 de January de 2015, 16:06
PAF tens andando numa dias muito interneteiros :D (private joke). Para mim é simples, estamos dentro dos objectivos traçados não estamos? Então não há muito a discutir. Se gostamos ou não do género de futebol? Cada cabeça sua sentença, agora temos que avaliar com dados, racionalmente e não parece-me isto ou aquilo.
SC continua a ser o meu treinador. Deixem-no trabalhar.

ora nem mais... ;)

PAF

LeoP é verdade, por vezes passo pela net mais horas que as que devia. Mas quem gosta de politica/sociedade e futebol dá nisto. Uma boa discussão saudável é sempre bem vinda.

Sérgio Gonçalves

Domingos é até agora um treinador mediano, conseguiu milagres em Braga, o que pelo menos mostra que pode fazer mais que o que vem fazendo ultimamente, embora depois de Braga mais que resultados fez uma péssima gestão da carreira. Ir treinar equipas que estão na zona de descida com 90 a 100% de probabilidade de descer não ajuda muito. No Sporting fez um trabalho razoável, no período mais conturbado dos últimos longos anos que o clube viveu, quem veio a seguir não fez melhor (pelo contrário). Agora em Setubal foi talvez o projecto que poderia ser mais sólido, mas mesmo assim pegou numa equipa que foi totalmente desmembrada de todos os seus bons jogadores da época passada. O objectivo penso seria não descer, à partida seria conseguido. Não vi nenhum jogo deles esta época não posso falar muito sobre o futebol que praticavam. Mesmo assim aceito facilmente que foi desde que saiu de Braga onde mais falhou.

Pedro Emanuel até simpatizo, tem trabalhado bem com equipas muito muito limitadas. Se pode ir para mais altos voos? Não sei. Acho que merece um projecto melhor para provar se tem capacidade para isso.

Quanto a  Nuno já foi até o treinador do mês e a prova que o seu trabalho tem sido bom, bem acima do esperado é a renovação por 3 anos, isto para um treinador ao qual não davam mais que 3 ou 4 jornadas.

Eu não sei se SC é limitado ou não, preocupa-me apenas e só que consiga os objectivos da equipa com as armas que tem e da forma que entender. Foi o que fez Domingos como nenhum outro nos quase 100anos de história deste clube, o resto é teoria para encher livros e nada mais. Se consegue os objectivos é porque conseguiu tirar o melhor da equipa, parece-me simples. Não há um só caminho para chegar ao mesmo destino.
Muitos também criticam Mourinho por não ser o Guardiola... ninguém agrada a todos.
Jesus é grande treinador? Sinceramente não sei, ganhou no Slb onde tinha 50% de probabilidades de ganhar lutando com o Porto, na champions foi um desastre ano após ano e teve o maior investimento na equipa que alguma vez o Slb fez. Quase brilhou na liga europa.
Chegou ao SLb com 55anos ou por aí, com uma carreira quase banal depois de 20 anos a treinar, agora vai a caminho do 3ºtitulo. É a prova que com oportunidades pode-se chegar lá. Segundo algumas teorias nunca na vida seria um bom treinador, currículo ao nível de dezenas de outros que há por aí.
Não tenho duvidas que se em 2008 dissesse a alguém que Jesus ia treinar o Slb e ser campeão 3 vezes e chegar a 2 finais europeias não tenho duvidas que diriam que eu estava maluco.

Como disse antes o que faz o treinador é atingir objectivos realísticos, quando o consegue tem que ter mérito.

O pessoal diz que quer ir ao Jamor porque ainda nem sequer jogamos as meias finais... como é que vamos ganhar o caneco se nem sequer ganhamos ao Rio ave? Neste momento para mim o objectivo é chegar ao Jamor, é o que está ao nosso alcance, chegando lá o objectivo será vencer, o objectivo é o próximo obstáculo.

Cm Correia

No que toca à cultura desportiva obviamente não existe em Portugal em geral.

Obviamente há treinadores que em certo momento conseguem mais que aquilo que valem, é a tal época boa que depois desaparece. Mas volto a repetir o que faz os treinadores é atingir objectivos, cada um no seu patamar e atingi-los época após época. Obviamente o Sporting vai ficar sempre à frente do Gil, mas não significa que o treinador do Sporting faça melhor trabalho que o do gil. Há treinadores melhor que outros isso é óbvio, mercê dos resultados que conseguem, no final por muita teoria que se arrange vão sempre dar ao mesmo, resultados. Quem conseguir resultados ano após ano será sempre o melhor treinador.
Os outros vão virar comentadores.
Carvalhal também me agrada... é um bom treinador? Sei lá, tem sido até hoje uma desilusão, muita teoria, mas resultados têm sido um problema e como ele há por aí muitos.
Por isso digo, no fim o que o pessoal quer é resultados e há uma verdade quase absoluta no futebol, ninguém ganha a jogar mal, muito menos ganha a jogar mal consecutivamente.
Por mim se SC conseguir o 4º lugar e a Taça fantástico, só o conseguirá com trabalho, nada cai do céu.

Cmcorreia

Quote from: PAF on 27 de January de 2015, 23:37
Quem conseguir resultados ano após ano será sempre o melhor treinador.

Isto é sempre relativo, porque numa Liga por muito bons que sejam os treinadores, uns vão ter resultados outros não, e não será isso a definir se são bons ou maus, pelo menos na minha perspetiva.

Eu acho que tu só estás a analisar a coisa pelo fim, isto é, se tiver resultados/objectivos cumpridos é bom, senão é mau. Para mim nem uma coisa nem outra. O processo que leva a esses resultados é que deve ser analisado, e em função do que se pretende é que se deve dizer se o treinador serve ou não (e repara que eu não digo bom ou mau porque isso sinceramente não tenho capacidade de o fazer).

Dizes que se ficarmos em 4ª e ganharmos a Taça são objetivos cumpridos, certo? Concordo contigo.
Se não ficarmos em 4ª e não ganhamos a Taça são objetivos não cumpridos, certo?

Pela a tua lógica, SC deve (hipoteticamente) sair porque não teve resultados, porque não atingiu os objetivos, certo? Mas se os atingir deve continuar, certo?
Mas cumprindo ou não os objetivos, o SC não será exatamente o mesmo treinador, com as virtudes e defeitos que têm?
Para mim sim, e por isso, muito mais que os objetivos reais terem sido ou não alcançados (imagina que ganhamos ou perdemos a taça nos penalties), temos de ver se o método do treinador em atingir esses objetivos é aquilo que pretendemos ou não.
E eu não estou aqui a dizer que se deve mandar o SC embora, ou qq coisa parecida, estou a dizer é que quem decide (e não sou eu pq não estou no centro de decisão), deve olhar um pouco além do resultado final, e ver o processo todo, porque se assim não for, contratasse qq um, pois em última análise (e muito redutora) temos sempre 50% de hipóteses de atingir os objetivos!!

PS: os resultados do Carvalhal, não foram assim tão maus como pintas. No Sporting, no pouco tempo que lá esteve fez até um bom trabalho, ganhou uma taça da liga, subiu de divisão mais que uma vez, foi à final com o Leixões, apurou o Braga pela 1ª vez para a fase de grupos da europa!!
E referes tb que tem muita teoria, isso é outro problema é que treinar tem muito mais do que se lhe diga do que propriamente saber de futebol, mas isso serão outras discussões que não serão minhas porque tb não sei nada disso!!!
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 28 de January de 2015, 12:51
Isto é sempre relativo, porque numa Liga por muito bons que sejam os treinadores, uns vão ter resultados outros não, e não será isso a definir se são bons ou maus, pelo menos na minha perspetiva.

Eu acho que tu só estás a analisar a coisa pelo fim, isto é, se tiver resultados/objectivos cumpridos é bom, senão é mau. Para mim nem uma coisa nem outra. O processo que leva a esses resultados é que deve ser analisado, e em função do que se pretende é que se deve dizer se o treinador serve ou não (e repara que eu não digo bom ou mau porque isso sinceramente não tenho capacidade de o fazer).

Dizes que se ficarmos em 4ª e ganharmos a Taça são objetivos cumpridos, certo? Concordo contigo.
Se não ficarmos em 4ª e não ganhamos a Taça são objetivos não cumpridos, certo?

Pela a tua lógica, SC deve (hipoteticamente) sair porque não teve resultados, porque não atingiu os objetivos, certo? Mas se os atingir deve continuar, certo?
Mas cumprindo ou não os objetivos, o SC não será exatamente o mesmo treinador, com as virtudes e defeitos que têm?
Para mim sim, e por isso, muito mais que os objetivos reais terem sido ou não alcançados (imagina que ganhamos ou perdemos a taça nos penalties), temos de ver se o método do treinador em atingir esses objetivos é aquilo que pretendemos ou não.
E eu não estou aqui a dizer que se deve mandar o SC embora, ou qq coisa parecida, estou a dizer é que quem decide (e não sou eu pq não estou no centro de decisão), deve olhar um pouco além do resultado final, e ver o processo todo, porque se assim não for, contratasse qq um, pois em última análise (e muito redutora) temos sempre 50% de hipóteses de atingir os objetivos!!
Ponto controverso.
Os resultados (objectivo cumprido ou não) ditam o sucesso/insucesso, e são o barómetro da qualidade do treinador. Isto tendo em conta obviamente o que tinha ao seu dispor. Como já foi dito, ficar em 7º com o Gil ou com o Sporting (ou o Braga) não é igual.

Ficar em 4º este ano, ou há 2 anos atrás também não.

Mas se dizemos que os resultados não interessam nada, e o que interessam são os métodos, vamos acabar a despedir Mourinhos e Leonardos Jardins.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cmcorreia

#306
Quem disse que os resultados não interessam nada?

No meu ponto de vista interessa é tb olhar a como se chega a esses resultados,  foi o que tentei transmitir...

Se olhar só aos resultados num ano pode servir noutro já não... Isso tem lógica? Se assim fosse klopp já tinha sido despedido do Dortmund,  certo?
Cláudio Correia

PAF

Por mim SC continua na próxima época, não preciso de esperar pelo fim da época, acho que o Braga precisa de estabilidade.
Como dizes não são só os resultados que contam, o que eu digo é que  a longo prazo os resultados é que o vão fazer com que seja visto como bom ou mau treinador, não existem bons treinadores sem resultados, eu pelo menos não conheço nenhum, os bons mais dia menos dia acabam por subir na carreira e ter oportunidade de lutar por títulos e é isso que vai fazer a diferença.
Se numa liga há um treinador que ano após ano não tem resultados (ou não atinge objectivos equitativos com o valor da equipa) como é que pode ser bom?

Imagina que arranjamos um treinador com um futebol espectacular que agrada a toda a gente e fica em 6º, no ano seguinte novamente 6º e depois outra vez em 6º...(objectivo era liga europa) estamos perante um bom treinador? Não sei, sei é que deixou o clube em maus lençóis e falhou redondamente os objectivos, o clube não está no bom caminho.

Cmcorreia

#308
PAF estamos a chegar a algum entendimento ;D

Para mim os resultados são a consequência de se trabalhar bem,  e em várias épocas só trabalhando bem é  que se obtém resultados/objetivos consecutivamente.

Temos muitos exemplos de que numa ou duas épocas até se consegue alguns resultados interessantes em 10 ou 15 será bem mais difícil.

Um bom treinador se tiver os meios não irá ficar 3 vezes em 6 lugar. Tenho quase a certeza disso, e para mim não se trata de jogar bonito, trata-se de por a equipa mais próxima da vitória, com todos os porquês que isso implica, saber jogar todos os momentos do jogo, não só um ou dois!!

Se um treinador em 4 anos ficar sempre no 2º lugar a 1 ponto do primeiro, com as mesmas condições do primeiro, será mau treinador? Dependerá de muitos aspectos certamente, mas mau não será com certeza, assim como se ficasse sempre em 1º que 1 de vantagem do 2º, este tb não seria mau, percebes o que quero dizer... utopicamente se fossem todos bons, alguns nunca teriam resultados, assim como se fossem todos maus, alguns tinham resultados, percebes?
Cláudio Correia

Sérgio Gonçalves

#309
A avaliação de um treinador é como na filosofia, não interessa o resultado final, o que importa é o processo. O que se está a questionar é o processo que leva ao resultado final. O que importa é como se joga e como é que a equipa está em campo. O Braga joga em transições e isso não é necessariamente mau, o atual campeão europeu joga assim e lidera a Liga Espanhola. O principal problema do Braga, que eu vejo, é que mesmo jogando assim não é competente nem no ataque nem na defesa. Por vezes vence e noutras perde, é isso que me custa. Custa-me que uma equipa seja capaz de fazer bons jogos como contra Benfica, Porto e Guimarães e depois porque o adversário joga completamente fechado seja incapaz de criar perigo e perde pontos de uma forma inaceitável. Isto parece uma verdade de La Palice mas logo o Braga tanto pode vencer como perder, tal é a forma como esta equipa joga. Se o Braga soubesse jogar bem em transições (como por exemplo na primeira passagem de Jesualdo) eu até estaria descansado mas assim cada jogo parto com coração nas mãos. Há depois uma questão de evolução que este Braga não tem. De há dois meses para cá nada mudou é sempre a mesma filosofia de jogo sem qualquer melhoria. Se o passe sai estamos bem se não sai é um Ai meu Deus.

Como já disse anteriormente, estabilidade é para quem já provou ter valor senão é adiar o problema. Sérgio Conceição é um hype como foi Domingos ou Jorge Costa, quando começar a cair ninguém o para, a não ser que melhore...No entanto e para que fique claro só devemos despedir o Sérgio Conceição se tivermos alguém que seja melhor, mudar por mudar que fique sempre quem já lá está.

Quero ver se consigo ver o jogo de logo, porque já ouvi falar bem deste Miguel Leal.
Sócio nº 2014

LeonelP

Quote from: Sérgio Gonçalves on 30 de January de 2015, 14:38
A avaliação de um treinador é como na filosofia, não interessa o resultado final, o que importa é o processo. O que se está a questionar é o processo que leva ao resultado final. O que importa é como se joga e como é que a equipa está em campo. O Braga joga em transições e isso não é necessariamente mau, o atual campeão europeu joga assim e lidera a Liga Espanhola. O principal problema do Braga, que eu vejo, é que mesmo jogando assim não é competente nem no ataque nem na defesa. Por vezes vence e noutras perde, é isso que me custa. Custa-me que uma equipa seja capaz de fazer bons jogos como contra Benfica, Porto e Guimarães e depois porque o adversário joga completamente fechado seja incapaz de criar perigo e perde pontos de uma forma inaceitável. Isto parece uma verdade de La Palice mas logo o Braga tanto pode vencer como perder, tal é a forma como esta equipa joga. Se o Braga soubesse jogar bem em transições (como por exemplo na primeira passagem de Jesualdo) eu até estaria descansado mas assim cada jogo parto com coração nas mãos. Há depois uma questão de evolução que este Braga não tem. De há dois meses para cá nada mudou é sempre a mesma filosofia de jogo sem qualquer melhoria. Se o passe sai estamos bem se não sai é um Ai meu Deus.

Como já disse anteriormente, estabilidade é para quem já provou ter valor senão é adiar o problema. Sérgio Conceição é um hype como foi Domingos ou Jorge Costa, quando começar a cair ninguém o para, a não ser que melhore...No entanto e para que fique claro só devemos despedir o Sérgio Conceição se tivermos alguém que seja melhor, mudar por mudar que fique sempre quem já lá está.

Quero ver se consigo ver o jogo de logo, porque já ouvi falar bem deste Miguel Leal.

Finalmente um post com conteúdo. Posso não concordar em aspectos mas é uma boa crítica construtiva. Já chega de andar a dizer que jogamos à equipa pequena. Somos uma equipa de transições e existem grandes equipas que ganham campeonatos assim. Agora como está dito e bem, não se nota coordenação e parece que sofremos da inspiração de alguns jogadores que temos acima da média. Continuo a confiar em SC porque gosto do que bom ele traz para o grupo e porque simplesmente não vejo melhores ao nosso alcance.

NeeDXxPT

Deixem o homem com mais uma época e depois falamos
Basta contar quantos anos foi que o Braga teve um treinador mais uma época

Posso não participar muito no fórum mas reparo que todos os anos existe sempre um tópico /post a pedir para despedir o treinador
O maior exemplo de espera é o Mourinho a segunda época dele ele raramente falha... Eu agora levanto um "Se"...  O que seria o Braga se Jesualdo/Peseiro/Jardin ficassem mais uma época??



Mas de quiserem mandar embora o Conceição já sabemos o treinador ir buscar
Klopp :D
[url="http://bit.ly/1s82pZh"]http://bit.ly/1s82pZh[/url]

rnmc

Quote from: LeoP on 30 de January de 2015, 18:43
Quote from: Sérgio Gonçalves on 30 de January de 2015, 14:38
A avaliação de um treinador é como na filosofia, não interessa o resultado final, o que importa é o processo. O que se está a questionar é o processo que leva ao resultado final. O que importa é como se joga e como é que a equipa está em campo. O Braga joga em transições e isso não é necessariamente mau, o atual campeão europeu joga assim e lidera a Liga Espanhola. O principal problema do Braga, que eu vejo, é que mesmo jogando assim não é competente nem no ataque nem na defesa. Por vezes vence e noutras perde, é isso que me custa. Custa-me que uma equipa seja capaz de fazer bons jogos como contra Benfica, Porto e Guimarães e depois porque o adversário joga completamente fechado seja incapaz de criar perigo e perde pontos de uma forma inaceitável. Isto parece uma verdade de La Palice mas logo o Braga tanto pode vencer como perder, tal é a forma como esta equipa joga. Se o Braga soubesse jogar bem em transições (como por exemplo na primeira passagem de Jesualdo) eu até estaria descansado mas assim cada jogo parto com coração nas mãos. Há depois uma questão de evolução que este Braga não tem. De há dois meses para cá nada mudou é sempre a mesma filosofia de jogo sem qualquer melhoria. Se o passe sai estamos bem se não sai é um Ai meu Deus.

Como já disse anteriormente, estabilidade é para quem já provou ter valor senão é adiar o problema. Sérgio Conceição é um hype como foi Domingos ou Jorge Costa, quando começar a cair ninguém o para, a não ser que melhore...No entanto e para que fique claro só devemos despedir o Sérgio Conceição se tivermos alguém que seja melhor, mudar por mudar que fique sempre quem já lá está.

Quero ver se consigo ver o jogo de logo, porque já ouvi falar bem deste Miguel Leal.

Finalmente um post com conteúdo. Posso não concordar em aspectos mas é uma boa crítica construtiva. Já chega de andar a dizer que jogamos à equipa pequena. Somos uma equipa de transições e existem grandes equipas que ganham campeonatos assim. Agora como está dito e bem, não se nota coordenação e parece que sofremos da inspiração de alguns jogadores que temos acima da média. Continuo a confiar em SC porque gosto do que bom ele traz para o grupo e porque simplesmente não vejo melhores ao nosso alcance.

Só este ano, temos um 1-2 em Guimarães, um 1-2 na Luz, um 1-6 em Penafiel, e um 7-1 ao Belém.
Estamos nas meias da Taça de Portugal eliminando fora os dois últimos vencedores, estamos nos lugares europeus com 4 pontos de vantagem para a equipa que nos persegue.

Isto tudo no primeiro ano de Sérgio Conceição e com um plantel a anos-luz dos 3 grandes...

rpo.castro

Quote from: repost on 30 de January de 2015, 19:12
Só este ano, temos um 1-2 em Guimarães, um 1-2 na Luz, um 1-6 em Penafiel, e um 7-1 ao Belém.
Estamos nas meias da Taça de Portugal eliminando fora os dois últimos vencedores, estamos nos lugares europeus com 4 pontos de vantagem para a equipa que nos persegue.

Isto tudo no primeiro ano de Sérgio Conceição e com um plantel a anos-luz dos 3 grandes...
O Copo meio cheio.

Podemos dizer que temos 0-0 em Moreira, 1-0 em Arouca, 1-1 na Académica, 0-0 com Guimarães (mais até pela fraca exibição), 2-1 no União, 1-1 contra uma equipa B que jogou 47 min+descontos com 9 ou 1-0 no Bessa, com equipas que estão a anos luz do nosso plantel.

Exibições ainda fracas com marítimo e nacional, eliminação da Taça da Liga (que dou de borla).

Incapacidade para quebrar equipas que defendem bem/bloco baixo. Ter o melhor jogador a jogar 10/15 min.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Legionário

Quote from: Sérgio Gonçalves on 30 de January de 2015, 14:38
A avaliação de um treinador é como na filosofia, não interessa o resultado final, o que importa é o processo. O que se está a questionar é o processo que leva ao resultado final. O que importa é como se joga e como é que a equipa está em campo. O Braga joga em transições e isso não é necessariamente mau, o atual campeão europeu joga assim e lidera a Liga Espanhola. O principal problema do Braga, que eu vejo, é que mesmo jogando assim não é competente nem no ataque nem na defesa. Por vezes vence e noutras perde, é isso que me custa. Custa-me que uma equipa seja capaz de fazer bons jogos como contra Benfica, Porto e Guimarães e depois porque o adversário joga completamente fechado seja incapaz de criar perigo e perde pontos de uma forma inaceitável. Isto parece uma verdade de La Palice mas logo o Braga tanto pode vencer como perder, tal é a forma como esta equipa joga. Se o Braga soubesse jogar bem em transições (como por exemplo na primeira passagem de Jesualdo) eu até estaria descansado mas assim cada jogo parto com coração nas mãos. Há depois uma questão de evolução que este Braga não tem. De há dois meses para cá nada mudou é sempre a mesma filosofia de jogo sem qualquer melhoria. Se o passe sai estamos bem se não sai é um Ai meu Deus.

Como já disse anteriormente, estabilidade é para quem já provou ter valor senão é adiar o problema. Sérgio Conceição é um hype como foi Domingos ou Jorge Costa, quando começar a cair ninguém o para, a não ser que melhore...No entanto e para que fique claro só devemos despedir o Sérgio Conceição se tivermos alguém que seja melhor, mudar por mudar que fique sempre quem já lá está.

Quero ver se consigo ver o jogo de logo, porque já ouvi falar bem deste Miguel Leal.
Essa expressão fazes-me lembras o "corneta" da RTP informação do Grande Área: Carlos Daniel.
Se há coisa que realmente interessa na avaliação de um treinador é o resultado final e não o processo, ao contrário da filosofia. Olha o caso do Marco Silva...se tivesse perdido 2 ou 3 jogos quiçá até só 1, durante a polémica que houve no Sporting, ele já não era o treinador. Lembro-me de um dos comentadores contrapor o Carlos Daniel, acho que foi o Manuel José, dizendo que se o MS encetasse uma recuperação e a diferença pontual grande deixasse de existir em relação a Porto e Benfica, que a crise deixava de existir. Nunca esteve em causa se o Sporting jogava bem ou mal, se o MS era competente ou não. Os resultados apareceram e a névoa não me parece tão densa. Os resultados determinam o futuro de um treinador independentemente dos processos nem serem considerados os melhores ou mais adequados. Outro caso...Mourinho tantas vezes contestado porque a equipa (Chelsea, na primeira passagem dele) não dava espetáculo, ganhava por poucos, etc. Os resultados apareciam e a critica só tinha de se calar em relação à forma do Chelsea jogar.
Se estás a falar do resultado final de um "processo"/esquema tático trabalhado, acho que quem não anda no futebol, não conhece os jogadores do dia-a-dia, de se relacionar com eles (componente emocional), também não terá grande idoneidade para fazer oposição O Braga parece-me ter bem alinhavado o que pretende em campo, dependendo de determinados jogadores (em boa forma) para colocar em prática e na maioria dos jogos tem tido postura aguerrida. Temos é de saber olhar para as limitações do plantel e procurar colmatá-las.
Lembrar: A vida de um treinador depende dos resultados obtidos.

Kilo

 O despedimento de Marco Silva, parece-me, não teria muito a ver com os resultados. E provou, no Estoril, que é realmente bom treinador. Porquê?

Tinha uma ideia de jogo, a equipa era equilibrada e forte nos diferentes momentos de jogo e quando, no fim das excelentes épocas que fez, lhe retiraram algumas das principais peças, ele conseguiu manter o nível competitivo do Estoril, mesmo com a carga extra das competições europeias. O que lhe permitiu fazer isto? Os jogadores? A sorte? Ou o processo que conseguiu construir para que a equipa, com a peça A ou a peça B, funcionasse sempre a bom ritmo?

Dar tempo a Sérgio Conceição? Claro que sim. Mas ele não pode esperar que a jogar apenas desta forma, vá ter sucesso em Braga. Até pode ganhar a Taça, o que seria fantástico, mas acho que temos que pedir um pouco mais semana a semana. Gosto do Braga, sim, mas gosto de ir ao futebol e divertir-me, apreciar o que vejo. Tem acontecido pouco.

Mais Norte


Apoio Sérgio Conceição e vou fazê-lo enquanto sentir que a equipa continuar a lutar como o tem feito.

Apoio Sérgio Conceição para este e para o próximo ano permitindo-lhe fazer um trabalho honesto e com continuidade.

Estou farto de um treinador/um ano, de "novos riquismos" e de trabalho, ou falta dele, sem continuidade.

Ponham na equipa um Evandro, ou um jogador semelhante, e depois peçam ao treinador que ponha a equipa a jogar de forma diferente.

Danilo, Tiba e R. Micael, para mim titulares sem discussão neste plantel, não são jogadores para pensar/pautar o jogo e falta naquele meio-campo alguém que o faça. E não é preciso fazer um desenho para me fazer entender.

Venha o Pardo e continuemos a lutar como o temos feito até aqui.

Sérgio Conceição herdou uma equipa completamente destroçada e, embora nem sempre concorde com as suas opções, estou com ele e com as directas ou as indirectas que tem enviado, seja para o presidente, seja para outras direcções. E quem quiser que enfie a carapuça. Só fazem falta os que lá estão e vão à luta.

Quero um trabalho continuado, sério e empenhado. Sérgio Conceição dá-me essa garantia. Estou com ele. Espero que continue.

Força Braga.


filipescb

Eu prefiro sofrer 90 minutos do passar uma semana satisfeito com a vida, do que assistir a um futebol bonito cheio D golos como no tempo do peseiro, e passar a semana mal disposto, por mais que nos custe alguns resultados, também é bom saborear vitórias na luz e em Guimarães, estamos dentro dos objectivos e para mim isso é o que interessa.

Legionário

Quote from: Kilo on 31 de January de 2015, 14:47
O despedimento de Marco Silva, parece-me, não teria muito a ver com os resultados. E provou, no Estoril, que é realmente bom treinador. Porquê?

Tinha uma ideia de jogo, a equipa era equilibrada e forte nos diferentes momentos de jogo e quando, no fim das excelentes épocas que fez, lhe retiraram algumas das principais peças, ele conseguiu manter o nível competitivo do Estoril, mesmo com a carga extra das competições europeias. O que lhe permitiu fazer isto? Os jogadores? A sorte? Ou o processo que conseguiu construir para que a equipa, com a peça A ou a peça B, funcionasse sempre a bom ritmo?

Dar tempo a Sérgio Conceição? Claro que sim. Mas ele não pode esperar que a jogar apenas desta forma, vá ter sucesso em Braga. Até pode ganhar a Taça, o que seria fantástico, mas acho que temos que pedir um pouco mais semana a semana. Gosto do Braga, sim, mas gosto de ir ao futebol e divertir-me, apreciar o que vejo. Tem acontecido pouco.
Em completo desacordo pelos motivos que referi no anterior post.
Dizer que o SC não tem uma ideia de jogo para a equipa é passar um atestado de incompetência. Não vou muito por aí. Acredito mais em determinadas lacunas no plantel. Continuamos a ter quantidade em determinadas posições em vez de qualidade.
O MS treinou um Estoril outsider, sem as pressões que tem qualquer treinador do Braga para atingir determinados lugares na tabela classificativa. Tal como o Manuel Cajuda não tinha com o Braga da lojinha dos 300, nos anos 90. É mais fácil trabalhar sem vedetas e sem a ideia de que se não conseguirem atingir determinado patamar, não vem mal ao mundo, porque o clube fez o que pode.
Reitero: Se se quer atingir determinados patamares e não titubear entre o bom e o mau, ou seja haver estabilidade, deve-se investir mais no plantel...em qualidade.

sedas

Quote from: Legionário on 31 de January de 2015, 21:00
Quote from: Kilo on 31 de January de 2015, 14:47
O despedimento de Marco Silva, parece-me, não teria muito a ver com os resultados. E provou, no Estoril, que é realmente bom treinador. Porquê?

Tinha uma ideia de jogo, a equipa era equilibrada e forte nos diferentes momentos de jogo e quando, no fim das excelentes épocas que fez, lhe retiraram algumas das principais peças, ele conseguiu manter o nível competitivo do Estoril, mesmo com a carga extra das competições europeias. O que lhe permitiu fazer isto? Os jogadores? A sorte? Ou o processo que conseguiu construir para que a equipa, com a peça A ou a peça B, funcionasse sempre a bom ritmo?

Dar tempo a Sérgio Conceição? Claro que sim. Mas ele não pode esperar que a jogar apenas desta forma, vá ter sucesso em Braga. Até pode ganhar a Taça, o que seria fantástico, mas acho que temos que pedir um pouco mais semana a semana. Gosto do Braga, sim, mas gosto de ir ao futebol e divertir-me, apreciar o que vejo. Tem acontecido pouco.
Em completo desacordo pelos motivos que referi no anterior post.
Dizer que o SC não tem uma ideia de jogo para a equipa é passar um atestado de incompetência. Não vou muito por aí. Acredito mais em determinadas lacunas no plantel. Continuamos a ter quantidade em determinadas posições em vez de qualidade.
O MS treinou um Estoril outsider, sem as pressões que tem qualquer treinador do Braga para atingir determinados lugares na tabela classificativa. Tal como o Manuel Cajuda não tinha com o Braga da lojinha dos 300, nos anos 90. É mais fácil trabalhar sem vedetas e sem a ideia de que se não conseguirem atingir determinado patamar, não vem mal ao mundo, porque o clube fez o que pode.
Reitero: Se se quer atingir determinados patamares e não titubear entre o bom e o mau, ou seja haver estabilidade, deve-se investir mais no plantel...em qualidade.

A isto junta-se a forma como as outras equipas nos vêem e como jogam contra nós..

Quantas equipas vieram a Braga jogar o jogo pelo jogo e sem autocarro? (Que me lembre SLB e Espanhóis, nem o SCP o fez).

Com quantas jogamos fora que não jogaram da mesma forma? (Para a Liga apenas no Dragão).

Parecendo que não isto é bastante importante pois não temos o poder económico de outros que podem ir buscar jogadores para a frente que façam realmente a diferença mesmo contra equipas fechadas e temos de jogar contra adversários a jogar da mesma forma que jogam contra os estarolas. Se ainda tivéssemos a fama da loja dos 300 penso que do modo como contra-atacamos teríamos muito mais pontos