News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Liga NOS 2015/2016

Started by Robalo, 22 de May de 2014, 12:15

Previous topic - Next topic

Pedro A.

Quote from: Coelho SCB on 05 de July de 2015, 13:54
Quote from: Robalo on 05 de July de 2015, 13:40
Quote from: Coelho SCB on 05 de July de 2015, 13:31
Quote from: Robalo on 05 de July de 2015, 13:26
Quaresma dispensado do porto!
Nem tudo que se escreve nos jornais é verdade!

Comunicado do Quaresma:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/fc-porto/quaresma-ser-amigo-de-jesus-nao-significa-querer-jogar-na-equipa-dele

http://www.dn.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=4662227

Uma coisa é uma noticia de jornal, outra é um comunicado do próprio, digo eu! ;-)
ele no comunicado não diz que vai ficar no porto tb ou diz? e o dizer que não queira jogar na mesma equipa do jesus não significa que não vá sair

Coelho SCB

Quote from: Chairman Meow on 05 de July de 2015, 14:08

Comunicado do Quaresma:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/fc-porto/quaresma-ser-amigo-de-jesus-nao-significa-querer-jogar-na-equipa-dele

Uma coisa é uma noticia de jornal, outra é um comunicado do próprio, digo eu! ;-)
ele no comunicado não diz que vai ficar no porto tb ou diz? e o dizer que não queira jogar na mesma equipa do jesus não significa que não vá sair

Nem mais, ele diz que até dia 10 está de férias, logo por aí também não diz que foi dispensado como aqui foi enumerado!
Pode sair como é óbvio, mas para já acho que vale mais a palavra do próprio do que as noticias que o dão dispensado e fora do Clube já que é escrito pelo próprio e oficial!
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

Robalo

Quote from: Coelho SCB on 05 de July de 2015, 14:44

Comunicado do Quaresma:

Nem mais, ele diz que até dia 10 está de férias, logo por aí também não diz que foi dispensado como aqui foi enumerado!
Pode sair como é óbvio, mas para já acho que vale mais a palavra do próprio do que as noticias que o dão dispensado e fora do Clube já que é escrito pelo próprio e oficial!

Caro Coelho tens de te acalmar...

Ja pensas-te que foi essa mesma entrevista que precipitou esta decisão?

E ja agora, o DN sobre noticias do porto nao falha.....

Coelho SCB

Quote from: Robalo on 05 de July de 2015, 14:52

Comunicado do Quaresma:

Mais? Completamente no relax..... ;-)
Se DN não falha, você o diz!
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

joao1999

Quote from: Coelho SCB on 05 de July de 2015, 14:54
Quote from: Robalo on 05 de July de 2015, 14:52

Comunicado do Quaresma:

Mais? Completamente no relax..... ;-)
Se DN não falha, você o diz!
Depois de ler a entrevista que ele deu ao Expresso, não me admirava nada que realmente fosse transferido.

Olho Vivo

Casillas no Porto!?!? :-o:-o:-o

É de ficar parvo...

Enviado do meu LT26i através de Tapatalk

Gverreiro2014

Quote from: Olho Vivo on 06 de July de 2015, 14:27

É de ficar parvo...

:-o
Junta-te á nossa legião,
e serás um campeão.

Cmcorreia

É de ficar parvo...

De facto...
Cláudio Correia

Lipeste

Bernard (guimarães( no valência por €9 milhões...

joao1999

É de ficar parvo...

Parece que o Real está disposto a suportar uma parte do salário que o Casillas tinha no Real para ele não sair prejudicado por possivelmente poder assinar com o porto... negócios deste é que são.

Em marketing é certo que o Porto fica a ganhar. ;D
Vai ser interessante, Casillas e Patricio na mesma Liga. 

LS

Quote from: Cmcorreia on 06 de July de 2015, 17:24

É de ficar parvo...

De facto...

Que frangueiro ;D

Sérgio Gonçalves

Quote from: PAF on 04 de July de 2015, 18:41
Uma boa reportagem e já agora um aviso para alguns que são tentados pelas elevadas taxas. Quando a esmola é grande o pobre desconfia... um dia destes vamos ver o povo à porta dos bancos a dizer que foram enganados, que era dinheiro garantido e que um clube grande nunca vai falir, estilo BES!

http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/fc-porto/tres-grandes-na-teia-dos-emprestimos-obrigacionistas-isto-e-um-perigo

O Benfica começou esta segunda-feira o período de subscrição de novo empréstimo obrigacionista, a três anos: entre 2015 e 2018. É o terceiro grande no espaço de dois meses a fazê-lo, depois de Sporting e FC Porto.

Ora esta é uma boa altura, por isso, para comparar os produtos financeiros de cada um dos três grandes e para compreender este vício em que se tornaram os empréstimos obrigacionistas: mais do que um vício, aliás, é uma dependência.

«As sociedades que se endividaram só têm forma de pagar dívida com mais dívida. No caso dos clubes isso é mais óbvio», diz ao Maisfutebol o economista Jorge Landeiro Vaz.

«Os empréstimos dos três grandes só servem para pagar mais dívida. É uma pescadinha de rabo na boca e é sobretudo um jogo muito arriscado.»

Arriscado para os clubes e arriscado para os investidores. A verdade é que os clubes pagam juros muito acima da média, o Sporting está a pagar 6,25 por cento brutos, enquanto o FC Porto paga 5 por cento e o Benfica 4,75. O que pode parecer um produto atrativo para quem investe: mas cuidado, é muito perigoso.

«Oferecem taxas altas porque essa é a única forma de captarem investidores. Os depósitos a prazo, por exemplo, estão abaixo de 1 por cento», diz Jorge Landeiro Vaz.

«Mas é sempre arriscado. Se formos a ver, a situação líquida das três SAD está em valores negativos. Para investir num produto destes é necessário ter muita confiança na gestão da SAD em causa e a SAD tem também de mostrar que é bem gerida.»

O economista dá, neste caso, o exemplo do Sporting: nos últimos dois anos teve bons resultados financeiros e a administração da SAD está a mostrar conseguir trabalhar bem. Mas ainda é demasiado cedo para isso significar confiança nas obrigações leoninas.

Depois, claro, é necessário olhar para estes empréstimos das perspetiva dos clubes.

O Sporting, por exemplo, paga uma taxa de juro altíssima, de 6,25 por cento, o que corresponde a 4,5 por cento líquidos. Por isso, e durante os três anos de empréstimo, vai pagar aos investidores 6,2 milhões de euros em juros.

Se a isto somarmos os 1,20 milhões de euros de custos com a operação, chega-se à conclusão que o empréstimo custa 7,4 milhões de euros: no final terá pagado 37,4 milhões para ter 30 milhões de euros imediatamente.

No caso do Benfica, por outro lado, há um outro empréstimo obrigacionista a correr, que atinge a maturidade em abril de 2016 e paga uma taxa de juro de 5,3 por cento.

Significa isto que a SAD encarnada vai estar durante quase um ano a pagar juros de dois empréstimos obrigacionistas em simultâneo, ambos de 45 milhões.

«A verdade é que as SAD endividam-se para atingir os objetivos desportivos, que são incompatíveis com os objetivos financeiros das próprias SAD», diz Jorge Landeiro Vaz.

«Na minha opinião, a CMVM devia apertar um pouco mais a emissão de obrigações de sociedades - não só desportivas, mas nestes casos estamos a falar de sociedades desportivas - com capitais negativos. Isto é um perigo.»

Mas será que não há forma dos próprios clubes evitar isto?

«Os clubes quando entram numa espiral de dívida como têm altualmente, torna-se dificílimo sustentar a atividade. Para já o mercado não está a valorizar de forma diferente os produtos das SAD dos produtos de outras empresas, como os CTT», acrescenta.

«Mas isso pode acontecer um dia. As sociedades podiam com uma gestão rigorosa melhorar a situação financeira, mas isso colide com o objetivo de atingir resultados desportivos. Por isso contraem dívida para pagar mais dívida...»

Dados gerais dos empréstimos obrigacionistas dos três grandes:

VALOR DO EMPRÉSTIMO
Sporting: 30 milhões
Benfica: 45 milhões
FC Porto: 45 milhões

TAXA ANUAL NOMINAL BRUTA
Sporting: 6,25 por cento
Benfica: 4,75 por cento
FC Porto: 5 por cento

TAXA ANUAL NOMINAL LÍQUIDA
Sporting: 4,5 por cento
Benfica: 3,44 por cento
FC Porto: 3,6 por cento

GASTOS COM JUROS
Sporting: 5,2 milhões em juros
Benfica: 6,4 milhões em juros
FC Porto: 6,75 milhões em juros

QUANTIDADE DE OBRIGAÇÕES
Sporting: 6 milhões
Benfica: 9 milhões
FC Porto: 9 milhões

PREÇO UNITÁRIO
Sporting: 5 euros
Benfica: 5 euros
FC Porto: 5 euros

PAGAMENTO DE JUROS
Sporting: semestral
Benfica: semestral
FC Porto: semestral

DURAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
Sporting: 3 anos
Benfica: 3 anos
FC Porto: 3 anos

CUSTO DA OPERAÇÃO
Sporting: 1,20 milhões de euros
Benfica: 1,715 milhões
FC Porto: 1,151 milhões

DATA DE VENCIMENTO
Sporting: 25 de maio de 2018
Benfica: 15 de julho de 2018
FC Porto: 28 de maio de 2018
Há partida é um negócio arriscado, eu jamais me meteria nisso, mas há um aspecto que deve ser dito. O porto há 3 anos apresentava uma taxa de juro a rondar os 8% e agora apresenta uma de 5%. Se conseguir vender todas as obrigações desta emissão consegue-se financiar a preço mais baixo e pagar os juros devidos.

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

Sócio nº 2014

PAF

Há 3 anos as taxas de juro dos depósitos estavam a 4%, (em alguns casos até mais altas) neste momento estão a 0,5% a 1% na maior parte dos casos.

Em termos comparativos estes 5% são se calhar até mais altos que os 8% anteriores, o risco continua lá reflectido.

Sérgio Gonçalves

Quote from: PAF on 08 de July de 2015, 13:44
Há 3 anos as taxas de juro dos depósitos estavam a 4%, (em alguns casos até mais altas) neste momento estão a 0,5% a 1% na maior parte dos casos.

Em termos comparativos estes 5% são se calhar até mais altos que os 8% anteriores, o risco continua lá reflectido.

Não percebi.

"Há 3 anos as taxas de juro dos depósitos estavam a 4%, (em alguns casos até mais altas) neste momento estão a 0,5% a 1% na maior parte dos casos."

Comparando o Benfica com um banco qualquer, para um investidor é mais atrativo o Benfica já que apresenta melhor taxa de juro.

"Em termos comparativos estes 5% são se calhar até mais altos que os 8% anteriores, o risco continua lá reflectido."

Na perspetiva do Benfica é melhor.

Fazendo um exercício.

Obrigações 2012-2015 no valor de 20M€ com taxa de juro de 8%. Significa isto que o Benfica terá de pagar até 2015 um total de 20+0.08x20x3=24,8M€. Se em 2015 repetir o exercício mas para 30M€ (com 5% de taxa de juro) consegue um excedente de 30-24,8=5,2M€. É evidente que em 2018 terá de pagar 34,5M€ a quem subscreveu as obrigações, mas entretanto teve acesso a crédito mais barato face ao que ia encontrar na banca em geral, sobretudo neste período, e assim consegue-se refinanciar. Repara que para mais dinheiro paga menos juros. A mim, parece-me uma espécie de reestruturação da divida. O que me faz confusão é a facilidade com que as SAD podem emitir obrigações.
Sócio nº 2014

Robalo

Eskol

Quote from: Robalo on 08 de July de 2015, 17:23
Pode estar de regresso ao tugão!

Não gozes. Esse gajo pode ser um cepo mas ao Braga marca sempre golos.

PAF

O que eu quis dizer é que as taxas só baixaram porque os juros estão mais baixos, e não baixaram porque baixou o risco dos clubes, que isso sim era importante. É mais atractivo investir nos clubes porque o risco é maior. Ou seja, como tu disseste não investirias. Não é bem assim, mas em suma podemos dizer que para o risco de emprestarem aos clubes em vez de meterem no banco, as pessoas estão a exigir 3 a 4% de taxa a mais. Há 3 anos estavam a exigir +- igual, a diferença dos 8% para os 5%, deve-se apenas à taxa de mercado que está muito mais baixa.
Ou seja, se os clubes tivessem risco mais baixo pagariam ainda menos pelos seus empréstimos. A taxa euribor está em 0% ou perto disso. Hipoteticamente se o risco fosse 0, os clubes pagariam 1 ou 2%, como não é pagam 5% ou até mais.

Se tu fores ao banco pedir para uma casa neste momento és capaz já com spread 2 ou 2,5%.

Para os clubes é bom porque pagam menos, isso sem duvidas, é exactamente como tu dizes.

Quanto à facilidade com que os clubes emitem obrigações... é a tugolândia, tudo é possível, até acontecer o que aconteceu no BES, que basicamente fazia o mesmo que os clubes taxas elevadas (muito acima do mercado) para chamar o pessoal, depois no fim foram todos enganados! (ou talvez não)
Se reparares nos últimos 6 ou 7 anos os bancos deixaram de emprestar e passaram a preferir emitir as obrigações, não foi uma opção dos clubes, algum motivo devem ter para ter feito isso! Ou seja, os bancos preferem não ganhar juros a 5 ou 8%... (eles conseguem empréstimos a 1% ou até menos nos dias de hoje) e dá-los a ganhar ás pessoas, é estranho quando alguém não quer ganhar dinheiro e passa isso para o público. Acho que aprenderam com o Sporting, que esteve por um fio.
Assim ganham as comissões e não se chateiam.

rpo.castro

Marco Matias no Sheffield Wednesday de Carlos Carvalhal.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Quote from: SCB - 4 ever on 06 de July de 2015, 18:36

Quote from: Cmcorreia on 06 de July de 2015, 17:24

É de ficar parvo...

De facto...

Que frangueiro ;D
Acho que Casillas é uma grande contratação para o prestígio, visibilidade/mediatismo da nossa Liga e em particular para visibilidade/mediatismo e prestígio do fcp, é um jogador com reconhecimento e mediatisno intercontinental (ganhou tudo que havia para ganhar: campeão do mundo, da europa, várias LC e La Ligas, mundial de clubes, melhor guarda-redes do mundo...) que pode ajudar os andrades a celebrar contratos de publicidade bem mais vantajosos, venderem camisolas em terras onde nunca o imaginaram fazer e quem sabe até se na próxima temporada não realizarão um mini estágio na asia pago a preço de ouro...já em termos desportivos (bufo do balneário do Real e em trajectória descendente nas últimas três temporadas, com uma boa colecção de frangos e muito mal batido em variadissimas ocasiões) tenho muitas dúvidas que esta seja a melhor solução para eles e acredito até que os principais adversários do fcp não estejam nada tristes ou preocupados com este ingresso, antes pelo contrário (muito bom entre os postes mas com evidentes limitações a sair deles, nos cruzamentos e jogo de pés)...vamos ver qual a sua influencia sobre a armada espanhola daquele balneário, qual o resultado disso no restante grupo e até que ponto o que se passará no balneário irá ficar no balneário.

rvx

É preciso não esquecer que o Porto não é o Real. A pressão é menor, tal como a qualidade média dos adversários. Não me é tão óbvio que não venha a ser uma boa opção. Só não sei se é uma boa contratação tendo em conta o preço.