News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

rio ave 2 vs S.C.BRAGA 0 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 15 de April de 2014, 20:07

Previous topic - Next topic

Marco253

É triste nesta altura do campeonato já estarmos a pensar no próximo...e quando ainda podiamos ter tanto por que lutar.

Enfim, a vida é mesmo assim e custa-me ver que hoje, o dia seguinte a tao pobre exibição nao haja uma explicação por quem responsável, uma palavra aos sócios e apoiantes, qualquer coisa de bom no meio deste vendaval.

Mas lá está, o Salvador é um tijolo, quando abre a boca ou sai bujarda ou entra mosquito, gabinete de relações publicas nem vê-lo...julgo que era mais que altura para se dar uma palavra a todos os braguistas, este estado de coisas nao pode continuar.

O tempo em que eramos o "Braguinha" já lá vai há muito, ou esta gente que manda pensa que pode passar impune por entre os pingos da chuva...há que assacar culpados e mais nada. A culpa nao pode morrer sózinha jamais.

magico_scbraga

Que o Salvador se rodeie de gente que perceba de futebol e que perceba, acima de tudo, o que é o Braga. E não, como o tem feito, de empresários que querem ganhar umas comissões à nossa custa. De outro modo, não são explicáveis as contratações de Milijkovic, Joãozinho e Moreno.
Posso estar muito enganado, e espero que sim, mas, apesar daquele golo ao Porto, não vejo como possa este Moreno ser melhor do que Edinho, Zé Luís, Yazalde. Mas isto sou eu, que devo ser muito burro!
Que faça perceber a quem enverga esta camisola que o Braga não é um clube em que cada um se promove a si próprio. Que o Braga não é uma passarelle, e que eles não são modelos.
Que sirva o Braga. Que não se sirva do Braga.
De resto, uma palavra de apreço para o Pardo e para o Alan, os únicos com coragem para dar a cara pelo mau momento. E também para o Mauro, sempre muito esforçado, e para o Eduardo, que será sempre um guerreiro.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Minhoto21

Inadmissível a falta de atitude!

5 jogos contra o Rio Ave: 3 Derrotas e 2 Empates >:( >:(

O que é isto????????

Apoiar o clube até à morte... Viva ó SC Braga

Olho Vivo

É extraordinário chegarmos a esta fase e toda a gente estar convencida de que não ganhamos porque os jogadores não dão o máximo, por falta de atitude - e não por falta de qualidade colectiva (e algum défice de talento, particularmente no meio-campo). Um exemplo perfeito do que não se fez (ou não se conseguiu transmitir) durante a época foi o lance do segundo golo sofrido. Talvez Miljkovic tenha sido pouco agressivo mas quando o jogador do Rio Ave vem para dentro depois da sua progressão ter sido contida, os restantes homens da defensiva deviam estar alinhados e o central mais próximo deveria ter saído ao Rúben Ribeiro quando este flectia para o eixo. Vi este tipo de lances ser treinado até à exaustão na pré-época de Jorge Jesus em Braga (quando ainda tinha tempo para isso). Por isso, tinha aquela equipa tamanha qualidade defensiva. Não pela diferença de valor individual dos jogadores mas porque estes sabiam interpretar colectivamente o que é a defesa-zona. E é isto que não se vê na nossa actual equipa e que faz com que hoje muitos dos nossos adeptos pensem que os nossos jogadores não têm qualidade. Pode-se discutir essa questão e aceitar que há posições mal servidas em termos de qualidade individual (indiscutível nas faixas laterais e no meio-campo) . Mas o que falta essencialmente é esta qualidade colectiva, os jogadores saberem como se devem comportar face às incidências do jogo. É tudo demasiado contingente...

Satmar

Como muito do que se escreveu aqui, por certo que nesta hora sairiam mais palavras de tristeza, revolta por mais uma derrota, vergonha e mais sei lá o quê. Mas não vou por esse caminho. Alguns já o focaram, outros descambam um incorreções para com os atletas, mas gostava de lembrar alguns que o projeto Braga está em queda não pelos atletas, mas pelos restantes elementos diretivos. Pouca gente ainda acredita numa reviravolta do clube, pois estes dois anos podem ser o reflexo de muito o que se tem passado. Gestão de atletas pobre, treinadores num constante rodopio (e ainda há foristas a pedir mais um despedimento!!!), finanças a cair e derrotas desportivas a surgirem. Será tudo pela falta de qualidade? Pois, pensem no que fazia António Salvador quando estava por cá um verdadeiro Diretor Desportivo, pensem no que faz agora... A vida pessoal do presidente não deve ser fácil, mas creio que chegou a hora de repensar a sua situação no clube.
Quanto ao futebol no campo, pouco a acrescentar, apenas que passou mais uma época e pouco se ganhou, a não ser capacidade para lidar com o "sofrimento". Sim, pois estes anos têm sido duros para os bracarenses verdadeiros.

Força Guerreiros!!!

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 17 de April de 2014, 16:52
É extraordinário chegarmos a esta fase e toda a gente estar convencida de que não ganhamos porque os jogadores não dão o máximo, por falta de atitude - e não por falta de qualidade colectiva (e algum défice de talento, particularmente no meio-campo). Um exemplo perfeito do que não se fez (ou não se conseguiu transmitir) durante a época foi o lance do segundo golo sofrido. Talvez Miljkovic tenha sido pouco agressivo mas quando o jogador do Rio Ave vem para dentro depois da sua progressão ter sido contida, os restantes homens da defensiva deviam estar alinhados e o central mais próximo deveria ter saído ao Rúben Ribeiro quando este flectia para o eixo. Vi este tipo de lances ser treinado até à exaustão na pré-época de Jorge Jesus em Braga (quando ainda tinha tempo para isso). Por isso, tinha aquela equipa tamanha qualidade defensiva. Não pela diferença de valor individual dos jogadores mas porque estes sabiam interpretar colectivamente o que é a defesa-zona. E é isto que não se vê na nossa actual equipa e que faz com que hoje muitos dos nossos adeptos pensem que os nossos jogadores não têm qualidade. Pode-se discutir essa questão e aceitar que há posições mal servidas em termos de qualidade individual (indiscutível nas faixas laterais e no meio-campo) . Mas o que falta essencialmente é esta qualidade colectiva, os jogadores saberem como se devem comportar face às incidências do jogo. É tudo demasiado contingente...
A falta de qualidade pode explicar alguns aspectos que referes mas não justifica tudo.

Não justifica fazer 5 remates em todo o jogo. Não justifica não se fazer pressão ao portador da bola. Não justifica perderem a bola e virem a passo para a área, e sobretudo não justifica fazer um jogo onde fazem tudo isto, e passado 2 semanas não o fazerem.

A qualidade perde-se em duas semanas?
Quem não sente não é filho de boa gente.

sedas

Falta acrescentar também que um trinco posicional podia dar jeito quer nesse lance quer no lance que dá origem ao livre do 1º golo deles.

O lateral subiu, as costas foram exploradas em velocidade e o Santos viu-se obrigado a fazer falta e a travar a jogada logo ali vendo o amarelo e criando o lance que deu o golo (como a bola entrou a seguir já é outra questão)..

Na minha opinião a derrota começou na escolha do trinco e no facto de se voltar a apostar em ideias (essencialmente a meio-campo onde Micael e Luiz Carlos são incompatíveis) que já foi mais do que provado que não resultam.

Olho Vivo

Quote from: rpo.castro on 17 de April de 2014, 17:09
A falta de qualidade pode explicar alguns aspectos que referes mas não justifica tudo.

Não justifica fazer 5 remates em todo o jogo. Não justifica não se fazer pressão ao portador da bola. Não justifica perderem a bola e virem a passo para a área, e sobretudo não justifica fazer um jogo onde fazem tudo isto, e passado 2 semanas não o fazerem.

A qualidade perde-se em duas semanas?

Dei por mim a pensar a que jogo te referes... ::) ::) ::)

Mas eu só escrevi isto para dar uma opinião diferente, já sei que em todos os clubes é assim, para os adeptos, quando se perde, são sempre os jogadores que são uns malandros, correm pouco, etc. Ora bem, isto significa que não precisamos de treinador, apenas precisamos de um sargento e, portanto, descansemos que afinal não estamos longe do sucesso.

JMSG

Sinceramente, e agora mais a frio, na minha opinião foi a derrota que mais me custou a aceitar, a seguir à final de Dublin. Tendo eu 21 anos, e a última vez que o Braga foi ao Jamor foi em 1998 (16 anos atrás), era uma oportunidade única de ir ver o meu clube ao palco que todos sonhamos ir. Infelizmente não vamos, porque o Braga neste momento não é uma equipa.

Como é possível uma equipa querer ganhar o jogo se os jogadores esperam pela bola parados? O futebol é feito de dinâmicas, os jogadores têm que estar em constante movimento, há que arranjar espaços, abrir defesas, saber penetrar... Mas não, esta equipa joga a ritmo de treino constantemente, os jogadores parecem não estar interessados no jogo, enfim, não me lembro de um Braga tão displicente como o de agora.

Quanto ao jogo, e às análises individuais, epá, o Eduardo pode ter chorado no fim do jogo, mas eu posso ir para a baliza, deixo dois ou três frangos e também choro no fim porque é o clube do meu coração... Devemo-lhe muito no passado, pelo encaixe que nos proporcionou e pelas boas exibições dessa época, mas custaste-nos uma final com dois frangos, então o primeiro é de bradar aos céus!
Aquele Miljkovic, por amor de Deus, será que só sabe passar para o lado? E mesmo assim já custa fazer esses passes, mau demais para ser verdade. O Joãozinho na primeira parte estava tão concentrado que o jogo estava a decorrer e ele estava a olhar para os adeptos do Rio Ave. Falta de profissionalismo ao mais alto nível! O Santos anda meio burro, não sei o que se passa, mas agora pensa que é o Beckenbauer. Paulo Vinicius para mim foi o mais certinho da defesa, não comprometeu pelo menos.
Mauro esteve bem, mais não se pode pedir a um trinco, pois não pode construir com uma equipa parada à espera da bola, é impossível.. Luiz Carlos esteve mal, aliás, já tem estado mal desde à uns tempos para cá, e o seu estilo de jogo não combina em nada com o do Ruben Micael, que também, diga-se de passagem, foi uma nulidade.
Quanto ao ataque, Rusescu mais uma vez muito trapalhão, ontem tinha os dois servidores do início de época (excepto Alan) e mesmo assim a exibição voltou a roçar o medíocre, como já tem vindo a roçar à uns jogos para trás. Rafa estava numa passagem de modelos, totalmente desligado do jogo. Pardo, mais uma vez, a carregar a equipa às costas, sendo que foi tremendamente injusto o que lhe foi feito no fim do jogo. Mas pelo justo paga o pecador!

Quanto a Jorge Paixão, creio que com esta derrota é o fim da linha, apesar de este ser o menos culpado desta situação toda, pois apanhou uma equipa de rastos e cheia de lesões.

E para o ano, tem que haver uma revolução! Tem que se começar já a preparar a nova época, que se contrate um novo diretor desportivo, pois estes que vieram substituir o Carlos Freitas... Bem, nem vale a pena dizer nada

O BRAGA SOMOS NÓS, TEMOS QUE NOS UNIR TODOS! FORÇA BRAGA!!!

barinho

Não vou entrar pelo insulto ao Eduardo porque o homem é dos nossos e bem se viu o que sofreu no final do jogo.Também acho que foi mal o que se fez ao Pardo quando vinha entregar a camisola.

De resto continuo demasiado triste para escrever o que quer que seja sobre o jogo.Perdemos e perdemos bem.

Bruno3429

O pessoal tem memória curta, corre mal um ano e já pedem a cabeça do Presidente. Se ele não tivesse passado por cá, continuaríamos o Braguinha de meio da tabela e sempre atrás do guimarães.
Ainda o ano passado ficámos em 4º e ganhámos a Taça da Liga.
Querem ir todos os anos à Liga dos Campeões? Existem 3 clubes em Portugal com orçamentos, adeptos e história muito superiores a nós.
Eu também estou dececionado com esta época, mas quem escolheu jogadores como Joãozinho e quem dispensou carradas de jogadores que têm lugares de caras na nossa equipa?...Juju!
Claro que também houve erros de gestão como o volteface na contratação dos guarda-redes Salin e Cássio, ficando com o Eduardo,mas ninguém imaginava que ele ía fazer uma época tão má.
O porto está a fazer uma época péssima e não vejo ninguém do clube deles pedir a cabeça do pinto da costa...

barinho

Vamos tentar ser um pouco positivos.Todos os grandes clubes têm maus anos.Este ano temos os exemplos do Barça,Manchester,Milan,Porto.São dos maiores clubes do mundo!

Toca a todos e mais tarde ou mais cedo tocaria a nós.Por vezes é preciso bater no fundo para voltar ainda mais fortes.Desde que se aprenda com os erros.

jorgeac

Concordo em parte com o que dizes. Também não me parece ser um problema de atitude, mas sim de falta de qualidade.

A falta de qualidade, principalmente no meio campo, é gritante. Com a saída do Hugo Viana, não temos um único jogador com capacidade para construir jogo e para fazer as transições defesa-ataque com qualidade. Faltam-nos claramente nºs 8. Ruben Micael é muito inconstante, não mostrou capacidade para assumir esse papel. Custódio, Luís Silva, Mauro, Luis Carlos são todos médios defensivos, os 2 últimos, em meu entender, com qualidade muito duvidosa. Não sabem construir jogo, só sabem passar para os lados e para trás e, de preferência, a menos de 4 ou 5 metros de distância. Com isto, a bola chega à frente poucas vezes e, quando chega, é em fracas condições pois as defesas contrárias já estão organizadas. Daqui resulta uma equipa sem qualquer fio de jogo, sem ideias, totalmente dependente das individualidades para resolver os jogos.

O Jesualdo percebeu este problema e tentou adaptar o Alan ao meio campo para trazer alguma qualidade àquele sector, contudo, um jogador com 34 anos não tem pernas para desempenhar a posição de n.º 8, que exige que o jogador esteja constantemente envolvido em acções defensivas e ofensivas, um jogo inteiro. Sempre que metia o Alan nessa posição, a equipa ganhava qualidade na construção do jogo mas perdia muita consistência defensiva.

Quanto à questão que levantas sobre a falta de qualidade colectiva, penso que a mesma é uma consequência da falta de qualidade individual, principalmente do meio campo. Como esse sector simplesmente não funciona, todo o desempenho da equipa é afectado. Provavelmente, o rendimento do Joãozinho, Milkjovic, Rafa, Pardo, Rusescu, poderia ser potenciado se tivéssemos um meio campo consistente e com capacidade para construir jogo, o que nunca tivemos esta época.

Logo após assistir aos primeiros jogos desta equipa, eram notórios os desequilíbrios no plantel. Tínhamos excesso de extremos e de centrais e, em simultâneo, não tínhamos laterais nem médios de construção de jogo de nível de uma equipa que pretende lutar pelas competições europeias. A juntar a isto, tivemos ainda vários jogadores chave constantemente lesionados, o que resultou numa época desastrosa a todos os níveis.

Olho Vivo

Quote from: jorgeac on 17 de April de 2014, 18:18
Concordo em parte com o que dizes. Também não me parece ser um problema de atitude, mas sim de falta de qualidade.

A falta de qualidade, principalmente no meio campo, é gritante. Com a saída do Hugo Viana, não temos um único jogador com capacidade para construir jogo e para fazer as transições defesa-ataque com qualidade. Faltam-nos claramente nºs 8. Ruben Micael é muito inconstante, não mostrou capacidade para assumir esse papel. Custódio, Luís Silva, Mauro, Luis Carlos são todos médios defensivos, os 2 últimos, em meu entender, com qualidade muito duvidosa. Não sabem construir jogo, só sabem passar para os lados e para trás e, de preferência, a menos de 4 ou 5 metros de distância. Com isto, a bola chega à frente poucas vezes e, quando chega, é em fracas condições pois as defesas contrárias já estão organizadas. Daqui resulta uma equipa sem qualquer fio de jogo, sem ideias, totalmente dependente das individualidades para resolver os jogos.

O Jesualdo percebeu este problema e tentou adaptar o Alan ao meio campo para trazer alguma qualidade àquele sector, contudo, um jogador com 34 anos não tem pernas para desempenhar a posição de n.º 8, que exige que o jogador esteja constantemente envolvido em acções defensivas e ofensivas, um jogo inteiro. Sempre que metia o Alan nessa posição, a equipa ganhava qualidade na construção do jogo mas perdia muita consistência defensiva.

Quanto à questão que levantas sobre a falta de qualidade colectiva, penso que a mesma é uma consequência da falta de qualidade individual, principalmente do meio campo. Como esse sector simplesmente não funciona, todo o desempenho da equipa é afectado. Provavelmente, o rendimento do Joãozinho, Milkjovic, Rafa, Pardo, Rusescu, poderia ser potenciado se tivéssemos um meio campo consistente e com capacidade para construir jogo, o que nunca tivemos esta época.

Logo após assistir aos primeiros jogos desta equipa, eram notórios os desequilíbrios no plantel. Tínhamos excesso de extremos e de centrais e, em simultâneo, não tínhamos laterais nem médios de construção de jogo de nível de uma equipa que pretende lutar pelas competições europeias. A juntar a isto, tivemos ainda vários jogadores chave constantemente lesionados, o que resultou numa época desastrosa a todos os níveis.

No aspecto defensivo, não acho que a nossa menor qualidade seja sobretudo de natureza individual - mesmo dando de barato que os nossos laterais são bastante limitados. Para se perceber a diferença que faz o treino e sistematização de um modelo de jogo, atente-se na diferença de qualidade colectiva entre o Porto da época passada e o actual. O Porto continua a ter os dois melhores laterais a actuar em Portugal. Continua a ter o melhor médio de cobertura a actuar em Portugal. Parece que desaprenderam. Ou que "não querem correr". A diferença está no treino, na qualidade colectiva que havia com Vítor Pereira (particularmente no plano defensivo) e não há agora. Isto para usar um outro exemplo. Falando da nossa equipa temos mais dificuldade em ser objectivos.

Em termos ofensivos, admito que sim, que falta alguma qualidade individual. Mas não porque não tenhamos bons jogadores no plano ofensivo. Simplesmente, temos poucos que gostem de ter bola, que se sintam confortáveis com ela, que a saibam conduzir com qualidade. Na verdade, acho que só Alan (sobretudo) e Micael satisfazem estes critérios. Todos os restantes jogadores são jogadores de corta-e-passa ou então de explosões. Criatividade, há muito pouca. Tinha dito, em Janeiro, que era essencial acertar com Battaglia - e, aparentemente, falhámos (vi pouco dele mas os treinadores parecem não apreciar). Se compararmos Mauro - Luiz Carlos - Micael com Filipe Augusto - Tarantini - Braga, concluímos que o trio do Rio Ave é "melhor de bola" e isso notou-se no critério com que a trocavam (mesmo tendo menos tempo de posse). Mas volto a dizer, a nossa qualidade defensiva também facilita muito a tarefa dos adversários. Até nas bolas paradas: em quase todos os confrontos directos, permitimos que o Rio Ave se adiantasse no marcador de bola parada, colocando o jogo à sua feição.

Móriakum

Quote from: barinho on 17 de April de 2014, 18:15
Vamos tentar ser um pouco positivos.Todos os grandes clubes têm maus anos.Este ano temos os exemplos do Barça,Manchester,Milan,Porto.São dos maiores clubes do mundo!

Toca a todos e mais tarde ou mais cedo tocaria a nós.Por vezes é preciso bater no fundo para voltar ainda mais fortes.Desde que se aprenda com os erros.

Não podemos fazer essa comparação! Não temos a dimensão desses clubes! Podem-se dar ao luxo de uma época bastante má. Na época seguinte levantam-se logo! Têm história, adeptos e orçamento para isso! Connosco não é bem assim...

Mais Norte

Idem, idem, idem com Leonardo Jardim, com esse vi eu, mais movimentos de ataque, compensações, cantos, livres directos e indirectos, posicionamentos dos jogadores defensivos aquando dos cantos contra as outras equipas, movimentos de contra-ataque mecanizados com dois/três jogadores a avançar para a baliza contrária, recebe/passa/desmarca/recebe/passa/desmarca, entra na área, vai à linha e coloca no ponta de lança ou nos médios que entravam a acompanhar a jogada. Não era o futebol total mas era um jogo eficaz e bonito de seguir.

Enfim, falta muito trabalho e alguém que SAIBA PENSAR O JOGO DENTRO DO CAMPO.

Coragem pessoal, vamos dar a volta a isto.

FORÇA BRAGA.

Móriakum

Quote from: Mais Norte on 17 de April de 2014, 19:22

Idem, idem, idem com Leonardo Jardim, com esse vi eu, mais movimentos de ataque, compensações, cantos, livres directos e indirectos, posicionamentos dos jogadores defensivos aquando dos cantos contra as outras equipas, movimentos de contra-ataque mecanizados com dois/três jogadores a avançar para a baliza contrária, recebe/passa/desmarca/recebe/passa/desmarca, entra na área, vai à linha e coloca no ponta de lança ou nos médios que entravam a acompanhar a jogada. Não era o futebol total mas era um jogo eficaz e bonito de seguir.

FORÇA BRAGA.

Se o Jardim tivesse continuado, com a equipa que tínhamos a época passada, não sei se não teríamos feito uma gracinha no campeonato... :) Mas foi despedido. Ainda ninguém sabe bem porquê...

Bruno3429

Quote from: Móriakum on 17 de April de 2014, 19:27

FORÇA BRAGA.

Se o Jardim tivesse continuado, com a equipa que tínhamos a época passada, não sei se não teríamos feito uma gracinha no campeonato... :) Mas foi despedido. Ainda ninguém sabe bem porquê...

O Jardim saiu de maneira esquesita dos clubes todos por onde passou, mas a culpa é dos presidentes todos, ele é um santo.

Móriakum

Quote from: Bruno3429 on 17 de April de 2014, 19:43
Quote from: Móriakum on 17 de April de 2014, 19:27

FORÇA BRAGA.

O Jardim saiu de maneira esquesita dos clubes todos por onde passou, mas a culpa é dos presidentes todos, ele é um santo.

Não estou a dizer que é um santo, só gostava de saber porque saiu...

GALEGO

O desastre de ontem serve para fazer balance geral... sem dúbida.
E uma das coisas que salta á vista de modo clamoroso é a inutilidade de Rubén Micael nesta equipa.
É genuino representante do estilo Peseiro :  quase-quase. E finalmente, nada ou quase-nada.
Tao grave é o problema como grave é ter que notar tanto a auséncia do mestre Hugo Viana.
Independentemente de que é um jogador caro, com um ordenado elevadíssimo para o que finalmente no campo
resolve... Micael va relativamente bem com o vento a favor... mas quando chegam os problemas, como ontem despois do primeiro frango de Eduardo... apaga e vámonos!, porque fuge dos problemas, nao aume o rol, escóndese, etc. etc. etc. situaçoes repetidas durante a época.
Brilhar com o vento a favor nao é a melhor situaçao para definir a um grande jogador.
Brilhar asumindo e resolvendo, criando e mandando, com o vento em contra... é onde se ve, com certeza, a categoría
de um jogador.

O Micael tinha a responsabilidade nesta época de ser alma e motor do Braga. E nem foi carne, nem foi peixe...
Toca enviar a este jogador embrulhado em papel de celofán e com um lazo para quien o queira... O problema é que
já vimos tempo atrás que nao quere ninguém...
Ainda por riba, carregamos com ele e va custar suor e lágrimas sacar
ao fulano daquí...