News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

J.F. SAIU - PRÓXIMO TREINADOR DO BRAGA - ESCOLHA

Started by A.COSTA, 22 de February de 2014, 22:12

Previous topic - Next topic

Lateralus

Falando da questão Domingos/Jardim, acho que não se pode apenas olhar pelo lado dos resultados, pois esses dependem de uma variedade de factores. Devia falar-se sim de modelos de jogo, gestão de plantel e métodos de treino. E nisso, considero o Jardim superior.

Kriticus

Quote from: Lateralus on 24 de February de 2014, 17:51
Depois de duas apostas falhadas e que nos fizeram perder algum do prestígio e estabilidade conquistados, é de suprema importância que se acerte "em cheio" no próximo treinador, sob o risco de ver o nosso projecto ruir.

Por isso, espero que o Salvador seja extremamente ponderado na escolha do próximo treinador, pois isso pode revelar-se decisivo no nosso futuro. Prefiro que aposte num treinador de créditos firmados, mesmo gastando um pouco mais de dinheiro e tempo, do que andar a dar tiros no escuro e escolher o primeiro que vem à rede.

Peseiro e Jesualdo não encaixam nesse perfil? E Domingos e Jardim, será que encaixariam nesse perfil quando foram contratados?

lopes741852963

Boas amigos Bracarenses, sinceramente para bem do nosso Braga existem dois treinadores com competência para treinar o nosso clube Marco Silva ou Nuno Espírito Santo. Acho que neste momento tem que ser dois treinadores que já conhecem o nosso campeonato. O primeiro acho que já perspetiva clubes maiores, quanto ao Nuno acho que tem feito um trabalho muito sustentado num clube que sempre lutou pela manutenção e tem experiência de ter jogado num clube grande. Sabe o que é ter pressão para ganhar sempre.
Se optarmos por uma solução temporária, Fernando Couto e depois escolher um treinador com mais curriculum, mas que seria bastante caro.
com estas conjunturas acho que o nuno seria a melhor opção.
 

Kriticus

Quote from: Lateralus on 24 de February de 2014, 17:53
Falando da questão Domingos/Jardim, acho que não se pode apenas olhar pelo lado dos resultados, pois esses dependem de uma variedade de factores. Devia falar-se sim de modelos de jogo, gestão de plantel e métodos de treino. E nisso, considero o Jardim superior.

É isto! Mais do que a análise que têm feito à prestação dos dois treinadores, penso que são estes os pontos que se deviam debruçar. Tratando-se de dois grandes treinadores, dentro dos seus estilos, também eu acho que o Jardim é melhor treinador que o Domingos.

Lateralus

Quote from: Kriticus on 24 de February de 2014, 17:56
Quote from: Lateralus on 24 de February de 2014, 17:51
Depois de duas apostas falhadas e que nos fizeram perder algum do prestígio e estabilidade conquistados, é de suprema importância que se acerte "em cheio" no próximo treinador, sob o risco de ver o nosso projecto ruir.

Por isso, espero que o Salvador seja extremamente ponderado na escolha do próximo treinador, pois isso pode revelar-se decisivo no nosso futuro. Prefiro que aposte num treinador de créditos firmados, mesmo gastando um pouco mais de dinheiro e tempo, do que andar a dar tiros no escuro e escolher o primeiro que vem à rede.

Peseiro e Jesualdo não encaixam nesse perfil? E Domingos e Jardim, será que encaixariam nesse perfil quando foram contratados?

Depende. Pessoalmente, nunca vi o Peseiro como um treinador de créditos firmados, logo não se encaixa nesse perfil. Nunca trouxe estabilidade a nenhum clube e tão pouco foi sinónimo de sucesso em algum deles.

Quanto ao Jesualdo, é uma situação diferente. Todos esperávamos que ele trouxesse estabilidade e crescimento, mesmo que a longo prazo. O problema é que o Braga evoluiu e ele ficou parado no tempo. São duas velocidades diferentes e dificilmente se encontrariam numa realidade que é rectilínea.

Olho Vivo

Mais uma observação: parece que as pessoas não sabem que só estivemos pela segunda vez na fase de grupos da Liga dos Campeões porque conseguimos ficar em terceiro lugar na liga. Com quarenta e tal pontos, dificilmente isso acontecerá (a não ser numa época de todo em todo anormal); com mais de sessenta pontos pode acontecer (e por vezes até poderá dar para ir mais longe). Cinquenta pontos, na era António Salvador, é feijão com arroz. É o normal! E por norma, não chega para mais do que o quarto lugar. Acho no entanto que, nesta época, não se poderia pedir mais do que esta normalidade (que não vai acontecer). Mas um Braga estabilizado (não este), com ambição, deve apontar para mais alto, em termos pontuais. E isso, nessas circunstâncias, pode ser pedido. Se chega ou não para o apuramento para a Liga dos Campeões depende também muito do comportamento de quem tem mais meios do que nós.

Em contrapartida, não me passa pela cabeça estabelecer objectivos em competições a eliminar - a não ser em fases preliminares em que, pelo nosso estatuto de cabeça de série,  possamos ser favoritos. Depois, a sorte, o momento, as circunstâncias de um jogo, uma arbitragem mais ou menos feliz pode ditar diferenças. Por isso, sinceramente, não ligo nada quando no início da temporada se estabelecem objectivos de vencer taças. Não significa que não aconteça. Mas há muito de contingente, independentemente de questões de mérito.

Que para o adepto, é um orgulho estar numa final de uma liga Europa que ultrapassa qualquer feito "menor" como um apuramento para uma Liga dos Campeões, não duvido. Mas é o regularidade na liga, ao longo dos anos, que mostra quanto do crescimento de um clube é sustentável. É verdade que as memórias ficam mas eu não quero viver (só) de memórias.

Mas, volto a repetir, não quero menorizar o trabalho de Domingos e cá estarei para o aplaudir se ele regressar. Mesmo que, no plano qualitativo, considere que há treinadores com uma ideia de jogo mais atractiva.

rpo.castro

Quote from: PAF on 24 de February de 2014, 17:01
Domingos teve 2 épocas ao nível dos grandes de Portugal mesmo tendo perdido o 3º lugar na última jornada num jogo a feijões
Sei que já vai longe, mas a perda do 3º lugar deu-se ao longo de vários jogos e não num só:
-Empate no Nacional
-Empate na recepção ao Leiria
-Empate na Académica
-E derrota no tal jogo dos feijões

Sendo que do que me lembro, o jogo com a académica foi muito fraco, e com o Sporting não foi grande coisa.

Duas melhores épocas: 2º lugar (Domingos) 3º lugar (Jardim). Onde há dúvidas?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Nakamura

#367
Já disse que o problema do Braga tem mais a ver com a deficiente construção do plantel do que com os erros do treinador (embora Jesualdo também tenha tido bastantes erros e incompreensíveis que tornaram o descalabro ainda maior).
Resolver esses problemas só no final da época (com acerto nas escolhas e investimento).
Agora dá apenas para tentar "maquilhar" o problema.

Dito isto, com este plantel, temos que preparar os 3 jogos que ainda importam esta época: os da Taça (o campeonato já foi).

Para o resto da época e sobretudo para esses 3 jogos (em que é preciso muita garra) eu talvez arriscasse num treinador meio-louco, que tanto pode correr muito mal, como muito bem: Sérgio Conceição.

Não me parece mau treinador... só é pena o homem ser louco!

Mais Norte

Quote from: Kriticus on 24 de February de 2014, 17:58
Quote from: Lateralus on 24 de February de 2014, 17:53
Falando da questão Domingos/Jardim, acho que não se pode apenas olhar pelo lado dos resultados, pois esses dependem de uma variedade de factores. Devia falar-se sim de modelos de jogo, gestão de plantel e métodos de treino. E nisso, considero o Jardim superior.

É isto! Mais do que a análise que têm feito à prestação dos dois treinadores, penso que são estes os pontos que se deviam debruçar. Tratando-se de dois grandes treinadores, dentro dos seus estilos, também eu acho que o Jardim é melhor treinador que o Domingos.


Concordo.

E se Domingos pode dar mais emoção, Jardim oferece mais segurança.




RIKYSCB

Bem, perante o nosso crescimento, o próximo treinador tem duas opções - ou vê que nunca pode falhar em nada (exibições, discursos e preparação) ou vai ter um grande apoio dos adeptos (Domingos Paciência, por exemplo).

Face ás ultimas noticias há 4 a 5 nomes possíveis de ser o nosso treinador: Miguel Leal (Penafiel), Vitor Pereira (Ali Ahli), Domingos Paciência (Turquia), Marco Silva e Nuno Espirito Santo.

5 treinadores distintos:

Miguel Leal -» Defensivo e joga num contra ataque 18
Domingos -» Motivador e excelente postura da equipa 17
Marco Silva -» Posse e ataque continuo 8
Nuno E. Santo -» Futebol de apoio e ataque ( há imagem do Jesualdo) 10
Vítor Pereira -» Muito Completo mas com feitio( arrogante e portista assumido) 16

Perante estas possibilidades ( 0-20) o Miguel Leal é o favorito  ::)
Força Braga - Com raça e atitude é meio caminho para ganhar os jogos!!

PAF

Vai sem citação para não prolongar o post
Olho vivo

Uma época ao nível dos grandes é ir a uma final europeia... é lutar por alguma coisa até à meta. Jardim lutou por alguma coisa? Para mim lutar por alguma coisa a 5 jornadas do fim é lutar por nada. (Como com Jesualdo também estivemos em 1º na 2ªvolta mas não lutamos por nada, ou estivemos nas meias da taça da liga)

46 pontos é mau, isso é um dado objectivo!Mas vamos a dados objectivos que tu esqueces, tens que a enquadrar, foram 46, que deram um 4º lugar que em termos objectivos correspondia exactamente a um 3º lugar e em termos objectivos se tivéssemos feito 62 pontos(que foi o que Jardim fez), o 3º lugar  daria exactamente o mesmo a liga europa. E também há dados (subjectivos é certo) que tu não enquadras, desde logo em que termos fizemos esses 46pontos, foi numa época em que perdemos jogos em que tivemos que rodar equipa para as competições europeias, desde logo perdemos o 3º lugar não tenho dívidas unicamente e só porque tinhamos uma final europeia 3 dias dias depois e em que alguns jogadores até ficaram a descansar. isto também são dados objectivos.
Claro que é diferente fazer 46 pontos ou 60, é diferente fazer 60 golos ou 30 e atingir os mesmos objectivos, mas em termos práticos o que conta são resultados  e Domingos teve os melhores resultados mas a kilometros de todos os outros na história.

Mais dados objectivos, em 2 épocas Domingos conseguiu nas 3 mais importantes competições (se juntarmos a Champions onde é quase impossível fazer melhor que o que Domingos fez partindo do 3º ou 4º pote)  o máximo que este clube conseguiu na sua história, sendo que nenhum outro nunca esteve sequer lá perto.
Dito isto não sei onde sequer é possível comparar os 2 treinadores em dados objectivos.

Falando de futebol, não tenho duvidas que as equipas de Jardim praticam mais futebol, vê-se algo mais agradável à vista. Domingos é muito mais fechado, muito mais conservador, mas também no tempo que teve cá muito mais consistente. Não foi 8 nem 80. jardim começa mal,  não no 8 mas por ali, foi ao 80 (ou ao 100 até) e depois andou pelo 8 ou menos e acabou nos 50 que nos deram o 3º lugar.

É um aparte, mas toda a gente fala na boa época do jardim no sporting, se o Porto tivesse ao seu nível (nem precisava de tanto) o que seria a época do sporting? Normalissima, uma equipa que nem teve competições europeias, fora da taça de Portugal e da taça da liga. tem no momento mais 6 pontos que na época de 2011/2012 com domingos e Sá pinto que não passou de uma época mediana. Nos principais jogos não ganhou e mesmo com Braga e Guimarães ganhou um pouco com sorte.

Mesmo dito isto que disse, no momento se tivesse jardim e Domingos optaria mais rapidamente por Jardim... embora algo mais conservador do estilo Pedro emanuel (parecido com domingos) não seja má ideia se calhar.

NightHawk

#371
Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de February de 2014, 17:07
Quote from: barinho on 24 de February de 2014, 17:03
O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

A 2ª? Pensava que era a melhor...

Quanto ao Jardim vs Domingos o que cada um fez no Sporting é ilustrativo das capacidades de cada um.

Não acho que Domingos no Sporting tenha estado assim tão mal. Em Dezembro estava a lutar pelo título, teve 7 ou 8 vitórias consecutivas, passou a fase de grupos da LE (Jardim só tem campeonato para jogar) e apurou a equipa para a final da taça que Sá Pinto perdeu. Tivesse Domingos tido a estrutura directiva que Jardim tem...

Aliás, tenho poucas dúvidas que se Domingos se tivesse mantido no cargo ele nos teria tirado o 3º lugar (com o desastroso final de campeonato que fizemos) e teria ganho a taça à Académica.

(S)oon(C)hampion(B)raga

O Braga precisa de 1 treinador que não tenha mais olhos que barriga como o Paulo Fonseca (fcporcos)

Alguém com os pés bem acentes no chão e que saiba construir uma carreira. Um background. Um arcaboiço como fez José Mourinho antes de sair do porto para o chelsea. Leonardo jardim antes de sair do beira mar para o MÁGICO SCB. E também o está a saber fazer março silva no estoril, dando tempo ao seu crescimento profissional, background, arcaboiço, antes de dar o "grande salto"... Que feito dessa forma lhe vai permitir, tal como permitiu a José Mourinho quando deu o salto do fcpeido para o chelsea e Leonardo jardim do beira mar para o braga... "Partir para a luta"... Ou "ir a jogo"... Com provas dadas, provadas e comprovadas.

Ao contrário do Paulo Fonseca que teve uma temporada boa no início da carreira e lançou-se há descoberta do que é a sério a profissão de treinador de futebol. 1 tiro no escuro que pode correr bem ou correr mal como está à vista de todos nós que acompanhamos este desporto profissional que é o futebol.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

GALEGO

Isto é assim :

Vamos a Alvalade com o Fernando Couto e o Vital a dar uns berros desde o banco dos suplentes... GANHAMOS.
Chega ao Axa o Nacional... Couto&Vital dao outros berros e...GANHAMOS POR GOLEADA...

Já nao há quem os retire daí até fim de época...
E se ganhar a Taça de Portugal... um monumento na rotunda do Dume e máis um ano de contrato para a época seguinte.

Assim que fiquem descansados... primeiro vamos ver. E despois... já veremos

RibeiroSCB


pauloferreira95

pior tambem nao pode ser depois de estas primeiras 20 jornadas o que vier sera sempre melhor penso eu
;D

Eskol

o que eu sei é que temos de preparar o jogo em Alvalade e quanto mais tarde vier o treinador pior vai ser

Olho Vivo

Quote from: Nakamura on 24 de February de 2014, 18:13
Já disse que o problema do Braga tem mais a ver com a deficiente construção do plantel do que com os erros do treinador (embora Jesualdo também tenha tido bastantes erros e incompreensíveis que tornaram o descalabro ainda maior).
Resolver esses problemas só no final da época (com acerto nas escolhas e investimento).
Agora dá apenas para tentar "maquilhar" o problema.

Dito isto, com este plantel, temos que preparar os 3 jogos que ainda importam esta época: os da Taça (o campeonato já foi).

Para o resto da época e sobretudo para esses 3 jogos (em que é preciso muita garra) eu talvez arriscasse num treinador meio-louco, que tanto pode correr muito mal, como muito bem: Sérgio Conceição.

Não me parece mau treinador... só é pena o homem ser louco!

Eu também acho que não é expectável que a equipa comece de repente a jogar um futebol muito diferente. Não pelos jogadores mas porque esteve oito meses a treinar, a sistematizar um modelo de jogo que não é adequado às ambições que a própria equipa técnica anunciou. É verdade que haverá algo de psicológico que pode ser mudado, a pouco e pouco uma ou outra alteração táctica, mas é muito difícil que aconteçam alterações radicais de modelo de jogo com as competições em andamento.

Agora, se o plantel é desequilibrado, a maior quota de responsabilidade é de Jesualdo, a quem foi dado um poder que mais nenhum técnico teve. Não temos lateral-esquerdo!? Mas não houve umas boas centenas de milhares de euros para investir num jogador que Jesualdo perspectivava para a titularidade!? É preciso não esquecer que Elderson, por quem agora alguns suspiram, foi ganhando o seu espaço a pouco e pouco e só com as lesões de Joãozinho (apesar de ter chegado mais tarde aos trabalhos da equipa, na pré-época). Na cabeça de Jesualdo, Elderson seria suplente. Provavelmente, não foi tido nem achado na saída do nigeriano em Janeiro mas, não fosse o facto de isso ter debilitado a equipa, até diria que só teve o que mereceu.

Não temos médios criativos? Jesualdo pensou sempre em montar a sua equipa à volta de Micael e, em alternativa, Alan. Quem não se lembra das experiências de pré-época? Poderia ter escolhido outro sistema mais adequado aos seus jogadores - mas já sabíamos que isso não iria acontecer. Fala-se nas saídas de Mossoró e de Viana, não convenientemente cobertas. Mas Jesualdo não joga com um homem tipo Mossoró nas suas equipas (cheira-me que, se ficasse, lá iria ser remetido para as alas) e também nunca jogou com um homem como Viana ao lado (ou um pouco à frente) do trinco. As suas equipas sempre tiveram jogadores como Vandinho ou Raúl Meireles, por exemplo, como médios de transição - omitindo as características peculiares a cada um, homens mais parecidos com Luiz Carlos do que com Viana. Nas alas, a abundância era tanta que  se dispensaram Barbosa, João Pedro, Pedro Santos (depois Agra). Na frente, teve o azar de Éder pouco contributo poder ter dado. Mas que alternativa decidiu Jesualdo contratar!? Um jogador que pouco acrescentava ao que já tínhamos nos nossos quadros (Yazalde, Zé Luís).

Portanto, penso que Jesualdo tem grande quota-parte de responsabilidade nos desequilíbrios que se detectam no plantel. Não posso dizer que todas as contratações tenham tido a sua chancela mas arrisco dizer que aquelas que referi e que incidem em posições que mostraram debilidades ao longo da época tiveram, no mínimo, a sua anuência.

Quanto ao Sérgio Conceição, há uma qualidade que lhe reconheço: é um grande motivador. Mas não é bom da cabeça. Seria uma questão de semanas até que ele e Salvador andassem às turras...

LeonelP

Continuo a achar que Domingos fez um óptimo trabalho em Braga porque herdou uma grande equipa feita por Jorge Jesus. Que para mim é o segundo melhor treinador a passar por Braga a seguir a Jardim. Depois acrescentou-se Viana, que estavam à espera?

sobraga

Parece que vai ser Miguel Leal, a noticia vai ser anunciada dentro poucas horas.