News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

J.F. SAIU - PRÓXIMO TREINADOR DO BRAGA - ESCOLHA

Started by A.COSTA, 22 de February de 2014, 22:12

Previous topic - Next topic

jorjao

Gostava do Van der gaag. Pelo trabalho que fez.

zaole

Na derrota ou na vitória, serás sempre a nossa Glória. Amo-te Braga

SEMPRESCB

Muitos falam do Jardim como se ele tivesse feito um trabalho sem igual, não entendo, o Domingos não fez bem mais do que ele por cá? Nunca vi cá em Braga uma equipa com a solidez defensiva que tinha a equipa de Domingos, nunca vi uma equipa tão matreira e letal no contra ataque (que o digam Liverpool, Arsenal, Sevilha, etc...), o que me importa um futebol vistoso e de ataque continuo e de massacre se não tem efeitos práticos? Não estou a apoiar a vinda de Domingos (embora gostasse mas com tempo para trabalhar e nao sob pressão), mas dizer que Jardim esteve melhor que Domingos por cá para mim é nao reconhecer o mérito a quem o tem. E atenção não estou a por em causa o mérito (e grande) que Jardim também teve por cá e tambem achei uma burrice a sua dispensa.

PS: Ainda me lembro da tara de Jesualdo por Mauro em vez do Custodio mas tambem me lembro bem da do Jardim, era qualquer coisa como ..... Djamal  ::)

enormeBRAGA

Quote from: Sérgio on 24 de February de 2014, 15:24
Miguel Cardoso. Ex-adjunto de DP.
Reparem nos resultados do DP com MC e sem MC. E o trabalho que tem feito na Ucrânia.

MP...

Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

PAF

Olho Vivo não sei como consegues "criticar" Domingos pela sua 2ªépoca e quase fazer de Jardim um rei quando todos os números e realidades indicam o contrário...
Domingos teve 2 épocas ao nível dos grandes de Portugal mesmo tendo perdido o 3º lugar na última jornada num jogo a feijões, Jardim que o substituiu teve apenas uma época boa na liga e não passou de mediana/fraca no resto, e nada mais que isso. Teve uma liga europa mediana, teve uma liga com início fraco que levou a que por aqui muita gente pedisse a sua demissão, conseguiu 11 vitórias seguidas (é a única coisa que suporta o valor que tu lhe dás) e acabou mais ou menos mal a época em termos de resultados.
Lutou pelo titulo? Mais ou menos, teve um jogo que definia isso e perdeu-o e a partir daí foi um desastre, teve o mérito de acabar em 3º, mas nem isso bate Domingos.
A gestão de balneário de Domingos falhou? tenho dúvidas disso, muitas dúvidas, uma equipa que faz o que a do Braga fez sem gestão de balneário é impossível. Uma equipa sem treinador que consiga gerir o balneário acontece o que vai acontecendo este ano.
Domingos não provou em mais nenhum lado? Não, mas não teve mais nenhum projeto de jeito. Teve no Sporting completamente falido e foi despedido sem lhe darem tempo de fazer nada, depois foi treinar o último de espanha e agora o último da Turquia, não sei o que nestes projectos lhe podia ser pedido, mas milagres não há.

Dito isto, quero o regresso do domingos, um retundo não neste momento.

barinho

O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

Sérgio Gonçalves

Quote from: barinho on 24 de February de 2014, 17:03
O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

A 2ª? Pensava que era a melhor...

Quanto ao Jardim vs Domingos o que cada um fez no Sporting é ilustrativo das capacidades de cada um.
Sócio nº 2014

barinho

Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de February de 2014, 17:07
Quote from: barinho on 24 de February de 2014, 17:03
O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

A 2ª? Pensava que era a melhor...

Quanto ao Jardim vs Domingos o que cada um fez no Sporting é ilustrativo das capacidades de cada um.

Acho que a melhor é de 17.

enormeBRAGA

Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de February de 2014, 17:07
Quote from: barinho on 24 de February de 2014, 17:03
O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

A 2ª? Pensava que era a melhor...

Quanto ao Jardim vs Domingos o que cada um fez no Sporting é ilustrativo das capacidades de cada um.

É tudo uma questão de os deixarem ou não trabalhar... if you know what i mean

Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

GALEGO

Quote from: ric on 24 de February de 2014, 16:20
por mim, deixava-me de conjecturas e de trazer para aqui posts e mais posts de potenciais candidatos que só atira, poeira para os olhos e credenciais para o CV dos empresários.

Estar na "lista" do Braga dá ao treinador um certo Status. mas comigo não contam. Já dei para estas esmolas.

Aguardemos...

Amigo Ric : comprendo bem o que estas a dizer... quando a esmola é tanta, até S.Bento da Pota Aberta desconfía...
Um abraço

PAF

Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de February de 2014, 17:07
Quote from: barinho on 24 de February de 2014, 17:03
O LJ teve 13 vitórias seguidas,apenas a segunda maior série de vitórias de sempre em Portugal.Para mim o treinador mais completo que por cá passou.

A 2ª? Pensava que era a melhor...

Quanto ao Jardim vs Domingos o que cada um fez no Sporting é ilustrativo das capacidades de cada um.
Sergio a tua teoria é boa, mas já agora posso-te dar outra.
E porque não o que cada um fez no Braga?
Quanto ao Sporting vamos ver, esta época um 3º lugar já é bom(mesmo com um dos piores Portos dos últimos 30 anos) e mesmo com tudo o resto mau (taça Portugal e taça liga), na próxima época já vai ser possível dizer alguma coisa, com champions e com outras obrigações. E convém não esquecer que mesmo mal o Sporting ainda tem orçamente bem acima do Braga.

Mesmo assim tanto Domingos como Jardim ainda têm muito a provar como treinadores, desde logo não ganharam nada... mesmo com Domingos sendo 2º com o Braga e tendo ido a uma final da Liga europa seja algo único no clube.

Olho Vivo

Quote from: NightHawk on 24 de February de 2014, 16:40
Discordo nalguns pontos. Domingos esteve mal na 2ª época principalmente devido ao desgaste que a primeira metade da época teve. Com a pré-eliminatória e os jogos da Champions intercalados com o campeonato, sendo que os jogos da Champions forçaram a equipa a jogar a um nível incomparável.

Aliás, o mesmo passou-se com Jardim: a primeira metade da época foi penosa! tanto que muita gente aqui pediu o despedimento de jardim lá por Dezembro/Janeiro. Depois da eliminação na Liga Europa frente ao Besiktas encetamos aquela fantástica série de 11 vitórias consecutivas.

Voltando a Domingos, a limpeza de balneário a meio da época parece-me ter sido também ter dedo do próprio Domingos e não apenas de Salvador. O que é certo é que a 2ª metade da época que Domingos fez foi algo de extraordinário. Principalmente na Liga Europa mas também na recuperação no campeonato onde falhamos na última jornada, e na véspera da de Dublin, o 3º lugar à frente do Sporting, depois de um erro individual crasso de Hugo Viana.

Dito isto, sim, Domingos não é um milagreiro e tenho muito receio que aconteça o mesmo que ao Jesualdo. E não me esqueço que jogamos bem mal em algumas fases da sua estadia aqui e que as suas aventuras seguintes foram pouco menos que desastrosas (tirando o Sporting que acho que se não tivessem despedido tinha acabado à nossa frente e ganho a taça).

Agora é um facto que ele foi o melhor treinador da história do Braga e é um facto também que Jardim não fez melhor na época seguinte do que Domingos na sua 2ª época. Jardim é tão ou mais limitado do que Domingos nesse aspecto, nenhum "reagiu" bem ao ter que jogar 2 vezes por semana na 1ª metade da época.

Há um conjunto de factos que pura e simplesmente não são verdadeiros:

-com Domingos, a recuperação começa à 22ª jornada, com uma vitória por 2-1, em casa, sobre o Benfica - no início de Março(!!!) i.e., quando as competições nacionais coincidem com as provas europeias!!! Até à 21ª jornada, tínhamos 28 pontos - uma época sensivelmente idêntica à actual! Não estou a dizer que a compatibilização da Liga dos Campeões com as competições internas fosse fácil - mais até do ponto de vista psicológico do que físico porque tínhamos jogadores de nível idêntico para cada posição (e.g., tínhamos Viana e Luís Aguiar no mesmo plantel!!!). Mas quem tem memória, lembra-se da dificuldade em gerir o plantel na primeira metade da época. Mandamos embora Felipe e Élton (entre outros chegados naquela época) mas também o fizemos com Moisés, Matheus e Luís Aguiar. Com um plantel mais curto (mas não logo a seguir e com jogos a meio da semana!), as coisas acabaram por encarreirar e fizemos a campanha que todos recordamos na Liga Europa.

- com Jardim, a série de vitórias começa em Dezembro(!), com um jogo que recordo muito bem, em que vencemos o Paços de Ferreira por 5-2, mas em que houve muita contestação ao técnico. O que muda para a segunda volta? A entrada de dois grandes jogadores para o meio-campo: Custódio que perdera a primeira metade da época e que constituiu um imenso upgrade em relação a Djamal; e Rúben Amorim que chegou em Janeiro, emprestado pelo Benfica. Mais: o Braga é eliminado pelo Besiktas, num (excelente) jogo, na Turquia, em que vence por 1-0 a 23 de Fevereiro. Nessa altura, tínhamos vinte jornadas disputadas e acumulávamos 49 pontos, a três dos líderes Porto e Benfica.

Cada um que faça o seu juízo. Dizer que Jardim não fez melhor do que Domingos na sua segunda época... enfim, é com cada um. Fomos disputar à Luz um jogo pelo título, que perdemos nos descontos e que nos marcou até final da época. Mas estivemos na luta pelo título. Não quero desvalorizar a final da Liga Europa mas são competições diferentes, em que, apesar de tudo, é menos complicado um não-favorito fazer um brilharete do que numa prova de regularidade (por isso é que hoje, as fases de grupos da Liga dos Campeões praticamente eliminam todos os outsiders). E depois, há a questão qualitativa. E aí cada um tem as suas preferências. Para mim, foi com Jardim que jogámos o futebol mais equilibrado (mais brilhante, talvez pontualmente, com Jesus). A equipa poderia não ser excepcional mas era competente em todos os momentos do jogo. Não tinha uma defesa de betão (como a primeira equipa de Domingos) mas defendia bem; não teria um ataque tão criativo como o Braga de Peseiro mas marcava muitos golos; contra-atacava bem; era competente na transição defensiva e nas bolas paradas. É muito difícil encontrar este equilíbrio. Com Jardim tínhamo-lo. Com Domingos éramos sobretudo uma equipa forte defensivamente, que raramente se desposicionava e com um ataque rápido letal. Muito menos forte nos restantes momentos do jogo (e por isso, relativamente pouco realizadora).

Não quero com isto menorizar Domingos, nem vou estar aqui à espera de que algo corra mal (se ele vier) para dizer "eu tinha avisado" (pelo contrário, torceria sempre pelo seu sucesso). E até admito que este plantel possa adequar-se melhor ao seu perfil. Mas, francamente, eu não optaria por ele.

A.COSTA

Começo a ficar ansioso.

É urgente arranjar um Comandante para a equipa. Pulso firme e ambição.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

GALEGO

Quote from: A.COSTA on 24 de February de 2014, 17:21
Começo a ficar ansioso.

É urgente arranjar um Comandante para a equipa. Pulso firme e ambição.

Caro amigo Costa :
sei que até a meianoite nao haverá fumata branca....

Legião

Espero que Salvador tenha aprendido com a aposta em Jesualdo e não cometa o erro de ir buscar Domingos, estamos gratos pelo trabalho que fez, mas acho que não deveria voltar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

NightHawk

#355
Quote from: Olho Vivo on 24 de February de 2014, 17:20
Quote from: NightHawk on 24 de February de 2014, 16:40
Discordo nalguns pontos. Domingos esteve mal na 2ª época principalmente devido ao desgaste que a primeira metade da época teve. Com a pré-eliminatória e os jogos da Champions intercalados com o campeonato, sendo que os jogos da Champions forçaram a equipa a jogar a um nível incomparável.

Aliás, o mesmo passou-se com Jardim: a primeira metade da época foi penosa! tanto que muita gente aqui pediu o despedimento de jardim lá por Dezembro/Janeiro. Depois da eliminação na Liga Europa frente ao Besiktas encetamos aquela fantástica série de 11 vitórias consecutivas.

Voltando a Domingos, a limpeza de balneário a meio da época parece-me ter sido também ter dedo do próprio Domingos e não apenas de Salvador. O que é certo é que a 2ª metade da época que Domingos fez foi algo de extraordinário. Principalmente na Liga Europa mas também na recuperação no campeonato onde falhamos na última jornada, e na véspera da de Dublin, o 3º lugar à frente do Sporting, depois de um erro individual crasso de Hugo Viana.

Dito isto, sim, Domingos não é um milagreiro e tenho muito receio que aconteça o mesmo que ao Jesualdo. E não me esqueço que jogamos bem mal em algumas fases da sua estadia aqui e que as suas aventuras seguintes foram pouco menos que desastrosas (tirando o Sporting que acho que se não tivessem despedido tinha acabado à nossa frente e ganho a taça).

Agora é um facto que ele foi o melhor treinador da história do Braga e é um facto também que Jardim não fez melhor na época seguinte do que Domingos na sua 2ª época. Jardim é tão ou mais limitado do que Domingos nesse aspecto, nenhum "reagiu" bem ao ter que jogar 2 vezes por semana na 1ª metade da época.

Há um conjunto de factos que pura e simplesmente não são verdadeiros:

-com Domingos, a recuperação começa à 22ª jornada, com uma vitória por 2-1, em casa, sobre o Benfica - no início de Março(!!!) i.e., quando as competições nacionais coincidem com as provas europeias!!! Até à 21ª jornada, tínhamos 28 pontos - uma época sensivelmente idêntica à actual! Não estou a dizer que a compatibilização da Liga dos Campeões com as competições internas fosse fácil - mais até do ponto de vista psicológico do que físico porque tínhamos jogadores de nível idêntico para cada posição (e.g., tínhamos Viana e Luís Aguiar no mesmo plantel!!!). Mas quem tem memória, lembra-se da dificuldade em gerir o plantel na primeira metade da época. Mandamos embora Felipe e Élton (entre outros chegados naquela época) mas também o fizemos com Moisés, Matheus e Luís Aguiar. Com um plantel mais curto (mas não logo a seguir e com jogos a meio da semana!), as coisas acabaram por encarreirar e fizemos a campanha que todos recordamos na Liga Europa.

- com Jardim, a série de vitórias começa em Dezembro(!), com um jogo que recordo muito bem, em que vencemos o Paços de Ferreira por 5-2, mas em que houve muita contestação ao técnico. O que muda para a segunda volta? A entrada de dois grandes jogadores para o meio-campo: Custódio que perdera a primeira metade da época e que constituiu um imenso upgrade em relação a Djamal; e Rúben Amorim que chegou em Janeiro, emprestado pelo Benfica. Mais: o Braga é eliminado pelo Besiktas, num (excelente) jogo, na Turquia, em que vence por 1-0 a 23 de Fevereiro. Nessa altura, tínhamos vinte jornadas disputadas e acumulávamos 49 pontos, a três dos líderes Porto e Benfica.

Cada um que faça o seu juízo. Dizer que Jardim não fez melhor do que Domingos na sua segunda época... enfim, é com cada um. Fomos disputar à Luz um jogo pelo título, que perdemos nos descontos e que nos marcou até final da época. Mas estivemos na luta pelo título. Não quero desvalorizar a final da Liga Europa mas são competições diferentes, em que, apesar de tudo, é menos complicado um não-favorito fazer um brilharete do que numa prova de regularidade (por isso é que hoje, as fases de grupos da Liga dos Campeões praticamente eliminam todos os outsiders). E depois, há a questão qualitativa. E aí cada um tem as suas preferências. Para mim, foi com Jardim que jogámos o futebol mais equilibrado (mais brilhante, talvez pontualmente, com Jesus). A equipa poderia não ser excepcional mas era competente em todos os momentos do jogo. Não tinha uma defesa de betão (como a primeira equipa de Domingos) mas defendia bem; não teria um ataque tão criativo como o Braga de Peseiro mas marcava muitos golos; contra-atacava bem; era competente na transição defensiva e nas bolas paradas. É muito difícil encontrar este equilíbrio. Com Jardim tínhamo-lo. Com Domingos éramos sobretudo uma equipa forte defensivamente, que raramente se desposicionava e com um ataque rápido letal. Muito menos forte nos restantes momentos do jogo (e por isso, relativamente pouco realizadora).

Não quero com isto menorizar Domingos, nem vou estar aqui à espera de que algo corra mal (se ele vier) para dizer "eu tinha avisado" (pelo contrário, torceria sempre pelo seu sucesso). E até admito que este plantel possa adequar-se melhor ao seu perfil. Mas, francamente, eu não optaria por ele.


Nada do que disseste põe em causa o que eu disse. A recuperação de Jardim coincide com o período em que não tivemos competições europeias. Mais, em Dezembro a contestação a Jardim era tanta que era uma questão de 1 ou 2 derrotas a sua saída. E se comparares o futebol jogado nessa altura com o futebol jogado na 1ª fase da 2ª época do Domingos, venha o diabo e escolha.

Sim, com Jardim chegamos à Luz a lutar pelo título, tivemos 13 vitórias consecutivas mas, e isto é um FACTO e é o que no final interessa, acabamos a época quase perdendo o 3º lugar, já que perdemos quase todos os jogos desde esse jogo na Luz. Estivemos a um triz de ficar fora da Champions. Se retirarmos o período de 13 vitórias consecutivas (e há que dar mérito já que é um recorde no clube) o resto da época foi um pouco mais do que um desastre no que ao campeonato diz respeito.

Acabamos esse campeonato com mais 13 pontos que a 2ª época de Domingos e em 3º lugar. Domingos acabou a sua 2ª época a 2 pontos do 3º lugar mas fez 9 pontos na liga dos campeões e chegou à final da Liga Europa. No deve e haver as épocas são bastante similares. Más primeiras voltas, boas segundas voltas. Domingos muito melhor na Europa, Jardim um pouco melhor no campeonato.

Por isso, acho desonesto se dizer que Domingos fez mais ou menos na sua 2ª época e dizer que Jardim foi muito bom na sua época, como tu dás a entender. No final, no deve e haver, um ficou em 3º outro em 4º a 2 pontos do 3º (numa época que ficar em 3º ou 4º era igual). Um foi eliminado das provas europeias em Março o outro foi a uma final. A diferença entre ambas as épocas é pouca para se fazer um juízo de valor tão diferenciado.

Acho que ambos fizeram épocas muito boas e sim foi um erro crasso ter mandado Jardim embora, da mesma forma que foi mau nao ter ficado com Domingos (neste ponto discordo contigo)

Dito isto, estou muito reticente a um regresso de Domingos principalmente pelo estigma de poder falhar como Jesualdo falhou.

Sérgio Gonçalves

PAF o Olho Vivo descreve bem porque prefiro o Jardim. Optei pelo Sporting para não mexer com as emoções de adepto do Braga.
Sócio nº 2014

Olho Vivo

Quote from: PAF on 24 de February de 2014, 17:01
Domingos teve 2 épocas ao nível dos grandes de Portugal mesmo tendo perdido o 3º lugar na última jornada num jogo a feijões, Jardim que o substituiu teve apenas uma época boa na liga e não passou de mediana/fraca no resto, e nada mais que isso. Teve uma liga europa mediana, teve uma liga com início fraco que levou a que por aqui muita gente pedisse a sua demissão, conseguiu 11 vitórias seguidas (é a única coisa que suporta o valor que tu lhe dás) e acabou mais ou menos mal a época em termos de resultados.
Lutou pelo titulo? Mais ou menos, teve um jogo que definia isso e perdeu-o e a partir daí foi um desastre, teve o mérito de acabar em 3º, mas nem isso bate Domingos.

Por que é que vocês não fazem análises mais objectivas!? Essa época de Domingos, em termos de liga, é "apenas" a segunda pior da era Salvador (apenas "batida" pelo época dos três treinadores). 46 pontos é uma época ao nível dos grandes!? Só se for do Sporting quando andava pelas ruas da amargura. Jardim fez só 62 pontos, a segunda melhor época de sempre do clube, atrás da primeira temporada de Domingos, muito acima de todas as restantes!

Podem-me dizer, ficou em terceiro apenas, o Domingos ficou em quarto a diferença não é grande. À parte a questão de que só tivemos na nossa história um terceiro lugar (para além de um segundo), para mim não é o mesmo ficar em terceiro, por exemplo com quarenta e tal pontos (como poderia ter acontecido na segunda época de Domingos), e ficar em terceiro com mais de sessenta pontos com a maior diferença entre golos marcados e sofridos da história. É uma questão minha admito, para a maioria dos adeptos será indiferente. A Liga Europa terá sido mediana? É uma competição diferente em que as incidências de um jogo podem deitar tudo a perder. A expulsão de Hélder Barbosa na primeira mão (ditada por critérios que o árbitro depois não manteve) fez a diferença. Fizemos um jogo soberbo em Istambul mas mesmo assim não chegou. Como as taças são diferentes. Nessa época fomos eliminados em Alvalade (num jogo em que Berni deu uma mão ao Sporting). Na actual temporada, por exemplo, não tivemos obstáculos teóricos muito complicados (ainda que a saída a Olhão pudesse trazer alguma dificuldade).

Enfim, volto a repetir, eu não traria Domingos mas até admito que ele possa fazer um bom trabalho com um plantel aparentemente mais à sua medida. Contudo, gosto mais da ideia de jogo de Jardim (assim como, noutro estilo gosto mais do modelo de jogo de Jesus) do que da de Domingos. E não vou eximir-me do o dizer. Também não apreciava a ideia de jogo de Jesualdo mas pensei que, ainda assim, ele pudesse ter sucesso (nunca me passou pela cabeça tamanho descalabro). Por vezes, mais vale definir o que queremos ver em campo, antes de escolher treinadores...

enormeBRAGA

Comparar uma final europeia, a um tremido terceiro lugar... É o mesmo que comparar Djamal a Custódio...

Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

Lateralus

Depois de duas apostas falhadas e que nos fizeram perder algum do prestígio e estabilidade conquistados, é de suprema importância que se acerte "em cheio" no próximo treinador, sob o risco de ver o nosso projecto ruir.

Por isso, espero que o Salvador seja extremamente ponderado na escolha do próximo treinador, pois isso pode revelar-se decisivo no nosso futuro. Prefiro que aposte num treinador de créditos firmados, mesmo gastando um pouco mais de dinheiro e tempo, do que andar a dar tiros no escuro e escolher o primeiro que vem à rede.