News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/01

Started by JotaCC, 10 de January de 2014, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jesualdo Ferreira: "O Sp. Braga é favorito"



Sem qualquer dúvida: "o Sp. Braga é favorito". Foi desta forma que Jesualdo Ferreira começou a análise ao dérbi minhoto desta noite, com o Vitória de Guimarães, encontro que abre - a partir das 20 horas - a 15.ª jornada da I Liga. O técnico bracarense justifica a ideia com os resultados da última década e com a estatística favorável aos arsenalistas, lembrando que os vimaranenses nunca venceram na Pedreira [última vitória da equipa de Guimarães em Braga data da época 2002/2003, na altura no Estádio 1.º de Maio].

"É favorito, porque queremos muito ganhar, porque o histórico entre o Sp. Braga e Vitória nos últimos anos dá-nos essa expectativa e, porque nos últimos anos, temos sido mais fortes do que o Vitória de Guimarães nos jogos disputados em Braga", recordou Jesualdo Ferreira, admitindo, no entanto, bastantes diferenças entre os dérbis actuais e os duelos de antigamente.

"Quando aqui cheguei, há uns anos, o jogo entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães era quase como o climax do campeonato, ganhar ao Vitória era quase como se o nosso campeonato estivesse feito. Neste momento, isso não é verdade. O Sp. Braga ao longo do tempo tem tido outros rivais, nomeadamente, a partir do momento em que começou a lutar com os grandes. É sinal de crescimento, maturidade e grandeza", frisou o treinador.

Apesar da mudança de paradigma, "o jogo tem uma importância muito grande", frente a um "adversário tradicionalmente difícil e que está acima de nós na tabela classificativa".
Analisando as difer enças entre as duas equipas e a evolução nos últimos anos, Jesualdo considera que "o Sp. Braga foi capaz de andar mais depressa do que o Vitória de Guimarães", mas recusou abordar o maior poderio financeiro dos bracarenses. "Quando o Sp. Braga não tinha esses argumentos, também ganhava", acrescentou.

Quanto ao adversário, o técnico é claro: "o Vitória fez um trajecto muito positivo. Depois da Taça de Portugal conseguiu preparar-se bem para a entrada no campeonato e Liga Europa. A classificação actual é bastante positiva e a participação na Liga Europa foi também positiva para quem esteve tanto tempo afastado das competições. É uma equipa que está numa boa posição na Liga, porque está fora da Taça da Liga e Taça de Portugal e, uma equipa que está só focada no campeonato, às vezes acaba por ser premiada".

Sobre a rivalidade dos dois clubes e os adeptos, diz existir uma grande diferença entre as massas associativas: "a paixão que existe nos adeptos do Vitória é conhecida e a paixão nos adeptos do Sp. Braga é mais nova, há dez anos era uma grande diferença. O Sp. Braga tem feito um trajecto melhor em termos de resultados nos últimos anos, o que tem provocado uma exigência e uma visão do clube diferente. Mas do que fui vendo nos últimos anos, as coisas tomaram um caminho menos positivo. Defendo o espectáculo de uma forma muito cívica, em que podemos ver as competências dos nossos jogadores sem ter que ver o nosso rival como um adversário que queremos destruir", rematou o técnico apelando ao apoio dos adeptos esta noite.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Neste vira minhoto o direito é canhoto
DESVANTAGEM DA EQUIPA QUE TEM ANDADO NA FRENTE

O V. Guimarães chega a Braga, e à última jornada da 1.ª volta com quatro pontos de vantagem sobre o seu mais visceral rival. É uma boa almofada, mas não dá para adormecer à sombra desta diferença que pode ser encurtada para o mínimo. Não deixa, porém, de ser estimulante entrar na A11 com o adversário pequenino no retrovisor.

RECORD

JotaCC

Guilherme e Luís Alberto rescindiram contratos

Guilherme (22 anos) está de saída do SC Braga depois de ali ter chegado ainda com idade de júnior. Esta época, o médio ofensivo não tinha qualquer minuto de competição por qualquer das duas equipas dos minhotos.

O futuro do brasileiro deverá estar fora de Portugal, já que no acordo amigável de rescisão ficou contemplado que se vier a assinar por um emblema nacional nos próximos três anos terá de indemnizar a SAD dos guerreiros.

Luís Alberto seguiu o mesmo caminho e também acertou a rescisão amigável do vínculo. Terminado há dias o empréstimo ao Vitória da Bahia (Brasil), o médio-centro brasileiro também optou por antecipar o final do vínculo, que expirava em 2015.

Entretanto, a imprensa romena avança a hipótese de Edinho ser transferido para o Cluj. O ponta-de-lança de 31 anos já tinha estado nas cogitações dos romenos em agosto.



Clubes pedem saída de Mário Figueiredo

Treze clubes da Ligas profissionais voltaram ontem a manifestar a intenção de convocar uma assembleia geral extraordinária com o propósito de destituir o presidente Mário Figueiredo.

Esta é a segunda vez que um grupo de emblemas das provas profissionais apresentou um requerimento neste sentido, embora da primeira ocasião tenha sido chumbado por Carlos Deus Pereira, líder da mesa da AG da Liga, por a maioria dos requerentes não preencher os requisitos formais para solicitar este tipo de solicitações. FC Porto, SC Braga, V. Setúbal, V. Guimarães, Belenenses, Nacional, Académica, Rio Ave, Arouca, Estoril, Tondela, Penafiel e União são os subscritores do documento, do qual não consta, agora, o Olhanense.

O, agora, G13 mantém-se descontente com Mário Figueiredo devido a questões relativas a publicidade, nomeadamente o espaço publicitário junto às balizas, que dizem estar enquadrado num acordo com a Olivedesportos e que, por conseguinte, não pode ser aproveitado pela Liga.

A BOLA

JotaCC

Braga e Vitória defrontam-se hoje em duelo minhoto
Sporting de Braga e Vitória de Guimarães defrontam-se hoje, em Braga, no duelo minhoto que marca o arranque da 15.ª e última jornada da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, na qual Benfica e FC Porto se defrontam no domingo.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado com 23 pontos, procura ultrapassar provisoriamente o Estoril-Praia, que recebe no sábado o Sporting e que ocupa o quarto posto com mais um ponto do que os vimaranenses.

Por seu lado, a formação bracarense, sétima classificada com 19 pontos, tenta encerrar a primeira metade do campeonato mais próximo dos "rivais" regionais.

O dérbi minhoto está marcado para as 20:00, no Estádio Municipal de Braga, e vai ser arbitrado pelo leiriense Olegário Benquerença.

A jornada que encerra a primeira volta prossegue no sábado, quando o Sporting, que divide a liderança com Benfica e FC Porto, vai visitar o Estoril-Praia, um dia antes de os "rivais" se defrontarem no Estádio da Luz.

Programa da 15.ª jornada:

- Sexta-feira (10 jan):

Sporting de Braga - Vitória de Guimarães, 20:00 (Sport TV).

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC

UM É MÃOS LARGAS O OUTRO MATREIRO
ESTATÍSTICA REVELA RIVAIS MINHOTOS>>Braga mais rematador e concretizador de bola parada; Vitória mais eficaz nos disparos e no contra-ataque

Se há alturas em que a estatística permite identificar traços capazes de definir o carácter de equipas e a respetiva atitude em campo, o dérbi do Minho é uma delas. E até o facto de o jogo se disputar em Braga deverá confirmar aquilo que traduz a aparente frieza dos números, com a responsabilidade de assumir o jogo a recair sobre os donos da casa, ao passo que o estatuto de visitante aconselha prudência e um estilo mais matreiro. Afinal, tem sido esta a filosofia das duas equipas no que vai de Liga, com o Braga a adotar uma postura de "grande", como mostra, por exemplo, o facto de ser a segunda equipa mais rematadora do campeonato. Os 225 remates dos Guerreiros do Minho nas 14 jornadas já disputadas só são superados pelos 243 do FC Porto. O reverso da medalha é a superior taxa de aproveitamento dos vitorianos, que com menos 68 remates marcaram praticamente os mesmos golos – o Braga leva 17 marcados e uma eficácia de 7,6 por cento; o Vitória 16 para 10,2 por cento de acerto.

Goleadores Alan e Marco Matias são os artilheiros

A favor desta teoria do rival esbanjador e do matreiro joga outro dado: a distribuição dos golos do Braga é mais equitativa ao longo dos 90 minutos, embora se destaquem os primeiros 15', enquanto o vizinho de Guimarães marca mais vezes nos últimos 15 minutos de cada parte.
Está visto que o lado vimaranense desta discussão reflete os constrangimentos com que o clube se debate, isto é, o princípio é o de aproveitar todos os recursos e ocasiões disponíveis. Não estranha, portanto, o facto de rentabilizar melhor os contra-ataques, situação em que já marcou mais três golos do que o adversário de hoje. Marco Matias, com três tentos neste tipo de lances, tem sido o principal intérprete de uma jogada melhor explorada pelos homens de Rui Vitória.
Com o mesmo número de penáltis concretizados (2) e de golos resultantes de canto (2), há uma jogada de estratégia em que os homens de Jesualdo Ferreira estão por cima. E literalmente, pois marcaram duas vezes após livres indiretos, por jogadores altos e com bom jogo aéreo: Santos e Custódio.
Aquilo que separa profundamente a equipa de Jesualdo e a de Vitória é a maior consistência defensiva desta última. Não só foi batida menos vezes (10-17 em golos sofridos) como está há quatro jornadas sem sofrer golos. Já o Braga, no campeonato, só não sofreu contra Setúbal e Arouca.



Universidade do Minho une aquilo que o futebol separa

Figura de proa na região, o professor catedrático optou por não pôr a cruz no Totobola em nome da sã convivência que preserva com os dois clubes. Diz-se fã de futebol, vê a bola nos estádios e garante torcer pela vitória dos... dois, tão importante para manter o entusiasmo entre a comunidade estudantil

Prognósticos nem no final do jogo. António Cunha, reitor da Universidade do Minho, mantém uma postura salomónica e congregadora em relação aos dois emblemas vizinhos, rivais e, sobretudo, ilustres embaixadores da região minhota, tal como o é a Universidade fundada em 1973 e que mantém dois grandes polos: o campus de Gualtar, em Braga, e o campus de Azurém, em Guimarães. O professor catedrático tem plena consciência da emulação histórica entre os clubes, alertando, porém, para a função pedagógica do estabelecimento de ensino que orienta. "O futebol ajuda a acentuar essa rivalidade e a Universidade tenta aproximar as cidades. Tentamos construir aquilo que o futebol divide", anotou, descontraidamente.


Dividido António Cunha rege um estabelecimento de ensino com polos em Braga e em Guimarães

Adepto confesso da modalidade – assiste, ao vivo, aos jogos de ambos –, o reitor recorda que a Universidade divide-se "em duas cidades apaixonadas pelo fenómeno", ainda que uma "talvez" mais do que a outra. António Cunha rememorou os seus tempos de docente na Cidade-Berço. "Antes de assumir o cargo que agora desempenho, lecionei durante 25 anos em Guimarães e impressiona o modo como os vimaranenses, os funcionários da Universidade, a população em geral, se interessam pelo clube e isso tem um efeito de contágio na comunidade estudantil. Ali vive-se o fenómeno de forma muito peculiar". Em contraponto, "em Braga o fenómeno é mais recente devido aos bons resultados que a equipa de futebol tem vindo a apresentar".
Tal como os feitos logrados pela Universidade do Minho – considerada a melhor da Europa em desporto universitário, vinte anos após o lançamento dos serviços desportivos que mobilizam mais de dez mil pessoas em Braga e Guimarães –, os clubes das respetivas cidades venceram a Taça de Portugal (V. Guimarães) e a Taça da Liga (Braga), provocando um natural entusiasmo na região. "É evidente que estas conquistas dão outro ânimo às nossas populações, mostrando ser possível vencer a partir do interior, de um sítio mais pequeno e sem as mesmas condições dos chamados grandes. Mas se houver um bom projeto os resultados desportivos acabam por surgir." E como será o embate de hoje? "Este é um jogo de desfecho imprevisível, pareceme que as equipas apresentam-se em crescendo de forma após um início de temporada periclitante, pelo que aguardo por uma excelente partida de futebol". António Cunha está expectante pelo apito inicial de um jogo que "mexe com a região",tal como as equipas da "sua" Universidade: o ABC, em andebol, e o Braga, em futsal. O sucesso é transversal e hoje, independente do desfecho, "é a região que sairá a vencer".



UMinho/AAUM é a melhor da Europa em desporto

A Universidade do Minho/Associação Académica da UMinho está no topo no desporto universitário europeu. Nesta classificação, entre as mais de 400 academias que participaram nos campeonatos europeus universitários, a UMinho/AAUM lidera com 45 pontos, seguida das academias de Split (Croácia) e de Valência (Espanha). A Universidade de Coimbra surge em 7º e a do Porto em 24º lugar. A academia minhota vai receber em abril, em Pamukkale, na Turquia, o prémio de "Melhor Universidade Europeia de Desporto Universitário em 2013", pelo facto de ter obtido os melhores resultados desportivos no conjunto dos 17 Campeonatos Europeus Universitários organizados pela European University Sports Association (EUSA) e realizados durante o ano. Para alcançar este feito internacional, foram decisivos o título europeu no andebol masculino (Katowice), o segundo lugar do futsal feminino (Málaga), assim como as boas prestações das equipas de taekwondo (4º lugar – Moscovo), futsal masculino (6º – Málaga), futebol masculino (7º – Almeria), voleibol feminino (7º – Nicósia) e voleibol de praia masculino (7º – Porto).



Descontos para o bom aproveitamento

Promessa de reitor. "A Universidade pretende que os alunos continuem a praticar a competição ao mais alto nível e a frequentar cursos exigentes." Mantendo-se "o apoio ao mérito desportivo para os estudantes que ficarem em primeiro lugar em competições universitárias nacionais e no pódio em provas europeias ou mundiais. Se tiverem bom aproveitamento escolar, esses alunos têm redução nas propinas". Dos 19 500 alunos, dois mil são estrangeiros com alguns a ingressarem nas equipas da Universidade. "No torneio galaico-duriense, com jogos entre as três universidades da Galiza (Corunha, Santiago e Vigo) e as três do Norte (Minho, Trás-os-Montes e Porto), e fiquei estupefacto por termos vencido no basquetebol. Vim a saber que a equipa tinha dois lituanos com mais de dois metros..."



"Histórico recente dá-nos o favoritismo"
Baseado nos resultados que os arsenalistas têm obtido em casa frente ao Vitória de Guimarães, o treinador do Braga assumiu que a equipa bracarense parte em vantagem para vencer o dérbi do Minho

Sem querer sacudir a pressão, Jesualdo Ferreira assumiu que o Braga parte como "favorito" para o dérbi. "Queremos muito ganhar e o histórico entre Braga e Vitória de Guimarães, nos últimos anos, dá-nos essa expectativa e confere-nos esse estatuto. Jogamos em casa e, nos últimos anos, temos sido mais fortes", afirmou o técnico, que entende que hoje em dia o dérbi do Minho é encarado de forma diferente do que há dez anos pelos adeptos do Braga. "Quando cheguei aqui, a primeira vez, ganhar ao Vitória de Guimarães era o clímax do campeonato; era quase fazer o nosso campeonato. Eu dizia que não podia ser assim e, neste momento, isso não é verdade. O Braga passou a ter outros rivais, nomeadamente os grandes, passou a não olhar para o dérbi como o acontecimento mais importante do ano, e isso é sinal de crescimento, maturidade e grandeza", referiu, definindo este como "um jogo de grande importância" para a sua equipa, contra um "adversário tradicionalmente difícil, que neste momento está um lugar acima do Braga, o que não tem sido normal nos últimos anos". Quatro pontos separam os rivais, pelo que, segundo Jesualdo Ferreira, "há que tudo fazer para aproximar e, com o andar do campeonato, ultrapassar" o Vitória. Na opinião do treinador arsenalista, o "Braga está melhor" do que há uns tempos, mas "ninguém garante que uma equipa não possa dar passos atrás". Seja como for, acredita que, neste momento, "só há passos em frente para dar".
Confiante no grupo que orientou, Jesualdo Ferreira também demonstrou um enorme respeito pelo adversário desta noite. "O Vitória fez um trajeto muito positivo após a vitória na Taça de Portugal. Preparou-se bem para o campeonato e Liga Europa, onde fez um bom percurso, e a classificação atual é bastante positiva. É uma equipa que agora só está focada no campeonato, o que por vezes acaba por ser premiado. É teórico discutir isso, mas foi uma equipa capaz de ir crescendo à medida que foi competindo", elogiou.
Jesualdo Ferreira estabeleceu ainda um paralelo entre as duas massas adeptas, apelando à presença dos bracarenses: "Há uma grande diferença entre os adeptos, pela história de cultura dos clubes. A paixão que existe dos adeptos do Vitória é conhecida; a paixão do Braga nos últimos anos é mais nova. Posso dizê-lo porque noto uma grande diferença na forma como eles vivem o clube em relação há dez anos. O crescimento do Braga provocou outra exigência e visões do jogo e do clube diferentes, que foi sempre aquela do Vitória de Guimarães, cuja massa associativa manifesta-se da mesma forma apaixonada, interventiva e, aqui e ali, com alguma agressividade. A dada altura a rivalidade até levou um caminho menos positivo. Gostaria que o jogo tivesse muita gente, com os nossos adeptos a vibrar e a empurrar a equipa para a vitória."


"Um investimento positivo"


Battaglia começou ontem a treinar sob a orientação de Jesualdo Ferreira. O médio argentino jogará com o número 7, utilizado pela última vez na equipa por João Pedro, agora no Belenenses. "Começou cedo a jogar na I Liga argentina, tem passagens pelas seleções nacionais; portanto, um currículo interessante para quem tem 22 anos. É jogador com qualidade, com margem de progressão e um investimento que pode e espero que venha a ser positivo. Até lá, terá de integrar-se e aprender muitas coisas que se passam no futebol europeu, principalmente a nível tático", analisou Jesualdo.



Perspetiva de 12 mil
Vitória deverá contar com o apoio de 400 adeptos

Apesar do entusiasmo inerente a um confronto entre os dois maiores clubes do Minho, o Estádio AXA não deverá chegar à meia casa esta noite. A perspetiva dos responsáveis do Braga aponta para uma assistência a rondar os 12 mil espectadores no encontro desta noite, que marca o arranque da 15ª jornada do campeonato. Do lado do Vitória de Guimarães, são esperados cerca de 400 adeptos na Pedreira. O clube solicitou meio milhar de ingressos e, no início da semana, verificou-se uma escassa procura. O interesse dos vimaranenses, no entanto, subiu ontem, pelo que, a estimativa é de cerca de quatro centenas de apoiantes no AXA.




CONVOCATÓRIA E ONZE SEM ALTERAÇÕES

Jesualdo Ferreira repetiu a convocatória do jogo da Taça de Portugal, em que o Braga ganhou ao Arouca (2- 0). Privado dos lesionados Rúben Micael e Éder, o técnico chamou os 18 jogadores para um jogo em que também não deverá promover alterações no onze inicial. A confirmar-se, destaque para a manutenção na aposta no duplo pivô defensivo do meio-campo composto por Mauro e Custódio, à imagem do que se verifica desde o jogo com o Estoril, na Taça da Liga. Pardo deverá começar à frente dos dois, com Luiz Carlos a manter-se no banco.



CLUJ PODE SER A SOLUÇÃO PARA EDINHO

Segundo o jornal romeno "Stiri de Sport", os representantes de Edinho  contactaram a Direção do Cluj para saberem se o interesse manifestado no avançado, no verão, ainda continua de pé. Na altura, o clube romeno, que atravessa vários problemas financeiros, tudo fez para assegurar o ponta de lança, mas este preferiu mudar-se para o Braga, onde reencontrou Jesualdo Ferreira. Com apenas um golo marcado no campeonato (de penálti), Edinho perdeu espaço na equipa e a Imprensa romena escreve que é dado como dispensado, face à chegada de Rusescu, pelo que os seus agentes procuram uma solução no mercado de inverno.


O JOGO

JotaCC

Luís Silva a recuperar

Luís Silva, o médio emprestado ao Gil Vicente pelo Braga, ainda não treinou com a equipa e está impedido de o fazer, em princípio, por mais uma semana. O reforço fica em Barcelos, a cargo do departamento de fisioterapia, para recuperar de uma lesão no ombro.



SORTEIO A UM MÊS DOS QUARTOS-DE-FINAL

Os jogos referentes à VI eliminatória da Taça de Portugal estão todos marcados para o dia 5 de fevereiro (quartafeira). Uma data para a qual os clubes, para já, não se opõem, mas que pode vir a ser alterada, por força das transmissões televisivas que se preveem para os principais jogos. Já as partidas relativas às meias-finais, que se disputam em duas mãos, estão agendadas para os meses seguintes: a primeira mão será a 26 de março, a segunda a 16 de abril. A final realiza-se a 18 de maio.



SAÍDA AMIGÁVEL GUILHERME E LUÍS ALBERTO RESCINDEM COM O BRAGA


Os médios brasileiros Guilherme e Luís Alberto acertaram ontem a rescisão amigável com o Braga, passando a ser jogadores livres. Guilherme estava a treinar na equipa B bracarense, e caso volte a jogar em Portugal nos próximos três anos, a SAD arsenalista terá de ser indemnizada. Já Luís Alberto estava a jogar no Vitória da Baía, saindo a custo zero.

O JOGO

JotaCC

VENCER PARA DORMIR
Dérbi minhoto abre 15.ª jornada. Braga assume favoritismo, mas Vitória tem quatro pontos de conforto

FECHO de primeira volta de alta intensidade, esta noite, na "pedreira", com o Sporting de Braga a subir de rendimento e a assumir o favoritismo na receção ao V. Guimarães, quatro pontos acima e com a certeza de que chegará a meio do campeonato à frente do eterno rival.
No final da partida, já se saberá a diferença que vai separar as duas equipas – um, quatro ou sete pontos –, à entrada da segunda metade da competição. Motivado por duas vitórias seguidas e um histórico caseiro altamente favorável, o Braga, pela voz do treinador, Jesualdo Ferreira, assumiu o favoritismo, na antevisão do jogo. Os vimaranenses nunca venceram na "pedreira" e ainda na época passada só escaparam à goleada nos últimos minutos. Os arsenalistas chegaram aos 30 e acabaram a sofrer, com um magro 3-2.
Éder (dois golos) e Paulo Vinícius, heróis desse triunfo, estarão ausentes e, aliás, Jesualdo Ferreira tem várias equações para resolver no onze, da defesa ao ataque. Atrás, Sasso deverá manterse de início, embora Nuno André Coelho esteja à espreita. No meio-campo acumulam-se dúvidas, muito por força da ausência do lesionado Rúben Micael. Rafa ou Pardo são maiores candidatos ao lugar, mas também Alan pode recuar. Na frente, o reforço Rusescu deve manter-se, mas o apoio nas alas também estará dependente das opções para o miolo.

No bastião contrário, Rui Vitória, técnico do Guimarães, tem todo o plantel disponível para a curta viagem a Braga. Sabedor do caráter especial do jogo, o timoneiro dos vimaranenses vai ao dérbi com a ambição de tentar quebrar a continuada malapata da equipa na "pedreira".

Jesualdo retirou importância às lutas regionais e frisou que o Braga, agora, tem mais rivais, mas, por seu turno, Rui Vitória revelou que quando perde não dorme. No fundo, ninguém vai querer ter insónias no fim de semana. É sempre assim: o dérbi vale mais do que três pontos...


Mosquitos por cordas no dérbi minhoto

O Braga-V. Guimarães de 2010 (3-2) deixou o AXA em erupção. Quatro penáltis e cinco expulsões deram brado. O 3-2 surgiu nos descontos, num penálti, e causou irritação aos vitorianos.



ECOS DO DÉRBI


Duas rescisões no Braga Os médios brasileiros Luís Alberto e Guilherme rescindiram contrato amigavelmente com o Braga. Se o segundo regressar a Portugal nos próximos três anos, o clube será indemnizado.

Battaglia será o sete Battaglia (ex-Racing de Avellaneda) já se treinou ontem com os novos companheiros . O médio argentino vai vestir a camisola 7.

Doze mil nas bancadas Menos de meia casa, nas previsões de público para o dérbi. Os responsáveis do Braga esperam cerca de 12 mil espectadores.

JN

Pé Ligeiro

Alan sempre a somar jogos

Alan soma e segue no campeonato. Esta noite, frente ao Vitória de Guimarães, clube que chegou a representar em 2007/2008, antes de mudar-se para Braga, o avançado brasileiro de 34 anos cumpre o jogo 320 na Liga.

Chegou a Portugal em 2001, para servir no Marítimo, onde conseguiu dar nas vistas. Quatro anos depois acabou por transferir-se para o FC Porto, onde esteve apenas duas temporadas.

Acabou por ser emprestado aos vimaranenses, mas o corte de relações entre as direções de FC Porto e Vitória, que aconteceram naquela altura, acabariam por desviar Alan para Braga.

O brasileiro adaptou-se à nova realidade e por lá permanece há seis anos, tornando-se num dos símbolos do clube, adorado pelos adeptos e capitão de equipa.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Hugo Vieira quer voltar a Barcelos

O fator sentimental pesa consideravelmente nos planos de Hugo Vieira, avançado vinculado ao SC Braga, mas que se encontra na lista de saídas dos guerreiros e que já terá assumido a pretensão de voltar a representar o Gil Vicente.

Pouco utilizado nos bracarenses (oito jogos, um na equipa B, num total de 228 minutos), a SAD liderada por António Salvador já demonstrou a intenção de libertar Hugo Vieira, mediante certas condições, de forma a que o atacante jogue com mais frequência.

Pelo menos uma sondagem já chegou proveniente do Marítimo, mas Hugo Vieira terá declinado a oferta, logo na fase embrionária, não querendo alimentar muita discussão à volta do seu futuro. Que estaria perfeitamente definido, se fosse o jogador o único a decidir: Barcelos.


A BOLA

JotaCC

Braga e Vitória abrem jornada marcada pelo "clássico" Benfica-FC Porto

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães defrontam-se hoje, em Braga, no duelo minhoto que marca o arranque da 15.ª e última jornada da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, na qual Benfica e FC Porto se defrontam no domingo.
O Vitória de Guimarães, quinto classificado com 23 pontos, procura ultrapassar provisoriamente o Estoril-Praia, que recebe no sábado o Sporting e que ocupa o quarto posto com mais um ponto do que os vimaranenses.

Por seu lado, a formação bracarense, sétima classificada com 19 pontos, tenta encerrar a primeira metade do campeonato mais próximo dos "rivais" regionais.

O dérbi minhoto está marcado para as 20:00, no Estádio Municipal de Braga, e vai ser arbitrado pelo leiriense Olegário Benquerença.

A jornada que encerra a primeira volta prossegue no sábado, quando o Sporting, que divide a liderança com Benfica e FC Porto, vai visitar o Estoril-Praia, um dia antes de os "rivais" se defrontarem no Estádio da Luz.

FUTEBOL365

brigada da relote

Dérbi minhoto abre última jornada da primeira volta

SC Braga e V. Guimarães defrontam-se hoje, em Braga, no duelo minhoto que marca o arranque da 15.ª e última jornada da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, na qual Benfica e FC Porto se defrontam no domingo.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado com 23 pontos, procura ultrapassar provisoriamente o Estoril-Praia, que recebe no sábado o Sporting e que ocupa o quarto posto com mais um ponto do que os vimaranenses.

Por seu lado, a formação bracarense, sétima classificada com 19 pontos, tenta encerrar a primeira metade do campeonato mais próximo dos "rivais" regionais.

O dérbi minhoto está marcado para as 20h00, no Estádio Municipal de Braga, e vai ser arbitrado pelo leiriense Olegário Benquerença.

Os bracarenses têm duas ausências confirmadas: Rúben Micael e Éder estão lesionados.

Os vimaranenses encontram-se na máxima força.

O treinador dos "arsenalistas", Jesualdo Ferreira, na antevisão do jogo disse que espera ver a sua equipa unida pelo único objetivo válido, a vitória: "Mais do que saber que vamos encontrar um V. Guimarães difícil, espero que a nossa equipa seja competente e com os adeptos a empurrar possamos chegar à vitória".

O técnico dos vitorianos, Rui Vitória, reveleou o que espera da sua equipa: "Temos que ser lúcidos para perceber o que o jogo vai dar. Vai ser um encontro de muito equilíbrio de contactos permanentes e em que os pormenores podem fazer toda a diferença".

A jornada que encerra a primeira volta prossegue no sábado, quando o Sporting, que divide a liderança com Benfica e FC Porto, vai visitar o Estoril-Praia, um dia antes de os "rivais" se defrontarem no Estádio da Luz.

RTP

brigada da relote

PRIMEIRA LIGA
Antes do Benfica-Porto, um "derby" à moda do Minho
Há mais campeonato para lá do clássico de domingo, na Luz. Hoje, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães abrem a 15ª jornada, a partir das 20h00. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt


O Sporting de Braga recebe o Vitória de Guimarães, esta sexta-feira, no "derby" que dá o pontapé de saída na 15ª jornada da Primeira Liga. Antes das emoções do Benfica-FC Porto, agendado para domingo, o duelo dos rivais minhotos vai marcar a noite de hoje.

Logo à partida, poucos esperariam ver ambas as equipas nas actuais posições que ocupam no campeonato. Com orçamento, objectivos e ambições bem superiores às do Vitória, os arsenalistas seguem ainda num desconfortável 7º lugar, a quatro pontos do adversário de hoje.

A irregularidade da campanha bracarense opõe-se à do actual 5º classificado (23 pontos), que continua a "esticar" recursos próprios para realizar uma temporada de bom nível e com candidatura - ainda que oficiosa - às provas europeias.

Há muito que separa dois ancestrais rivais, mas um dado estatístico aproxima as equipas, que atravessam um bom momento: tanto Braga como Vitória chegam a esta partida após dois triunfos seguidos.

Baixas de vulto de parte a parte
Há três jogadores que não irão marcar presença no "derby" desta noite e que se têm assumido como habituais titulares nos respectivos conjuntos.

Se Jesualdo Ferreira não pode contar com os lesionados Rúben Micael e Éder, já Abdoulaye recupera ainda de problemas físicos e não será opção de Rui Vitória.

O 54º "derby" do histórico entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães arranca às 20h00, com arbitragem de Olegário Benquerença. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

I LIGA
15ª jornada
Estádio AXA, Braga
Árbitro:
Olegário Benquerença (AF Leiria)

EQUIPAS PROVÁVEIS

SP. BRAGA:
Eduardo; Baiano, Sasso, Aderlan Santos e Elderson; Custódio, Mauro e Rafa Silva; Pardo, Rusescu e Alan.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

VIT. GUIMARÃES: Douglas; João Amorim, Paulo Oliveira, Freire e Luís Rocha; Leonel Olímpio, André André e Crivellaro; Marco Matias, Maazou e Barrientos.
Treinador: Rui Vitória.

RR

JotaCC

Futsal: Equipa ideal da 17ª Jornada

Equipa ideal da 17ª jornada

Com a 17ª jornada concluída, os colaboradores da secção de futsal do "Modalidades"  elegeram os cinco jogadores que mais se destacaram no pretérito fim-de-semana.

Assim, merecem destaque as exibições rubricadas por:

Alex Peixoto (Boavista) – O experiente atleta da formação portuense foi o único guarda-redes que não sofreu qualquer golo na 17ª jornada. Na deslocação ao reduto do SL Olivais, os "axadrezados" venceram por 0-2 e consolidaram o 5º posto da classificação.

Divanei (Sporting) – Em "derby" de Leões, os de Alvalade tiveram que "puxar dos galões" para vencer os de Porto Salvo. Com honras de transmissão televisiva, a vitória sportinguista por 6-5 só se confirmaria em cima do soar da buzina, e não desfazendo o papéis preponderantes de Alex e Marcelinho que tal como Divanei assinaram um "bis", a equipa do "Modalidades" considerou que este terceiro foi o jogador que mais s destacou.

André Coelho (SC Braga/AAUM) – Na recepção ao "lanterna vermelha", o SC Braga/AAUM deu mais uma prova do seu poderio caseiro e aplicou uma goleada de 11-2 ao Vila Verde. André Coelho protagonizou uma exibição sólida ao assinar um "bis".

Liléu (AD Fundão) – Depois de um início de campeonato pouco auspicioso, a AD Fundão começou 2014 com o pé direito ao golear fora de portas. Em Coimbra, a equipa beirã venceu a Académica por 1-4 comLiléuem bom plano ao marcar por duas vezes.

Nandinho (AD Módicus) – Na deslocação à Póvoa de Varzim, o goleador Nandinho revelou-se decisivo uma vez mais. O Módicus venceu por 1-2 com um "bis" do internacional português que marcou ambos os tentos entre o minuto 18 e 19.

MODALIDADES.COM.PT

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Paulinho ''São três pontos importantíssimos nesta caminhada que estamos a fazer''
No próximo Sábado, 11 de janeiro, o SC Braga/AAUM recebe o Póvoa Futsal, pelas 16h, no Pavilhão Universidade do Minho em Gualtar (Braga) em jogo da 18ª ronda da Liga Sport Zone de Futsal. As duas equipas vêm de resultados distintos na jornada anterior: os bracarenses receberam e golearam o SC Vila Verde por 11-2, enquanto os da Póvoa perderam no seu reduto com o Modicus por 1-2.

A turma de Paulo Tavares ainda não cedeu pontos em casa esta época e, como nos confidenciou o guarda-redes Pli, os jogadores fizeram um pacto para vencerem todos os jogos no seu recinto. Para este encontro, o técnico poderá contar com o plantel praticamente na máxima força, sendo Ciro a única ausência por estar ainda a recuperar da luxação no joelho e, ao que tudo indica, será operado na próxima semana.

O seu opositor, o Póvoa Futsal, teve um inicio de campeonato bastante auspicioso, mas a equipa tem vindo a quebrar e, nos últimos sete encontros, apenas venceu um. Estes maus resultados obrigaram o técnico Paulo Morim a reforçar a equipa com a chegada ao plantel do experiente pivot brasileiro Mide, jogador que em Portugal já atuou no Rio Ave.

Na primeira volta, o SC Braga/AAUM foi à Póvoa vencer por 3-2, mas nunca o conseguiu derrota no seu recinto e os resultados dos três jogos disputados até agora entre as duas equipas, cifram-se em dois empates e uma vitória para os da Póvoa. Será desta vez que os bracarenses vão conseguir quebrar o enguiço?

Na antevisão do encontro, o treinador adjunto do SC Braga/AAUM, David Lopes, referiu ao modalidades.com.pt que espera uma equipa adversária a jogar na expetativa: "esperamos continuar na senda das vitórias e esperamos um Póvoa Futsal a jogar na expetativa. O facto de nunca termos vencido o Póvoa em casa não nos afeta e até nos dá mais alento para ultrapassar esta equipa."

Por seu lado, Paulinho disse que a equipa está a encarar este jogo com a importância que tem: "são três pontos importantíssimos nesta caminhada que estamos a fazer, jogando jogo a jogo. A equipa está num bom ritmo e com a confiança elevada." Sobre a possível candidatura ao título, o jogador acrescentou que ainda existe uma distância enorme entre o Sporting e Benfica do resto das equipas e "o nosso objetivo é conseguir títulos, mas sabemos que estão num patamar acima do nosso. No entanto, não vamos desistir e  vamos continuar a lutar."

MODALIDADES.COM.PT