News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Olhanense,1 vs SCBRAGA,3 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 09 de November de 2013, 23:13

Previous topic - Next topic

spinto

O que o Jesualdo quer dizer como um "10", e um jogador que jogue de forma consistente e interventiva durante 90minutos e não a espaços.
Neste momento o Rafa ainda não tem capacidade e experiência para estar 90minutos a jogar e fazer jogar, que é o que se pede a um 10.

Tem muita qualidade, mas só a espaços e por vezes passa ao lado do jogo durante largos minutos, e numa posição destas não pode acontecer.

Só qualidade não chega, senão não faltavam por aí jogadores, é necessário jogar de forma consistente muito tempo e muitos jogos seguidos, e isso vai-se ganhando, mas é necessário tempo.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

spinto

Off-topic:
Alguém sabe explicar a razão de haverem jogos marcados desta eliminatória para dezembro e janeiro?
A esta hora no site da federação ainda nem resultados dos jogos tem (foram de fim de semana, talvez )
Quando será o sorteio?
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

RedViking

Quote from: Polytre on 10 de November de 2013, 23:03
Quote from: Duffman on 10 de November de 2013, 22:42
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:58
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 19:46
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:43
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2013, 18:53
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:50
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 18:48
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:22
Quem disse ao Rafa que era jogador enganou-o bem... não consegue parar uma bola de primeira, não consegue fintar um jogador, quando consegue é por resalto... enfim...

Faz-me um favor, começa a criticar Micael, NAC e Jesualdo...  ;D ;)

Já estou a ver que aqui basta um marcar um golo para que o jogador seja o maior... imagino se o NAC ou o Micael marcar...
Chega -te ou precisas de mais?

Não, não me chega... vê o jogo da académica e do rio ave...

Que dirás tu de Micael... hoje, mais uma vez fez zero...

Do Micael? Já não é jogador para o Braga, tal como o Eduardo, Pardo, Edinho, Hugo Vieira, NAC...

Pardo e H. Vieira não têm qualidade para o Braga? Deves estar a falar de outro Braga, eu só conheço o SCB, de onde é esse Braga de que estas a falar?

É pah...o Real Madrid agora joga na pedreira e ninguém me disse?!

De que Braga estou a falar?!!! Do meu Braga, que jogou a Final da Liga Europa, que jogou na Champions, que jogava um futebol bonito... Se não conheces esse Braga devias...

Bracarense

Parabéns à equipa por este regresso às vitórias. Mantemo-nos com capacidade de alcançar um dos objectivos da época.

Muito bem Éder, Rafa, Luiz Carlos e Alan.
O mau habitual de Eduardo, NAC e Micael (alguém lhe poderá lembrar que é suposto correr de vez em quando durant eum jogo de futebol?).
Esperemos que a capacidade de aproveitar asmitas fragilidades deste adversário se continuem a manifestar para aproveitar as fragilidades dos próxmos (todos as tÊm; uns mais outros menos).



PS - se até posso concordar com o facto de que Rafa ainda tem muito apra andar para ser um craque, dizer que o futuro dele é jogar numa das 3 posições de avançado como diz JF é capaz de ser um dos maiores tiros nos pés dos activos do nosso clube... veremos!

SCB Monsul

Não acho que o Micael tenha feito um jogo tão baixo-nível como se diz por aqui. Pelo menos começa a demonstrar algum empenho. Lembrem-se que a posição dele é muito ingrata, não é fácil jogar lá quando a equipa está num rendimento tão baixo. Para além disso tem jogado num sistema a que não está habituado. Metam lá o Rafa, pode não fazer menos, mas se a equipa não jogar não acredito que faça mais (e eu sou um dos defensores do Rafa no meio).
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Dracul

Sobre o Micael, acho que já chega de implicar com o homem por tudo e por nada. Ontem até esteve esforçado, é certo que as coisas nem sempre lhe saíram bem mas não me parece que tenha feito um mau jogo.
Por exemplo, o Rafa, que vai ser eleito como o melhor jogador nesta partida, fartou-se de perder lances e falhou um golo depois dum passe de morte do Alan. Mas é claro que o que ficou na memória foram os dois golos que resolveram o jogo. E é, sem dúvida, um jogador com enorme potencial.
Quanto ao Alan, é seguramente um dos poucos que não se atrapalham com a bola nos pés e sabe pensar o jogo. É o jogador com mais classe nesta equipa e nem aquele falhanço à boca da baliza lhe diminui o grande jogo que fez.

Zav

Esta vitória foi muito importante.
Deu moral e precisava-se!
Éder de volta aos golos.
Luiz Carlos cada vez é melhor. Que grande jogador ali temos.

Só foi pena falhar tanto golo... e depois isso pode pagar-se caro.


De resto, fomos guerreiros e gostei!

VAMOS BRAGAAAAAAAAAAAAAA!

rpo.castro

Quote from: spinto on 11 de November de 2013, 02:26
Off-topic:
Alguém sabe explicar a razão de haverem jogos marcados desta eliminatória para dezembro e janeiro?
A esta hora no site da federação ainda nem resultados dos jogos tem (foram de fim de semana, talvez )
Quando será o sorteio?

Não há jogos em janeiro. 2 jogos para 17-Nov e 2 para 4-Dez. Foram adiados porque são jogos entre com várias equipas da II Liga que tiveram jornada ontem (planeamento fantástico, taça e campeonato ao mesmo tempo. Quando joga a selecção para o futebol todo, até a taça da cerveja....)

Em relação aos resultados, foram colocados no site da FPF à medida que foram conhecidos. Apenas não estavam no separador de resultados da taça, pois só são aí colocados após homolgação dos jogos, mas iam sendo actualizados na noticia do sorteio (http://www.fpf.pt/detalhenoticia/tabid/128/ArticleId/4181/language/pt-PT/Resultados-da-4-%C2%AA-eliminatoria.aspx) e após o jogo vsc-fcp emitiram a notícia  http://www.fpf.pt/detalhenoticia/tabid/128/ArticleId/4778/language/pt-PT/Sem-surpresas.aspx

Quanto ao sorteio:
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2013, 20:53
Quote from: MrFabio on 10 de November de 2013, 20:46
Havendo jogos a disputar em dezembro desta fase, quando será o sorteio ?
O sorteio ainda não está marcado mas a 5ª eliminatória é a 5 de Janeiro de 2014, pelo que o sorteio deverá ser no máximo logo a seguir esses jogos.
Podem também fazer sorteio à condição (Fafe/Aves vai defrontrar o SC Braga, por exemplo...)
Quem não sente não é filho de boa gente.

sedas

Quote from: Olho Vivo on 11 de November de 2013, 00:05
Quote from: sedas on 10 de November de 2013, 23:46
Agora esta questão nunca se colocaria se o jogador que ocupa a posição para o qual Rafa estaria mais talhado (na ideia da maioria dos Braguistas) tivesse algum rendimento, lutasse e organizasse o jogo da equipa, algo que Micael não faz..

Mas a questão é que Jesualdo não vê Rafa como alternativa a Micael!!! Rafa, vê-o como um avançado, Micael como um médio. Compreendo-o e, em parte, concordo. Micael é um jogador que sabe temporizar, marcar ritmos. Podemos talvez dizer que lhe falta alguma intensidade para aparecer em zonas de finalização e depois reocupar o seu espaço (de forma recorrente), que por vezes retira alguma velocidade ao jogo (acho que lhe falta maior qualidade no passe à distância) mas acho que não há mais nenhum jogador no plantel que saiba marcar os tempos do jogo como ele. Penso aliás que o único que o sabe fazer tão bem é Alan. O que não significa que Micael seja insubstituível. Mas dificilmente a alternativa será, para Jesualdo, Rafa. Mais depressa o seria Luís Silva - o que aliás penso que já aconteceu, frente ao Estoril.

O nosso problema é, para mim, de natureza colectiva. Colocamos pouca gente em zona de finalização - os médios raramente aparecem a finalizar - e isso facilita muito a tarefa a equipas que defendem com muita gente. É verdade que faltam metros a Micael (num meio-campo a três) e Luis Carlos, apesar de ser uma força da natureza, também raramente se aventura para terrenos tão adiantados. É por isso que precisamos como de pão para a boca que os alas tenham a capacidade de preencher essa lacuna, aparecendo na grande área a tentar a finalização e colocando mais dificuldades às defensivas contrárias. Julgo que tem sido este o nosso grande problema. Não raro só está Éder na frente - perante defesas porfiadas, com dez homens atrás da linha da bola, dificilmente marcamos um golo.

O principal problema do Micael não é quando tem a bola nos pés pois aí, apesar de ser lento, até vai construindo algum jogo e até tem boa capacidade técnica.

O problema passa essencialmente por ser um médio que não defende, e que na fase de processo defensivo está completamente parado tentando funcionar como alguns avançados (que descansam durante o processo defensivo para resolverem no ofensivo) deixando a equipa totalmente desequilibrada..

Com um jogador assim a meio-campo é impossível existir pressão alta (não pode ser só Éder a fazê-la senão estoura muito cedo e é ineficaz) e a equipa fica em desvantagem numérica no processo defensivo..   

Compreendo que Jesualdo veja Rafa como avançado e Micael como médio mas se o faz ao menos que obrigue Micael a defender e que não lhe permita estar parado quando estamos a defender, como acontece regularmente..

magico_scbraga

Esta vitória, sobretudo pela maneira como foi conseguida, dá muita confiança para o futuro.
Soubemos não perder a calma quando confrontados com o empate, criamos inúmeras oportunidades, muitas delas desperdiçadas de forma inacreditável, e soubemos ter sempre o jogo controlado. Mesmo após o golo do Olhanense, não deixamos que a equipa adversária fosse ganhando confiança e subindo no jogo.
Apetecia-me destacar as exibições do Alan e do Rafa, assim como o golo do Éder, mas vou destacar o colectivo. Hoje fomos, verdadeiramente, uma equipa. Hoje conseguimos perceber o que cada jogador faz em campo. Hoje percebemos o que o Jesualdo quer de cada jogador.
É uma vitória que nos permite sonhar com uma época melhor do que aquela que se já se começava a desenhar, mas é, sobretudo, uma vitória que permite à equipa trabalhar com mais confiança. Trabalhar "em cima" de vitórias não é seguramente o mesmo do que trabalhar em cima de maus resultados.
Hoje só consigo apontar uma exibição menos conseguida : a do Nuno André Coelho. Foi muito macio no lance do golo e noutras situações pautou-se pela indecisão, embora não tenha estado tão mal como muitos dizem.

PS: se já é lamentável apelidar de "velho" um senhor do futebol como Jesualdo após uma derrota, mais deplorável me parece fazê-lo após uma exibição destas. Há muita gente que não sabe analisar as situações sem resvalar para a mediocridade do insulto.  ::)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

GALEGO

O principal problema do Micael não é quando tem a bola nos pés pois aí, apesar de ser lento, até vai construindo algum jogo e até tem boa capacidade técnica.

O problema passa essencialmente por ser um médio que não defende, e que na fase de processo defensivo está completamente parado tentando funcionar como alguns avançados (que descansam durante o processo defensivo para resolverem no ofensivo) deixando a equipa totalmente desequilibrada..

Com um jogador assim a meio-campo é impossível existir pressão alta (não pode ser só Éder a fazê-la senão estoura muito cedo e é ineficaz) e a equipa fica em desvantagem numérica no processo defensivo..   

Compreendo que Jesualdo veja Rafa como avançado e Micael como médio mas se o faz ao menos que obrigue Micael a defender e que não lhe permita estar parado quando estamos a defender, como acontece regularmente..
[/quote]

Completamente em acordo com o manifestado pelo amigo Sedas.
Ainda máis : um jogador como o Micael nao tem cabida no Braga combativo, de luta, aguerrido e capaz de dar a volta a um jogo com marcador adverso, que todos queremos.
Qualquer posibilidade de enviar para outro clube em janeiro deve ser considerada, a pouco que possam ponher enriba da mesa por ele

LeonelP

Votei no Rafa que apesar de não ter sido o melhor em campo, merece a distinção como motivação para o futuro. Jesualdo vai sentá-lo algumas vezes, mas tem que confiar no seu trabalho. Como ele diz e bem, Rafas há muitos. Agora há que torná-lo num jogador que concretize toda a sua potencialidade.

Quanto ao jogo só vi o resumo. Será que jogámos assim tão mal como alguns pintam? Nunca vi um resumo de 5 minutos onde 90 por cento das oportunidades/jogadas são nossas.

Vasco Soares

  O "problema" de jesualdo com o Rafa, para mim, é a equipa nao poder jogar com 12...
  Como já aqui disseram e bem, Rafa, é um jogador que nao tem, nem pode ter lugar certo no onze, nao é extremo, porque nao se preocupa em ganhar a linha, nao é 10 porque nao tem a capacidade de marcar os tempos de jogo, e como diz jesualdo não pode pensar que joga sozinho, e nao é 9 porque nao tem caracteristicas nem físicas, nem de joga que o permitam ser.
  Então o que é Rafa? Rafa é aquele tipo de jogador que o futebol moderno "assassinou", Rafa é um "Vagabundo" que joga onde "quer", que pode perder meia duzia de lances de forma infantil, mas que depois "tira um coelho da cartola" e resolve.
  Jesualdo tem 50% de razão quando diz que rafa não é um médio, mas está 50% errado quando o põe na linha.
  Quando muitos de nós acreditamos que Rafa pode substituir Micael, nao é porque sejamos todos cegos. Rafa pode substituir Micael, mas nao dá há equipa o mesmo que dá Micael, isso todos nós sabemos, nao é preciso o prof. vir dize-lo , Agora se rafa jogar e o micael nao jogar o o professor pode prencher a ala com um jogador mais á sua maneira, isto é colocar um jogador de faixa, que rafa nao é, nunca foi, e tenho dúvidas que o será. O que professor nao tem é dois médios que suportem o peso do meio campo, sem precisar de um 3 elemento, que neste momento é micael, e para mim nunca será Rafa.
  Salvo as devidas distancias, Rafa é estilo um Madjer, que cai na nas alas, mas nao pode ficar lá "amarrado"
  Em resumo, volto ao inicio do post, se os adeptos e socios do Braga estao errados ao achar que rafa é 10, tb jesualdo está enganado em achar que rafa é ala.

Olho Vivo

Quote from: vasco soares on 11 de November de 2013, 12:03
  O "problema" de jesualdo com o Rafa, para mim, é a equipa nao poder jogar com 12...
  Como já aqui disseram e bem, Rafa, é um jogador que nao tem, nem pode ter lugar certo no onze, nao é extremo, porque nao se preocupa em ganhar a linha, nao é 10 porque nao tem a capacidade de marcar os tempos de jogo, e como diz jesualdo não pode pensar que joga sozinho, e nao é 9 porque nao tem caracteristicas nem físicas, nem de joga que o permitam ser.
  Então o que é Rafa? Rafa é aquele tipo de jogador que o futebol moderno "assassinou", Rafa é um "Vagabundo" que joga onde "quer", que pode perder meia duzia de lances de forma infantil, mas que depois "tira um coelho da cartola" e resolve.
  Jesualdo tem 50% de razão quando diz que rafa não é um médio, mas está 50% errado quando o põe na linha.
  Quando muitos de nós acreditamos que Rafa pode substituir Micael, nao é porque sejamos todos cegos. Rafa pode substituir Micael, mas nao dá há equipa o mesmo que dá Micael, isso todos nós sabemos, nao é preciso o prof. vir dize-lo , Agora se rafa jogar e o micael nao jogar o o professor pode prencher a ala com um jogador mais á sua maneira, isto é colocar um jogador de faixa, que rafa nao é, nunca foi, e tenho dúvidas que o será. O que professor nao tem é dois médios que suportem o peso do meio campo, sem precisar de um 3 elemento, que neste momento é micael, e para mim nunca será Rafa.
  Salvo as devidas distancias, Rafa é estilo um Madjer, que cai na nas alas, mas nao pode ficar lá "amarrado"
  Em resumo, volto ao inicio do post, se os adeptos e socios do Braga estao errados ao achar que rafa é 10, tb jesualdo está enganado em achar que rafa é ala.

Jesualdo não disse que Rafa é um ala. O que disse é que o vê como um avançado e não como um médio. E a questão que se coloca é saber como melhor o acomodar, sabendo que Jesualdo dificilmente negociará o seu sistema base. Jesualdo não quer "dois médios que suportem o peso do meio campo, sem precisar de um 3 elemento", ele pretende um meio-campo com três homens. E é por isso que, olhando Jesualdo para Rafa como um avançado, só o poderá encaixar no seu sistema numa das alas.

Salvas as devidas distâncias (porque o colombiano tem maior sentido colectivo e outra maturidade), esta questão faz-me lembrar a polémica que havia entre os adeptos portistas por causa da utilização de James Rodriguez numa ala, quando ele parecia render mais em zonas interiores. É um pouco como dizes, trata-se de jogadores que o futebol moderno tem dificuldade em encaixar, pela primazia que coloca em sistemas e modelos de jogo que dão especial ênfase à solidez das equipas, preferindo o povoamento do coração do meio-campo à colocação de mais homens em posições ofensivas.

Isto não significa que, partindo de uma ala, Rafa não possa ter liberdade para surgir em zonas interiores, mais próximas da baliza adversária. É uma questão de colectivamente haver mecanismos de compensação previstos para acomodar essa movimentação. E, sinceramente, até acho que é isto que Jesualdo pretende. Não acho que Jesualdo prefira um "jogador de faixa". Alguém recordou aqui o nome de Wender - e penso que é realmente um bom exemplo do que Jesualdo pretende para um jogador que actua naquela posição.

Vasco Soares

#215
 Exatamente Pedro, como jesualdo nunca negociará o seu sistema base, é por isso que, acho eu, que o coloca na linha, ainda que tenha liberdade para "fugir" para o meio, mas a manta como é curta tapa a cabeça destapa os pés, fica o lado esquerdo nao raras vezes deserto.
Para mim a solução passaria por o médio do lado esq, na minha opinião Luís silva seria o eleito, passar a ser  mais médio ala do que extremo, saindo Micael da equipa para rafa ocupar o seu lugar, ficando Rafa a jogar tipo "João Pinto" como já referis-te e bem.
Luís Silva preocupar-se em dar equilíbrio ao meio campo, dar capacidade de luta mesmo que mais descaído para para a esquerdo, mas sem ser um extremo puro.

Porque não nos podemos esquecer, que o jogo de ontem teve fortes diferenças daqueles que o Braga joga maioritariamente durante a época.
1º era um jogo a eliminar.
2º Felizmente estivemos a ganhar, nunca tendo que correr atrás do prejuízo

Mas quando o jogo não corre de feição, estilo académica e rio ave, que vantagem tem, estar a manter Micael, que toca para o lado, e para trás, que pensa o jogo por vezes muito devagar, que temporiza demais?

boneli

Fala-se do Rafa ou Micael como se fossem o problema ou solução da EQUIPA...concordo em pleno com o que o olho vivo diz!

O Rafa está numa altura crucial do seu desenvolvimento e dar o salto para marcar a diferença!!! Isso só é possível se tiver um treinador que o saiba trabalhar e eleva-lo ou ontem se não for asisim....queima-lo.
Já tivemos vários exemplos de jogadores sb-20 e sub-21 do nosso Braga que eram rotulados como craques e que nós aqui estávamos sempre a dar na cabeça dos treinadores para os por a jogar de inicio e depois quando jogavam de inicio e corria mal já se dizia que não era naquela posição que deviam jogar ou não deveriam jogar de inicio. O Jesualdo não precisa de provar a ninguém que no aspeto e talhar e trabalhar jogadores costuma a ser bom!
No entanto acho que devemos analisar a equipa como um todo e não dizer que a culpa é  A ou B...é fácil criticar o NAC por jogar mas caramba não é difícil entender que não há mais ninguém para a posição dele?

Magicobraga

Quote from: boneli on 11 de November de 2013, 13:53
Fala-se do Rafa ou Micael como se fossem o problema ou solução da EQUIPA...concordo em pleno com o que o olho vivo diz!

O Rafa está numa altura crucial do seu desenvolvimento e dar o salto para marcar a diferença!!! Isso só é possível se tiver um treinador que o saiba trabalhar e eleva-lo ou ontem se não for asisim....queima-lo.
Já tivemos vários exemplos de jogadores sb-20 e sub-21 do nosso Braga que eram rotulados como craques e que nós aqui estávamos sempre a dar na cabeça dos treinadores para os por a jogar de inicio e depois quando jogavam de inicio e corria mal já se dizia que não era naquela posição que deviam jogar ou não deveriam jogar de inicio. O Jesualdo não precisa de provar a ninguém que no aspeto e talhar e trabalhar jogadores costuma a ser bom!
No entanto acho que devemos analisar a equipa como um todo e não dizer que a culpa é  A ou B...é fácil criticar o NAC por jogar mas caramba não é difícil entender que não há mais ninguém para a posição dele?

Que eu me lembre temos uma equipa B de onde ja saiu de la um central chamado Santos.

enormeBRAGA

Ainda na questão Rafa/Micael...

A meu ver, aquilo que Micael faz, Rafa fazia-o muito bem. Eu percebo que Jesualdo não o ache um "10", mas por exemplo, Mossoró também não é um dez. Não é, nunca foi, nem o será. Chamar-lhe-ei, um avançado interior. O que Mossoró fazia, que Micael não faz, é simplesmente dar profundidade ofensiva à equipa, libertando Éder para outras funções, e, de jogar mais próximo da área adversária. Era um criativo, rápido, guerreiro, que defendia quando era necessário e tinha velocidade e pés para transportar a bola num contra ataque. Eu quando olho para Micael, simplesmente não vejo nada. Tudo a que ele se limita é a passar a bola para o lado e para trás. Estou de acordo, que ontem não foi o seu pior jogo, mas caramba, que é que ele acrescenta à equipa, que Rafa ou até Luis Silva não possam acrescentar? Gerir momentos de jogo? Mas que momentos é que nós temos para gerir? Andamos sempre atrás do prejuízo!!

Ele é, para mim, a par com NAC, o "handicap" desta equipa, e não vejo outra solução que não seja tirar Micael do onze base, pelo menos para já. Quanto a NAC, estou com o camarada aqui em cima, não há outro... ( Custódio? talvez sim, talvez não... )

Não sei se repararam, mas Jesualdo ontem repetiu o onze do jogo anterior... Graças a Deus...
#VãoTerDeContarConnosco

barinho

Também acho que nestes dois últimos jogos o Micael esteve melhor,até o vimos a recuar e a disputar bolas e afazer faltas quando necessário.O seu maior problema é  a atitude porque qualidade tem muita e parece que quer começar a corrigir isso.

Mas claro que não é um Mossoró mas esse era um jogador ímpar no campeonato português!O Rafa tem características muito semelhantes ao Mossoró se bem que obviamente ainda lhe falte crescer,o que é normal já que tem apenas 20 anos.Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Da ala para o meio ele pode render também muito graças à sua enorme capacidade técnica e velocidade mas acho que atrás do ponta de lança renderia muito mais e o Éder teria muito mais apoio e a equipa ganharia com isso.

Mas o JF não gosta de jogar assim e nesse sentido tem mais lógica ter ali o Micael mas também gostava de ver o Luís Silva mais vezes nessa função.