News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Olhanense,1 vs SCBRAGA,3 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 09 de November de 2013, 23:13

Previous topic - Next topic

PAF

Uma vitória fundamental e importante.
Era vitória obrigatória e foi conseguida, só por isso a equipa está de parabéns. Foi conseguida fazendo o jogo que se pedia, controlando e tomando conta das operações.
Pea negativa mais uma vez o jogo ficou marcado por vários falhanços da equipa que custam quase sempre pontos e ontem podiam ter custado também, valeu que do outro lado está uma equipa muito fraquinha que não aproveitou alguns dos nossos erros, é uma equipa com poucas soluções e ideias (parece-me pior do que quando treinada por Abel Xavier, mas é uma situação a rever).

Quantoa Rafa e Micael, para mim Micael é o 10 da equipa. Não tem rendido o que se espera dele mas se a equipa começar a jogar e ganhar ele será fundamental, não tenho dúvidas.
Rafa para ser 10 precisa fundamentalmente de perder muito menos bolas, na linha ele perde-as e não é problema.

Olho Vivo

Quote from: enormeBRAGA on 11 de November de 2013, 14:15
Ainda na questão Rafa/Micael...

A meu ver, aquilo que Micael faz, Rafa fazia-o muito bem. Eu percebo que Jesualdo não o ache um "10", mas por exemplo, Mossoró também não é um dez. Não é, nunca foi, nem o será. Chamar-lhe-ei, um avançado interior. O que Mossoró fazia, que Micael não faz, é simplesmente dar profundidade ofensiva à equipa, libertando Éder para outras funções, e, de jogar mais próximo da área adversária. Era um criativo, rápido, guerreiro, que defendia quando era necessário e tinha velocidade e pés para transportar a bola num contra ataque. Eu quando olho para Micael, simplesmente não vejo nada. Tudo a que ele se limita é a passar a bola para o lado e para trás. Estou de acordo, que ontem não foi o seu pior jogo, mas caramba, que é que ele acrescenta à equipa, que Rafa ou até Luis Silva não possam acrescentar? Gerir momentos de jogo? Mas que momentos é que nós temos para gerir? Andamos sempre atrás do prejuízo!!

Ele é, para mim, a par com NAC, o "handicap" desta equipa, e não vejo outra solução que não seja tirar Micael do onze base, pelo menos para já. Quanto a NAC, estou com o camarada aqui em cima, não há outro... ( Custódio? talvez sim, talvez não... )

Não sei se repararam, mas Jesualdo ontem repetiu o onze do jogo anterior... Graças a Deus...

Pois, ainda bem que transferimos Mossoró - porque eu penso que ele teria dificuldades em encaixar nas ideias de Jesualdo e se calhar estaríamos agora aqui a discutir porque é que ele não jogaria numa posição central. Na época passada, Mossoró não tinha de marcar ritmos, apenas criar desequilíbrios com as suas iniciativas (que é o que ele faz melhor) - porque tinha atrás de si alguém que sabia manejar os tempos de jogo de forma magistral (Viana). Hoje, o nosso meio-campo tem outra configuração! E, portanto, quando se pede que Rafa jogue numa posição central, não é apenas uma questão de nomes que está em causa. É a mudança do sistema de jogo que se está a pedir. O Braga não joga como na época passada, nem em termos de sistema, muito menos em termos de dinâmica de jogo. Jesualdo não joga com um número dez. Nunca o fez em Braga (João Alves, Hugo Leal), nunca o fez no Porto* (Lucho Gonzalez), alguém estaria a espera de que o fizesse agora!? Eu até acho esta questão pertinente, mas acho que não vale a pena discuti-la. Com Jesualdo, será sempre este 4-3-3. Enquanto Jesualdo for nosso treinador...

Não acho que Micael seja péssimo, como aqui se diz recorrentemente. Não sei se é uma "vedeta", como para aqui também se diz. O que sei é que os adeptos, regra geral, não gostam de jogadores que sejam, pelas suas características, pouco intensos. Por exemplo, Viana, na época passada, era frequentemente criticado aqui neste fórum por "não correr".  Acho, já o disse, que faltam a Micael alguns metros para encaixar bem nas ideias de Jesualdo, falta-lhe também maior precisão nos lançamentos à distância (é um grande handicap mas não vejo no plantel quem o saiba fazer), mas é um jogador que lê bem o jogo e que não joga por impulsos individuais (que acho que é o que acontece com Rafa e com a maior parte dos jogadores com características de avançados). Não acho que seja (ou venha a ser) um jogador de topo, como chegou a prometer, mas acho que tem o seu lugar na nossa equipa. E a alternativa a Micael, nas ideias de Jesualdo, é Luís Silva (não sei se Vukcevic poderia jogar mais adiantado, não o conheço bem).

Também acho exageradas as críticas a NAC. Eu nunca o apreciei particularmente, mesmo quando ele fazia parte do quatro defensivo do melhor Braga de Jardim - é bom não esquecer. Mas o facto de ele ter feito parte de uma linha defensiva que deu garantias, mostra que se calhar, não obstante algumas debilidades (macio, frágil nos duelos físicos, lapsos de concentração), os problemas são sobretudo colectivos. No golo sofrido ontem, por exemplo (e só vejo o final da jogada, nos resumos), os jogadores da Olhanense estão em vantagem numérica na nossa área. De qualquer forma, também penso que a posição deve ser reforçada, se Sasso não se conseguir afirmar.

* Beluschi, depois da saída de Lucho, nunca foi uma escolha convicta, precisamente porque não encaixava bem no esquema de Jesualdo. Muitas vezes jogava... Micael.

spinto

Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 14:45
Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Pizzi
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

barinho

Quote from: spinto on 11 de November de 2013, 15:30
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 14:45
Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Pizzi

Não se pode comparar porque ele fez apenas 1 ou 2 jogos com a nossa camisola e já tinha quase 22 anos.Quando tinha 20 andava pelo Paços.

Heisenberg

Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 16:31
Quote from: spinto on 11 de November de 2013, 15:30
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 14:45
Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Pizzi

Não se pode comparar porque ele fez apenas 1 ou 2 jogos com a nossa camisola e já tinha quase 22 anos.Quando tinha 20 andava pelo Paços.

O Tiago. É quem me vem logo à memória.

enormeBRAGA

Olho Vivo
Mas se Micael não faz de dez, nem de Viana, o que é que ele faz então? Por exemplo, são raríssimas as vezes em que ele vem buscar jogo. Quem normalmente vem, é Mauro ou Luiz Carlos, e por vezes Alan. Eu já o disse, se não quer apostar em Rafa no meio, então que faça jogar Luis Silva... Do que vi, está em melhor forma e dá outra intensidade ao meio campo. Aqui entre nós, eu acho que Micael só joga porque alguém pediu... quem é esse alguém? Não faço ideia... mas não gosto nada destas situações.
#VãoTerDeContarConnosco

Lateralus


barinho

Quote from: Flip on 11 de November de 2013, 17:29
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 16:31
Quote from: spinto on 11 de November de 2013, 15:30
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 14:45
Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Pizzi

Não se pode comparar porque ele fez apenas 1 ou 2 jogos com a nossa camisola e já tinha quase 22 anos.Quando tinha 20 andava pelo Paços.

O Tiago. É quem me vem logo à memória.

Sim,esse acho que é comparável e deu de facto um excelente jogador embora seja diferente do Rafa.Mas mesmo assim já foi há mais de 10 anos.

enormeBRAGA

Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 19:38
Quote from: Flip on 11 de November de 2013, 17:29
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 16:31
Quote from: spinto on 11 de November de 2013, 15:30
Quote from: barinho on 11 de November de 2013, 14:45
Mas não me lembro de nos últimos largos anos termos um jogador de 20 anos com tanto potencial.

Pizzi

Não se pode comparar porque ele fez apenas 1 ou 2 jogos com a nossa camisola e já tinha quase 22 anos.Quando tinha 20 andava pelo Paços.

O Tiago. É quem me vem logo à memória.

Sim,esse acho que é comparável e deu de facto um excelente jogador embora seja diferente do Rafa.Mas mesmo assim já foi há mais de 10 anos.

O jogador da moda...

Diego Costa...  :P
#VãoTerDeContarConnosco

boneli

Quote from: magicobraga on 11 de November de 2013, 14:01
Quote from: boneli on 11 de November de 2013, 13:53
Fala-se do Rafa ou Micael como se fossem o problema ou solução da EQUIPA...concordo em pleno com o que o olho vivo diz!

O Rafa está numa altura crucial do seu desenvolvimento e dar o salto para marcar a diferença!!! Isso só é possível se tiver um treinador que o saiba trabalhar e eleva-lo ou ontem se não for asisim....queima-lo.
Já tivemos vários exemplos de jogadores sb-20 e sub-21 do nosso Braga que eram rotulados como craques e que nós aqui estávamos sempre a dar na cabeça dos treinadores para os por a jogar de inicio e depois quando jogavam de inicio e corria mal já se dizia que não era naquela posição que deviam jogar ou não deveriam jogar de inicio. O Jesualdo não precisa de provar a ninguém que no aspeto e talhar e trabalhar jogadores costuma a ser bom!
No entanto acho que devemos analisar a equipa como um todo e não dizer que a culpa é  A ou B...é fácil criticar o NAC por jogar mas caramba não é difícil entender que não há mais ninguém para a posição dele?

Que eu me lembre temos uma equipa B de onde ja saiu de la um central chamado Santos.


O Santos e não só...no entanto o facto de isso ter acontecido não quer dizer que temos outro Santos na B..ou temos? Tens o Herbert e não sei até que ponto será melhor que o NAC. Eu não estou a dizer que o NAC é bom mas o problema é que neste momento não há alternativa melhor! Talvez o Sasso..e até o Sasso ainda não foi capaz de mostrar o seu real valor devido á lesão que teve...mas claro é a minha opinião. Até podes achar que há alguém melhor para encostar neste momento o NAC.

A.COSTA

Eu, em relação ao RAFA, acrescento a algumas opinões que considero pertinentes, como por exemplo o habitual Pedro, que:

- RAFA não pode deslumbrar-se e deve ter a humildade de saber que tem muito para aprender e evoluir;

- SANTOS depois de renovar o contrato, após o jogo de Arouca, ficou 'mais distraído' e o seu rendimento desceu, com reflexos negativos na equipa;

- RAFA tem tudo para ser um jogador de top. Assim ele seja humilde e queira aprender, para não passar de 'um jogador jeitoso' que passa ao lado de uma grande carreira. Espero que tenha muitos sucessos (se possível no Braga);

- Em relação a sistemas não me pronuncio por falta de competências técnicas. Porém sempre digo que o melhor sistema é aquele que ganha.  ;) ;) ;) ;) ;) ;)

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Voltando aos centrais:

-Pelo que dizem a dupla de centrais da B é/era boa.
Temos Herbert (não o vi ser pior que o NAC), tínhamos Hass (idem), vamos ter Sasso (finalmente) e há custódio.

Ter NAC é entregar o ouro ao bandido
Quem não sente não é filho de boa gente.

sedas

Quote from: boneli on 11 de November de 2013, 20:38
Quote from: magicobraga on 11 de November de 2013, 14:01
Quote from: boneli on 11 de November de 2013, 13:53
Fala-se do Rafa ou Micael como se fossem o problema ou solução da EQUIPA...concordo em pleno com o que o olho vivo diz!

O Rafa está numa altura crucial do seu desenvolvimento e dar o salto para marcar a diferença!!! Isso só é possível se tiver um treinador que o saiba trabalhar e eleva-lo ou ontem se não for asisim....queima-lo.
Já tivemos vários exemplos de jogadores sb-20 e sub-21 do nosso Braga que eram rotulados como craques e que nós aqui estávamos sempre a dar na cabeça dos treinadores para os por a jogar de inicio e depois quando jogavam de inicio e corria mal já se dizia que não era naquela posição que deviam jogar ou não deveriam jogar de inicio. O Jesualdo não precisa de provar a ninguém que no aspeto e talhar e trabalhar jogadores costuma a ser bom!
No entanto acho que devemos analisar a equipa como um todo e não dizer que a culpa é  A ou B...é fácil criticar o NAC por jogar mas caramba não é difícil entender que não há mais ninguém para a posição dele?

Que eu me lembre temos uma equipa B de onde ja saiu de la um central chamado Santos.


O Santos e não só...no entanto o facto de isso ter acontecido não quer dizer que temos outro Santos na B..ou temos? Tens o Herbert e não sei até que ponto será melhor que o NAC. Eu não estou a dizer que o NAC é bom mas o problema é que neste momento não há alternativa melhor! Talvez o Sasso..e até o Sasso ainda não foi capaz de mostrar o seu real valor devido á lesão que teve...mas claro é a minha opinião. Até podes achar que há alguém melhor para encostar neste momento o NAC.

Alguns dos nossos melhores jogos (incluindo o jogo com o SCP em que jogamos com menos 1) foram feitos com Custódio a central..

O NAC é exactamente o oposto do Micael, sem a bola nos pés até é razoável, se a bola lhe cai nos pés é asneira pela certa..

Bruno3429

Não sei se o Herbert é melhor que o NAC ou não, só vi um jogo dele ao vivo,aqui na Madeira contra o nacional, e foi muito mau...

zebraga1985

Quote from: enormeBRAGA on 11 de November de 2013, 17:54
Olho Vivo
Mas se Micael não faz de dez, nem de Viana, o que é que ele faz então? Por exemplo, são raríssimas as vezes em que ele vem buscar jogo. Quem normalmente vem, é Mauro ou Luiz Carlos, e por vezes Alan. Eu já o disse, se não quer apostar em Rafa no meio, então que faça jogar Luis Silva... Do que vi, está em melhor forma e dá outra intensidade ao meio campo. Aqui entre nós, eu acho que Micael só joga porque alguém pediu... quem é esse alguém? Não faço ideia... mas não gosto nada destas situações.

O micael joga porque é caro para estar sentado no banco. Se por um lado o Jesualdo tem de o por a jogar para ver se aparece alguém que o pesque, por outro quanto mais joga mais demonstra o que (não) vale!
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

A.COSTA

Está a dar o jogo na sporttv live. Passou agora mesmo o lance do ÉDER na área, que na minha opinião é penalti claro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

enormeBRAGA

Quote from: A.COSTA on 12 de November de 2013, 12:42
Está a dar o jogo na sporttv live. Passou agora mesmo o lance do ÉDER na área, que na minha opinião é penalti claro.

Claríssimo como a água.
#VãoTerDeContarConnosco

PMPF

Quote from: rpo.castro on 11 de November de 2013, 21:22
Voltando aos centrais:

-Pelo que dizem a dupla de centrais da B é/era boa.
Temos Herbert (não o vi ser pior que o NAC), tínhamos Hass (idem), vamos ter Sasso (finalmente) e há custódio.

Ter NAC é entregar o ouro ao bandido

Dos jogos que vi até agora da equipa B só mesmo o Gonçalo Silva.

O Hugo Basto para mim é igual ao Nac. É muito limitado mesmo e desculpem a expressão mas é um verdadeiro "cagão". Ou joga para o lado ou para o GR.

O Artur Jorge sinceramente nunca vi grande qualidade.


barinho

Quote from: enormeBRAGA on 12 de November de 2013, 13:23
Quote from: A.COSTA on 12 de November de 2013, 12:42
Está a dar o jogo na sporttv live. Passou agora mesmo o lance do ÉDER na área, que na minha opinião é penalti claro.

Claríssimo como a água.

Já para não falar duma entrada por trás em que a perna ficou toda torcida,até se viu o Jesualdo a fazer cara de susto na repetição.O Éder deve ser o jogador menos protegido do campeonato.Está constantemente a ser empurrado,agarrado,pontapeado mas para marcar falta parece que é preciso partir-lhe a perna...

magico_scbraga

O Hebert pode ter potencial para ser um bom defesa-central, mas acho que já roça o exagero dizer que é melhor do que o NAC. Que as pessoas não gostem do estilo do NAC, eu compreendo. Só não acho compreensível dizer que um jogador que fez apenas dois jogos já seja melhor do que o NAC.
Por muito que embirrem com o rapaz, ele não é tão mau quanto o pintam. Creio que lhe falta, por vezes, alguma agressividade e alguma capacidade de antecipação aos lances, mas não é por acaso que fez parte do quarteto defensivo do Jardim que nos levou, ainda que provisoriamente, ao primeiro lugar.
O NAC tem capacidade física, tem velocidade e já deu provas de não ser propriamente mau nos duelos individuais. Por vezes brinca demasiado com a bola em zonas que não seriam admissíveis mas penso que já melhorou, e muito, esse aspecto, desde que a época começou.
Não é um jogador perfeito, longe disso, mas não é o pior jogador do mundo. Os problemas do nosso Braga têm sido sobretudo colectivos. Quando as coisas correm mal, as fragilidades individuais são mais notórias. Mas acho que chega de embirrar com o rapaz! Com ele e com o Micael, que nestes dois últimos jogos se revelou mais esforçado e mais incisivo quando tinha a bola no pé.
Eu não quero imaginar o que vocês diriam destes dois se, por hipótese, tivessem falhado aquele golo certo que o nosso grande capitão falhou..
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.