News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Olhanense,1 vs SCBRAGA,3 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 09 de November de 2013, 23:13

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Finalmente alguma vontade (desportiva) de sorrir, num país cada vez mais deprimente, governado por imbecis sem rei nem roque. Adiante ...

RAFA a decidir e ÉDER a regressar aos golos.

ALAN com falhanços de 'bolinha vermelha'. Espero que o Capitão afine a pontaria rapidamente, pois tem andado de 'pé frio'.

Espero que o Braga suba de rendimento muito em breve e consolide o jogo efetuado, num nível bastante aceitável.

Haja sorte no sorteio ....
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

NightHawk

Finalmente se manteve o mesmo 11 dois jogos seguidos.

Apesar de não concordar com algumas das opções (fico incrédulo ao ver Custódio no banco... não sei onde Mauro é melhor mas enfim e fico atónito como NAC não sai do 11...) acho fundamental dar alguma estabilidade ao 11. Só assim se poderá ganhar rotinas... já estava farto de andarmos a rodar jogadores todas as semanas.

Eskol

Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:58
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 19:46
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:43
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2013, 18:53
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:50
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 18:48
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:22
Quem disse ao Rafa que era jogador enganou-o bem... não consegue parar uma bola de primeira, não consegue fintar um jogador, quando consegue é por resalto... enfim...

Faz-me um favor, começa a criticar Micael, NAC e Jesualdo...  ;D ;)

Já estou a ver que aqui basta um marcar um golo para que o jogador seja o maior... imagino se o NAC ou o Micael marcar...
Chega -te ou precisas de mais?

Não, não me chega... vê o jogo da académica e do rio ave...

Que dirás tu de Micael... hoje, mais uma vez fez zero...

Do Micael? Já não é jogador para o Braga, tal como o Eduardo, Pardo, Edinho, Hugo Vieira, NAC...

Pardo e H. Vieira não têm qualidade para o Braga? Deves estar a falar de outro Braga, eu só conheço o SCB, de onde é esse Braga de que estas a falar?

PauloLopes

Ganhamos!

No inicio do campeonato sentia-se confiança, neste momento e depois do que se tem passado é uma palavra que nao entra no nosso balneário.
Por isso, nem me apetece falar. Vamos deixa-los "respirar".

Polytre

Quote from: Duffman on 10 de November de 2013, 22:42
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:58
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 19:46
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 19:43
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2013, 18:53
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:50
Quote from: enormeBRAGA on 10 de November de 2013, 18:48
Quote from: RedViking on 10 de November de 2013, 18:22
Quem disse ao Rafa que era jogador enganou-o bem... não consegue parar uma bola de primeira, não consegue fintar um jogador, quando consegue é por resalto... enfim...

Faz-me um favor, começa a criticar Micael, NAC e Jesualdo...  ;D ;)

Já estou a ver que aqui basta um marcar um golo para que o jogador seja o maior... imagino se o NAC ou o Micael marcar...
Chega -te ou precisas de mais?

Não, não me chega... vê o jogo da académica e do rio ave...

Que dirás tu de Micael... hoje, mais uma vez fez zero...

Do Micael? Já não é jogador para o Braga, tal como o Eduardo, Pardo, Edinho, Hugo Vieira, NAC...

Pardo e H. Vieira não têm qualidade para o Braga? Deves estar a falar de outro Braga, eu só conheço o SCB, de onde é esse Braga de que estas a falar?

É pah...o Real Madrid agora joga na pedreira e ninguém me disse?!

Olho Vivo

Não vi o jogo, apenas ouvi e li alguns comentários, genericamente abonatórios em relação à nossa exibição. Fico contente por isso e obviamente pelo resultado.

Gostaria apenas de comentar as palavras de Jesualdo em relação a Rafa. Em parte, elas são pedagógicas no sentido de evitar algum deslumbramento do jogador. Mas as palavras mais interessantes (para mim) dizem respeito ao posicionamento do jogador em campo. Jesualdo não vê Rafa como um 10 - e eu percebo o que ele quer dizer. Eu próprio, na semana passada, tinha referido que falta a Rafa maturidade e capacidade para marcar ritmos de jogo - que é o que, a meu ver, se exige a um número dez. Penso que é isto que Jesualdo quer dizer quando diz que precisa de perceber que joga com outros. Um número dez tem de ter uma leitura de jogo, uma noção do espaço e da relação com os colegas à altura da sua qualidade técnica. Eu acho que Rafa, isso, (pelo menos ainda) não tem.

Isso não invalida que me pareça que ele tem características que o tornam mais talhado para jogar em terrenos mais interiores. Para mim é um 9 e meio, um jogador que poderia fazer uma boa parelha com um ponta-de-lança, jogando um pouco atrás deste. Não como um organizador mas como um rompedor, um desequilibrador. Se quisermos um exemplo, um pouco à maneira do que era o João Vieira Pinto. Não admira que Jesualdo o considere essencialmente um avançado.

A questão é que Jesualdo quer uma equipa com três médios e três avançados. E, nestes, Jesualdo apenas reserva lugar a um ponta-de-lança e dois extremos. Parece evidente que Rafa só pode ser um dos extremos - mesmo que as suas características possam dar a esse lugar uma dinâmica diferente. É evidente que ele precisa de melhorar muito para jogar aí. É um lugar fisicamente mais exigente, em que há mais trabalho defensivo a fazer, em que o confronto físico com o lateral é frequente (porque os espaços são mais curtos) - e isto são tudo aspectos em que Rafa tem de melhorar.

Na selecção sub-21, Rafa pode ocupar uma posição central porque o sistema táctico privilegiado o permite. Há sempre três médios nas suas costas (normalmente William Carvalho, André Gomes e Sérgio Oliveira), o que lhe possibilita uma liberdade que o 4-3-3 não lhe concede. Poderíamos discutir se o 4-3-3 é o sistema mais adequado ao nosso plantel - em tese, acho que não, mas não vale a pena entrar por aí. Quando se contrata Jesualdo - e nós sabêmo-lo por experiência própria - o 4-3-3 é o sistema base.

É claro que acho que o treinador deve encontrar soluções para melhor acomodar as características dos jogadores que tem. E se deve haver um esforço do jogador para melhorar algumas qualidades importantes para jogar numa posição um pouco diferente, também a equipa deve ter soluções que permitam colocar em evidência as melhores qualidades dos seus jogadores mais talentosos. Jogando com Alan numa das alas (um jogador hoje com características mais de centrocampista do que de rompedor), é preciso que quem jogue no outro flanco surja mais próximo do ponta-de-lança, seja mais vertical e tente amiúde a finalização - particularmente porque não temos entre os centrocampistas quem tenha capacidade para surgir em zonas de finalização com regularidade (Micael tem essa qualidade mas, num meio-campo a três faltam-lhe metros). Afinal, vivemos épocas a fio com um jogador que encarnava de forma exemplar este papel, mesmo não sendo um jogador particularmente talentoso (Paulo César). Acho que Rafa tem de melhorar muito para fazer bem este papel - e acho que é isso que Jesualdo quis dizer com estas palavras. Quanto ao talento, acho que é indiscutível...

lipe

Alguém sabe quando é o sorteio?

Como sempre Pedro, dá gosto ler os teus comentários.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

sedas

Quote from: Olho Vivo on 10 de November de 2013, 23:29
Não vi o jogo, apenas ouvi e li alguns comentários, genericamente abonatórios em relação à nossa exibição. Fico contente por isso e obviamente pelo resultado.

Gostaria apenas de comentar as palavras de Jesualdo em relação a Rafa. Em parte, elas são pedagógicas no sentido de evitar algum deslumbramento do jogador. Mas as palavras mais interessantes (para mim) dizem respeito ao posicionamento do jogador em campo. Jesualdo não vê Rafa como um 10 - e eu percebo o que ele quer dizer. Eu próprio, na semana passada, tinha referido que falta a Rafa maturidade e capacidade para marcar ritmos de jogo - que é o que, a meu ver, se exige a um número dez. Penso que é isto que Jesualdo quer dizer quando diz que precisa de perceber que joga com outros. Um número dez tem de ter uma leitura de jogo, uma noção do espaço e da relação com os colegas à altura da sua qualidade técnica. Eu acho que Rafa, isso, (pelo menos ainda) não tem.

Isso não invalida que me pareça que ele tem características que o tornam mais talhado para jogar em terrenos mais interiores. Para mim é um 9 e meio, um jogador que poderia fazer uma boa parelha com um ponta-de-lança, jogando um pouco atrás deste. Não como um organizador mas como um rompedor, um desequilibrador. Se quisermos um exemplo, um pouco à maneira do que era o João Vieira Pinto. Não admira que Jesualdo o considere essencialmente um avançado.

A questão é que Jesualdo quer uma equipa com três médios e três avançados. E, nestes, Jesualdo apenas reserva lugar a um ponta-de-lança e dois extremos. Parece evidente que Rafa só pode ser um dos extremos - mesmo que as suas características possam dar a esse lugar uma dinâmica diferente. É evidente que ele precisa de melhorar muito para jogar aí. É um lugar fisicamente mais exigente, em que há mais trabalho defensivo a fazer, em que o confronto físico com o lateral é frequente (porque os espaços são mais curtos) - e isto são tudo aspectos em que Rafa tem de melhorar.

Na selecção sub-21, Rafa pode ocupar uma posição central porque o sistema táctico privilegiado o permite. Há sempre três médios nas suas costas (normalmente William Carvalho, André Gomes e Sérgio Oliveira), o que lhe possibilita uma liberdade que o 4-3-3 não lhe concede. Poderíamos discutir se o 4-3-3 é o sistema mais adequado ao nosso plantel - em tese, acho que não, mas não vale a pena entrar por aí. Quando se contrata Jesualdo - e nós sabêmo-lo por experiência própria - o 4-3-3 é o sistema base.

É claro que acho que o treinador deve encontrar soluções para melhor acomodar as características dos jogadores que tem. E se deve haver um esforço do jogador para melhorar algumas qualidades importantes para jogar numa posição um pouco diferente, também a equipa deve ter soluções que permitam colocar em evidência as melhores qualidades dos seus jogadores mais talentosos. Jogando com Alan numa das alas (um jogador hoje com características mais de centrocampista do que de rompedor), é preciso que quem jogue no outro flanco surja mais próximo do ponta-de-lança, seja mais vertical e tente amiúde a finalização - particularmente porque não temos entre os centrocampistas quem tenha capacidade para surgir em zonas de finalização com regularidade (Micael tem essa qualidade mas, num meio-campo a três faltam-lhe metros). Afinal, vivemos épocas a fio com um jogador que encarnava de forma exemplar este papel, mesmo não sendo um jogador particularmente talentoso (Paulo César). Acho que Rafa tem de melhorar muito para fazer bem este papel - e acho que é isso que Jesualdo quis dizer com estas palavras. Quanto ao talento, acho que é indiscutível...

Concordo com este ponto de vista e até acho que o Jesualdo quer fazer com Rafa o que noutros tempos fez com Wender adaptando-o a uma posição mais consoante com o seu esquema de jogo e tornando-o um do jogadores mais úteis na equipa..

Agora esta questão nunca se colocaria se o jogador que ocupa a posição para o qual Rafa estaria mais talhado (na ideia da maioria dos Braguistas) tivesse algum rendimento, lutasse e organizasse o jogo da equipa, algo que Micael não faz..

easy_scb

Eu até aceito que se pense que Rafa não tem condições para assumir ja a batuta da equipa. O que não aceito é que se diga que Rafa não consegue ser pelo menos o que Micael tem sido.

Ter receio que a equipa fique desiquilíbrada por Rafa jogar no meio-campo sendo que o titular é o Ruben é um medo a roçar a patetice.

Rafa daria intensidade à equipa e até mais nervo na procura de bola. Traria risco à equipa pela juventude? Também Tomás trouxe e esse é defesa. Poupe-nos, professor.

Olho Vivo

Quote from: sedas on 10 de November de 2013, 23:46
Agora esta questão nunca se colocaria se o jogador que ocupa a posição para o qual Rafa estaria mais talhado (na ideia da maioria dos Braguistas) tivesse algum rendimento, lutasse e organizasse o jogo da equipa, algo que Micael não faz..

Mas a questão é que Jesualdo não vê Rafa como alternativa a Micael!!! Rafa, vê-o como um avançado, Micael como um médio. Compreendo-o e, em parte, concordo. Micael é um jogador que sabe temporizar, marcar ritmos. Podemos talvez dizer que lhe falta alguma intensidade para aparecer em zonas de finalização e depois reocupar o seu espaço (de forma recorrente), que por vezes retira alguma velocidade ao jogo (acho que lhe falta maior qualidade no passe à distância) mas acho que não há mais nenhum jogador no plantel que saiba marcar os tempos do jogo como ele. Penso aliás que o único que o sabe fazer tão bem é Alan. O que não significa que Micael seja insubstituível. Mas dificilmente a alternativa será, para Jesualdo, Rafa. Mais depressa o seria Luís Silva - o que aliás penso que já aconteceu, frente ao Estoril.

O nosso problema é, para mim, de natureza colectiva. Colocamos pouca gente em zona de finalização - os médios raramente aparecem a finalizar - e isso facilita muito a tarefa a equipas que defendem com muita gente. É verdade que faltam metros a Micael (num meio-campo a três) e Luis Carlos, apesar de ser uma força da natureza, também raramente se aventura para terrenos tão adiantados. É por isso que precisamos como de pão para a boca que os alas tenham a capacidade de preencher essa lacuna, aparecendo na grande área a tentar a finalização e colocando mais dificuldades às defensivas contrárias. Julgo que tem sido este o nosso grande problema. Não raro só está Éder na frente - perante defesas porfiadas, com dez homens atrás da linha da bola, dificilmente marcamos um golo.

A.COSTA

De facto mensagens como as do Pedro elevam este espaço. Dá gosto ler ....

Fiquei contente com a vitória. A jogar com esta atitude a equipa estará sempre mais próxima de vencer ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Nakamura

Mais uma excelente análise do Olho Vivo :)
Concordo com Jesualdo quando dá a entender que Rafa ainda não é um jogador completamente formado para assumir a batuta de toda uma orquestra como 10.
Mas, quanto ao futuro... já não sei se será assim!
Não sei se Rafa não se poderá trasnformar num novo Mossoró...

Atenção, percebo bem que o jogador "10" tem que ser muito mais do que um jogador com bons pés: tem que ser sobretudo um jogador muito inteligente, com grande sentido coletivo de toda a movimentação da equipa e da gestão dos tempos e dos espaços... É um papel muito difícil e reservado a jogadores com grandes pés associados a... grandes cabeças!
Não é para todos... (mas, ao contrário do Jesualdo, lembro-de de vários: assim de repente, além do Zidane, lembro-me do Maradona, do Rui Costa, do Xavi, do Deco e do Mossoró).

Mas Rafa ainda está nos inícios de carreira: grandes pés está ele farto de mostrar!! Quanto à gestão intelectual do jogo... o tempo o dirá!

Mas percebo o Olho Vivo quando diz que, neste momento, o Rafa será sobretudo um avançado muito bom, de tipo "9,5" como o João Pinto.
Eu daria outro exemplo que sempre gostei muito e a que acho que ninguém deu verdadeiramente o valor que teve quando passou no futebol português (fez a diferença na equipa que representou, que baixou imensamente com a sua saída e niguém percebeu ou fala disso): Javier Saviola!

Pois, mas isso coloca outra questão recordada pelo Olho Vivo, que dava pano para mangas e que o acho pertinentíssima: se o nosso plantel não aconselharia outro modelo de jogo!
Para mim, claramente que sim - e aí, num 4-4-2 ao estilo do Judas, Rafa poderia, p.ex., andar nas costas do Éder... (faltavam-nos é laterais de excelência, capazes de defender e atacar com mestria, fazendo todo o corredor durante todo o jogo, que esse sistema exige. Quando o Judas passou por Braga tinha, p.ex. o João Pereira).

Mas neste modelo de 4-3-3... lá está, concordo com o Olho Vivo.
E também não me parece que Jesualdo vá agora alterar o modelo (era só o que faltava, sobretudo nesta fase da época, quando começamos finalmente a vislubrar um 11 base).
Mas, que a questão tem pertinência, lá isso tem! Toda!

Zeus

Quote from: GALEGO on 10 de November de 2013, 22:01
Há que ver as coisas em positivo :
-o triunfo reporta tranquilidade e pon agua fresca no meio da fervura recente. Só por iso já valeu... Mas vale por muitas máis coisas.
- Vocês estao a tomar de brincadeira o facto de que o professor, agora, utiliza ÓCULOS.O homem, agora, ja´está a ver... antes estaría a ver con nevoeiro... Os óculos do professor sao uma das claves da recuperaçao do Braga.
-A outra clave está em conseguir que o raio do speeker faça o favor de situar nos altifalantes do Axa a música de É Golo do Braga!, pois desde que foi eliminada começou a nossa decadencia

Por tanto : conseguimos que o professor utilize óculos para ver de modo adequado.
Agora temos que resucitar É GOLO DO BRAGA!.
SAO OS 2 AMULETOS CARA A RECUPERAÇAO PLENA DA EQUIPA
________________

Concordo, volte lá a música do é golo é golo...
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

200% Braga - B3

Apesar de também entender o Jesualdo em relação ao Rafa, não concordo que Rafa seja um avançado. Será mais, na minha opinião, como referiu o Olho Vivo (em mais um deleite em forma de post) um "9,5", um segundo avançado. Aliás, como sempre me pareceu ser a verdadeira posição do Mossoró.

Ainda assim, não me parece que Rafa não possa/deva ser utilizado na posição do Rúben Micael. Ressalvo que me parece que, em boa forma, Rúben Micael deve ser titular nessa posição e que entenderia esta opção de adiantar o Rafa, como uma "desresponsabilização", numa posição mais adiantada o Rafa pode errar mais sem que seja tão prejudicial à equipa e ao seu equilíbrio.

Mas, não é preciso saber muito para notar que o Rafa se sente e rende melhor em posições interiores; e numa hipotética utilização regular na posição do Micael, perder-se-ia a tal capacidade de ler e gerir os ritmos do jogo, mas ganharíamos os tais metros que faltam a Micael, dados pela superior capacidade de ocupação do terreno do Rafa. A questão é: do que vimos até agora, não será o Rafa perfeitamente capaz de ter um rendimento, no mínimo igual ao do Rúben Micael?

PS: Mister, nos últimos anos só conheceu um "10"? Zidane? Se Juan Román Riquelme não é um "10", o Nuno André Coelho é o nosso melhor central!

enormeBRAGA

Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 00:41
Apesar de também entender o Jesualdo em relação ao Rafa, não concordo que Rafa seja um avançado. Será mais, na minha opinião, como referiu o Olho Vivo (em mais um deleite em forma de post) um "9,5", um segundo avançado. Aliás, como sempre me pareceu ser a verdadeira posição do Mossoró.

Ainda assim, não me parece que Rafa não possa/deva ser utilizado na posição do Rúben Micael. Ressalvo que me parece que, em boa forma, Rúben Micael deve ser titular nessa posição e que entenderia esta opção de adiantar o Rafa, como uma "desresponsabilização", numa posição mais adiantada o Rafa pode errar mais sem que seja tão prejudicial à equipa e ao seu equilíbrio.

Mas, não é preciso saber muito para notar que o Rafa se sente e rende melhor em posições interiores; e numa hipotética utilização regular na posição do Micael, perder-se-ia a tal capacidade de ler e gerir os ritmos do jogo, mas ganharíamos os tais metros que faltam a Micael, dados pela superior capacidade de ocupação do terreno do Rafa. A questão é: do que vimos até agora, não será o Rafa perfeitamente capaz de ter um rendimento, no mínimo igual ao do Rúben Micael?

PS: Mister, nos últimos anos só conheceu um "10"? Zidane? Se Juan Román Riquelme não é um "10", o Nuno André Coelho é o nosso melhor central!

Mas há tantos nº 10...

Aimar, Rui Costa, Deco, Mesut Ozil, Sneidjer... estes assim de repente...  ::)
#VãoTerDeContarConnosco

200% Braga - B3

Quote from: enormeBRAGA on 11 de November de 2013, 00:51
Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 00:41
Apesar de também entender o Jesualdo em relação ao Rafa, não concordo que Rafa seja um avançado. Será mais, na minha opinião, como referiu o Olho Vivo (em mais um deleite em forma de post) um "9,5", um segundo avançado. Aliás, como sempre me pareceu ser a verdadeira posição do Mossoró.

Ainda assim, não me parece que Rafa não possa/deva ser utilizado na posição do Rúben Micael. Ressalvo que me parece que, em boa forma, Rúben Micael deve ser titular nessa posição e que entenderia esta opção de adiantar o Rafa, como uma "desresponsabilização", numa posição mais adiantada o Rafa pode errar mais sem que seja tão prejudicial à equipa e ao seu equilíbrio.

Mas, não é preciso saber muito para notar que o Rafa se sente e rende melhor em posições interiores; e numa hipotética utilização regular na posição do Micael, perder-se-ia a tal capacidade de ler e gerir os ritmos do jogo, mas ganharíamos os tais metros que faltam a Micael, dados pela superior capacidade de ocupação do terreno do Rafa. A questão é: do que vimos até agora, não será o Rafa perfeitamente capaz de ter um rendimento, no mínimo igual ao do Rúben Micael?

PS: Mister, nos últimos anos só conheceu um "10"? Zidane? Se Juan Román Riquelme não é um "10", o Nuno André Coelho é o nosso melhor central!

Mas há tantos nº 10...

Aimar, Rui Costa, Deco, Mesut Ozil, Sneidjer... estes assim de repente...  ::)
Sim, mas quis arranjar um mesmo à imagem do "professor", digamos que esses, tirando talvez o Rui Costa e o Aimar, serão "10" modernos". Isto tentando adivinhar um pouco aquilo que o Jesualdo chama "10".

Kilo

Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 01:02
Quote from: enormeBRAGA on 11 de November de 2013, 00:51
Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 00:41
Apesar de também entender o Jesualdo em relação ao Rafa, não concordo que Rafa seja um avançado. Será mais, na minha opinião, como referiu o Olho Vivo (em mais um deleite em forma de post) um "9,5", um segundo avançado. Aliás, como sempre me pareceu ser a verdadeira posição do Mossoró.

Ainda assim, não me parece que Rafa não possa/deva ser utilizado na posição do Rúben Micael. Ressalvo que me parece que, em boa forma, Rúben Micael deve ser titular nessa posição e que entenderia esta opção de adiantar o Rafa, como uma "desresponsabilização", numa posição mais adiantada o Rafa pode errar mais sem que seja tão prejudicial à equipa e ao seu equilíbrio.

Mas, não é preciso saber muito para notar que o Rafa se sente e rende melhor em posições interiores; e numa hipotética utilização regular na posição do Micael, perder-se-ia a tal capacidade de ler e gerir os ritmos do jogo, mas ganharíamos os tais metros que faltam a Micael, dados pela superior capacidade de ocupação do terreno do Rafa. A questão é: do que vimos até agora, não será o Rafa perfeitamente capaz de ter um rendimento, no mínimo igual ao do Rúben Micael?

PS: Mister, nos últimos anos só conheceu um "10"? Zidane? Se Juan Román Riquelme não é um "10", o Nuno André Coelho é o nosso melhor central!

Mas há tantos nº 10...

Aimar, Rui Costa, Deco, Mesut Ozil, Sneidjer... estes assim de repente...  ::)
Sim, mas quis arranjar um mesmo à imagem do "professor", digamos que esses, tirando talvez o Rui Costa e o Aimar, serão "10" modernos". Isto tentando adivinhar um pouco aquilo que o Jesualdo chama "10".


De todos os nomes que foram avançados até agora, talvez só mesmo Rui Costa, Deco e Aimar encaixem no perfil do verdadeiro nº 10.  Riquelme também. Mas que é um tipo de jogador em vias de extinção, isso é.

E concordo com a visão de Rafa ser um 9,5.  E a comparação com João Vieira Pinto é extremamente feliz. A sua passagem por cá, lembro-me bem, não foi totalmente aproveitada exactamente porque foi aposta como médio, coisa que nunca foi. Se tivesse cá estado Jesus na época em que JVP cá esteve, tinha sido um fartote.  ;)

200% Braga - B3

Quote from: Zé Cometa on 11 de November de 2013, 01:11
Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 01:02
Quote from: enormeBRAGA on 11 de November de 2013, 00:51
Quote from: 200% Braga - B3 on 11 de November de 2013, 00:41
Apesar de também entender o Jesualdo em relação ao Rafa, não concordo que Rafa seja um avançado. Será mais, na minha opinião, como referiu o Olho Vivo (em mais um deleite em forma de post) um "9,5", um segundo avançado. Aliás, como sempre me pareceu ser a verdadeira posição do Mossoró.

Ainda assim, não me parece que Rafa não possa/deva ser utilizado na posição do Rúben Micael. Ressalvo que me parece que, em boa forma, Rúben Micael deve ser titular nessa posição e que entenderia esta opção de adiantar o Rafa, como uma "desresponsabilização", numa posição mais adiantada o Rafa pode errar mais sem que seja tão prejudicial à equipa e ao seu equilíbrio.

Mas, não é preciso saber muito para notar que o Rafa se sente e rende melhor em posições interiores; e numa hipotética utilização regular na posição do Micael, perder-se-ia a tal capacidade de ler e gerir os ritmos do jogo, mas ganharíamos os tais metros que faltam a Micael, dados pela superior capacidade de ocupação do terreno do Rafa. A questão é: do que vimos até agora, não será o Rafa perfeitamente capaz de ter um rendimento, no mínimo igual ao do Rúben Micael?

PS: Mister, nos últimos anos só conheceu um "10"? Zidane? Se Juan Román Riquelme não é um "10", o Nuno André Coelho é o nosso melhor central!

Mas há tantos nº 10...

Aimar, Rui Costa, Deco, Mesut Ozil, Sneidjer... estes assim de repente...  ::)
Sim, mas quis arranjar um mesmo à imagem do "professor", digamos que esses, tirando talvez o Rui Costa e o Aimar, serão "10" modernos". Isto tentando adivinhar um pouco aquilo que o Jesualdo chama "10".


De todos os nomes que foram avançados até agora, talvez só mesmo Rui Costa, Deco e Aimar encaixem no perfil do verdadeiro nº 10.  Riquelme também. Mas que é um tipo de jogador em vias de extinção, isso é.

E concordo com a visão de Rafa ser um 9,5.  E a comparação com João Vieira Pinto é extremamente feliz. A sua passagem por cá, lembro-me bem, não foi totalmente aproveitada exactamente porque foi aposta como médio, coisa que nunca foi. Se tivesse cá estado Jesus na época em que JVP cá esteve, tinha sido um fartote.  ;)
Exato!  ;)
Mas para o professor só Zidane. Aposto que também só deve ter conhecido um "extremo puro": Jaime Jr.

Kilo


Olho Vivo

Só tive a oportunidade de ver agora o resumo. É verdadeiramente incrível como se deixa passar em claro aquele penalty sobre Éder! Ainda por cima, lance para cartão vermelho!

Chiça, tantas oportunidades de golo falhadas!!!