News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Eleições para os órgãos sociais do SC Braga - candidaturas e propostas

Started by ric, 06 de November de 2013, 21:45

Previous topic - Next topic

NightHawk

Ja agora, apesar de nao ter autoridade nenhuma para isso, mas como associado interessado no bem do clube tal como os meus amigos aqui no forum, aproveitava para pedir que os sócios pensem bem e votem em consciência pois é o futuro do clube que está em escrutínio.

Votar, seja para o futuro do país ou o futuro de uma associação ou instituição é uma responsabilidade grande. Não levem estas eleições (nem qualquer uma de que genero for) de ânimo leve. São sempre, SEMPRE, momentos decisivos na história das instituições com um peso enorme no futuro destas.

Temos vários exemplos de eleições noutros clubes que levaram ao declínio e outras que levaram ao sucesso. E alguns bem perto de nós.

Votem em quem quiserem mas façam-no em consciência e não por birrice, ou de animo leve, ou porque o NAC deu um falhanço na defesa ;)

easy_scb

Justo Justo. Nuno Carvalho praticamente acusou Salvador de ser um lunático por vir a terreiro dizer que projetava a cidade desportiva e o canal do clube.

Por outro lado eu pergunto: NC também não o é em todas as suas propostas?

Louvo NC por realmente ter perdido alguns minutos para ouvir os sócios. Medidas como a sede do clube, o provedor do adepto, uma política no clube ajustada à realidade da região demonstram claramente que a equipa de Nuno Carvalho deu-se ao trabalho de perceber o que os sócios assumem como lacunas (ou no limite aquilo que os sócios queriam ouvir).

A questão é que NC vem acusar Salvador de falar na cidade desportiva apenas em nome sem serem focados detalhes alguns. E agora eu pergunto: e da sede do clube? Que informação temos além de ser uma bandeira de campanha de NC?

Este post não se trata de nenhuma opinião pró-Salvador. Gostaria realmente de ser elucidado sobre este assunto.

Olho Vivo

Quero sublinhar a existência de uma página facebook de uma das candidaturas, neste caso, de António Salvador. Desconhecia a sua existência - mas reparo que apenas foi lançada na passada sexta-feira. De qualquer forma, é um passo em frente na comunicação com os sócios. Mesmo que os "Pontos estratégicos do programa para o próximo triénio" seja um documento algo pobre e sem qualquer quantificação, é um começo. Espero ver mais até sexta-feira.

Queria só clarificar uma afirmação do Sérgio Gonçalves sobre algo que eu teria dito:

Quote from: Sérgio Gonçalves on 09 de December de 2013, 18:40Sobre a divida de 45M€ recordo-me em tempos do forista Olho Vivo ter mencionado que a situação financeira do clube (SAD) era critica e equacionava a hipotese de entrada de um investidor deste tipo.


Nunca disse - nem poderia dizer com a informação que tenho, que é a que consta nos Relatórios e Contas da SAD - que a situação desta seria crítica. O que disse e mantenho é que, não obstante as parangonas (lucros sucessoivos), a nossa estrutura económica é de algum risco, amplificado pelo clima de contracção do crédito que vivemos. E o que quero dizer com isto? A SAD na última temporada teve um tal (louco!) nível de custos que, mesmo com 14 milhões de euros de prémios pela participação em competições europeias e cerca de 8 milhões de mais valias com transferências, apresentou um lucro de "apenas" 5,5 milhões de euros. Daqui facilmente se infere que a época actual, sem quaisquer dinheiros europeus e (até agora) com relativamente pouca caixa proveniente de transferências, tem de ser obrigatoriamente de apertar o cinto - e mesmo assim, penso que teremos de fazer bastante mais em transferências do que os 6 milhões que Salvador referiu na sua entrevista ao Record - porque não acredito que seja possível baixar tanto os custos quanto o necessário para reequilibrar minimamente a nossa estrutura económica. Acresce a isto que, na temporada passada, já foi visível uma quebra das receitas operacionais (na velha terminologia contabilística), nomeadamente com publicidade. E, neste capítulo, o mais certo é as coisas não melhorarem nesta época.

Note-se que não estou aqui a questionar a veracidade das contas, que é o que a candidatura de Nuno Carvalho tem feito. Estou-me a assumir preocupado, apenas em função das contas apresentadas e, volto a repetir, atendendo à situação profissional de António Salvador que, admito, pode ter repercussões negativas na sua capacidade de continuar a gerir a SAD, com igual sucesso quanto até aqui (já o referi antes, não me vou repetir).

Em relação às contas, saltam-me à vista duas situações que podem ter refelxos negativos mas... estão reportadas no Relatório e Contas da SAD[!]:

i. os diferendos com o Fisco relativamente a alguns exercícios passados - que podem ter repercussões muito negativas (particularmente em juros), caso as impugnações apresentadas pela SAD não tenham sucesso; [de qualquer forma, julgo que li que existem garantias bancárias apresentadas ao Fisco no valor das importâncias contestadas];

ii. os valores relativos a vendas de jogadores - presumivelmente decorrentes da transferência de Pizzi - do qual, cruzando informação constante nos relatórios, aparentemente ainda não recebemos um tostão; apenas foram abatidos 3 milhões de euros, correspondentes a 50% do passe de Rúben Micael, de modo que ainda há cerca de 10 milhões de euros em dívida - em mora ou não, não se sabe, embora seja de crer que sim atendendo a esta observação constante do referido Relatório:

QuoteNão obstante existirem clientes e outros devedores em situação de mora ou incumprimento contratual, não foram, na generalidade dos casos, constituídas perdas por imparidade uma vez que a administração da Sociedade entende não existir risco efetivo de incobrabilidade.


Portanto, clarificando as coisas, penso que a nossa estrutura económica é de alto risco (e que as pessoas que dizem que não devíamos ter deixado sair A e B não passaram sequer os olhos pelas contas da época passada). Isto não significa que a situação seja crítica - mas sim que obriga a que se dêem um ou dois passos atrás e que não nos deixemos iludir. A época transacta foi, para nós, desastrosa porque poderia ter-nos permitido ir corrigindo este desequilíbrio de uma forma mais gradual - com receitas europeias - coisa que, neste momento, não é possível.

Isto é muito diferente de dizer que as nossas contas estão falseadas. Aliás, esta acusação é uma contradição insanável da candidatura de Nuno Carvalho. Quando manifestou o seu apoio inicial inequívoco à recandidatura de António Salvador, qual o crédito que pode ser dado nesta altura a estas acusações!?!? Sendo verdadeiras as acusações, NC não sentia qualquer pejo em apoiar a recandidatura de AS!?!? Enfim!

De qualquer forma, revejo-me na vontade de mais transparência na gestão da SAD. Já o disse, apoiaria uma iniciativa de fazer obrigatória uma auditoria externa de x em x anos às contas da SAD. E acho que o clube deveria comunicar (não por obrigação legal, mas por uma questão de transparência) transacções relevantes para a situação económico-financeira da SAD, não apenas das vendas (em relação às quais ainda vamos sabendo qualquer coisa, ano a ano) como das compras.  E isto não tem a ver com desconfianças deste ou daquele. É uma questão de princípio, de forma a garantir que nunca tenhamos de enfrentar situações desagradáveis sem "aviso prévio"... seja o presidente AS, seja quem vier depois dele, agora ou daqui a alguns anos.

PAF

Quote from: barinho on 09 de December de 2013, 22:12
200M € para a cidade desportiva?!!Epá se a intenção é arranjar insinuações ou deitar abaixo pelo menos arranjem valores credíveis!Com esse dinheiro faziam-se dois Axas!

Também não exageres:) ao preço que ele já vai não sei é se fazias um!!

Kilo

 Esse passivo de 45 milhões, que se falou por aqui, pelo menos em relação à banca, não existe. Ponto final.

Se existirá noutros moldes, isso já não sei.


Olho Vivo

Outra questão a que não respondi: a da entrada de um investidor. Quando falei nisso, não foi directamente por causa das contas. Foi antes pelo facto de estarmos, na altura, a assistir a um remake do "segurem-me senão eu candidato-me" que Salvador voltava a ensaiar como em todas as eleições anteriores. E se não havia alternativas, se o período de maior sucesso do clube (na opinião da maioria dos sócios, digo eu) sucedeu com o actual presidente que, independentemente de virtudes e defeitos, tem tido uma gestão de cariz autocráticao, até que ponto estaríamos nós dispostos a colocar na mesa a possibilidade de perder a maioria do capital da SAD, com a entrada de um grande investidor, ainda que mediante um protocolo com o clube mais forte? Foi apenas isso. Mas também referi que esta "solução" nunca poderia servir para este momento porque uma opção desta importância tem de ser ponderada com tempo.

De qualquer forma, o aparecimento da candidatura de NC - e esse é o seu grande mérito - mostrou que há gente disposta a ser alternativa - e de algum modo, esvaziou (pelo menos, para já) esta questão.

barinho

Quote from: PAF on 10 de December de 2013, 00:21
Quote from: barinho on 09 de December de 2013, 22:12
200M € para a cidade desportiva?!!Epá se a intenção é arranjar insinuações ou deitar abaixo pelo menos arranjem valores credíveis!Com esse dinheiro faziam-se dois Axas!

Também não exageres:) ao preço que ele já vai não sei é se fazias um!!

Eu sei que aquilo derrapou "um bocadinho"  :P.Mas tinha a ideia que tinha ficado abaixo dos 100 milhões.

brigada da relote

Quote from: Olho Vivo on 09 de December de 2013, 23:46
Quero sublinhar a existência de uma página facebook de uma das candidaturas, neste caso, de António Salvador. Desconhecia a sua existência - mas reparo que apenas foi lançada na passada sexta-feira. De qualquer forma, é um passo em frente na comunicação com os sócios. Mesmo que os "Pontos estratégicos do programa para o próximo triénio" seja um documento algo pobre e sem qualquer quantificação, é um começo. Espero ver mais até sexta-feira.
Por acaso acabei de ver a página de facebook da lista B (Nuno Carvalho), que só nas últimas horas teve algum movimento: https://www.facebook.com/pages/Nuno-Carvalho/193133140875865?ref=stream

BRACARAAUGUSTA

alguém sabe se vai haver alguma coisa na avenida central amanhã e a que horas? ouvi dizer qualquer coisa do ncarvalho

Sérgio Gonçalves

Olho Vivo, apenas para esclarecer os pontos que mencionaste:
1) Quando disse que tu disseste que a situação era critica não te queria imputar rigorosamente nada, apenas me recordo de teres introduzido um sinal de alarme nas contas da SAD, algo que no teu ultimo comentário reforças. Para um leigo como eu, o R&C é de dificil leitura, se pessoas que eu tenho em boa consideração pelas opiniões que emitem dizem que a situação é de alto risco, eu assumi que a situação era critica. Má interpretação minha pelo que peço desculpas.
2) Relativamente ao investidor não me recordo do contexto.

Obrigado.
Sócio nº 2014

rpo.castro

Quote from: BRACARAAUGUSTA on 10 de December de 2013, 01:25
alguém sabe se vai haver alguma coisa na avenida central amanhã e a que horas? ouvi dizer qualquer coisa do ncarvalho

"Nuno Carvalho, candidato da Lista B, vai estar esta manhã numa espécie de 'arruada' pelo centro da cidade, pelas 10 horas, junto ao Café 'A Brasileira'."  Correio do Minho
Quem não sente não é filho de boa gente.

Olho Vivo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 10 de December de 2013, 09:28
Olho Vivo, apenas para esclarecer os pontos que mencionaste:
1) Quando disse que tu disseste que a situação era critica não te queria imputar rigorosamente nada, apenas me recordo de teres introduzido um sinal de alarme nas contas da SAD, algo que no teu ultimo comentário reforças. Para um leigo como eu, o R&C é de dificil leitura, se pessoas que eu tenho em boa consideração pelas opiniões que emitem dizem que a situação é de alto risco, eu assumi que a situação era critica. Má interpretação minha pelo que peço desculpas.
2) Relativamente ao investidor não me recordo do contexto.

Obrigado.


Claro que não tens de pedir desculpas. Não te estava a recriminar nada. Apenas a clarificar a minha posição. O que quis dizer é que, não tendo motivos para alarme (com a informação que tenho que é a que é disponibilizada por SAD e clube), estou preocupado pelos riscos que corremos. E, mesmo para um leigo, é simples perceber o que eu quero dizer. Basta fazer o seguinte exercício: se, com prémios da UEFA de 14 milhões, acrescidos d mais-valias de transferências de 8 milhões, temos lucros de "apenas" 5,5 milhões, isso significa que, se não tivesse havido estas receitas "extraordinárias", apresentaríamos um prejuízo de 16,5 milhões. É evidente que este exercício é muito tosco e não se pode fazer uma extrapolação tão imediata - porque há custos que se "poupam" sem a presença em competições europeias (e.g., prémios, viagens e estadias). Mesmo assim, o que se "poupa" não incorrendo nestes custos, não é de molde a alterar demasiado o panorama. Mesmo assumindo os cortes nos salários mais elevados, não acredito que o nosso "défice" não seja de pelo menos 10 milhões nesta temporada. Este valor tem de ser financiado fundamentalmente por transferências (considerando que o crédito bancário, nesta altura, é algo escasso).

De qualquer forma, em relação a um dos pontos que anteriormente assinalei como podendo ter consequências muito negativas nas contas da SAD, hoje, em entrevista ao Correio do Minho diz o seguinte:

QuoteNo plano das contas, Salvador é peremptório em destacar a palavra "cumpridor" quando se fala do Sporting de Braga. "Tanto é que o Sporting de Braga tinha um valor de dois milhões e duzentos mil euros em contestação às Finanças, sendo que o nosso TOC e revisor de finanças garantiu que nada temos a pagar ­ — e não fui eu que o disse, ao contrário do que chegaram a passar. Neste clube temos um acompanhamento fiscal permanente e já ganhamos algumas contestações deste género nas finanças. No mês passado saiu o decreto-lei (151-A/2013) onde diz que todos os devedores ao Fisco poderiam pagar, sem suportar os juros e multas, e a nossa gestão incide nesta clareza: na semana passada pagámos um milhão 704 mil euros, um montante que não contempla juros e assim liquidámos o valor que reclamam, que seria o valor a pagar se viéssemos a ser condenados e não os dois milhões e duzentos mil euros, poupando assim cerca de 500 mil euros. No entanto a contestação prossegue e se ganharmos o clube será ressarcido como esperamos que vai acontecer", apontou Salvador.

Parece assim que um dos pontos de preocupação - sublinhados pela candidatura de NC - foi ultrapassado com recurso ao "perdão fiscal" (como é erroneamente chamado o diploma que isenta de juros e reduz coimas a quem liquidar dívidas ao Estado em atraso até ao dia 20 deste mês) concedido pelo actual Governo para sacar mais uns cobres e assim poder apresentar números do défice mais "bonitos". Fiquei algo surpreendido porque pensei que a SAD não estaria em condições de abonar os tais quase 2 milhões que o Estado reclama mas que a SAD sustenta não dever. De qualquer forma, havendo essa possibilidade, é uma decisão racional: elimina-se o risco de ter de pagar juros muito elevados, no futuro, e não deixamos de manter a reclamação nos tribunais - que, sendo bem sucedida, resultará na devolução das importâncias agora pagas (quando, é que já será mais problemático). Se AS resolveu actuar desta maneira por pressão da candidatura adversária ou se agiu de acordo com planeado (aproveitando a benesse concedida pelo Estado a todos os contribuintes), não sei. De qualquer forma, vendo com bons olhos a chamada de atenção de NC para este assunto (pode até ter poupado problemas futuros à SAD), a forma não foi a melhor, se eu interpretei bem as suas palavras: é que estes valores estavam realmente reportados no Relatório e Contas (se bem que apenas no Anexo) e não escondidos.

Duarte

Tendo em conta a actual situação desportiva da equipa, NC é pouco inteligente em não adoptar um discurso de mudança de treinador. Iria ganhar muitos votos por aí, junto dos mais distraídos.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

A.COSTA

Quote from: Duarte on 10 de December de 2013, 10:47
Tendo em conta a actual situação desportiva da equipa, NC é pouco inteligente em não adoptar um discurso de mudança de treinador. Iria ganhar muitos votos por aí, junto dos mais distraídos.


Se por um lado seria verdade, pois os mais saturados ou distraídos poderiam votar em tal mudança, por outro lado a equipa precisa de tudo menos dessa instabilidade, uma vez que os resultados positivos urgem E de que maneira ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo


Coelho SCB

Se isto de NC apenas agora regularizou as quotas em altura de eleições, vejo este aproximar do SCB com alguma desconfiança das suas intenções, pois sócio que é sócio não cumpre as suas obrigações só quando convém!


#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

paulop

Se há alguem que não tem moral para falar que nunca tinha visto ninguem da outra lista nas AG é o AS, pois antes de ser presidente ele nunca foi a nenhuma AG... e falar de regularização de quotas é o mesmo.... pois ele fez-se socio um ano antes de de candidatar (e ja agora tem la outro na lista dele que já foi presidente do braga e é benfiquista e na altura fez-se socio do braga no ano em que se candidatou......)... por isso ele não tem moral para agora vir falar sobre isso...


o AS da entrevistas agora so a atacar o NC? apresentar propostas concretas é que ainda nao vi nenhuma...


p.s. nao estou  a defender o NC... até porque nunca votaria nele...... mas é so uma questão de o AS ter que ser coerente com o seu proprio passado

krugger

E se as pessoas nao tiverem memoria curta podem ver que o AS no inicio era presidente da SAD e nao do clube, uma vez que nao era socio e nao o podia ser, so no segundo mandato, se nao estou em erro, é que passou a ser presidente do clube e da SAD, penso que este argumento nao é de todo válido.

Uma coisa que AS ainda nao disse é quem é que vai pagar a "cidade desportiva", se para ele e para a lista dele é "sonhador" e ilusorio alguem arranjar parceiros para investir 20 milhoes, como é que se justifica um investimento bem  mais avultado, outro dado curioso é ainda nao se ter dito quanto é que vai custar, se é para avançar no imediato muita coisa ja tera se ter sido feito, nao acho que se consiga projetar uma cidade desportiva em meia duzia de meses. Depois que garantias é que serao dadas, visto que o Braga praticamente nao tem pratimonio, como é que se vai arranjar financiamento para a construção, por outro lado tb gostaria de saber como é esta cidade desportiva vai ser auto-suficiente, palavras dele, como é que isso é possivel???? e como é que a vamos pagar.
Acho um projecto megalomano, caraças se olhermos internamente nao temos nenhum clube com estas infraestruturas, e temos clubes (3 porquinhos) que têm uma capacidade de endividamento junto da banco que nos nem sonhamos, espero que nao se de um passo bem maior do que a perna, se nao arranjarmos receitas para pagar um investimento desta natureza aí sim hipotecamos o crescimento continuo e sustentado do clube.
Achei tb curioso que depois de se ter levantado o problema do fisco venha AS dizer que pagamos agora 1 milhao e tal de euros, so agora? foi preciso levantar a questao para ela ser parcialmente resolvida?

Estamos em campanha, acho que AS ja visitou e criou mais eventos com os socios nestas ultimas 2 semanas do que nos ultimos 10 anos, é para todos os gostos.

So mais uma questao, em termos de equipa, bem AS mantem o core (Manuel Rodrigues/Hernani Portovedro) da R&N/Carclasse e junta o Fernando Araujo da Sabseg, do outro lado temos nomes como Fernando Torres (Torrestir), Joao Leao (Prebuild) e Carlos Gomes (Leilosoc), se formos a pesar bem em termos de gestao penso que a coisa pende para o Nuno Carvalho, podemos claro tambem juntar aqui o Dr. Romeu Maia, mas aí a balança ja fica desiquilibrada.

A pagina de facebook da candidatura do Nuno Carvalho tambem ja esta on, ontem ja estava, é darem uma vista de olhos e definir opiniões.

Mais do que tudo ja se falou mais do Braga e toda a sua envolvencia do que nunca, aí nao posso concordar com aqueles que dizem que esta campanha nao esta a servir para nada, ou que nao nos dignifica, penso que mais do que tudo espero que o grande vencedor no dia 13 seja o S.C.Braga, e neste momento para mim o mehor para isso acontecer é que ganha Nuno Carvalho, nunca irei esquecer o circo que AS fez aquando da apresentação ou nao da candidatura, ir ao balneario despedir-se dos jogadores e equipa tecnica e depois candidatar-se é lamentavel, é o massajar do ego, todos a pedirem a sua excelencia que reconsidere porque nao há S.C.Braga sem ele, senho Salvador ja existimos há muitas mais decadas do que o seu reinado e continuaremos a estar cá, com ou de preferencia sem o senhor.

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 10 de December de 2013, 10:45
Claro que não tens de pedir desculpas. Não te estava a recriminar nada. Apenas a clarificar a minha posição. O que quis dizer é que, não tendo motivos para alarme (com a informação que tenho que é a que é disponibilizada por SAD e clube), estou preocupado pelos riscos que corremos. E, mesmo para um leigo, é simples perceber o que eu quero dizer. Basta fazer o seguinte exercício: se, com prémios da UEFA de 14 milhões, acrescidos d mais-valias de transferências de 8 milhões, temos lucros de "apenas" 5,5 milhões, isso significa que, se não tivesse havido estas receitas "extraordinárias", apresentaríamos um prejuízo de 16,5 milhões. É evidente que este exercício é muito tosco e não se pode fazer uma extrapolação tão imediata - porque há custos que se "poupam" sem a presença em competições europeias (e.g., prémios, viagens e estadias). Mesmo assim, o que se "poupa" não incorrendo nestes custos, não é de molde a alterar demasiado o panorama. Mesmo assumindo os cortes nos salários mais elevados, não acredito que o nosso "défice" não seja de pelo menos 10 milhões nesta temporada. Este valor tem de ser financiado fundamentalmente por transferências (considerando que o crédito bancário, nesta altura, é algo escasso).
Pegando nas palavras do forista Olho Vivo vou fazer um ligeiro off-topic.
Como o Olho Vivo diz, e não deverá andar longe da verdade, este ano teremos um défice considerável, que necessitará de várias épocas para ser amortizado (se ter em conta eventuais juros).
Ora isto acontece numa época em que houve uma abaixamento do orçamento. Ou seja, mantendo o mesmo orçamento da época passada, teríamos um valor muito superior.

E é aqui que quero chegar. A cada derrota, muitos criticam o desinvestimento feito, a falta da qualidade da equipa, mas se tivéssemos mantido o orçamento, a única coisa certa seriam mais prejuízos, dado que a principal fonte de receitas-Champions-está afastada. Claro que poderiam argumentar que poderiamos ter jogadores mais vendaveis e com melhores resultados desportivos, mas isso é só na teoria (veja se os resultados da época passada vs expectativas no início da mesma).

Voltando ao tópico, quem investe em algo, e este caso num clube de futebol, é para retirar dividendos:
-retorno directo financeiro a partir dos resultados financeiros;
-retorno mediático/ego caso o dinheiro não lhe faça falta (magnatas);
-retorno através da venda de jogadores.

Para as 2 primeiras formas, é necessário dispender de uma avultada quantia de dinheiro, assegurando o controlo da SAD e dotando o clube de meios de forma a conseguir lucros avultados (via champions obrigatoriamente para quase todos os clubes).

Já para a última forma, basta uma quantia mais moderada, já conhecida dos nossos clubes portugueses através dos denominados "fundos de jogadores". Ora para investir 20 M€ no SCB não estou a ver outra hipótese que não esta: troca de 20 M€ por passes dos jogadores, sendo que só vejo esta solução como último recurso (situação financeira grave), porque do que tenho visto da intervenções destes fundos em clubes com a nossa dimensão, as coisas não resultam.


Como ponto final, e lendo aqui algumas intervenções: vamos escolher o próximo presidente em função do que será melhor para o futuro do clube, ou em função de coisas subjectivas como a simpatia, birras, os gostos, ou decisões/posições que melindraram algumas pessoas?
Dito simples: vamos escolher o mais competente ou o mais porreiro?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Olho Vivo

Quote from: krugger on 10 de December de 2013, 13:47
Uma coisa que AS ainda nao disse é quem é que vai pagar a "cidade desportiva", se para ele e para a lista dele é "sonhador" e ilusorio alguem arranjar parceiros para investir 20 milhoes, como é que se justifica um investimento bem  mais avultado, outro dado curioso é ainda nao se ter dito quanto é que vai custar, se é para avançar no imediato muita coisa ja tera se ter sido feito, nao acho que se consiga projetar uma cidade desportiva em meia duzia de meses. Depois que garantias é que serao dadas, visto que o Braga praticamente nao tem pratimonio, como é que se vai arranjar financiamento para a construção, por outro lado tb gostaria de saber como é esta cidade desportiva vai ser auto-suficiente, palavras dele, como é que isso é possivel???? e como é que a vamos pagar.
Acho um projecto megalomano, caraças se olhermos internamente nao temos nenhum clube com estas infraestruturas, e temos clubes (3 porquinhos) que têm uma capacidade de endividamento junto da banco que nos nem sonhamos, espero que nao se de um passo bem maior do que a perna, se nao arranjarmos receitas para pagar um investimento desta natureza aí sim hipotecamos o crescimento continuo e sustentado do clube.


Esta também é uma preocupação minha. Há muita coisa que Salvador não disse:

- o que é a cidade desportiva? Dois ou três campos de treinos? Mais do que isso? Uma estrutura fechada, para o futebol profissional e camadas jovens? Ou uma estrutura aberta, com um espaço acessível a qualquer um (sócios?) para a prática de desporto? Um espaço preparado para o apoio a outras modalidades!?

- quanto custa a sua construção? Como se financia? (Muito importante) quem é o dono da obra - clube ou SAD?

- [talvez a questão mais importante, embora relacionada com a primeira] quais os custos de funcionamento da estrutura (manutenção física, técnicos, funcionários, etc.)?

- quais os ganhos (não necessariamente de natureza económico-financeira) que é expectável retirar da tal cidade desportiva?

Como até agora nada foi dito sobre esta questão, espero que AS, quando tiver o seu projecto pronto a avançar, o apresente à votação em AG, após esclarecimento atempado dos sócios quanto às questões acima indicadas. De outra forma, devem ser os sócios a juntarem-se no sentido de obrigar à realização dessa AG. Um projecto tão determinante (para o bem e para o mal) do futuro do clube tem de ter o consentimento expresso da maioria dos sócios. E é por isso que eu, ainda que alertado para esta questão, julgo que as coisas ainda estarão nas mãos dos sócios. Não ignoro, como é óbvio, o eventual conflito de interesses que se pode vislumbrar nesta iniciativa de AS.

Dito isto, também concordo que a conversa do tempo de sócio e das aventadas outras simpatias clubísticas não serve para definir nada entre estas candidaturas. AS esteve mal em referir-se a essa questão, até porque ele, aquando da sua entrada (para a SAD), não era propriamente um exemplo de fervor clubístico. Era desnecessário!

E, tal como ontem elogiei a candidatura de AS pela utilização da internet na divulgação das suas iniciativas, também o faço em relação à candidatura de NC, agora que também ela se apresenta através do facebook. Parecia-me estranho que as candidaturas não tivessem o cuidado de anunciar as suas iniciativas de campanha a um público o mais alargado possível. Mesmo junto dos jornais, creio que é fácil publicitarem-nas. E não estou a falar em publicidade paga. Jornais desportivos e locais acompanham diariamente as incidências do clube.