News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Pré-época: estágio e jogos de preparação

Started by RIKYSCB, 16 de June de 2013, 14:41

Previous topic - Next topic

Pedro A.

#261
O jogo amigável dos Gverreiros do Minho com o Farense, na quinta-feira, será disputado no Estádio Algarve e não no Estádio São Luís como estava inicialmente previsto. O segundo encontro do SC Braga neste estágio de pré-temporada tem pontapé de saída marcado para as 20 horas.

in http://scbraga.pt/news/futebol/amigavel-com-farense-e-no-estadio-algarve

rnmc

Quote from: jaimeh on 17 de July de 2013, 00:59
Quote from: repost on 16 de July de 2013, 23:31
"Além de se apresentar totalmente remodelada, a equipa arsenalista joga agora em 3x4x3, com três centrais: Douglão, Nuno André Coelho e Herbert."

Isto vindo do jornal OJogo que acompanhou toda a partida!
Até porque não faz sentido nenhum adaptar o Herbert a lateral esquerdo visto que não tem qualidades para fazer essa posição. Um jogador de 1,90 a fazer a lateral esquerda não faz sentido nenhum!
O record provavelmente limitou-se a ver a equipa que jogou e supôs a tática

Pelos vistos estes viram um jogo diferente!!

"Jesualdo Ferreira costuma colocar as suas equipas a jogar em 4x3x3, e tal voltou a verificar-se neste primeiro jogo do Braga. Sem Hugo Viana, o professor deu novas funções a Alan, como interior direito, que com Ruben Micael (com semelhantes funções na esquerda) pautaram o jogo ofensivo da sua equipa, num triângulo fechado defensivamente por Custódio.

Jesualdo Ferreira lançou outro onze para a segunda-parte, mas os princípios de jogo mantiveram-se, bem como o domínio que os bracarenses já detinham no final do período inicial."

Mas foi mesmo em 3x4x3. Vê o terceiro golo! Foi num contra-ataque e quem apareceu para cruzar foi o Baiano, dá a ideia que este estava a jogar no meio campo e não a lateral direito...


(S)oon(C)hampion(B)raga

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Zeus

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

(S)oon(C)hampion(B)raga

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Braga1921

Quote from: easy_scb on 17 de July de 2013, 01:26
Excelente a ideia de adaptar Alan à posição de médio interior. Recordo que com Jesus em Braga, Alan foi mais médio direito do que propriamente extremo. Este recuo no terreno torna-se ainda mais lógico devido à falta de velocidade sendo que Alan pode ser uma excelente opção ao Micael.

Apesar da idade parece-me que Alan poderá ser tão ou mais intenso que o português. Importante é ter em conta duas premissas nesta adaptação:

- parece-me haver lugar no 11 para Micael OU Alan, nunca para os dois em simultâneo. Assumindo que Custódio não é um jogador tão intenso como são por exemplo Matic e Fernando, acho inconcebível um miolo composto por esses três jogadores;

- é necessário que o outro médio interior seja o contra-peso no meio-campo. Luiz Carlos parece-me ter as condições ideais para ser a muleta de Custódio tendo em conta as características de menor intensidade do 3º elemento (Alan ou Micael);

Se o Alan jogar no meio , onde fica o Luis Silva e o Rafa? Ambos têm feito uma grande pré época segundo os jornais... :-\

Carvalhinha

Foram bonitos golos! ;D
A pré-época tem sido positiva.

jaimeh

Quote from: repost on 17 de July de 2013, 01:58
Quote from: jaimeh on 17 de July de 2013, 00:59
Quote from: repost on 16 de July de 2013, 23:31
"Além de se apresentar totalmente remodelada, a equipa arsenalista joga agora em 3x4x3, com três centrais: Douglão, Nuno André Coelho e Herbert."

Isto vindo do jornal OJogo que acompanhou toda a partida!
Até porque não faz sentido nenhum adaptar o Herbert a lateral esquerdo visto que não tem qualidades para fazer essa posição. Um jogador de 1,90 a fazer a lateral esquerda não faz sentido nenhum!
O record provavelmente limitou-se a ver a equipa que jogou e supôs a tática

Pelos vistos estes viram um jogo diferente!!

"Jesualdo Ferreira costuma colocar as suas equipas a jogar em 4x3x3, e tal voltou a verificar-se neste primeiro jogo do Braga. Sem Hugo Viana, o professor deu novas funções a Alan, como interior direito, que com Ruben Micael (com semelhantes funções na esquerda) pautaram o jogo ofensivo da sua equipa, num triângulo fechado defensivamente por Custódio.

Jesualdo Ferreira lançou outro onze para a segunda-parte, mas os princípios de jogo mantiveram-se, bem como o domínio que os bracarenses já detinham no final do período inicial."

Mas foi mesmo em 3x4x3. Vê o terceiro golo! Foi num contra-ataque e quem apareceu para cruzar foi o Baiano, dá a ideia que este estava a jogar no meio campo e não a lateral direito...

:) Deixa para lá!

Hoje ojogo que tu dizes que acompanhou toda a partida diz isto:

"Salvador Agra acelera e leva Pardo à frente
COMO JOGARAM OS NOVOS

Eduardo ]A classe habitual. Isento de culpas no golo, cintilou com uma defesa brilhante a uma bomba de Taylor, suportando bem a pressão do adversário.


Miljkovic Algo escondido no jogo, tentou fechar o flanco direito, embora nem sempre com a eficácia desejada. Precisa de soltar amarras, desinibir-se.

Joãozinho De pé a fundo no acelerador, deu profundidade ao flanco esquerdo, combinando bem com Pardo. Bons cruzamentos.

Salvador Agra É um Fórmula 1 bem afinado. À direita ou à esquerda, manteve um ritmo impressionante. Marcou o canto que resultou no golo de Edinho e assistiu Pardo no segundo, após um roubo de bola.

Pardo Para quem ainda está a apalpar terreno novo, nada mau. Além de ter assinado o 2-1 e de ter dado cabo das pernas de um defesa com um potente remate, o colombiano protagonizou arrancadas interessantes pela esquerda.

Edinho Sabe aparecer no sítio certo a faturar, como se verificou no golo do empate

Herbert Tem pinta de bom central. Descaído sobre a esquerda, não concedeu terreno. "
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

barinho

No JOGO vem confirmar que ontem na 2ª parte jogamos mesmo em 3x4x3.E fazem grandes elogios também à exibição do Rafa na 2ª parte.

sedas

Mais do que o sistema, e apesar de ainda ser muito cedo para dizer isto, o que me parece é que com Jesualdo os jogadores vão saber o que fazer à bola.. Basta ver a primeira jogada do resumo da RTP para perceber que já há alguma noção do que fazer com a bola quando a temos, ao contrário do que acontecia com Peseiro..

Nakamura

#271
Como disse antes, pôr o Alan a interior direito é bem visto (por estar a perder velocidade para render em pleno na ala). Mas concordo 100% com a análise do Easy, e a ajudar Custódio terá que haver um "8", com intensidade defensiva, como Luiz Carlos ou Mauro.
Dois jogadores ofensivos - como Micael e Alan - deixando apenas Custódio para filtrar jogo adversário, parece muito pouco... (não admira que no início do jogo tenham chegado tanto à nossa área... e marcado).
Mas então, ficamos com 3 ou 4 boas opções, todas para o mesmo lugar (10): R.Micael, Alan, Rafa e Luis Silva :(
É pena, tanta qualidade para uma só posição...
Tenho esperança para ver se pelo menos Rafa (que me parece de aproveitar) consegue jogar na posição "8" e assim ganhar mais espaço (não sei se terá essa intensidade de jogo e a capacidade defensiva que se exige, e depois ainda sair ainda a jogar com a qualidade que se lhe reconhece. Não sei se não será demais... mas seria perfeito)!
Nas alas, para já parece que Pardo e Agra estão a dar conta do recado. Edinho também.
Já nas laterais (sobretudo na esquerda) é que ainda não me convenceram (também ainda não vi nada de relevo, só um treino e alguns relatos de jornalistas... Mas do que vi no ano passado de Joãozinho, não chega... terá de evoluir). 
P.S. - Não tenho ouvido falar de Luiz Carlos nesta pré-época. Que é feito dele?

Cmcorreia

Pelo que se tem lido dos ex-treinadores o Luis Silva costuma jogar na posição de médio interior esquerdo. Tanto o treinador do ano passado como o Litos o definem como um box-to-box com grande capacidade física e técnica. Acho que será o mais indicado para fazer a tal posição 8. Rafa é, pelos relatos, um jogador mais avançado e menos dado a processos defensivos.
O Luiz Carlos tem estado lesionado. Para mim e a jogar o que jogava no Paços pode ser muito importante no esquema de Jesualdo.
Cláudio Correia

Bracaraugustano

Oh Nakamura, não dá muito trabalho ir ao site do Braga e ler que o Luiz Carlos está lesionado.

easy_scb

Quote from: Cmcorreia on 17 de July de 2013, 12:44
Pelo que se tem lido dos ex-treinadores o Luis Silva costuma jogar na posição de médio interior esquerdo. Tanto o treinador do ano passado como o Litos o definem como um box-to-box com grande capacidade física e técnica. Acho que será o mais indicado para fazer a tal posição 8. Rafa é, pelos relatos, um jogador mais avançado e menos dado a processos defensivos.
O Luiz Carlos tem estado lesionado. Para mim e a jogar o que jogava no Paços pode ser muito importante no esquema de Jesualdo.

Penso que neste momento o nosso meio-campo tem este perfil:

                      Custódio

Rafa                                           Mauro
Micael                                         Luiz Carlos
Alan                                            Luis Silva

Na minha opinião iremos sofrer bastante se ninguém tiver o discernimento de ver que Mauro não é 6. A necessidade de um trinco para ser alternativa ao Custódio é a nossa mais pronunciada lacuna. A menos que Jesualdo Ferreira consiga moldar Mauro iremos passar dificuldades. Pegando no passado podemos ver que Jesus adaptou bem o Vandinho a 6. Ainda assim uma coisa é adaptar um jogador já calejado e com 28 anos e outra coisa é adaptar um jovem que ainda mal se afirmou na sua posição natural.

Cmcorreia

Se formos ver em termos de características é um facto que não temos ninguém que possa substituir Custódio. Também por isso é que acho que Jesualdo anda a testar novos esquemas táticos.
Penso também que não é possível no quadro atual termos um jogador da mesma qualidade de Custódio mas que fique no banco 90% dos nossos jogos (a ver pela amostra do ano passado).
A alternativa poderá ser algum jogador que jogue na b (talvez Djibril se de facto for nosso ou Nikiema), como recurso acho que Luiz Carlos, Mauro e Luis Silva podem desempenhar o papel.
E não, não tenho medo que etes jogadores tenham menos experiência, a qualidade está lá por isso só têm é de jogar.
Cláudio Correia

Nakamura

Quote from: Bracaraugustano on 17 de July de 2013, 12:52
Oh Nakamura, não dá muito trabalho ir ao site do Braga e ler que o Luiz Carlos está lesionado.

ok, não sabia! Obrigado.
Infelizmente não acho o site do Enorme muito intuitivo... e normalmente obtenho informação aqui!

Sérgio Gonçalves

O 11 que Jesualdo apresentou ontem indica-me que taticamente nada mudou desde a sua primeira passagem por cá. O 4x3x3 mantém-se com a aposta em transições rápidas pelas alas e um meio campo bem preenchido na zona central. Nunca fui muito adepto deste modelo de jogo, por vive claramente da rapidez da execução de alguns dos jogadores e eu prefiro ver a equipa com bola. Iremos ter um upgrade defensivo face ao ano passado, mas no ataque voltaremos a ver ciclistas. Jesualdo é raposa velha, mas honestamente acho estranho com tanta criatividade no meio campo (Micael, Alan e até Rafa) optarmos por um esquema que dá primazia à velocidade dos alas (que estão em excesso). Outra coisa, é curioso ver um meio campo com Alan e Micael, não acredito que joguemos assim mais à frente. Talvez Luiz Carlos entre quando estiver recuperado. Acredito que Micael fique com o lugar e Alan saia, já que este é muito mais vertical do que Alan.

Quanto ao substituto de Custodio, creio que não será necessário ninguém. Jesualdo opta por ter um trinco e um médio interior mais defensivo que estará próximo do trinco. Duvido que sejamos apanhados muitas vezes em inferioridade numérica na defesa e assim a qualidade necessária no trinco será menor, já que terá sempre um parceiro que possa colmatar as suas falhas (é esta a grande vantagem do 4x3x3 do Jesualdo).
Sócio nº 2014

200% Braga - B3

Quote from: easy_scb on 17 de July de 2013, 13:06
Quote from: Cmcorreia on 17 de July de 2013, 12:44
Pelo que se tem lido dos ex-treinadores o Luis Silva costuma jogar na posição de médio interior esquerdo. Tanto o treinador do ano passado como o Litos o definem como um box-to-box com grande capacidade física e técnica. Acho que será o mais indicado para fazer a tal posição 8. Rafa é, pelos relatos, um jogador mais avançado e menos dado a processos defensivos.
O Luiz Carlos tem estado lesionado. Para mim e a jogar o que jogava no Paços pode ser muito importante no esquema de Jesualdo.

Penso que neste momento o nosso meio-campo tem este perfil:

                      Custódio

Rafa                                           Mauro
Micael                                         Luiz Carlos
Alan                                            Luis Silva

Na minha opinião iremos sofrer bastante se ninguém tiver o discernimento de ver que Mauro não é 6. A necessidade de um trinco para ser alternativa ao Custódio é a nossa mais pronunciada lacuna. A menos que Jesualdo Ferreira consiga moldar Mauro iremos passar dificuldades. Pegando no passado podemos ver que Jesus adaptou bem o Vandinho a 6. Ainda assim uma coisa é adaptar um jogador já calejado e com 28 anos e outra coisa é adaptar um jovem que ainda mal se afirmou na sua posição natural.
Para alternativa como 6, não sei até que ponto seria positivo um regresso/recuperação do Andrés Madrid (pensando que voltamos a ter Jesualdo Ferreira), não sei bem é o quão "pacífica" foi a sua saída.

rnmc

O Madrid quando de cá saiu já estava todo estourado! Imagino agora com esta idade. E porque não apostar no Nikiema?