News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Jogo de apresentação - S.C. Braga 2 vs Norwich City 2 - 02/08 - 20h30 - ANÁLISE

Started by Zav, 11 de June de 2013, 15:09

Previous topic - Next topic

sedas

Quote from: Enorme_Guerreiro on 03 de August de 2013, 03:08
Dois jogadores não apresentados: Douglão e Porcellis

Quanto ao resto, não me alongo muito porque já foi tudo dito, apenas deixo o meu 11 base:

GR: Eduardo
DD: Miljkovic (nao me pareceu tao mau como aqui falam, apenas me pareceu algo receoso em se assumir, mas penso que com confiança pode dar nalguma coisa, além de que Baiano fez um jogo ao seu nível: recebe, vira-se logo para trás)
DC: Santos - patrão autêntico!!!
DC: P. Vinicius - lider da defesa
DE: Joãozinho - teve um mau jogo, mas sei que é capaz de muito melhor
MD: Custódio
MC: Luiz Carlos - força e raça a nível defensivo muito importantes no meio-campo, com bom pendor ofensivo também
MC: Micael - Rafa é craque, mas precisa de tempo para se afirmar, e Micael, apesar de irregular, é bom
EE: Pardo - Não percebo as críticas que lhe fizeram hoje, não desgostei, é potente...
ED: Agra - autêntica "mota" endiabrada
PL: Éder - enquanto este tá coxo, entre Edinho e Yazalde, do que vi hoje: Yazalde

Neste onze faria apenas 2 trocas.

Trocaria Ruben Micael por Alan.. O Micael tem fogachos mas o Alan pode ser melhor organizador e tendo Luis Carlos no apoio a Custódio o nosso capitão jogando mais livre pode fazer a diferença. Basta ver que na primeira parte os nossos melhores lances foram do lado direito quando lá coincidiram Alan e Salvador Agra..

Para além disto desde que cá chegou o Alan nunca fez grandes jogos nas pré-épocas. Foi começando devagar e depois explodia durante a época, tem sido sempre em crescendo..

A outra troca que faria (apesar de saber que será criticada no Forum) era Pardo por Hélder Barbosa..

Continuo a achar que com um bom treinador o Hélder Barbosa pode ser muito importante na equipa, e ontem entrou muito bem ajudando também a construir jogo com passes a rasgar, algo que raramente fez com Jardim (que o queria mais como muleta do Lima) e nunca fez com Peseiro (que o ostracizou). Ontem mostrou novamente que tem uma boa capacidade de passe e de cruzamento.. Se o Jesualdo estiver em cima dele e lhe controlar algum do individualismo pode fazer dele imprescindível na equipa..

Enquanto Éder está magoado o lugar de ponta-de-lança vai depender da forma como o Jesualdo quiser a equipa.. Se quiser jogar mais flanqueado com os Alas a rasgar e a cruzar para a área (como tentou fazer na primeira parte) joga Edinho que é um jogador mais posicional, se quiser jogar com um avançado mais móvel joga Yazalde.

A questão é que colocando Yazalde em campo não poderá jogar com um extremo-puro como é Agra pois vão chocar no mesmo espaço várias vezes ficando a faltar alguém no centro do campo..

Lateralus

Acho que já foi tudo devidamente dissecado, mas nunca é de mais recordar que este é um "ano zero" e que vai demorar uns meses mais até a equipa assimilar os processos todos. Logo, espero que os nossos adeptos sejam um pouco mais realistas com as exigências que fazem à equipa e que não comecem logo a assobiar ao primeiro erro ou desaire. A primeira parte deixou preocupações. A segunda, esperança. E ainda bem que assim foi, pois permite ao Jesualdo (espero eu) repensar as suas opções.

De resto, dar os parabéns a quem organizou a cerimónia de apresentação. Apesar de ter falhado o som, acho que já ninguém se pode queixar de que andamos a "esconder" a Taça da Liga. Uma apresentação exemplar do troféu.


sedas

Já agora mesmo na primeira parte em que jogamos manifestamente mal, na minha opinião apenas por faltar pressão sobre o adversário (algo que as entradas na equipa de Luis Carlos e Santos penso que resolverão) percebeu-se que as coisas mudaram bastante...

A saída de bola já é feita maioritariamente pelas alas e com critério e não ao toque para o lado e pontapé para a frente quer dos centrais quer do Guarda-redes como acontecia o ano passado..

Para além disto ficou demonstrado que mesmo jogando em 4-3-3 podemos jogar tacticamente de várias formas. Gostei particularmente da forma como acabamos o jogo com uma linha recta no meio-campo (Mauro- Luis Carlos- Rafa) e com os alas mais recuados a ajudarem a defender mas a explodirem rápido para o ataque quando tínhamos a bola.

Neste aspecto penso que estaremos a anos-luz da época anterior... Este ano temos treinador ao contrário do que aconteceu o ano passado..

Bracaro Augusto

Gostei, no geral, de tudo...Ainda faltam limar algumas arestas, mas estamos no caminho certo ! Contudo, seria muito que o Kléber viesse ! ;)
BRAGA SEMPRE !!!

Nakamura

Partindo de anteriores análises com quem concordo (acho que são quase todas unânimes), e, em particular das observações do Olho Vivo, junto mais algumas reflexões:
- na minha anterior análise esqueci-me injustamente de MAURO. Não é surpresa para mim: há muito que venho dizendo que Mauro e Santos são duas jóias em bruto, que não podem ser condicionados pelo facto de provirem da nossa equipa B! Aliás, como disse repetidas vezes, estes 2 exemplos valorizam e certificam essa nossa opção de manter uma equipa B.
Mauro é um caso muito sério, cada vez mais uma opção real a Custódio: ainda perde para Custódio em experiência, em fluidez e saída de bola, e em jogo aéreo na área adversária. Mas também tem pontos fortíssimos em que porventura ultrapassará o próprio Custódio, nomeadamente naquela que é a sua marca registada: a capacidade de ser agressivo e de forma limpinha (sem fazer faltas, como era expoente máximo o Vandinho), e a intensidade com que se empenha no jogo. Ainda não  consegui apreciar bem a sua capacidade em ajudar nas bolas aéreas, quer defensivas, quer ofensivas.
Custódio  leva vantagem, mas Mauro está também aí! O que são excelentes notícias.

- Outro miúdo que está a marcar pontos é o LUIS SILVA. Bons pés, boa visão de jogo, grande entrega. Uma boa opção. Jogou muito bem com Rafa.

- Por último, um jogador que aprecio muito, mas que sei que não agrada  particularmente a muitos foristas: HÉLDER BARBOSA! Já aqui no fórum tenho defendido inúmeras vezes o H. Barbosa, e até o Elderson, por argumentos muito idênticos: são jogadores que apesar de não serem foras-de-série são bons jogadores, que dão tudo pela equipa e cumprem no essencial com a sua função. Basta ver que quando jogava esta dupla na esquerda Elderson - H. Barbosa esse flanco defendia com capacidade e, por aí a equipa fechava e ficava equilibrada.
Isto porque Hélder Barbosa tem uma enorme qualidade que vejo poucos foristas reconhecerem: vem SEMPRE gastar energias atrás para ajudar o seu lateral, ajudando a equilibrar a equipa. Naturalmente que isso tem um custo, e, muitas vezes, não tem as pilhas todas que deveria ter para desequilibrar na frente. Mas há que reconhecer esse esforço ao Hélder Barbosa que é um esforço não individualista mas sim em prol da equipa!
E basta ver os alas da primeira parte de ontem para se ter a comparação...
São muitas vezes estes esforços táticos em prol do coletivo que muita gente não consegue notar e valorizar.

É aqui que retomo a análise do Olho Vivo - com a qual concordo em absoluto:
sendo certo que temos muitos alas "bons mas não decisivos", eu, na tua interrogação para a ala esquerda, apostava (com este grupo de jogadores) no H. Barbosa, pelos motivos acima referidos.

Mas a grande questão deste Braga será mais complicada:
é que tem miúdos a explodir, e muitos para a mesma posição, barrados por jogadores consagrados, sendo que há posições sem ninguém com qualidade garantida.

Assim, quando se falou em "fim-de-ciclo", e percebendo que o clube tem sempre que manter  referências mínimas no balneário, eu aproveitaria os dias até ao fim de mercado para alguns ajustes...

- como disse acima, acho um erro vender Douglão, e, sobretudo, Elderson, que são dois jogadores essenciais em posições deficitárias. Se a saída de Douglão poderá ser minimamente compensada pela dupla Santos-P.Vinicius a verdade é que a dupla de centrais com Douglão seria melhor. Mas a saída de Elderson então... deixava dois buracões nas laterais;
- já p.ex. se houvesse uma boa oferta era de ponderar a venda de Micael (tem muitos miúdos de classe a assediar-lhe o lugar e sendo um jogador de classe internacional a situação é má para ele e para os miúdos Rafa e Luis Silva). Mesmo Alan (temos como referências no balneário P. Vinicius, Custódio e até recuperámos o Eduardo), a não ser que o eterno capitão Alan compreenda que nesta fase começará um novo ciclo em que mais do que jogar a sua tarefa passará por apoiar e formar os novos miúdos).

Assim, em vez de ponderar a venda de jogadores essenciais como Elderson ou Douglão, eu ponderaria era a venda de alguns jogadores "consagrados" acima referidos: entrava dinheiros e seria mais fácil estabilizar o plantel. Era a implementação do tal "fim-de-ciclo".
Seria quase toda uma nova equipa, mas ainda com referências (Eduardo, P. Vinicius, Custódio), mas essencialmente com muitos miúdos novos com grande classe e intensidade, com ambição de pegar no estatuto deste clube e atingir patamares ainda mais altos.

Estamos numa altura de escolhas decisivas: vender jogadores de posições "sem excelentes soluções alternativas", como Elderson, Douglão, ou Éder, será afundar o rendimento desportivo da equipa, comprometendo irremediavelmente os seus objetivos.
Como já disse várias vezes esta pré-época, acho que a Direção não tem conseguido isso, e tem construído um plantel com muitos jogadores, mas desequilibrado (muitos bons jogadores mas no essencial para a atropelarem-se todos na mesma zona do terreno).

P.ex. não sei se vão gastar o dinheirão que se diz por uma percentagem do passe do Kléber: eu, mesmo achando que Yazalde não é aquele jogador decisivo na frente que eu gostaria, preocupar-me-ia em recuperar e ficar com Éder e ficar com Yazalde como alternativa (acho que conseguirá assegurar os mínimos).
Aproveitava o dinheiro do Kléber para reforçar outras posições do terreno bem mais necessitadas.

Edinho seria a terceira escolha e não acredito que seja a primeira escolha só porque foi recomendado pelo treinador: o Prof. pode tê-lo recomendado - a ele e a Joãozinho - na perspetiva de serem pessoas de confiança com as quais conta para lutar pela titularidade, mas que serão "bem comportados" e pessoas de confiança no caso de terem que ser meras alternativas a serem lançados pontualmente, sem desestabilizarem o grupo.

Por último uma referência importante: já ouvi quem comentasse que somos favoritos ao 3.º lugar.
Parece que há aqui muita gente desatenta... O Zzbording tem esta época um excente treinador e continua com jogadores de enorme classe!! Olhem bem para o plantel deles (Rui Patricio/Marcelo Boeck; Jefferson, Evaldo, Eric Dier, Tiago Iloro, Cedric Soares, Adrien Silva, André Santos, Diego Capell, Carillo, Wilson Eduardo, etc). Há aqui muito boa gente a jogar bem à bola, que com um excelente treinador...
Não vai ser nada, nada facil!
Desenganem-se aqueles que pensam que vamos ter outra vez o Zzzzbording fraco dos últimos anos!
Basta ver a organização e princípios de jogo que já vão mostrando nesta pré-época.
Mas no Torneio do Guadiana já vai dar para medir qualquer coisa quando jogarmos com eles - muita gente aqui se calhar vai ter uma surpresa.
Continuo a achar que não lhes ficamos atrás em jogadores e treinador! Mas vai ser uma luta...

P.S. - Depois do que tenho visto, só digo: "graças a Deus que conseguimos a vinda do Rafa". Percebo a importância da novela que tivemos: é que o Rafa assentava como uma luva naquela equipa deles onde a posição deficitária (ao contrário da nossa) é a ausência de um 10 de classe  ;)
 

JotaCC

Duas partes distintas, na primeira faltou alguem que faça o papel do Hugo Viana , porque o se o Micael fez de Mossoro, o Alan tem de baixar mais para receber do Custodio, falta de rotina, não gostei do defesa direito acho melhor o Baiano, Joaozinho e Coelho falta de entendimento. Agra começou bem até querer fazer tudo sozinho, Edinho não dá mais e Pardo mais ritmo. Na segundo sangue novo e tudo diferente Luis Carlos e Rafa a mandar Santos a dar segurança atrás e tambem gostri do Luis Silva jogou pouco infelizmente mas demonstrou raça, Yazalde bem sem medo de ir para cima dos defesas e nota-se que não é jogador de area mas muito bem.


Dito isto o meu proximo onze seria este:

                                       Eduardo
Baiano         P.Vinucius              Santos              Joaozinho

                                    Custodio
                Luis Carlos
                                                  R.Micael

         Rafa              Yazalde                Agra

Isto é uma primeira analise claro espero que quem esteve pior que melhor bastante e quem esta bem que continue assim e sem duvida de precisamos de um matador um fixo na area.

DeBarceloscomAmor <3

Não há resumo?!

Trabalhei e não pude ir, já vi que perdi uma festa bonita  :-\

rnmc

Eu não percebo como é que vocês, que quase de certeza não viram mais que dois jogos, conseguem vir criticar jogadores e escolher onzes com base num jogo de APRESENTAÇÃO!
Na segunda parte só deu para ver que os suplentes do Braga foram melhores que os suplentes do Norwich, porque se fosse a equipa da segunda parte a jogar a primeira se calhar não faziam metade! Deu ainda para ver que os jogadores do Norwich estavam mais rápidos, o que provavelmente se deve à fase de pré-época em que estão. Dois treinos a mais, dois treinos a menos fazem logo toda a diferença...

Rubén Micael e Alan só começaram a jogar assim há um mês, Pardo só começou a jogar na Europa há um mês e etc.

É preciso ter calma...

Armando Coelho

Não gostaria de fazer uma análise demasiado exaustiva no 1º jogo a que tive oportunidade de assistir, pelo menos em relação aos mais novos.
Num jogo com duas partes completamente distintas, muito melhor a 2ª parte do que a 1ª em que nem se viu o Braga em campo. É deveras preocupante a fragilidade das 4 opções para as laterais defensivas.

Eduardo: 3 Estreia infeliz, fica ligado ao 2º golo dos ingleses.. Espero muito mais.

Aleksander: 2Vou-lhe dar o benefício da dúvida, mas não me parece capaz de muito melhor.

P.Vinicius: 2Pelo golo marcado, caso contrário. Inexistente a defender.

NAC: 3 Um pouco melhor do que P.Vinicius a defender. Sei que não é fácil destacar-se com um colega de sector a demomstrar tanta inépcia defensiva, mas tinha obrigação de fazer muito melhor.

Joãozinho: 2  Sei que é novo na equipa, mas apenas veio confirmar a opinião que tinha acerca dele. Muito fraco a defender. Que saudades de Elderson:

Custódio: 5 Sei que é muito complicado ser o único elemento defensivo no meio campo em que actuou, mas já o vi fazer muito melhor.

Alan: 3Apesar da já evidente falta de velocidade para actuar nas alas, ainda assim, parece-me que seria mais útil. Veremos se o futuro dará razão a Jesualdo Ferreira em querer colocá-lo a interior.

R.Micael: 4 Também ele denotou sérias dificuldades na sua nova tarefa, ainda assim, melhor que Alan. Outro sobre o qual o futuro dirá se a aposta é acertada.

S.Agra: 4 Outro que a exemplo de Joãozinho, apenas confirmou a ideia que tinha acerca dele. Muito voluntarioso, muita correria e pouco ou nenhum discernimento. A rever.

Pardo: 3 Mais um que não confirmou as expectativas nele depositadas. Talvez fruto da estreia perante a massa associativa, esteve demasiado tímido com a bola nos pés.

Edinho: 2 Também ele confirmou os meus piores receios. Não entendo como se emprestou o Zé Luis para apostar no Edinho. Um mistério para o qual apenas Jesualdo terá resposta.

Baiano 3 Um pouco melhor que o sérvio, mas teima em confirmar faltarem-lhe atributos para ser o lateral que o Braga precisa.

Santos 8 Que dupla poderia fazer caso Douglão permanecesse. Era de longe preferível despachar o P.Vinicius e poupar o salários do mesmo para manter o Douglão, do que ir ao mercado à procura duma aposta no escuro. Este, é o verdadeiro patrão da defesa do Braga. A partir da sua entrada, a defesa do Braga transformou-se completamente.

Luis Carlos[/b] 7 Outro que confirmou aquilo que esperava com a sua entrada em campo, só que este, com destaque pela positiva, em relação a outros que já conhecia da liga. Tem obrigatoriamente que jogar no meio campo do Braga, seja com quem fôr. Defende e ataca com a mesma mestria.

Luis Silva 6 No pouco tempo que esteve em campo, demonstrou argumentos para discutir oum lugar na equipa. Bom toque de bola e muito bem a pressionar mais à frente e a criar enormes dificuldades ao Norwich.

Mauro 8 Que jogão. A partir da sua entrada, acabaram as facilidades para o Norwich. Raça, pulmão, agressividade, não dá uma bola por perdida e mete o pé quando os outros saltam. Juntamente com Luis Carlos e Luis Silva, dinamizaram positivamente o meio campo do Braga.
Cuida-te Custódio que não vais ter vida fácil.

Rafa 8 Cheguei a questionar tanto empenho por parte da nossa direcção em querer contratar um jogador que nunca tinha visto jogar. Talvez a melhor resposta esteja na sua actuação na noite de ontem. Fiquei agradavelmente surpreendido como seu enorme potencial, mais umas exibições assim e fico completamente rendido. Grande técnica e velocidade e muita classe. A confirmar o que demonstrou ontem e será um caso sério do futebol português que nos poderá render muitas alegrias e milhões.

Yazalde 6 Na ausencia de Éder, tem obrigatoriamente que ser titular. Não que tenha deslumbrado, mas em comparação com Edinho é titular de caras, e quem sabe se com o tempo até não nos poderá também ele surpreender positivamente. Basta começar a marcar uns golitos.

Helder Barbosa 5 A exemplo do passado, mostrou coisas boas com decisões inconsequentes, perdendo-se em malabarismos desnecessários. Talvez por isso nunca vemha a confirmar o que muitos lhe auguravam. Ainda assim, melhor que os da 1ª parte.

João Pedro 5 A cada jogo que passa, parece estar a perder aquela aura com que chegou a meio da época passada. Á imagem de Barbosa, também ele demonstrou decisões inconsequentres.


Este jogo demonstrou acima de tudo, que estamos muito mal servidos de laterais. Em vez de andarmos a procurar poupar uns cobres com o ordenado de alguns jogadores com provas dadas e partirmos à procura de alternativas desconhecidas e mais baratas, deviamos isso sim, procurar alternativas credíveis para as laterais e despachar outros que são cada vez menos, verdadeiras alternativas.

barinho

Também acho injusto certas avaliações apenas por um jogo.O Agra tem vindo a ser o melhor jogador na pré-época,parece-me injusto por um jogo menos bom dizer que já não tem qualidade para ser titular,assim como Pardo.Para além de que o PV continua a ser dos jogadores mais subvalorizados que já vi passar por cá.

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

PAF

Sendo um jogo normal de pré época e de apresentação e sem grandes exigências por parte do público, não se pode deixar de considerar que a 1ªparte foi má de mais. Faltou tudo, foi um déjà vu da época passada, um filme visto vezes de mais. Pouca ou nenhuma defesa um meio campo lento e até o ataque me pareceu para pior, só igual os tradicionais falhanços que nos custaram muitos pontos na época passada.

Na 2ªparte com ou sem suplentes pelo menos vimos vontade e num jogo destes é o que pelo menos se pede.

Não vale a pena analisar jogador a jogador, isto foi apenas um jogo, provavelmente nem Rafa será tão bom como pareceu, nem Joãozinho será tão mau.

Só um reparo para Alan, um gajo que passou a vida na linha, não pode aos 33 anos ir jogar para o meio, sem qualquer tipo de rotina, mais ainda quando o motivo alegado é a falta de velocidade! Sem velocidade no meio (Micael não é dos mais rápidos e por cima prende-e à bola) somos comidos vivos pela maior parte das equipas mesmo da nossa mediana liga. Ontem o Norwich  foi um bom teste nesse aspecto, com o meio campo deles a jogar com grande intensidade raramente conseguimos sair a jogar.

No final a festa, de bom nível tal como no ano passado, finalmente com apresentação da taça da Liga (mais vale tarde que nunca) como é devido e com o devido valor. (acho que podia e devia ter sido usada como lançamento da nova época em termos de imagem).
Destaque também para público, 14700 parece-me bom dentro da nossa realidade, embora com muitos bilhetes oferecidos (acho que nunca vi tanta mulher no estádio), era o ideal para a época, mas infelizmente devemos andar um pouco mais que a metade.

ComContaPesoEMedida

Quote from: GALEGO on 03 de August de 2013, 02:00
.... E resume a filosofía do professor Jesualdo que sabe bem, muito bem, que no futebol faise muitas vezes presente o dito aquel que indica : "até o rabo, todo é touro",  .......

Que susto, amigo Galego!!!

Por momentos, pensei que o «Toureiro» ainda cá estava!!!

Magicobraga

Quote from: SCB - 4 ever on 03 de August de 2013, 00:35
Atenção ao Mauro...

O Mauro esta a tornar-se num caso serio, nao tem medo de por o pé, é desses que eu gosto.

jcunha1745

Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de August de 2013, 14:07
Quote from: GALEGO on 03 de August de 2013, 02:00
.... E resume a filosofía do professor Jesualdo que sabe bem, muito bem, que no futebol faise muitas vezes presente o dito aquel que indica : "até o rabo, todo é touro",  .......

Que susto, amigo Galego!!!

Por momentos, pensei que o «Toureiro» ainda cá estava!!!

http://www.rtp.pt/play/p764/e125242/jornal-meio-dia

As 12:30 do jornal.

Luso

Quote from: Diogo Oliveira on 03 de August de 2013, 04:02
O que é que dizia na faixa da Poente Superior?
"Para que depois não digam que nao sabiam ficam a saber, mostrar raça e suor é o vosso dever." Qualquer coisa como isto.

Lipeste

Primeira parte muito fraca onde ficaram expostas as nossas debilidades defensivas principalmente por parte dos nossos laterais e NAC, Eduardo também esteve mal no segundo golo dos "canarios"...muita falta de agressividade e ausência de consistência no miolo, Micael e Alan, em minha opinião, não podem jogar no mesmo onze (miolo).

Na segunda parte, espetacular, parece ter ficado comprovado que JF deve construir o onze não em função dos nomes e estatuto mas sim de acordo com a qualidade individual e consistência colectiva que cada jogador pode oferecer ao onze, nessa medida ficou claro que L. Carlos deverá fazer parte dos onze eleitos e que Rafa, jogador que vi jogar pela primeira vez, tem tudo para colocar Micael em sentido e até, com o tempo, roubar-lhe o lugar...exceptuando as laterais defensivas e ponta de lança, em virtude da ausência de Éder, temos excelentes soluções e muitas delas com elevada margem de progressão.

O meu onze ideal:

Eduardo
Elderson (talvez fosse boa ideia mante-lo no plantel ou então ir ao mercado, Joãozinho é inferior mas parece ser o fetiche de JF)
P. Vinícius
Santos
Baiano (à falta de melhor solução)
Custódio
L. Carlos
Micael/Rafa???
Pardo
Agra
Éder (Edinho e Yazalde que fez um bom jogo não dão garantias de golo, precisamos claramente de mais uma solução)

Mais Norte

Tivemos uma apresentação contra uma equipa que sabe jogar futebol. E fá-lo com muita qualidade.

Com um meio campo forte, defesa e linha média próximas e compactas, dois avançados muito rápidos e pronto. Chegou para pôr a nossa equipa em sentido. Um 4x4x2 como mandam as regras.

Bem sei que estamos no princípio, que muita água vai rolar e que alguns ajustamentos vão ser feitos mas, face ao que aconteceu ontem, o certo é que na primeira parte levámos um autêntico banho de bola e revelámos uma total falta de ideias/fio de jogo.

Partilho, com a esmagadora maioria dos fóristas, várias ideias negativas sobre a prestação dos jogadores e da equipa no primeiro tempo:

- Eduardo não pode cometer erros como o que cometeu. Lamentável.

- Laterais muito mal: Joãozinho uma auto-estrada, Aleksander sem velocidade e falta de posiocionamentso. Só espero que Elderson fique (é melhor do que todos eles). Baiano, ainda assim, na minha opinião, não esteve muito mal na segunda parte. Aguardemos e façamos votos para que Joãozinho e Aleksander evoluam positivamente.

Centrais perdidos no confronto com os ingleses que os apanhavam sempre em velocidade.

Um dos golos é uma falha colectiva de posicionamento de toda a defesa que acaba por colocar o avançado inglês em jogo (embora seja um excelente passe).

- Meio-Campo: Jesualdo não pode insistir naquela linha média. NÃO ACREDITO QUE POSSA FUNCIONAR. Pelo menos contra equipas de mediana categoria e superiores. Foi integralmente "comida" pelo meio-campo dos ingleses com quatro elementos (por vezes cinco). R. Micael, Alan e Custódio, em conjunto, defendem muito mal e não conseguem construir uma única jogada. Estiveram à deriva e perderam a batalha contra o meio campo adversário.

- Edinho, lutador como sempre, esteve completamente desacompanhado e não sendo um jogador com técnica acaba por não acrescentar quase nada numa equipa que também não lhe fornece bolas jogáveis. Parece-me que é empurrado no cabeceamento em que falha um golo.

- Agra e Pardo, que para mim continuam a ser duas boas apostas, não estiveram bem e não foram desequilibradores. 

E agora vamos ao melhor, mesmo tendo em atenção que "as segundas linhas" entraram frescas e que os ingleses só fizeram três substituições ao intervalo.

Foi um gosto ver os primeiros 25/30 minutos do segundo tempo. Técnica, movimentos libertos, imaginação, jogo a toda a largura do campo, combinações inteligentes.

Bom futebol.

Assim:

- P. Vinícius e Santos deverão ser os centrais titulares (caso não venha ninguém que entre de caras no onze)

- Mauro esteve muito bem e Luís Silva mostrou a qualidade que eu já lhe conhecia. São dois jogadores que dão garantias quando entram na equipa. Acredito que, no futuro, poderão chegar a titulares.

- Yazalde mostrou argumentos que o podem manter em Braga. Com mais jogos nas pernas acredito que temos jogador. Hélder Barbosa também esteve bem (claro que complica muitas vezes mas mostrou alguma inspiração).

- João Pedro não acrescentou muito e Florent pelo menos defende com "raiva".

- Por fim, Luís Carlos e Rafa, em minha opinião, os nossos dois melhores jogadores em campo. A jogada do segundo golo é magnífica.

Luís Carlos faz circular a bola como mais nenhum jogador da nossa equipa o consegue fazer. Além disso tem poder de choque, avança, recua e distribui como um verdadeiro jogador do meio-campo. Fez-me lembrar Salino pela disponibilidade que demonstra para o jogo. Nada que não soubéssemos. Tem que ser titular e mal andaremos se não for.

Rafa é a nota artística e o desequilíbrio. Claro que é só um jogo mas quem já o tinha visto jogar sabe do que é capaz. Assim se possa adaptar a um tipo de competição muito mais acesa. Vai ser massacrado pelos adversários. A jogar numa posição que não é a sua preferida criou roturas, combinando bem com outros jogadores, roturas essas que massacraram e intranquilizaram  a defesa do Norwich.

Neste momento, e isto vale o que vale, já se sabe, e pelas prestações de ontem, a minha equipa seria, caso o 4X3X3 subsista (como parece que vai acontecer):
                                                                 
                                                               Eduardo

Baiano                     P. Vinícius                                     Santos                  Florent(Elderson se ficar)
                                                                Custódio 
                                          Luís Carlos                             R. Micael
   Rafa                                                       Yazalde                                                       Agra





Arsenalista

Relativamente ao jogo de ontem, fiquei um pouco desiludido com os nossos flanqueadores, tanto S. Agra como Pardo, foi a primeira vez que os vi jogar, e depois daquilo que tinha lido sobre as suas prestações em jogos anteriores, ficaram um pouco aquém, mas foi só um jogo. Pareceram-me dois foguetes, muita velocidade mas pouco acerto, com tempo e bem trabalhados poderão dar outro contributo à equipa. Se assim não for penso que até deveria ser ponderado voltar a colocar Alan nas alas.

Os laterais tb me desiludiram, é de repensar a venda de Elderson e com o servio a jogar assim, Baiano terá certamente mais oportunidades.

Na faixa central da defesa Santos voltou a mostrar que tem lugar a titular, deixando em aberto a opção para outro central.

No meio campo temos mais soluções, fiquei bem impressionado com os novos reforços para este sector, sendo que Mauro fará sombra de Custódio, e Luis Carlos a meu ver tem lugar no onze, depois Micael e Rafa poderão lutar por um lugar ou até jogar em conjunto, vamos ver.

Na frente de ataque, nesta fase apostava em Yazalde, mas fico com pena de não ter Zé Luis no plantel, penso que teria uma palavra a dizer nesta discussão...

Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Polytre

Compreendo as criticas que tem sido feitas aqui ao Joãozinho e ao Miljkovic, pois estiveram claramente mal, mas acho que não os podemos cruxificar por causa de um jogo em que na primeira parte ninguém esteve bem!
Tanto um como o outro, tiveram um trabalho muito dificil pois estavam constantemente a "levar" com o extremo em cima, a quem se juntava o lateral e muitas vezes um médio, e não tinham apoio nenhum!

Quando meio campo não pressiona, não defende nem apoia, que não corre é muito dificil seja para quem for fazer um bom jogo! E isso viu-se na segunda-parte!

O Joãozinho continuou no segundo tempo na equipa e não tenho nada a apontar-lhe durante esse tempo, e acho que nenhum de vocês tem! Parecia um jogador diferente, muita mais seguro a defender e a atacar!