News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de Verão 13/14 (Resumo 1º página) [IN: 108 (27) / OUT: 58 (47)]

Started by brigada da relote, 01 de March de 2013, 00:08

Previous topic - Next topic

GALEGO

Quote from: Braga Winner on 03 de September de 2013, 08:59
Não deixa de ser um video da internet, mas que deixa agua na boca, ai isso deixa...

Cuidado Mauro e Custodio porque o que vem aí é muito bom mesmo, lol..... ;D ;D ;D

http://youtu.be/cFRBlvt0AHU

SENDO O QUE É, UM VIDEO, e todos sabemos que...
há uma coisa muito importante : o Vukcevic tem uma grande facilidade para "abanicar" o jogo e ampliar o campo...
movimenta a bola com facilidade, com pases longos, cambios de jogo, á esquerda, a dereita... algo que desde que partiu o Hugo Viana já nao temos, salvo alguna pequena coisa com o Allan, mas o Micael nem por um asomo tem aquela capacidade do Viana para dar esses pases rápidos e longos que sao verdadeiras aperturas no contragolpe... Este rapaz parece que tem essa virtude.
vamos ver...

ombaiz

Quote from: GALEGO on 03 de September de 2013, 09:53
Quote from: Braga Winner on 03 de September de 2013, 08:59
Não deixa de ser um video da internet, mas que deixa agua na boca, ai isso deixa...

Cuidado Mauro e Custodio porque o que vem aí é muito bom mesmo, lol..... ;D ;D ;D

http://youtu.be/cFRBlvt0AHU

SENDO O QUE É, UM VIDEO, e todos sabemos que...
há uma coisa muito importante : o Vukcevic tem uma grande facilidade para "abanicar" o jogo e ampliar o campo...
movimenta a bola com facilidade, com pases longos, cambios de jogo, á esquerda, a dereita... algo que desde que partiu o Hugo Viana já nao temos, salvo alguna pequena coisa com o Allan, mas o Micael nem por um asomo tem aquela capacidade do Viana para dar esses pases rápidos e longos que sao verdadeiras aperturas no contragolpe... Este rapaz parece que tem essa virtude.
vamos ver...

Se o número na camisola jogasse à bola, e este jogasse tanto como o nosso antigo 23 nos seus tempos de glórias estavamos mais que bem servidos!!!

Sá Pinto

Quote from: miguel_afonso on 03 de September de 2013, 08:27
Bem gostei do fim do mercado:

- Recebemos um lateral esquerdo internacional Nigeriano campeão Africano
- Recebemos um trinco internacional Português que ainda esteve no ultimo europeu.
- Recebemos ainda um sub-21 Montenegrino que me parece muito bom jogador.


Ficou a faltar apenas um central!

Eu sei que o NAC não conta, mas ainda temos Sasso, Paulo Vinícius, Santos e Custódio que sempre fez bem o lugar, além da equipa B e do próprio Elderson ou até Djamal, para três competições, têm de chegar!
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

lezani

Quote from: magicobragarui on 03 de September de 2013, 04:25
Quote from: PMPF on 03 de September de 2013, 03:19
O Djamal podia ser adaptado a central. Visto que não terá lugar a trinco podia perfeitamente testado a central.

Ou então não sei como ouvi dizer que os bares dentro do estádio precisam de gente!  :-X ;D

já agora também podiam ir para lá muitos adeptos.

Sempre digo que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda estou para conseguir ver em que é que o Mauro é melhor do que o Djamal. É mais novo, em contra partida o Djamal é muito melhor no jogo aéreo. Criticavam o Djamal porque não jogava para a frente que é precisamente o que o Mauro faz. Mas pronto cada um vê o que vê.
Outro exemplo é o Rafa, atenção que acho que tem grandes capacidades, rendimento tem sido fraco no entanto parece que eu é que vejo mal e ele tem jogado muito bem.
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

PAF

Convém não esquecer que o mercado não está fechado para saídas mais ainda em mercados que facilmente podem cá vir e certamente até virão.

rpo.castro

Quote from: lezani on 03 de September de 2013, 11:06
Quote from: magicobragarui on 03 de September de 2013, 04:25
Quote from: PMPF on 03 de September de 2013, 03:19
O Djamal podia ser adaptado a central. Visto que não terá lugar a trinco podia perfeitamente testado a central.

Ou então não sei como ouvi dizer que os bares dentro do estádio precisam de gente!  :-X ;D

já agora também podiam ir para lá muitos adeptos.

Sempre digo que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda estou para conseguir ver em que é que o Mauro é melhor do que o Djamal. É mais novo, em contra partida o Djamal é muito melhor no jogo aéreo. Criticavam o Djamal porque não jogava para a frente que é precisamente o que o Mauro faz. Mas pronto cada um vê o que vê.
Outro exemplo é o Rafa, atenção que acho que tem grandes capacidades, rendimento tem sido fraco no entanto parece que eu é que vejo mal e ele tem jogado muito bem.
Deves estar a ver muito mal.
Comparar Mauro a Djamal e dizer que o brasileiro não é melhor é de bradar aos céus!
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pé Ligeiro

Quote from: lezani on 03 de September de 2013, 11:06
Quote from: magicobragarui on 03 de September de 2013, 04:25
Quote from: PMPF on 03 de September de 2013, 03:19
O Djamal podia ser adaptado a central. Visto que não terá lugar a trinco podia perfeitamente testado a central.

Ou então não sei como ouvi dizer que os bares dentro do estádio precisam de gente!  :-X ;D

já agora também podiam ir para lá muitos adeptos.

Sempre digo que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda estou para conseguir ver em que é que o Mauro é melhor do que o Djamal. É mais novo, em contra partida o Djamal é muito melhor no jogo aéreo. Criticavam o Djamal porque não jogava para a frente que é precisamente o que o Mauro faz. Mas pronto cada um vê o que vê.
Outro exemplo é o Rafa, atenção que acho que tem grandes capacidades, rendimento tem sido fraco no entanto parece que eu é que vejo mal e ele tem jogado muito bem.

Não sou advogado de ninguém, mas ainda ontem pude ver no jornal  ABOLA (edição papel), que o melhor jogador do Braga contra o Gil, segundo eles, foi o Rafa.  Aprecio as qualidades do Rafa, embora ache que ele não está a ser utilizado no lugar onde pode render mais. Sendo um jogador jovem, irá com certeza evoluir e se assim acontecer, ficaremos todos satisfeitos.
BRAGA SEMPRE MAIS!

lezani

Quote from: Pé Ligeiro on 03 de September de 2013, 11:58
Quote from: lezani on 03 de September de 2013, 11:06
Quote from: magicobragarui on 03 de September de 2013, 04:25
Quote from: PMPF on 03 de September de 2013, 03:19
O Djamal podia ser adaptado a central. Visto que não terá lugar a trinco podia perfeitamente testado a central.

Ou então não sei como ouvi dizer que os bares dentro do estádio precisam de gente!  :-X ;D

já agora também podiam ir para lá muitos adeptos.

Sempre digo que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda estou para conseguir ver em que é que o Mauro é melhor do que o Djamal. É mais novo, em contra partida o Djamal é muito melhor no jogo aéreo. Criticavam o Djamal porque não jogava para a frente que é precisamente o que o Mauro faz. Mas pronto cada um vê o que vê.
Outro exemplo é o Rafa, atenção que acho que tem grandes capacidades, rendimento tem sido fraco no entanto parece que eu é que vejo mal e ele tem jogado muito bem.

Não sou advogado de ninguém, mas ainda ontem pude ver no jornal  ABOLA (edição papel), que o melhor jogador do Braga contra o Gil, segundo eles, foi o Rafa.  Aprecio as qualidades do Rafa, embora ache que ele não está a ser utilizado no lugar onde pode render mais. Sendo um jogador jovem, irá com certeza evoluir e se assim acontecer, ficaremos todos satisfeitos.

Eu também assumi que devo ver mal embora o que escrevem os jornais seja para mim igual a zero. Na segunda parte quase não tocou na bola, na primeira falhou um golo e pouco mais. Eu quero é que ele e todos os outros joguem bem.
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

Carvalhux

O Rafa rende mais a 10 para extremo gostava de ver o Pedro Santos quando estiver em forma.

Nakamura

Quote from: lezani on 03 de September de 2013, 11:06
Quote from: magicobragarui on 03 de September de 2013, 04:25
Quote from: PMPF on 03 de September de 2013, 03:19
O Djamal podia ser adaptado a central. Visto que não terá lugar a trinco podia perfeitamente testado a central.

Ou então não sei como ouvi dizer que os bares dentro do estádio precisam de gente!  :-X ;D

já agora também podiam ir para lá muitos adeptos.

Sempre digo que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda estou para conseguir ver em que é que o Mauro é melhor do que o Djamal. É mais novo, em contra partida o Djamal é muito melhor no jogo aéreo. Criticavam o Djamal porque não jogava para a frente que é precisamente o que o Mauro faz. Mas pronto cada um vê o que vê.
Outro exemplo é o Rafa, atenção que acho que tem grandes capacidades, rendimento tem sido fraco no entanto parece que eu é que vejo mal e ele tem jogado muito bem.

Sejamos claros:
também me parece que Rafa não tem jogado grande coisa, apesar de se lhe reconhecer enorme potencial, e isso por um problema simples - é que para jogar na posição dele (10) o Braga teria que sentar (e assim desvalorizar) um dos seus mais valiosos jogadores, internacional por Portugal, e que custou ao Braga muito dinheiro... Estão a ver o problema.

O que fazer? Sentar Micael e pôr Rafa a 10?
É uma opção... mas tem custos! Muitos! E quem ficava de alternativa depois a Rafa? (sim, porque Micael passaria a ser carta "fora do baralho").
Este é que é um dos grandes problemas desta época.
Porque pôr Rafa noutro lugar que não a 10 é ter só meio-Rafa (ou nem isso).

E decorre do problema principal - que fui alertando há 3 semanas atrás, tendo sido criticado por muitos foristas, por, devido ao meu desespero (por já antever o que acabou por suceder) ter usado sistematicamente maiúsculas: o nosso plantel para esta época foi mal planeado e temos um plantel muito desequilibrado! Em algumas posições temos grandes jogadores a sobreporem-se (n.10 p.ex., ou trincos) e noutras são autênticos buracos (sobretudo na defesa: laterais e centrais).

Sempre disse que não se deveriam ceder Douglão e Elderson (que, segundo alguns foristas com boa informação, parece mesmo estar de malas feitas para a Turquia).

Então quando apareceu a notícia de uma possível venda de Santos ao Rennes, por 3,5 milhões, mandei-me aos ares e escrevi em maiúsculas - apontando num post durissimo claramente responsabilidades à gestão do plantel pela nossa direção por só pensar nos negócios e não no rendimento desportivo da equipa. Fui criticado, e a verdade é que até agora Santos não saiu (eram realmente só notícias especulativas de jornais) Mas o resto dos problemas apontados manteve-se e o resultado está aí à vista de todos. E até agora, não pareceram resolvidos no mercado.

Não o quis dizer explicitamente na altura - porque estava esperançado num arranque em grande da equipa (que faz milagres à moral e ao balneário), com uma boa entrada e uma série de jornadas à semelhança de Domingos. E, entretanto, fui de férias (estragadas por Panduri e Barcelos).

Mas agora vou ser curto e grosso:
- Joãozinho: é tosco e nem na equipa B (o melhor que se pode dizer dele é que corre e trabalha). Mas está muito longe de ter o mínimo de qualidade para defender com rigor e depois subir a dar profundidade àquele flanco. Não me lembro de um lateral tão fraco no nosso clube!;
-N.A.C.: já teve muitas oportunidades no Braga (e, repare-se, que já antes tinha tido noutros clubes). Também me parece um profissional sério e esforçado. Mas não me parece que consiga evoluir até ao patamar de exigência de um clube que aspira ao topo do futebo português. Não é solução!
- Milikovjc: só vi 2 jogos e 1 treino, mas há coisas que se vêem logo: outro tosco. Como é possível que o scouting do Braga não se aperceba destas coisas? São toscos! Vê-se logo! No 1-para-1 não sabem o que fazer com a bola e têm medo de ter a bola nos pés (ai, que saudades de J. Pereira!)... Só se quiserem um lateral fixo, que não suba, e só para defender (e mesmo aí - defender - não me pareceu grande espingarda, com péssimo posicionamento e abordagens em vários lances). Mas vamos esperar pela recuperação (sendo certo que pelo que vi já posso emitir um juízo concreto sobre o jogador).
- Salvador Agra: wtf?? Um velocista para equipas do meio da tabela que jogam fechadinhas e precisam de uma flecha para sair pelos flancos... Mas tem pezinhos/qualidade para fazer a ala contra equipas que jogam fechadinhas - como vão jogar 90% das equipas contra nós? Claramente não!! É como o Joãozinho: corre, corre, corre. Fazem uma ala esquerda notável Joãozinho e Agra!! Mas também ninguém explica bem certos negócios (estou a falar do empréstimo do Juan Carlos ao Bétis, tendo ficado antes com o empréstimo deste Agra).

= E por isso (ala esquerda) é que tanto me insurgi aqui - em vão - contra as saídas de Elderson e H. Barbosa, que eram quem ainda conseguia dar o mínimo de equilíbrio àquele lado! Mas ninguém quer saber... o resultado está aí!=

- Pardo: um caso atípico. Revela muito bons pormenores, pode vir a ser um grande jogador. Mas ainda não apresenta o mínimo de regularidade exigível (pode ser uma questão de adaptação à velocidade do futebol aqui, e com o tempo pode ultrapassar isso e ficar sempre na mó de cima). Mas esta foi uma contratação que poderá ter algum sucesso.
- Rafa: um miúdo cheio de talento, um diamante por lapidar. Mas tapado por um internacional português na mesma posição, e, por isso, muitas vezes desviado para terrenos novos para ele (alas) onde se perde  :(
- Mauro e Custódio: outra sobreposição de jogadores com talento, e aqui direta destruição de valor de um jogador (Custódio) por má gestão de activos.
- Luis Silva: parece ser um excelente jogador, mas - lá está! - para um sítio do terreno onde está tapado por muitas e boas outras soluções.
- Ruben Micael é um grande jogador, mas devido ao seu feitio pode ser uma situação muito complicada de gerir (ainda por cima, internacional português, em ano de Mundial)... Agora o mercado está praticamente fechado (e o Vitor foi para o zzbording - que, com menos dinheiro, não anda a dormir!!), e o melhor que há a fazer é tentar lidar o melhor possível com o problema, tentando rentabilizar ao máximo Micael e Rafa sem desvalorizar ambos  :(;
- Djamal é um excelente trinco (e defesa central?) para defender. É uma autêntica parede! Para atacar é que não sabe sair a jogar. Mauro também não é tão bom como Custódio na saída de bola para o ataque. Mas é melhor que Djamal: é muito mais rápido que o Líbio e encontra sempre maneira de jogar simples e fazer fluir o jogo.


Concluindo:
- péssima gestão de recursos por parte da Direção neste defeso, com posições em que temos excesso de qualidade e outra que são verdadeiros buracos;
- plantel muito desequilibrado, que não terá capacidade competitiva (comprometendo a época e todos os objectivos de que vimos fazendo alarde na praça pública) a não ser que se arranjem soluções milagrosas para tapar aqueles buracos (e uma delas seria ainda tentar impedir a saída de Elderson renovando com ele);
- é verdade que somos um clube vendedor para equilibrar a tesouraria - temos todos os anos que vender activos... Mas nessa gestão temos ainda bastante margem de manobra (ou estamos com a corda no pescoço, depois de tantas receitas europeias??) e há que saber conciliar a sustentabilidade financeira com a sustentabilidade desportiva! Porque se os negócios se sobrepõem e se desequilibra o plantel (como aconteceu neste defeso), o rendimento desportivo é afectado (como eu avisei, em tempo) e depois esse rendimento desportivo também tem implicações no rendimento financeiro (adeus competições europerias este ano, não é?).
E agora, sem competições europeias, ainda se vai cortar mais nas soluções de qualidade do plantel? Custódio? Elderson?...

Enfim, volto ao que disse na altura: ninguém tira o mérito de projectar o Braga até este patamar ao Salvador e sua equipa de Direção. Mas neste defeso têm vindo a ser cometidos muitos erros, e a verdade é que nos últimos anos tomaram-se decisões erradas e com consequências para o clube sem nunca se dar explicação aos sócios (alguém percebeu a saída de L. Jardim? Mesmo depois deste tempo todo... alguém? P. ex., neste momento: o que se está a passar com Custódio?

Enfim, começo mesmo a acreditar que esta época será mesmo uma época de reestruturação, ou de "ano zero", com alguns gostam de salientar  :(
O problema é que no Braga parece que estamos sempre nessas épocas: é preciso renovar mais contratos com jogadores (com provas dadas) e não limitarem-se a fazer negócios!
Mas fiquei esclarecido quando um dos ilustres foristas do SuperBraga postou uma frase que iluminou o meu entendimento: o Braga de Salvador não é clube para renovar com jogadores, é clube para ir buscar, valorizar e vender.
Ou seja: assim será clube para permanentes "anos zero" e vender ilusões... não para fazer equipas com capacidade competitiva.
Porque se é para ser assim, desenganem os sócios, e não vendam na praça pública o objectivo de lutar por títulos e pelo topo da classificação.

P.S. - Olha, reparei que nas últimas horas contratámos... mais um trinco!! Era mesmo uma daquelas posições deficitárias que precisávamos reforçar...  :o :o :o
E ainda há quem ache que Custódio e Elderson vão ficar... pode ser, pode.

lezani

[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

Bracaraugustano

Nakamura, tens razão na maior parte das coisas que escreveste. Esta época vai ser complicada (já está a a ser). A ânsia de vender, que não tem resultado nesta época, fez com que ficássemos com o tal plantel desequilibrado que falas e com um excesso de jogadores a quem é preciso pagar salário. O dinheiro deitado fora em salários de jogadores que não jogam. Isto é rigor orçamental, como tanto apregoaram? Para que foram buscar Porcellis, Pedro Santos, Florent, entre outros? Isto para não falar da qualidade muito duvidosa de alguns jogadores contratados: Joãozinho, Agra, Edinho... Porque é que o Zé Luís não ficou no plantel? Vai evoluir mais na Hungria? Como esta há inúmeros exemplos. Mas ainda há quem elogie as decisões...

agarb13

Será que o Elderson não vai mesmo sair? Ou a saída de Florent dita que ele fique? É  que com a chegada do ex-júnior do Barça, tudo pode acontecer...

krugger

Penso que ate ao fim desta semana ficaremos sem 1 j/2 jogadores, Elderson ou Custodio, com a Turquia a ser o destino...

SCB!

Nakamura, só não concordo com a parte do Douglão, como já aqui vi várias vezes defendido.

Quando o rendimento é afetado por questões extra-desportivas, só existe a solução da saída principalmente quando existem benefícios (€) com isso.


Também acho que o Douglão teria possibilidades de ser um dos melhores centrais do campeonato, se não tivesse uma ervilha na cabeça   ;)

rfg_mlk

Há algo importante que é necessário falar-se aqui.
É quase ou mesmo unânime que o Rafa rende muito mais a 10. E daquilo que vi dele no feirense e até agora cá parece-me que pode tornar-se num caso sério.

MAS:
Meus amigos, é simples. Nós temos um problema de base que surgiu esta época. Com a vinda de JF, o professor alterou o sistema de jogo que vinha dos tempos de Domingos, que se manteve com o Jardim e que nem o Peseiro idolo do 4x4x2 desfez!
E portanto a posição 10 NÃO EXISTE na nossa equipa esta época, pois passamos a jogar com dois médio interiores. Logo, o Rafa conseguiria ser uma mais-valia no miolo se tivesse 2 pendulos atrás dele, o que não acontece.

Digo mais, o próprio Luiz Carlos funcionava muito melhor no nosso anterior sistema e foi assim que eu o vi a render muito (muitos pontos!) no Paços.
Consigo ir mais longe, dizendo que o nosso pivot, quer seja Custódio ou o Mauro (daquilo que vi dele até agora) conseguem ser muito mais uteis e ter um melhor rendimento se jogares com um médio mais próximo.

E é esta a minha visão do grande problema do mau começo de temporada.
Parece-me ainda que o melhor meio-campo seria Custódio, Luiz Carlos (ao lado do pivot) e Rafa como médio mais ofensivo.

Uma vez que já tinhamos perdido duas das 3 referencias do meio campo neste defeso, O professor nunca poderia ter cometido o erro (que cometeu e está a cometer) de mudar o sistema de jogo, bem como encostar a outra referencia que restava (C27)

Vasco Soares

Quote from: refugio on 03 de September de 2013, 13:34
Há algo importante que é necessário falar-se aqui.
É quase ou mesmo unânime que o Rafa rende muito mais a 10. E daquilo que vi dele no feirense e até agora cá parece-me que pode tornar-se num caso sério.

MAS:
Meus amigos, é simples. Nós temos um problema de base que surgiu esta época. Com a vinda de JF, o professor alterou o sistema de jogo que vinha dos tempos de Domingos, que se manteve com o Jardim e que nem o Peseiro idolo do 4x4x2 desfez!
E portanto a posição 10 NÃO EXISTE na nossa equipa esta época, pois passamos a jogar com dois médio interiores. Logo, o Rafa conseguiria ser uma mais-valia no miolo se tivesse 2 pendulos atrás dele, o que não acontece.

Digo mais, o próprio Luiz Carlos funcionava muito melhor no nosso anterior sistema e foi assim que eu o vi a render muito (muitos pontos!) no Paços.
Consigo ir mais longe, dizendo que o nosso pivot, quer seja Custódio ou o Mauro (daquilo que vi dele até agora) conseguem ser muito mais uteis e ter um melhor rendimento se jogares com um médio mais próximo.

E é esta a minha visão do grande problema do mau começo de temporada.
Parece-me ainda que o melhor meio-campo seria Custódio, Luiz Carlos (ao lado do pivot) e Rafa como médio mais ofensivo.

Uma vez que já tinhamos perdido duas das 3 referencias do meio campo neste defeso, O professor nunca poderia ter cometido o erro (que cometeu e está a cometer) de mudar o sistema de jogo, bem como encostar a outra referencia que restava (C27)
Refúgio: agora deste me um nó no cérebro.
Então que posição joga Micael no braga?
Pois digo te Micael no braga é um 10 , mas mais que isso um 10 ha moda antiga, pois correr atrás da menina não é com ele, sofrer pela menina , tã queto.
Micael so joga com a "redonda" nos pés e e

rvx

Concordo totalmente, Vasco. O Jesualdo tem apostado sempre em três médios: Luiz Carlos, Mauro e Micael. Acho que o Rafa tem perfeitas condições de rodar com o Micael, já que este não tem uma condição física suficientemente boa para aguentar muita carga de jogos.

Lateralus

Pena o Vítor ter ido para o Sporting e não para Braga. Acabou por equilibrar a posição mais deficitária deles e retirou profundidade ao nosso meio-campo. Mas sem competições europeias, as opções que temos para aquele lugar acabam por ser suficientes. Isto é, se o Jesualdo souber gerir bem entre Micael, Rafa e até Luís Silva.

Jony10