News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C.BRAGA - 1 vs UDINESE - 1 --» Comentários durante e após o jogo

Started by JotaCC, 22 de August de 2012, 13:09

Previous topic - Next topic

andre.s.c.Braga

Quote from: brigada da relote on 23 de August de 2012, 14:56
Quote from: Fantas1981 on 23 de August de 2012, 14:48
Hoje no jornal "A Bola", na última página, vinha um artigo de opinião do Vítor Serpa (com quem nem sequer simpatizo muito), mas que expressava muito bem a minha frustração (e incompreensão) relativamente ao divórcio (e por vezes, ódio) de muitos bracarenses, com o SC Braga, e que ontem foi, uma vez mais, visível na meia casa que um jogo desta importância não merecia.

Alguém consegue arranjar um scan dessa notícia e postá-la aqui?

Gostava de mostrá-la a algumas pessoas.....
Amanhã arranjo.
Eu ia mesmo agora falar disso.
Estou um pouco admirado, vindo daquele jornal e daquela pessoa espera-se de tudo.
Não tenho imagem mas fica aqui o texto:

Por: VÍTOR SERPA

Um Braga admirável

Não escondo que tenho uma especial admiração pelo SCBraga. É um caso de sucesso internacionalmente invulgar. Anda, há anos, na alta-roda europeia, a discutir posições de topo em Portugal e tem um orçamento de segunda divisão espanhola.
É um caso de estudo. Um caso em que o clube puxa sistematicamente pela cidade e pela região, lutando com armas desproporcionadas contra a desproporcionada e não raras vezes arrogante ditadura dos grandes.
Ontem o SCBraga jogou com a Udinese. Um jogo Difícil com uma equipa Italiana de qualidade e que oferece fortunas as seus jogadores para poder entrar na dase de grupos da Liga dos Campeões. Certamente que António Salvador, o presidente Bracarense, também oferecerá o que pode, mas nada que se compare.
A equipa Italiana, supostamente com melhores jogadores, muito mais dinheiro e a oferta de prémios que nem na imaginação dos jogadores do Braga caberia, não foi superior. Pelo contrário. Beneficiou da especial característica dos italianos de serem cruéis e pragmáticos. Em duas oportunidades no jogo fez golo e meio, porque Beto fez uma defesa impossível e defendeu esse meio-golo.
Sinceramente, não sei como é possível, hoje em dia, ser-se de Braga e não se ser do SC Braga.É uma traição que o clube e todo o seu projecto não merecem. Claro que continuam a existir casos em que haverá jovens bracarenses adeptos do Benfica, do FC Porto e até, quiçá, do Sporting.
Por muito que se me esforce, não os consigo compreender. Para qualquer bracarense, o SC Braga deve ser hoje um motivo de orgulho e um exemplo.
Mais uma vez o provou ontem.

PMF

Quote from: andre.s.c.Braga on 23 de August de 2012, 15:23
Hoje no jornal "A Bola", na última página, vinha um artigo de opinião do Vítor Serpa (com quem nem sequer simpatizo muito), mas que expressava muito bem a minha frustração (e incompreensão) relativamente ao divórcio (e por vezes, ódio) de muitos bracarenses, com o SC Braga, e que ontem foi, uma vez mais, visível na meia casa que um jogo desta importância não merecia.

Amanhã arranjo.
Estou um pouco admirado, vindo daquele jornal e daquela pessoa espera-se de tudo.

Um Braga admirável

Não escondo que tenho uma especial admiração pelo SCBraga. É um caso de sucesso internacionalmente invulgar. Anda, há anos, na alta-roda europeia, a discutir posições de topo em Portugal e tem um orçamento de segunda divisão espanhola.
É um caso de estudo. Um caso em que o clube puxa sistematicamente pela cidade e pela região, lutando com armas desproporcionadas contra a desproporcionada e não raras vezes arrogante ditadura dos grandes.
Ontem o SCBraga jogou com a Udinese. Um jogo Difícil com uma equipa Italiana de qualidade e que oferece fortunas as seus jogadores para poder entrar na dase de grupos da Liga dos Campeões. Certamente que António Salvador, o presidente Bracarense, também oferecerá o que pode, mas nada que se compare.
A equipa Italiana, supostamente com melhores jogadores, muito mais dinheiro e a oferta de prémios que nem na imaginação dos jogadores do Braga caberia, não foi superior. Pelo contrário. Beneficiou da especial característica dos italianos de serem cruéis e pragmáticos. Em duas oportunidades no jogo fez golo e meio, porque Beto fez uma defesa impossível e defendeu esse meio-golo.
Sinceramente, não sei como é possível, hoje em dia, ser-se de Braga e não se ser do SC Braga.É uma traição que o clube e todo o seu projecto não merecem. Claro que continuam a existir casos em que haverá jovens bracarenses adeptos do Benfica, do FC Porto e até, quiçá, do Sporting.
Por muito que se me esforce, não os consigo compreender. Para qualquer bracarense, o SC Braga deve ser hoje um motivo de orgulho e um exemplo.

Porra lendo isto, e lendo o que o Fantas escreveu....

Fantas, passaste completamente a mensagem errada. Sinceramente.

Fantas1981

Quote from: PMF on 23 de August de 2012, 15:29
Quote from: andre.s.c.Braga on 23 de August de 2012, 15:23

Amanhã arranjo.

Um Braga admirável

Porra lendo isto, e lendo o que o Fantas escreveu....

Fantas, passaste completamente a mensagem errada. Sinceramente.

Caro PMF, convido-te a reler o meu post......

Tal como disse "....um artigo de opinião do Vítor Serpa ......que expressava muito bem a minha frustração (e incompreensão) relativamente ao divórcio (e por vezes, ódio) de muitos bracarenses, com o SC Braga....."

Julgo que tem tudo a ver com : ".....Sinceramente, não sei como é possível, hoje em dia, ser-se de Braga e não se ser do SC Braga..... Por muito que se me esforce, não os consigo compreender. Para qualquer bracarense, o SC Braga deve ser hoje um motivo de orgulho e um exemplo....."

Um abraço

PAF

Quote from: RVX1921 on 23 de August de 2012, 15:04

Adeptos dos três grandes dispostos a ir a um estádio não gostam do Braga. Já os simpatizantes de futebol não estão dispostos a dar 20€ por um "espectáculo" que eles não admiram assim tanto. Apesar de tudo o que dizem, Portugal não é um país onde o futebol seja valorizado como desporto: não há assim tantos praticantes e a maioria das pessoas não está interessada em ir a um estádio; apenas se discute muito acerca das incidências dos jogos de três clubes. Só as pessoas com uma ligação forte ao Braga estão interessadas em assistir a um jogo destes.

O problema é que nós queremos que uma cidade como Braga, com 170 mil habitantes, encha um estádio de 30 mil, cuja lotação corresponde a 17% da população. Claramente, não há assim tantos adeptos fiéis do nosso clube. Não se podem esperar milagres. Um estádio com 20 mil adeptos seria mais do que suficiente para a nossa realidade, como já disseram várias vezes aqui. Vendo o exemplo da Udinese, apesar de Udine ser relativamente pequena, o clube tem muito apoio em toda a região, cuja população deverá ser superior a 300 mil habitantes. Mesmo assim, o estádio deles tem uma capacidade semelhante à do Axa.

Eu ainda não percebi qual é a dificuldade das pessoas (e se quiserem em particular dos jornalistas) em perceber que a assitência que temos hoje em dia já é excelente e que muito dificilmente se vai alterar nos próximos anos.

Já cansa a cantiga da cidade não merece o clube, a cidade anda a dormir, a cidade sei lá bem mais o quê!

Nós temos uma assistência que tendo em conta a cidade é aceitável. Mesmo que fossemos campeões 10anos seguidos e ganhássemos a champions nos próximos anos não enchíamos o AXA.
Teriamos de ter sempre 20% da população da cidade no estádio e isso pelo menos em Portugal é utópico (mesmo no estrangeiro onde acontece é a excepção e não a regra).
20mil acredito que podemos chegar lá (seria este o estádio ideal para o Braga), mas nem é para breve isso. E estamos a falar de médias...
Uma coisa são médias, outra são assistências reais. É que ter 2 jogos com 25mil e 2 com 8mil, dá uma média de 16500, mas os 8mil neste momento estarão sempre mais perto da realidade que os 25mil.

Pior ainda é que as pessoas fazem os comentários, e basicamente estão a criticar os seus familiares e amigos, bastaria olharem para o lado e perceberem quem não vai hoje ver o Braga da sua relação de amigos e que poderia ir? Quantos são? Quantos são os que vão ver outros clubes? Uma meia dúzia? Se tanto.
É que ser do sbl e do Porto é bonito... mas daí a ir ao estádio e pagar vai uma grande distancia! Veja-se a assistência destes 2clubes actualmente/capacidade estádios/cidades/adeptos que vão de outras cidades.
Para o Braga é importante que as pessoas sejam do Braga, e isso começa a acontecer, cada vez mais seremos mais, mas isso não significa mais gente no estádio necessariamente, embora seja importante em termos financeiros, se quiserem é o povo que hoje é dos grandes mas não sabe com quem a equipa joga, quando joga, conhece 2 ou 3 jogadores, vê uns jogos na tv, e de quando em vez até investem merchandising e até vão ver um jogo de longe a longe e é desse clube porque é... estes são os "fáceis de mudar" para nós, ou pelo menos os filhos serão. Mas estes não são o típico adepto de estádio.

Por vezes são citados por cá alguns clubes estrangeiros que com uma cidade pequena conseguem boas assistências, mas esses são a excepção. O mais normal são os casos contrários e nem precisamos de ir longe, quantas vezes o Celta e Depor enchem os estádios por época?
Outro "entrave" é a quantidade de clubes, nós num raio de nem 20KM temos 3clubes todos com uma implantação bem razoável, em muitos países isto nem é a área metropolitana...onde existe um clube representativo! Se juntarmos Aves, Moreirense, Trofense todos nas divisões profissionais, o limite de cada clube para angariar adeptos está extremamente limitado.

Temos o que temos e em minha opinião é bem aceitável, se tivermos em conta um passado recente é fantástico.

barinho

Também fiquei com uma impressão errada do artigo pela descrição.Depois de o ler só posso bater palmas a quem o escreveu.

rpo.castro

Quote from: RVX1921 on 23 de August de 2012, 15:04

Adeptos dos três grandes dispostos a ir a um estádio não gostam do Braga. Já os simpatizantes de futebol não estão dispostos a dar 20€ por um "espectáculo" que eles não admiram assim tanto. Apesar de tudo o que dizem, Portugal não é um país onde o futebol seja valorizado como desporto: não há assim tantos praticantes e a maioria das pessoas não está interessada em ir a um estádio; apenas se discute muito acerca das incidências dos jogos de três clubes. Só as pessoas com uma ligação forte ao Braga estão interessadas em assistir a um jogo destes.

O problema é que nós queremos que uma cidade como Braga, com 170 mil habitantes, encha um estádio de 30 mil, cuja lotação corresponde a 17% da população. Claramente, não há assim tantos adeptos fiéis do nosso clube. Não se podem esperar milagres. Um estádio com 20 mil adeptos seria mais do que suficiente para a nossa realidade, como já disseram várias vezes aqui. Vendo o exemplo da Udinese, apesar de Udine ser relativamente pequena, o clube tem muito apoio em toda a região, cuja população deverá ser superior a 300 mil habitantes. Mesmo assim, o estádio deles tem uma capacidade semelhante à do Axa.
O problema é que Braga é um concelho muito extenso e com muitas zonas rurais, onde penso que a ligação com o SC Braga será maior do que na cidade.
A cidade de Braga terá aproximadamente 130000 habitantes (o concelho 181474 segundo censos 2011).
Significa que se tivermos uma média de 13000, temos 10% da população no estádio.

Em 2º lugar Braga é um dos distritos com maior taxa de desemprego, logo menos disponibilidade das pessoas para gastar dinheiro com um luxo (mesmo os empregados terão um salário médio inferior a lisboa ou porto).

Ponto 3, como foi dito, temos aqui bem próximo 3 clubes com grande implantação (nos concelhos mais populosos), sendo por isso que não haverá muitos adeptos de fora do concelho nos jogos, ao contrário dos 3 metralhas que têm muita gente da área metropolitana (basta ver que o porto tem mais sócios em gondomar ou gaia que no porto-por volta do ano 2000 o Boavista era o clube com mais sócios no concelho do porto).

Fica aqui uma questão para reflectir:nos últimos anos tivemos várias borlas que levaram os estádio a estar cheio. Houve maior apoio por parte do público? O ambiente foi mais infernal para os adversários?
Eu penso que não. Muitos dos que lá estavam eram simpatizantes, não disponíveis para apoiar a equipa em todos os momentos, a assobiar ao mínimo erro.

Deveremos querer crescer, mas não podemos "obrigar" que todos os bracarenses apoiem o Braga. Ou se sente ou não. Acho que só fazem falta os que lá estão. Aqueles que durante dezenas de jogos acompanham o Braga, faça chuva ou sol, esteja o Braga em 1º ou em 7º.
Valorize-se quem lá está, não os que não estão.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Para mim há uma coisa que me faz imensa confusao.
Voçês nunca tiveram a sensaçao de olhar para o estadio e dizer estao prai 16 mil pessoas por exemplo e depois vir o numero oficial e estarem 11 mil ou menos?
Ainda ontem quem levantava a cabeça via as duas bancadas inferiores, muito muito bem compostas, entao a nascente é quase cheia, mais as superiores e o numero de adeptos nao oficial nao traduzia essa ideia.

ric

caros amigos:
O texto do Vitor Serpa é mais um daqueles textos de opinião envenenada.
Agora vem VS dizer que não comprende os bracarenses... então não é a Abola quem mais faz por centralizar o futebol e reduzir tudo a um (aguias) se possivel? Não é a Bola que tem um critério editorial de brandar aos céus quando privilegia ocabelo de Aimar a uma vitória do Braga na UEFA? Não é abola que faz tudo para se manter o establishment e que até acha bem os jogos de prepração que a LIGA faz para os sorteios, por exemplo.
E não são muito s jornalistas de A Bola que , ao invés de seguirem o seu código deontológico, emitem informação "comentada" e~as suas "visões" inquinadas quandpo deviam ser isentos e imparciais...
Não este artigo não me emociona. Por vir de quem vem. A mim cheira-me a hipocrisia. Tanta que pode ser este mesmo senhor, caso o braga falhe , a ser o primeiro a bater e a dizer que fomos mais paistas que o papa e que nos armamos em Grandes. Para mim, é hipocrisia. o que escreve não é o mesmo que pratica

barinho

Quote from: vasco soares on 23 de August de 2012, 17:20
Voçês nunca tiveram a sensaçao de olhar para o estadio e dizer estao prai 16 mil pessoas por exemplo e depois vir o numero oficial e estarem 11 mil ou menos?
Ainda ontem quem levantava a cabeça via as duas bancadas inferiores, muito muito bem compostas, entao a nascente é quase cheia, mais as superiores e o numero de adeptos nao oficial nao traduzia essa ideia.

Se queres que te diga não há jogo em que não tenha essa sensação.Ontem sem ver os números podia jurar que não estava menos de meia casa.Acho que continuamos a contar por baixo,mesmo com torniquetes para quem entra pelo parque.

semprebraga

Mas qual é o número oficial?

brigada da relote

Quote from: barinho on 23 de August de 2012, 17:31

Se queres que te diga não há jogo em que não tenha essa sensação.Ontem sem ver os números podia jurar que não estava menos de meia casa.Acho que continuamos a contar por baixo,mesmo com torniquetes para quem entra pelo parque.
Será que nunca se aperceberam que a bancada inferior é mais pequena (em filas ou "andares") que a superior? Não sei ao certo, mas penso que a inferior deve rondar as 41 filas + 4 dos camarotes e a superior as 49. Se assim for tem um total de 94 filas. Ora, se cada bancada tiver 15.000, a inferior ronda os 6.540 (7.180 lugares com os camarotes), com a superior a ficar com os restantes 7.820. ;)

semprebraga

Quote from: brigada da relote on 23 de August de 2012, 17:55
Quote from: barinho on 23 de August de 2012, 17:31

Será que nunca se aperceberam que a bancada inferior é mais pequena (em filas ou "andares") que a superior? Não sei ao certo, mas penso que a inferior deve rondar as 41 filas + 4 dos camarotes e a superior as 49. Se assim for tem um total de 94 filas. Ora, se cada bancada tiver 15.000, a inferior ronda os 6.540 (7.180 lugares com os camarotes), com a superior a ficar com os restantes 7.820. ;)

Penso que as contas não podem ser essas. A bancada poente tem menos lugares que a bancada nascente. O Estádio tem mais de 30.000 lugares, mesmo descontando o espaço da imprensa.

easy_scb

Quote from: brigada da relote on 23 de August de 2012, 20:17
Olha, golo do Horsens...

Aqui se vê a classe deste forúm. ;D Não se vê niguém aos saltos feito macaco pelo golo do adversário do sporting.  ;)

Braga1921

O Golo do Horsens veio contra a corrente do jogo , tal com o da Udinese ontem. Mas também a verdade é que o Sporting tem carregado mas nada de extraordinário, tem deixado muito a desejar em termos de futebol contra uma equipa praticamente "amadora".

Sheriff

Em que canal jogam os lagartos na tv?  ::)  ::)  ::)

INCHA LAGARTO  8)  ;D  8)
SOMOS OS GVERREIROS DO MINHO !!!

(S)oon(C)hampion(B)raga

fooooooooooooooooooooooogggggggggggooooooooooooooooooooooo

o golo do ESMAILY está mesmo a correr mundo...

nesta página tipo youtube que eu nunca ouvi falar só de ontem para hoje tem quase 90 mil visualizações :o :o :o :o :o :o :o :o :o

http://videa.hu/videok/sport/braga-1-udi-fut11-sGUpl85gvDkd6WBc

imaginem então nos youtube's e outras páginas idênticas «famosas» :o :o :o :o :o :o :o
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Lateralus

Faltou alguma acutilância no momento de definição. Tivemos uma posse e recuperação de bola brutal, mas à chegada dos últimos 20 metros a máquina "emperrava", tal como sucedeu no jogo com o Benfica. Por outro lado, a Udinese veio com a lição muito bem estudada e anulou bem as nossas bolas paradas, assim como as nossas jogadas pelo corredor central. De qualquer modo, fizemos o suficiente para vencer, mas o futebol é deveras injusto.

BragaMaHor

A minha crença na passagem não aumentou pelo domínio quase total do jogo, mas também não diminuiu pelo resultado alcançado.
Em Itália o jogo vai ser seguramente muito diferente mas sempre muito complicado.
Espero que a sorte que nos faltou aqui nos acompanhe lá pois qualidade, competência e capacidade está assegurada.
Destaco o Ismaily, não pelo golo (e também), mas pelo desempenho global que, tanto neste jogo como no do galinheiro, é garante de uma excelente contratação.
Gostei também do Beto, Salino, Paulo Vinicius, Custódio, Hugo Viana, Mossoró e Ruben Micael.
Hélder Barbosa esteve mal, Douglão normal, Alan longe do que sabe e ainda pode, Lima sempre muito bem mas pouco apoiado.
Zé Luis e Ruben Amorim sem tempo.
Nota muito negativa para o comportamento do Ruben Amorim no final do jogo, que espero seja tratado competentemente por quem de direito pois trata-se de um útil e bom jogador mas que no grupo não é nem mais nem menos que o Cristiano ou o Lima.
Nota muito positiva para o comportamento do público em apoio constante, mesmo após o golo da Udinese.
Sinto o que sente José Peseiro... que vamos passar!
150% BRAGA SEMPRE

Jogo fantástico: [url="http://trophymanager.com/?c=1082834"]http://trophymanager.com/?c=1082834[/url]

SCB_21

Penso que o problema de grande parte dos portugueses (e não só) é que não gostam de futebol, gostam de ganhar. É por isso que os 3 estarolas têm "tantos adeptos", sempre é uma forma de estes descarregarem as suas frustrações no futebol, porque é muito mais fácil ser-se de quem ganha e já dá para se gabarem de qqr coisinha e viverem mais 'descansados' consigo próprios..

São coisas que me fazem confusão, nascer e viver numa cidade e ir defender outra  ??? não sei pq é que não apoiam a selecção espanhola, afinal de contas ganha mais que a nossa..!!  ::)  :P

Mas cada um sabe de si, e para mim não há alegria maior que defender as cores do meu clube, da minha cidade, sem ter necessidade de ser movida por vitórias e taças. É lógico que é sempre o que desejo, que o meu clube vença, mas ser do Braga é muito mais que isso!! É uma sensação indescritível, um sentimento único, um amor incondicional que tanto me orgulha!  ;)
ATÉ MORRER BRAGA ALLEZ !