News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC.BRAGA - 0 vs FC.Porto - 1 ==» Comentários durante e após o jogo

Started by JotaCC, 07 de April de 2012, 07:40

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Sobre Hugo Viana, num excelente blog sobre futebol:

É o futebol, Viana.

De possível heroi da liga a vilão. É o futebol.

Sem o seu futebol jamais o Sporting de Braga teria chegado à fase de decisão na frente.

Ontem apenas por milagre ou competência alheia não viu os seus livres e cantos terminarem no fundo da baliza azul e branca.

Todavia, hoje são dois outros os lances que se recordam. Viana poderia ter definido outro rumo no campeonato. Desfecho diferente no remate por cima, após uma jogada soberba e no remate de Hulk, após um mau passe numa zona perigosa e poderia ser o homem do campeonato.

Independentemente do epíteto que lhe colocarem, Viana é um dos jogadores do ano. Deixá-lo permanecer mais um ano em Braga será um erro tremendo.

in Lateral Esquerdo

brigada da relote

Dragão: forte nos momentos decisivos

Tendo ganho na Luz e agora em Braga, caminhará o FC Porto para a revalidação do título? Não estou muito certo disso, mesmo que o Benfica saia derrotado ou empate em Alvalade. O que me parece óbvio é que a vitória do dragão sobre o SC Braga deu à equipa de Vítor Pereira um excelente embalo para no fim ser feliz, e traduz, nesta fase decisiva da temporada, a força da estrutura azul e branca. Mais isso do que a força do seu técnico, que como se viu pela reação de Álvaro Pereira após a substituição, está longe de ter o grupo na mão.

Desmistificou-se um pouco aquela ideia gasta de que o FC Porto sem Fernando não rende tanto. É verdade que em jogos anteriores os portistas acusaram muito a ausência do seu 6 de eleição, mas com o recuo de Lucho e a boa adaptação de Defour à posição, os equilíbrios mantiveram-se sem dramas, com João Moutinho a ter a liberdade de ação para libertar o seu talento. Aliás, julgo que foi a partir do seu meio-campo que o FC Porto ganha o jogo. Ao encurtar os espaços a Hugo Viana cortou a comunicação entre o 45 e Lima. Sob pressão, Viana é capaz de cair em teias melindrosas, como se verificou no lance que culminou com o golo solitário de Hulk.

O Braga perdeu e atrasou-se na corrida pelo título. Irremediavelmente, parece-me, o que não retira o mérito a uma campanha exemplar, marcada por imensos acidentes de percurso, leia-se lesões, que retiraram a Leonardo Jardim a possibilidade de ter um banco mais forte. Essa fraqueza foi de resto perceptível hoje, quando foi preciso mexer com o jogo. Num ano de renovação, o Braga tem a pré-eliminatória da Champions garantida e a candidatura ao segundo lugar em aberto.

in Dornomenisco

BragaAtéMorrer

Boneli, estavas na nacente superior ? É que eu estava na última fila da A11 e foi para lá 1 rapariga portista e o namorado era do Braga. Ela só mandava boquinhas e essas cenas.

andre_carneiro

Como perder o campeonato em dois actos!

Não devemos comentar este jogo isoladamente. Para mim o Braga-Porto ou foi dejá-vu ou a continuação do jogo anterior com o Benfica. Lá está o 2º acto.
Perdemos ambos, talvez o que merecêssemos fosse o empate em ambos mas o que mais dói é que em nenhum dos dois jogamos para merecer a vitoria, e contra equipas, permitam-me a falta de humildade, perfeitamente ao alcance do Braga a que estivemos habituados a maior parte da época, o Braga que deu 4 ao Vitoria ou foi ganhar à Madeira em dois campos dificílimos!
Não tivemos sorte é certo, mas a sorte protege os audazes e nos não o fomos.
Infelizmente seremos mais um ano a equipa do quase... Quase fomos campeões há 2 anos, quase ganhamos a liga Europa no ano passado e quase fomos campeões de novo este ano... Os "quase" não dão taças e nos estamos a precisar e merece-las bastante!
E já que falo a liga Europa, relembro que mais uma vez é esta equipa azulada que nos tira o sonho... Mais uma vez foi mais competente. Há que o assumir... Se não falhássemos tão flagrantemente como falhamos em ambos os jogos com esta equipa (e também na semana passada com o Benfica) talvez a história fosse escrita de forma bem diferente.
Matematicamente ainda podemos ser campeões mas não me quer parecer que consigamos recuperar dos 5 pontos (+1) que temos de desvantagem para o Porto.

Desabafo e indignação à parte temos de ser realistas. Esta equipa esta a conseguir bem mais do que o que se propôs no inicio da época, não podemos ignorá-lo! Ontem não aplaudi os rapazes no final do jogo... Honestamente não achei que o merecessem, mas certamente que o farei e com mta vontade no ultimo jogo da época no AXA. Estou certo que conseguiremos o acesso à champions league e conseguiremos ficar pela segunda vez na história nos 3 primeiros lugares... Sim, ainda n perdemos o 2º lugar.
O Braga está-se a tornar uma equipa poderosa em Portugal e reconhecida na Europa. Mas somos ainda uma equipa jovem... Portos, Benficas e Sportings têm jogos do título todos os anos... Para nós, estes dois, foram os primeiros jogos do titulo de muitos que aí virão!

Depois nós, os adeptos, temos de ser responsabilizados também pelo sucesso e insucesso da equipa... Ontem foi bonita a corrente humana, os cachecóis e a música do "quando entras em campo"... Mas como é possível sermos um "colosso" nacional se nem num jogo do titulo como este foi conseguimos encher o AXA de verdadeiros Braguistas?! 25000 pessoas?! no jogo que relançava o Braga para o topo do campeonato! Sem contar que desses 25000, quê, 7000 seriam Portistas e 3000 seriam os tais Braguistas abenficados... Repetiu-se o mesmo do ano passado no jogo decisivo da meia-final da taça Europa... Foram 25-26000 Braguistas?!
Depois leio aqui adeptos indignadíssimos pela SAD "ter dado bilhetes" aos Portistas... E nós sócios? Quantos "ofereceram" o bilhete de acompanhante de sócio a Portistas amigos?

Por fim, queria deixar duas mensagens:
1. Acredito que o Braga vai continuar a crescer e que não vai demorar até transformarmos tanto sucesso em taças e ligas! Temos de dar tempo ao tempo...

2. São uns hipócritas os que andaram por aqui a condenar os actos dos vizinhos de Guimarães mas que no mesmo dia foram arremessar pedras ao autocarro do FCP. Uma vergonha para os restantes adeptos e para o nosso clube.
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

PAF

Quote from: enormeBRAGA on 08 de April de 2012, 15:01
Quote from: CarlosV_SCB on 08 de April de 2012, 14:48
Fico com a ideia que Sapunaru e Defour são claramente expulsos por acumulação de amarelos, mas não interessa para ninguém isso  ::)

Só me pergunto, onde é que estão as imagens dos lances. E os possíveis penaltys? Onde é que andam essas imagens? Eu pelo menos ainda não consegui ver. Já li por aqui que são claramente lance passíveis de grande penalidade, mas como somos todos suspeitos  :P, queria ver com os meus próprios olhos. Está para breve. EU ACREDITO.

Os lances ontem depois de chegar a casa até me cansei de ver os lances... vi na rtpi (analisado pelo Paraty) e na tvi24, estava a dar os programas de desporto e depois ainda vi nas noticias da meia noite.
Hoje não vi os jornais da 1h mas se os resumos forem os mesmos mostram esses lances.

Como já disse, se nos 2 marcasse penalty, seria discutivel, tal como o é não marcando... mas sinceramente não me parece que sejam lances que mereçam ser discutidos como decisivos para o jogo. Eram decisões em ambos os casos muito, mas muito complicadas.
No primeiro há claramente uma falta fora da área, depois fica a dúvida se há um novo toque dentro, ou se há um prolongar da acção.
O outro sinceramente não há imagens que mostrem que há penalty, porque não se vê a linha quando a bola vai ao braço, apenas quando ele roda e apenas podemos fazer deduções... se a mão está ali quando cai, devia estar em cima da linha pelo menos, mas é uma dedução, nada mais que isso!
Pelo que fui lendo noutros foruns, até os benfiquistas acham que não eram penaltis, e como lhes davam jeito também a eles.
Por exemplo em comparação com a semana passada, acho que tinhamos mais motivos para reclamar.

euxinha

Mais do que o jogo, gostava de falar do seguinte:

- Não gostei da prestação das claques: cantavam à vez e pouco se ouviram; em dias de jogos como este, em especial, acho que deviam fazer um forcing para puxar pelas vozes.

- Continuo a dizer que prefiro os 10000/12000 habituais do que ter o estádio cheio de infiltrados.

- Lamentável, no mínimo, o estado em que o polícia deixou aquele jovem; vi-o a sair de maca, e posso dizer não foi uma imagem nada bonita: notava-se de longe o estado de choque em que o rapaz se encontrava. Mais digo, NA CABEÇA? Fica por saber quem são, afinal, os animais.
Espero que não fique com qualquer tipo de lesão, seja física ou psicológica. E desejo-lhe as rápidas melhoras.


BRio_Braguista

O Braga em 2 jornadas perdeu a hipótese de disputar o 1º lugar até ao fim. Tínhamos equipa, temos os adeptos mas ainda não temos mentalidade para sermos campeões. Para ganhar não basta termos uma boa estrutura, jogarmos bem, termos apoio. É necessário saber ganhar e, infelizmente, ainda não sabemos.

Falhámos em Dublin, ´não concretizámos na Luz, desperdiçámos contra o Porto...

Tenho, e todos devemos ter muito orgulho nesta equipa e no trabalho que tem sido feito que tem feito o clube crescer a olhos vistos. No entanto, ainda não é a nossa hora.

Continuemos a acreditar e a apoiar que essa mentalidade vencedora vai nascer e desenvolver-se também!!

Força Braga!!

PAF

Quote from: andre_carneiro on 08 de April de 2012, 17:48
Como perder o campeonato em dois actos!

Não devemos comentar este jogo isoladamente. Para mim o Braga-Porto ou foi dejá-vu ou a continuação do jogo anterior com o Benfica. Lá está o 2º acto.
Perdemos ambos, talvez o que merecêssemos fosse o empate em ambos mas o que mais dói é que em nenhum dos dois jogamos para merecer a vitoria, e contra equipas, permitam-me a falta de humildade, perfeitamente ao alcance do Braga a que estivemos habituados a maior parte da época, o Braga que deu 4 ao Vitoria ou foi ganhar à Madeira em dois campos dificílimos!
Não tivemos sorte é certo, mas a sorte protege os audazes e nos não o fomos.
Infelizmente seremos mais um ano a equipa do quase... Quase fomos campeões há 2 anos, quase ganhamos a liga Europa no ano passado e quase fomos campeões de novo este ano... Os "quase" não dão taças e nos estamos a precisar e merece-las bastante!
E já que falo a liga Europa, relembro que mais uma vez é esta equipa azulada que nos tira o sonho... Mais uma vez foi mais competente. Há que o assumir... Se não falhássemos tão flagrantemente como falhamos em ambos os jogos com esta equipa (e também na semana passada com o Benfica) talvez a história fosse escrita de forma bem diferente.
Matematicamente ainda podemos ser campeões mas não me quer parecer que consigamos recuperar dos 5 pontos (+1) que temos de desvantagem para o Porto.

Desabafo e indignação à parte temos de ser realistas. Esta equipa esta a conseguir bem mais do que o que se propôs no inicio da época, não podemos ignorá-lo! Ontem não aplaudi os rapazes no final do jogo... Honestamente não achei que o merecessem, mas certamente que o farei e com mta vontade no ultimo jogo da época no AXA. Estou certo que conseguiremos o acesso à champions league e conseguiremos ficar pela segunda vez na história nos 3 primeiros lugares... Sim, ainda n perdemos o 2º lugar.
O Braga está-se a tornar uma equipa poderosa em Portugal e reconhecida na Europa. Mas somos ainda uma equipa jovem... Portos, Benficas e Sportings têm jogos do título todos os anos... Para nós, estes dois, foram os primeiros jogos do titulo de muitos que aí virão!

Depois nós, os adeptos, temos de ser responsabilizados também pelo sucesso e insucesso da equipa... Ontem foi bonita a corrente humana, os cachecóis e a música do "quando entras em campo"... Mas como é possível sermos um "colosso" nacional se nem num jogo do titulo como este foi conseguimos encher o AXA de verdadeiros Braguistas?! 25000 pessoas?! no jogo que relançava o Braga para o topo do campeonato! Sem contar que desses 25000, quê, 7000 seriam Portistas e 3000 seriam os tais Braguistas abenficados... Repetiu-se o mesmo do ano passado no jogo decisivo da meia-final da taça Europa... Foram 25-26000 Braguistas?!
Depois leio aqui adeptos indignadíssimos pela SAD "ter dado bilhetes" aos Portistas... E nós sócios? Quantos "ofereceram" o bilhete de acompanhante de sócio a Portistas amigos?

Por fim, queria deixar duas mensagens:
1. Acredito que o Braga vai continuar a crescer e que não vai demorar até transformarmos tanto sucesso em taças e ligas! Temos de dar tempo ao tempo...

2. São uns hipócritas os que andaram por aqui a condenar os actos dos vizinhos de Guimarães mas que no mesmo dia foram arremessar pedras ao autocarro do FCP. Uma vergonha para os restantes adeptos e para o nosso clube.

O braga não tem sequer 30mil sócios, nem sequer deve ter 15mil pagantes (desculpem se tiver errado, mas não devo andar longe da realidade) como queres ter 30mil no estádio?
Os adeptos não nascem da noite para o dia, isso já foi aqui mais que discutido!
O Braga está ter o seu crescimento natural...
E não podes pedir mais adeptos e logo de seguida dizer que estiveram lá 3000mil abenficados!
O Braga neste momento são 12/13mil, num jogo melhor e com bons preços 15mil é a nossa realidade, não queiram fazer de nós aquilo que não somos!
Os outros é pessoal que gosta de ver futebol ou simplesmente de um bom jogo, portistas, benfiquistas ou sportinguistas, gilistas ou vimaranenses até... ou pessoal sem clube.

Ontem o apoio foi razoável, a 1ªmeia hora foi como o jogo, fraca, mas depois houve um grande apoio, diga-se pelo que me disseram referido na TV pelos comentadores. Em minha opinião o apoio falhou um pouco no fim (quando o speaker falou...+1multa), por culpa dos adeptos, mas também da equipa, que se mostrava derrotada em campo, o golo e a forma como aconteceu deixou o pessoal anestesiado, pelo menos a mim, custou-me muito mais que o golo nos descontos na luz!

Quanto ao apedrejamento do autocarro, em guimarães todos sabemos quem foi... aqui apenas sabemos que foi apedrejado, muito longe do estádio, e em nenhum sitio viste mencionado que foram adeptos do Braga... é obvio que todos lamentamos!
Não precisamos de vir para aqui nós criar teorias da conspiração contra o braga, quando ninguém, mas mesmo ninguém sugeriu sequer que foram adeptos do braga... até apostava que não foram, apesar de haverem animais em todos os clubes!

PAF

Quote from: euxinha on 08 de April de 2012, 17:54
Mais do que o jogo, gostava de falar do seguinte:

- Não gostei da prestação das claques: cantavam à vez e pouco se ouviram; em dias de jogos como este, em especial, acho que deviam fazer um forcing para puxar pelas vozes.

- Continuo a dizer que prefiro os 10000/12000 habituais do que ter o estádio cheio de infiltrados.


- Lamentável, no mínimo, o estado em que o polícia deixou aquele jovem; vi-o a sair de maca, e posso dizer não foi uma imagem nada bonita: notava-se de longe o estado de choque em que o rapaz se encontrava. Mais digo, NA CABEÇA? Fica por saber quem são, afinal, os animais.
Espero que não fique com qualquer tipo de lesão, seja física ou psicológica. E desejo-lhe as rápidas melhoras.

O problema das claques ontem é que não estavam só os habituais 12mil do Braga... tudo a puxar para um lado, eu estava no A6 e não ouvi uma única vez os Red (ouvi o tambor uma ou 2 vezes) e a bracara ouvia como som de fundo, mesmo quando eu notava que estavam todos a cantar!

Isto leva para a 2ªparte, o que tu dizes de ter lá os 10mil habituais aplica-se num jogo normal, num jogo como ontem isso não me parece fazer grande diferença, porque não estamos sozinhos no estádio, só o ruído de fundo é muito grande.
Enquanto descia por trás do ecrã, gritava-se o Braga entre bancadas e mesmo na nascente só ouvia um braga-porto misturado.
Mais a acústica do estádio como todos sabemos é fraca... e tendo a maior parte dos adeptos do porto em cima, as coisas pioram muito, simplesmente abafam o pessoal de baixo.

Mesmo assim acho que o apoio entre os 30/60minutos foi bastante bom!

BragaAtéMorrer

E o tolo sou eu que ainda acredita que podemos ser campeões.. Estou á espera que o Sporting fodª o Benfica, e que  empate com o Rio Ave ou Marítimo.. Já o Porto que perca com Marítimo e Sporting também.. Uma pequena esperança que ainda está viva. Enquanto for possível nada de baixar os braços!

VERMELHO MAGICO

Isto é tudo muito lindo. Mas honestamente eu só espero pelo dia que o Salvador deixe de prestar vassalagem ao Pinto da Costa e nos permita a nós, verdadeiros gverreiros, festejar uma vitória frente ao FCP quando a merecemos. Entristece-me profundamente sofrer por este Braga há 40 anos e ver a vergonha que ontem se passou dentro não só das quatro linhas mas de todo o AXA. Talvez o Sr. Olarápio Benquerença tenha ajudado as duas equipas pois para mim os 6 pontos contra este adversario estejam vendidos desde o dia do sorteio da Liga Zon Sagres. A minha única esperança é que no meio deste negócio alguém se tenha lembrado de pedir ao P.C. que não deix ;D o benfica ganhar amanha e que ajude o Braga conta o Paços de Ferreira para nos manter vivos e quietinhos enquanto ele vai ganhando os campeonatos.
É UMA VERGONHA. Talvez alguns se lembrem do que aconteceu aos espanhois quando se insurgiram contra o fcp.....LIGA DE HONRA. O Salvador que respeite o Braga e que deixe de beijar a mão ao papa.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

andre.s.c.Braga

Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 18:36
Isto é tudo muito lindo. Mas honestamente eu só espero pelo dia que o Salvador deixe de prestar vassalagem ao Pinto da Costa e nos permita a nós, verdadeiros gverreiros, festejar uma vitória frente ao FCP quando a merecemos. Entristece-me profundamente sofrer por este Braga há 40 anos e ver a vergonha que ontem se passou dentro não só das quatro linhas mas de todo o AXA. Talvez o Sr. Olarápio Benquerença tenha ajudado as duas equipas pois para mim os 6 pontos contra este adversario estejam vendidos desde o dia do sorteio da Liga Zon Sagres. A minha única esperança é que no meio deste negócio alguém se tenha lembrado de pedir ao P.C. que não deix ;D o benfica ganhar amanha e que ajude o Braga conta o Paços de Ferreira para nos manter vivos e quietinhos enquanto ele vai ganhando os campeonatos.
É UMA VERGONHA. Talvez alguns se lembrem do que aconteceu aos espanhois quando se insurgiram contra o fcp.....LIGA DE HONRA. O Salvador que respeite o Braga e que deixe de beijar a mão ao papa.
Lá estão vocês com a história do costume, só espero que o Braga cale essas boca um dia, desculpa lá mas é sempre a mesma história se tivéssemos ganho e foi por uma questão de sorte, já ninguém estava aqui a mandar bocas

VERMELHO MAGICO

E as claques? *****. Também beijam a mão ao papa? Só se ouvem contra os lampiões e espanhois? Pois pra mim o fcp é a mesma ***** que os outros dois. mete-me nojo ver o silencio dos r.b. e dos b.l. num jogo como este. parece que o Salvador também manda nas claques. Que mande na equipa e no treinador não me admira mas nas claques.....é vergonhoso este braguismo.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

TiagoHV

Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 18:43
E as claques? *****. Também beijam a mão ao papa? Só se ouvem contra os lampiões e espanhois? Pois pra mim o fcp é a mesma ***** que os outros dois. mete-me nojo ver o silencio dos r.b. e dos b.l. num jogo como este. parece que o Salvador também manda nas claques. Que mande na equipa e no treinador não me admira mas nas claques.....é vergonhoso este braguismo.

Banido!!
Na derrota e na vitória!

VERMELHO MAGICO

acredita piamente numa coisa...quem me dera poder dar-te razão. O problema é este deja-vu. Pra nós o segundo ou terceiro já chega enquanto eles negoceiam sempre o primeiro. Eu não estendo o tapete vermelho a ninguem....só aos verdadeiros gverreiros.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

VERMELHO MAGICO

Quote from: TiagoHV on 08 de April de 2012, 18:48
Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 18:43
E as claques? *****. Também beijam a mão ao papa? Só se ouvem contra os lampiões e espanhois? Pois pra mim o fcp é a mesma ***** que os outros dois. mete-me nojo ver o silencio dos r.b. e dos b.l. num jogo como este. parece que o Salvador também manda nas claques. Que mande na equipa e no treinador não me admira mas nas claques.....é vergonhoso este braguismo.

Banido!!

Ok. deve ser um dos que acha que até as claques estiveram bem no jogo de ontem. Como sou dos que respeitam a opinião dos outros, respeito tambem a sua.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

VERMELHO MAGICO

Já desde há uns anos que finalmente, e graças a deus, perdemos o respeito aos lampiões e gatinhos. Agora só falta libertarmo-nos dos lagartos.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

rvx

Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 19:01
Quote from: TiagoHV on 08 de April de 2012, 18:48
Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 18:43
E as claques? *****. Também beijam a mão ao papa? Só se ouvem contra os lampiões e espanhois? Pois pra mim o fcp é a mesma ***** que os outros dois. mete-me nojo ver o silencio dos r.b. e dos b.l. num jogo como este. parece que o Salvador também manda nas claques. Que mande na equipa e no treinador não me admira mas nas claques.....é vergonhoso este braguismo.

Banido!!

Ok. deve ser um dos que acha que até as claques estiveram bem no jogo de ontem. Como sou dos que respeitam a opinião dos outros, respeito tambem a sua.

As claques cantaram o jogo todo, como é habitual, à excepção dos 10/20 minutos após. Ou era suposto estar tudo eufórico por estarmos a perder contra o Porto? Opiniões expressas desta forma, para mim, davam direito a expulsão. Isto é um fórum do Braga e tem de haver respeito. Se não respeitam, rua!

Agora, viraram mania as teorias da conspiração nos jogos com Porto e Benfica. CHEGA! Se estão frustrados, poupem os outros das vossas frustrações. É que escrever ainda dá algum trabalho, portanto, se o querem fazer, que pensem primeiro.

brigada da relote

Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 19:09
Já desde há uns anos que finalmente, e graças a deus, perdemos o respeito aos lampiões e gatinhos. Agora só falta libertarmo-nos dos lagartos.
Gatinhos e lagartos não são a mesma coisa?! Fogo, bem me avisaram para largar a bebida... :-[

BragaAtéMorrer

Quote from: brigada da relote on 08 de April de 2012, 19:24
Quote from: VERMELHO MAGICO on 08 de April de 2012, 19:09
Já desde há uns anos que finalmente, e graças a deus, perdemos o respeito aos lampiões e gatinhos. Agora só falta libertarmo-nos dos lagartos.
Gatinhos e lagartos não são a mesma coisa?! Fogo, bem me avisaram para largar a bebida... :-[
lampião ele, lampião.