News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mister Leonardo Jardim

Started by miguel_afonso, 19 de March de 2012, 11:21

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

A 20 de Dezembro de 2011 a contestação ao treinador era mais do que muita...
Eram tópicos e post a "malhar" no treinador e escreveram-se as coisas mais inacreditáveis...
Na altura abri um tópico para tentar perceber o porquê dos anticorpos ao mister e fiz uma analise da epoca até a 13ª jornada (http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,20868.20.html)

Foi um parte da época muito conturbada porque as criticas não correspondiam ao resultados, estamos naquela altura a fazer a melhor campanha dos últimos 6 anos e nem isso calava os mais descontentes...

Sábado dia 17 de Março o SC Braga com Leonardo Jardim ao comando conquista a 12 vitoria consecutiva, continua a com o mesmo low-profile que agora já é muito apreciado pelo adeptos, vejam a quantidade de pessoas que concordam com a postura do Mister em relação a candidatura ao titulo...

Abri este tópico porque independentemente do que possa vir a acontecer até ao final da época quero desde já agradecer ao Leonardo Jardim por tudo que já fez, pela forma como conquistou os adeptos e acima de tudo por ter criando uma equipa mandona, com personalidade, que joga sempre para ganhar, que dá espectáculo que marca golos que se farta e que nos faz sonhar...

Obrigado Mister e só desejo que no final da época estejamos a festejar um titulo ou dois...

recsally

E eu fui das que critiquei negativamente o trabalho de Leonardo Jardim, não pelos resultados mas sim pelas exibições cinzentas que a equipa fazia, especialmente fora de casa.

Hoje, e não tenho vergonha nenhuma em assumir-lo, tenho de "dar a mão à palmatória" e só posso fazer críticas positivas. Outra vez, não pelos resultados (12 vitórias!!!!!!!!) mas sim pelas exibições de qualidade, pela atitude e pelo rigor desta equipa. Como dizia LFL no último jogo o Braga ganha e ganha tranquilamente, sem a necessidade de se expor em demasia e correr muito... E isso é tudo estratégia e preparação psicologica.

Já agora uma observação: no flash-interview, depois de dizer que a 12ª vitória tinha muito simbolismo pelo número 12 ser o dos adeptos, LJ dedicou a vitória aos jogadores menos utilizados, acrescentando que é por causa deles que os mais utilizados têm a magnífica performance que apresentam. É assim que se ganha um grupo!!! 

Por isso, e sem qualquer problema Parabéns e Obrigada Leonardo Jardim.
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

Vasco Soares

Quote from: recsally on 19 de March de 2012, 11:32
E eu fui das que critiquei negativamente o trabalho de Leonardo Jardim, não pelos resultados mas sim pelas exibições cinzentas que a equipa fazia, especialmente fora de casa.

Hoje, e não tenho vergonha nenhuma em assumir-lo, tenho de "dar a mão à palmatória" e só posso fazer críticas positivas. Outra vez, não pelos resultados (12 vitórias!!!!!!!!) mas sim pelas exibições de qualidade, pela atitude e pelo rigor desta equipa. Como dizia LFL no último jogo o Braga ganha e ganha tranquilamente, sem a necessidade de se expor em demasia e correr muito... E isso é tudo estratégia e preparação psicologica.

Já agora uma observação: no flash-interview, depois de dizer que a 12ª vitória tinha muito simbolismo pelo número 12 ser o dos adeptos, LJ dedicou a vitória aos jogadores menos utilizados, acrescentando que é por causa deles que os mais utilizados têm a magnífica performance que apresentam. É assim que se ganha um grupo!!! 

Por isso, e sem qualquer problema Parabéns e Obrigada Leonardo Jardim.
Faço minhas as palavras de recsally, apenas gostaria de sublinhar o facto do que ela pôs a negrito, e nao é bem assim, ou pelo menos nao é bem dessa maneira que se conquista o grupo, que acredito que está com e na mao do treinador.
Portanto apenas uma breve consideraçao e que acho que é a unica pecha que aponto ao Leonardo Jardim, que sao as substituiçoes, claro que tem corrido muito bem e pouco gente dá importancia a isso.
Mister cada jogo é um jogo e tem uma historia diferente como tal o predefinido das substuiçoes em minutos do jogo corre o serio risco de ser alterado
O balneario também é conquistado quando se dá uma "colher de chá" aos menos utilizados, lima esta numa super forma mas temos nuno gomes e carlao que só jogam 10 minutos qd jogam, nao houve alturas ( gil-braga 0-3 aos 70 minutos, braga-vitoria 3-0 aos 70 minutos, feirense-braga 0-3 aos 70 minutos, só para citar os mais recentes jogos que estes 2 jogadores e outros pudessem ter um pouco mais tempo de jogo e sentirem-se ainda mais validos? eu acho que houve.
Todo o jogador gosta de jogar e quando os jogos assim o permitem deve-lhes ser dado tempo de jogo.
Esta é a minha observaçao, nao critica, aceito outras opinioes claro está.

Imperial1921

Faço aqui mea culpa, porque embora nunca o tenha manifestado aqui, fui dos que critiquei o Leonardo Jardim. Reconheço o grande mérito que tem em mais uma época histórica e não vale a pena dizer que qualquer treinador que venha para Braga arrisca-se a ganhar porque o Braga tem uma grande estrutura e um grande treinador, porque isso é uma treta...o Braga já tem muita qualidade no plantel e se o treinador não souber gerir o balneário tem o destino do Vilas Boas.

Concorco com o Vasco Soares porque de facto quem está na bancada acha que a gestão do banco podia ser feita de outra forma, dando mais minutos a atletas que poderão ser bastante úteis e é preciso que estejam com níveis motivacionais elevados.

Ainda no sábado me irritou a entrada do Djamal quando estava 4-0 (penso eu), em que temos o lima a lutar para ser o melhor marcador e se há jogo que dava para a equipa jogar para ele era este...

Mas em todo o caso parabéns Leonardo Jardim, tem o meu respeito, apoio e admiração que, como tudo na vida, têm de ser conquistados e tu fizeste-o da melhor maneira, no meu caso até foi de luva branca :)

Saudações

ric

Não concordei - e continuo a não concordar únicamente com a questão das substituições.
mesmo com os jogos controlados, LJ continua a insistir nas substituições a poucos minutos do fim.
Continuo a não perceber tb pq estas mesmas substituições não se fazem tendo em conta uma gestão do plantel. Não sei se viana, alan, Lima, salino, etc não precisariam de mais tempo de saída tendo em conta o desnrolar do campeonato. Mas como não sou eu que os treino, dou de barato esta opção de LJ. pelos vistos não é por excesso de tempo jogado de alguns jogadores chave que nós padecemos. Ainda bem.

Mais confuso fico com as oportunidades dadas. para quem quis Nuno Gomes, por exemplo, e apenas o meteu a jogar pouquissimos minutos acho que ...não percebo. Sobretudo quando houve situações que a sua presença até se recomendaria. E o mesmo digo para outros que mereciam mais minutos: carlão, por exemplo.
Nunca percebi muito bem o que pretende um treinador quando manda entrar um jogador a 5/7m do final. Tb gostaria de saber o que sente um atleta nesta situação? Será que no fundo acha que estes minutitos em campo darão para alguma coisa que "não matar o bicho"?

Outra questão que me parece pertinente é a gestão psicológica do plantel e a gestão de expectativas. Tem um Braga um plantel valioso e com qualidade/quantidade (agora com as lesões menos em quantidade, claro...). Seria prudente uma gestão de expectativas, mostrando a todos que podem jogar e não apenas "aquecer" e dar duas corridas nos poucos minutos que estão em campo.
A qualidade destes executantes pressupunha maior intervenção e logo potenciar "a chamada gestão fisica e animica do plantel". Sinceramente não  entendo que exista no Braga . Nem nunca entendi pq não se faz. Sobretudo quando tivemos muitos jogos com o "resultado feito" a mais de 30m para o final.

No entanto, não deixo de dar a mão á palmatória quando vejo que esta situação - contrariamente ao que acontece em muitos clubes - não acarreta mossas (visiveis) entre os atletas. Acho mesmo que todo o plantel denota uma entreajuda fora de série que não seria muito normal quando os artistas são tantos e de tão boa qualidade e que as oportunidades dadassão de escassos minutos.Seria normal alguns amuos, invejazitas e algumas facaditas.
È isto que se vê por todos os clubes nestas condições.

Curiosamente, ou talvez não - honra ao mister Jardim-  o Braga apresenta coesão e nada do que disse acima se percebe.
E mesmo aqueles que deviam estar a pensar que mereciam mais e maiores oportunidades nunca se lhes viu um olhar de soslaio ou desdém.

por isto, rendo a minha homenagem ao mister.
Mas como disse atrás: "ó Mister, os homens não precisariam de mais uns tempinhos para mostar a sua qualidade e valor?" E os nossos titulares não deveriam poder descansar mais para estarem melhores nas jornadas que se seguem?

cadê a gestão de que tanto se fala? ou ela existe e eu não a vejo? Mas confesso que sou um "ignorante" na bola comparado com os feitos e saber do Mister. mas gostava de compreender

JotaCC

Eu nunca foi ou serei apologista de deitar abaixo a treinador porque começa mal ou perde 2 ou 3 jogos temos de dar tempo ao tempo, já no tempo do Domingos logo no inicio do campeonato todos queriam correr com ele e depois foi o que foi final da LE etc, o mesmo acontece com o jardim há uns meses atrás era o alvo de todos os ataques até abriam tópicos para criticar e agora é o maior, eu foi sempre um dos que aqui disse que não podemos despedir um treinador por um ou dois maus resultados, se assim fosse trocava-mos de treinador todos os meses. Concordo com o  que o ric disse acho que as substituições são o senão do Jardim, uma fase fazia sempre as mesmas outra faz muito tarde como por exemplo em Barcelos para o campeonato a ganhar 3-0  meteu o Nuno Gomes aos 88`, para finalizar só tenho  a dizer" .... E O JARDIM É O NOSSO TREINADOR...."

lezani

Quote from: ric on 19 de March de 2012, 12:42
Não concordei - e continuo a não concordar únicamente com a questão das substituições.
mesmo com os jogos controlados, LJ continua a insistir nas substituições a poucos minutos do fim.
Continuo a não perceber tb pq estas mesmas substituições não se fazem tendo em conta uma gestão do plantel. Não sei se viana, alan, Lima, salino, etc não precisariam de mais tempo de saída tendo em conta o desnrolar do campeonato. Mas como não sou eu que os treino, dou de barato esta opção de LJ. pelos vistos não é por excesso de tempo jogado de alguns jogadores chave que nós padecemos. Ainda bem.

Mais confuso fico com as oportunidades dadas. para quem quis Nuno Gomes, por exemplo, e apenas o meteu a jogar pouquissimos minutos acho que ...não percebo. Sobretudo quando houve situações que a sua presença até se recomendaria. E o mesmo digo para outros que mereciam mais minutos: carlão, por exemplo.
Nunca percebi muito bem o que pretende um treinador quando manda entrar um jogador a 5/7m do final. Tb gostaria de saber o que sente um atleta nesta situação? Será que no fundo acha que estes minutitos em campo darão para alguma coisa que "não matar o bicho"?

Outra questão que me parece pertinente é a gestão psicológica do plantel e a gestão de expectativas. Tem um Braga um plantel valioso e com qualidade/quantidade (agora com as lesões menos em quantidade, claro...). Seria prudente uma gestão de expectativas, mostrando a todos que podem jogar e não apenas "aquecer" e dar duas corridas nos poucos minutos que estão em campo.
A qualidade destes executantes pressupunha maior intervenção e logo potenciar "a chamada gestão fisica e animica do plantel". Sinceramente não  entendo que exista no Braga . Nem nunca entendi pq não se faz. Sobretudo quando tivemos muitos jogos com o "resultado feito" a mais de 30m para o final.

No entanto, não deixo de dar a mão á palmatória quando vejo que esta situação - contrariamente ao que acontece em muitos clubes - não acarreta mossas (visiveis) entre os atletas. Acho mesmo que todo o plantel denota uma entreajuda fora de série que não seria muito normal quando os artistas são tantos e de tão boa qualidade e que as oportunidades dadassão de escassos minutos.Seria normal alguns amuos, invejazitas e algumas facaditas.

Curiosamente, ou talvez não - honra ao mister Jardim-  o Braga apresenta coesão e nada do que disse acima se percebe.
E mesmo aqueles que deviam estar a pensar que mereciam mais e maiores oportunidades nunca se lhes viu um olhar de soslaio ou desdém.

Mas como disse atrás: "ó Mister, os homens não precisariam de mais uns tempinhos para mostar a sua qualidade e valor?" E os nossos titulares não deveriam poder descansar mais para estarem melhores nas jornadas que se seguem?

cadê a gestão de que tanto se fala? ou ela existe e eu não a vejo? Mas confesso que sou um "ignorante" na bola comparado com os feitos e saber do Mister. mas gostava de compreender

Em Inglaterra até acabavam muitos jogos sem fazer nenhuma substituição. Compreendo a tua quetsão mas penso que é uma falsa questão. É mais um cliché do futebol. Um profissional não é poupada por jogar menos 20 minutosnum jogo. Acho mais pertinente pela perspectiva do jogador que está de fora. Mas essa perspetiva levanta muitos outros tipos de problemas....porque este e não aquele, quer defender, é tolo tinha o jogo controlado e depois... etc etc. Por isso eu até nem sou muito adepto de substituições quando as coisas estão a rolar bem.
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

rvx

A grande diferença entre a primeira e a segunda volta está na consistência da equipa, porque já no início do campeonato mostramos algum bom futebol. Simplesmente, muita gente desconfiou de forma exagerada do trabalho do Jardim.

Eu não quero gerar qualquer polémica, até porque eu próprio cheguei a criticar alguns aspectos da nossa equipa, embora tenha sempre acreditado no trabalho do LJ. A questão é que criticar não implica apontar só os aspectos negativos, e muito menos entrar em vias de insulto, como alguns fizeram. Acho que o momento actual deveria fazer essas pessoas reflectir acerca da atitude que demonstraram, que, claramente, não foi razoável.

Também, hove aqueles cujas críticas foram mais moderadas, e aos quais só aponto o facto de não terem sido capazes de, pelo menos, reconhecer alguns aspectos positivos no futebol do Braga. Não pensem que o sucesso actual foi construído de uma semana para a outra, mas que grande parte do trabalho foi feito antes de Dezembro. Faltou só alguma motivação (e uma grande melhoria no jogo do meio campo com a entrada de Custódio) para a equipa tornar-se consistente.

JR1287

Concordo com o lezani. E digo mais: eu entendo as substituições como forma do treinador mudar o rumo dos acontecimentos quando as coisas estão a correr mal (sem contar com as lesões, claro); não creio que as substituições sejam importantes para os jogadores descansarem, pois se o jogo estiver controlado, até dentro do campo se descansa (o Mourinho chama-lhe "descansar com bola"); nem para dar rodagem aos menos utilizados, pois não é em 5, 10 ou mesmo 30 minutos que se ganha a rodagem que os outros jogadores fazem em 90 minutos. Aliás, se vocês notarem bem - e isso foi visível claramente no nosso jogo com o Feirense, e, por exemplo, no jogo do Sporting em Manchester com o City - muitas vezes, quando o jogo está controlado, as substituições só vêm retirar ritmo e equilíbrio à equipa, que muitas vezes oscila com essas substituições que se calhar não eram assim tão necessárias (nós sofremos um golo, e podíamos ter sofrido mais, e jogámos muito pior depois das substituições, principalmente a que foi para o Mossoró "descansar"; e o Sporting passou a levar baile, e quase deitava tudo a perder, quando tiraram o Matias, também para "descansar"...).

E quanto à questão das expectativas dos jogadores que estão no banco, que aqui falaram, eu pergunto: e as expectativas dos jogadores que estão a jogar, e saem sem necessidade? O ano passado perdemos o Mossoró durante alguns jogos porque não gostou de ser substituído; claro que devem, sempre, respeitar a opção do treinador, mas se aqui admitiram que os jogadores ficam tristes e desanimados por não entrarem, temos de admitir que também fiquem tristes e desanimados os que têm de sair (principalmente quando estão a jogar bem; e na Feira, independentemente de ter motivos para o tirar (o tal "descanso"...), a verdade é que o Mossoró estava a fazer um jogaço, e parece-me que não saiu muito satisfeito... E eu, sinceramente, preferia que ele tivesse continuado em campo, pois o Carlão e o Djamal não trouxeram nada de melhor à equipa...)

Assim, ao contrário do que foi aqui dito, eu acho que, nos jogos que estão a correr bem e perfeitamente controlados, o Jardim nem precisava, sequer, de fazer substituições; mas se as faz, que as faça tarde, para o risco de correrem mal ser menor...

Vasco Soares

Quote from: lezani on 19 de March de 2012, 13:18
Quote from: ric on 19 de March de 2012, 12:42

Em Inglaterra até acabavam muitos jogos sem fazer nenhuma substituição. Compreendo a tua quetsão mas penso que é uma falsa questão. É mais um cliché do futebol. Um profissional não é poupada por jogar menos 20 minutosnum jogo. Acho mais pertinente pela perspectiva do jogador que está de fora. Mas essa perspetiva levanta muitos outros tipos de problemas....porque este e não aquele, quer defender, é tolo tinha o jogo controlado e depois... etc etc. Por isso eu até nem sou muito adepto de substituições quando as coisas estão a rolar bem.
Sem querer criar qualquer tipo de polemica nem celeuma, mas apenas "bricando salutarmente" com o meu comentario, até entendo o forista lezani, já nao entendo tanto do ponto de vista do Carlos Bouças, jogador da cantera arsenalista onde ele e muito outros eu ia ver ao domingo de manha no velhinho pelado da ponte.

karon

O LJ é uma pessoa muito afável e simpática. Sou das que apoiei desde o início e o defendi quando muitos o enxovalharam, e não me esquecerei nunca da vergonha que passei no estádio do dragão. Podia não concordar, mas dar parte de fraca na casa do adversário NUNCA!
Nos melhores e nos piores momentos, Braga Sempre!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

PMPF

Admito que também fui um dos que critiquei o Leonardo Jardim e sei que não deveria ser assim porque qualquer treinador precisa de algum tempo para se adaptar mas quando a minha equipa nao joga bem eu nao me consigo controlar. Fiz o mesmo com o Domingos na sua primeira epoca aqui em Braga(então quando o Braga foi eliminado da Liga Europa fiquei possesso) mas mais tarde arrependi-me e vi que nao tinha razões para duvidar dele e agora com o Leonardo Jardim foi o mesmo. Sei que errei em criticar mas agora sei que mais uma vez não tinha razões porque temos um treinador com capacidade de levar esta equipa para muito mas muito longe.

FORÇA BRAGA!!!!!

barinho

É por isso que se deve dar sempre tempo ás pessoas para trabalhar.Mas em Portugal insiste-se em se focar apenas no negativo e a pedir a cabeça das pessoas à mínima contrariedade.Desde o 1º jogo de preparação que foi assim,as pessoas nem esperaram para que os novos jogadores e treinador se ambientassem e ganhassem rotinas.De alguns jogadores que agora são fundamentais dizia-se que não serviam porque vinham de clubes menores.

Na 1ª volta não éramos tão consistentes mas mesmo assim os únicos jogos verdadeiramente maus que fizemos foram em Leiria e em Coimbra.De resto fomos sempre superiores ou no mínimo estivemos ao mesmo nível do adversário.Por isso nunca percebi tanta contestação e continuo a achar que aqueles insultos no Dragão foram das coisas mais vergonhosas que já assisti como adepto do Braga!

Por isso acho que serve de lição,há que dar tempo às pessoas para trabalhar e se não se concorda com algo deve-se ao menos respeitar quem trabalha no nosso clube.Mas já se sabe que mal comece a próxima pré época e comecem a ser anunciados os primeiros reforços as críticas vão começar outra vez.

Kriticus

Quote from: barinho on 19 de March de 2012, 14:57
É por isso que se deve dar sempre tempo ás pessoas para trabalhar.Mas em Portugal insiste-se em se focar apenas no negativo e a pedir a cabeça das pessoas à mínima contrariedade.Desde o 1º jogo de preparação que foi assim,as pessoas nem esperaram para que os novos jogadores e treinador se ambientassem e ganhassem rotinas.De alguns jogadores que agora são fundamentais dizia-se que não serviam porque vinham de clubes menores.

Na 1ª volta não éramos tão consistentes mas mesmo assim os únicos jogos verdadeiramente maus que fizemos foram em Leiria e em Coimbra.De resto fomos sempre superiores ou no mínimo estivemos ao mesmo nível do adversário.Por isso nunca percebi tanta contestação e continuo a achar que aqueles insultos no Dragão foram das coisas mais vergonhosas que já assisti como adepto do Braga!

Por isso acho que serve de lição,há que dar tempo às pessoas para trabalhar e se não se concorda com algo deve-se ao menos respeitar quem trabalha no nosso clube.Mas já se sabe que mal comece a próxima pré época e comecem a ser anunciados os primeiros reforços as críticas vão começar outra vez.

Excelente análise barinho, tocaste nos pontos quase todos, só faltou falar de jogadores que foram crucificados (Lima, Elderson, Mossoró) por um momento menos bom e que agora estão a responder muito bem às críticas.

nuno1986

O Jardim era criticado de varias foramas. Uns diziam que ele não percebia nada e devia sair do clube, outros como eu apenas criticavam algumas escolhas. Quanto ás 1ªs criticas, acho não eram a maioria dos adeptos. A maioria estava com o treinador. O outro tipo de criticas existirá sempre seja qual for o treinador.
Sempre achei o Jardim bom treinador tacticamente e que tinha futuro no Braga. Mas n gostei da forma como utilizou alguns jogadores como o Mérida, o Paulo César, Ukra, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Carlão. Uns deviam jogar mais outros menos, não interessa quem.
O problema do Jardim ao inicio de epoca tinha haver com comunicaçao. Nao conseguia empolgar os adeptos como o Domingos. Mas se tivessemos olhado para a tabela viamos que estava ate a frente do Domingos em vários pontos. Acho que a comunicaçao vai continuar a falhar, mas agr já n vai gerar criticas, pois a serie de 12 vitórias ja esta na memoria de tds.

Se nas proximas epocas n houver Jardim e for um treinador sem provas dadas com resultados medianos no inicio de epoca, vai haver outra vez o mesmo problema. Mas atençao, não me parece que seja a maioria dos adeptos a fazer isso. O problema é que basta 5 ou 6 na bancada poente a mandar bocas para poder desmoralizar logo 1 treinador e este ficar a pensar que são tds os adeptos.

O mesmo se pode dizer de alguns jogadores. Infelizmente para os adeptos não é a mesma coisa o Elderson falhar 1 lance do que o Quim ou o Custódio a falhar. Um é novo, o outro tem provas dadas.

Kriticus

Quote from: nuno1986 on 19 de March de 2012, 16:23
O Jardim era criticado de varias foramas. Uns diziam que ele não percebia nada e devia sair do clube, outros como eu apenas criticavam algumas escolhas. Quanto ás 1ªs criticas, acho não eram a maioria dos adeptos. A maioria estava com o treinador. O outro tipo de criticas existirá sempre seja qual for o treinador.
Sempre achei o Jardim bom treinador tacticamente e que tinha futuro no Braga. Mas n gostei da forma como utilizou alguns jogadores como o Mérida, o Paulo César, Ukra, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Carlão. Uns deviam jogar mais outros menos, não interessa quem.
O problema do Jardim ao inicio de epoca tinha haver com comunicaçao. Nao conseguia empolgar os adeptos como o Domingos. Mas se tivessemos olhado para a tabela viamos que estava ate a frente do Domingos em vários pontos. Acho que a comunicaçao vai continuar a falhar, mas agr já n vai gerar criticas, pois a serie de 12 vitórias ja esta na memoria de tds.

Se nas proximas epocas n houver Jardim e for um treinador sem provas dadas com resultados medianos no inicio de epoca, vai haver outra vez o mesmo problema. Mas atençao, não me parece que seja a maioria dos adeptos a fazer isso. O problema é que basta 5 ou 6 na bancada poente a mandar bocas para poder desmoralizar logo 1 treinador e este ficar a pensar que são tds os adeptos.

O mesmo se pode dizer de alguns jogadores. Infelizmente para os adeptos não é a mesma coisa o Elderson falhar 1 lance do que o Quim ou o Custódio a falhar. Um é novo, o outro tem provas dadas.

5 ou 6 na bancada poente ou umas largas centenas no sector visitante do Dragão.

ric

mas caros amigos, o que somos nós a mais e o que temos de diferente dos comuns dos mortais que se apaixonam por este desporto?
Alguém pára um pouco para pensar com racionalidade quando estamos a falar DO NOSSO CLUBE?
Quem não se deixa levar pelo entusiasmo, pelo desenfrear de ideias , muitas delas tolas e não sentidas mas que estão ao sabor do vento e das conversas apaixonadas?

Não me parece que sejamos diferentes dos demais por queremos o melhor para o nosso clube. Queremos o melhor futebol, o máximo de vitórias, abnegação, entrega total e sem limites. e sobretudo resultados. Se possivel ...imediatos!

por isso, acho normal este tipo de conjecturas e até acho muito interessante esta sensação de ter que dar "a mão á palmatória". Isto é paixão. que pode ter tb nas análises teóricas e cheias de racionalidade, falhanços.

Aos directores, deixo-lhes a espinhosa missão de discernir. Com muitos mais dados que o comum do adepto, é à direcção que se tem de dar todo o apoio nas suas acções e decisões.
Quer seja para manter um treinador contestado como para chicotear um outro que uma percentagem gosta bastante.

Portanto, se pensarmos bem não me parece que LJ nos guarde algum ressentimento pela forma pouco simpática com que alguns o olhavam no inicio da época. O que me parece é que ambos ficamos contentes com este desfecho. LJ porque pôde provar que tem (teve) razão e que o trabalho bem feito tem recompensas e o adepto que está nos píncaros de felicidade.

Sou muito "terra a terra" na análise do fenómeno futebol. O adepto vive-o com paixão. E este sentimento tudo permite: injustiças e excessos.

Quem não compreender isto e fazer os "devidos descontos" não sei o que anda a fazer.

Filipa V.

Confesso que O LJ me surpreendeu, pois ao início não gostava dele. Mas neste momento tenho que lhe reconhecer o merito do trabalho que está a realizar face às dificuldades (lesões, por exemplo) que tem encontrado.

Um dos aspectos pelo qual ainda não gosto totalmente do nosso treinador prende-se com as substituições. Claro que é ele que treina os jogadores e sabe quem estará nas melhores condições, mas existem jogadores no plantel que mereciam mais minutos. Ainda no que diz respeito às substituições uma das coisas que detesto são as suas substituições aos 88/89min...pode ser para queimar tempo, pode ser para o que ele entender, mas para mim isso é mau para o atleta que entra pois terá poucas oportunidades de jogo certamente e parece um pouco desrespeito pelo atleta. Conjungando isto tudo quando manda certo jogador aquecer...aquecer...aquecer e aquecer e depois decide meter outro, como acontece muitas vezes com o Nuno Gomes.

São estes aspectos relativos às substituições que me fazem não gostar ainda totalmente do nosso treinador, mas reconheço o merito do seu trabalho!

Olho Vivo

Claro que as críticas eram e são legítimas, mesmo se a história se repete (basta ler o que se dizia Domingos no início da sua primeira época). O que já não acho legítimo são reacções estúpidas e boçais como vimos no Dragão ou pior (para mim que estava perto) os insultos da pior espécie contra Jardim no final do Braga-Paços de Ferreira, que vencemos por... 5-2.* Felizmente, jogámos logo a seguir quase um mês fora (e longe) de casa, o que permitiu que a equipa conseguisse jogar com tranquilidade, vencer os seus jogos e terminar com a contestação (pelo menos, da forma desenfreada que existia).

Eu tive algumas dúvidas em relação ao nosso modelo de jogo (que aqui expus) mas sempre julguei o trabalho de Jardim de forma positiva, em face aos recursos que tinha (seriamente diminuídos pelas lesões). Mas de certo modo, tenho também de me render às evidências porque não esperava que a equipa fizesse a carreira que está a fazer. É evidente que há mérito dos jogadores e o regresso de alguns lesionados talvez tenha ajudado mas não ver mérito do treinador na capacidade que esta equipa tem de superar a adversidade (sucessivas lesões traumáticas, situações de desvantagem no marcador) e de praticar um futebol em simultâneo realizador e equilibrado, com grande personalidade e qualidade... é cegueira. Esta equipa tornar-se-á certamente a mais concretizadora da história do clube, estando com registos goleadores muito semelhantes a Porto e Benfica, o que não é nada normal. Por norma, os outsiders, dado que não têm os argumentos (leia-se riqueza individual) dos rivais mais poderosos, baseiam-se no rigor defensivo. Este Braga, sendo equilibrado defensivamente, tem-se mostrado muito realizador. Isso atesta a qualidade dos nossos jogadores, é claro, mas sobretudo a excelência colectiva da equipa.

Podemos soçobrar daqui até final, mas já ninguém nos tira a alegria de, num ano de investimentos doidos de todos os metralhas, estarmos nesta fase da época a disputar-lhes os lugares cimeiros da Liga. E isto é mérito dos jogadores mas também (claramente) de Leonardo Jardim.

* Depois desse jogo, uma pequena abertura junto à saída de uma das portas da bancada poente, por onde se poderia ver a zona das flash interviews foi vedada com umas placas (de madeira, acho eu). Fizeram bem. Foi realmente uma vergonha o que aconteceu na flash interview do jogo Braga-Paços...

DeBarceloscomAmor <3

Quote from: barinho on 19 de March de 2012, 14:57

Eu acho que os adeptos do Braga, incluindo eu, não foram muito à bola com este treinador quando ele foi "anunciado" como o próximo treinador do Braga ainda na era de Domingos... Depois confirmou-se e demitiu-se do Beira-Mar, estava mesmo tudo visto que iria ser ele, faltando ainda muitos jogos na época 2010/2011... Ok, foi opção do Salvador porque já sabia que Domingos não iria continuar, mas nós adeptos não sabíamos, e como Domingos estava a fazer um excelente trabalho, indignou-nos um bocado...

Porém tenho que dar o braço a torcer e dizer que LJ está a fazer um óptimo trabalho à frente do Braga, lutando contra todas as adversidades que tem (lesões)... Já vai prai na 6ª ou 7ª e de jogadores todos eles importantes, mas a equipa não perde o ímpeto que tem desde o início, e isso tem que ser valorizado...

O único senão e como já têm falado é mesmo as substituições, todos os jogos são feitas a partir do minuto 70'... É engraçado por um lado, quando ele tá no banco e olha po ecrã gigante, vê o tempo e diz "Mais 5', dá-lhe gás"...  ;D ;D
Mas, jogando em casa, às vezes jogos mais fáceis que outros, acho que poderia rodar mais vezes os jogadores de forma a descansarem e estar em forma para o próximo jogo... Sou apologista que Nuno Gomes merecia mais minutos, pois sempre que entrou mostrou isso... Algumas pessoas não concordam, outras concordam, e todas têm que aceitar a opinião das outras, o que não acontece no AXA!  :-\