News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga-Maritimo-->comentários ao jogo

Started by ric, 28 de October de 2006, 15:46

Previous topic - Next topic

gurka

Srs jogadores e equipa técnica, neste momento estão em dívida com os associados, portanto ganhem os 3 próximos jogos. O que se passou hoje na pedreira deixa-me muito preocupado, pois temos uma defesa de manteiga ( o Nem não se mexe e Mauricio é uma nódoa), não temos ponta de lança pois o único está no banco e raramente joga, mas acima de tudo o que me preocupa é o cansaço e as lesões dos jogadores, eles não se mexem e quando mexem rebentam portanto  algo está mal.
Gurka
Viva o Braga

Mau Maria

Boas.

Foi mesmo um dia mau.

Momento chave: expulsão do Mauricio e os 3 ou 4 minutos seguintes... Carlos Carvalhal entra em conversasões com Garcia e depois com Irineu para efectuar substituição... não pode. Nesse momente tem é que olhar para quem está no campo e organizar da forma que for possível... a defesa ficou desiquilibrada, confusa e não recebeu do banco nenhuma instrução que os acalmasse. Resultado, dois golo seguidos do maritimo. E entretanto o Carlos Carvalhal ainda a explicar ao Irineu o que ia para o campo fazer... Tá Mal Carvalhal...

CABEÇA FRIA nos momentos dificeis é fundamental... e saber esperar 3 vou 4 minutos após uma expulsão (para o Braga retomar a bola em seu poder) é de TREINEDOR. Depois sim, corrigir o que há a corrigir. Aposto que o CC nem viu o 3º golo deles...

De qualquer forma, Força CC ...

E ao contrário do que aqui se tem falado no forum.... não me parece bom ao CC expor o que lhe vai no coração relativamente ao Braga... isso vai condicioná-lo em momentos dificeis onde é preciso cabeça fria.

Aos adeptos não exijam ao CC amor Braguista ao Braga... antes que tenha a RAZÃO como base para as suas decisões.

Força CC...
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Kilo

Ponto 1 - Apenas critico o Carvalhal em duas situações: Paíto(mas também há muito quem quer que ele jogue...) e Marcel! Sem dúvida dois erros de "casting", mas nem por eles foi a culpa da derrota!

Ponto 2 - Não me lembro do Braga criar tantas oportunidades de golo como no jogo de hoje, e os números não me deixam mentir!

Ponto 3 - É assim que o público deve reagir! A equipa deu tudo o que podia e foi constantemente apoiada pelos adeptos! Gostei muito, muito de ver|

Tou triste com o resultado, claro, mas não me sinto revoltado! Houve algumas desatenções na defesa, e todas resultaram em golo e quando assim é...
Criticar o Carvalhal por não mexer na equipa na 1ª parte? O Braga estava a jogar bem, criava muitas oportunidades de golo (cesinha 2, marcel 2, mauricio...) e conseguia entrar facilmente na defesa do maritimo! O problema estava msm nas malditas desconcentrações!

Mexe na equipa e o Mauricio tem aquela entrada assassina... Culpa do Carvalhal? Talvez lhe tenha dito pra fazer aquilo ::)!

Mais desatenções, mais dois golos do maritimo! (Altura em que Irineu esteve na linha lateral para entrar mas não houve oportunidade, no 1º estava a aquecer e no segundo à espera que houvesse uma pausa)!

E mais desperdicio por parte do Braga...

Não sinto nenhum desespero em relação à equipa! Revelou capacidade atacante, vontade em mudar o rumo dos acontecimentos! Mal só a finalização e as desconcentrações!

E o Maritmo marcou sempre em alturas quase que escolhidas a dedo: A começar, na altura em que o Braga massacrava e  minutos depois da expulsão do Mauricio!

É claro que os elos mais fracos são sempre mais fáceis de abater e o Carvalhal está na mira da maioria mesmo antes da época começar e nestas alturas, claro...bota abaixo no homem! O outro foi o árbitro, que até esteve bem!

São jogos que acontecem! Eles marcaram em mais de metade dos remates, nós falhamos 95% dos remates, e aí não há treinador ou equipa que aguente!

Quinta lá estou!!!

Pé Ligeiro

O Braga precisa urgentemente de um defesa esquerdo. Precisa também renovar o centro da defesa. Carvalhal tem que ter coragem de colocar alguns jogadores no banco. O Marcel não traz nenhum acrescento à equipa. O Paulo Santos precisa de descanso no banco. O treinador tem que estar atento à condição física dos jogadores e apostar nos que a tem melhor.

Passado este pesadelo, espero que o ciclo de 3 jogos dificílimos (Liberec, Sorting e Benfica) que vem aí seja ultrapassado da melhor forma, de preferência com 3 vitórias (sonhar ainda não paga imposto).

Força Braga!

BRAGA SEMPRE MAIS!

semprebraga

Temo que o Carvalhal esteja a tornar este Braga uma equipa banal...

Afonso Matos

A defesa tem de ser recuperada. Aquilo que era o nosso ponto forte nas últimas épocas, está uma desgraça.
Quanto ao Marítimo, foram melhores hoje mas qual a necessidade de tanto anti-jogo mesmo a ganhar por 0-4??? Só se estão a anganar a eles próprios pois não fizeram nada de especial em termos de jogo jogado. Apenas lhes correu tudo bem. Respeitem o povo pagante!
Sinceramente...

Aquiles

Bom, caros colegas do fórum, aqui vai a minha análise ao jogo deste fim de tarde.

Paulo Santos, no primeiro golo achei que podia ter ido á bola, ficou pregado no chão, sem reacção, a verdade é que em todo o jogo quase nunca marcou a diferença, mas não foi por ele que perdemos...
Paíto, nunca vou perceber este jogador, consegue ganhar lances de cabeça apesar de não ter estatura elevada, quando se empenha é bastante bom a defender, mas mais uma vez foi pelo seu lado que nasceu o primeiro golo, quando obrigou o central a vir dobra-lo, num outro livre foi caricato como não viu o adversário entrar pelo seu lado enquanto olhava para trás para o Paulo Santos, na frente esteve normalmente mal atacando de forma esforçada mas sem nexo
Maurício, é poderoso mas não se entende com o Nem, é lento só pode jogar com um colega que seja lesto a seu lado de outra forma é um desperdício, nunca se soube colocar no terreno em antecipação ao avançado.
Nem, esteve mal no início mas no final chegou a ser o patrão que todos conhecemos, mas já era muito tarde.
Luís Filipe, um dos melhores, como sempre, esforçado quanto baste, não foi por ele que não ganhamos
Madrid, jogou quase toda a 2ª parte em dificuldade físicas, não esteve também como é costume a limpar as jogadas e disso se reflectiu a equipa, mesmo assim foi um dos melhores.
Vandinho, muito bem a lançar o jogo ofensivo da equipa até sofrermos o 2º golo, menos bem a defender, na 2ª parte com a missão de ser também defesa esquerdo, apagou-se, mas a verdade é que a maior parte das jogadas de ataque rápido começaram nos seus pés...
João Pinto, nunca foi desiquilibrador, tentou criar lances de ataque, alguns conseguiu mas não soube fazer a diferença, é o jogador mais caro do plantel, mas produz pouco...
Marcel, porque é que este homem é titular é um mistério... contra o porto ainda se mostrou na primeira parte, mas daí para cá...um avançado que raramente remata, não pode ser titular, é forte e alto mas isso é pouco para quem quer ir á liga dos Campeões...
Maciel, pouco eficaz na primeira parte, melhorou na 2ª parte quando mostrou arte e velocidade nas jogadas de contra-ataque, foi sempre dos mais inconformados, não foi por ele que perdemos...
Cezinha, claramente o melhor jogador da nossa equipa neste jogo, foi sempre o mais esclarecido, mereceu o golo porque adivinhou a falha da defesa ao entrar do outro lado e chamando para lhe meterem a bola, no inicio da 2ª parte esteve menos bem porque o puseram a defesa esquerdo a meias com o Vandinho...
Bruno Gama, inconsequente, alguém que lhe explique que depois de fintar um ou dois adversários, existem 10 outros colegas a quem eventualmente pode passar a bola, e já agora que lhe digam que no futebol de hoje toda a gente ataca e toda a gente defende, por isso ele também tem que defender, e defender começa por saber qual o adversário que está a marcar ou pelo menos a zona de terreno que está a marcar, foi sempre uma nulidade defensiva e sempre incapaz de entregar a bola jogável, ...enfim é jovem pode ser que aprenda...
José Carlos, entrou bem, com raça, é perigoso quanto baste arrastando os defesas com ele, merecia o golo na cabeçada em que se antecipou a toda a defesa, não percebo porque não é titular...
Irineu, entrou igualmente bem, muito eficaz a limpar os lances, rápido sobre a bola, sempre bem colocado, no final quando toda a gente queria atacar perdeu eficácia, mas mostrou que temos homem...

Carlos Carvalhal, não percebeu as asneiras que fez no jogo com o Leiria e voltou a repeti-las neste. Vou repetir o que escrevi então, o Nem  e o Maurício são jogadores com as mesmas características, e são ambos lentos, não podem jogar juntos!!!! O Paíto, não tem pedal para esta equipa, entra em campo perdido e em termos atacantes não cria perigo, esta composição da defesa foi a mesma que contra o Leiria nos criou amargos de boca, e que na altura só consentiu um golo, mas consentiu várias jogadas de muito perigo! Ninguém compreende porque é que joga o Marcel em vez do Zé Carlos, voltou a retirar o defesa esquerdo e recuou o Cézinha que era até então o nosso homem mais perigoso, ...incompreensível...insiste no Gama, que vou repetir o que aqui escrevi quando foi contratado, " para que é que queremos um jogador que pára o jogo sempre que recebe a bola, quando pretendemos uma equipa que joga com velocidade pelos flancos?", foi um tiro no pé. No inicio da 2ª parte, estivemos largos minutos incapazes de atacar devido ás mudanças introduzidas....A jogar com 10 contra 11 a melhor forma de se colocar em campo é 4x3x2, os minutos em que estivemos a jogar com o Madrid a defesa central e sem ninguém no meio campo ( o João pinto não defende) foram fatais, sofremos dois golos!

António Salvador, tem mérito inegável na gestão do Clube, mas a afirmação de que temos o melhor plantel de sempre, não corresponde á verdade como hoje se pode ver, mais valia ter estado calado.

Publico, esteve em bom numero, merecia melhor espectáculo, obrigado aqueles que ficaram até ao fim e que aplaudiram a equipa no final...

Claques, eu gritei pela equipa do principio até ao fim, incitei os jogadores pelo seu nome em cada jogada, bati palmas em compasso em todos os lances de bola parada da nossa equipa, não compreendo porque é que se calaram quando a equipa mais precisava...eu acredito sempre até ao fim!

Quinta-feira vamos jogar e ganhar!!!tem que ser!!!

Augusto Gomes

Tudo correu mal...

Agora é fácil dizê-lo, mas Carvalhal não pode pôr dois centrais de marcação à zona e ainda por cima lentos, como são, Mauricio e Nem.

Ainda por cima com Madrid roto e que não estacou o fluxo de jogo como habitualmente...

Era preferíel a dupla Irineu/Nem ou até Irineu/Mauricio  (mas era preciso dar ritmo a Nem para a  próxima quinta-feira).

Mas Paulo Santos também esteve infeliz nos  dois remetes à entrada da área  que deram golo e talvez no primeiro (deveria ter saído à bola...), embora aqueles lances entre a linha de defesas e o guarda redes sejam terríveis.

Mas também o nosso meio campo não tinha pernas para a progressão rápida do Maritimo em contra-ataque...

Mas também estamos a perder equilibrio na transição ataque /defesa como agora se diz e estamos a fechar pior que no ano passado...

Será do caudal de jogos?

Ou o sistema de Carvalhal é mais atacante e por isso descompensa a defesa?

O Madrid precisa de descansar e agora não sei quando pode fazê-lo...

Mas o árbitro também não quis nada, ainda não vi na TV a falta de Mauricio que lhe valeu um vermelho directo, mas um "árbitro normal", naquele lance, visto ao vivo, nunca expulsa...

Agora estamos lixados, daqui a três jogos estamos abaixo da segunda metade da tabela ou muito me engano e vai ser terrível para Carvalhal...

Haja coração...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

xOuPo

Quote from: ZGANDULO on 29 de October de 2006, 21:47
Momento do jogo: TODOS OS VERDADEIROS A APLAUDIR A EQUIPA, DE PÉ!!!

SEMPRE CONTIGO, NAS VITÓRIAS E NAS DERROTAS

É isso mesmo Zé! Aos que ficaram até ao fim para aplaudir a nossa equipa, um enorme BEM HAJEM!
Acho uma enorme falta de Braguismo abandonar a equipa num momento dificil como foi o jogo de hoje. Eles mais do nos momentos da vitórias precisavam de nós a apoia-los e demonstrar que estavamos sempre com eles, nos bons e principalmente nos mau momentos.

Foi lindo de ver e estar presente no final do jogo todos (ou quase), (os que lá estavam!!!) a aplaudir a equipa mesmo antes do " speaker" pedir aquela normal salva de palmas! Aos verdadeiros um grande abraço e apareçam na próxima quinta-feira para apoiar o nosso querido clube.

Carlos Carvalhal, independentemente de tudo, FORÇA!

Viva o SC BRAGA!

eumesmo

eh pah acho que o problema foi da mudança da hora, pelo menos da defesa ja que pareciam estar parados no tempo.

Tivemos oportunidades e não as concretizamos, e a nossa defesa foi muito permissiva.

Gostei no Irineu, muito seguro e sai a jogar com a bola nos pés ao contrario do Mauricio, espero que lhe sejam dadas mais oportunidades.

Mais uma vez o Paito desperdiçou a oportunidade que lhe foi dada e mais num digo.

Cesinha fez um grande jogo espero que continue assim.

Marcel não percebo!!!

Toua espera do resumo televisivo para fazer uma analise mais fria do jogo. Mas de uma coisa gostei imenso não vi os jogadores do braga baixarem o braços, lutaram até ao fim do jogo e os Braguistas aplaudiram essa atitude.

Força Enorme!!!

Quinta-Feira la estarei para vos aplaudir!!

@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

cardoso

Sem dúvida!

Ao contrário do que seria lógico não saí triste do EMB.
Saí de lá comovido pela atitude daqueles milhares de braguistas que aplaudiram a equipa de pé no final do jogo!
Saí de lá satisfeito com a atitude da equipa que, a perder por 4 lutou com firmeza, com coragem.
Saí de lá feliz por ver que cada vez são em maior numero os braguistas verdadeiros, aqueles que só se reconhecem na hora da derrota, porque na hora de festejar é fácil ser braguista.
No entanto perdemos. Mas saber porque perdemos prefiro deixar para amanhã. Lembro só que o GR não é obrigado a corrigir os erros da defesa e o treinador não é culpado pela má qualidade de alguns jogadores. E lembro também que com Jesualdo também perdemos alguns jogos em casa e nem por isso deixamos de ir à UEFA, onde aliás fizemos uma belissima figura ...

TRINCADO

Quote from: gurka on 29 de October de 2006, 22:49
Srs jogadores e equipa técnica, neste momento estão em dívida com os associados, portanto ganhem os 3 próximos jogos. O que se passou hoje na pedreira deixa-me muito preocupado, pois temos uma defesa de manteiga ( o Nem não se mexe e Mauricio é uma nódoa), não temos ponta de lança pois o único está no banco e raramente joga, mas acima de tudo o que me preocupa é o cansaço e as lesões dos jogadores, eles não se mexem e quando mexem rebentam portanto  algo está mal.
Gurka
Viva o Braga

Concordo

BRAGA.COM

SEMPRE CONTIGO, NAS VITÓRIAS E NAS DERROTAS

Foi sem duvida a unica coisa de bom que aconteceu no jogo!!!!!
Quanto a equipa mostrou grande caracter mesmo com uma desvantagem tão grande(entre os quais cesinha,maciel, luis filipe,...)
O Paíto não tem lugar nesta equipa( o Pedro Costa é 10 vezes melhor que ele),o Mauricio com uma atitude daquelas merece aquecer o banco um par de jogos.
NA ALEGRIA E NA TRISTEZA,SEMPRE CONTIGO BRAGA
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

El_Gavion

Quote from: cardoso on 30 de October de 2006, 00:07

Sem dúvida!

Ao contrário do que seria lógico não saí triste do EMB.
Saí de lá comovido pela atitude daqueles milhares de braguistas que aplaudiram a equipa de pé no final do jogo!
Saí de lá satisfeito com a atitude da equipa que, a perder por 4 lutou com firmeza, com coragem.
Saí de lá feliz por ver que cada vez são em maior numero os braguistas verdadeiros, aqueles que só se reconhecem na hora da derrota, porque na hora de festejar é fácil ser braguista.
No entanto perdemos. Mas saber porque perdemos prefiro deixar para amanhã. Lembro só que o GR não é obrigado a corrigir os erros da defesa e o treinador não é culpado pela má qualidade de alguns jogadores. E lembro também que com Jesualdo também perdemos alguns jogos em casa e nem por isso deixamos de ir à UEFA, onde aliás fizemos uma belissima figura ...

Completamente de acordo com os companheiros (e também com o Victor Fernandes e o Kilo!)

Só tenho a dizer mesmo isto: PARABÉNS A TODOS POR TEREM LUTADO E DIGNIFICADO A CAMISOLA!PARABÉNS AOS VERDADEIROS QUE APLAUDIRAM A EQUIPA DE PÉ NO FIM!!Isto sim,é ser ADEPTO!!

E agora,5a feira é fazer os jogo das vossas vidas!!

FORÇA BRAGA!!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

aurelio

Pessoalmente nada tenho contra o Carvalhal mas n percebo muitas das suas opções técnicas e atitudes no banco. Não pode transmitir insegurança nem desespero. Quero o melhor para o meu Braga, quero que a equipa mostre mais raça, mais resistência física. Espero q o Carvalhal consiga dar a volta ao texto mas, neste momento, está a fazer um mau trabalho! :-[

Subscrevo o Aquiles.

Na minha opinião alguns factores contribuiram para o desaire. Alguns factores, desde a ausência de muitos titulares até à exibição menos conseguida de alguns jogadores, passando pelo treinador(na minha opinião o principal responsável), contribuiram para que o SCB perdesse por expressivos 1-4.

A ausência de titulares condicionou o treinbador. Todavia o SCB tem um plantel equilibrado e forte o suficiente para disputar qualquer jogo. Não é o "melhor plantel de sempre" mas é um bom plantel que dá garantias.
CC na abordagem oa jogo entendeu que deveria colocar dois centrais de "cadeirinha". No que ele ele estava a pensar? estava a pensar no jogo aéreo e nos cruzamentos para a área? Com o Marítimo?
Não tinha o Carlos Fernandes. As alternativas naturais seriam o Paíto ou o Pedro Costa. No jogo com o Leiria, o Paíto revelou mau posicionamento e dificuldades tácticas. saiu ao intervalo, tal como hoje. Não desejando de modo algum por em causa as qualidades de Paíto, a verdade é que  bola para ele queimava...sinónimo que não se fez a recuperação psicológica deste jogador. Então porque a sua inclusão? Se el~e está intranquilo, com falta de confiança, e mesmo assim joga, só culpo o treinador, que ao invés de estar a ajudá-lo, vai acabar por "queimá-lo".
A contínua inclusão de Marcel, também é um mistério para mim. Marcel é um jogador com características para jogar na área. Se tiver que procurar jogo, transportar jogo ou fazer uma diagonal... não temos homem. Se há em perspectiva  um jogo em que o adversário vai defender, e bem, que joga fechado e com os sectores juntos, e tem homens altos na defesa, o melhor é sempre um avançado móvel...e o SCB tem um: Zé do Golo.

Um outro aspecto que gostaria de dar ênfase é à disposição táctica da equipa. Havia sempre jogadores que perdiam posição e não eram devidamente compensados. Parece um pormenor insignificante mas foi também a razão do mau jogo que fizemos e... temos feito. por exemplo: O Madrid fechava na direita e ninguém ocupava a "sua" zona no miolo do terreno. A equipa não rodava... A compensação às incursões do adversário era muitas vezes feita por um central, que além de perder posição, acabava por desiquilibrar o meio da defesa.

Enfim... um jogo para esquecer. Apetece-me dizer que alguém tem que pagar a factura... Todavia a descrença é muita e as dúvidas sobrepõem-se às certezas. A ver vamos!

Força Gverreiros

cusco

resultado pesado mas o q me preocupa mais é q tenho notado q a nossa equipa de jogo para jogo esta a perder identidade.

Olho Vivo

Quote from: Aquiles on 29 de October de 2006, 23:29

Carlos Carvalhal, não percebeu as asneiras que fez no jogo com o Leiria e voltou a repeti-las neste. Vou repetir o que escrevi então, o Nem  e o Maurício são jogadores com as mesmas características, e são ambos lentos, não podem jogar juntos!!!! O Paíto, não tem pedal para esta equipa, entra em campo perdido e em termos atacantes não cria perigo, esta composição da defesa foi a mesma que contra o Leiria nos criou amargos de boca, e que na altura só consentiu um golo, mas consentiu várias jogadas de muito perigo! Ninguém compreende porque é que joga o Marcel em vez do Zé Carlos, voltou a retirar o defesa esquerdo e recuou o Cézinha que era até então o nosso homem mais perigoso, ...incompreensível...insiste no Gama, que vou repetir o que aqui escrevi quando foi contratado, " para que é que queremos um jogador que pára o jogo sempre que recebe a bola, quando pretendemos uma equipa que joga com velocidade pelos flancos?", foi um tiro no pé.

Concordo genericamente com estas ideias!

Foi de qualquer forma um jogo em que tudo correu mal. Sofremos um golo a frio nos primeiros minutos, na sequência de uma bola parada (fruto de uma falta inexistente!) com culpas para Paulo Santos que deveria ter saído ao cruzamento. Este golo teve o condão de intranquilizar a nossa equipa e criar um cenário favorável ao plano de jogo do Marítimo. Contudo, a equipa não se escondeu e foi à procura do golo e, surpresa das surpresas, até nem esteve mal na criação de jogo ofensivo. Criou muitas oportunidades de golo que não concretizou. O problema é que deixou sempre demasiado espaço para o meio-campo do Marítimo, muito bem, manobrar. E cometeu erros infantis, muitos deles resultado de imperdoáveis falhas de concentração. Para completar o ramalhete, a uma expulsão que ao vivo me pareceu um exagero, sucedeu um período de completo desnorte no campo e no banco que arruinou quaisquer veleidades que ainda pudéssemos ter de "reentrar" no jogo.

Quote from: cusco on 30 de October de 2006, 02:38
resultado pesado mas o q me preocupa mais é q tenho notado q a nossa equipa de jogo para jogo esta a perder identidade.

Esta afirmação resume a minha preocupação. O que este jogo demonstra é de facto a progressiva descaracterização da equipa. Ainda não sei que modelo de jogo se pretende implementar. Fizemos as últimas épocas rotinando um 4-3-3 com um trinco e dois médios interiores responsáveis pela ligação meio-campo/ataque. Ontem, iniciámos o jogo num 4-2-3-1, com JVP desta feita não no meio-campo, mas jogando mais adiantado nas costas de Marcel. É um modelo no qual João Pinto encaixa realmente melhor, mas de que eu pessoalmente não gosto porque deixa a equipa demasiado "partida": obriga Vandinho a juntar-se a Madrid (que se sente melhor ocupando sozinho o lugar de trinco), jogando ambos mais próximos da linha defensiva e cava-se um espaço enorme entre o meio-campo e o ataque - de que gozaram os centrocampistas do Marítimo para trocarem a bola a seu bel-prazer. A dada altura, o jogo de ontem fez-me lembrar o Porto-Benfica do dia anterior em que o Benfica poderia ter sido trucidado na primeira meia-hora (e não me pareceu que tenha tido pela frente um grande Porto):  Katsouranis e Petit na marcação um ao outro e Nuno Gomes incapaz de fazer a ligação com o ataque; nós com Madrid e Vandinho demasiado amarrados atrás e JVP, também porque a capacidade física já não é a mesma de há uns anos, incapaz de transportar o jogo para o ataque. Considerando que a lentidão da dupla de centrais (Carvalhal já deveria ter percebido que Nem e Maurício não "casam" bem) obrigou a linha defensiva a jogar muito atrás, verificou-se que a equipa concedeu demasiados espaços entre-linhas o que converteu cada jogada de ataque adversário em lance de golo eminente.
Não quero ser polémico porque não me interessa a discussão estéril, mas passadas oito jornadas, não posso deixar de dizer aquilo que desde início suspeitei: a contratação de JVP foi um erro! Não porque ele não seja um bom profissional (nenhum de nós se pode queixar de falta de entrega ou empenhamento) e não tenha qualidade (mas não tanta como se disse anos a fio); mas porque não é útil no modelo de jogo no qual esta equipa foi talhada! Nesse modelo, não existe lugar para um avançado (porque JVP não é um médio) de apoio ao ponta-de-lança da equipa! O problema é que, dado o seu estatuto (quer em termos do prestígio mediático que construiu, quer em termos de aposta da SAD e clube), não é fácil impor a JVP o banco - o que cria um dilema terrível: ou mudar todo o modelo de jogo da equipa por causa de um jogador ou assumir que a sua contratação foi um erro!
A partida de ontem nem foi das piores de JVP. Como disse, não se trata de responsabilizar o jogador pelos maus resultados, mas sim ponderar os efeitos (em minha opinião nefastos) que a sua introdução na equipa provoca. Para mim, o conjunto rende menos com JVP. Apenas admito a sua utilização no trio da frente, mas ainda assim, tal posicionamento (como falso extremo) obrigaria a um jogo de compensações que requer rotinas e que poderá nem sempre ser eficaz.
Dito isto, há a notar outra maleita: há menos rigor e concentração em campo. Não me refiro a falta de empenhamento (quanto a isso nada a apontar à equipa), mas sim a momentos de desordem táctica e lapsos de concentração: jogadores que se esquecem de fazer compensações, que não recuam no terreno, distracções nas bolas paradas. Um-dois lapsos são desculpáveis, em catadupa é que não...

Quanto ao resto, não posso deixar de dizer que é inaceitável sofrermos dois golos nos minutos subsequentes à expulsão. Tínhamos três defesas em campo (Cesinha compensava na lateral esquerda), passámos a ter apenas... dois(!!!), com Madrid a dar uma mão a Nem. Impunha-se uma reacção imediata por parte de Carvalhal para repor o equilíbrio da equipa. Uma equipa organizada e consciente teria de imediato interrompido o jogo como uma falta, um pontapé para o quintal ou uma simulação de lesão (não é bonito dizê-lo mas deveríamos tê-lo feito) para ganhar tempo! Carvalhal fez de facto as substituições que devia, mas a sua hesitação custou a derrota inapelável. O que não significa obviamente que o resultado tivesse sido outro; as coisas já não estavam fáceis. Mas não é aceitável a falta de decisão e sobretudo de voz de comando numa altura em que era preciso que o jogo parasse!

No mais, uma palavra de apreço à abnegação dos jogadores que tiveram a dignidade de suar a camisola mesmo quando um resultado positivo era uma missão impossível... o que aliás foi reconhecido pelo aplauso final dos adeptos.

No plano individual, destaco Luís Filipe (está em grande forma!) e Cesinha (melhorou imenso desde os últimos jogos); Madrid e Vandinho (apenas) pela entrega a uma luta desigual com o meio-campo do Marítimo, especialmente ao primeiro que actuou durante muito tempo diminuído fisicamente sem virar a cara à luta; Irineu, pela classe e tranquilidade que mostrou durante o tempo em que actuou. Pela negativa, Paulo Santos, que apesar da grande exibição da jornada da Figueira da Foz, me parece estar nesta época uns furos abaixo do que já nos habituou; Nem, Maurício e Paíto (incrível Pedro Costa ter sido remetido para o banco); Bruno Gama, demasiado individualista (porquê o ostracismo a que tem sido votado Matheus!?); Marcel - uma nulidade!

Penso que a goleada é resultado de um dia mau (alguns golos são verdadeiras anedotas, erros individuais de principiantes ou completas desconcentrações, no caso das bolas paradas), mas os problemas no jogo da equipa não o são. Espero que Carvalhal ainda vá a tempo de arrepiar caminho. Pelo que se viu, de falta de apoio, ele e a equipa não se poderão queixar...

Brigada253

Quote from: BRAGA FOREVER on 29 de October de 2006, 22:22

É NESTES MOMENTOS QUE SINTO ORGULHO NA MINHA CIDADE E NO MEU CLUBE!

NUNCA VI NADA IGUAL, a perder 4-0, o estadio a cantar... fiquei completamente arrepiado!!!
LAMPIÕES, LAGARTOS E TRIPEIROS...SÃO TODOS [red]*****[/red]!!!

www.brigada253.blogspot

ric

amigos:
não vi o jogo. ouvi a radio voz do neiva pela net.

Com a imaginação que nos é permitida e pelas ideias transmitidas, o que mais me chama a atenção é o factor "insólito". Foi um dia insólito e um dia que acontece a todas as equipas.
Não perderei tempo a tentar explicar o que se passou até porque não vi o jogo.
Apenas algumas questões:
1- em vez de esquecer, este jogo vai perdurar na memoria de todos. Jogadores, adeptos e tecnicos vão recordar por muito tempo este desaire
2- diz-se que um mau treino dá um bom jogo. Oxalá seja na 5ª feira
3- A defesa do braga que tão  boa conta do recado tem dado vacilou. ainda há bem pouco tempo diziamos que mesmo sem Nem tinhamos substitutos á altura. Já não temops? o mauricio por ser explulso já não prestA?  O CC devia ver o que se passa na altura dos golos seguidos? sem um central a equipa sabe que deve recuar e que madrid iria fazer a substituição do central que estava fora. São automatismos que já funcionaram muitas vezes. Ontem não resultou... é futebol e mérito do maritimo
4- paito: qdo o contratamos até os vitorianos choraram. era uma excelente contartação. Agora é uma merd....? Se não joga não mostra. Desaprendeu de jogar? Não foi um dos pilares do guimaraes (apesar da descida) ?
5-Lesões- haverá alguma equipa que possa ultrapassar uma fase critica de lesões? nem o barcelona e real madrid. O Braga não é esxcepção. Aguardemos pelo Porto sem anderson e é só um...
6- lenços brancos... é a treta do costume. O melhor é outro treinador, mais gastos, mais jogadores... e a mudança é garantida?
7- CC- continuo a apostar nele. pode errar (mas será que erra?? ou toma opções que podem não resultar?). Que saiba, continuamos nos lugares da frente, 23 jogos para se redimirem todos pela frente. Uma vitória com o liberec fará regressar o sorriso. E os dos lenços brancos até vão levantar o carvalhal ao colo...

Viva o Braga

PS registei com emoção e até alguma lagrimazita a ovação do final da partida que a radio transmitiu.
estamos no bom caminho! Um grande clube faz-se com a união de todos