News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sport Celta de Braga

Started by Jovision, 21 de March de 2010, 19:25

Previous topic - Next topic

Mary

#40
Quote from: dracul on 25 de March de 2010, 14:02
Quote from: tt on 25 de March de 2010, 11:33


Mas revolta-me que haja aqui gente que vá em cantigas estúpidas, gente que não merece o país em que vive, gente que... Renega Portugal?!!!



EU NÃO MEREÇO A MER... DO PAIS EM QUE VIVO, AÍ CONCORDO CONTIGO

FORÇA BRAGA



Eu também não mereço a m**** do país em que vivo... onde a justiça desportiva tem dois pesos e duas medidas, onde tentam levar o clube do regime aos títulos, em detrimento de um "pequeno" clube do "Norte parolo e provinciano".


Com o devido respeito, o discordar do rumo que este país tem tomado não significa "renegar Portugal", significa apenas não estar satisfeito com a forma com as coisas se têm processado e exigir ser tratado com respeito, isso implicaria dar muita forma a uma autonomia administrativa que não implicaria separar-nos do país, mas apenas reconhecer-nos como elementos estruturantes desse país, cidadãos que tem direito a ver reconhecidos e respeitados os seus valores. A verdade é que termos identitários e culturais um Minhoto é muito mais próximo de um Galego do que de um Lisboeta e Alentejano. Digo-o com a "experiência de causa" de alguém que por motivos profissionais já viveu no Ribatejo, Alentejo, etc... O mito da "orgulho nacional" é uma criação de poderes autoritários que nos procuram subordinar a uma cultura dominante que encontra em Lisboa a expressão de máxima centralização. O futebol é apenas uma das áreas onde isso se espelha com mais clareza, não é a única, mas bastante clara na forma como nos mostra o que se reserva a quem ousa (como o S.C. Braga) querer ir mais além e procura alcançar melhor. A título de exemplo, a velha "historinha" de que "o fado é a canção nacional, a expressão viva da saudade que caracteriza o "ser português" é para mim uma das maiores balelas que se criou em Portugal, por "alma de quem" a tristeza e a saudade são a  expressão de um Minhoto? Minho é alegria, é cor, é arraial, é vira Minhoto, é filigrana, é romarias, é paixão por foguetes, etc... Com todo o respeito por quem gosta de fado esta é apenas uma expressão cultural dentro de uma diversidade de um país, é quando muito a "canção de Lisboa", mas não a é mais no Minho que o "vira Minhoto"...Não é "a Canção" de Portugal, e muito menos a saudade a nossa característica...ou pelo menos é tanto essa, como a é a alegria de viver minhota. Isto levar-nos-ia a entrar em questões muito mais sérias como explicar porque razão uma grande artista (sem qualquer dúvida) como foi Amália, mas "apenas" a intérprete maior de uma das expressões culturais do país, foi sepultada num Panteão Nacional reservado aos nossos heróis, por esse pressuposto um dia destes (e esperemos que um dia bem longínquo) também lá sepultarão algum mito do futebol português, etc... É esse tipo de mentalidade que justifica a protecção que reconhecidamente se dá neste país a tudo quanto venha de Lisboa, o Benfica é apenas um dos exemplos mais claros desse favorecimento acéfalo e centralista, que levou até a que para evitar sanções desportivas aquando das dividas às finanças, fossem aceites garantias sem substância para que o clube não fosse despromovido com era de lei(mas nem vale a pena entrarmos ai).
Eu não sinto orgulho num país com este rumo, isso não faz de mim menos portuguesa, acho que só nos devemos orgulhar daquilo que construímos e que segue um bom caminho, este caminho de completo centralismo Lisboeta não me parece justo, certo e não respeita a minha identidade. Se temos de ter orgulho nas nossas raízes, então orgulhemo-nos da nossa matriz Minhota inserida num mundo globalizado, onde de futuro serão estas características "individuais" e regionais factor de diferenciação e criação de receita nomeadamente no turismo. Não é absorvendo todo o país, impondo-nos um modelo "à Lisboa" que nos diferenciaremos nunca, e não tenho dúvida que num mundo global a única forma de crescer é mostrando que somos diferentes e capazes.
Não tenho vergonha de Portugal, tenho vergonha do rumo que este país segue (sem qualquer conotação partidária, este é uma questão transversal a todos os partidos) que encontra no futebol um magnifico exemplo de como estamos mal, mas não único. Se não os poderes instituídos não são capazes de respeitar a nossa identidade Minhota deveremos nós ficar para sempre CONFORMADOS a este estado de coisas e não exigir mudanças?

Mito

Deixo aqui um poema do Miguel Esteves Cardoso (MEC), um simpatizante do SC Braga e que já teve participações aqui no fórum  superbraga.com

Onde o norte se chama Gallaecia

Breogham

Caros compatriotas galaicos,

Não é preciso renegar Portugal para acreditar na Gallaecia. Lembrem-se que até ao séc. XIX, o estado Português foi denominado "REYNO DE PORTUGAL, DOS AL-GHARBES D'AQUÉM E D'ALÉM MAR".
Este título denota uma algutinação de territórios que nada têm a ver com o Portugal autêntico (Gallaecia, Condado Portucalense, Norte, Minho/Transmontano, Galiza do Sul, Noroeste peninsular ou qualquer outra designação que queiram dar).

Viva o enormíssimo S.C.BRAGA! Viva a Gallaecia milenar!

Maria

Quote from: Mary on 25 de March de 2010, 16:26
Quote from: dracul on 25 de March de 2010, 14:02
Quote from: tt on 25 de March de 2010, 11:33


Mas revolta-me que haja aqui gente que vá em cantigas estúpidas, gente que não merece o país em que vive, gente que... Renega Portugal?!!!



EU NÃO MEREÇO A MER... DO PAIS EM QUE VIVO, AÍ CONCORDO CONTIGO

FORÇA BRAGA



Eu também não mereço a m**** do país em que vivo... onde a justiça desportiva tem dois pesos e duas medidas, onde tentam levar o clube do regime aos títulos, em detrimento de um "pequeno" clube do "Norte parolo e provinciano".


Com o devido respeito, o discordar do rumo que este país tem tomado não significa "renegar Portugal", significa apenas não estar satisfeito com a forma com as coisas se têm processado e exigir ser tratado com respeito, isso implicaria dar muita forma a uma autonomia administrativa que não implicaria separar-nos do país, mas apenas reconhecer-nos como elementos estruturantes desse país, cidadãos que tem direito a ver reconhecidos e respeitados os seus valores. A verdade é que termos identitários e culturais um Minhoto é muito mais próximo de um Galego do que de um Lisboeta e Alentejano. Digo-o com a "experiência de causa" de alguém que por motivos profissionais já viveu no Ribatejo, Alentejo, etc... O mito da "orgulho nacional" é uma criação de poderes autoritários que nos procuram subordinar a uma cultura dominante que encontra em Lisboa a expressão de máxima centralização. O futebol é apenas uma das áreas onde isso se espelha com mais clareza, não é a única, mas bastante clara na forma como nos mostra o que se reserva a quem ousa (como o S.C. Braga) querer ir mais além e procura alcançar melhor. A título de exemplo, a velha "historinha" de que "o fado é a canção nacional, a expressão viva da saudade que caracteriza o "ser português" é para mim uma das maiores balelas que se criou em Portugal, por "alma de quem" a tristeza e a saudade são a  expressão de um Minhoto? Minho é alegria, é cor, é arraial, é vira Minhoto, é filigrana, é romarias, é paixão por foguetes, etc... Com todo o respeito por quem gosta de fado esta é apenas uma expressão cultural dentro de uma diversidade de um país, é quando muito a "canção de Lisboa", mas não a é mais no Minho que o "vira Minhoto"...Não é "a Canção" de Portugal, e muito menos a saudade a nossa característica...ou pelo menos é tanto essa, como a é a alegria de viver minhota. Isto levar-nos-ia a entrar em questões muito mais sérias como explicar porque razão uma grande artista (sem qualquer dúvida) como foi Amália, mas "apenas" a intérprete maior de uma das expressões culturais do país, foi sepultada num Panteão Nacional reservado aos nossos heróis, por esse pressuposto um dia destes (e esperemos que um dia bem longínquo) também lá sepultarão algum mito do futebol português, etc... É esse tipo de mentalidade que justifica a protecção que reconhecidamente se dá neste país a tudo quanto venha de Lisboa, o Benfica é apenas um dos exemplos mais claros desse favorecimento acéfalo e centralista, que levou até a que para evitar sanções desportivas aquando das dividas às finanças, fossem aceites garantias sem substância para que o clube não fosse despromovido com era de lei(mas nem vale a pena entrarmos ai).
Eu não sinto orgulho num país com este rumo, isso não faz de mim menos portuguesa, acho que só nos devemos orgulhar daquilo que construímos e que segue um bom caminho, este caminho de completo centralismo Lisboeta não me parece justo, certo e não respeita a minha identidade. Se temos de ter orgulho nas nossas raízes, então orgulhemo-nos da nossa matriz Minhota inserida num mundo globalizado, onde de futuro serão estas características "individuais" e regionais factor de diferenciação e criação de receita nomeadamente no turismo. Não é absorvendo todo o país, impondo-nos um modelo "à Lisboa" que nos diferenciaremos nunca, e não tenho dúvida que num mundo global a única forma de crescer é mostrando que somos diferentes e capazes.
Não tenho vergonha de Portugal, tenho vergonha do rumo que este país segue (sem qualquer conotação partidária, este é uma questão transversal a todos os partidos) que encontra no futebol um magnifico exemplo de como estamos mal, mas não único. Se não os poderes instituídos não são capazes de respeitar a nossa identidade Minhota deveremos nós ficar para sempre CONFORMADOS a este estado de coisas e não exigir mudanças?


Mary,

Fantástico. Assino por baixo e faço uma vénia.

Maria
GVERREIRA DO MINHO

Dracul

Os Guerreiros galaicos à conquista dos mouros de Al-Lisbuna.

Braga nunca teve um nome mouro, porque eles aqui nunca chegaram a fixar-se.


Jovision

Pessoal, o facto de querermos realçar e demonstrar orgulho nas nossas origens Celtas, que tambem foram Suevas-Germânicas e claro romanas na Bracara Augusta do imperio Romano, quer dizer que temos motivos pela forma que falamos, que é por termos sido Capital da Galécia que trocamos os "Bs" pelos "Vs" e que não temos que nos envergonhar por isso, como querem os lisboetas e sulistas! Ou afirmamos as nossas origens Celtas e Nórdicas ou seremos sempre envergonhados pelos lisboetas por sermos do "norte, carago" dizem eles com cinismo! Fomos a Capital da Galécia e somos Celtas da Galécia! Força Braga! Força Celtas de Braga!

Dracul

Quote from: Jovision on 29 de March de 2010, 23:55
Pessoal, o facto de querermos realçar e demonstrar orgulho nas nossas origens Celtas, que tambem foram Suevas-Germânicas e claro romanas na Bracara Augusta do imperio Romano, quer dizer que temos motivos pela forma que falamos, que é por termos sido Capital da Galécia que trocamos os "Bs" pelos "Vs" e que não temos que nos envergonhar por isso, como querem os lisboetas e sulistas! Ou afirmamos as nossas origens Celtas e Nórdicas ou seremos sempre envergonhados pelos lisboetas por sermos do "norte, carago" dizem eles com cinismo! Fomos a Capital da Galécia e somos Celtas da Galécia! Força Braga! Força Celtas de Braga!

Desculpa fazer uma pequena rectificação.
Nós não trocamos os "Bs" pelos "Vs", isso é conversa de lisboeta para nos gozar. Nós, aqui no Minho e em todo o Norte, pura e simplesmente não pronunciamos os "Vs".
E não temos que nos envergonhar da nossa pronúncia, que é muito semelhante ao galego. Aliás, o português nasceu no Norte e essa treta de se dizer que o português correcto é aquele que se fala em Coimbra ou em Lisboa é só para nos desvalorizar.
Não há que ter vergonha da forma como falamos. Vergonha deviam ter os tipos do sul, que têm uma pronúncia apaneleirada.


Jovision

Mas é mesmo isso que eu quero dizer! Eles é que querem que nós sintamos vergonha, mas nós temos mais é que ter orgulho pela forma como falamos, que ainda bem que é diferente da deles. Agora, basta ligar a tv e vêr desde os programas do Herman José, ou dos G Fedorentos para constatar que para eles e muitos mais, o falar Nortenho é sinónimo de falta de cultura vindo de um grupo de parolos lá do Norte! Por isso nós cidadãos que amam a sua cidade de Braga temos orgulho em mostrar a diferença das nossas raízes, como são as nossas raizes Celtas! Aliás Braga foi Capital e mesmo em tempos, a cidade mais importante da Ibéria, até à chegada dos mouros, apartir daí ficou Lisboa com o titulo, infelizmente até hoje.

1

Quote from: dracul on 30 de March de 2010, 12:43
Quote from: Jovision on 29 de March de 2010, 23:55
Pessoal, o facto de querermos realçar e demonstrar orgulho nas nossas origens Celtas, que tambem foram Suevas-Germânicas e claro romanas na Bracara Augusta do imperio Romano, quer dizer que temos motivos pela forma que falamos, que é por termos sido Capital da Galécia que trocamos os "Bs" pelos "Vs" e que não temos que nos envergonhar por isso, como querem os lisboetas e sulistas! Ou afirmamos as nossas origens Celtas e Nórdicas ou seremos sempre envergonhados pelos lisboetas por sermos do "norte, carago" dizem eles com cinismo! Fomos a Capital da Galécia e somos Celtas da Galécia! Força Braga! Força Celtas de Braga!

Desculpa fazer uma pequena rectificação.
Nós não trocamos os "Bs" pelos "Vs", isso é conversa de lisboeta para nos gozar. Nós, aqui no Minho e em todo o Norte, pura e simplesmente não pronunciamos os "Vs".
E não temos que nos envergonhar da nossa pronúncia, que é muito semelhante ao galego. Aliás, o português nasceu no Norte e essa treta de se dizer que o português correcto é aquele que se fala em Coimbra ou em Lisboa é só para nos desvalorizar.
Não há que ter vergonha da forma como falamos. Vergonha deviam ter os tipos do sul, que têm uma pronúncia apaneleirada.



Sublinho o que está a negrito (estranha esta frase).
Sem duvida que somos muito mais machos  ;D

pedroindy

Sempre fui braguista. No que diz respeito ao futebol espanhol, sempre admirei as equipas galegas.

No plano político sempre critiquei o centralismo de Lisboa e do Porto (sim, o Porto fala, mas no fundo está-se a ***** para o resto do Norte, sendo eles também uns privilegiados).

Acho que a identificação com as nossas raízes celtas, tal como o fazem na Galiza, seria um passo importante para a afirmação da nossa terra. Talvez assim, muito "gado tresmalhado" que por aí anda, se decidisse a apoiar cada vez mais o que é da terra, o que os representa.

Uma alteração ao nome do clube não seria pacífica e, por falta de compreensão, acredito que muitos ainda se afastariam do clube. Ainda assim, pessoalmente, acho que nomes como "Celta de Braga", "Celta do Minho" ou simplesmente "Braga 1921", seriam nomes interessantes.

Sinceramente gostava de ver a palavra Sporting, fora do nosso nome. Eu sei que não tem nada a ver com o Sporting Clube de Portugal, que Sporting é um "inglesamento" de desportivo, prática corrente na altura em que se fundou o nosso clube. De qualquer forma, já vivi no estrangeiro onde muitos me perguntavam se o Braga era uma filial do Sporting, precisamente por causa do nome.
Se em Portugal ninguém tem dúvidas quanto à nossa não-ligação com o Sporting, é verdade que, no que diz respeito à nossa afirmação internacional, seria interessante eliminar a palavra. Nem que fosse simplificado para "Desportivo de Braga" ou "Clube Desportivo de Braga".

Luís Duarte

Quote from: pedroindy on 30 de March de 2010, 18:32
Eu sei que não tem nada a ver com o Sporting Clube de Portugal, que Sporting é um "inglesamento" de desportivo, prática corrente na altura em que se fundou o nosso clube. De qualquer forma, já vivi no estrangeiro onde muitos me perguntavam se o Braga era uma filial do Sporting, precisamente por causa do nome.
Há por aqui gente que  discorda:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=13970.0

pedroindy

Quote from: Luís.Duarte.35 on 30 de March de 2010, 18:41
Quote from: pedroindy on 30 de March de 2010, 18:32
Eu sei que não tem nada a ver com o Sporting Clube de Portugal, que Sporting é um "inglesamento" de desportivo, prática corrente na altura em que se fundou o nosso clube. De qualquer forma, já vivi no estrangeiro onde muitos me perguntavam se o Braga era uma filial do Sporting, precisamente por causa do nome.
Há por aqui gente que  discorda:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=13970.0

É possível que sim, que na sua origem tenha mesmo tido algo a ver com o sporting ou com os sportinguistas de Braga. Porém, hoje não temos nada a ver com eles e é pena que alguns, no exterior, pensem que somos uma filial.

Jovision

Sim, eu tambem concordo que "Sporting" já não deveria fazer parte do nome do nosso Grandioso Clube! Quando muito: Sport Clube de Braga e depois logo se veria! Claro que o pessoal mais apegado às coisas não vai gostar, mas Braga pela Cidade que é, pelo Clube que tem e pela História Ilustre que possui, merece ter um nome que seja unico e não se confunda com mais nada, nem ninguem. Para melhor muda-se sempre!

Dracul

Quote from: Jovision on 31 de March de 2010, 01:25
Sim, eu tambem concordo que "Sporting" já não deveria fazer parte do nome do nosso Grandioso Clube! Quando muito: Sport Clube de Braga e depois logo se veria! Claro que o pessoal mais apegado às coisas não vai gostar, mas Braga pela Cidade que é, pelo Clube que tem e pela História Ilustre que possui, merece ter um nome que seja unico e não se confunda com mais nada, nem ninguem. Para melhor muda-se sempre!

Isto de mudar o nome do clube é uma situação muito delicada, sobretudo para os sócios mais antigos. Pessoalmente, não me importava que o Braga passasse a incluir o nome "Celta", mas admito que muita gente não quisesse.
O facto de ser Sporting Clube de Braga até pode remeter para o Sporting de Lisboa e levar certas pessoas a relacionar os dois clubes, mas também é verdade que há muitos SC's, FC's, Desportivos e Atléticos por esse país fora e não têm nada a ver uns com os outros.
Se surgir um movimento a pedir a alteração do nome, não será concerteza um processo simples, nem rápido, nem pacífico.

P$M

Um nome do género "Sport CELTA de BRAGA", passando "um" clube simplesmente a ser designado se "Celta de Braga" seria um nome bastante interssante mas este deveria ter sido pensado na altura da criação do clube, não acho minimamente opurtuno um clube após tantos anos de historia mudar as suas origens, para mim deixaria de existir o "Sporting Clube de Braga", penso que n seria a mesma coisa...

Claro que isto poderia acontecer se o clube entrasse numa nova era e fosse comprado por um milionario Russo ou Árabe  ;D

O que certamente não será o caso  ::)
Gverreiro nº3959

FIDELIS

sou contra qualquer mudança de nome
não podemos nem devemos renegar as nossas origens, se existirem pessoas que nos confundam que se informem

mas também acho que o Braga pode tornar-se numa bandeira da região que se constitua num verdadeiro suporte da sua identidade capaz de cada vez mais nos libertar do poder central que continua a fazer definhar Portugal

um pouco à imagem do barcelona na catalunha, dos clubes galegos da Galiza que se confundem com a própria região e não menos vezes se constituem suportes dessa mesma identidade

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Luís Duarte

Quote from: P$M on 31 de March de 2010, 13:39

Claro que isto poderia acontecer se o clube entrasse numa nova era e fosse comprado por um milionario Russo ou Árabe  ;D

O que certamente não será o caso  ::)

Pois não, porque vou ser eu a comprar o clube, quando ganhar o EuroMilhões  ;D ;D ;D ;D ;D

Nuno À-Braga

Quote from: Jovision on 29 de March de 2010, 23:55
Pessoal, o facto de querermos realçar e demonstrar orgulho nas nossas origens Celtas, que tambem foram Suevas-Germânicas e claro romanas na Bracara Augusta do imperio Romano, quer dizer que temos motivos pela forma que falamos, que é por termos sido Capital da Galécia que trocamos os "Bs" pelos "Vs" e que não temos que nos envergonhar por isso, como querem os lisboetas e sulistas! Ou afirmamos as nossas origens Celtas e Nórdicas ou seremos sempre envergonhados pelos lisboetas por sermos do "norte, carago" dizem eles com cinismo! Fomos a Capital da Galécia e somos Celtas da Galécia! Força Braga! Força Celtas de Braga!

Por mais que insistas, nunca reduzirás os Bracarenses e os Minhotos à sua origem celta. Aliás, há imensas dúvidas que tenham sido celtas.
Temos um passado muitíssimo mais variado do que isso.
E, por mais que insistas, nunca poderás apagar os quase 9 séculos em que somos Portugueses. Repara: quanto muito, vocês galegos é que estão no país errado. Em Braga e no Minho foi Portugal gerado. Quanto muito, foi à conta da rivalidade que Santiago sempre teve com Braga que vocês, galegos, acabaram depois por ficar a ser espanhóis quando tinham as mesmas origens que nós.

De qualquer modo, sê bem-vindo.

Nuno À-Braga

Quote from: dracul on 26 de March de 2010, 14:00
Os Guerreiros galaicos à conquista dos mouros de Al-Lisbuna.

Braga nunca teve um nome mouro, porque eles aqui nunca chegaram a fixar-se.



Caro dracul: desculpa contrariar-te, mas os mouros dominaram a nossa região durante séculos (2 ou 3 séculos, não sei agora precisar), tendo expulsado os suevos (se não estou em erro, pelo século VII) e antecedido os visigodos.

Tenhamos uma atitude civilizacionalmente mais avançada em relação a quem só quer desuniões no nosso país ou a quem é centralista.
Nós, oriundos de onde foi Portugal gerado, temos e teremos sempre de dar o exemplo e de falar mais alto quanto à nossa união. E sim, também em relação às boas relações com os nossos vizinhos galegos, esses sim que se encontram num país que não tem as origens deles.

Ramiro Lopes

Nuno À-Braga concordando com o que dizes, apenas um pequeno reparo, os Galaicos eram celtas, o mesmo nao se passando com os Lusitanos que nunca se conseguiu provar a sua origem (há quem defenda que também sao celtas).

O grande problema dos que defendem as origens celtas (apenas) é que Braga encontra-se desde sempre ligada a Portugal e contam-se já mais de 900 anos de historia em conjunto. Relembro que foram em grande medida os bracarenses da altura que ajudaram Afonso Henriques a criar este novo pais (Portugal) e afastarmo-nos desses irmaos agora galegos...
Futebol em 3D? É no EMB