News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Contas da SAD (2008/09)

Started by JotaCC, 23 de October de 2009, 17:11

Previous topic - Next topic

goncal1_fili

Ninguém fala das receitas da champions. Será que e uma tema taboo?

Eu vou abrir...

Este ano entrada para a fase de grupos da champions rendeu entre 7.5m - 8m.

Já não digo mais nada, as contas já vão para o lucro.
Se acabamos a época em 2o lugar temos esta posiblidade.
Braga e Basta

C.P.

Quote from: goncal1_fili on 25 de October de 2009, 15:40
Ninguém fala das receitas da champions. Será que e uma tema taboo?

Eu vou abrir...

Este ano entrada para a fase de grupos da champions rendeu entre 7.5m - 8m.

Já não digo mais nada, as contas já vão para o lucro.
Se acabamos a época em 2o lugar temos esta posiblidade.
O problema é o se.
Temos quase um Portugal inteiro contras nós.
De qualquer maneira podemos vender Rodrigues e logo as contas ficam equilibradas.

BRAGA E SÓ BRAGA
ANTI-LAMPIÃO
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

jacm

Se é sabido que as empresas não apoiam.
Se as televisões em Portugal pagam uma ninharia.
Se pouco mais de 500 mil euros anuais em quotizações não dão para alimentar uma equipa da 1ª liga quanto mais uma equipa ambiciosa como todos queremos.
Se já não existem mecenas em Portugal, quanto mais em Braga.
Afinal qual é o caminho do Braga? Apenas 1
- Ser capaz, como tem sido até aqui, de entrar no negócio de compra e venda de jogadores e com isso conseguir sempre equipas equilibradas para todos os anos poder aspirar entradas nas competições europeias e melhor ainda na Liga dos Campeões, para daí retirar os dividendos, que lhe permitam não estar todos os anos 100% dependente das vendas de jogadores.
 

POR UM BRAGA CAMPEÃO

Olho Vivo

#43
Quote from: jacm on 25 de October de 2009, 14:44
Mas tirando algumas excepções (e mesmo algumas dessas excepções recorrem constantemente ao credito bancário) a nível mundial, alguém seja Clube, seja uma SAD, sobrevive sem recorrer à venda dos seus activos, ou seja: jogadores. Para quê tanto drama em volta de vendas de jogadores? Saem uns, entrem outros – o que é preciso que no meio disto haja quem tenha olho, para que o nível da equipa seja sempre o mesmo entre entradas e saídas.    
Permitam-me esta piada:
Alguns sobrevivem sem vendas sim senhor. Aqueles clubezecos, em que os jogadores correm por uma sande vs sumol, no final do jogo. E mesmo esses, em grande parte dos jogos, fiambre só para os primeiros jogadores a sair do banho, porque os últimos comem é pão seco...em caso extremo podemos sempre vender todo plantel, que vale perfeitamente o passivo existente e passaremos a ser um clube de pão e sumol no fim de cada jogo, se é isso que querem...


Quote from: Kramer on 25 de October de 2009, 14:57
Discordo, é por este pensamento que a maioria dos clubes vivem acima das suas possibilidades e que estão endividados.
Na Alemanha não acontece isso, todos os clubes só podem gastar de acordo com as receitas que têm (não incluindo as vendas de jogadores) e são inspeccionados durante o ano para ver se tudo está a correr como o previsto. É por esta razão que são os clubes no campeonato alemão que estão em melhor situação financeira, sem terem dividas. Este era o caminho que devia ser aplicado cá mas isto é a penas a minha opinião.    


Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

É perfeitamente aceitável que se financie a actividade corrente da SAD com recurso a transferências. Caso isso não fosse permitido (como parece ser vontade da UEFA), os "futebóis" de países exportadores (como o nosso) sofreriam um enorme retrocesso. Imaginem os nossos clubes a viverem apenas das receitas que o futebol gera, sem recurso a transferências! Estaríamos em breve a pedir meças a países como a Macedónia e outros quejandos...

Mas o que está aqui em causa não é isso. É uma questão de equilíbrio!!! Não se pode aceitar que o custos correntes ultrapassem em mais de 70% os proveitos correntes!!! É uma questão de limites. Alguém acha que é possível a uma SAD como a nossa transferir jogadores por 8 milhões de euros, época após época!?!? Não é. Receitas à volta dos três milhões em transferências, penso que seria plausível - uma época melhor, outra pior, mas ainda assim, em média parecer-me-ia um valor aceitável. O que aconteceu na temporada passada parece-me um completo desatino! E o facto de a SAD ter tomado decisões que visam cortar nos custos operacionais (veja-se as dispensas efectuadas sem qualquer contrapartida), parece corroborá-lo. O problema é que, como há contratos que duram várias temporadas, não é fácil reduzir custos, após uma tão desproporcionada subida. Penso que é inevitável a saída de vários jogadores, pelo menos no final desta temporada - não sei se antes. O meu alerta é apenas para que as pessoas tenham consciência de que estamos a viver acima das nossas possibilidades. O nosso plantel desta temporada já não tem o nível do da anterior e mesmo assim, ainda está acima do que é sustentável. É preciso que os adeptos e os sócios em particular  estejam cientes disto.

Kramer

Quote from: Pedro Ribeiro on 25 de October de 2009, 18:21
Quote from: jacm on 25 de October de 2009, 14:44
Mas tirando algumas excepções (e mesmo algumas dessas excepções recorrem constantemente ao credito bancário) a nível mundial, alguém seja Clube, seja uma SAD, sobrevive sem recorrer à venda dos seus activos, ou seja: jogadores. Para quê tanto drama em volta de vendas de jogadores? Saem uns, entrem outros – o que é preciso que no meio disto haja quem tenha olho, para que o nível da equipa seja sempre o mesmo entre entradas e saídas.    
Permitam-me esta piada:
Alguns sobrevivem sem vendas sim senhor. Aqueles clubezecos, em que os jogadores correm por uma sande vs sumol, no final do jogo. E mesmo esses, em grande parte dos jogos, fiambre só para os primeiros jogadores a sair do banho, porque os últimos comem é pão seco...em caso extremo podemos sempre vender todo plantel, que vale perfeitamente o passivo existente e passaremos a ser um clube de pão e sumol no fim de cada jogo, se é isso que querem...


Quote from: Kramer on 25 de October de 2009, 14:57
Discordo, é por este pensamento que a maioria dos clubes vivem acima das suas possibilidades e que estão endividados.
Na Alemanha não acontece isso, todos os clubes só podem gastar de acordo com as receitas que têm (não incluindo as vendas de jogadores) e são inspeccionados durante o ano para ver se tudo está a correr como o previsto. É por esta razão que são os clubes no campeonato alemão que estão em melhor situação financeira, sem terem dividas. Este era o caminho que devia ser aplicado cá mas isto é a penas a minha opinião.    


Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

É perfeitamente aceitável que se financie a actividade corrente da SAD com recurso a transferências. Caso isso não fosse permitido (como parece ser vontade da UEFA), os "futebóis" de países exportadores (como o nosso) sofreriam um enorme retrocesso. Imaginem os nossos clubes a viverem apenas das receitas que o futebol gera, sem recurso a transferências! Estaríamos em breve a pedir meças a países como a Macedónia e outros quejandos...

Mas o que está aqui em causa não é isso. É uma questão de equilíbrio!!! Não se pode aceitar que o custos correntes ultrapassem em mais de 70% os proveitos correntes!!! É uma questão de limites. Alguém acha que é possível a uma SAD como a nossa transferir jogadores por 8 milhões de euros, época após época!?!? Não é. Receitas à volta dos três milhões em transferências, penso que seria plausível - uma época melhor, outra pior, mas ainda assim, em média parecer-me-ia um valor aceitável. O que aconteceu na temporada passada parece-me um completo desatino! E o facto de a SAD ter tomado decisões que visam cortar nos custos operacionais (veja-se as dispensas efectuadas sem qualquer contrapartida), parece corroborá-lo. O problema é que, como há contratos que duram várias temporadas, não é fácil reduzir custos, após uma tão desproporcionada subida. Penso que é inevitável a saída de vários jogadores, pelo menos no final desta temporada - não sei se antes. O meu alerta é apenas para que as pessoas tenham consciência de que estamos a viver acima das nossas possibilidades. O nosso plantel desta temporada já não tem o nível do da anterior e mesmo assim, ainda está acima do que é sustentável. É preciso que os adeptos e os sócios em particular  estejam cientes disto.


Não estou a dizer que não se deve financiar as SADs com as vendas mas estas não devem ser a base de receitas do clube. Além disso, quando as despesas correntes são muito superiores as receitas correntes algo vai mal. É ai que devem ser tomadas medidas caso contrário vamos estar sempre dependentes das vendas sendo impossível fazer receitas tão altas todos os anos suficientes para cobrir os gastos.(como refere, e muito bem, o Pedro Ribeiro)
Os clubes na Alemanha continuam a comprar e a vender e têm as contas equilibradas mas não estão dependentes das vendas para viver, é só este ponto que acho muito importante.Se o clube, consegue uma receita do ano anterior em transferências, claro que a pode aplicar em aumentos de salários dos jogadores ou compra de novos jogadores por exemplo.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

spinto

Quote from: goncal1_fili on 25 de October de 2009, 15:40
Ninguém fala das receitas da champions. Será que e uma tema taboo?

Eu vou abrir...

Este ano entrada para a fase de grupos da champions rendeu entre 7.5m - 8m.

Já não digo mais nada, as contas já vão para o lucro.
Se acabamos a época em 2o lugar temos esta posiblidade.

Atenção que o 2º vai ao play-off.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Kilo

Quote from: spinto on 26 de October de 2009, 00:11
Quote from: goncal1_fili on 25 de October de 2009, 15:40
Ninguém fala das receitas da champions. Será que e uma tema taboo?

Eu vou abrir...

Este ano entrada para a fase de grupos da champions rendeu entre 7.5m - 8m.

Já não digo mais nada, as contas já vão para o lucro.
Se acabamos a época em 2o lugar temos esta posiblidade.

Atenção que o 2º vai ao play-off.


E um clube como o Braga vai-se fiar em receitas provenientes de resultados desportivos? Esses sim, são resultados extraordinarios. Tudo o que vier a mais, é lucro  ;D

Sou muito sincero: acredito que podemos lutar pelo 3º lugar, mais do que isso, é quase impossível. Não temos as armas que os outros tem e ainda não apareceram os castigos e as lesões... :-\

krugger


Como já referi o pior que nos pode acontecer e querermos dar um passo maior do que a perna, o tombo é maior e pode hipotecar um futuro.

Neste momento não temos condições para andarmos pelos lugares cimeiros, entenda-se os 3 primeiros lugares, de forma continuada porque isto implica um forte investimento a nivel de jogadores, melhor termos jogadores caros, a qualidade faz-se pagar e não podemos hipotecar o nosso futuro por causa de um desejo enorme de nos afirmarmos como "o 4º grande", temos de fazer o nosso caminho de crescimento sustentado, o clube a crescer conjuntamente com a massa adepta, termos objectivos realistas, criarmos um plantel condizente com a realidade do clube, se aparecerem bons negocios temos de os fazer para equilibrarmos as contas, não somos um clube rico nem um club e atractivo para  grandes patrocinios, ainda, mas só o poderemos ser se continuamos a crescer, pk imaginem andamos à 6 anos a crescer, e de um momento para o outro temos um grito de alerta para a situação, mais do que previsivel, das nossas contas. O Salvador nao pode fazer a gestão com base em receitas hipoteicas porque se corre mal o resultado está à vista.

Os bons resultados desportivos não podem ser acalçados a qualquer custo, prefiro ter aspirações mais comedidas mas ter as continhas em dia.

Jamiro

acho com uma aposta muito forte do merchandising ajadava e de que maneira

krugger

Quote from: Jamiro on 27 de October de 2009, 01:34
acho com uma aposta muito forte do merchandising ajadava e de que maneira

entre outras coisas tambem, podemos sem duvida catapultar as nossas receitas de merchandising se começarmos a tratar dessa area de forma profissional, o que tem acontecido até agora é de um amadorismo medonho, pode vir a ser uma boa fonte de receita.

Vlad

Quote from: goncal1_fili on 24 de October de 2009, 22:16
Calma gente.  O clube tem 8.5M em passivo, 1.7M do qual vai ser/esta liquidado.  Temos 6.8M em passivo (nao sei se curto o longo prazo). 


Estás a falar apenas do passivo bancário.
Segundo as últimas contas apresentadas, o passivo da SAD passou de cerca de 12 milhões para cerca de 18 milhões.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Imbelloni

#51
Quote from: Vlad on 27 de October de 2009, 12:02
Quote from: goncal1_fili on 24 de October de 2009, 22:16
Calma gente.  O clube tem 8.5M em passivo, 1.7M do qual vai ser/esta liquidado.  Temos 6.8M em passivo (nao sei se curto o longo prazo).  


Estás a falar apenas do passivo bancário.
Segundo as últimas contas apresentadas, o passivo da SAD passou de cerca de 12 milhões para cerca de 18 milhões.

Vlad isso foi apresentado na ultima AG da SAD?

E já agora o passivo bancário não faz parte do passivo da SAD? Um não inclui o outro? Se assim for os restantes 10Milhoes de Euros (segundo o Vlad) são dividas a quem? Fornecedores?

krugger

Quote from: Imbelloni on 27 de October de 2009, 12:08
Quote from: Vlad on 27 de October de 2009, 12:02
Quote from: goncal1_fili on 24 de October de 2009, 22:16
Calma gente.  O clube tem 8.5M em passivo, 1.7M do qual vai ser/esta liquidado.  Temos 6.8M em passivo (nao sei se curto o longo prazo).  


Estás a falar apenas do passivo bancário.
Segundo as últimas contas apresentadas, o passivo da SAD passou de cerca de 12 milhões para cerca de 18 milhões.

Vlad isso foi apresentado na ultima AG da SAD?

E já agora o passivo bancário não faz parte do passivo da SAD? Um não inclui o outro? Se assim for os restantes 10Milhoes de Euros (segundo o Vlad) são dividas a quem? Fornecedores?

NO passivo bancário o importante é dividir o que de curto prazo e o que é de M/L prazo, se o grosso do passivo bancario for de M/L prazo a situação não será tão preocupante visto termos margem de manobra temporal para o abter, se o grosso do passivo bancario for de curto prazo então aí a realidade poderá ser mais aflitiva do que se imagina. Esta questão é pertinente se houver uma estrategia, como penso que há, bem delineada porque, como é evidente, com o passar do tempo o M/L prazo passa para curto prazo.

Estou a ver que a AG não foi assim tão clarificadora, as contas de 2008 onde é que podem ser vistas?

Vlad

Quote from: Imbelloni on 27 de October de 2009, 12:08
Quote from: Vlad on 27 de October de 2009, 12:02
Quote from: goncal1_fili on 24 de October de 2009, 22:16
Calma gente.  O clube tem 8.5M em passivo, 1.7M do qual vai ser/esta liquidado.  Temos 6.8M em passivo (nao sei se curto o longo prazo). 


Estás a falar apenas do passivo bancário.
Segundo as últimas contas apresentadas, o passivo da SAD passou de cerca de 12 milhões para cerca de 18 milhões.

Vlad isso foi apresentado na ultima AG da SAD?

E já agora o passivo bancário não faz parte do passivo da SAD? Um não inclui o outro? Se assim for os restantes 10Milhoes de Euros (segundo o Vlad) são dividas a quem? Fornecedores?

Sim, fornecedores também. Assim como todas as dívidas a terceiros, tais como Estado, os fornecedores já mencionados, por exemplo outros clubes (por compras de jogadores por exemplo). Agora não tenho aqui as contas à minha frente, mas logo em casa já posso dizer com mais pormenor, mas sei que um grande valor diz respeito aos próprios jogadores, tais como direitos de imagem, passes e prémios de assinatura de contratos.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

anti-lampioes

com uma receita prevista de 2milhoes de euros no braga VS galinhas vai ser uma lufada de ar fresco para os cofres do braga.

SimpLe-Kid

Quote from: anti-lampioes on 27 de October de 2009, 16:25
com uma receita prevista de 2milhoes de euros no braga VS galinhas vai ser uma lufada de ar fresco para os cofres do braga.

Esses 2 milhões não são apenas pela bilheteira. Tens que subtrair o que o Benfica pagou pelo Jesus e pelo Peixoto.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Kilo

Quote from: SimpLe-Kid on 27 de October de 2009, 17:34
Quote from: anti-lampioes on 27 de October de 2009, 16:25
com uma receita prevista de 2milhoes de euros no braga VS galinhas vai ser uma lufada de ar fresco para os cofres do braga.

Esses 2 milhões não são apenas pela bilheteira. Tens que subtrair o que o Benfica pagou pelo Jesus e pelo Peixoto.

Como?

SimpLe-Kid

Quote from: Kilo on 27 de October de 2009, 22:53
Quote from: SimpLe-Kid on 27 de October de 2009, 17:34
Quote from: anti-lampioes on 27 de October de 2009, 16:25
com uma receita prevista de 2milhoes de euros no braga VS galinhas vai ser uma lufada de ar fresco para os cofres do braga.

Esses 2 milhões não são apenas pela bilheteira. Tens que subtrair o que o Benfica pagou pelo Jesus e pelo Peixoto.

Como?

Benfica pode render 2 milhões

António Salvador é mestre na arte de encaixar dinheiro, mas desta feita bem tem de agradecer a Domingos e Jorge Jesus, precisamente actual e ex-treinador do Braga. A recepção ao Benfica permitirá um encaixe financeiro como há muito não se conhece no Minho. Não há números oficiais, mas é garantido que não há memória recente de uma coisa assim. Culpa, claro, da euforia em torno da brilhante carreira das duas equipas no campeonato.

Em termos desportivos, é extremamente motivador para jogadores e estrutura arsenalista receber o Benfica à nona jornada com possibilidade de sair dela líder. Em termos financeiros, a SAD agradece. Num só jogo, estão garantidos 500 mil euros, quase tanto como os 673 mil euros facturados no total da época passada em receitas de bilheteiras. Mas, se o estádio encher e não forem os sócios que não exerceram preferência até 23 de Outubro, a comprarem agora por 12 euros os bilhetes que para público custam 40, 60 e 65 euros, a verba dispara.

O Benfica, de forma directa ou indirecta, pode atestar os cofres arsenalistas com 2 milhões de euros esta época. Ou seja, pagar um quinto dos custos com o pessoal em 2008/09: 9,9 milhões de euros, divulgados na recente Assembleia Geral da SAD. Os encarnados começaram por pagar a cláusula de rescisão de Jorge Jesus: 700 mil euros, poupando ainda ao Braga parte de um valor que teria de pagar ao treinador, como prémio. Seguiu-se o assédio a César Peixoto, que irritou António Salvador. Nessa altura, o presidente garantiu que o esquerdino só sairia se o Benfica entregasse um cheque de 400 mil euros em mão. E assim foi. Agora, com este valor previsto, e ainda que de forma indirecta, o Benfica atingirá uma contribuição de, no mínimo, 1,6 milhões de euros para o orçamento minhoto. E pode chegar aos 2 milhões. António Salvador esfrega as mãos com mais um recorde do clube, desta feita fora do âmbito técnico.

in ojogo.pt
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Kilo

 ;) OK. Só tinha lido esse texto na diagonal!  ;D

goncal1_fili

Quote from: spinto on 26 de October de 2009, 00:11
Quote from: goncal1_fili on 25 de October de 2009, 15:40
Ninguém fala das receitas da champions. Será que e uma tema taboo?

Eu vou abrir...

Este ano entrada para a fase de grupos da champions rendeu entre 7.5m - 8m.

Já não digo mais nada, as contas já vão para o lucro.
Se acabamos a época em 2o lugar temos esta posiblidade.

por isso e que disse que temos possiblidades. 1o garante, 2o há que lutar.
Atenção que o 2º vai ao play-off.

Braga e Basta