News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Contas da SAD (2008/09)

Started by JotaCC, 23 de October de 2009, 17:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

SAD apresenta prejuízo pelo segundo ano seguido

A Sp. Braga SAD vai apresentar prejuízo ao nível de resultados líquidos, pela segunda vez consecutiva, na Assembleia-Geral de accionistas, com início marcado para as 17 horas, na Associação Industrial do Pinho.

As perdas referentes à época 2008/2009 são na ordem dos 2,510 milhões de euros, mais 210 mil euros do na temporada anterior.

O capital da SAD também vai estar em discussão e deverá ser aprovado o aumento de 5 para 7,5 milhões de euros, de forma a dar mais margem de manobra à administração.

Em termos de custos com o pessoal, no ano passado, Jorge Jesus comandou a estrutura mais cara da história do emblema minhoto, custando cerca de 9,965 milhões de euros. No exercício anterior, os arsenalistas assinalaram um gasto de 6.3 milhões com pessoal.

As vendas de jogadores renderam 5,480 milhões de euros. Entraram para estas contas as transferências de Luís Aguiar (três milhões) para o Dínamo Moscovo e Orlando Sá (sem valor anunciado) para o FC Porto. A cedência de César Peixoto ao Benfica poderia ter entrado nestas contas, mas os responsáveis da SAD entenderam não o fazer.

Olho Vivo

#1
Quote from: Jotacc on 23 de October de 2009, 17:11
SAD apresenta prejuízo pelo segundo ano seguido

A Sp. Braga SAD vai apresentar prejuízo ao nível de resultados líquidos, pela segunda vez consecutiva, na Assembleia-Geral de accionistas, com início marcado para as 17 horas, na Associação Industrial do Pinho.

As perdas referentes à época 2008/2009 são na ordem dos 2,510 milhões de euros, mais 210 mil euros do na temporada anterior.

O capital da SAD também vai estar em discussão e deverá ser aprovado o aumento de 5 para 7,5 milhões de euros, de forma a dar mais margem de manobra à administração.

Em termos de custos com o pessoal, no ano passado, Jorge Jesus comandou a estrutura mais cara da história do emblema minhoto, custando cerca de 9,965 milhões de euros. No exercício anterior, os arsenalistas assinalaram um gasto de 6.3 milhões com pessoal.

As vendas de jogadores renderam 5,480 milhões de euros. Entraram para estas contas as transferências de Luís Aguiar (três milhões) para o Dínamo Moscovo e Orlando Sá (sem valor anunciado) para o FC Porto. A cedência de César Peixoto ao Benfica poderia ter entrado nestas contas, mas os responsáveis da SAD entenderam não o fazer.


Estou estupefacto!!!! Com receitas extraordinárias de cerca de 5,5 milhões, apresentar um prejuízo de 2,5 milhões é um desastre!!! Mais uma vez reforço (ainda mais) a ideia que tinha: na temporada passada, perdeu-se a cabeça!!!

Francamente, tendo já alertado para esta situação anteriormente, tenho de me confessar surpreendido pela negativa!

Com isto, ficamos já esclarecidos quanto à necessidade de um aumento de capital...

Imbelloni

Quote from: Pedro Ribeiro on 23 de October de 2009, 17:18
Quote from: Jotacc on 23 de October de 2009, 17:11
SAD apresenta prejuízo pelo segundo ano seguido

A Sp. Braga SAD vai apresentar prejuízo ao nível de resultados líquidos, pela segunda vez consecutiva, na Assembleia-Geral de accionistas, com início marcado para as 17 horas, na Associação Industrial do Pinho.

As perdas referentes à época 2008/2009 são na ordem dos 2,510 milhões de euros, mais 210 mil euros do na temporada anterior.

O capital da SAD também vai estar em discussão e deverá ser aprovado o aumento de 5 para 7,5 milhões de euros, de forma a dar mais margem de manobra à administração.

Em termos de custos com o pessoal, no ano passado, Jorge Jesus comandou a estrutura mais cara da história do emblema minhoto, custando cerca de 9,965 milhões de euros. No exercício anterior, os arsenalistas assinalaram um gasto de 6.3 milhões com pessoal.

As vendas de jogadores renderam 5,480 milhões de euros. Entraram para estas contas as transferências de Luís Aguiar (três milhões) para o Dínamo Moscovo e Orlando Sá (sem valor anunciado) para o FC Porto. A cedência de César Peixoto ao Benfica poderia ter entrado nestas contas, mas os responsáveis da SAD entenderam não o fazer.


Estou estupefacto!!!! Com receitas extraordinárias de cerca de 5,5 milhões, apresentar um prejuízo de 2,5 milhões é um desastre!!! Mais uma vez reforço (ainda mais) a ideia que tinha: na temporada passada, perdeu-se a cabeça!!!

Francamente, tendo já alertado para esta situação anteriormente, tenho de me confessar surpreendido pela negativa!

Com isto, ficamos já esclarecidos quanto à necessidade de um aumento de capital...

E o aumento de capital servirá apenas para cobrir o prejuízo da última época...De facto sinais deveras preocupantes acerca da saúde financeira do clube!

spinto

temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Nelecoborgas

Pessoal, fica aí o resultado do exercício de 2008/09 para quem quiser ver. Abraços


http://img28.imageshack.us/img28/9778/bragaassembleia.jpg

A.COSTA

Quote from: spinto on 23 de October de 2009, 18:23
temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.




Ando a dizer isto há anos. Mas as pessoas não entendem ... vá lá saber-se porquê.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

joaobl03

Quote from: A.COSTA on 23 de October de 2009, 21:17
Quote from: spinto on 23 de October de 2009, 18:23
temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.




Ando a dizer isto há anos. Mas as pessoas não entendem ... vá lá saber-se porquê.

Mas nestas contas não está englobada a receita com a venda do Orlando Sá e do César Peixoto ?
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

spinto

Quote from: joaobl03 on 23 de October de 2009, 23:47
Quote from: A.COSTA on 23 de October de 2009, 21:17
Quote from: spinto on 23 de October de 2009, 18:23
temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.




Ando a dizer isto há anos. Mas as pessoas não entendem ... vá lá saber-se porquê.

Mas nestas contas não está englobada a receita com a venda do Orlando Sá e do César Peixoto ?

mesmo assim estamos, somos clube vendedor e não comprador.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Nunex

uma pergunta: chegaram a dizer quanto recebemos pelo orlando?

Olho Vivo

#9
Quote from: joaobl03 on 23 de October de 2009, 23:47
Quote from: A.COSTA on 23 de October de 2009, 21:17
Quote from: spinto on 23 de October de 2009, 18:23
temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.




Ando a dizer isto há anos. Mas as pessoas não entendem ... vá lá saber-se porquê.

Mas nestas contas não está englobada a receita com a venda do Orlando Sá e do César Peixoto ?

Estão incluídos os valores das transferências de Orlando e de Luís Aguiar, no montante conjunto de cerca de 5.5 milhões de euros... e esse é o problema!

As contas da época passada da SAD (baseio-me no que reporta acima o Manuel Costa) ultrapassam todos os limites do razoável. Fizeram-se loucuras! Passámos de um prejuízo corrente* de cerca de 3 milhões em 2007/08 para 8 (leram bem, oito!!!) milhões de euros em 2008/09. E se 2-3 milhões é um défice aceitável para a acitividade corrente da SAD porque parece plausível que se atinjam valores dessa ordem de grandeza com regularidade em transferências de atletas, sem limitar as ambições desportivas da equipa, 8 milhões é um valor insustentável! E o meu receio é que estes custos sejam dificilmente repostos a níveis mais aceitáveis de forma mais ou menos imediata (há contratos em vigor). Admito que se consiga reduzir custos (com boa-vontade) uns 2 milhões com ao poupança de salários decorrente das cedências que já fizemos, mas isso fica muito longe do necessário – saliento o valor astronómico dos custos registados com o pessoal (quase 10 milhões de euros!). Não tenho a referência do valor global que fora orçamentado no início da temporada, mas estou certo de que o valor previsto estava a léguas dos quase 19 milhões de euros de custos que registámos. Não sei também qual é o actual passivo da SAD. Na temporada passada, estava em quase 13 milhões; nesta, acredito que se tenha registado um significativo agravamento. O valor contabilístico da SAD estará agora em valores claramente negativos, à volta de -2.5 milhões. Isto significa que o aumento de capital previsto "apenas" servirá para colocar o valor contabilístico... a zero! E significa, como é evidente, que a SAD, mesmo actuando sobre os custos de exploração, terá de transferir mais jogadores – e pelo menos, facturar 5-6 milhões de euros, tal como sucedeu esta temporada. Mas é essencial repor os custos de exploração (nomeadamente, com o pessoal) a níveis sustentáveis. Isto não pode voltar a acontecer!!!

* sem receitas resultantes da alienação de passes de atletas.

Kilo

 Nada de novo. Já há muito que se desconfia que estamos no limiar do "estouro"...

A ver vamos daqui para a frente se há mais cabeça no que aos objectivos e encarar da nossa realidade diz respeito!  :-\

DiogoEA

Quote from: Kilo on 24 de October de 2009, 02:13
Nada de novo. Já há muito que se desconfia que estamos no limiar do "estouro"...

A ver vamos daqui para a frente se há mais cabeça no que aos objectivos e encarar da nossa realidade diz respeito!  :-\



Acho que o mercado de Inverno e o mercado de Verão de 2010 vão ser fundamentais para não nos acontecer o que se prevê que aconteça ao Vitória de Setúbal e que aconteceu a Boavista, Farense, Salgueiros e Estrela...

Prefiro uma época menos boa a nível desportivo e continuar a ter S.C.Braga entre os melhores do futebol português...

Kilo

#12
Quote from: Diogo-scb on 24 de October de 2009, 10:29
Quote from: Kilo on 24 de October de 2009, 02:13
Nada de novo. Já há muito que se desconfia que estamos no limiar do "estouro"...

A ver vamos daqui para a frente se há mais cabeça no que aos objectivos e encarar da nossa realidade diz respeito!  :-\



Acho que o mercado de Inverno e o mercado de Verão de 2010 vão ser fundamentais para não nos acontecer o que se prevê que aconteça ao Vitória de Setúbal e que aconteceu a Boavista, Farense, Salgueiros e Estrela...

Prefiro uma época menos boa a nível desportivo e continuar a ter S.C.Braga entre os melhores do futebol português...


O problema é que quando se pensava que o Braga caminhava para tentar viver sem ter que contar com as vendas, acontece precisamente o contrário, estrangulamo-nos ainda mais!  :-\


E pior, temos um onze inicial cuja média de idades ultrapassa os 28 anos!

Jogadores com mercado, os do costume ( Eduardo, João Pereira, Evaldo...)

Vamos mesmo vender as jóias agora em Dezembro (rezo para que sim).


E a juntar a isso, uma aposta séria nas nossas jovens promessas! Jogadores como Diego, Palmeira, Pizzi servem muito bem para compor o plantel. Para quê jogadores como Paulão, Ney, etc...?


DiogoEA

Quote from: Kilo on 24 de October de 2009, 11:58
Quote from: Diogo-scb on 24 de October de 2009, 10:29
Quote from: Kilo on 24 de October de 2009, 02:13
Nada de novo. Já há muito que se desconfia que estamos no limiar do "estouro"...

A ver vamos daqui para a frente se há mais cabeça no que aos objectivos e encarar da nossa realidade diz respeito!  :-\



Acho que o mercado de Inverno e o mercado de Verão de 2010 vão ser fundamentais para não nos acontecer o que se prevê que aconteça ao Vitória de Setúbal e que aconteceu a Boavista, Farense, Salgueiros e Estrela...

Prefiro uma época menos boa a nível desportivo e continuar a ter S.C.Braga entre os melhores do futebol português...


O problema é que quando se pensava que o Braga caminhava para tentar viver sem ter que contar com as vendas, acontece precisamente o contrário, estrangulamo-nos ainda mais!  :-\


E pior, temos um onze inicial cuja média de idades ultrapassa os 28 anos!

Jogadores com mercado, os do costume ( Eduardo, João Pereira, Evaldo...)

Vamos mesmo vender as jóias agora em Dezembro (rezo para que sim).


E a juntar a isso, uma aposta séria nas nossas jovens promessas! Jogadores como Diego, Palmeira, Pizzi servem muito bem para compor o plantel. Para quê jogadores como Paulão, Ney, etc...?





Temos muitos jogadores que poderiam ajudar a completar o plantel, como dizes! Palmeira, Diego, Pizzi, Kalaba, Stélvio, os 2 emprestados ao Estrela, o F. Alexandre, M. Felgueiras, Diogo Valente, Peña, Yazalde e Filipe Oliveira...


Ney, Paulão, Possebon e Adriano não são grande coisa, na minha opinião!


Pedro_RBA

Confio nas pessoas que estão á frente do clube.

é dificil para nós sócios vermos o "cru" destes resultados mas temos pessoas muito inteligentes e experientes no ramo financeiro e de gestão á frente do clube.

Saudações Ultras

luisbrg

acho k vcs tao a dramatizar eu confio nos administradores e para alem de mais reduzimos o passivo
Braga o meu club Braga a minha cidade

jacm

Quem esteve presente ontem na Assembleia pode constatar que o Braga esta bem e recomenda-se. O discurso de Salvador foi de confiança, tranquilidade e, se calhar para azia de alguns, com os objectivos apontados sempre para o topo, na perspectiva de um Braga cada vez maior e melhor. O seu discurso deixou transparecer que as contas estão perfeitamente controladas. Para o aumento do capital - em resposta a Vespesiano Macedo, que lhe questionou que ele sabia muito bem que os associadados não teriam capacidade para acompanhar a compra das acções - afirmou que a direcção esta ciente, e vai concerteza, como até aqui, arranjar soluções a altura defendendo sempre os interesses do S.C.Braga. Pediu como é obvio o envolvimento de todos, apontando ainda o tecido empresarial da região tem deixado a desejar pela falta de envolvimento para quem já tem retirado beneficios com o S. C. Braga. Terminou dizendo que tudo continuará a fazer para que cada vez mais: a a região, a cidade, o tecido empreserial e os associados tenham orgulho em dizer - O BRAGA É NOSSORespondeu sempre ao solicitado, nomeadamente, em duas questões que aqui no forum tem sido discutidas: O som do estádio, teve uma avaria e uma vez como aquilo não é responsabilidade do Braga, tem que se esperar que seja resolvido, por quem lhe compete, mas que sabia que esta para breve a resolução. Quanto aos elevadores no Axa, disse que estava a par das dificuldades dos mais idosos e que isso tem sido motivo de conversa com a Câmara. Apontando que seria bom o Axa ser eleito para o Mundial para se uma vez por todas se fazer os reajustes necessarios- falou na possibilidade de se fazer umas escadas rolantes.  
Eu sinceramente não sei onde está o problema das contas. Estão negativas é certo, mas estão controladas. Só podem, perante tanta tranquilidade demonstrada ontem à noite.
Problema havia há uns anos, que a qualquer passo se falava em ordenados em atraso! Em que se vendiam 3 em 1, e mesmo assim dias depois já não havia dinheiro...Nunca, mas nunca, desde que o homem entrou para liderar este projecto, que mais se ouviu falar disso.
Deixem o homem trabalhar!

POR UM BRAGA CAMPEÃO

Legião

Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de October de 2009, 02:01
Quote from: joaobl03 on 23 de October de 2009, 23:47
Quote from: A.COSTA on 23 de October de 2009, 21:17
Quote from: spinto on 23 de October de 2009, 18:23
temos que realizar receitas, quer queiramos quer não tem de haver jogadores vendidos para entrar dinheiro, não basta só dispensar para emagreçer orçamentos.

Acho que estamos a viver acima da nossa realidade.




Ando a dizer isto há anos. Mas as pessoas não entendem ... vá lá saber-se porquê.

Mas nestas contas não está englobada a receita com a venda do Orlando Sá e do César Peixoto ?

Estão incluídos os valores das transferências de Orlando e de Luís Aguiar, no montante conjunto de cerca de 5.5 milhões de euros... e esse é o problema!

As contas da época passada da SAD (baseio-me no que reporta acima o Manuel Costa) ultrapassam todos os limites do razoável. Fizeram-se loucuras! Passámos de um prejuízo corrente* de cerca de 3 milhões em 2007/08 para 8 (leram bem, oito!!!) milhões de euros em 2008/09. E se 2-3 milhões é um défice aceitável para a acitividade corrente da SAD porque parece plausível que se atinjam valores dessa ordem de grandeza com regularidade em transferências de atletas, sem limitar as ambições desportivas da equipa, 8 milhões é um valor insustentável! E o meu receio é que estes custos sejam dificilmente repostos a níveis mais aceitáveis de forma mais ou menos imediata (há contratos em vigor). Admito que se consiga reduzir custos (com boa-vontade) uns 2 milhões com ao poupança de salários decorrente das cedências que já fizemos, mas isso fica muito longe do necessário – saliento o valor astronómico dos custos registados com o pessoal (quase 10 milhões de euros!). Não tenho a referência do valor global que fora orçamentado no início da temporada, mas estou certo de que o valor previsto estava a léguas dos quase 19 milhões de euros de custos que registámos. Não sei também qual é o actual passivo da SAD. Na temporada passada, estava em quase 13 milhões; nesta, acredito que se tenha registado um significativo agravamento. O valor contabilístico da SAD estará agora em valores claramente negativos, à volta de -2.5 milhões. Isto significa que o aumento de capital previsto "apenas" servirá para colocar o valor contabilístico... a zero! E significa, como é evidente, que a SAD, mesmo actuando sobre os custos de exploração, terá de transferir mais jogadores – e pelo menos, facturar 5-6 milhões de euros, tal como sucedeu esta temporada. Mas é essencial repor os custos de exploração (nomeadamente, com o pessoal) a níveis sustentáveis. Isto não pode voltar a acontecer!!!

* sem receitas resultantes da alienação de passes de atletas.

Penso que a SAD foi "atraiçoada" por uma saída muito precoce da Liga Europa, onde com o novo formato iria permitir um bom encaixe financeiro (superior à antiga Taça UEFA), assim como, a normal valorização dos jogadores.

Com esse revés, penso que o melhor para equilibrar as contas da SAD será uma redução nos custos com o pessoal (sem desequilibrar a equipa por completo) e uma entrada na Champions no próximo ano.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Ricardo

Números preocupantes. Espero que a situação do Boavista nos tenha ensinado uma lição. O alerta está vermelho.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

JORGEXINA

Confesso que ainda não consegui engolir as contas de 2008/09!!

São demasiado más para ser verdade! Tal como o Pedro disse, ter um défice de exploração de 8 M (+- 75% dos proveitos de exploração) é uma loucura!
Há rubricas que me deixam de veras preocupado, como os 10 M de custos com pessoal (em 2005/06 eram 5 M)! Para quem como eu, pensava que o nosso tecto salarial andava a volta dos 20 mil euros/mês, os 10 M eram impensáveis. Mesmo com uma estrutura pesada por traz!
Mas tb os fornecimentos e serviços externos (4.2 M) que tem vindo a ter um peso cada vez maior nas nossas contas (em 2005/06 era 1.5 M). Mas isso dou de barato com viagens nos jogos da uefa e o catering.. etc, etc

Outra coisa que me deixa apreensivo é os 4.9 M de investimento em direitos desportivos de atletas! Onde é que foram gastos esses 4.9 M??? Mesmo incluindo prémios de assinatura, comissões não consigo ver onde é que gastamos tanto dinheiro...
E além disso estes 4.9 M serão amortizados tb nos próximos, juntando a isso os custos com o pessoal que temos, perspectiva-se que nos próximos anos teremos sempre rubricas de "custos" bastante pesadas!!!
Basicamente, as nossas rubricas de custos são bastante rígidas ao contrário das de proveitos!!! O que faz com que o nosso caminho seja muito perigoso! Estamos a arriscar muito, acho que muito é pouco para adjectivar o que estamos a passar! 
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]