News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Contas da SAD (2008/09)

Started by JotaCC, 23 de October de 2009, 17:11

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

#20
Se as pessoas pensam que a situação não é para alarme, atentem na evolução recente dos resultados correntes - indicador mais ou menos grosseiro da situação económica da empresa sem recurso às receitas extraordinárias resultantes da transferência de atletas:

2005/06:    (3,041)
2006/07:    (2,353)
2007/08:    (2,700)*
2006/09:    (7.990)*

* Estimativa com base na informação veiculada pela imprensa.

Isto não é compreensível!!!! É um passo (muito, mas mesmo muito) maior do que a perna!!!! Recordo que as nossos proveitos correntes não chegaram aos 10.900 milhões de euros - e que, nesta temporada, sem a Liga Europa, regressarão para pouco mais de 9 milhões, na melhor das hipóteses. Há que atalhar caminho com urgência. O aumento de capital é uma gota no oceano - e apenas fará sentido se as contas de exploração forem recolocadas em níveis mais sustentáveis. De todo o modo, há que pensar em "vender" com urgência. Lamento, mas estamos a viver (muito) acima das nossas possibilidades.

Quanto à tranquilidade de António Salvador, sublinho que o que esteve em análise na AG do clube foram as contas... do clube! Que, apesar de tudo, parecem mais ou menos controladas, agora que o Bingo foi encerrado e deixou de ser o sorvedouro de dinheiro em que se havia tornado - e estou a reportar-me ao relatório que foi distribuído aos sócios presentes. Mesmo relativamente ao aumento de capital, o que foi decidido na AG do clube foi se este acompanharia ou não essa operação, mantendo a sua posição na SAD nos actuais 40% - e não o aumento de capital propriamente dito; essa decisão foi tomada ao nível da SAD...

Admito que Salvador e seus pares tenham capacidade para lidar no imediato com a situação das contas da SAD. Mas penso que ninguém quer um clube para as próximas duas ou três épocas. Todos queremos, acho eu, um clube duradouro, que acautele o seu futuro, que não assuma riscos disparatados ditados pela ilusão dos resultados desportivos. A minha pergunta é muito simples: caso Salvador decida sair no final do seu mandato, quem estaria disponível e teria capacidade para tomar conta de uma SAD nesta situação económica?

A verdade é que a maior parte das decisões significativas para o clube, discutem-se hoje ao nível da... SAD e não do clube...


Notas:

- Por curiosidade, fiz o seguinte exercício: comparei as contas da SAD do Sporting com as da nossa.  Constatei que na temporada passada, registámos custos de sensivelmente metade (impressionante!!!) mas, em contrapartida, ficámo-nos por cerca de 1/4 dos proveitos!!!!! E eles estão preocupados com as suas contas...

- Falta perceber em quanto estará o passivo da SAD; pelas informações aqui disponíveis não se pode inferir que foi reduzido. Fala-se do passivo bancário, apenas. Recordo que há duas épocas, Salvador falava em reduzir o passivo bancário a zero. No final da época passada estava em... 8 milhões!

- Sem beliscar a qualidade de Jorge Jesus como técnico (mais uma vez demonstrada nesta época; as minhas objecções têm a ver com o seu carácter), há que dizer que com uma estrutura do futebol que custou quase 19 milhões de euros, não ter assegurado o quarto lugar da Liga não pode deixar de se classificar como um verdadeiro fracasso, independentemente da grande carreira nas provas da UEFA.

Kramer

Já no outro tópico disse que estamos a viver muito acima das nossas possibilidades e para mim isto é muito preocupante.
Continuo a afirmar que enquanto as despesas não forem cobertas pelas receitas o clube vai continuar a ter que viver de vendas. Temos que mudar de politica, a equipa tem que ser feita de acordo com as receitas, a partir do momento em que os gastos com a equipa são superiores às receitas (receitas normais e não extraordinárias como vendas de jogadores) o clube fica em risco.
Esta época teremos que vender obrigatoriamente mais uns quantos jogadores, não sei se vai ser já na abertura do mercado de Dezembro ou só no final da época, mas teremos que ir buscar receitas extraordinárias.
Não me agrada nada ver o clube nesta situação e terão que ser tomadas medidas, desde vendas de jogadores, diminuição dos salários, redução dos jogadores com ligações ao clube.  Ou então, aumentar as receitas correntes, como patrocínios, bilheteira, Tvs o que acho mais difícil.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Legião

Salvador: «São muito poucos os que ajudam»
LÍDER ARSENALISTA CRITICA TECIDO EMPRESARIAL DA REGIÃO MINHOTA


O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, criticou o tecido empresarial da região por não ajudar o clube arsenalista a crescer, apesar de "tirar benefícios e proveitos" desse desenvolvimento. Na assembleia geral da agremiação minhota, perante cerca de uma centena de sócios, o dirigente fez "uma pequena reflexão" do momento e deixou algumas críticas.

"O alheamento de alguns sectores é uma realidade e o envolvimento do tecido empresarial é muito relativo. O clube não tem crescido sozinho, mas são muito poucos os que ajudam. O Sporting de Braga tem projectado o nome da cidade pela Europa e pelo mundo. O tecido empresarial da região tira benefícios e proveitos pelo que está na hora de retribuir, porque sem esse envolvimento é quase impossível continuar este rendimento elevado", afirmou Salvador.

Segundo o líder arsenalista, as "entidades públicas e privadas, o tecido empresarial e os associados devem ter orgulho de colaborar com o clube" e lembrou depois o "trabalho de muito sacrifício e persistência" desde que chegou ao clube.

"Tomámos medidas criticadas por alguns, como o encerramento do Bingo, mas necessárias para garantir a estabilidade do clube. Fomos criticados, ameaçados, sofremos muitas pressões, mas não abdicámos do nosso rumo e das nossas convicções", lembrou.

António Salvador recordou ainda a "conquista" da Taça Intertoto na temporada passada, "o terceiro troféu mais importante da UEFA", sendo que o Sporting de Braga é o único clube português que o venceu, já que foi a sua última edição. Além disso, lamentou que o triunfo "não teve o devido reconhecimento da comunicação social, do futebol português, da cidade e da região".

in record

Concordo que os empresários da região, salvo algumas excepções, deveriam estar mais virados para o clube, não é um custo é um investimento.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Jamiro

Quote from: AMO-TE BRAGA on 24 de October de 2009, 16:11
Salvador: «São muito poucos os que ajudam»
LÍDER ARSENALISTA CRITICA TECIDO EMPRESARIAL DA REGIÃO MINHOTA



Concordo que os empresários da região, salvo algumas excepções, deveriam estar mais virados para o clube, não é um custo é um investimento.

sublinho ajudar tá quieto mas se for preciso "criticar" sao os primeiros !

ComContaPesoEMedida

Sem pretender tecer grandes considerandos, principalmente porque não tenho dados suficientes e fidedignos, quero aqui lançar mais um motivo de reflexão, bem sei que com um certo cariz técnico mas de fácil compreensão.

Se é bem verdade que nem tudo que (re)luz é oiro, não será igualmente verdade que um Proveito Extraordinário nas contas de uma determinada SAD pode muito bem ser um Proveito Corrente nas contas de outra SAD?

Agora que está à porta a entrada do novo SNC, acho esta minha questão com alguma pertinência.

A ser aceite este ponto de vista, a situação não será tão má como parece!

LeonelP

Não concordo com que o Presidente diz dos empresários bracarenses. Acho que os empresários deveriam apostar o seu dinheiro em áreas que estão muito mais deficitárias que o futebol, nomeadamente relacionadas com questão socio-cultural e até educativa. Se estamos a viver além das possibilidades temos que cortar em algo ou então fazer render o peixe ainda mais, ou mesmo então mudar de sistema.
Mas desculpem-me, mas não concordo. Não há dinheiro, não há vício

goncal1_fili

Calma gente.  O clube tem 8.5M em passivo, 1.7M do qual vai ser/esta liquidado.  Temos 6.8M em passivo (nao sei se curto o longo prazo).  Qualquer das maneiras a receita de C. Peixoto, nao foi incluido, portanto sera incluido para o ano.  Nao vamos esquecer que os jogadores mais caros para a folha salarial forao quase todos dispensados. (Linz, Jorginho, Frechaut, etc.) 

O que quero dizer e que, este ano temos despesas mais baixas, tambem nao temos despesas de Taca UEFA.  Incluir a isto, as assistencias estao um pouco mais altas, que deve facturar nas contas.  Se a direccao tirar proveitos da vendas, teremos um ano de lucro.  Basta entrar 5M em transferencias.

Facilmente conseguimos essa meta, ao vender Eduardo, Meyong, Mossoro.  Depois entram, Diego, Stelvio, Pizzi/Kalaba.  Se for este o caso, facilmente voltamos a reduzir a folha salarial otra vez, sem perder muita qualidade no plantel.

Com o lucro, podemos baixar o passivo. Tenho toda a confianca que vamos realmente conseguir com as contas de este ano.
Braga e Basta

Lateralus

Acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água. Apesar de não perceber muito de finanças, creio que este resultado negativo se deveu ao forte investimento na época passada, quiçá o maior de sempre do clube. Logo, estes números podem ser considerados como "normais", tendo em conta estas circusntâncias.
Ou muito me engano ou para o ano o resultado voltará a ser positivo, quer pelo desinvestimento que houve na equipa de futebol, quer pela saída de jogadores que auferiam ordenados elevadíssimos, como é o caso do Jorginho, do Linz e do Luís Aguiar.
Vamos ter calma e confiar no nosso presidente, que o homem já provou que sabe o que faz.

anti-lampioes

3 milhões por Orlando Sá

As contas da SAD, anteontem aprovadas, mostram que a transferência de Orlando Sá para o FC Porto rendeu ao Braga perto de três milhões de euros (a SAD mantém parte dos direitos financeiros sobre o avançado). As contas fecharam a 30 de Junho com um encaixe de quase €5,5 milhões, com esta transferência e a de Luis Aguiar para o Dínamo de Moscovo.

o jogo

Somos Braga!

Ponto 1 – Considero António Salvador o melhor presidente de sempre do SCB

Ponto 2 – Estou muito preocupado com as contas da SAD. 2,5 milhões de prejuízo é muita fruta. Tal como disse o Pedro Ribeiro, se AS deixar a presidência do clube no final do seu mandato, duvido muito que alguém queira pegar no clube/SAD sabendo que tem que assumir uma "empresa" com este nível de responsabilidades.

Ponto 3 – Estou ainda mais preocupado com o facto de a maioria dos sócios estar mais interessado/preocupado com a recepção ao Jorge Jesus do que com as contas da SAD. Infelizmente no futebol é mesmo assim, a grande maioria dos sócios e adeptos de todos os clubes apenas exigem resultados desportivos, bons jogadores, bom futebol, etc. Pouco se interessam em pensar quem vai pagar tudo isso e principalmente se isso pode ou não por em causa a sobrevivência do clube no futuro.

Ponto 4 – É verdade que nestas contas entram 5.480 K€ em vendas de jogadores que são receitas extraordinárias e eventualmente irrepetíveis em épocas futuras. Mas, também é verdade que estão lá 4.900 K€ em compras de jogadores. Este segundo valor foi uma verdadeira surpresa para mim. Nunca pensei que gastássemos tanto dinheiro na aquisição de jogadores. Neste valor além do valor dos passes deve estar incluído também os prémios de assinatura e comissões de empresários – É por estas e por outras que quando me dizem que um jogador veio a custo zero eu fico sempre com o pé atrás! Contas finais, entre compras e vendas o resultado positivo é de apenas 580K€. Na linha do que diz o CCPEM, se as vendas de jogadores são considerados resultados extraordinários então as compras também têm que ser custos extraordinários o que faz com que os resultados correntes não sejam assim tão alarmantes (embora estes custos com compras não estejam, com certeza, todos reflectidos neste exercício -  provavelmente vão entrar em futuros exercícios como amortizações)

Ponto 5 – Neste momento temos um plantel demasiado caro para lutar "apenas" pelo 4º lugar (para isso podemos ter um plantel bem mais barato) e "demasiado barato"  para lutar pelo 1º (não temos condições para aquisição de jogadores que façam realmente a diferença  tipo Cardozo, falcão, hulk ou Liedson).

Ponto 6 – Se chegarmos a Janeiro em 4º lugar (que o diabo seja cego, surdo e mudo), não tenho dúvidas que temos que vender todos os jogadores que podermos. Temos um plantel demasiado caro para o 4º lugar. Se chegarmos a Janeiro em condições de discutir os primeiros lugares... aí não sei... fica uma decisão muito difícil de tomar para a administração de AS. João Pereira não tenho dúvidas: seria para vender pois no final da época sai a custo zero.
Esperemos em Janeiro ter este dilema, seria bom sinal.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

LeonelP

Quote from: anti-lampioes on 25 de October de 2009, 10:36
3 milhões por Orlando Sá

As contas da SAD, anteontem aprovadas, mostram que a transferência de Orlando Sá para o FC Porto rendeu ao Braga perto de três milhões de euros (a SAD mantém parte dos direitos financeiros sobre o avançado). As contas fecharam a 30 de Junho com um encaixe de quase €5,5 milhões, com esta transferência e a de Luis Aguiar para o Dínamo de Moscovo.

o jogo

Finalmente!!! Será que custou assim tanto? Não percebi tanto segredo.
Quanto ás finanças do clube, acho que só vem provar que o Salvador não sai tão cedo da presidência, pois senão não se aventurava neste aumento de capital.

Saudações Londrinas

Olho Vivo

#31
Quote from: merelim on 25 de October de 2009, 10:57
Ponto 4 – É verdade que nestas contas entram 5.480 K€ em vendas de jogadores que são receitas extraordinárias e eventualmente irrepetíveis em épocas futuras. Mas, também é verdade que estão lá 4.900 K€ em compras de jogadores. Este segundo valor foi uma verdadeira surpresa para mim. Nunca pensei que gastássemos tanto dinheiro na aquisição de jogadores. Neste valor além do valor dos passes deve estar incluído também os prémios de assinatura e comissões de empresários – É por estas e por outras que quando me dizem que um jogador veio a custo zero eu fico sempre com o pé atrás! Contas finais, entre compras e vendas o resultado positivo é de apenas 580K€. Na linha do que diz o CCPEM, se as vendas de jogadores são considerados resultados extraordinários então as compras também têm que ser custos extraordinários o que faz com que os resultados correntes não sejam assim tão alarmantes (embora estes custos com compras não estejam, com certeza, todos reflectidos neste exercício -  provavelmente vão entrar em futuros exercícios como amortizações)


Há uma questão que gostaria de ver esclarecida e que talvez altere a tua análise. Eu fiquei com a ideia de que o valor dos investimentos nos passes dos atletas (cerca de 4,9 milhões de euros) diz respeito ao valor acumulado do plantel e não ao despendido na época passada. Mesmo assim, considero um valor elevado, até porque até há bem pouco tempo (duas épocas) se dizia que em Braga só entravam jogadores a "custo zero" - embora como dizes e bem, hoje, não haja jogadores a custo zero (prémios de assinatura, "luvas"). Seria importante esclarecer, no entanto, este aspecto.

De todo o modo, como dizes e bem, os valores de aquisição não são custos de 2008/09 na sua totalidade, sendo repartidos pelo número de épocas correspondentes à duração de cada contrato.

Quanto ao facto de haver proveitos extraordinários que possam ser considerados correntes, eu admito isso... mas com alguma razoabilidade. Por isso disse, que no actual contexto, termos uma perda corrente de 2-3 milhões de euros é perfeitamente aceitável... porque é plausível que consigamos facturar valores dessa ordem de grandeza de forma recorrente no mercado de transferências. Agora, 8 milhões de euros de perda com o funcionamento da SAD (grosso modo) não é, desse ponto de vista, aceitável porque esse não é um valor que possa sém der, no actual contexto, obtido no mercado de transferências, época após época, sem custos claros na esfera desportiva.

NOTA: tanto quanto sei, João Pereira tem ainda mais uma época de contrato, para além da actual.

Aquiles

Caros Braguistas,

Preocupante o nivel de despesa da época passada, a que não terá sido alheio o treinador e os seus "pedidos".

Não posso no entanto deixar de discordar de AS quando critica supostamente a falta de interesse das força vivas da região. A verdade é que a autarquia da Cidade implementou uma politica do betão, pelo que só quem beneficia dela, é que hoje tem capacidade, para eventualmente apoiar o SCBraga. O comércio local é continuamente atacado pela instalação de grupos económicos de Lisboa com o beneplácito da autarquia e de empresas locais dedicadas á sua construção. Pelo que numa cidade que já foi a "Capital do Comércio", não existe nenhuma marca ou empresa que possa associar-se ao SCBraga e beneficiar da exposição mediática. Na industria, tudo o que existia de mais importante vai ficando pulverizado porque os parques industriais que foram surgindo, não foram criados para desenvolver as empresas, foram criados para ajudar á especulação em beneficio de meia duzia...e porque as gentes validas que vão surgindo aprendem rápidamente, que é mais fácil e de menor esforço, associar-se á especulação imobiliária do que á produção de outros tipos de valores acrescentados.
E mesmo no que respeita ao turismo, que pode e deve ser uma marca de Braga, que beneficia directamente da notoriedade do SCBraga, perdeu-se o Bracalandia, que garantia 150.000 visitantes anuais á Cidade e continuamente destroi-se as mais valias da Cidade com mamarrachos e atentados ao património que é de todos...

Para se conseguir apoio das forças vivas é preciso que primeiro as deixem viver...

Abraço Braguista

Luso

Vende-se o Rodriguez que já cobre isso tudo. ;D

Somos Braga!

Quote from: Pedro Ribeiro on 25 de October de 2009, 11:32
Quote from: merelim on 25 de October de 2009, 10:57
Ponto 4 – É verdade que nestas contas entram 5.480 K€ em vendas de jogadores que são receitas extraordinárias e eventualmente irrepetíveis em épocas futuras. Mas, também é verdade que estão lá 4.900 K€ em compras de jogadores. Este segundo valor foi uma verdadeira surpresa para mim. Nunca pensei que gastássemos tanto dinheiro na aquisição de jogadores. Neste valor além do valor dos passes deve estar incluído também os prémios de assinatura e comissões de empresários – É por estas e por outras que quando me dizem que um jogador veio a custo zero eu fico sempre com o pé atrás! Contas finais, entre compras e vendas o resultado positivo é de apenas 580K€. Na linha do que diz o CCPEM, se as vendas de jogadores são considerados resultados extraordinários então as compras também têm que ser custos extraordinários o que faz com que os resultados correntes não sejam assim tão alarmantes (embora estes custos com compras não estejam, com certeza, todos reflectidos neste exercício -  provavelmente vão entrar em futuros exercícios como amortizações)


Há uma questão que gostaria de ver esclarecida e que talvez altere a tua análise. Eu fiquei com a ideia de que o valor dos investimentos nos passes dos atletas (cerca de 4,9 milhões de euros) diz respeito ao valor acumulado do plantel e não ao despendido na época passada. Mesmo assim, considero um valor elevado, até porque até há bem pouco tempo (duas épocas) se dizia que em Braga só entravam jogadores a "custo zero" - embora como dizes e bem, hoje, não haja jogadores a custo zero (prémios de assinatura, "luvas"). Seria importante esclarecer, no entanto, este aspecto.

De todo o modo, como dizes e bem, os valores de aquisição não são custos de 2008/09 na sua totalidade, sendo repartidos pelo número de épocas correspondentes à duração de cada contrato.

Quanto ao facto de haver proveitos extraordinários que possam ser considerados correntes, eu admito isso... mas com alguma razoabilidade. Por isso disse, que no actual contexto, termos uma perda corrente de 2-3 milhões de euros é perfeitamente aceitável... porque é plausível que consigamos facturar valores dessa ordem de grandeza de forma recorrente no mercado de transferências. Agora, 8 milhões de euros de perda com o funcionamento da SAD (grosso modo) não é, desse ponto de vista, aceitável porque esse não é um valor que possa sém der, no actual contexto, obtido no mercado de transferências, época após época, sem custos claros na esfera desportiva.

NOTA: tanto quanto sei, João Pereira tem ainda mais uma época de contrato, para além da actual.

Concordo contigo. Agora também fiquei com a mesma dúvida em relação ao facto de os valores de aquisição de passes serem todos da época passada. Quanto ao João Pereira, tenho quase certeza que esta é a última época de contrato.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Kilo


Anabela

Quote from: merelim on 25 de October de 2009, 10:57

Ponto 3 – Estou ainda mais preocupado com o facto de a maioria dos sócios estar mais interessado/preocupado com a recepção ao Jorge Jesus do que com as contas da SAD. Infelizmente no futebol é mesmo assim, a grande maioria dos sócios e adeptos de todos os clubes apenas exigem resultados desportivos, bons jogadores, bom futebol, etc. Pouco se interessam em pensar quem vai pagar tudo isso e principalmente se isso pode ou não por em causa a sobrevivência do clube no futuro.

Para muitos sócios este tema é chinês.
Eu fui à AG e levei uma "lavagem" com aquelas coisas todas.
Não é que os sócios não estejam preocupados. Eu, por exemplo, não falo de coisas que não sei.

anonymous

Quote from: Anabela on 25 de October de 2009, 13:23
Quote from: merelim on 25 de October de 2009, 10:57

Ponto 3 – Estou ainda mais preocupado com o facto de a maioria dos sócios estar mais interessado/preocupado com a recepção ao Jorge Jesus do que com as contas da SAD. Infelizmente no futebol é mesmo assim, a grande maioria dos sócios e adeptos de todos os clubes apenas exigem resultados desportivos, bons jogadores, bom futebol, etc. Pouco se interessam em pensar quem vai pagar tudo isso e principalmente se isso pode ou não por em causa a sobrevivência do clube no futuro.

Para muitos sócios este tema é chinês.
Eu fui à AG e levei uma "lavagem" com aquelas coisas todas.
Não é que os sócios não estejam preocupados. Eu, por exemplo, não falo de coisas que não sei.

x2!

jacm

Mas tirando algumas excepções (e mesmo algumas dessas excepções recorrem constantemente ao credito bancário) a nível mundial, alguém seja Clube, seja uma SAD, sobrevive sem recorrer à venda dos seus activos, ou seja: jogadores. Para quê tanto drama em volta de vendas de jogadores? Saem uns, entrem outros – o que é preciso que no meio disto haja quem tenha olho, para que o nível da equipa seja sempre o mesmo entre entradas e saídas.     
Permitam-me esta piada:
Alguns sobrevivem sem vendas sim senhor. Aqueles clubezecos, em que os jogadores correm por uma sande vs sumol, no final do jogo. E mesmo esses, em grande parte dos jogos, fiambre só para os primeiros jogadores a sair do banho, porque os últimos comem é pão seco...em caso extremo podemos sempre vender todo plantel, que vale perfeitamente o passivo existente e passaremos a ser um clube de pão e sumol no fim de cada jogo, se é isso que querem...

POR UM BRAGA CAMPEÃO

Kramer

Discordo, é por este pensamento que a maioria dos clubes vivem acima das suas possibilidades e que estão endividados.
Na Alemanha não acontece isso, todos os clubes só podem gastar de acordo com as receitas que têm (não incluindo as vendas de jogadores) e são inspeccionados durante o ano para ver se tudo está a correr como o previsto. É por esta razão que são os clubes no campeonato alemão que estão em melhor situação financeira, sem terem dividas. Este era o caminho que devia ser aplicado cá mas isto é a penas a minha opinião.   
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos