News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Grande Braga- Por Miguel Esteves cardoso

Started by Armando Coelho, 04 de October de 2009, 11:24

Previous topic - Next topic

SimpLe-Kid

A conversa já nada tem a ver com tema por isso segundo a regras deve ser bloqueado.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

1989

Boas,

Voltando ao assunto, tenho uma consideração a fazer te Miguel Esteves Cardoso: tal como tu, nós, frequentadores deste sitio (por "ironia" dos destinos futebolisticos)  conhecemos a cidade de Milão! e tenho a dizer te ..... Braga mete milão num bolso!!!

Até morrer Braga Allez!

Nota: Do Braga ( e de Braga) tinhas o que escrever durante semanas a fio.....

euxinha

Grande texto...Reflete bem aquilo que com certeza todos nós sentimos acerca da nossa cidade! ;)

RedViking

O MEC sempre voltou a escrever hoje na revista J como tinha dito?

Carvalhinha

Quote from: 1989 on 10 de October de 2009, 05:23
e tenho a dizer te ..... Braga mete milão num bolso!!!

É verdade, sublinho estas palavras.

lipe

Quote from: NunoTeixeira on 10 de October de 2009, 14:32
O MEC sempre voltou a escrever hoje na revista J como tinha dito?
É amanhã.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

jacm

Estou curioso para ler o que ele escreveu desta vez.  ::)
POR UM BRAGA CAMPEÃO

ELSA

Quote from: Mito on 10 de October de 2009, 00:15
Quote from: Luís.Duarte.35 on 09 de October de 2009, 23:54
mas afinal é "galegos" ou "galaicos" ???
Eu acho esse pormenor pouco relevante. Uma coisa temos a certeza, não somos portugueses!
Ao início é difícil uma pessoa aceitar isto pois estamos desde pequeninos a ouvir dizir que somos portugueses.
Mas o que é preciso é ser crítico e não aceitar as coisas que nos dizem sem as por em causa. Eu já fiz esse trabalho e agora sinto a necessidade e o dever de honrar os antepassados e defender a nossa história. Eu acho que a força de mudança tem de vir da capital (Braga) e porque não através dos adeptos do sporting clube de braga? o meu clube de coração

MAS O QUE É ISTO????
NÃO SOMOS PORTUGUESES????
HONRAR OS ANTEPASSADOS???? Os meus são os meus avós!

Não percebo a oportunidade deste assunto e a única coisa que tenho a certeza é que esta conversa não é para aqui!


ArcticStunt

MEC, obrigado pelo artigo, ainda hoje fui comprar uma Vespa só para dar total veracidade à descrição da cidade    ;D

Esperemos que continue a apreciar o fantástico jogo do SC Braga e, se formos campeões, cá o esperamos para os festejos!

Entretanto, e como um dia destes há-de ser necessário um comentador representante do Braga nos programas desportivos da noite, com pinta e acima de tudo má língua, espero que pondere a candidatura ao cargo. Para preparação do programa os adeptos cá darão a ajuda e, se lá faltar tema, sempre pode comentar os últimos dias da república ou os mais recentes trabalhos de José Cid  ;D


PS os comentários regionalistas aqui feitos são totalmente deslocados e o contrário de tudo o que Miguel Esteves Cardoso representou na sua crónica!

Armando Coelho

De um simples artigo de opinião em tom elogioso :D :D, a conversa já extrapolou para o campo do separatismo ??? ??? ???

MEC

"ainda hoje fui comprar uma Vespa só para dar total veracidade à descrição da cidade"

Obrigado pela risota, ArcticStunt!

(Espero que fique assim provado que eu sou eu; raio de quimera).

Abraços amigos,

Miguel

Armando Coelho

Para quem duvidava do MEC, aqui está ele em grande novamente. Para benfiquista este gajo até é bem porreiro e honesto :) :). Se para ti (MEC) é uma honra fazeres parte do SUPERBRAGA.COM, para nós, não tenhas qualquer duvida, também é uma honra termos-te como forista do nosso magnífico site. Aqui fica o novo artigo de opinião do MEC.


                                                Mais uma vitória de Braga.

Braga é quase uma cidade superior. Na semana passada escrevi sobre ela e sobre o Sporting dela e nunca tive tantas reacções. Por uma só coluna recebi mais comentários e citações do que por todas as crónicas que aqui escrevi desde o primeiro número da J.
Quero agradecer, sobretudo ao magnífico site que é o superbraga.com. É um site de fanáticos do Sporting de Braga, que está em número 1 e, por conseguinte, numa posição de mandar fazer amor à concorrência. Mas não.
Eles sabem que eu sou um lisboeta e benfiquista genético e incurável e que, ainda por cima, tenho uma panca severa pelo Porto e uma admiração-quase-orgulho pelo FCP.
Sabem que eu queria que o Benfica ganhasse o campeonato, graças ao treinador que roubamos ao Braga. E, no entanto, tiveram a generosidade e a superioridade civilizacional de agradecer o meu elogio e de entendê-lo no espírito em que foi feito.
Desde quando é que um benfiquista, portista ou sportinguista faria isto? Nunca. Os bracarenses são diferentes. São aristocratas. Aceitam amavelmente a admiração do povo enganado e distante.
Se calhar, são juntamente com os alentejanos litorais, os únicos portugueses que não tratam como estrangeiros os portugueses que tem o azar de não ser de lá.
Mal se chega a Braga, vem logo o abraço do "bem-vindo ao clube!" Não é o clube de Braga. É o clube dos portugueses.
Uma pessoa diz, quase como se pedisse desculpa, que é do Benfica. Eles respondem: "Não te preocupes, que não levamos a mal. Se calhar, nasceste lá, em Lisboa? E a escolha era seres do Sporting ou do Benfica? Imagino a pressão! Fizeste bem em escolher o Benfica! E o Sporting também é um clube porreiro, apesar de queque. É pena não seres do porto: o Porto é mesmo bom."
O Sporting de Braga vendeu o treinador genial e faz questão de ficar à frente do clube cem mil vezes mais rico que o comprou. Dirão que é uma questão de tempo. Pois sim, porque o dinheiro significa jogadores muito melhores. Mas, à partida, quando mais interessa, o Sporting de Braga já ganhou este campeonato. As respostas no Superbraga.com - no qual me registei, com o meu e-mail verdadeiro, para poder agradecer - são um exemplo para os outros adeptos dos outros grandes clubes do mundo. Mostram que se pode ser incondicional e fanático sem se ser malcriado ou cego ou agressivo. Mostram que a superioridade genuína não é rejeitar nem desconfiar dos elogios alheios - mas agradecê-los com generosa condescendência, do género "Olha, este pobre desgraçado, preso a outro clube por razões meramente geográficas ou genéticas, ainda tem a clarividência de reconhecer que o Sporting de Braga é um grande clube e a inteligência de compreender que tal se deve a Braga ser uma grande cidade."
Como benfiquista, há muito que me magoa nesta atitude. Pensave que éramos nós os mais inclusivos. Se fosse Sportinguista, também me magoaria, pensando que éramos os maiores snobs. Se fosse portista, já sabia (com mesmo o medo e respeito) que Braga e o Sporting de Braga são mesmo assim.
Superiores. Gentis. Bem-educados. Sinceros. Como português, tiro-lhes o chapéu. E, com toda a sinceridade, rendo-me a eles.
Mais do que isto, não posso dizer. Mas já disse. Exijo que o Benfica nomeie uma equipa de investigadores que descubra (inutilmente, de certeza) o que eles tem e nós nunca teremos. Serem bracarenses. É uma das poucas coisas que não se podem fingir: ou se é ou não se é. Eles são. Nós não. Paciencia.

Obigado MEC pela sinceridade.

Kramer

Se no primeiro texto já fiquei todo orgulhoso agora estou sem palavras.
Um grande abraço ao MEC para a forma como, mais uma vez, escreveu sobre nós.

Como já alguém referiu, num post anterior, espero que venha mais vezes a Braga e se for possível a um dos jantares do superbraga. ;)
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

FIDELIS

Todos gostam de ouvir falar bem de sei. Pelas palavras que o MEC utilizou quer nesta quer na anterior crónica parecem-se escritas com enorme lucidez e se calhar muitos outros pensam o mesmo, só nãotiveram a oportunidade de torná-lo público.

È um facto que os bracarenses adoram a sua cidade, nunca encontrará um que diga o contrário apesar de discordar de algumas coisas que aqui são feitas, mas todos, sem excepção adoram Braga e adoram viver em Braga ......quer o bracarenses nativos quer aqueles que por diversas razões vivem na nossa cidade e fizeram dela a sua cidade de eleição

O SCBraga é um clube enorme, não pelo nº de adeptos ( que são cada vez mais ), mas porque teve sempre a suportá-lo um enorme falange de fanáticos, os suficientes para nunca deixar este clube ser uma mera agremiação desportiva. O Braga é mais que um clube, é um sentimento diferente que quem não sente não entende.


POr isso caro MEC, agradeço-lhe a amabilidade das suas palavras e nunca se esqueça que neste momento tem uma cidade rendida ás suas palavras.

Não somos únicos-......somos melhores..

Fidelis Bracara
Braga e Basta

joca pereira

ja ganhamos mais um adepto para a legião.
Obrigado M E C
um abraço

andre_carneiro

É pah... ó MEC, digamos que estás a trabalhar por nós... espero que sejam bem difundidas as tuas palavras pela cidade e pela região... pode ser que orgulho regional se transforme em orgulho no SCB tb!

OBRIGADO!

PS: E convidar o MEC para o próximo jantar do SB? Devia ser o primeiro "milhafre" (com todo o respeito) a ser convidado de honra :D
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Pé Ligeiro

Quote from: MEC on 11 de October de 2009, 12:36
"ainda hoje fui comprar uma Vespa só para dar total veracidade à descrição da cidade"

Obrigado pela risota, ArcticStunt!

(Espero que fique assim provado que eu sou eu; raio de quimera).

Abraços amigos,

Miguel

Eu fui daqueles que se interrogaram do porquê do Miguel Esteves Cardoso escrever sobre Braga e sobre o Sporting Clube de Braga da forma elogiosa como o fez. É claro que fiquei muito contente, mas algo incrédulo, pois não é nada normal que, quer a imprensa em geral e seus cronistas,  quer a imprensa desportiva em particular, falem sobre o S.C. Braga da forma como o MEC o fez.
Acabei de comprar o jornal "O JOGO" e lá vem na página 66 da revista J o segundo artigo onde o MEC se refere novamente, com rasgados elogios a Braga, ao S.C. Braga e ao SUPERBRAGA.COM.
Não tive oportunidade de comprar a semana passada, o que desde já me penitencio. De qualquer forma, irei mostrar a revista desta semana aqui por Lisboa ao maior número de pessoas que puder, fazendo-lhes ver que há mais futebol e mais clubes para além dos 3 grandes.
Quando eu, um minhoto natural de Arcos de Valdevez,  a viver em Lisboa há 24 anos, digo que sou adepto e sócio do S. C. Braga, as pessoas fazem um esgar de riso, mas quando lhes mostro o cartão de sócio e lhes explico as razões de o ser, ficam de queixo caído e a maior parte ainda pergunta, "...e qual é o seu 2º clube?". Eu costumo devolver a pergunta e fazer ver às pessoas que os adeptos do Braga são-no porque ou são naturais de Braga, ou são minhotos doutras localidades e têm ligações afectivas a Braga, como eu que estudei 4 anos em Braga. São aqueles que se reveêm no clube da sua região, são aqueles que não são do clube porque ganha muitos campeonatos e taças, mas sim porque sentem o clube como algo que é também seu, dos seus antepassados, dos seus amigos e vizinhos. Que sentido faz um minhoto ser adepto de um clube que dista 400 Km da sua terra?
Os adeptos do Braga tem outra característica muito importante, é que não ficam doentes quando o clube perde, aceitam, embora com tristeza, o resultado e têm sempre esperança de chegar mais além. Sabem saborear as vitórias (cada vez mais) e não fazem chacota de quem perde (excepção a Guimarães - por questões de bairrismo - em alguns casos excessivo).
Quero agradecer do fundo do coração ao Miguel Esteves Cardoso as palvras dedicadas ao ENORME Sporting Clube de Braga e suas gentes!

BRAGA SEMPRE MAIS!

andre_carneiro

[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

MEC

Foi uma lição que me deram. Eu fui apenas um espelho, se tanto, do que vocês são.

Pronto. E, agora, durante uns meses não mais hei-de escrever sobre Braga ou o SCP - senão, matam-me.

(Mas já sabem o que pensa este vosso amigo e aluno).

Beijinhos e abraços à toa,

Miguel

MEC

SCB, queria eu dizer!

Que diabo lagarto se atravessou pelo meu teclado?

Peço desculpa!