News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Grande Braga- Por Miguel Esteves cardoso

Started by Armando Coelho, 04 de October de 2009, 11:24

Previous topic - Next topic

Pedro Serrão

Deixem o homem falar porque sempre que fala fala bem!!!

Augusto Gomes

Mas não estou a ver o MEC a vir ao superbraga.
Cuidado com as aparências...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Afonso Matos

De facto, não é de agora a admiração por Braga do Miguel Esteves Cardoso.
Lembro-me de há uns anos ele fazer uma descrição do Café Vianna que foi qualquer "coisa". Não me recordo se foi antes ou depois das obras mas sempre apelava à preservação daquele autêntico "monumento"... que, convenhamos, o é!


Cumprimentos MEC!

perrinchon 66

caro MEC se por acaso estiveres com o Joel Neto dá-lhe um grande abraço nosso,ele irá se recordar certamente.

Zeus

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

xOuPo

Caros foristas,

penso que este link pode ajudar a credibilizar a mensagem do MEC (isto para alguns que ainda tenham dúvidas):
http://www.impala.pt/site/vip/mod_artigos_obj_moda.aspx?sid=0ef68b66-8ada-411f-bcb0-bb0e4cf1a3fb&cntx=iAo5VQ%2F22wT1o5dKbazsg%2F6yOLLbPoo2IqV8eKfGmAdGia3SkecTYPV9v0F8wFti.

Votos de que tudo corra pelo melhor com a sua esposa.

Casual 1921

Obrigado por me ter feito sentir um arrepio quando li o artigo na revista...  e outro ainda maior, quando vi o seu post no nosso fórum.

Volte sempre, faça desta cidade hospitaleira a sua casa!

PS: As melhoras para a sua esposa e com certeza que a nossa senhora do Sameiro a vai ajudar na sua recuperação.


cardoso

Tive um professor na Universidade que era fanático por MEC. Embora eu não simpatize com as suas ideias políticas, aprendi a gostar da sua escrita e devo dizer que é das pessoas que melhor interpreta a alma portuguesa. Aconselho dois livros excelentes, muito sérios e ao mesmo tempo "de partir o coco": "A Causa das Coisas" e "O amor é f0did0"
Não lhe conhecia esta simpatia pelo nosso clbe e pela nossa terra; assim ainda me orgulho mais de ser seu aprendiz :).
Pudera, também com um apelido desses só podia ser assim... :)

cardoso

...outra coisa: desculpem lá, ó camaradas, mas comparar o MEC ao Joel Neto faz algum sentido? É como comparar a Juliana Paes com um chicharro!

spinto

Quote from: cardoso on 06 de October de 2009, 17:14
...outra coisa: desculpem lá, ó camaradas, mas comparar o MEC ao Joel Neto faz algum sentido? É como comparar a Juliana Paes com um chicharro!
ò cardoso, um chicharro bem fritinho é bem melhor que a juliana paes.


PS- Vestida claro

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

MEC

"Mas não estou a ver o MEC a vir ao superbraga.
Cuidado com as aparências..."

Compreendo a tua desconfiança, Augusto - ou seja, fiquei triste. É a vaidade de quem escreve achar que é identificável. Vim (e registei-me, com o meu verdadeiro e-mail) ao SuperBraga porque o Google Blog Search mostrou-me que estavam a falar de mim. E, envaidecido e enriquecido pela vossa bondade e gentileza, tinha de agradecer.

A prova de São Tomás é que, já na próxima Jota, vou mencionar este site maravilhoso, como exemplo da superioridade bracarense, onde até um lisboeta benfiquista que adora o Porto é recebido de braços abertos, sem aquele provincianismo de "tens de escolher!"; "decide-te!"; "foste pago por quem?" e não sei que mais.

Vão achar estranho, lá na Jota, escrever duas vezes seguidas sobre Braga - mas será a prova que sou quem digo ser.

Até acho, Augusto, se me permitires a franqueza que também tiveste, que é um pouco alfacinha ou tripeira essa tua noção (50% elitista e 50% complexo de inferioridade) que o MEC (eu) não viria ao SuperBraga.

Então porquê?

Um grande e amigo abraço (e obrigado pela desconfiança que me abriu caminho para voltar a escrever sobre Braga),

Miguel

joca pereira

E com grande orgulho que leio estas palavras de tao ilustre pessoa muito obrigado
um grande abraço MEC

Jazzdevill

Olha que surpresa! Aproveito para, já que pelos vistos a tua (sua?) visita é verídica (mesmo verdadeira!), deixar o convite para aparecer ao jogo pelo primeiro lugar (a não ser que o benfica empate ou perca na jornada anterior pois caso seja o SCB o primeiro lugar estará na mesma em questão) para testemunhar in loco uma verdade que a esmagadora maioria da imprensa nacional teima em escamotear: braga já não é uma cidade maioritariamente benfiquista! Ah, se remota possibilidade houver para que tal suceda, há apenas uma condição: usar um cachecol dos guerreiros do minho e escrever sobre a experiência numa das suas (tuas?) crónicas.

De um admirador, desde os tempos das entrevistas a Agostinho da Silva.

Abraço!

Apenas_Braga

Caro MEC

No café "todos os dias" quando converso com amigos, faço sempre a mesma pergunta "O que tem Braga, ou que mal fizemos, para nos terem tanta raiva e inveja ?", e logo nós que provavelmente somos dos mais pacíficos em Portugal.

E estou a escrever a propósito da sua crónica, que quando a li, virei-me para o meu amigo Zé Maria e disse-lhe "Vês Zé o que tenho várias vezes dito ?, este homem pensa exactamente o que eu penso e me venho a interrugar à tanto tempo".
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Ana Cunha

Bem, acho que já temos um convidado para o nosso próximo jantar do Superbraga! :)

Já agora, MEC, devo dizer-lhe que quase me pôs com a lágrima no canto do olho quando li a sua crónica. Está fantástica! É tão raro alguém se lembrar de nós e da nossa cidade, quanto mais fazê-lo dessa forma que orgulha qualquer bracarense. Não é à toa que tudo o que é bracarense anda a espalhar esse texto pela Internet fora! Dá vontade de fotocopiar e guardar para todo o sempre para nunca mais esquecer quem somos nós, bracarenses!

Ah, e quanto à gastronomia, sem dúvida que aí somos mestres! Aliás, como toda a região minhota, diga-se!

Um abraço.

ribas

Aproveito a oportunidade para dar as boas vindas ao Grande MEC. A este fórum e ao mundo dos apaixonados pela cidade e sobretudo pelo braguinha.
Espero que continue a contribuir para que o Braga cresça ainda mais e se confirme como um dos grandes do futebol português. Nós faremos a nossa parte e continuaremos a ser fieis leitores das várias colunas e livros que escreve para que se afirme como um dos grandes da literatura portuguesa :-).
Volte sempre

jeba

Grande MEC. Leio sempre as suas crónicas na J carregadas de ironia e bom humor. Quem não souber levar as coisas na brincadeira está tramado! Sou seu fã desde a noite da má língua e nunca mais deixei de o ser pelo seu humor mordaz e inteligente que toca sempre com o dedo na ferida. É com ENORME prazer que o vejo frequentar este site,o mesmo que eu... sinto-me lisonjeado! Mas apesar de concordar e ficar embevecido com tantas coisas bonitas que disse sobre Braga e sobre o ENORME SC Braga também sofro do mesmo mal. Também não sou natural de Braga e hei-de cobrar isso ao meu pai até ao final dos meus dias! Afinal estava tão pertinho, a uns míseros 20 kms, que ele bem poderia ter pegado no carro e trazer a minha mãe ao hospital de Braga para eu nascer. Aliás um erro duplo que o meu pai cometeu, pois deixou esta cidade maravilhosa para ir trabalhar noutra nos arredores! Eu perdoo-lhe, pois também ele está arrependido desse feito tão tolo! Mas no meio de tudo isto ensinou-me a amar este clube desde pequenino em que eu ía com ele ver os jogos ao saudoso 1º de Maio, fizesse chuva ou sol. Fez-me sentir este clube da forma especial que o Senhor tão bem relatou. E como já narrei neste fórum, um dia destes numa rádio da minha cidade, num programa de discos pedidos um adepto deste grandioso clube foi confrontado com a seguinte pergunta: "Como é ser do Braga?". O dito respondeu: " Ser do Braga é ser diferente!". Esta frase acho que ilustra bem o que somos e o que sentimos em relação ao nosso clube e a forma que recebemos os adeptos dos outros clubes desde que os mesmos sejam cordiais. Em tom de brincadeira a minha esposa costuma dizer que eu amo mais o SC BRAGA do que a ela... ;D ;D ;D, o que não deixa de ter uma certa razão... mas como o Senhor mesmo o diz: " O AMOR É F*DIDO"
Úm bem-haja e as melhoras á sua esposa, pois quem diz o que disse de nós merece ser eternamente feliz!
Um abraço ENORME de um sócio com 30 de ligação a este clube.

spinto

será o MEC, ou apenas algum furão a dar tanga?
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

1

Quote from: MEC on 06 de October de 2009, 21:01
"Mas não estou a ver o MEC a vir ao superbraga.
Cuidado com as aparências..."

Compreendo a tua desconfiança, Augusto - ou seja, fiquei triste. É a vaidade de quem escreve achar que é identificável. Vim (e registei-me, com o meu verdadeiro e-mail) ao SuperBraga porque o Google Blog Search mostrou-me que estavam a falar de mim. E, envaidecido e enriquecido pela vossa bondade e gentileza, tinha de agradecer.

A prova de São Tomás é que, já na próxima Jota, vou mencionar este site maravilhoso, como exemplo da superioridade bracarense, onde até um lisboeta benfiquista que adora o Porto é recebido de braços abertos, sem aquele provincianismo de "tens de escolher!"; "decide-te!"; "foste pago por quem?" e não sei que mais.

Vão achar estranho, lá na Jota, escrever duas vezes seguidas sobre Braga - mas será a prova que sou quem digo ser.

Até acho, Augusto, se me permitires a franqueza que também tiveste, que é um pouco alfacinha ou tripeira essa tua noção (50% elitista e 50% complexo de inferioridade) que o MEC (eu) não viria ao SuperBraga.

Então porquê?

Um grande e amigo abraço (e obrigado pela desconfiança que me abriu caminho para voltar a escrever sobre Braga),

Miguel

Caro MEC,

Creio que as pessoas desconfiaram (o que nem é muito de Braga) porque é muito raro algum jornalista ou membro da comunicação social dar destaque ao Braga e muito menos (é ainda mais raro) aparecer no nosso fórum ,onde todos até rivais são bem recebidos claro e com civismo desde que saibam nos respeitar.
Aguardo pelo próximo artigo de certeza que as vendas da J vão aumentar  ;D ;D

spinto

#59
»O Benfica visto por Miguel Esteves Cardoso

"É por não gostar de futebol que sou do Benfica .

Tal como compreendo como é que há portugueses que conseguem ser de outros clubes. O Sporting, o Porto podem jogar bem, e o Belenenses e a Académica podem calhar bem em sociedade, mas só o Benfica, como o próprio nome indica, é o próprio Bem. Que fica.

Só o Benfica pode jogar mal sem que daí lhe advenha algum mal. Basta olhar para os jogadores para ver que sabem que são os maiores, que não precisam de esforçar-se muito, porque são intrínseca e moralmente a maior equipa do mundo inteiro. Ninguém sabe. Mas sente-se.

Quando perdem, não se indignam, não desesperam. Eusébio só chorou quando jogou por Portugal. Quem joga no Benfica tem o privilégio e o condão de estar sempre a sorrir. Não conseguem resistir. O Benfica, a bom ver,nem sequer é uma equipa de futebol. É um nome. É como dizem os brasileiros, uma "griffe". Têm uma cor. Antes de entrar em campo, já têm um mito em jogo, já estão a ganhar por 3-0, graças só à reputação.

Quando o Benfica perde, parece sempre que quis perder. Essa é a força inigualável do Sport Lisboa e Benfica – faz sempre o que lhe apetece. O problema é que lhe apetece frequentemente, perder. Qual é o segredo do Benfica ? São os benfiquistas.

São do Benfica como são filhos de quem são. Ninguém "escolhe" o Benfica , como ninguém escolhe a Mãe ou o Pai. Em geral, aliás, os benfiquistas odeiam o Benfica e lamentam-no no estádio e em casa, mas pertencem-lhe. Quanto mais pertencemos a uma entidade superior, seja a Família, a Pátria, Deus – ou o Benfica , mais direito, temos de criticá-la e blasfesmá-la. Não há alternativa.

Em contrapartida, os sportinguistas e portistas parecem genuinamente convencidos que apoiam as equipas deles porque são as mais dignas ou as melhores. Desgraçados! Se fossem coerentes, seriam todos adeptos do REAL MADRID, AC MILAN, etc, etc.

No Benfica , não se exige qualquer lealdade. Só se pede, em relação aos adeptos de outros clubes, caridade e comiseração. O Sporting, por exemplo, tem a mania e a pretensão de ser "rival" do Benfica , um pouco como o PSN se julga crítico parlamentar do PSD. Mas, se se tirasse o Benfica ao Sporting, o Sporting deixaria de existir.

O Benfica é um grande clube porque tem história e talento suficientes para não dar importância aos resultados. Tem uma tradição de "nonchalance" e de pura indiferença que não tem igual nos grandes clubes europeus. O Benfica não joga – digna-se jogar. Não joga para vencer – vence por jogar.

Odeio futebol. Mas amo o Benfica .

As opiniões de quem gosta de futebol são suspeitas. Claro que os sábios são do Benfica . Mas a força deste grande clube está nos milhões que são benfiquistas apesar do Benfica , apesar do futebol, e apesar deles próprios.

Em contrapartida, aposto que a totalidade de pessoas que são do Sporting ou do Porto, por infortúnio pessoal ou deficiência psicológica, são sócios. A força do Benfica, meus amigos, está em quem não paga as quotas, que não vai a jogos, quem não sabe o nome dos avançados – isto é, no resto do mundo.

O Benfica, é o Benfica. E o que tem de ser – e é – tem muita força.

Miguel Esteves Cardoso


in republicadasbananas.wordpress.com/.../o-benfica-visto-por-miguel-esteves-cardoso/ -
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!