News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Grande Braga- Por Miguel Esteves cardoso

Started by Armando Coelho, 04 de October de 2009, 11:24

Previous topic - Next topic

Mito

Eu também sou daqueles que sonha com a união do Norte à Galiza. Não percebo como ainda há pessoas que não percebem o que é Portugal? Portugal é um estado fictício, uma junção de várias nações, que foi formado graças às maluqueiras de um traidor chamado Afonso Henriques.
O que é que o Minho tem a ver com o Alentejo? Pela ordem natural das coisas (sem interferência do Homem)hoje a Galecia era uma realidade. Somos Galegos, deviamos sentir obrigação de preservar a nossa história e de honrar os nossos antepassados. Estudem, abrem os olhos e vão descubrir que afinal portugal foi uma tanga que vos ensinaram na escola.
Viva a Galecia, viva a sua capital e viva o Sporting de Braga!

Arnie_Marta

O meu nome é Arnaldo...

lince

Quote from: Mito on 09 de October de 2009, 01:36
Eu também sou daqueles que sonha com a união do Norte à Galiza. Não percebo como ainda há pessoas que não percebem o que é Portugal? Portugal é um estado fictício, uma junção de várias nações, que foi formado graças às maluqueiras de um traidor chamado Afonso Henriques.
O que é que o Minho tem a ver com o Alentejo? Pela ordem natural das coisas (sem interferência do Homem)hoje a Galecia era uma realidade. Somos Galegos, deviamos sentir obrigação de preservar a nossa história e de honrar os nossos antepassados. Estudem, abrem os olhos e vão descubrir que afinal portugal foi uma tanga que vos ensinaram na escola.
Viva a Galecia, viva a sua capital e viva o Sporting de Braga!

Olha colou...... ???

Kramer

#103
Vá, isso é um mito  ;D ;D

PS: Acho que a interferência do homem mudou por completo o mundo, essas animais chamadas homens são fod..lixados ;D
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

JR1287

Galegos??? Nós??? Ainda se me dissessem que os galegos queriam ser minhotos, eu ainda aceitava, mas eu não quero ser galego!!!! Assim como os algarvios não querem ser andaluzes, nem os alentejanos querem ser extremadurenhos!!! Ganhem juízo!!!!

anti-lampioes

foi o arcebispo de braga que quis a independencia da galaécia espanhola da portuguesa e agora queremos pertencer á galiza? o mal foi o traidor do afonso querer ir conquistar terras aos camelos!
independencia so se se for do minho mas deixamos a aldeia espanhola para os mouros!

Dracul

Como estão a fazer aqui alguma confusão, convém saber que Galécia e Galiza não são bem a mesma coisa.
A Galiza é uma comunidade autónoma, entre outras coisas com língua própria, mas que pertence a Espanha, ou seja está dependente de Madrid.
A Galécia era uma província, primeiro romana e depois sueva, que abrangia a actual Galiza e Norte de Portugal, cuja capital era Bracara Augusta. Foi assim durante vários séculos, até que houve a separação que ainda hoje se mantém.
Culturalmente, geográficamente, religiosamente, etc. o Minho e Trás-os-Montes estão mais próximos da Galiza que do centro e sul de Portugal, a antiga Lusitânia.
Um habitante da Galiza é galego, um habitante da Galécia (ou Gallaecia) é galaico.

Luís Duarte

Quote from: dracul on 09 de October de 2009, 18:39
Como estão a fazer aqui alguma confusão, convém saber que Galécia e Galiza não são bem a mesma coisa.
A Galiza é uma comunidade autónoma, entre outras coisas com língua própria, mas que pertence a Espanha, ou seja está dependente de Madrid.
A Galécia era uma província, primeiro romana e depois sueva, que abrangia a actual Galiza e Norte de Portugal, cuja capital era Bracara Augusta. Foi assim durante vários séculos, até que houve a separação que ainda hoje se mantém.
Culturalmente, geográficamente, religiosamente, etc. o Minho e Trás-os-Montes estão mais próximos da Galiza que do centro e sul de Portugal, a antiga Lusitânia.
Um habitante da Galiza é galego, um habitante da Galécia (ou Gallaecia) é galaico.

pois...

Quote from: Mito on 09 de October de 2009, 01:36
Eu também sou daqueles que sonha com a união do Norte à Galiza. Não percebo como ainda há pessoas que não percebem o que é Portugal? Portugal é um estado fictício, uma junção de várias nações, que foi formado graças às maluqueiras de um traidor chamado Afonso Henriques.
O que é que o Minho tem a ver com o Alentejo? Pela ordem natural das coisas (sem interferência do Homem)hoje a Galecia era uma realidade. Somos Galegos GALAICOS, deviamos sentir obrigação de preservar a nossa história e de honrar os nossos antepassados. Estudem, abrem os olhos e vão descubrir que afinal portugal foi uma tanga que vos ensinaram na escola.
Viva a Galecia, viva a sua capital e viva o Sporting de Braga!

De galegos não temos nada...  ::)

Pireks_23

Acabei de receber um e-mail com este artigo....
É bom saber que a imagem do S.C.B e da cidade anda a ser mais reconhecida e dignificada

Mito

Não pensem que quem defende isto anda maluco, apenas temos os olhos bem abertos e garanto-vos que há muitos a pensar como eu por essa Galecia fora, quer "galegos" quer "nortenhos". Não vos deixeis enganar com o que aprenderam nas escolas, interrogai-vos, pesquisem as vossas origens e o passado da terra que habitam. Quem daqui se sente português? Quem vive do Douro para cima devia ter a consciência do seu passado histórico, muito mais os bracarenses que habitam a capital histórica.

Gallaecia - Galiza e Norte de Portugal - Herança Celta

Kramer

Não falta muito estamos em África, ou então, segundo a bíblia, nos jardins do éden, aí é que estão as nossas raízes.  ;D ;D
As nossas raízes são importantes e as tradições são para manter mas estamos numa época de união e integração não de novas divisões. Não é por no passado termos integrado uma região que agora o vamos fazer outra vez.

Isto já está é muito off-topic.  

 
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Tuga2006

Como posso fazer o dawnload deste video?

Dracul

Quote from: Mito on 09 de October de 2009, 20:27
Não pensem que quem defende isto anda maluco, apenas temos os olhos bem abertos e garanto-vos que há muitos a pensar como eu por essa Galecia fora, quer "galegos" quer "nortenhos". Não vos deixeis enganar com o que aprenderam nas escolas, interrogai-vos, pesquisem as vossas origens e o passado da terra que habitam. Quem daqui se sente português? Quem vive do Douro para cima devia ter a consciência do seu passado histórico, muito mais os bracarenses que habitam a capital histórica.

Gallaecia - Galiza e Norte de Portugal - Herança Celta

O vídeo é fabuloso e fico contente por saber que há mais alguém neste fórum que sente, tal como eu, o valor dos seus antepassados celtas. A maioria pode pensar que somos malucos, mas este sentimento é bastante forte na Galiza. É pena que, deste lado do rio Minho, a maioria desconheça o valor das nossas tradições, fruto de muitos séculos de colonização por parte de Lisboa.
Braga é, de facto, a capital histórica de uma região: a Gallaecia.


Mito

O download podes fazer atraves do programa movier, podes descarrega-lo aqui http://www.brothersoft.com/movier-218177.html

As nossas raízes nunca estão em África, as nossas raízes são celtas, aliás a existência de castros no norte de portugal (acima do douro) e na galiza são prova disso mesmo, os castros era onde habitavam os celtas, tal como acontecia na escócia e irlanda por exemplo.
Esse é um legado histórico que nos une à galiza e nos separa da lusitania. Mesmo ao nível do clima (chuvoso), fauna, flora, as praias, as montanhas, os verdes prados. Existe alguma diferença entre nós e a galiza? E quanto a Lisboa, Alentejo e Algarve o que encontram de comum? nada.
Os costumes e tradições. O valor da família e a importância da agricultura. O povoamento disperso no norte de portugal é igual ao da galiza. A pronuncia também continua muito semelhante apesar de influências de Lisboa e Madrid. A gaita de fole e a concertina é o som que nos une, são os sons da nossa alma. O SON DO AR - Luar Na Lubre Luar Na Lubre - O Son das Augas
Amigos, está na altura de abrir os olhos para a realidade. Gostava que os bracarenses estivessem na vanguarda deste reconhecimento histórico, afinal de contas Braga era a capital da Galecia e tenho a certeza que no futuro voltará a ser.
D. Afonso Henriques, esse sim um verdadeiro JUDAS que traiu a sua mãe (galega) e a nação galaica. E agora graças ao JUDAS vivemos nesta farsa, mas eu acredito que ainda vamos a tempo de corrigir os erros do passado.
Viva Braga! Viva a Galecia!



E na escola ensinam que somos todos lusitanos, não sei qual o objectivo de esconder a realidade. Porque não dizem que os do norte são galegos??? Porque é que nos manuais de história quase não há referência a Braga, cidade capital da nação galaica e das mais importantes do império romano.

Luís Duarte


Mito

Paulo Bragança - Sou galego
Esta música de Paulo Bragança só tem um pequeno erro considerar galegos até ao mondego, o que de facto não é verdade, galegos só do douro para cima. Mas esta questão sempre foi um bocado polémica.
Se quiserem ver discussões sobre este assunto e muitos outros podem visitar este foum http://www.forum-gallaecia.net

cavungi

Só li agora! Grande MEC! Perfeito! Nem um braguista diria melhor!
quanto a essa coisa das raízes, não acho bem que se discuta aqui. Mas tambem que nós pertencemos mais á antiga Galecia do que a Lisboa.

eduardo_manulo

O nome correcto é Galegos. Mas actualmente só são apelidados de galegos todas as pessoas que habitam na galiza, até existe a lingua própria, o Galego!

E sim isto é a verdade, existe uma grande aproximação entre o norte de portugal e a galiza, tanto o instituto Portugues da Juventude como a Xunta da galiza, todos os anos promovem varias iniciativas em conjunto para cada vez mais estas terras se juntarem novamente.

Em 2007 eu participei num acampamento entre portugueses e galegos, na coruña, foi a primeira vez que os dois governos se juntaram para fazer algo em conjunto e desde esse ano "pioneiro" cada ano existem mais iniciativas com o intuito das culturas portuguesas e galegas mantenham juntas.

Como diz a mitica frase "Antes de Nascer Portugal, Já Braga era a capital" essa dita capital juntava a galiza ao norte de Portugal e Braga era a capital desse imperio!
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Mito

Quote from: Luís.Duarte.35 on 09 de October de 2009, 23:54
mas afinal é "galegos" ou "galaicos" ???
Eu acho esse pormenor pouco relevante. Uma coisa temos a certeza, não somos portugueses!
Ao início é difícil uma pessoa aceitar isto pois estamos desde pequeninos a ouvir dizir que somos portugueses.
Mas o que é preciso é ser crítico e não aceitar as coisas que nos dizem sem as por em causa. Eu já fiz esse trabalho e agora sinto a necessidade e o dever de honrar os antepassados e defender a nossa história. Eu acho que a força de mudança tem de vir da capital (Braga) e porque não através dos adeptos do sporting clube de braga? o meu clube de coração