News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Grande Braga- Por Miguel Esteves cardoso

Started by Armando Coelho, 04 de October de 2009, 11:24

Previous topic - Next topic

Arnie_Marta

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!

ESPANHÓIS  ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
O meu nome é Arnaldo...

Miguel Portela

De facto cá no norte viviam os Bracaros e no Sul os Lusitanos que eram dois povos totalmente diferentes  (o Cardoso é que sabe mais disto) um pouco como hoje em dia.
A história da Frase o "Braga não é um Grande é o enorme" pensado bem também tem um pouco a ver com este assunto. Quando o Braga começou a crescer (não desportivamente, ainda na aquela altura, mas culturalmente entre os jovens) era preciso um mote para o Braga, quem a inventou arranjou uma forma bem bracarense de se exprimir sem hostilizar nenhum outro clube. Eles são três grandes deixa os ser nós somos enormes, eles são grandes mas infelizes nos enormes e felizes.

Quanto ao Miguel (é do primeiro nome que vem a boa disposição não é do ultimo bah!!!) E.C. . Acho muito divertido que tenha vindo ao Forum do superbraga.com . Dá um ar mais humano ás pessoas que escrevem nos jornais. Fiquei tão babado com o artigo que andei a passar o link http://4.bp.blogspot.com/_4r2m0fgz2Gw/SsixOHFlilI/AAAAAAAAABM/mDsMWMsxwBE/s1600-h/GrandeBragad.jpg a todos os brasileiros(as)(maioria brasileiras) que ando a conhecer.
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

Casual 1921

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38
O facto de o MEC ser benfiquista fez-me sonhar acordado.
De repente imaginei, daqui por uns anos, lá prás bandas da mouraria, aquele pessoal a lamentar-se "raisparta o Braga, já é difícil inventar um benfiquista puro".
Isso é que era lindo! A capital a ser invadida por esse biclubismo de que nós andamos por aqui a combater; os filhos dos benfiquistas a insistir com os pais que ser do Braga é que é fixe e os pais a responder: "meu filho, temos de ser pelos da nossa terra, não pelos que ganham títulos".
E no jornal dos passarinhos, artigos de opinião a contar à gente jovem as glórias do passado, quando o Benfica chegava a ganhar um campeonato em cada dez anos, na fase pré-falência!
E o Presidente dos passarinhos a blasfemar contra o sistema que só protege os três grandes, principalmente o Braga!
E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!

dasse... avisem o Cardoso que andam a entrar com o nick dele!!

lince

O Miguel gosta de Braga

por Paulo Monteiro

""A primeira vez que fui a Braga já estava à espera de encontrar uma cidade grande e diferente de todas as outras. Mas fiquei siderado. Acho que Braga se dá a conhecer a quem lá entra, sem receios, ou desejos de impressionar"

A frase pertence a Miguel Esteves Cardoso e foi publicada no domingo na revista 'J', na edição do mesmo dia do jornal desportivo 'O Jogo'.
Sempre fui um incondicional leitor de Miguel Esteves Cardoso, desde o tempo em que era director do 'Independente', até aos livros que escreveu, entre os quais o último intitulado 'Em Portugal Não Se Come Mal' ou ao romance, 'O Amor é *****'.

A sua leitura marca a diferença. Uma diferença que me levou um dia a convidar Daniel Luís para escrever neste mesmo jornal. Num dia em que li um artigo do ex-futuro docente da Universidade do Minho fiquei admirado. Comparei-o a Miguel Esteves Cardoso, onde ambos aplicam a sátira de uma forma soberba.

Por esta razão não perco o 'Passe de Letra' de Miguel Esteves Cardoso ao domingo. E, então, esta última crónica deliciou-me. Finalmente vi, alguém de fora, e da capital, a dar valor à cidade de Braga que a descreve como moderna: "A primeira impressão foi a modernidade de Braga - pareceu-me Portugal, mas no futuro. E num futuro feliz. O Porto e Lisboa são mais provincianos do que Braga".

Aliás abre mesmo a sua crónica com "Braga é fantástico. Às vezes, fica-se com a impressão que é Braga que deveria mandar neste país. Veio do Sporting de Braga o treinador que está a salvar o Benfica. Mas, mesmo sem esse treinador, o Sporting de Bra

ga está em primeiro lugar".

Este escritor, que se licenciou com a nota máxima em Filosofia Política na Universidade de Manchester, acabou por dar uma bofetada de luva branca a muitos que têm por hábito estar sempre a dizer mal da cidade onde vivem e que nunca estão satisfeitos. Miguel Esteves Cardoso acaba de abrir um livro e acaba por dizer bem de uma cidade "grande e diferente de todas as outras" e onde ficou mesmo "siderado".

Compara Braga com o Porto e Lisboa. Fala dos provincianos e da comida, que nos outros lados têm defeitos, para dar mais valor a Braga. E diz mesmo que o Sporting de Braga é que está à frente no campeonato e tudo porque "é por ser de Braga. É uma coisa que, infelizmente, nem todos nós podemos ser".

Política à parte, Miguel Este-ves Cardoso acabou por dar, como poucos, uma promoção à cidade de Braga. Ontem mesmo o seu texto circulava por todos os e-mails, o que confirma que esta criação acabou por marcar uma discriminação positiva da 'Bracara Augusta', como ele próprio a definiu.

É sempre bom ouvir alguém dizer bem da terra onde vivemos, quando nos últimos dias, e internamente, muitos se guerreiam apontando só os defeitos, sem olhar para as virtudes.
Todos, ou quase todos.... há algumas excepções. Há políticos que confessam as virtudes.
Mas lá diz Miguel Esteves Cardoso: "fique então apenas a gentileza de ficar aqui dito de ter pena de não ser"... bracarense.

Clubismos à parte, bairrismos de lado, esquecendo a tradicional gastronomia e petiscos da região, resta-me dizer algo muito simples: "boa Miguel!""

in Correio do Minho

http://www.correiodominho.com/cronicas.php?id=893

1

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38
O facto de o MEC ser benfiquista fez-me sonhar acordado.
De repente imaginei, daqui por uns anos, lá prás bandas da mouraria, aquele pessoal a lamentar-se "raisparta o Braga, já é difícil inventar um benfiquista puro".
Isso é que era lindo! A capital a ser invadida por esse biclubismo de que nós andamos por aqui a combater; os filhos dos benfiquistas a insistir com os pais que ser do Braga é que é fixe e os pais a responder: "meu filho, temos de ser pelos da nossa terra, não pelos que ganham títulos".
E no jornal dos passarinhos, artigos de opinião a contar à gente jovem as glórias do passado, quando o Benfica chegava a ganhar um campeonato em cada dez anos, na fase pré-falência!
E o Presidente dos passarinhos a blasfemar contra o sistema que só protege os três grandes, principalmente o Braga!
E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!


Fogo nunca discordei tanto de ti cardoso. Sou 100% contra tudo o que dizes. Espero que o Braga seja sempre 1 clube da região, se há coisa que não gosto é da maneira de ver futebol dos adeptos do Braga, sonho que a região acorde para o clube que tem, mas espero que o Braga nunca seja um grande à imagem de sporting, porto e benfica. Espero que seja diferente, crescer sim mas bom crescimento.

Quanto à inclusão do Minho em Espanha só pode ser 2 coisas ou ironia (gozo puro) ou desconhecimento da realidade espanhola. Braga é Portugal desde que existe Portugal e nunca vai deixar de o ser.

krugger

Quote from: 1 on 08 de October de 2009, 15:06
Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38
O facto de o MEC ser benfiquista fez-me sonhar acordado.
De repente imaginei, daqui por uns anos, lá prás bandas da mouraria, aquele pessoal a lamentar-se "raisparta o Braga, já é difícil inventar um benfiquista puro".
Isso é que era lindo! A capital a ser invadida por esse biclubismo de que nós andamos por aqui a combater; os filhos dos benfiquistas a insistir com os pais que ser do Braga é que é fixe e os pais a responder: "meu filho, temos de ser pelos da nossa terra, não pelos que ganham títulos".
E no jornal dos passarinhos, artigos de opinião a contar à gente jovem as glórias do passado, quando o Benfica chegava a ganhar um campeonato em cada dez anos, na fase pré-falência!
E o Presidente dos passarinhos a blasfemar contra o sistema que só protege os três grandes, principalmente o Braga!
E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!


Fogo nunca discordei tanto de ti cardoso. Sou 100% contra tudo o que dizes. Espero que o Braga seja sempre 1 clube da região, se há coisa que não gosto é da maneira de ver futebol dos adeptos do Braga, sonho que a região acorde para o clube que tem, mas espero que o Braga nunca seja um grande à imagem de sporting, porto e benfica. Espero que seja diferente, crescer sim mas bom crescimento.

Quanto à inclusão do Minho em Espanha só pode ser 2 coisas ou ironia (gozo puro) ou desconhecimento da realidade espanhola. Braga é Portugal desde que existe Portugal e nunca vai deixar de o ser.

100 % de acordo 1.....


cardoso

DA-SE!!!! Acho que nunca me exprimi tão mal como no meu último post!Não fosse eu abstémio e diria que foi do vinho!
O que eu queria dizer é isto: que sonho com o dia em que o Braga esteja tão acima do Benfica que sejam os putos de Lisboa a criar uma paixão pelo Braga de tal forma que só os "velhos do restelo" permaneçam fieis ao pardelhódromo da Luz! Isto não teria de fazer de nós um "grande" como se dizem estes actuais, mas um clube respeitado e admirado!
Enquanto em Braga estamos a lutar pelo lema "Braga e só Braga", em Lisboa há-de chegar o dia em que o nosso Braga verá nascer aí uma nova onda de paixão: pelo BRAGA!

Quanto à Espanha, é um assunto político e histórico que não tem nada a ver com este fórum mas perdoem-me o descaramento - as nossas raízes estão na Galécia! Estou-me marimbando para Lisboa como capital! Gosto de Lisboa e de alguns lisboetas mas o centralismo bacoco que os leva a chamarem-nos de "provincia" irrita-me solenemente.

Dracul

Quote from: cardoso on 08 de October de 2009, 15:52
DA-SE!!!! Acho que nunca me exprimi tão mal como no meu último post!Não fosse eu abstémio e diria que foi do vinho!
O que eu queria dizer é isto: que sonho com o dia em que o Braga esteja tão acima do Benfica que sejam os putos de Lisboa a criar uma paixão pelo Braga de tal forma que só os "velhos do restelo" permaneçam fieis ao pardelhódromo da Luz! Isto não teria de fazer de nós um "grande" como se dizem estes actuais, mas um clube respeitado e admirado!
Enquanto em Braga estamos a lutar pelo lema "Braga e só Braga", em Lisboa há-de chegar o dia em que o nosso Braga verá nascer aí uma nova onda de paixão: pelo BRAGA!

Quanto à Espanha, é um assunto político e histórico que não tem nada a ver com este fórum mas perdoem-me o descaramento - as nossas raízes estão na Galécia! Estou-me marimbando para Lisboa como capital! Gosto de Lisboa e de alguns lisboetas mas o centralismo bacoco que os leva a chamarem-nos de "provincia" irrita-me solenemente.

Eu também não queria que Braga dependesse de Madrid, assim como não quero que dependa de Lisboa. As nossas raízes são galaicas e não lusitanas. A Galécia é anterior a Portugal e Bracara Augusta era a capital.

1

Quote from: cardoso on 08 de October de 2009, 15:52
DA-SE!!!! Acho que nunca me exprimi tão mal como no meu último post!Não fosse eu abstémio e diria que foi do vinho!
O que eu queria dizer é isto: que sonho com o dia em que o Braga esteja tão acima do Benfica que sejam os putos de Lisboa a criar uma paixão pelo Braga de tal forma que só os "velhos do restelo" permaneçam fieis ao pardelhódromo da Luz! Isto não teria de fazer de nós um "grande" como se dizem estes actuais, mas um clube respeitado e admirado!
Enquanto em Braga estamos a lutar pelo lema "Braga e só Braga", em Lisboa há-de chegar o dia em que o nosso Braga verá nascer aí uma nova onda de paixão: pelo BRAGA!

Quanto à Espanha, é um assunto político e histórico que não tem nada a ver com este fórum mas perdoem-me o descaramento - as nossas raízes estão na Galécia! Estou-me marimbando para Lisboa como capital! Gosto de Lisboa e de alguns lisboetas mas o centralismo bacoco que os leva a chamarem-nos de "provincia" irrita-me solenemente.

Cardoso eu percebi o que querias dizer apenas discordo totalmente e espero que nunca aconteça isso que esperas que aconteça com os putos de Lisboa, repito o que disse eu orgulho-me dos adeptos que o Braga tem, e isso que dizes faria com que o Braga mudasse a sua identidade e a dos seus adeptos. Passavam a ser como os adeptos dos grandes, que são tudo menos adeptos de futebol.

Obviamente tu tens a tua opinião e esta é a minha, amigos como antes  ;D

Quanto a espanha as nossas raízes estão em muitos sítios não só na Galecia. Estão nos celtas, nos iberos, nos mouros, nos judeus, nos povos germânicos (visigodos e suevos), muitos têm sangue africano nas veias, isso de dizer que as nossas raízes tão na Galecia é relativo. Fomos tanto tempo Galecia como somos neste momento Portugal. Os Bracaros "estavam" até ao rio Lima e não mais para cima. Eu entendo as ligações com os galegos na nossa maneira de falar somos mais parecidos com eles do que com os lisboetas por muito que se tente que as pessoas falem à lisboeta. Eu também detesto isso da província (só ouvi uma vez isso ao vivo e insurgi-me, foi o Sr. Jardim Gonçalves fundador do BCP numa "palestra" aqui em Braga).
Óbvio que me irrita o centralismo e sinto na pele como empresário diariamente os problemas dessa centralismo exagerado Português* mas não ponho em causa o meu País que amo e obviamente acho incrível como alguém é capaz de falar em espanha (por isso é que os nossos vizinhos da aldeia além taipas são "espanhois")

*Sou regionalista convicto, apenas ponho reservas porque a maneira portuguesa de fazer as coisas  traria mais "tachos", e "tachos" já há a mais.

cardoso

Caro 1, olha que um dos nossos moderadores é um puto de Lisboa  ;) ;D
Quanto à questão off-topic, mais coisa menos coisa até estamos de acordo. Convido-te a dares um salto aqui: http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=6&t=1070 Talvez até possamos continaur lá a discussão  ;)

Karl

Quote from: cardoso on 08 de October de 2009, 17:13
Caro 1, olha que um dos nossos moderadores é um puto de Lisboa  ;) ;D
Quanto à questão off-topic, mais coisa menos coisa até estamos de acordo. Convido-te a dares um salto aqui: http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=6&t=1070 Talvez até possamos continaur lá a discussão  ;)

Ele nao e do Lisboa. Benavente, Santarem!!!!

1

Quote from: cardoso on 08 de October de 2009, 17:13
Caro 1, olha que um dos nossos moderadores é um puto de Lisboa  ;) ;D
Quanto à questão off-topic, mais coisa menos coisa até estamos de acordo. Convido-te a dares um salto aqui: http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=6&t=1070 Talvez até possamos continaur lá a discussão  ;)

Suponho que tenha raízes bracarenses (familiares) ou que tenha ele próprio nascido ou vivido em Braga.
Tou errado?

cardoso

Karl, acho que Benavente não é a terra onde nasceu...
Acho que ele é mesmo de Lisboa e segundo fontes bem colocadas até parece que em pequeno tinha uma costela qualquer deslocada ;) :D :D
1, acho que ele veio para Braga já grandote e não tem raízes cá... é uma questão de investigar :D :D

Karl

Estas costelas sao partidos muito tempo. Quando ele veio de Braga ele tive sorte sentar o lado de mim no estadio. O fim nao sei se ele esta parolo ou lisboeta ou azeiteiro.... Parece equais mas agora ela esta no cidade mais bonita em Portugal!!!!! Sem costelas!!!! Bem vista!!!!! Bem vista ao cidade e liders da liga Portuguesa!!!! lol

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 08 de October de 2009, 15:52
DA-SE!!!! Acho que nunca me exprimi tão mal como no meu último post!Não fosse eu abstémio e diria que foi do vinho!
O que eu queria dizer é isto: que sonho com o dia em que o Braga esteja tão acima do Benfica que sejam os putos de Lisboa a criar uma paixão pelo Braga de tal forma que só os "velhos do restelo" permaneçam fieis ao pardelhódromo da Luz! Isto não teria de fazer de nós um "grande" como se dizem estes actuais, mas um clube respeitado e admirado!
Enquanto em Braga estamos a lutar pelo lema "Braga e só Braga", em Lisboa há-de chegar o dia em que o nosso Braga verá nascer aí uma nova onda de paixão: pelo BRAGA!

Quanto à Espanha, é um assunto político e histórico que não tem nada a ver com este fórum mas perdoem-me o descaramento - as nossas raízes estão na Galécia! Estou-me marimbando para Lisboa como capital! Gosto de Lisboa e de alguns lisboetas mas o centralismo bacoco que os leva a chamarem-nos de "provincia" irrita-me solenemente.

Cardoso, Lisboa é a terra de ninguém, ou seja, é a terra para onde toda a gente vem, mas ninguém (ou quase) é de cá. Eu, como muitos outros milhares vieram da província e fixaram-se aqui. A minha terra é no Minho, no coração do Minho, mais propriamente em Arcos de Valdevez. Costumo dizer aos lisboetas, aqueles que já nasceram cá e que esqueceram as raízes dos seus antepassados, que eu vou à terra, porque tenho terra. Eles não vão a lado nenhum porque são da terra de ninguém. Lisboa é a terra de todos e por isso é também a terra de ninguém.
Quanto ao centralismo existente em Lisboa, é verdade que existe, só que por incrível que pareça, em grande parte é praticado por aqueles que vem da província. Vejam os nossos deputados, vejam os nossos ministros. Vão ver de onde eles são e depois tirem conclusões...
Quanto à questão de Espanha, desculpa lá Cardoso mas não concordo contigo. Apesar de sentir algumas afinidades com os galegos, acho que o minhoto tem uma identidade claramente alinhada com o espírito lusitano, identificámo-nos muito mais com Viriato e com o seu espirito Gurreiro.

NB: Ainda na quinta-feira passada fiz uma visita relâmpago a Braga, em serviço. Foi ir e voltar no mesmo dia. Deu para respirar um pouco daquele ar (puro) a que me habituei na infância e juventude.


BRAGA SEMPRE MAIS!

Carvalhinha

Eu costumo dizer que quem está fora/longe é que dá o verdadeiro valor ao que é "nosso".
Tenho a felicidade de conhecer muitas cidades da Europa, mas nenhuma me agrada tanto como a própria cidade de Braga, e não falo por ter nascido em Braga, mas por gosto mesmo. É realmente uma cidade diferente e com uma interessante história, bastante acolhedora, sempre atenta à modernização, e com montes e praias flúviais, e um tempo exceptional. Não dá para aborrecer...

Aquiles

Boas,

Eu que até nem aprecio o MEC...desta vez tenho que reconhecer que esteve bem ;D

lipe

O artigo do MEC já invadiu as mailbox, na empresa onde trabalho.

Um colega de trabalho, veio de Lisboa para Braga trabalhar, e quando chegou à nossa cidade, ficou logo com a sensação que era (e é) a cidade onde sempre quis viver. Isto foi há 18 anos atrás.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

eumesmo

Na minha tb, e nao fui eu a mandar, e tb já é assunto de café, ainda hoje(ontem) ouvi falarem do Mec e do SB.

@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

Cici

Quote from: Carvalhinha on 08 de October de 2009, 21:57
Eu costumo dizer que quem está fora/longe é que dá o verdadeiro valor ao que é "nosso".
Tenho a felicidade de conhecer muitas cidades da Europa, mas nenhuma me agrada tanto como a própria cidade de Braga, e não falo por ter nascido em Braga, mas por gosto mesmo. É realmente uma cidade diferente e com uma interessante história, bastante acolhedora, sempre atenta à modernização, e com montes e praias flúviais, e um tempo exceptional. Não dá para aborrecer...

Carvalhinha vou só discordar de uma coisa ;D o tempo em Braga não acho que seja excepcional. Cá em cima chove muiiiito mesmo, pelo menos comparando com Lisboa que é a seguir a esta, é a cidade que melhor conheço em quase todos os campos. A região do Norte, principalmente o Minho é a zona mais pluviosa do país, e o distrito de Braga chega a ter picos elevados nisto mesmo.
Mas claro que está, não deixa de haver épocas de tempo excelente cá, como foi por exemplo em Setembro ou até agora em Outubro.

Conheço pessoas que quando cá vêm, ficam sempre com uma excelente ideia da cidade, gostam particularmente do aspecto do centro da cidade ser muito vivida, haver sempre montes de gentes a passear, com jovens sem grandes correrias, e bastante acolhedora.

Mas sobre do facto de Lisboa ser a terra de ninguém isso é verdade, aquilo é mais um aglomerado de várias gentes mas que quase ninguém é de gema de lá.