News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Grande Braga- Por Miguel Esteves cardoso

Started by Armando Coelho, 04 de October de 2009, 11:24

Previous topic - Next topic

1

Quote from: spinto on 07 de October de 2009, 09:33
»O Benfica visto por Miguel Esteves Cardoso

"É por não gostar de futebol que sou do Benfica .

Tal como compreendo como é que há portugueses que conseguem ser de outros clubes. O Sporting, o Porto podem jogar bem, e o Belenenses e a Académica podem calhar bem em sociedade, mas só o Benfica, como o próprio nome indica, é o próprio Bem. Que fica.

Só o Benfica pode jogar mal sem que daí lhe advenha algum mal. Basta olhar para os jogadores para ver que sabem que são os maiores, que não precisam de esforçar-se muito, porque são intrínseca e moralmente a maior equipa do mundo inteiro. Ninguém sabe. Mas sente-se.

Quando perdem, não se indignam, não desesperam. Eusébio só chorou quando jogou por Portugal. Quem joga no Benfica tem o privilégio e o condão de estar sempre a sorrir. Não conseguem resistir. O Benfica, a bom ver,nem sequer é uma equipa de futebol. É um nome. É como dizem os brasileiros, uma "griffe". Têm uma cor. Antes de entrar em campo, já têm um mito em jogo, já estão a ganhar por 3-0, graças só à reputação.

Quando o Benfica perde, parece sempre que quis perder. Essa é a força inigualável do Sport Lisboa e Benfica – faz sempre o que lhe apetece. O problema é que lhe apetece frequentemente, perder. Qual é o segredo do Benfica ? São os benfiquistas.

São do Benfica como são filhos de quem são. Ninguém "escolhe" o Benfica , como ninguém escolhe a Mãe ou o Pai. Em geral, aliás, os benfiquistas odeiam o Benfica e lamentam-no no estádio e em casa, mas pertencem-lhe. Quanto mais pertencemos a uma entidade superior, seja a Família, a Pátria, Deus – ou o Benfica , mais direito, temos de criticá-la e blasfesmá-la. Não há alternativa.

Em contrapartida, os sportinguistas e portistas parecem genuinamente convencidos que apoiam as equipas deles porque são as mais dignas ou as melhores. Desgraçados! Se fossem coerentes, seriam todos adeptos do REAL MADRID, AC MILAN, etc, etc.

No Benfica , não se exige qualquer lealdade. Só se pede, em relação aos adeptos de outros clubes, caridade e comiseração. O Sporting, por exemplo, tem a mania e a pretensão de ser "rival" do Benfica , um pouco como o PSN se julga crítico parlamentar do PSD. Mas, se se tirasse o Benfica ao Sporting, o Sporting deixaria de existir.

O Benfica é um grande clube porque tem história e talento suficientes para não dar importância aos resultados. Tem uma tradição de "nonchalance" e de pura indiferença que não tem igual nos grandes clubes europeus. O Benfica não joga – digna-se jogar. Não joga para vencer – vence por jogar.

Odeio futebol. Mas amo o Benfica .

As opiniões de quem gosta de futebol são suspeitas. Claro que os sábios são do Benfica . Mas a força deste grande clube está nos milhões que são benfiquistas apesar do Benfica , apesar do futebol, e apesar deles próprios.

Em contrapartida, aposto que a totalidade de pessoas que são do Sporting ou do Porto, por infortúnio pessoal ou deficiência psicológica, são sócios. A força do Benfica, meus amigos, está em quem não paga as quotas, que não vai a jogos, quem não sabe o nome dos avançados – isto é, no resto do mundo.

O Benfica, é o Benfica. E o que tem de ser – e é – tem muita força.

Miguel Esteves Cardoso


in republicadasbananas.wordpress.com/.../o-benfica-visto-por-miguel-esteves-cardoso/ -

E? Acho normal um lisboeta ser do benfica não entendo bem o sentido de "postares" isto aqui... e além disso vai mais uma vez ao encontro do que eu penso, um benfiquista não gosta de futebol, gostar de futebol e ser benfiquista é contrario.

Imbelloni

Já que estamos numa de recordar MEC (que de certa forma me faz lembrar PREC), aqui vai uma perola escrita por ele há uns tempos, que eu também muito aprecio:

O Norte é mais Português que Portugal. As minhotas são as raparigas mais bonitas do País. O Minho é a nossa província mais estragada e continua a ser a mais bela. As festas da Nossa Senhora da Agonia são as maiores e mais impressionantes que já se viram.

Viana do Castelo é uma cidade clara. Não esconde nada. Não há uma Viana secreta. Não há outra Viana do lado de lá. Em Viana do Castelo está tudo à vista. A luz mostra tudo o que há para ver. É uma cidade verde-branca. Verde-rio e verde-mar, mas branca. Em Agosto até o verde mais escuro, que se vê nas árvores antigas do Monte de Santa Luzia, parece tornar-se branco ao olhar. Até o granito das casas.

Mais verdades.
No Norte a comida é melhor.
O vinho é melhor.
O serviço é melhor.
Os preços são mais baixos.
Não é difícil entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia
Estas são as verdades do Norte de Portugal

Mas há uma verdade maior.
É que só o Norte existe. O Sul não existe.
As partes mais bonitas de Portugal, o Alentejo, os Açores, a Madeira, Lisboa, et caetera, existem sozinhas. O Sul é solto. Não se junta.

Não se diz que se é do Sul como se diz que se é do Norte.
No Norte dizem-se e orgulham-se de se dizer nortenhos. Quem é que se identifica como sulista?
No Norte, as pessoas falam mais no Norte do que todos os portugueses juntos falam de Portugal inteiro.
Os nortenhos não falam do Norte como se o Norte fosse um segundo país

Não haja enganos.
Não falam do Norte para separá-lo de Portugal.
Falam do Norte apenas para separá-lo do resto de Portugal.

Para um nortenho, há o Norte e há o Resto. É a soma de um e de outro que constitui Portugal.
Mas o Norte é onde Portugal começa.
Depois do Norte, Portugal limita-se a continuar, a correr por ali abaixo.

Deus nos livre, mas se se perdesse o resto do país e só ficasse o Norte, Portugal continuaria a existir. Como país inteiro. Pátria mesmo, por muito pequenina. No Norte.

Em contrapartida, sem o Norte, Portugal seria uma mera região da Europa.
Mais ou menos peninsular, ou insular.

É esta a verdade.

Lisboa é bonita e estranha mas é apenas uma cidade. O Alentejo é especial mas ibérico, a Madeira é encantadora mas inglesa e os Açores são um caso à parte. Em qualquer caso, os lisboetas não falam nem no Centro nem no Sul - falam em Lisboa. Os alentejanos nem sequer falam do Algarve - falam do Alentejo. As ilhas falam em si mesmas e naquela entidade incompreensível a que chamam, qual hipermercado de mil misturadas, Continente.

No Norte, Portugal tira de si a sua ideia e ganha corpo. Está muito estragado, mas é um estragado português, semi-arrependido, como quem não quer a coisa.

O Norte cheira a dinheiro e a alecrim.

O asseio não é asséptico - cheira a cunhas, a conhecimentos e a arranjinho. Tem esse defeito e essa verdade.

Em contrapartida, a conservação fantástica de (algum) Alentejo é impecável, porque os alentejanos são mais frios e conservadores (menos portugueses) nessas coisas.

O Norte é feminino.

O Minho é uma menina. Tem a doçura agreste, a timidez insolente da mulher portuguesa. Como um brinco doirado que luz numa orelha pequenina, o Norte dá nas vistas sem se dar por isso.

As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos verdes-impossíveis, daqueles em que os versos, desde o dia em que nascem, se põem a escrever-se sozinhos.
Têm o ar de quem pertence a si própria. Andam de mãos nas ancas. Olham de frente. Pensam em tudo e dizem tudo o que pensam. Confiam, mas não dão confiança. Olho para as raparigas do meu país e acho-as bonitas e honradas, graciosas sem estarem para brincadeiras, bonitas sem serem belas, erguidas pelo nariz, seguras pelo queixo, aprumadas, mas sem vaidade. Acho-as verdadeiras. Acredito nelas. Gosto da vergonha delas, da maneira como coram quando se lhes fala e da maneira como podem puxar de um estalo ou de uma panela, quando se lhes falta ao respeito. Gosto das pequeninas, com o cabelo puxado atrás das orelhas, e das velhas, de carrapito perfeito, que têm os olhos endurecidos de quem passou a vida a cuidar dos outros. Gosto dos brincos, dos sapatos, das saias. Gosto das burguesas, vestidas à maneira, de braço enlaçado nos homens. Fazem-me todas medo, na maneira calada como conduzem as cerimónias e os maridos, mas gosto delas.

São mulheres que possuem; são mulheres que pertencem. As mulheres do Norte deveriam mandar neste país. Têm o ar de que sabem o que estão a fazer. Em Viana, durante as festas, são as senhoras em toda a parte. Numa procissão, numa barraca de feira, numa taberna, são elas que decidem silenciosamente.

Trabalham três vezes mais que os homens e não lhes dão importância especial.

Só descomposturas, e mimos, e carinhos.

O Norte é a nossa verdade.

Ao princípio irritava-me que todos os nortenhos tivessem tanto orgulho no Norte, porque me parecia que o orgulho era aleatório. Gostavam do Norte só porque eram do Norte. Assim também eu. Ansiava por encontrar um nortenho que preferisse Coimbra ou o Algarve, da maneira que eu, lisboeta, prefiro o Norte. Afinal, Portugal é um caso muito sério e compete a cada português escolher, de cabeça fria e coração quente, os seus pedaços e pormenores.
Depois percebi.

Os nortenhos, antes de nascer, já escolheram. Já nascem escolhidos. Não escolhem a terra onde nascem, seja Ponte de Lima ou Amarante, e apesar de as defenderem acerrimamente, põem acima dessas terras a terra maior que é o "O Norte".

Defendem o "Norte" em Portugal como os Portugueses haviam de defender Portugal no mundo. Este sacrifício colectivo, em que cada um adia a sua pertença particular - o nome da sua terrinha - para poder pertencer a uma terra maior, é comovente.

No Porto, dizem que as pessoas de Viana são melhores do que as do Porto. Em Viana, dizem que as festas de Viana não são tão autênticas como as de Ponte de Lima. Em Ponte de Lima dizem que a vila de Amarante ainda é mais bonita.
O Norte não tem nome próprio. Se o tem não o diz. Quem sabe se é mais Minho ou Trás-os- Montes, se é litoral ou interior, português ou galego? Parece vago. Mas não é. Basta olhar para aquelas caras e para aquelas casas, para as árvores, para os muros, ouvir aquelas vozes, sentir aquelas mãos em cima de nós, com a terra a tremer de tanto tambor e o céu em fogo, para adivinhar.

O nome do Norte é Portugal. Portugal, como nome de terra, como nome de nós todos, é um nome do Norte. Não é só o nome do Porto. É a maneira que têm e dizer "Portugal" e "Portugueses". No Norte dizem-no a toda a hora, com a maior das naturalidades. Sem complexos e sem patrioteirismos. Como se fosse só um nome. Como "Norte". Como se fosse assim que chamassem uns pelos outros. Porque é que não é assim que nos chamamos todos?


Gosto mesmo deste texto.

Boa sorte para a tua mulher, que tudo lhe corra pelo melhor!

Quanto ao tacho eu até proponha que num próximo jantar do SuperBraga.com para alem do Paulinho fosse convidado o MEC para que ele sentisse mais um pouco o que é de facto ser adepto do Braga e aí já teria mais um motivo para escrever sobre esta familia que é o Braga!

Pedro_RBA

Quote from: Pedro_RBA on 04 de October de 2009, 15:17
Fantástico. Vindo de quem vem, ainda mais fantástico é.. pois não gosto nem por nada desse gajo.

Saudações Ultras

Desde já peço publicamente as minhas maiores desculpas ao Miguel Esteves Cardoso porque, não sei porque raio, confundi-o com outra personagem (não interessa para aqui qual) que eu não gosto nem por nada.

Só quando um dos foristas falou aqui em Noite da Má Lingua é que torci o nariz e pensei.. " Porra não me lembro deste cromo ter feito a noite da má lingua.." e nada melhor que o nosso amigo Google para esclarecer a minha duvida e ver que estava errado.

Fica o reparo feito. E mais uma vez, obrigado por ter representado tão bem a nossa cidade!

Saudações Ultras

Scottish

Pedro_RBA, provavelmente confundiste com o Miguel Sousa Tavares, esse sim uma grande besta. Quanto ao texto do MEC, nenhum de nós (bracarense) conseguiria melhor. Parabéns e obrigado.

Casual 1921

Quote from: Scottish on 07 de October de 2009, 12:29
Pedro_RBA, provavelmente confundiste com o Miguel Sousa Tavares, esse sim uma grande besta. Quanto ao texto do MEC, nenhum de nós (bracarense) conseguiria melhor. Parabéns e obrigado.

pois, eu imaginei isso quando vi o comentário dele. :)

spinto

Quote from: Pedro_RBA on 07 de October de 2009, 11:22
Quote from: Pedro_RBA on 04 de October de 2009, 15:17
Fantástico. Vindo de quem vem, ainda mais fantástico é.. pois não gosto nem por nada desse gajo.

Saudações Ultras

Desde já peço publicamente as minhas maiores desculpas ao Miguel Esteves Cardoso porque, não sei porque raio, confundi-o com outra personagem (não interessa para aqui qual) que eu não gosto nem por nada.

Só quando um dos foristas falou aqui em Noite da Má Lingua é que torci o nariz e pensei.. " Porra não me lembro deste cromo ter feito a noite da má lingua.." e nada melhor que o nosso amigo Google para esclarecer a minha duvida e ver que estava errado.

Fica o reparo feito. E mais uma vez, obrigado por ter representado tão bem a nossa cidade!

Saudações Ultras

eu já cheguei a confundir o MEC com o gajo do colarinho do expresso da meia-noite.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

spinto

Quote from: 1 on 07 de October de 2009, 10:11
E? Acho normal um lisboeta ser do benfica não entendo bem o sentido de "postares" isto aqui... e além disso vai mais uma vez ao encontro do que eu penso, um benfiquista não gosta de futebol, gostar de futebol e ser benfiquista é contrario.

Não deve ser dificil imaginar que quero informar a quem nao sabe, que é benfiquista, que não gosta muito de futebol e está atento a quem tem sucesso apesar de ter havido forças externas.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

ELSA

Quote from: MEC on 06 de October de 2009, 21:01
...
A prova de São Tomás é que, já na próxima Jota, vou mencionar este site maravilhoso, como exemplo da superioridade bracarense, onde até um lisboeta benfiquista que adora o Porto é recebido de braços abertos, sem aquele provincianismo de "tens de escolher!"; "decide-te!"; "foste pago por quem?" e não sei que mais.
...

Quote from: spinto on 07 de October de 2009, 12:44
Não deve ser dificil imaginar que quero informar a quem nao sabe, que é benfiquista, que não gosta muito de futebol e está atento a quem tem sucesso apesar de ter havido forças externas.

??? ??? Acho que depois da crónica do MEC sobre o BRAGA e Braga, colocar aqui a outra não foi lá de muito bom gosto, mas...

Quote from: MEC on 06 de October de 2009, 21:01
...
Até acho, Augusto, se me permitires a franqueza que também tiveste, que é um pouco alfacinha ou tripeira essa tua noção (50% elitista e 50% complexo de inferioridade) que o MEC (eu) não viria ao SuperBraga.
...

Epá, e eu que achava que não era (elitista), nem tinha (complexo de inferioridade)!  :P

E como tal, aguardo, então, pela próxima revista J... ::)



jacm

Ainda estou para ver se é mesmo o MEC que anda por aqui ;D
POR UM BRAGA CAMPEÃO

barinho

Eu por acaso tambem confundi com o  miguel sousa tavares :P

Pedro_RBA

Quote from: Casual 1921 on 07 de October de 2009, 12:37
Quote from: Scottish on 07 de October de 2009, 12:29
Pedro_RBA, provavelmente confundiste com o Miguel Sousa Tavares, esse sim uma grande besta. Quanto ao texto do MEC, nenhum de nós (bracarense) conseguiria melhor. Parabéns e obrigado.

pois, eu imaginei isso quando vi o comentário dele. :)

Exatamente! :)

Não posso com esse gajo nem por nada.. E não sei porque raio confundi-o com ele.. Mas pronto, reparo feito :)

Saudações Ultras

Casual 1921

Quote from: Pedro_RBA on 07 de October de 2009, 14:41
Quote from: Casual 1921 on 07 de October de 2009, 12:37
Quote from: Scottish on 07 de October de 2009, 12:29
Pedro_RBA, provavelmente confundiste com o Miguel Sousa Tavares, esse sim uma grande besta. Quanto ao texto do MEC, nenhum de nós (bracarense) conseguiria melhor. Parabéns e obrigado.

pois, eu imaginei isso quando vi o comentário dele. :)

Exatamente! :)

Não posso com esse gajo nem por nada.. E não sei porque raio confundi-o com ele.. Mas pronto, reparo feito :)

Saudações Ultras

o não gostares dele (MST) é geral... ah, e a primeira coisa que pensei quando na semana passada escreveram aqui que ia sair um artigo sobre o Braga na "j", pelo Miguel Esteves Cardoso, veio-me logo á cabeça ( ;D) o palerma do Miguel Sousa Tavares...

Bracarense


daniel_

Falo por mim, mas, provavelmente, também falarei por mais alguém. Apesar de conhecer o MEC simplesmente por ser uma figura +/- pública, não conheço a obra dele, mas, pelo texto postado anteriormente sobre o norte vê-se que este sr é diferente...
Hoje no Correio do Minho vêm um artigo de opinião sobre o artigo da revista "Jota" e, mais uma vez, também o cronista rendido ao referido texto...
Julgo que nunca se falou tanto dele (MEC) em braga, como agora...
Provavelmente ainda vai fazer uns trocos ;D com esta história, porque as pessoas vão querer saber mais sobre ele, incluindo eu.
Força MEC
Força a esposa do MEC
Força Braga

Anabela

Quote from: Casual 1921 on 07 de October de 2009, 17:43
Quote from: Pedro_RBA on 07 de October de 2009, 14:41
Quote from: Casual 1921 on 07 de October de 2009, 12:37
Quote from: Scottish on 07 de October de 2009, 12:29
Pedro_RBA, provavelmente confundiste com o Miguel Sousa Tavares, esse sim uma grande besta. Quanto ao texto do MEC, nenhum de nós (bracarense) conseguiria melhor. Parabéns e obrigado.

pois, eu imaginei isso quando vi o comentário dele. :)

Exatamente! :)

Não posso com esse gajo nem por nada.. E não sei porque raio confundi-o com ele.. Mas pronto, reparo feito :)

Saudações Ultras

o não gostares dele (MST) é geral... ah, e a primeira coisa que pensei quando na semana passada escreveram aqui que ia sair um artigo sobre o Braga na "j", pelo Miguel Esteves Cardoso, veio-me logo á cabeça ( ;D) o palerma do Miguel Sousa Tavares...

E eu a mesma coisa. Nem pensei muito bem no nome do senhor e só hoje quando recebi por email este fantástico artigo com a foto do autor é que me apercebi da asneirada.
As minhas desculpas por ter confundido duas pessoas tão distintas.

MEC

No próximo Domingo, juntamente com o jornal "Jogo", estará o meu agradecimento por esta recepção exemplar. Já escrevi e já mandei. Espero que esclareça quaisquer dúvidas.

Sou totalmente do Benfica (o meu avô mantinha Casas do Benfica em Santarém e noutras cidades) e, como tal, o êxito do Sporting de Braga ameaça-me e faz-me medo.

Daí ser mais verdadeiro o meu elogio.

Braga é, acho eu, a cidade mais independente e feliz e portuguesa de Portugal.

Até os meus sogros disseram que só foram felizes (e comeram bem: coisa parecida) quando viveram em Braga. Diz a minha sogra (ultra-lisboeta) hoje: "Em Braga é tudo bom e bonito e barato. Nunca mais me senti bem."

É a verdade!


cardoso

O facto de o MEC ser benfiquista fez-me sonhar acordado.
De repente imaginei, daqui por uns anos, lá prás bandas da mouraria, aquele pessoal a lamentar-se "raisparta o Braga, já é difícil inventar um benfiquista puro".
Isso é que era lindo! A capital a ser invadida por esse biclubismo de que nós andamos por aqui a combater; os filhos dos benfiquistas a insistir com os pais que ser do Braga é que é fixe e os pais a responder: "meu filho, temos de ser pelos da nossa terra, não pelos que ganham títulos".
E no jornal dos passarinhos, artigos de opinião a contar à gente jovem as glórias do passado, quando o Benfica chegava a ganhar um campeonato em cada dez anos, na fase pré-falência!
E o Presidente dos passarinhos a blasfemar contra o sistema que só protege os três grandes, principalmente o Braga!
E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!

Kramer

Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38

E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!

Em Espanha nunca, só se for um referendo a propor a independência do Minho ;) 
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Dracul

Quote from: Kramer on 07 de October de 2009, 22:43
Quote from: cardoso on 07 de October de 2009, 22:38

E o pessoal de Braga a aprovar o referendo que propunha a inclusão do Minho em Espanha... é bom sonhar!

Em Espanha nunca, só se for um referendo a propor a independência do Minho ;) 

A independência só do Minho não. Mas sim a independência da Galécia, a antiga província romana, cuja capital era Bracara Augusta.
A Galiza independente de Castela e o Minho e Trás-os-Montes independentes da Lusitânia.


perrinchon 66

Quote from: cardoso on 06 de October de 2009, 17:14
...outra coisa: desculpem lá, ó camaradas, mas comparar o MEC ao Joel Neto faz algum sentido? É como comparar a Juliana Paes com um chicharro!
é claro que nao faz sentido nenhum,apenas foi para recordar o que ele(joel neto)escreveu a tempos sobre nós,e o que agora ele o GRANDE MEC escreveu nsobre nós.
FORAM CARDOS FORAM PROSAS