News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Equipas B: O regresso?

Started by Kilo, 31 de January de 2009, 02:00

Previous topic - Next topic

Kilo

 Sempre fui um acérrimo defensor das equipas B! Trazem, na minha perspectiva, inúmeras vantagens. Senão, vejamos:

- Os jogadores saídos dos juniores podem continuar a jogar numa realidade que conhecem bem;

- São mais facilmente acompanhados pelos responsáveis da nossa equipa;

- Há mais garantias de jogarem;

- Podem ser chamados a qualquer momento à equipa principal;

- Jogadores como Philco e Pizzi, p.e., podiam ser reais apostas,em vez de estarem praticamente encostados nos seus clubes...

Por outro lado, tinhamos o problema dos custos! A nossa, na altura, custava cerca de 350 mil euros época! Já para não falar na falta de competitividade, visto não haver um objectivo desportivo que motivasse os jogadores (não podiam subir à actual Liga Vitalis)!

Mas, parece que esse problema estáultrapassado! Noticia de hoje no record:

"Equipas B na Honra é hipótese bem recebida

O movimento regenerador da Liga Vitalis apresentou as suas ideias e estas foram, segundo Lopes de Castro, dirigente do Varzim, "bem acolhidas". Em cima da mesa esteve a possibilidade de uma reformulação, já na época de 2010/2011, do modelo competitivo da Liga de Honra. Dividi-la em duas zonas com um "playoff" de subida e descida é uma das possibilidades.

Também foi debatida a hipótese de as equipas B poderem subir à Honra Liga, emprestando-lhe outra visibilidade. "O que dissemos mais uma vez é que este modelo competitivo não dá, na certeza de que uma alteração poderá também vir a ajudar a resolver o problema que é neste momento a 2.ª Divisão B", referiu Lopes de Castro."


Por mim, parece-me uma excelente medida!  ;)

Pezinhuh

Estou completamente de acordo, todos sabemos que a nivel financeiros ninguem ta bem, mas podemos tirar conclusões evidentes da equipa B que o Braga teve, foi de lá que saiu, o Tiago, o R. Rocha o Eduardo bem como outros jogadores, eu vejo as equipas B numa prespectiva de conclusao de formação. É logico que nao tem os mesmos objectivos, mas enfim lutam para chegar aos seniores!

abraço

Sérgio_Gonçalves

Mas não acham que isso iria ficar bastante dispendioso, mais no fundo será melhor termos "as equipas satélites" que muito jeito dão, além dos empréstimos a equipas da Liga Vitális, ´q que é só vantagens, não se paga o staff da equipa B, nem os ordenados de certos jogadores, pois que em certos casos são os clubes para onde bvão que assumem esse encargo.

easy_scb

Sem duvida que esta mais recente aposta nos jovens deveria ter o acompanhar do regresso da equipa B...nunca percebi muito bem os clubes satélites, estes ao fim ao cabo nao se vem na obrigaçao de apostar nos clubes emprestados...no caso do Ribeirão alguns andam a jogar outros nao...com a formaçao de uma equipa B detinhamos os jogadores aqui bem perto debaixo de olho além de que seria mais um escalao de formaçao por assim dizer...sou totalmente a favor

Sérgio_Gonçalves

Quote from: isi_scb on 31 de January de 2009, 14:13
Sem duvida que esta mais recente aposta nos jovens deveria ter o acompanhar do regresso da equipa B...nunca percebi muito bem os clubes satélites, estes ao fim ao cabo nao se vem na obrigaçao de apostar nos clubes emprestados...no caso do Ribeirão alguns andam a jogar outros nao...com a formaçao de uma equipa B detinhamos os jogadores aqui bem perto debaixo de olho além de que seria mais um escalao de formaçao por assim dizer...sou totalmente a favor

Mas aí é que está, os jogadores que se quiserem afirmar, tem de trabalhar no duro nas "equipas satélites", não é numa equipa B que por vezes á interesses escondidos.

easy_scb

Quote from: sagg on 31 de January de 2009, 14:20
Quote from: isi_scb on 31 de January de 2009, 14:13
Sem duvida que esta mais recente aposta nos jovens deveria ter o acompanhar do regresso da equipa B...nunca percebi muito bem os clubes satélites, estes ao fim ao cabo nao se vem na obrigaçao de apostar nos clubes emprestados...no caso do Ribeirão alguns andam a jogar outros nao...com a formaçao de uma equipa B detinhamos os jogadores aqui bem perto debaixo de olho além de que seria mais um escalao de formaçao por assim dizer...sou totalmente a favor

Mas aí é que está, os jogadores que se quiserem afirmar, tem de trabalhar no duro nas "equipas satélites", não é numa equipa B que por vezes á interesses escondidos.

Pensa como um dirigente de um clube satélite, será um clube de certo pequeno...assim preferias ter uma equipa onde se apostasse em jogadores 'teus' que num acontecimento de sorte até poderias ver valorizado e vendido ou preferias apostar num jogador que no final da época regressa ao clube mae?
Aquilo que está em causa aqui também é a capacidade do nosso clube satélite...pelo que entendo é um clube com determinados valores proprios...muito diferente de outros clubes que sao obrigados a apostar nos emprestados por falta de capacidade na contrataçao de jogadores

xpt_nautilus

Se tiver tempo de esplanaar a minha opiniao de uma forma mais fundamentada ainda voltarei a este assunto no enanto gostaria de frisar que ficaria encantado com o regresso da equipa B.

Nunca percebi o argumento utilizado da falta de competitividade na 2ª B, o Braga B lutava todos os anos pela manutençao.

cardoso

Quote from: Pezinhuh on 31 de January de 2009, 14:07
Estou completamente de acordo, todos sabemos que a nivel financeiros ninguem ta bem, mas podemos tirar conclusões evidentes da equipa B que o Braga teve, foi de lá que saiu, o Tiago, o R. Rocha o Eduardo bem como outros jogadores, eu vejo as equipas B numa prespectiva de conclusao de formação. É logico que nao tem os mesmos objectivos, mas enfim lutam para chegar aos seniores!

abraço

Além dos que referes e de muitos outros, eu lembro que o Barroso e o Artur Jorge foram lançados no Arsenal, que era uma espécie de equipa B.
Eu sempre fui a favor da equipa B; acho que os custos são compensados pelos jogadores que se ganham. Há muitos jovens que se perdem quando saem dos juniores e outros são comprados muito novos ma sestão "tapados" pelos consagrados.
A questão do dinheiro é relativa. Eu tenho uma vaga ideia que o orçamento da equipa B, no ano em que foi extinta era de 200.000 euros. Ou estarei enganado e seriam 200.000 contos? Alguém tem memória disso?

Pé Ligeiro

#8
Quote from: cardoso on 31 de January de 2009, 22:21
Quote from: Pezinhuh on 31 de January de 2009, 14:07
Estou completamente de acordo, todos sabemos que a nivel financeiros ninguem ta bem, mas podemos tirar conclusões evidentes da equipa B que o Braga teve, foi de lá que saiu, o Tiago, o R. Rocha o Eduardo bem como outros jogadores, eu vejo as equipas B numa prespectiva de conclusao de formação. É logico que nao tem os mesmos objectivos, mas enfim lutam para chegar aos seniores!

abraço

Além dos que referes e de muitos outros, eu lembro que o Barroso e o Artur Jorge foram lançados no Arsenal, que era uma espécie de equipa B.
Eu sempre fui a favor da equipa B; acho que os custos são compensados pelos jogadores que se ganham. Há muitos jovens que se perdem quando saem dos juniores e outros são comprados muito novos ma sestão "tapados" pelos consagrados.
A questão do dinheiro é relativa. Eu tenho uma vaga ideia que o orçamento da equipa B, no ano em que foi extinta era de 200.000 euros. Ou estarei enganado e seriam 200.000 contos? Alguém tem memória disso?



Só para recordar...

Quote from: nandes on 22 de May de 2006, 08:53




Quote from: nandes on 12 de May de 2006, 12:29


Salvador garante continuação da equipa B

No dia em que o FC Porto anunciou a extinção da equipa B, António Salvador deu sinais fortes de que, em Braga, se caminha no sentido oposto. À questão sobre se a equipa B vai continuar em Braga, o líder da SAD foi claro na resposta: "Continuamos a acreditar que pode haver reestruturação e retirar dividendos no futuro". E continuou: "A equipa B já está inscrita para a próxima temporada, logo tudo indica que vai continuar".

In O JOGO


Relativamente ao empréstimo de jogadores, independentemente de ter-mos equipa B ou não, sou a favor deles. Porquê? Porque se forem emprestados para equipas da Liga ou da Honre, a competitividade é muito superior à da II B e tornará os atletas muito mais "jogadores". Desde que vão para equipas onde joguem, sou a favor dos empréstimos.

Também sou totalmente contra que os jogadores andem na "B", 3 e 4 anos, ou são jogadores ao fim de 1 ou 2 anos ou então já não saiem da mediania e aí é despachá-los e dar oportunidade a outros mais jovens.

FICO MUITO SATISFEITO PELA DECISÃO DE PRESIDENTE EM MANTER A EQUIPA "B" (e eu que estava a pensar em torner-me sócio do vsc, para ver jogos ao domingo de tarde ;D ;D ;D)








10 (DEZ) DIAS DEPOIS, ISTO... >:(




Quote from: sheli on 22 de May de 2006, 08:19



"Criação de um departamento de prospecção em estudo
L.D.

António Salvador, presidente da SAD, vai reunir hoje com João Cardoso para definir o futuro do ex-adjunto de Jesualdo Ferreira. Sem lugar na equipa técnica de Carlos Carvalhal, João Cardoso deverá ser convidado a continuar ligado ao clube da cidade dos Arcebispos, mas no desempenho de funções de prospecção, cujo departamento deverá ser criado em breve.

Este convite deverá ser ainda extensivo a Barroso, cujo vínculo ao Braga termina no final do próximo mês. A criação de um departamento de prospecção ganha mais força numa altura em que tudo aponta para uma remodelação no futebol profissional arsenalista, com a eventual extinção da equipa B, por razões de natureza estrutural, desportiva e financeira. A possibilidade da extinsão da equipa B é real, está a ser alvo de um estudo há já algum tempo e resultados indicam ser essa a melhor solução, mas só numa reunião agendada para esta semana a decisão definitiva irá tomada. Um clube satélite ou a cedência temporada de alguns dos futebolistas mais promissores será o caminho a seguir. "

In O JOGO




A ir avante esta medida, fico triste...muito triste. :-[




Quote from: cardoso on 25 de May de 2006, 00:02
(...)
No Sporting de Braga foi anunciada a extinção da equipa B. Diz-se que tal se deve à falta de motivação para uma equipa condenada a não poder subir de divisão, vítima de critérios injustos por parte da Federação. Mas o certo é que a equipa B era também encarada por muitos como um encargo financeiro. Mau grado o trabalho desenvolvido e que resultou na formação de alguns jogadores importantes, por vezes, quando é preciso cortar nas despesas, corta-se no elo mais fraco. Mais uma vez parece-me que se está aqui a confundir "gastos" com investimentos. Numa altura em que o professor Micael Martins apenas começava o seu trabalho, esta decisão parece-me precipitada. Segundo a Direcção da SAD, "Esta decisão é tomada em virtude de continuar a existir uma regulamentação inadequada e em nossa opinião inibidora das equipas "B" que as impossibilita de subir de divisão, retirando-lhes assim ambição desportiva". Trata-se de um argumento lógico e compreensível. Mas porquê agora, numa altura em que há 14 atletas com contrato firmado com o Braga? Agora, resta saber o que vai acontecer a estes jogadores. Trata-se de jogadores jovens, alguns com muito futuro e que, provavelmente, serão desperdiçados em clubes de pequeníssima dimensão, ao nível local e regional. É certo que nos últimos tempos, o número de atletas provenientes da B foi reduzido. Mas julgo não ser necessário relembrar os vários nomes que forneceram ao Braga bons valores.
A vitória histórica do ABC nos três escalões e a extinção da Equipa B do S. C. de Braga são, a meu ver os dois extremos, as duas perspectivas diametralmente opostas com que se pode abordar o papel da formação.
Talvez o exemplo do ABC no Andebol possa iluminar algumas mentes no Sporting de Braga. Mesmo sem equipa B, o S. C. de Braga não pode correr o risco de deixar de ser a escola quase exemplar que tem sido nas últimas décadas. Há que apostar um pouco mais nos nossos jovens. Com coragem.



Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Amigo Reis, o que eles têm na manga é muito simples: é como diz o joão da cal; é uma questão económica. Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar! Poupar é bom para o clube, mas ficar sem a "muleta" do recurso à B também é um risco.




Sou totalmente favorável à existência da equipa B. O que se gasta com essa equipa é menos do que aquilo que muitas vezes se paga por um jogador A para estar no banco.
BRAGA SEMPRE MAIS!

joaobl03

Uma equipa B faria imenso jeito ao SCB , era uma forma de dar oportunidade aos jogadores que vêm da formação e de dar rodagem aos jogadores do plantel principal que são menos utilizados . O unico problema são os encargos financeiros que podem advir da criação de uma equipa B . Refiro tambem que o SCB poderia estar inserido na liga intercalar , que só nos traria vantagens , mas por vontade dos nossos dirigentes não estamos , sabe-se lá porque !
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Pé Ligeiro

#10
Quote from: Ferreira-Braga on 24 de May de 2006, 23:32
Quote from: Apenas_Braga on 24 de May de 2006, 11:02

Por isso pergunto, será rentável estar mais um ano a gastar 70.000 Contos para nada ?


70.000 contos é mais ou menos aquilo que o Cândido Costa ganha por ano (Fonte próxima do processo).

Esse valor para uma equipa de futebol são migalhas...

Não será por essa razão, mas talvez por influências exteriores de alguém que possa ver maior campo de acção para negociar jogadores, pois dos júniores só por milagre é que algum terá entrada directa no plantel.

Mais uma machadada na formação.

O Braga fica cada vez mais dependente de empresários ávidos de fazerem transações, para poderem ganhar bom dinheiro.

Acabamos com a equipa B, mas depois vamos contratar jogadores a uma equipa de segundíssima do Brasil- Rio Branco (o Espinho lá do sítio - sem desprimor para o Espinho).




NB: O jogador a que referia, contratado ao Rio Branco é o Wellington, contratado em Janeiro de 2006. Fez apenas 4 jogos pelo Braga na época 2005-2006. Estreou-se em 25/3/2006. Dos 4 jogos em que participou, o Braga perdeu 3.  Actualmente está no Santa Clara dos Açores, onde fez 2 jogos tendo jogado anteriormente no Portimonense e no OFI.
BRAGA SEMPRE MAIS!

cardoso

Fogo, Ferreira, já nem sei quem é que tem mais memória, se és tu ou o teu computador! Vocês são umas máquinas ;D ;D ;D

Afinal, eram menos de 200.000 euros!!!! *****!

Sobre o assunto, mantenho tudo o que escrevi em 2006 e que o Ferreira fez o favor de desencantar: confunde-se gastar com investir.

Kilo

Quote from: cardoso on 01 de February de 2009, 00:55
Fogo, Ferreira, já nem sei quem é que tem mais memória, se és tu ou o teu computador! Vocês são umas máquinas ;D ;D ;D

Afinal, eram menos de 200.000 euros!!!! *****!

Sobre o assunto, mantenho tudo o que escrevi em 2006 e que o Ferreira fez o favor de desencantar: confunde-se gastar com investir.

  80 mil contos são menos do que 200 mil euros???  ;D ;D

 

1989

boas,

estas medidas (promover as equipas B à liga vitalis) vão principalmente de encontro aos interesses dos estarolas!!! por mil e umas razões!!!! Poropunha então passar  de liga vitalis a ,,,,,,,a,,,,,,a,,,,,liga carlsberg!!!! é mais um elemento a juntar´para o "triunfo dos porcos"...pois toda a gente, por exemplo,  saberia quais as equipas a dar em directo no domingo de manha!!!

Temos os juniores (considero a nossa actual equipa B), uma vez que as oportunidades para lançar os jovens são de facto tão poucas, indepedentemente do treinador e tambem porque não considero tão estranho\ descabido  lançar um jogador com 17/18 anos na equipa principal devido ao processo de evolução na capacidade de trabalhar com os miudos (quero dizer,cada vez mais, atraves do aperfeiçoamento  na formação se pode reduzir o impacto de adaptação à equipa principal)!. Em termos de analise da capacidade do jogador num penso que se altere assim tanto com o alargar do processo de formação em mais tão pouco tempo!
Penso tratar se mais de uma questão de politica do cliube , ou em termos operacionais...decisões do treinador!


Pergunto então: se alongássemos o periodo de formação para mais 1, 2 ou 3 anos as possibilidades de integrar elementos na equipa principal aumentavam?

de facto, a mim parece me que não!! (embora quisesse pensar ao contrário....)


Mais, se esta lei se alterar .... será pelo interesse do Braga??????

Podem ficar com a taça, com a liga, com a liga carlsberg.....podem ficar com a vitalis\ 2ª via da carlsberg....mas não ficam o BRAGA!!! o BRAGA é nosso!!!!!

Pé Ligeiro

#14
Quote from: Kilo on 01 de February de 2009, 01:31
Quote from: cardoso on 01 de February de 2009, 00:55
Fogo, Ferreira, já nem sei quem é que tem mais memória, se és tu ou o teu computador! Vocês são umas máquinas ;D ;D ;D

Afinal, eram menos de 200.000 euros!!!! *****!

Sobre o assunto, mantenho tudo o que escrevi em 2006 e que o Ferreira fez o favor de desencantar: confunde-se gastar com investir.

  80 mil contos são menos do que 200 mil euros???  ;D ;D

 

Nem toda a gente é obrigada a perceber de matemática.  ;D Já tivemos um Primeiro Ministro que até era engenheiro (meu colega de Instituição), que não sabia fazer contas...   ;D ;D ;D
Eu também sei pouco de História...
(Desculpa lá Cardoso, mas teve que ser)  ;D ;D ;D


Agora a sério:

O valor em causa representa uma pequena percentagem daquilo que é o orçamento anual da SAD. Se fosse 70 mil contos, seria qualquer coisa próximo de 350 mil €. Se fosse 80 mil contos estaria nos 400 mil €. O Braga já tem pago mais na contratação de apenas um jogador, logo não me parece que se possa colocar ênfase na questão financeira, mas sim na estratégia a seguir, ou na falta dela. Como se pode ver pelo histórico deste processo, não parece ter havido uma estratégia firme quanto à questão de acabar com a equipa B, parece antes uma decisão mal pensada, mal ponderada, provavelmente influenciada pela decisão do Porto poucos dias antes de acabar com a sua equipa B, pois a 12 de Maio de 2006 António Salvador garantia que a equipa B era para continuar e 10 dias depois ( a 22 de maio 2006) acabou com ela.
Penso que não foi uma boa decisão e já na altura o disse. No entanto, seria necessário estudar bem as vantagens e inconvenientes e depois decidir com ponderação e sem pressões. Se se chegasse à conclusão que era mais benéfico ter uma equipa B avançava-se com ela. Embora eu seja favorável à existência da equipa B, se fosse demonstrado que a sua existência traria mais inconvenientes do que vantagens, seria o primeiro a apoiar essa decisão.

BRAGA SEMPRE MAIS!

cardoso

Obrigado, Ferreira. Há alguém que me compreende snif... snif... snif...
kilo malvado, é mau! buáááá... vou dizer ao ric! buáááá
Já não se pode trocar um 4 por um 2
eu não tenho culpa que quando acabaram os escudos e o contos eu ainda fosse bué de chavalito, muito piqueno! ;D

Agora a sério, como é óbvio concordo com o Fereira-Braga. Acho que foi uma decisão "por arrastamento" em relação ao Porto.
O Maritimo continuou com a equipa B e, ao que me parece, com bons resultados.

krugger


Penso que uma equipa B com a possibilidade de jogar na Liga Vitalis é algo que tem de ser equacionado muito seriamente pela direcção, os custos bem, já foi aqui discutido quanto custava a equipa B, juntem-lhe mais uns trocos,  por causa da inflacção  ;D, os proveitos que daí podem advir esses não podem ser quantificados, mas certamente que seriam bem mais, acho eu.
Acho que em vez de termos os jogadores, lá está, encostados nos respectivos clubes a que foram emprestados, sem hipoteses de evoluir e rumando ao mais do que evidente final de contrato e consequente não renovação, poderiamos rentabiliza-los numa equipa B a jogar numa liga competitiva na sua dimensão, beneficiavamos de uma observação meticulosa da evolução dos jogadores em vez de os treinadores tomarem as decisões com base em relatorios.... e mesmo para os jogadores estou certo que com a hipotese de disputar a Liga Vitalis, entre o Braga B e um clube qualquer, em termos animicos preferem o Braga, isso sem duvida.

Acho que esse seria o rumo certo, mas é evidente num campeonato competitivo, com objectivos.

Cumps

karon

Não concordo com a criação de equipas B, só significam despesa extra e criação de jogadores preguiçosos. É preferível pôr os jogadores a rodar em equipas do tipo merelinense, maria da fonte, ribeirão, para que os meninos mimados saibam o que custa a vida (de jogador profissional da bola com poucas ou sem condições de trabalho), e fazerem de tudo para voltar ao clube mãe.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Nuno À-Braga

O futebol não tem lógica sem equipas B. E fico-me por aqui, senão escreveria muitas páginas a enumerar vantagens e a compensar desvantagens.

rnmc

apesar das equipas B terem muitas vantagens não concordo com a sua criação pois a despesa é muito grande.
Devemos antes emprestar os jogadores a clubes pequenos e utiliza-los mais na taça da liga