News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

DM: o Grande ABC e a infeliz equipa B

Started by cardoso, 25 de May de 2006, 00:02

Previous topic - Next topic

cardoso

Há um fenómeno notável em Braga. Chama-se ABC e conquistou o seu 11º título nacional de Andebol. Mais: o ABC consegue o título nacional em 3 escalões: seniores, juniores e juvenis. Tudo isto numa época em que rigor orçamental foi palavra de ordem. Em seniores, o brioso ABC superou clubes com outros meios, com orçamentos bem mais chorudos, como o F. C. do Porto, o Belenenses e o Madeira SAD.
Foi um pavilhão completamente cheio, em delírio, que celebrou a vitória sobre o poderoso Porto no último jogo. O ABC soube cativar os bracarenses, envolvendo-nos numa onde de entusiasmo impressionante.
Mas foi também a vitória da prata da casa e do amor à camisola. Enquanto Porto, Madeira SAD e até Belenenses apostaram nas estrelas, em planteis recheados de nomes e euros, o ABC contou com um plantel jovem, constituído, na sua maioria, por atletas formados em Braga. Esta vitória mostra que, por vezes, o querer, a motivação e o espírito de grupo são mais importantes do que os currículos e os ordenados. Trata-se de um clube que sabe respeitar e valorizar as suas raízes, a sua identidade. Um clube que vive com uma personalidade própria, uma família no melhor sentido do termo. Uma família que cada vez mais se liga à cidade que o envolve e admira.
Portanto, ao ABC devemos um enorme obrigado não só pelo título conquistado mas também pelo entusiasmo que nos trouxe e pela confiança que depositou nos jovens atletas do clube. Uma lição para muito clubes ditos "grandes" no Andebol e não só. Obrigado, ABC.
No Sporting de Braga foi anunciada a extinção da equipa B. Diz-se que tal se deve à falta de motivação para uma equipa condenada a não poder subir de divisão, vítima de critérios injustos por parte da Federação. Mas o certo é que a equipa B era também encarada por muitos como um encargo financeiro. Mau grado o trabalho desenvolvido e que resultou na formação de alguns jogadores importantes, por vezes, quando é preciso cortar nas despesas, corta-se no elo mais fraco. Mais uma vez parece-me que se está aqui a confundir "gastos" com investimentos. Numa altura em que o professor Micael Martins apenas começava o seu trabalho, esta decisão parece-me precipitada. Segundo a Direcção da SAD, "Esta decisão é tomada em virtude de continuar a existir uma regulamentação inadequada e em nossa opinião inibidora das equipas "B" que as impossibilita de subir de divisão, retirando-lhes assim ambição desportiva". Trata-se de um argumento lógico e compreensível. Mas porquê agora, numa altura em que há 14 atletas com contrato firmado com o Braga? Agora, resta saber o que vai acontecer a estes jogadores. Trata-se de jogadores jovens, alguns com muito futuro e que, provavelmente, serão desperdiçados em clubes de pequeníssima dimensão, ao nível local e regional. É certo que nos últimos tempos, o número de atletas provenientes da B foi reduzido. Mas julgo não ser necessário relembrar os vários nomes que forneceram ao Braga bons valores.
A vitória histórica do ABC nos três escalões e a extinção da Equipa B do S. C. de Braga são, a meu ver os dois extremos, as duas perspectivas diametralmente opostas com que se pode abordar o papel da formação.
Talvez o exemplo do ABC no Andebol possa iluminar algumas mentes no Sporting de Braga. Mesmo sem equipa B, o S. C. de Braga não pode correr o risco de deixar de ser a escola quase exemplar que tem sido nas últimas décadas. Há que apostar um pouco mais nos nossos jovens. Com coragem.

mágicoBRAGAallez


Ultra81

#2
Quote from: cardoso on 25 de May de 2006, 00:02
Mas foi também a vitória da prata da casa e do amor à camisola. Enquanto Porto, Madeira SAD e até Belenenses apostaram nas estrelas, em planteis recheados de nomes e euros, o ABC contou com um plantel jovem, constituído, na sua maioria, por atletas formados em Braga. Esta vitória mostra que, por vezes, o querer, a motivação e o espírito de grupo são mais importantes do que os currículos e os ordenados. Trata-se de um clube que sabe respeitar e valorizar as suas raízes, a sua identidade. Um clube que vive com uma personalidade própria, uma família no melhor sentido do termo. Uma família que cada vez mais se liga à cidade que o envolve e admira.


Cardoso, todo o texto em si está muito bom, mas gostaria de realcar o paragrafo acima...
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

joao da cal

Sem dúvida, com condições inferiores a outros, obteve um grande êxito desportivo pelo que está de Parabéns o ABC!
Relativamente ao Braga B, acredito que a sua extinção  ter-se-á devido a questões económicas. É a crise... No plano desportivo é mau, mas espero que a Direcção do Braga arranje soluções, protocolos, para que esse projecto possa continuar e o Braga continue a colher frutos dele.
Um Bom Dia para todos!

senzala

As criticas à direcção pelo fecho da euqipa B deveriam ter sido mais incisivas, até porque esta direcção fez as coisas pela calada e os esclarecimentos que prestaram foram quase nulos.
Rossas - Vieira do Minho

LOBO

era proveitoso que daqui para a frente apostassem numa formação forte, continuada, organizada e com orizontes muito bem defenidos, já que vão deixar de ter os custos bem elevados que teriam se a equipa B continuasse, só assim poderei vir a compreender esta decisão

Muito bom texto CARDOSO   

Reis

Sinceramente tenho pena!
Mas continuo a acreditar na direcção!
Se assim o fez é porque tem alguma na manga e acha que será melhor para o clube!
Vamos ver onde vão para os nossos jovens...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

cardoso

Amigo Reis, o que eles têm na manga é muito simples: é como diz o joão da cal; é uma questão económica. Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar! Poupar é bom para o clube, mas ficar sem a "muleta" do recurso à B também é um risco.


PauloLopes

O ABC foi campeão nacional de andebol com a "prata" da casa e sem equipa B, ou seja muitos dos jovens ou ainda jogam ou passaram directamente dos juniores para os seniores.

E no Enorme tem de acontecer o mesmo, os bons jogadores não têm idade para serem séniores, podem ser com 16, 17 (caso do Bruno Gama) ou com 18 (caso do Cicero e o Tiago).

São jovens que no meu entender nem tinham necessiadade de passar pela equipa B, era de junior a sénior.

O que é preciso é ter uma boa formação, olheiros e não "tachos", e um treinador que aposte neles.

Reis

Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar!


Tal como já escrevi!
Tenho confiança na direcção...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

cardoso

Quote from: Reis on 26 de May de 2006, 17:19
Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar!


Tal como já escrevi!
Tenho confiança na direcção...

Eu quero ter...

senzala

Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 17:24
Quote from: Reis on 26 de May de 2006, 17:19
Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar!


Tal como já escrevi!
Tenho confiança na direcção...

Eu quero ter...

Eu NAO consigo ter, é impossivel depois de tantas mentiras.
Mas já que poupam, que modernizem o clube e que implantem os prometidos pagamentos de cotas via Multibanco, entre outras mentiras.
Rossas - Vieira do Minho

BRAGA FOREVER

#12
Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Amigo Reis, o que eles têm na manga é muito simples: é como diz o joão da cal; é uma questão económica. Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar! Poupar é bom para o clube, mas ficar sem a "muleta" do recurso à B também é um risco.



Mais um grande texto Cardoso!

Ao poupar 60 a 80 mil contos anuais com a equipa B é uma atítude irracional, e com um único objectivo que é o Económico!

Esses 80 mil contos vão nos sair caro,muito caro pois vai-se poupar dinheiro,mas vamos perder a mística Braguista que é incutida a todos os jogadores dos escalões abaixo.
Eu pessoalmente conheço alguns atletas do Braga B que mesmo não sendo de cá ,já tinham a mistica e a cultura de vitória do nosso Braga!

Pelo menos temos o ABC,que valoriza os nossos jovens. ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

braguista365

Quote from: cardoso on 26 de May de 2006, 16:59
Amigo Reis, o que eles têm na manga é muito simples: é como diz o joão da cal; é uma questão económica. Poupar 80 mil contos. Falta saber é se isso é poupar! Poupar é bom para o clube, mas ficar sem a "muleta" do recurso à B também é um risco.


para tirar dividendos é preciso investir,e a equipa b ,a meu ver,era um bom investimento

Quem souber que responda.
Li algures que os clubes no futuro vão ser obrigados a terem uma determinada cota de jogadores oriundos da formação. Alguém sabe de algo?

Em relação ao texto, concordo com o que foi dito, com a excepção de uns pequenos pormenores relacionados com o ABC. Acho que o ABC tem uma excelente escola de formação que, comparativamente, é superior à do SCB. A questão reside no dinheiro. O ABC passou por momentos graves e apostou no mais barato, porque antes, a verdade é que comprou mais, que investiu na formação(comparando com a actualidade).

A diferença de nível entre os bons jogadores de andebol do campeontao português e os jogadores medianos não é abismal.  O mesmo não se passa no futebol.

O campeonato português de andebol este ano foi uma m****. Liga e divisão de Elite... uam palhaçada.

Apesar de tudo. EXCELENTE ABC!!! MARAVILHOSO ABC!!!

Força Gverreiros

cardoso

Tens razão Zé, o futebol é muito menos equilibrado em termos orçamentais. Mas não podes negar que o Porto e o Madeira partiram com orçamentos muito mais elevados.