News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

DOMINGOS PACIÊNCIA ASSUME CANDIDATURA AO TÍTULO

Started by Zinired, 02 de January de 2010, 15:15

Previous topic - Next topic

Pedro_RBA

Quote from: abesbilico on 05 de January de 2010, 23:26
Para mim, o Braga já é o Campeão há muito tempo, campeão do meu coração, e sempre será, nem que esteja na última divisão. :D

Ora aqui está... Palavras sábias.

O Braga sempre foi Campeão. Pelo menos para mim. ;)

Saudações Ultras

duke

O incontornável Braga e os outros candidatos

O balanço da primeira volta do campeonato nacional de futebol pode muito bem começar pela lista de treinadores que sobreviveram às primeiras 15 jornadas. Domingos Paciência, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Carlos Brito, Jorge Costa e José Mota - inclua-se também Manuel Machado, longe da Liga por motivos de saúde. Trata-se de um grupo restrito o lote de resistentes na primeira metade de uma temporada que teve tanto de agitada como de atípica.

Foram quase tantas trocas de treinador como jornadas. Mas José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, tão depressa fala de "alguma anormalidade" e de "sinais de desmotivação" na Liga, como do "trabalho extraordinário" desenvolvido pelo "jovem promissor" Domingos Paciência entre um lote de treinadores que em Agosto se gabava de ser cem por cento nacional.

Até ver, 2009/2010 tem sido o campeonato da estabilidade do surpreendente Braga, a tal equipa que já foi primeira classificada à 19.ª jornada (decorria a temporada de 2004/05), mas que nunca fez melhor do que um quarto lugar. Paralelamente, tem sido também o campeonato do Benfica, versão Jesus, do melhor Benfica desde que uma vitória vale três pontos. Nunca os benfiquistas tinham feito mais de 33 pontos nas 15 primeiras jornadas. Desta vez já levam 36 na sua contabilidade e com direito a 39 golos marcados, o melhor ataque da competição. Despertou Cardozo, melhor marcador da prova com 14 golos, acompanha Saviola, prova viva do forte investimento das "águias" para esta maratona. E reagem os adeptos. Pouco espantará se a taxa de ocupação dos estádios aumentar nesta segunda volta...

A primeira metade teve de tudo. "Chicotadas" a torto e a direito, a queda de Paulo Bento, os problemas de saúde de Manuel Machado que deixaram o europeu Nacional à deriva e a aparição de André Villas-Boas, treinador que era-e-não-era do Sporting e que foi direitinho para o leme desgovernado da Académica. E casos: da secretaria aos túneis, passando por decisões controversas nos relvados.

De volta ao epicentro da questão. O Braga foi o último clube de Jorge Jesus, treinador do Benfica, segundo classificado, e de Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, terceiro. O benfiquista diz que uma segunda volta igual à primeira chega para o título. O portista admite duas falhas e promete rectificar em 2010. Tem a palavra Domingos.


Não há volta a dar. O balanço da primeira volta do campeonato passa obrigatoriamente pelo Sporting de Braga e pelo facto de esta ser apenas a oitava vez desde que a prova existe em que o líder da primeira volta não é um dos três grandes (e nos últimos 20 anos, só por três vezes é que o líder da primeira volta não foi campeão nacional). O Belenenses conseguiu esse feito quatro vezes, o Boavista duas e a Académica uma, antes de o Braga se intrometer nas contas dos grandes.

O topo da classificação está apertado? Que o diga nomeadamente o FC Porto, que nos últimos 20 anos só não foi líder à 15.ª jornada em duas ocasiões (o Sporting em 2001/02; o Benfica em 1993/94) e que continua a ser a equipa mais vezes líder à viragem do campeonato (27 vezes). A equipa de Jesualdo Ferreira até soma mais um ponto (32) do que em igual número de jogos no ano passado (31), mas há que ter em conta a concorrência e o facto de este ser o terceiro pior pecúlio dos "dragões" à 15.ª ronda nos últimos dez anos."

http://desporto.publico.clix.pt/