News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A nova lei do tabaco nos estádios !

Started by jaimec, 27 de December de 2007, 10:25

Previous topic - Next topic

jaimec

A nova lei do tabaco, que entra em vigor a 1 de Janeiro e proíbe o fumo na maioria dos locais fechados, não irá afectar os estádios de futebol, em cujas bancadas continuará a ser permitido fumar.

A avaliação em relação aos estádios de futebol foi dada à Agência Lusa pela jurista Nina de Sousa Santos, da Direcção Geral de Saúde, responsável que deu como exemplo as esplanadas com cobertura, mas que se encontram ao ar livre.

"(As bancadas nos estádios) não são fechadas. É como se estivesse numa esplanada com um telheiro, com um toldo, mas não deixa de estar ao ar livre. É esta a interpretação da Direcção Geral de Saúde", disse Nina de Sousa Santos.

A lei 37/2007, publicada a 14 de Agosto no Diário da República, restringe a partir do próximo ano o fumo a grande parte dos locais, e nas instalações desportivas a sua proibição cinge-se às zonas fechadas.

Nina de Sousa Santos revelou não ter muita informação em relação às áreas dos estádios de futebol, mas explicou que a lei se aplicará às zonas fechadas, não incidindo na área das bancadas que estão ao ar livre.

Em Portugal, todos os estádios têm zonas de bancadas ao ar livre, embora alguns contemplem também camarotes fechados.

In Record.pt

Sendo fumador, devo no entanto dizer que esta interpretação da lei é no mínimo laxista ... em termos estritamente legais, sendo um local público, também não deveria ser permitido fumar .A questão do fumador passivo é aqui fundamental ... eu confesso que fumo um cigarro no intervalo e outro no fim, se puder vou até á escadaria, para chatear o mínimo de povo possível .Gostava de ler as vossas opiniões sobre uma questão que acho importante .

Vlad

Sou a favor da proibição de fumar nos estádios, à semelhança de qualquer local público fechado. É verdade que as bancadas são ao ar livre, mas o que é certo é que se tivermos um fumador ao nosso lado ou à nossa frente, o fumo é extremamente incómodo. Todos nós temos o direito de não fumar!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

JCosta

É daqueles casos em que se se olhar para a lei com objectividade vemos uma coisa e se quiser-mos bom senso vemos outra.

De facto, uma bancada coberta é um local tão público e tão fechado como uma esplanada e faz sentido a permissão, enquanto por baixo das bancadas e do relvado os espaços são fechados e portanto, a proibição impões-se.

Por outro lado, ás vezes estamos a ver um jogo e levar com o fumo do espectador da frente o que é horrivel enquanto por baixo andam-se a estacionar carros e não se pode fumar.

Saudinha... da boa.

Vlad

Independentemente da objectividade com que se interpreta a lei, nada impede o SCB de proibir fumar nos seus jogos.

monica-sousa

compreendo que para quem fuma deve ser complicado aguentar um jogo sem fumar...
mas custa bem mais a quem não fuma apanhar com o fumo dos outros, é extremamente desagradável!
já tive de chamar a atenção de um senhor que estava na cadeira à frente porque estava a tornar-se impossível estar ali, e para quem tem problemas respiratórios é do pior!
admiro a atitude do jaimec mas como deves saber há pessoas que não têm a mínima preocupação com os outros!

por isto, penso ser importante a proibição de se fumar num estádio!!

Elvis

È Bm feito....Lembro-me nu 1º de maio na bl..era bue peqenu ainda..um gaju a fumar um charro....apanhei cm u fumo td respirei e fiquei td tonto.....cheguei a casa a minha mae desconfiou q fumava e o Caralh* :-\ é bm feito...
ja no Axa a Minha beira um gaju a fumar charuto.....qa Put* de cheiro   :D

[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

HappyBraga

Quote from: Vlad on 27 de December de 2007, 10:59
Sou a favor da proibição de fumar nos estádios, à semelhança de qualquer local público fechado. É verdade que as bancadas são ao ar livre, mas o que é certo é que se tivermos um fumador ao nosso lado ou à nossa frente, o fumo é extremamente incómodo. Todos nós temos o direito de não fumar!

Sou fumador e acho que deveria ser proibido fumar nos estádios.. precisamente no jogo com o Boavista estava eu a fumar o meu cigarrinho a meio da 1ª parte.. quando ouço uma voz a dizer : "olhó fumo rapaz!!" Prontamente pedi desculpa e apaguei o meu cigarro consciente de que ninguem é obrigado a gramar com os meus vicios..

P.S: Agora tb acho que deveria existir uma zona pa um gajo fumar um cigarrinho ao intervalo pelo menos!  :D
http://img692.imageshack.

2378

Como recinto público e desportivo deveria ser proíbido fumar, no entanto sou a favor que criem zonas onde seja permitido fumar, no caso do EMB, podia ser numa zona perto dos torniquetes, ou melhor ainda, colocar uns "chapeuzitos" como tem no aeroporto Sá Carneiro.

ahhhhh,  sou não fumador  ;)

JCosta

Quando fui a Londres ver o Braga contra o Totenham reparei que não se podia fumar lá no estádio e que até era eficaz o controle a quem fumava.

Ninguem foi corrido man muita gente teve de apagar o cigarro.

E não houve nenhum problema por causa disso.
Saudinha... da boa.

DiogoEA

Acho que a lei também se devia aplicar em estádios, eu estou num sítio em que quase toda a gente à minha volta fuma e é por vezes o cheiro e o fumo são insuportáveis!

joaosousabraga

Os tipos que estão à minha frente costumam fumar e eu sinto-me muito incomodado porque o fumo vem direito a mim... Deviam ter mais cuidado.

MrCasp

Infelizmente a lei peca por defeito em diversos aspectos, e este é mais um. Desporto deveria (!) ser sinónimo de salubridade...
Já que a lei nos fica a dever esta vamos tentar 'incentivar' os nosso vizinhos de estádio a não fumarem  ;D

Augusto Gomes

Não fumo , estou contra o fumo, mas também contra os fundamentalismos proibicionistas...

Sou às vezes incomodado com o fumo em volta.(parece impossivel, mas no Estádio o fumo não se espalha rapidamente como seria de desejar...).

Mas sou primeiro pela autodisciplina do fumador que em regra não existe...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Telmo Peixoto

Quem faz as leis nao pode ficar eternamente nos gabinetes e nao ter bom senso!!! É mesmo uma falta de respeito por quem quer o melhor pra sua saude e para a saude dos seus filhos!

Quem vai com frequencia aos estadios do futebol, sabe muito bem k apesar de estarmos num local aberto k se ao seu lado tiverem pessoas a fumar essa pessoa leva com o cheiro o jogo todo sem necessidade! Como acho uma aberracao a decisao de se deixar a continuar a fumar nos estadios nao me vou alongar muito nas minhas criticas e apenas vou dizer às pessoas k mantiveram a possibilidade de fumar num estadio de futebol, k caso tenham filhos, desejo k os seus filhos fiquem situados entre 2 fumadores viciados e k depois peçam aos filhos uma opiniao sobre  se e melhor proibir ou nao de fumar nos estadios! Digam-me qualquer coisa!!!!!!!!!!!! =/

Força Enorme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dracul

Este é um assunto delicado, porque tanto os não-fumadores como os fumadores têm direitos... e deveres.
Na minha opinião, a proibição de fumar também devia ser extensível aos estádios de futebol, mesmo sendo espaços ao ar livre. Quem não fuma sabe o quanto incomoda o fumo dos vizinhos.
Mas também acho que deviam ser criadas zonas para fumadores, pois há pessoas que não aguentam tanto tempo sem dar umas passas.
Haja bom senso!

braga2007

Acho bem, mesmo não sendo fumador, os estádios são sítios amplamente abertos, o fumo não afecta quase nada, muito diferente do que por exemplo um café, embora por vezes levármos com algum na cara.

João-Braga

Quote from: braga2007 on 27 de December de 2007, 16:26
(...)os estádios são sítios amplamente abertos, o fumo não afecta quase nada(...)
Olha que se tiveres fumadores à tua frente ou ao teu lado afecta e muito...

cardoso

Quote from: Elvis on 27 de December de 2007, 11:37
um gaju a fumar um charro....apanhei cm u fumo td respirei e fiquei td tonto.....cheguei a casa a minha mae desconfiou q fumava e o Caralh*

;D ;D ;D ;D ;D ;D
[escangalhado a rir mode]
;D ;D ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D
[/escangalhado a rir mode]

Desculpem lá....
Agora a sério: como fumador, sinto-me cercado: o Sócrates é meu amigo, não quer que eu fume no trabalho, mesmo que seja num barraco isolado. No estádio, já li qualquer coisa que diz que a lei não se aplica.
Mas sabem que mais? Vou aproveitar mais esta hipocrisia do Sócrates para deixar de fumar. Desta é que é. Depois deixo-me das cocas-colas, deixo de tomar café, vou deixar os açucares, acabar com os salgados, nada de carnes gordas, com um bocado de sorte ainda me vão obrigar a deixar de f####... em nome do ambiente...
PQP!

El_Gavion

Quote from: cardoso on 27 de December de 2007, 16:53
Quote from: Elvis on 27 de December de 2007, 11:37
um gaju a fumar um charro....apanhei cm u fumo td respirei e fiquei td tonto.....cheguei a casa a minha mae desconfiou q fumava e o Caralh*

;D ;D ;D ;D ;D ;D
[escangalhado a rir mode]
;D ;D ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D
[/escangalhado a rir mode]

Desculpem lá....
Agora a sério: como fumador, sinto-me cercado: o Sócrates é meu amigo, não quer que eu fume no trabalho, mesmo que seja num barraco isolado. No estádio, já li qualquer coisa que diz que a lei não se aplica.
Mas sabem que mais? Vou aproveitar mais esta hipocrisia do Sócrates para deixar de fumar. Desta é que é. Depois deixo-me das cocas-colas, deixo de tomar café, vou deixar os açucares, acabar com os salgados, nada de carnes gordas, com um bocado de sorte ainda me vão obrigar a deixar de f####... em nome do ambiente...
PQP!

Tudo isto para morreres cheio de saudinha!! ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Vlad

Cardoso,

A diferença é que não incomodas mais ninguém a beber coca-cola, nem a tomar café, nem com os excessos de açucares, nem com os salgados ou carnes gordas, e muito menos a f####...  ;D
O mesmo já não se pode dizer quando fumas no estádio e estás rodeado de pessoas. Incomoda e muito!!!!
E se podem aguentar sem fumar para ir ao cinema, ou a ir às compras a um centro comercial, também o podem fazer num estádio a assistir a um jogo. São só 90 minutos.