News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A nova lei do tabaco nos estádios !

Started by jaimec, 27 de December de 2007, 10:25

Previous topic - Next topic

Pedro_RBA

[joke mode on]

O que?? Querem proibir o tabaco no estádio? Mas querem acabar com as claques??  ;D ;D

[joke mode off]

Não fumo, até não me chateio estar num estádio com alguém a fumar ao meu lado mas compreendo quem se chateie.

Acho importante aqui a coerencia e as boas maneiras de cada pessoa. As pessoas deviam ser auto-suficientes para perceber que se o seu fumo esta a prejudicar o vizinho do lado é melhor apagar o mesmo. Escusava-se medidas rigidas  á la Salazar..

Mas isto era no meu mundo encantado dos brinquedos...

Saudações Ultras

José Paulo Pedrosa

O Socrates tem andando a fazer muitos amigos em todos os sectores da sociedade...agora meteu-se com os fumadores...será que vai ganhar um novo mandato ??? As opções que temos para votar também são uma valente mer** ::)
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

cardoso

Vlad
compreendo perfeitamente. Mas em 90% dos jogos há sectores vazios para onde os fumadores se podem deslocar. E há o espaço debaixo das bancadas para dar umas passas no intervalo. Se a lei fosse aplicada nos estádios era proibido também nesses locais.
Quanto ao resto, caro amigo, há muito que não fumo durante o jogo porque senão os meus vizinhos linchavam-me; a começar pelo meu filho.
Mais uma vez, com um pouco de sensibilização a coisa resolvia-se. A proibição devia ser o ultimo recurso. Mas a governação faz-se normalmente da forma que o povo quer: pelo cacete. O povo gosta é de cacete.

J. P. Pedrosa, completamente de acordo.

A.Castro

Eu como sou fumador...mt embora não seja dakeles k acendem 1 com o outro....gosto de fumar um cigarrito durante a partida de futebol!!!!he he he hehe
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

1

Tava a ver que o Mesquita não ia puder fumar o seu charuto  ;D ;D ;D ;D

Concordo com esta lei embora ache a lei espanhola melhor. Claro que também a lei espanhola não mudou nada...

Agora deixar de fumar em discotecas?? Muito estranho..

No estádio como é ao ar livre acho normal embora saiba que incomoda e já mudei de lugar por isso embora ache que deviam ser os outros (os que fumam) a mudar.

LeonelP

Quote from: Pedro_RBA on 27 de December de 2007, 17:17
[joke mode on]

O que?? Querem proibir o tabaco no estádio? Mas querem acabar com as claques??  ;D ;D

[joke mode off]

Não fumo, até não me chateio estar num estádio com alguém a fumar ao meu lado mas compreendo quem se chateie.

Acho importante aqui a coerencia e as boas maneiras de cada pessoa. As pessoas deviam ser auto-suficientes para perceber que se o seu fumo esta a prejudicar o vizinho do lado é melhor apagar o mesmo. Escusava-se medidas rigidas  á la Salazar..

Mas isto era no meu mundo encantado dos brinquedos...

Saudações Ultras

Pois. O ideal seria mesmo isso. Mas infelizmente alguns portugueses não têm isso, por isso tem que se estabelecer regras...

Ricardo

Na Escócia, do dia para a noite foi proibido fumar em qualquer espaço fechado (essa sim, uma lei de jeito). Em quase dois anos que morei lá depois da lei ter sido instaurada ouvi um fumador a queixar-se de tal lei. Todos os outros estavam bastante contentes - 1) sempre que iam a um pub, bar ou restaurante saíam de lá sem tresandar a fumo, 2) deixaram de fumar tanto e sentiam-se bastante melhor e 3) gastavam muito menos dinheiro quando saíam. Esta não é a opinião de duas ou três pessoas! É a opinião de centenas de pessoas que eu conheço lá!
Vai doer no primeiro mês, depois disso, vai andar toda a gente a agradecer ao Sócrates.
A coisa a lamentar é que a lei tenha sido feita ao meio pau. Há imensos exemplos lá fora de como uma lei anti-tabagismo pode ser bem feita.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Jazzdevill

Concordo que se deve ter respeito por quem não fuma e que não é lícito obrigar outras pessoas a respirar o fumo dos cigarros de outrém. Mas os fumadores também têm direitos. Ando ansioso que se comece a legislar a poluição sonora para poder começar a xibar os putos que berram nos restaurantes, inundando os meus ouvidos indefesos enquanto os pais complacentemente enfardam a sua dose. Os parôlos do "tunning" também vão entrar pela madeira dentro com as suas ponteiras de escape. E vou propôr um baixo-assassinado para banir carros de alta cilindrada de circular no meu ar, vão ter que circular em locais apropriados para o efeito, tipo autódromos hermeticamente selados. E os outros carros e motas com motores de explosão, já que falo no assunto. Exijo ar limpo para os meus pulmões sempre que saio à rua. E compreendo que o meu cigarrinho seja poluente, até já nem há fábricas que "cagam" para o ar toneladas de químicos a cada segundo, isso é coisa do passado e de um planeta sem consciência ecológica. E já agora quem usa desodorizantes aerossóis, sem esquecer que não pode evidentemente deixar o sovaco exalar odores porque o meu nariz é muito sensível e não pode ser exposto a diversificadas malinas. As velhotas que gastam uma lata de laca por dia para segurar o "capacete" também deviam ser coagidas à coima para deixarem de o fazer - o sabão rosa não prejudica o ambiente e até precisa de revitalização. E o pessoal que passa os jogos inteiros a gritar barbaridades? MULTA. Os criminosos que vão ao bar no intervalo e voltam carregados de bollycaos com brinde, tudo embrulhadinho em plástico, acompanhado do obrigatório copo XXL de coca-cola que após deglutir acaba invariavelmente no chão? Já agora quem usa símbolos religiosos, maomés ou cricifixos, também atentam contra o meu direito ao ateísmo e a não ser psicologicamente afectado por essas manifestações metafísicas... Também estou ansioso que banam dos locais públicos pessoas de indumentária duvidosa ou que os identifiquem com grupos fora da "norma", tipo calças de cintura descaída ou rôtas, decotes generosos, botas por fora das calças, sandálias com meias, fatos de bombazine com cotoveleiras, pigmentos verde-alface, côr-de-rosa ou laranja em qualquer peça: evidente poluição visual de efeito tremendamente traumático. E quando for a um bar e a música estiver muito alta vou chamar a ASAE porque aquilo é um local público e posso ferir os tímpanos - o gozo de uns é permitido desde que não prejudique a saúde dos outros. E já que embalei, podia criar-se uma lei para proibir os mostrengos que dançam mal e traumatizam o meu sentimento do estético - quem não sabe faz como eu, está quietinho. E no S. João devia passar a ser proibido assar sardinhas porque toda aquela fumaça é do pior, nem se pode sair á rua. E livre-se o(a) marmanjo(a) que me enfiar um alho pôrro na benta, vai haver problemas sérios. Das marteladas nem vale a pena falar. E desgraçada da loja que me vender carnes, vegetais ou frutas crescidas a químicos. E vou exigir ketchup, mostarda e mayonnaise sem corantes e conservantes porque não posso ser obrigado a esse consumo quando tudo o que pretendo é o sabor. A partir de agora o pessoal leva as comprar do feira nova no bolso porque os sacos plásticos são terríveis para o ambiente, empesta por séculos o chão que dá as uvas que comemos. E já agora propunha-se também a eliminação de qualquer linha eléctrica e antenas de telemóveis que até provocam cancros. Não quero ver mais em qualquer lugar público computadores, de secretária ou portátil (laptop/desktop para os inglesistas), pois libertam radiações que até impotência (ai não sabiam? ah pois é...!) podem causar. E esqueçam os plasmas, LCD's e os caixotes dos antigos pois a radiaçãozinha dispensa-se. Bem, acho que já chega, fiquem lá com o vosso arzinho do mais puro que pode haver, do meu cigarrinho ninguém mais há-de sentir o cheiro. Só tenho uma condiçãozinha: cumpram com o enumerado acima que eu agradeço e cumpro escrupulosamente, tá bem?

sheli

Quote from: João-Braga on 27 de December de 2007, 16:40
Quote from: braga2007 on 27 de December de 2007, 16:26
(...)os estádios são sítios amplamente abertos, o fumo não afecta quase nada(...)
Olha que se tiveres fumadores à tua frente ou ao teu lado afecta e muito...

100% de acordo com o João-Braga....afecta de forma sufocante,horrivel mesmo. :-\ :-\
FcCastro

Pedro

Quote from: jaimec on 27 de December de 2007, 10:25

eu confesso que fumo um cigarro no intervalo e outro no fim, se puder vou até á escadaria, para chatear o mínimo de povo possível .Gostava de ler as vossas opiniões sobre uma questão que acho importante .

Já somos dois.Sou fumador mas não gosto de incomodar as pessoas q me rodeiam com o meu fumo.
Quanto ao tópico, sinceramente acho q há aqueles q fumam em demasia e por isso incomoda quem os rodeia no entanto um cigarrito no intervalo acho não incomoda ninguém.

perrinchon 66

ja falta pouco para que o fumador que muito dinheiro dá ao estado mas mesmo muito nao tenha direitos,estou a ver como quando era miudo escondia o tabaco nas meias por causa do meu pai,parece que vou ter de começar a fazer o mesmo...pode-se comprar tabaco mas nao se pode fumar,mas pode-se comprar...onde já ouvi isto.

A.COSTA

Como ex-fumador, de muitos anos, digo isto:

1. Deveria ser estritamente proibido fumar nos estádios e em todos os outros locais públicos em que o fumo incomode quem não fume, em especial as crianças. É um péssimo exemplo que recebem regularmente dos mais velhos:P :P :P

2. Mesmo que a  Lei não proiba as pessoas deveriam ter a educação e civismo suficientes para não perturbar os outros com os seus vícios;  ::) ::) ::) ::)

3. A próxima medida deveria ser encarecer muito mais o tabaco. Mas muito mais;  :o :o :o

4. Os fumadores deveriam fazer um esforço para deixar de fumar (eu sei que custa e se custa), deixando assim de engordar diariamente os cofres do estado para que os governantes gastem normalmente mal esse dinheiro.  ;) ;) ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

(S)oon(C)hampion(B)raga

A nova lei do tabaco, que entra em vigor a 1 de Janeiro e proíbe o fumo na maioria dos locais fechados, não irá afectar os estádios de futebol, em cujas bancadas continuará a ser permitido fumar.

A avaliação em relação aos estádios de futebol foi dada à Agência Lusa pela jurista Nina de Sousa Santos, da Direcção Geral de Saúde, responsável que deu como exemplo as esplanadas com cobertura, mas que se encontram ao ar livre.

"(As bancadas nos estádios) não são fechadas. É como se estivesse numa esplanada com um telheiro, com um toldo, mas não deixa de estar ao ar livre. É esta a interpretação da Direcção Geral de Saúde", disse Nina de Sousa Santos.

A lei 37/2007, publicada a 14 de Agosto no Diário da República, restringe a partir do próximo ano o fumo a grande parte dos locais, e nas instalações desportivas a sua proibição cinge-se às zonas fechadas.

Nina de Sousa Santos revelou não ter muita informação em relação às áreas dos estádios de futebol, mas explicou que a lei se aplicará às zonas fechadas, não incidindo na área das bancadas que estão ao ar livre.

Em Portugal, todos os estádios têm zonas de bancadas ao ar livre, embora alguns contemplem também camarotes fechados.

In Record.pt

Sendo fumador, devo no entanto dizer que esta interpretação da lei é no mínimo laxista ... em termos estritamente legais, sendo um local público, também não deveria ser permitido fumar .A questão do fumador passivo é aqui fundamental ... eu confesso que fumo um cigarro no intervalo e outro no fim, se puder vou até á escadaria, para chatear o mínimo de povo possível .Gostava de ler as vossas opiniões sobre uma questão que acho importante .

desculpa-me mas

LLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.... LMAO... ROTFLMAO...

então vai para a escadaria(que é daz zonas mais "fexadas" do estadio)????

nas bancadas estás ao ar livre compinxa - sim também fumo - e aí o fumo tal como o exalas ele se dispersa na atmosfera e não faz mal a ninguém(se tiveres o cuidado de o deitares para o mais longe possivel das pessoas como é obvio)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

berdadeiro

Quote from: cardoso on 27 de December de 2007, 16:53
Agora a sério: como fumador, sinto-me cercado: o Sócrates é meu amigo, não quer que eu fume no trabalho, mesmo que seja num barraco isolado. No estádio, já li qualquer coisa que diz que a lei não se aplica.
Mas sabem que mais? Vou aproveitar mais esta hipocrisia do Sócrates para deixar de fumar. Desta é que é.

Quote from: José Paulo Pedrosa on 27 de December de 2007, 17:36
O Socrates tem andando a fazer muitos amigos em todos os sectores da sociedade...agora meteu-se com os fumadores...será que vai ganhar um novo mandato ??? As opções que temos para votar também são uma valente mer** ::)

O sócrates é tramado. Ele conseguiu impor a lei do tabaco na escócia, e na espanha, e na bélgica, no reino unido, na irlanda, na dinamarca, na frança, na alemanha, etc.
Podem não gramar o sócrates, e para implicar com ele havia tanta coisa legítima por onde pegar. E foram escolher esta lei do tabaco ? Isso é mania da perseguição, ou ódio mesmo. Esta lei vem de uma directiva da UE, tem vindo a ser  adoptada pela generalidade dos países civilizados, e a culpa é do sócrates ? Sinceramente não pessoalizem esta questão no sócrates !!!! Correm o risco de cair no ridículo.

Warrior of Minho

Quote from: A.COSTA on 27 de December de 2007, 23:39
Como ex-fumador, de muitos anos, digo isto:

1. Deveria ser estritamente proibido fumar nos estádios e em todos os outros locais públicos em que o fumo incomode quem não fume, em especial as crianças. É um péssimo exemplo que recebem regularmente dos mais velhos:P :P :P

2. Mesmo que a  Lei não proiba as pessoas deveriam ter a educação e civismo suficientes para não perturbar os outros com os seus vícios;  ::) ::) ::) ::)

3. A próxima medida deveria ser encarecer muito mais o tabaco. Mas muito mais;  :o :o :o

4. Os fumadores deveriam fazer um esforço para deixar de fumar (eu sei que custa e se custa), deixando assim de engordar diariamente os cofres do estado para que os governantes gastem normalmente mal esse dinheiro.  ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Exectamente
Orgulhosamente Bracarense!

jaimec

FC Porto » LeiAntitabaco

Por um Dragão sem fumo
ALCIDES FREIRE/ANABELA MACEDO

Apesar da nova lei antitabágica não incluir a proibição de fumar em espaços abertos, o FC Porto está a equacionar estendê-la às bancadas do Estádio do Dragão. "Seria uma medida louvável", comentou a O JOGO Carlota Simões Raposo, coordenadora da Linha SOS - Deixar de Fumar. A intenção do FC Porto não passa disso mesmo, até porque, como explica Sérgio Vinagre, coordenador do programa de prevenção e tratamento do tabagismo da ARS-Norte, "legalmente a lei não proibe que se fume em espaços abertos". A concretizar a intenção, o clube seria pioneiro em Portugal e juntar-se-ia às iniciativas de outros, como o Arsenal e Manchester United, dois exemplos famosos da proibição que se estende a todos os estádios ingleses.

O universo dos que concordam com a intenção portista é extenso. "Seria uma medida muito bem-vinda", disse Agostinho Marques, director da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Serviço de Pneumologia do Hospital de São João. No entender do médico, há um lado pedagógico louvável, até porque "é muito importante que as crianças e os adolescentes", muitas delas adeptas de futebol, "convençam-se que o acto de fumar é mais antipático do que fumar". É nesse ponto que Sérgio Vinagre e Carlota Simões Raposo fundamentam também boa parte da satisfação com a notícia de que há um clube em Portugal preocupado com a saúde dos adeptos. "Pode ajudar a reduzir drasticamente o consumo porque os estádios são espaços que concentram muita gente", defendeu o coordenador do programa da ARS-Norte, seguido na ideia pela responsável da Linha SOS - Deixar de Fumar, para quem "as crianças e jovens não-fumadores são bombardeados com pessoas a fumar. Aliás, é muito frequente as câmaras de televisão focarem, durante o jogo, pessoas com o cigarro na mão".

Se para os adeptos a proibição de fumar poderá constituir uma novidade, a verdade é que já são muitos os locais do Dragão onde já é proibido fumar, como são os casos dos parques de estacionamento e em quase todo o interior do Dragão. "Apesar de ser ao ar livre não deixam de existir fumadores passivos", realçou Sérgio Vinagre, atraindo apoio à ideia do FC Porto.

In ojogo

jaimec

Quote from: Adepto on 28 de December de 2007, 00:57
A nova lei do tabaco, que entra em vigor a 1 de Janeiro e proíbe o fumo na maioria dos locais fechados, não irá afectar os estádios de futebol, em cujas bancadas continuará a ser permitido fumar.

A avaliação em relação aos estádios de futebol foi dada à Agência Lusa pela jurista Nina de Sousa Santos, da Direcção Geral de Saúde, responsável que deu como exemplo as esplanadas com cobertura, mas que se encontram ao ar livre.

"(As bancadas nos estádios) não são fechadas. É como se estivesse numa esplanada com um telheiro, com um toldo, mas não deixa de estar ao ar livre. É esta a interpretação da Direcção Geral de Saúde", disse Nina de Sousa Santos.

A lei 37/2007, publicada a 14 de Agosto no Diário da República, restringe a partir do próximo ano o fumo a grande parte dos locais, e nas instalações desportivas a sua proibição cinge-se às zonas fechadas.

Nina de Sousa Santos revelou não ter muita informação em relação às áreas dos estádios de futebol, mas explicou que a lei se aplicará às zonas fechadas, não incidindo na área das bancadas que estão ao ar livre.

Em Portugal, todos os estádios têm zonas de bancadas ao ar livre, embora alguns contemplem também camarotes fechados.

In Record.pt

Sendo fumador, devo no entanto dizer que esta interpretação da lei é no mínimo laxista ... em termos estritamente legais, sendo um local público, também não deveria ser permitido fumar .A questão do fumador passivo é aqui fundamental ... eu confesso que fumo um cigarro no intervalo e outro no fim, se puder vou até á escadaria, para chatear o mínimo de povo possível .Gostava de ler as vossas opiniões sobre uma questão que acho importante .

desculpa-me mas

LLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.... LMAO... ROTFLMAO...

então vai para a escadaria(que é daz zonas mais "fexadas" do estadio)????

nas bancadas estás ao ar livre compinxa - sim também fumo - e aí o fumo tal como o exalas ele se dispersa na atmosfera e não faz mal a ninguém(se tiveres o cuidado de o deitares para o mais longe possivel das pessoas como é obvio)

Onde é que te sentas ? A fumar uns cacetes no meio das claques ? Com que então a escadaria é um sítio fechado ? Que moca Adepto !! Bebe água, fuma menos ( porque da maneira como falas és um fumador exímio, deves fazer barquinhos de filigrana em fumo onde outros fazem ridículos aneis ) e deita-te cedo ... estes são os meus conselhos para ti .

MrCasp

Quote from: berdadeiro on 28 de December de 2007, 09:29
Quote from: cardoso on 27 de December de 2007, 16:53
Agora a sério: como fumador, sinto-me cercado: o Sócrates é meu amigo, não quer que eu fume no trabalho, mesmo que seja num barraco isolado. No estádio, já li qualquer coisa que diz que a lei não se aplica.
Mas sabem que mais? Vou aproveitar mais esta hipocrisia do Sócrates para deixar de fumar. Desta é que é.

Quote from: José Paulo Pedrosa on 27 de December de 2007, 17:36

O sócrates é tramado. Ele conseguiu impor a lei do tabaco na escócia, e na espanha, e na bélgica, no reino unido, na irlanda, na dinamarca, na frança, na alemanha, etc.
Podem não gramar o sócrates, e para implicar com ele havia tanta coisa legítima por onde pegar. E foram escolher esta lei do tabaco ? Isso é mania da perseguição, ou ódio mesmo. Esta lei vem de uma directiva da UE, tem vindo a ser  adoptada pela generalidade dos países civilizados, e a culpa é do sócrates ? Sinceramente não pessoalizem esta questão no sócrates !!!! Correm o risco de cair no ridículo.

O Sócrates (que leva por tabela do Ministro da Saúde lol) só falhou por ser curta esta lei. Não houve a coragem política de fazer a lei mais restrita (como a é no Reino Unido (onde está a Escócia lolol), Irlanda, etc); e como foi o inicial projecto apresentado pelo próprio governo. Houve cedências que não deviam ter existido.
Mas, a lei é muito melhor do que o que temos agora. O que é importante, neste momento,é aplicar tudo o que de bom (que é muito) esta lei tem.
Agora essa da Directiva... :D vais-me dizer qual é...   ;D

1

@ Mr. Casp Irlanda não é Reino Unido.

Kilo

Quote from: 1 on 28 de December de 2007, 13:07
@ Mr. Casp Irlanda não é Reino Unido.

Depende da Irlanda...

O termo correcto é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte!

Agora se se refere à Republica da Irlanda, essa sim, não faz parte do vulgarmente chamado Reino Unido! ;D