News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Arouca 1 vs S.C. BRAGA 0 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 12 de September de 2014, 21:56

Previous topic - Next topic

enormeBRAGA

Quote from: brunoscb21 on 14 de September de 2014, 14:39
Quote from: Robalo on 14 de September de 2014, 14:27
Quote from: brunoscb21 on 14 de September de 2014, 14:23
Quote from: Robalo on 14 de September de 2014, 14:16
Quote from: Anabela on 14 de September de 2014, 14:02
Quote from: brunoscb21 on 14 de September de 2014, 12:10
Vejo muita gente a criticar mas a verdade é que se pelo menos uma das bolas que bateu nos ferros tem entrado a conversa aqui no fórum seria bem diferente.

Há um mês atrás: o Tiba era o maior, os centrais cumpriam bem, o Éder e o Rafa iam partir tudo, assim como os grandes extremos que temos, os GRs eram fantásticos e os laterais eram muito superiores aos da época passada. Hoje já são todos uns cepos, até o treinador. Isto, segundo a maior parte dos que aqui comentem.

É sempre assim! Antes de começarmos a jogar o que vai na cabeça da maioria é: temos um plantel do catano, vamos partir tudo e lutar pelos primeiros lugares.
Fica tudo com expectativas muito altas e depois quando acontecem desaires como o de ontem ou em Moreira saltam em cima de tudo e todos.
Pessoal, acordem, não podemos ganhar sempre!!! O S. Conceição não faz milagres! Sim, porque se o plantel na época passada era fraco, esta época não está muito melhor...

Então porque que é que se passaa a ideia de dentro para fora que o objetivos é um doa primeiro quatros lugares ble bla bla?
Sera que sao so adeptos que elevam as expetativas ou sao os nossos jogadores/treinadores/dirigentes?

Discurso de campeões exibições de amadores...

O Bruno de Carvalho também assumiu a candidatura ao titulo esta época e no entanto hoje arrisca-se a ficar já a 6 pontos do 1º, à 4ªjornada!

Os nossos objetivos são realistas, no final de contas temos o 4º maior orçamento do campeonanto. O que eu coloquei em causa é a falsidade de alguns que no inicio da época diziam que tudo era bom, e hoje já ninguém presta pra nada, até já vi por aqui dizerem que o Santos nem na 2ªliga tinha lugar.

Essa opinião é minha e nao tenho muitas duvidas,alias ja no jogo com o Moreirense disse o mesmo.Ja nao é nenhum menino mas nao evoluí nada de jogo para jogo so bate bombo e tem cada lance de ingenuidade...com um grande central ao lado ainda poderia fazer qualquer coisa agora com Andre Pinto que inda é pior que ele é um deus me livre....

E se a nossa defesa anda assim vamos esperar ja pelo proximo jogo na choupana...Medo...Muito medo!

São opiniões, já nos salvou muitas vezes. Na época passada na 2ª jornada marcou um golo no último minuto ao Belenenses, na 4ª cortou um golo em cima da linha frente ao Estoril que lhes dava o empate, na 5ª ganhámos 1-0 ao Arouca com um golo dele, e por aí fora. Mas pronto, o nosso melhor central não vale nadinha nadinha...
É muito bom a destruir, eu acho, mas falta-lhe o resto. Acho que lhe falta ainda alguma maturidade. Desconcentra - se com alguma facilidade, mas não é nenhum cepo.
Para mim, o grande mal do Braga é a incapacidade de construir uma jogada do principio ao fim. Quando Santos é pressionado, perde-se muito facilmente.

Só um aparte, comparar Rafa e Tiba a Micael,  deve ser só por gozo... Ontem é difícil de escolher um melhor em campo do lado do Braga, tal a incapacidade de todos em conseguir fazer alguma coisa. E quando se mete Alan no meio Rafa nas alas...
Posso ser só eu, mas continuo a acreditar em Sérgio Conceição.
#VãoTerDeContarConnosco

RKid

Quote from: rvx on 14 de September de 2014, 14:01
Quote from: RKid on 14 de September de 2014, 13:05
Até podiam por aqui o Mourinho que a equipa não mudaria. Não temos uma boa dupla de centrais, não temos um trinco e um ponta-de-lança em condições, já para não falar que o nosso principal desequilibrador está em baixo de forma - Rafa.

Discordo. Como podemos falar de erros individuais se não se vê qualquer implementação de mecanismos colectivos? Esta equipa não está no mesmo nível da de Peseiro, mas pode dar muito mais.
Eu não estou a analisar erros individuais...
Se queres ver um bom coletivo precisas de bons valores individuais. Não tens um jogador neste "11" que seja capaz de assumir-se como o organizador de jogo, não tens um trinco capaz de dar intensidade (Custódio está péssimo), não tens uma boa dupla de centrais e  no processo ofensivo, se não é criatividade e o poder de desiquilibrio  dos extremos ( Rafa e Santos), a equipa perde-se. Perante tantas lacunas na equipa como é que queres construir um coletivo?

Magicobraga

O Alan sempre que joga no meio implora por um lugar na linha, passa o jogo todo a beira do defesa direito e do extremo direito, nao acho que ele faça isso só por fazer.

O nosso mal é qu somos completamente desorganizados e lentos, todos têm medo de ter a bola.

Quando os centrais querem sair a jogar o Custodio mete-se no meio deles, fica um buraco enorme porque o Tiba sobe e nao vem buscar e depois acontece o chuta pra frente e fé no Éder.

Nós com 5 avançados e foram raros os cruzamentos para a area, houve um em que só estavam 2 dentro da area, onde andavam os outros?

Bolas paradas a defender nao deixamos ninguem no meio campo, quando estavamos ja a perder aos 85, porquê?

barinho

Não tendo estado bem acho que fizemos o suficiente para marcar até por mais que uma vez.Se tivemos azar nas duas bolas aos ferros também nos faltou mais objectividade em certos lances em que desequilibramos bem mas decidimos mal.Os últimos 20 minutos da primeira parte e o início da segunda pareciam indicar que marcaríamos a qualquer momento mas a bola não entrou e o Arouca depois mexeu bem e o jogo ficou partido.Penso que não merecíamos perder mas há que ter mais cabecinha e ser mais objectivos,quando pensamos mais o jogo e aceleramos nota-se que conseguimos criar muitos lances de perigo por isso há que tentar fazer isso sempre e evitar o chutao pra frente porque isso é fácil de anular como se viu ontem nos primeiros 20 a 25 minutos.

rvx

Quote from: RKid on 14 de September de 2014, 15:49
Até podiam por aqui o Mourinho que a equipa não mudaria. Não temos uma boa dupla de centrais, não temos um trinco e um ponta-de-lança em condições, já para não falar que o nosso principal desequilibrador está em baixo de forma - Rafa.

Discordo. Como podemos falar de erros individuais se não se vê qualquer implementação de mecanismos colectivos? Esta equipa não está no mesmo nível da de Peseiro, mas pode dar muito mais.
Se queres ver um bom coletivo precisas de bons valores individuais. Não tens um jogador neste "11" que seja capaz de assumir-se como o organizador de jogo, não tens um trinco capaz de dar intensidade (Custódio está péssimo), não tens uma boa dupla de centrais e  no processo ofensivo, se não é criatividade e o poder de desiquilibrio  dos extremos ( Rafa e Santos), a equipa perde-se. Perante tantas lacunas na equipa como é que queres construir um coletivo?

Discordo. Para mim, a falta de colectivo é o que expõe essas lacunas individuais. Apenas concordo que os centrais não são bons a sair com a bola. Mas isso não explica a total ausência de mecanismos. Parece ser tudo ad-hoc. Há equipas bem piores na 1ª mas bem mais organizadas e com bom colectivo. Tiba, Alan, Éder, Rafa, Pardo e Pedro Santos são todos jogadores com qualidade suficiente para criar um colectivo forte no ataque, mas nem isso se vê.

Caracois_07

Quote from: rvx on 14 de September de 2014, 16:34

Discordo. Para mim, a falta de colectivo é o que expõe essas lacunas individuais. Apenas concordo que os centrais não são bons a sair com a bola. Mas isso não explica a total ausência de mecanismos. Parece ser tudo ad-hoc. Há equipas bem piores na 1ª mas bem mais organizadas e com bom colectivo. Tiba, Alan, Éder, Rafa, Pardo e Pedro Santos são todos jogadores com qualidade suficiente para criar um colectivo forte no ataque, mas nem isso se vê.

Ponham isto fixo e a letra bem visivel. Ate ja se pode trancar o topico ! Quem ainda não percebeu isto, não sei o que anda aqui a fazer. Eu ja vi para ai 7 ou 8 jogos esta epoca e foram todos iguais, quer tivessemos ganho ou perdido, e quem viu contra o Ponferradina ainda mais esclarecido deveria estar. Temos grandes jogadores, um coletivo e mecanismos nulos.
EU RESPIRO BRAGA

RKid

Não estás a ser coerente. Argumentas que há equipas de qualidade bem inferior à nossa,  que apresentam um melhor coletivo, contudo essas equipas jogam de forma defensiva e se as puseres à procura da vitória (como é o nosso caso ) o coletivo desaparece.
E o desiquilibrio entre o setor ofensivo e o setor defensivo é gritante, o que torna impossível a existência de coesão ou de um tão desesperado coletivo.

Quote from: Caracois_07 on 14 de September de 2014, 17:04

Ponham isto fixo e a letra bem visivel. Ate ja se pode trancar o topico ! Quem ainda não percebeu isto, não sei o que anda aqui a fazer. Eu ja vi para ai 7 ou 8 jogos esta epoca e foram todos iguais, quer tivessemos ganho ou perdido, e quem viu contra o Ponferradina ainda mais esclarecido deveria estar. Temos grandes jogadores, um coletivo e mecanismos nulos.
Nós não temos grandes jogadores, temos jogadores de qualidade mediana. Nenhum jogador deste plantel teria lugar num dos 3 grandes. A contastação deste facto é o principal problema dos adeptos, que ainda não entenderam que não temos os mesmos jogadores da mágica época de 2009/2010.

Mais Norte

Depois de um Braga/AAUM-Belenenses em que a nossa equipa mostrou como se joga futsal com competência, simplicidade, colectivismo e grande objectividade, em que quase não cometemos erros, um Arouca-Braga fraco, fraco, fraco.

Confesso que não tenho muita vontade de falar sobre o jogo pois continuamos a cometer os mesmos erros.

Sofremos um golo muito mal, com culpa para a nossa defesa e, no primeiro tempo, sem jogarmos bem, até podíamos ter dado a volta ao resultado.

As coisas assim complicam-se e começam a falta o "fôlego" anímico à equipa.

Contra um Arouca a jogar simples, nem sequer demasiado pressionante, não fomos capazes de ligar os sectores e de construir jogadas em que o nosso meio-campo tomasse as melhores decisões.

Também entendo que Alan é melhor nas alas e a jogar no meio consegue fazer um bom jogo mas  perde-se no seguinte e começa a fugir para as laterais. Tiba, por sua vez, não é um organizador de jogo e é escusado pedir-lhe esse papel de referência organizativa do jogo da equipa.

Não gostei das substituições que foram feitas. É certo que SC tentou dar a volta ao jogo, mas, tal como aconteceu no dia anterior no Braga B-Trofense, ficámos com o meio-campo "vazio" e com muitos jogadores no ataque facto que facilitou a vida ao Arouca pois não fabricávamos jogadas que se vissem.

Temos que assumir o tipo de jogo que queremos implantar e , infelizmente, entendo que não temos jogadores para "dominar" uma partida com muita posse de bola, por isso há que cair na real e jogar, pelo menos fora, para o resultado, dando as despesas do jogo ao adversário e tendo paciência de raposa para lançar contra-ataques. Deve ser essa a aposta enquanto a equipa não crescer. O nosso futebol tem demasiada ansiedade e excesso de vontade de chegar rapidamente à frente. É necessária mais "sabedoria" e "sensatez" e menos sofreguidão e ansiedade.

Nos jogos em casa podemos fazer melhor.

Temos jogadores para fazer muito melhor  e espero que sejam encontrados mecanismos para dar a volta à nossa forma de jogar.

rpo.castro

Quote from: vasco soares link=topic=24667.msg528642#msg528642
Desculpa lá, até lhe poderiam entregar no fim do jogo, o prémio de melhor do mundo e arredores, o facto que salta há vista é que rafa nao tem jogado a ponta de um chavelho, se os entendidos acham que joga bem, pois eu acho que tem jogado mal. Agora se a condição para boas exibições é ter boa imprensa... isso já me inibo  de comentar, mas que diabo não posso acreditar, porque aceitar tenho que aceitar que achem que rafa tem jogado bem... Não quero de modo algum fazer de rafa um cristo ou seja o que for, mas daí ate  dizerem que tem jogado bem....
Boa imprensa? Temos é adeptos com palas. Rafa tem sido sempre dos melhores, apesar de primeiras partes mais fracas. Em relação ao ano passado até defende muito mais. Mas quando não consegue falhou. Quando consegue só estava a fazer o seu trabalho...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Magicobraga

Quote from: rpo.castro on 14 de September de 2014, 18:38
Desculpa lá, até lhe poderiam entregar no fim do jogo, o prémio de melhor do mundo e arredores, o facto que salta há vista é que rafa nao tem jogado a ponta de um chavelho, se os entendidos acham que joga bem, pois eu acho que tem jogado mal. Agora se a condição para boas exibições é ter boa imprensa... isso já me inibo  de comentar, mas que diabo não posso acreditar, porque aceitar tenho que aceitar que achem que rafa tem jogado bem... Não quero de modo algum fazer de rafa um cristo ou seja o que for, mas daí ate  dizerem que tem jogado bem....
Boa imprensa? Temos é adeptos com palas. Rafa tem sido sempre dos melhores, apesar de primeiras partes mais fracas. Em relação ao ano passado até defende muito mais. Mas quando não consegue falhou. Quando consegue só estava a fazer o seu trabalho...

O Rafa fez a sua melhor exibição e nem foi grande coisa e só a fez porque jogou mais por dentro, a sua posição.

Braga1921

Eu também acho que o Rafa fez um bom jogo...esforçou-se e tentou levar a equipa para a frente. Isto , para não falar que está um jogador muito mais crescido no aspecto defensivo.

Anabela

Quando se fala em investimento, estamos a falar de que jogadores ao certo? Excluindo o Tiba e o Goiano, os restantes jogadores já cá estavam.
Aqueles em quem o SCBraga mais investiu nem jogam.
E, ter um plantel cheio de nomes não é sinónimo de vitórias. O Real Madrid e MU (entre outros) são exemplos disso.

Vasco Soares

Realmente tens razão, temos é adeptos com palas, já não são palas, são chapéus tipo mexicanos...
  1as partes fracas? deves querer dizer nulas? e 2as partes assim -assim. Mas entendo-te porque na pobreza  franciscana que se tem assistido , um jogador que jogue suficiente até parece.... Maradona
  Não sei se vistes os trasmorreira- puooorto? Qualquer semelhança entre as duas equipas (repito equipa de futebol, com noção de como têm que se dispor em campo, de como e quando têm de se encolher para defender, e esticar para atacar, quando devem recorrer ao chutão, e quando devem sair jogar  apoiadas  e a nossa é apenas e só pura coincidência, e reforço equipas, com noção daquilo que tem que fazer em campo, sem veleidades de super craques, e do deixa andar, que mais cedo ou mais tarde a coisa resolve-se. 
Não me dês música que não me apetece dançar...

Robalo

Eu vejo o Braga jogar mal...muito mal

E depois venho a este forum e leio coisas de adeptos que parece que viram o chelsea jogar

Sparta1

Quote from: Robalo on 14 de September de 2014, 19:32
Eu vejo o Braga jogar mal...muito mal

E depois venho a este forum e leio coisas de adeptos que parece que viram o chelsea jogar

Sem qualquer dúvida. Só o sergio conceição e meia duzia que certamente não sabem o que é futebol podem dizer que o braga joga alguma coisa. Esta época ainda não vi futebol absolutamente nenhum é pontapé para a frente e fé na ***** que os pariu.
Só espero que resolvam isto rápidamente caso contrário vai ser mais um enorme passo atrás...

JRGR

Quatro jogos e ainda não vi aquele futebol de equipa "grande" (não basta ter pretensões), de equipa com garra, com colectivo... talvez ainda seja cedo para chegarmos a conclusões tão pessimistas!...
Como já o disse aqui os pontos que temos devem-se, em parte, à sorte que tivemos no sorteio, se tivéssemos apanhado outras equipas talvez estivéssemos pior. Não vou citar nomes para não ferir suscetibilidades mas não são os chamados três grandes! A mim, particularmente, não me agrada o futebol de pontapé para a frente, como se vê nas equipas sem argumentos, a não ser quando se tem um jogador como o Hugo Viana mas, neste caso, são variações de flanco ou desmarcações estudadas e não o que disse atrás...
Tenho visto alguns jogos do nosso campeonato e, sinceramente, fico triste ao concluir que o nosso futebol é o de equipas do fundo da tabela. A culpa é de quem? Dos "craques" que fazem parte do plantel ou do treinador com "alma de guerreiro"? Com certeza a culpa nem é de ninguém... então será a da realidade que temos?...
Desculpem o desabafo, vou continuar esperançado com melhores prestações!

enormeBRAGA

Quote from: vasco soares on 14 de September de 2014, 19:31
Realmente tens razão, temos é adeptos com palas, já não são palas, são chapéus tipo mexicanos...
  1as partes fracas? deves querer dizer nulas? e 2as partes assim -assim. Mas entendo-te porque na pobreza  franciscana que se tem assistido , um jogador que jogue suficiente até parece.... Maradona
  Não sei se vistes os trasmorreira- puooorto? Qualquer semelhança entre as duas equipas (repito equipa de futebol, com noção de como têm que se dispor em campo, de como e quando têm de se encolher para defender, e esticar para atacar, quando devem recorrer ao chutão, e quando devem sair jogar  apoiadas  e a nossa é apenas e só pura coincidência, e reforço equipas, com noção daquilo que tem que fazer em campo, sem veleidades de super craques, e do deixa andar, que mais cedo ou mais tarde a coisa resolve-se. 

Vasco, tens razão, mas estás a por de lado uma aspecto para mim fundamental... A equipa técnica já tem 4 anos... E nós, todos os anos trocamos de treinador, sai metade do plantel e entra mais uma tonelada deles... Isso que tu falas no teu post, acerca de todo o plantel saber em que momentos é que se joga apoiado ou chutao, não foi aprendido em dois meses, são já 4 anos.
#VãoTerDeContarConnosco

Vasco Soares

Quote from: enormeBRAGA on 14 de September de 2014, 21:19
Quote from: vasco soares on 14 de September de 2014, 19:31

Vasco, tens razão, mas estás a por de lado uma aspecto para mim fundamental... A equipa técnica já tem 4 anos... E nós, todos os anos trocamos de treinador, sai metade do plantel e entra mais uma tonelada deles... Isso que tu falas no teu post, acerca de todo o plantel saber em que momentos é que se joga apoiado ou chutao, não foi aprendido em dois meses, são já 4 anos.
enormeBRAGA: Nesse aspecto, é um facto que no caso dos nuestros hermanos o Rui Vitória tem já um passado no clube, mas nós comparativamente, temos melhores interpretes, melhores jogadores , ora essa qualidade podia/devia (a meu ver) ajudar a "queimar etapas" para mais rapidamente chegar onde queremos.
O Badajoz joga um futebol que quem vê de fora parece talhado há medida dos seus jogadores, e nós jogamos um futebol, que não se coaduna com as características dos nossos jogadores.

enormeBRAGA

Eu compreendo o que queres dizer, mas isso não é fácil, e tens muitos exemplos disso, quer em Portugal, quer na Europa.
A saída de Jardim, foi um erro, mas eu sei que me vão cair em cima, a saída de Peseiro também. Em Portugal o badajoz é um bom exemplo,  mas também o foi o Estoril de Marco Silva por exemplo. Lá fora tens o Dortmund, a Juve, a Roma... Claro que há excepções, tipo o PSG, ou o primeiro Chelsea de Mourinho. Mas não é fácil...
#VãoTerDeContarConnosco

Olho Vivo

O Braga perdeu por acaso. Dizendo isto, parece que estou a elogiar a nossa exibição, mas não estou. Mostrámos um futebol primário, com pouco espaço para combinações, muita bola longa, sem nexo, que não permite que a qualidade individual de alguns dos nossos jogadores sobressaia. A questão é que o Arouca também foi muito mau durante quase todo o jogo. Se calhar jogou com as armas que tinha, mas o seu futebol foi ainda mais primitivo que o nosso. Ainda assim, com a lição bem estudada em dois ou três pontos: tentar pressionar os nossos centrais na saída de bola, despachar rapidamente a bola para a frente para impedir perdas de bola perto da sua baliza... e, depois, no segundo tempo, com o inexplicável esvaziamento do nosso meio-campo, sim, procurar ter um pouco mais de bola, com o reforço, pelo seu treinador, do meio-campo.

Quando disse que perdemos por acaso, quero dizer que permitimos que o jogo se disputasse em bases que permitiriam qualquer resultado. Mesmo um empate ou a nossa vitória, a acontecerem, seriam meros acasos, eventualmente fruto da mais-valia individual dos nossos jogadores. E dizer uma coisa destas numa partida em que defrontámos um adversário tão limitado e, do ponto de vista individual, tão inferior (o que mesmo assim, foi possível perceber pelo decurso da partida) é suficiente para se perceber o quão longe está a nossa equipa de produzir um futebol condizente com a qualidade média dos seus jogadores.

Diz-se que não temos modelo de jogo. Eu não sei se não temos. Sinceramente. Não percebo se a bola longa e o jogo mais directo não são mesmo uma opção. O que, de qualquer forma, este jogo permitiu foi esclarecer aqueles que perguntavam (de forma retórica) se o fundamental num defesa central não é defender. Numa equipa como a nossa, em que poucas vezes os defesas intervêm em lances de cariz defensivo realmente complicados, mas em que são chamados bastas vezes a dar início ao processo de construção, os defesas centrais também têm de saber jogar futebol. Se o adversário marca individualmente os colegas, têm de saber conduzir, aproveitar o espaço que lhes dão para progredir e chamar os adversários a si, de forma a libertarem os seus companheiros. Só assim é possível sair de forma apoiada, criteriosa a jogar. A minha ideia, neste momento, é que falhámos no perfil de central que havia que contratar: não creio que Boly tenha esse perfil, assim como me parece (pelas opiniões que escutei) que Wallace também não tinha esse perfil.

De resto, estar a responsabilizar o nosso meio-campo (ou porque Tiba esteve muito recuado ou porque Alan não sabe jogar no meio, etc.) parece-me um disparate. É o nosso futebol que assumidamente menoriza o papel do meio-campo, com a constante opção (ou porque é esse o modelo de jogo ou por limitações dos defesas, particularmente dos centrais) pela bola longa. Os nossos problemas começam lá atrás, são de base. Seja por insuficiências dos nossos defesas, seja essa a ideia de jogo do nosso treinador. Mas não creio que o nosso treinador esteja excessivamente preocupado com esta questão quando coloca Sasso atrás, na sua hierarquia, de qualquer dos restantes defesas-centrais.

Para além disso, as opções de Sérgio Conceição durante a partida, acabaram com o que ainda existia da nossa equipa e facilitaram imenso a tarefa de Pedro Emanuel e da sua equipa. Já todos percebemos (e não é uma questão que tenha a ver com este treinador, vem de há muito) que a equipa não tem rotinas a jogar com dois avançados. Parte-se, deixa um vazio a meio-campo. Ora se esta opção normalmente, é tomada no sentido de forçar o ataque, correndo riscos e se recorrentemente ela não tem efeitos benéficos, porque não se tenta arriscar a sério, jogando com três defesas sem mexer no meio-campo? Assumindo efectivamente o risco lá atrás mas sem partir a equipa como quase sempre acontece quando se introduz mais um avançado. Ontem, as substituições foram quase sempre contraproducentes. Saíram homens que gostam de bola no pé (Pedro Santos e Alan) para entrarem jogadores de profundidade (Sami e Agra) e depois a saída de Custódio para a entrada de Zé Luís (com Custódio em campo, mais facilmente se acomodaria a saída de um defesa, mesmo de um defesa central). Nesta fase, sim, o Arouca e o seu treinador geriram bem a situação, aproveitando bem o completo desequilíbrio da nossa equipa e até estiveram mais perto de aumentar a vantagem.

Notas:

- Há muita gente que emprenha pelos ouvidos. Éder não fez uma grande exibição mas esteve longe de ser uma nulidade. É verdade que falhou um golo quase feito mas esteve no nosso melhor lance (boa movimentação e potência física para muito acossado ainda conseguir rematar ao poste), deu-se ao jogo, correndo toda a frente de ataque. Não se pode é pedir mundos e fundos a quem é servido sistematicamente com chutões. Tem defeitos? Tem. Apesar da estatura física, não é grande cabeceador, tem alguma falta de escola que o impede de por vezes se relacionar melhor com a equipa, também acho que ainda não está na forma em que estava antes da sua lesão (ainda no tempo de Peseiro) mas, que diabo, por quais pontas de lança da Liga valeria a pena trocá-lo? Eu só o trocaria de forma evidente por Jackson... Agora se é para mandar chutões lá para cima, se calhar mais vale, de facto, Zé Luís.

- Não acho que Rafa tenha estado mal (o que é diferente de dizer que fez uma grande exibição) e continuo a achar que ele jogar ou não na faixa central é uma falsa questão (aliás, penso o mesmo, por razões contrárias, em relação a Alan). Foi na fase final do jogo que Rafa explicou porque não pode jogar no meio-campo. É um jogador de risco, cujas perdas de bola em terrenos demasiado recuados, no corredor central, significam lances de perigo iminente por parte do adversário. Aliás, ainda no último jogo da selecção sub-21 jogou sobre a direita (embora num modelo diferente, 4-4-2 losango). Para jogar numa faixa central, em minha opinião, só com outra estrutura táctica, que contemple uma dupla de avançados ou, pelo menos, um "nove e meio". No actual sistema, o importante é que ele tenha liberdade de, mesmo partindo de uma ala, poder fazer as suas diagonais de fora para dentro.

- Gostei do Djavan. Todos o responsabilizam pelo golo sofrido, como se o futebol fosse um jogo de pares. É verdade que ele não tem a melhor abordagem ao lance (devia estar mais por dentro e oferecer o flanco ao adversário) mas, a menos que a ideia seja defender homem a homem, tínhamos gente suficiente no lance para evitar o remate. O central (julgo que André Pinto) deveria ter saído a fechar e o resto da defesa bascular nesse sentido para compensar a sua saída. É uma falha colectiva básica, para quem defende à zona (como todas as grandes equipas devem fazer). Há mérito do avançado no remate, claro, mas foram-lhe concedidos demasiados espaço e tempo. De resto, penso que é um jogador que vai fazer carreira em Braga. Tem iniciativa, é poderoso, tem capacidade de recuperação, enfim, penso que é um upgrade em relação ao que tínhamos. O importante é que a equipa mostre outro comportamento colectivo a nível defensivo.