Poll
Question:
Escolha o MGP (Melhor Gverreiro da Partida)
Option 1: EDUARDO
votes: 4
Option 2: BAIANO
votes: 2
Option 3: NAC
votes: 0
Option 4: SANTOS
votes: 2
Option 5: ELDERSON
votes: 1
Option 6: MAURO
votes: 1
Option 7: LUIZ CARLOS
votes: 0
Option 8: R. MICAEL
votes: 14
Option 9: ALAN
votes: 6
Option 10: ÉDER
votes: 9
Option 11: RAFA
votes: 50
Option 12: H. VIEIRA
votes: 0
Option 13: CUSTÓDIO
votes: 0
Option 14: PARDO
votes: 1
Comentários apenas durantre e após o jogo.
Espera-se uma vitória. É fundamental.
Espera-se apoio das bancadas.
#SCBraga vs #Olhanense | 20h15
Onze inicial:
Eduardo; Baiano, Santos, N. Coelho e Elderson; Mauro, L. Carlos e R. Micael; Alan, Rafa e Ederzito.
Boa sorte Gverreiros!
Alguém sabe de uma alguma stream com qualidade?
Boa entrada no jogo com um golo! Santos!
Espero que seja um bom preságio :D
Assim gosto do meu BRAGA!!!!
duas buchas ja
Muito bom!
Força Braga!
Vamos dar início à recuperação na classificação!
Fdx... pqp... estamos a ganhar por 2 mas podiamos estar a ganhar por 5 ou 6...
O caraças do JUJU não se sabe virar para a equipa e dizer:
HÁ QUE SER OBJECTIVOS... E ISSO NO FUTEBOL É METER A BOLA DENTRO DA BALIZA ADVERSARIA
Quote from: Pedro A. on 29 de November de 2013, 20:16
Alguém sabe de uma alguma stream com qualidade?
estou a ver aqui:
http://tvfree2.me/sporttv-veetle
....mas tem muita publicidade chata
Quote from: Augustita on 29 de November de 2013, 20:55
Quote from: Pedro A. on 29 de November de 2013, 20:16
Alguém sabe de uma alguma stream com qualidade?
estou a ver aqui:
http://tvfree2.me/sporttv-veetle
....mas tem muita publicidade chata
a qualidade nao é 5* , mas pelo menos nunca tem paragens
http://firstrownow.eu/watch/224288/1/watch-sporting-braga-vs-olhanense.html
aqui vai mais um
http://tuga48.altervista.org/TUGA48.BLOGSPOT.COM.html
Hoje que não pude lá ir é que eles se lembram de jogar a bola...
De qualquer modo o 2-0 pode ser enganadoramente confortável. Um golo sofrido, numa bola parada, por exemplo, reabre a partida. Podíamos perfeitamente já ter arrumado o assunto mas, se não houver relaxamento (a Olhanense tem de jogar mais no segundo tempo), estou certo de que com maior ou menor dificuldade levaremos os três pontos.
Eu aqui a fazer impossíveis e todo fod*** por estar a 300km de distância e só puder ocupar a minha cadeira de mês a mês, veja aquela (pouca) assistência no estádio e só me leva a pensar que poucos adeptos verdadeiros temos. Onde andam as assistências de 12000 espectadores de há 4 anos?
Mauro a fazer merd.... outra vez...
Há pênalti?
Quote from: enormeBRAGA on 29 de November de 2013, 21:40
Há pênalti?
é um tipico lance que para os bracarenses nao é falta e para os de olhao(ou os que nao gostam do braha) é claramente falta..................... por isso beneficio de duvida par ao arbitro..
ele errou foi claramente agora.. a falta de regula nunca é para vermelho.... muitos arbiitros nestes lances nem mostram amarelo (e se for um jogador dos 3 porquinhos a fazer a falta nem amarelo é)
O árbitro tem estado fraquinho, num jogo fácil de apitar.
Há um penalty a favor do SCBraga não assinalado e que implicaria, se fosse marcado, o 2º amarelo para LFilipe. A Expulsão do PRegula é no limite... creio que o amarelo seria o mais indicado.
Já agora, o penalty a favor do Olhão aceita-se, mas o Mauro toca primeiro na bola.
Trememos bastante na 2ª parte, mas apesar de tudo, a equipa tem estado bem. Revela alguma qualidade, mesmo no cenário de intranquilidade pontual em que está mergulhada
Esta equipa é completamente bipolar....
Salvou-se a vitória. Que dê o impulso necessário para melhorarmos a partir de agora.
A equipa esta a jogar bem melhor. Pena que nao aproveite melhor as oportunidades que cria e que depois permita que o adversario tenha a esperanca de recupeear a desvantagem. Houve momentos em que ate jogamos muito bem. Mauro deve ir um pouco para o banco. Erros graves e consecutivos nao sao admissiveis.Custodio ja merece a oportunidade de voltar a mostrar o seu valor.
A equipa está a melhorar bastante...Boa vitória.
Muito mau o Mauro , dois jogos seguidos a enterrar, tá a pedir banco.
Ver Micael e Alan a arrastarem-se em campo com sucessivas más decisões e ter no banco jogadores como Pardo e Hugo Vieira para jogarem 5 minutos faz-me uma confusão tremenda.
É, para mim, absolutamente irreal estarmos em finais de Novembro e verificar que aquela que deve ser a equipa tipo mediante a análise dos jogadores e respectivas posições, nunca jogou.
Com Jesualdo é esta a nossa infeliz sina.
Houve 15 minutos de completo descontrolo. Uma primeira parte de completo domínio em que deveríamos ter fechado o jogo com uma vantagem mais esclarecedora, tamanha foi a superioridade. Voltamos a entrar bem no segundo tempo - nos primeiros 5 minutos, contabilizei três lances de golo - mas após termos permitido um primeiro remate digno desse nome à Olhanense, defendido por Eduardo (aos 53 minutos!) e termos cedido um penalty (após mais uma perda de bola escusada de Mauro em terrenos interditos), seguiu-se um período de cerca de 15 minutos de descontrolo que poderia ter deitado tudo a perder. Permitir quatro lances de golo flagrantes a esta Olhanense em dez minutos, depois de até aí ter tido tudo para já ter o jogo no bolso, foi de arrepiar os cabelos. Valeu a falta de eficácia deles e termos marcado o terceiro um pouco contra a corrente do jogo. Depois, voltamos a serenar...
Este jogo deixa-me um sabor agridoce. Voltamos a ter largos períodos de futebol agradável, no seguimento do que vinha acontecendo nos últimos jogos. Mas voltou a acontecer o que aconteceu algumas vezes em outras partidas (mas que não se vira nas duas últimas): sofremos um golo e o descontrolo apoderou-se da equipa. Não pode continuar a acontecer isto. De outra forma, não haverá nunca um jogo que possamos gerir com tranquilidade.
De qualquer modo, a vitória é muito importante. Temos um largo caminho a percorrer, estamos longe dos objectivos traçados no início de época mas o importante agora é fazer pontos jogo a jogo, sem pensar muito na tabela classificativa. E nesse sentido, são três pontos preciosos. As contas ao campeonato far-se-ão quanto chegar a fase das decisões, lá para o último terço da liga.
Sem dúvida.
No cômputo geral fizemos até um bom jogo. Podíamos, e devíamos, ter fechado o jogo antes do intervalo, tal foi a nossa superioridade. Podíamos ter feito, à vontade, 3 e 4 golos.
No recomeço, entramos bem, novamente por cima, com 3 oportunidades para o 3-0.
Depois... bem depois veio a tremideira. 1 jogada caída do nada dá a primeira oportunidade de golo ao Olhanense, com boa defesa do Eduardo e aí foi o descalabro.
Mauro voltou a fazer o mesmo. Perdeu a bola em zona proibida e depois fez penalty, desnecessário. Depois continuou o descalabro com 3 oportunidades flagrantes para o olhanense fazer o 2-2 e se eles marcam, da forma como a equipa estava, completamente catatónica, o jogo podía muito bem cair numa derrota embaraçosa.
Acabamos por ter a pontinha de sorte que nos tem faltado. Marcamos o 3-1 do nada e acalmamos.
Voltamos a dominar e podíamos ter feito bem mais do que o 4-1.
Mostramos novamente bom futebol a espaços. Acho que sim, que a equipa desde o jogo contra a Académica que vem, jogo a jogo, a melhorar de produção.
Ainda bem que a tremideira não deu em empate ou derrota senão seria a completa depressão. Que seja esta a vitória que vá de vez assentar os níveis de controlo mental dos jogadores, para que se possa evitar estas fases de completo desnorte.
Grande jogo de Eduardo, quase defendia o penalty e tem 3 defesas, 2 na mesma jogada, fulcrais.
Bem, mais uma vez, NAC, finalmente a melhorar.
Rafa, para mim, novamente o melhor em campo, e começa a ser realmente perigoso nas alas, até pode ser que isto acabe por resultar. O Micael está também a subir de produção e os 2 combinam bem. Éder a subir de forma também e Alan novamente a ser ele a puxar pela equipa quando ela precisou. Aos 34 anos é de longe o nosso melhor jogador. Mas de longe!
Mauro, mais uma vez mal, muito mal, e Luiz Carlos bastante em baixo, principalmente na 2ª parte.
Boas entradas de Custódio (para mim titular de caras) e de Pardo.
Goleamos...mas não convencemos.
Continuamos a ser uma equipa com demasiadas limitações.
Não consigo conceber o nosso 11 e mais me assusta ver que essa é a fórmula que JF andou a apurar e na qual aposta como produto final.
Não temos profundidade nem largura. Do meio-campo para a frente temos apenas 2 jogadores rápidos sendo que um se trata do próprio PL. Como é possível que uma equipa que se diz forte no ataque apareça sem extremos no 11 inicial?
Estou certo que esta pode ser um afirmação polémica mas acredito que em termos práticos é isso mesmo que se verifica. Alan tem 34 anos e não apresenta frescura para romper, para assistir o avançado tendo já tendência para procurar zonas interiores.
Já Rafa...bom é um autêntico case-study nesta equipa. JF afirma e reafirma que não é médio mas todas, e repito TODAS, as suas intervenções em TODOS os jogos que faz com a nossa camisola apontam o contrário. Rafa aparece inevitavelmente no meio. Pode partir da ala sim, mas isso também Mossoró fazia. A questão é que Rafa tem as características que Micael não consegue dar à equipa e noutra perspectiva temos tão boa gente para colocar na ala seja vinda do banco seja da bancada.
JF tem 'medo' da imprevisibilidade de Rafa jogando no meio? Tem receio que a sua escassa disciplina táctica prejudique a equipa? Basta ver como Rafa cresceu na ala para perceber que é uma falsa questão.
Micael não falha um passe desde que seja enquadrado para trás ou para o lado. Quanto toca a romper, a jogar para a frente falta-lhe tudo, desde intensidade a discernimento para se relacionar com um Éder que é claramente mais rápido e mais potente.
Como disse assusta-me que este seja o 11 refinado e estabilizado por Jesualdo. O professor andou numa roda viva fazendo mudanças de jogo para jogo para acabar num 11 desadequado e talvez até com mais equívocos do que aqueles que existiam no 11 que começou a época.
Julgo que somos uma equipa demasiado fácil de anular. Os nossos pontes fortes em termos de imprevisibilidade resumem-se a um Rafa deslocado da sua posição natural, e a um Éder muito longe de toda a equipa.
Infelizmente continuam também a queimar jogadores com qualidade para dar à equipa aquilo que precisa. Trata-se de uma coincidência que todos os extremos que fomos ao mercado estejam no banco ou na bancada?
Boa vitória, sem grande exibição...segue-se o Porto, sigaa para a vitória!!
Excelente vitória!!!
O Braga só tremeu no início da segunda parte porque o olhanense subiu muitos as linhas e o Braga não tem ninguém no meio que decida rápido e com qualidade de passe ( tipo Hugo Viana ou Mossoró ) para lançar jogadas rápidas pelas alas, por isso o meio campo do braga perdeu tempo para pensar e espaço para executar e isso condicionou a qualidade de jogo. A partir do momento que o michel recuou e começou a transportar jogo voltamos a ter o controlo completo do jogo... Mas concordo com o comentário que diz que está equipa parece bipolar a acrescentaria que tem uma certa tendência para o suicídio... :)
Melhorámos, é certo. Houve algumas melhorias.
Num jogo que podia estar resolvido na 1ª parte...deixámos andar, andar e andar...e acabámos por ter um susto.
Mister mexa mais rápido na equipa.
Para mim o melhor em campo foi o Rafa. Leva a equipa para a frente, ajuda na defesa. Gostei!
Mauro, ali não se brinca...tiveste um lance idêntico na semana passada. Aprendemos com os erros.
Gostei do Eduardo! Boa exibição.
A nossa vitória. Mais 3 pontos. SIGA!
Parabéns aos guerreiros presentes! Somos os melhores do mundo.
VAMOS BRAAAAGAAAAAAAAAAAAAAA!
O único comentário que tenho a fazer ao jogo, como é que o Micael jogou 90 minutos.
Concordo com tudo que o Easy disse.
Acho que nunca vi equipa tao fraca aqui em Braga como este Olhanense, eles tinham buracos em tudo quanto era lado e nós andavamos aos passes para o lado e para tras, nao alargavamos o jogo e nao tinhamos velocidade nem largura, gostei do resultado mas sinceramente nao gostei muito da exibiçao.
O Rafa tem de ser o 10 desta equipa, com ele no meio acredito que aumentavamos e muito a produçao ofensiva da equipa, o Micael neste momento nao oferece nada a equipa, falta-nos extremos bem abertos na linha e um jogador rapidissimo como o Rafa a furar pelo meio.
Boa vitoria o frio quase que congelava a atitude da equipa.
Sent from my bq Aquaris 3.5 using Tapatalk
Jogo bem conseguido da nossa equipa. Pena aquela fase menos boa após o lance do penalti, mas que até se compreende numa equipa como a nossa que vem de 5 derrotas consecutivas.
O Mauro, mais uma vez, fez um excelente jogo, penalizado com um erro que acabou por dar golo. Mas temos que rever a forma como os centrais colocam a bola no trinco, quando este muitas vezes está a sofrer a marcação de 2/3 adversários. Mauro não é inocente, mas não é o único culpado.
E é incrível como Micael joga sempre. Pouco intenso a defender, trapalhão e complicativo a atacar...enfim! Jesualdo começa a perder argumentos para este Braga ser quase Micael + 10! Nesta zona do terreno temos que ter alguém mais pro activo e com maior discernimento. Jogador demasiado caro para o rendimento praticamente nulo que apresenta.
Boa vitória. Nada mais a acrescentar.
Facilitamos o jogo a nosso favor, ao entrar determinados e conquistar uma vantagem que nos permitiu encarar o resto de jogo no risco do adversário, embora o adversário nunca tenha arriscado muito, isto em vez de ter que jogar atrás do prejuízo.
O que me saltou à vista, mais uma vez, é que quando somos pressionados pelo adversário trememos, a nossa ultima linha de defesa é facilmente exposta a situações de perigo quando o adversário acelera, ou nos pressiona na saída de bola para o ataque.
Alan continua a ser o jogador com melhor critério de passe, e com melhor capacidade de descobrir espaços no terreno adversário, e isso faz muita diferença. Para mim o melhor em campo.
A questão que coloco sobre Rafa não é se joga melhor pelo meio ou pela ala, é porque só joga 30 a 45 minutos por jogo, desapareceu por completo na segunda parte.
De resto é um jogador explosivo, que joga a um ritmo diferente do resto da equipa, mas que individualmente pode fazer a diferença. Precisa de encontrar a regularidade de rendimento durante os 90 minutos.
Baiano está em boa forma. Desde à alguns jogos para cá que se tem destacado.
Boa exibição, na altura do golo deles tremeu-se muito... Mais uma vez erro gigante do Mauro, incompreensível!
TUDO AO DRAGÃO
Bem... eu votei no Éderzito. Estive em dúvida entre o Rafa e ele, mas para além do golo, teve uma assistência (que me lembre assim de repente) e é um jogador que enche completamente aquela frente de ataque do Braga. Um ponta de lança que trabalha com classe cada lance. Um jogador de seleção que mete no bolso o Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nélson Oliveira.
Mais uma grande exibição do Braga, com uma segunda parte tremida só na fase que seguiu ao enorme erro de Mauro. Eu não sei o que se passa...agora é o Mauro. Já foi o NAC (durante muito tempo) entretanto voltou a um nível aceitável. Já foi o Joãozinho (até ir para o "estaleiro"). Já foi o Eduardo. Enfim...a seguir ao Mauro quem será??? Quando é que o Jesualdo põe o Custódio a titular??? Ele tem a motivação de estar bem para ir ao mundial. Será que não vê isso???
Hoje notou-se que temos, provavelmente, a pior equipa das 5 épocas. O Braga de outrora tinha outro comportamento frente a este olhanense - uma equipa muito fraca, diga-se.
Ver a dupla Santos/NAC e saber que já tivemos das melhores duplas de centrais da liga , dá-me um certo desgosto. O elderson (mais uma vez) esteve mal. Inútil ofensivamente e péssimo no posicionamento defensivo , não é por acaso que as jogadas de maior perigo da equipa de olhão ocorrem no seu lado.
O nosso meio campo é mediano e e a sua prestação neste jogo foi bastante fraca. O Micael não acertou um passe em desmarcação e o luís carlos nem sequer arrisca , somente passes curtos para o lado ou para trás. Depois, o Mauro não tem compostura e a condição física para ser um verdadeiro 6.
Gostei de ver a classe do Rafa, o esforço do Éder e a ousadia do Baiano. Para mim, os melhores.
Nestes jogos , contra equipas teoricamente mais fracas, tanto o pardo ou o agra têm de ser titulares para quebrar a linha defensiva adversária . Alan já não tem as características de um extremo puro.
Foi uma boa vitória, 3 pontos e quebrou-se a onde de azar.
Parabéns à equipa e agora é causar a surpresa no Dragão. ;)
Num breve intervalo do 'pinheiro', venho aqui destacar:
Pela positiva:
- Goleada à moda antiga;
- RAFA que joga que se farta;
- Bom jogo também de R. Micael, Alan e ÉDER;
- Pardo foi muito feliz. Merece;
- Público ... com tanto frio os adeptos presentes (eu estava lá) são do melhor que há;
- Red Boys a cantar pelo Presidente. Muito bem.
Pela negativa:
- Tremideira a seguir ao golo do Olhanense. Depois de falhar antes a goleada a equipa tremeu e pôs-se a jeito;
- Mauro ... Não pode ter aquele lapso. Está numa fase em que um erro dá golo adversário. Mas joga muito aquele miúdo;
- Artur Soares Dias, que é um dos melhores árbitros portugueses. 3 erros graves e sempre em prejuízo do Braga. A saber: penalti do 2-1 não existe (a 3ª repetição demonstra claramente o erro do árbitro); penalti sobre R. Micael é simplesmente escandaloso; Lance que poderia ter dado o 2-2 num cabeceamento nasce de fora de jogo;
- Falhanços do Braga. Não podem ser tão evidentes as chances de matar o jogo antes de se pôr a jeito.
Venha o próximo jogo. Estamos a 2 pontos do 4º lugar (com mais 1 jogo, claro).
Tenho vergonha dos nossos adeptos!
-Bastou 10 minutos menos bons para a equipa começar a ser fortemente assobiada por tudo e por nada.
-O Mauro que fez bom jogo, erra uma vez e é logo assobiado e colocado sobre pressão, depois querem que se aposte em miúdos. Ninguém nasce experiente.
Apoiar não é nas vésperas do jogo andar aqui no fórum a dizer para irmos todos ao AXA apoiar a equipa.
Apoio é no estádio e eu vou ao AXA para apoiar! Se só querem ver futebol fiquem em casa.
Desculpem o desabafo, mas ando farto disto, até perco o gosto em ir.
Eu não discuto opções taticas, quem entra, quem sai, equipa titular...!
O que eu não compreendo, como é que uma equipa que tem bons extremos, rápidos, no confronto de 1x1 são fortes, não tivessem eles baixa gravidade, leia-se baixinhos, e continuamos a jogar para os lados e para tras! não se consegue ver um passe de rotura pelos defesas com entradas nas diagonais, passes de rotura com entradas verticais...!
E acho que continuamos a dar muitos toques na bola, temos que entregar a bola nos pes dos colegas, quando um simples passe de 15 ou 20 metros, resolvia o problema!
Quote from: A.COSTA on 30 de November de 2013, 01:40
Num breve intervalo do 'pinheiro', venho aqui destacar:
Pela positiva:
- Goleada à moda antiga;
- RAFA que joga que se farta;
- Bom jogo também de R. Micael, Alan e ÉDER;
- Pardo foi muito feliz. Merece;
- Público ... com tanto frio os adeptos presentes (eu estava lá) são do melhor que há;
- Red Boys a cantar pelo Presidente. Muito bem.
Pela negativa:
- Tremideira a seguir ao golo do Olhanense. Depois de falhar antes a goleada a equipa tremeu e pôs-se a jeito;
- Mauro ... Não pode ter aquele lapso. Está numa fase em que um erro dá golo adversário. Mas joga muito aquele miúdo;
- Artur Soares Dias, que é um dos melhores árbitros portugueses. 3 erros graves e sempre em prejuízo do Braga. A saber: penalti do 2-1 não existe (a 3ª repetição demonstra claramente o erro do árbitro); penalti sobre R. Micael é simplesmente escandaloso; Lance que poderia ter dado o 2-2 num cabeceamento nasce de fora de jogo;
- Falhanços do Braga. Não podem ser tão evidentes as chances de matar o jogo antes de se pôr a jeito.
Venha o próximo jogo. Estamos a 2 pontos do 4º lugar (com mais 1 jogo, claro).
O lance do Olhanense é claramente penalty, na repetição em que se vê os jogadores de frente consegue-se perceber que o Mauro pisa-lhe o pé de apoio.
Ganhamos e ganhamos por muitos mas também porque esta equipa do Olhanense não vale nadinha, que banda de musica! Os unicos que se aproveitam são o gajo que sofreu o penalty, o 79 (não sei o nome dele) e o Luís Filipe, de resto eles não têm argumentos sequer para lutar pela manutenção.
Fala-se do bom jogo do Baiano e admito que fez um bom jogo mas o ala esquerdo não valia mesmo nada, entre estar la ele e não estar ninguem para o Baiano era igual
Quote from: Duarte on 30 de November de 2013, 03:24
Tenho vergonha dos nossos adeptos!
Desculpem o desabafo, mas ando farto disto, até perco o gosto em ir.
Duarte, como eu te compreendo: sinto, precisamente, o que tu sentes. Uma cambada de «novos ricos»!
Atenção: não pretendo que se acabe com a crítica mas sim que, durante os 90 minutos do jogo, nos concentremos no apoio à equipa ou, no mínimo, que estejamos quietos e calados!
PORQUÊ A INTRANQUILIDADE?
Concordo com o Duarte: intranquilidade da equipa e dos nossos adeptos que a transmitem à equipa!
CALMA!!
Toda a gente acha que temos que disputar sempre os dois lugares da frente e ganhar tudo??
Concordo com o que se disse: novos-ricos... A continuarem assim, vão ter muitos dissabores!
Calma, temos que jogar organizados, com garra, como Gverreiros!
E temos jogado!
Então o que sucede?
Sucede que o jogo do Pandurii deixou a equipa desconfiada de si mesmo.
E o jogo seguinte com o Gil, nas condições em que foi, transformou a intranquilidade da equipa em verdadeiro caso clínico!
É verdade que temos uma ou outra situação na defesa que nos deixa sempre algo intranquilos.
Mas são essencialmente erros individuais: que nos vão custar pontos e posições, é certo.
Mas a equipa, globalmente, apresenta-se organizada e joga bem.
Agora, há alguns atletas com menor qualidade (eu alertei no defeso, que não deixaria sair Douglão, e que as laterais precisavam de alternativas novas que não foram ainda encontradas - veremos a evolução do Dabo).
Mas é o que temos esta época. Agora não há nada a fazer!
É com isto que teremos que fazer a época e TEMOS É QUE LHE DAR CONFIANÇA, porque a organização e qualidade de jogo têm estado lá!
O QUE SOBRA SÃO ALGUNS ERROS INDIVIDUAIS E A TRADICIONAL INTRANQUILIDADE/INSEGURANÇA DA EQUIPA E DO PÚBLICO, QUE TRANSFORMAM ESSES PEQUENOS ERROS EM VERDADEIROS DRAMAS!
Deixem-se disso, caramba!
O público - desde que veja empenho e organização - tem mais é que apoiar!
E A EQUIPA TEM QUE ACREDITAR NELA PRÓPRIA: marcaram-nos 1... vão levar 4 ou 5!!
Como dizia o Mourinho... E como, de facto, espetaram ao Olhanense! Olé!!
Eram fraquinhos? Já vi equipas bem mais fracas saírem felizes de jogos como este no Axa (lembro-me do jogo com o Olhanense na época passada).
Parabéns à equipa! Mostrem o que valem! Com raça!
E por favor, agradecia que aqueles que aqui levantaram cenários de descida, e que estão sempre a criticar jogadores como Eduardo, NAC ou Micael, pensem duas vezes.
Erros individuais acontecem a todos os jogadores: o que importa é a consistência a longo prazo!
P.ex., ontem Mauro teve uma falha (e no jogo anterior, na Luz), mas ninguém duvida da qualidade do jogador!
Por isso, deixem de atacar a qualidade dos jogadores! Claro que há alguns melhores e outros não tão bons: mas são estes que temos e temos que lhes dar moral!!
Quanto ao treinador:
- Deixem-se de tretas: é obvio que já encontrou o seu onze-base!
A pré-época acabou há 3 ou 4 jornadas atrás.
Goste-se ou não o 11 base e modelo de jogo foi o que tivemos hoje, na Luz e no jogo anterior.
E como modelo de jogo, tem funcionado: o Braga não tem jogado mal!
Goste-se mais ou menos do tipo de jogo.
Como disse, têm acontecido é erros pontuais que borram a pintura.
Agora, toda a gente é livre de discordar e ter outras preferências:
- eu, p.ex., preferia Custódio em vez de Mauro.
- e acho que Pardo e Hugo Vieira (este muito desaproveitado para a qualidade que já lhe conhecemos de anos anteriores) deveriam ter mais oportunidades.
Mas o treinador é que sabe o momento em que estão (e, p.ex. o Hugo Vieira nos poucos momentos que tem entrado também ainda não provou estar nos seus melhores momentos).
Tudo é discutível. Mas a equipa joga.
E, por isso, vamos ajudar e não "pregar mais um prego no caixão" da moral da equipa.
Continuo a dizer: falta um grande jogo (pode ser o próximo) que faça a equipa recuperar a confiança e a moral predidas com o Panduri.
P.S. - Quanto à arbitragem: que grande F:D:P:!!!!
Com o Braga com o jogo totalmente controlado (2-0), tentou por todos os meios empurrar o Olhanense para a luta pelo jogo, sobretudo naquele período de intranquilidade da segunda parte: tendo-os antes relançado no jogo ao assinalar um pénalti TOTALMENTE INEXISTENTE (Mauro toca na bola e só depois no jogador, como as imagens televisivas bem demonstram).
SÓ AO BRAGA É QUE SÓ MARCAM PÉNALTIS CONTRA!! PARA OS OUTROS QUALQUER TOQUE NA ÁREA ADVERSÁRIA DÁ ORIGEM A PÉNALTI... A NÓS NINGUÉM NOS CONCEDE PÉNALTIS (este jogo teve pelo menos 2 situações mais flagrantes a nosso favor que não foram assinaladas)!
GANHÁMOS, porque mesmo assim fomos muito melhores!
MAS ALGUÉM DEVERIA DENUNCIAR PUBLICAMENTE QUE NOS ANDAM A EMPURRAR COM ESTAS MERD**!!
CANALHAS >:( >:(
Quote from: magicobraga on 29 de November de 2013, 23:41
Concordo com tudo que o Easy disse.
Acho que nunca vi equipa tao fraca aqui em Braga como este Olhanense, eles tinham buracos em tudo quanto era lado e nós andavamos aos passes para o lado e para tras, nao alargavamos o jogo e nao tinhamos velocidade nem largura, gostei do resultado mas sinceramente nao gostei muito da exibiçao.
O Rafa tem de ser o 10 desta equipa, com ele no meio acredito que aumentavamos e muito a produçao ofensiva da equipa, o Micael neste momento nao oferece nada a equipa, falta-nos extremos bem abertos na linha e um jogador rapidissimo como o Rafa a furar pelo meio.
Para mim a equipa mais fraca que jogou em Braga foi a Académica e mesmo assim perdemos este jogo de forma merecida..
O Olhanense ontem até se bateu bem, especialmente na 2ª parte e se não é o Eduardo poderíamos estar aqui a lamentar outro resultado..
Ontem não gostei da reacção do público após o golo sofrido.. Se os jogadores já estavam a tremer por causa do que se tem passado os assobios podiam ter levado ao descalabro..
Felizmente que o golo do Éder apareceu e deu tranquilidade..
Apesar de tudo o que fizemos na 1ª parte, o resultado acaba por ser enganador. Bastava uma das excelentes oportunidades, que o Olhanense teve, ter sido concretizada e nem a fé do Jesualdo nos salvava.
Os 15 minutos iniciais mostraram o que esta equipa poderá fazer.O Olhanense, apesar de bastante recuado, defende mal. É muito rígido, muito preso. Para mim, piorou claramente com a troca de treinador. As coisas correram bem e já estavam feitos 2 golos. Daí a os jogadores partirem para o descanso é normal, com bola e tal. Mas o congelamento na 2ª parte é que é confrangedor de se ver. Não se admite. Os outros 2 golos surgem de falhas do Olhanense. Dói ver um Braga assim.
Apesar do domínio do Sp. Braga durante grande parte do jogo, o Olhanense dispôs da maioria das melhores oportunidades do encontro. E o Olhanense é só das piores equipas que passou/vai passar pelo AXA este ano. Valeu-nos um ataque algarvio bastante desinspirado, desde Dionisi a Mehmeti. O cabeceamento de Dionisi foi de levar as mãos à cabeça.
No fim, um gosto agridoce. Um jogo que poderia ter dado para se testar umas novidades, andamos com o credo na boca. Tirando o lance do penalty, Mauro esteve muito bem, L. Carlos tem vindo a decair e Baiano em sentido contrário. Defesa com NAC e Elderson é sofrivel. Agora sim posso dizer: eu já vi (e estive presente) o Micael a disputar bolas nas alturas, fazer carrinhos e a sujar os calções. A minha vida nunca mais será a mesma... :P
Continuo à espera de ver um ataque com H. Vieira e Pardo. Ou pelo menos ver o Pardo como avançado centro. Ontem poderia ter dado para isso, mas os jogadores congelaram com o frio que se fez sentir para os mais de 8000 adeptos presentes na bancada. Se o Nuno Carvalho me disser que tapa completamente com acrílico o lado direito da bancada nascente (do lado dos portões do estádio, com vista para o bar do estádio e rotunda) para não passar o vento, eu mudo imediatamente o meu voto. ;) :P :D
Muito gostava eu de saber quem, dos 30 aos 45 assobiava quando o braga ''defendia'' com bola. Querem uma equipa a atacar o jogo todo?? há gente que não sabe o que é o desporto, quanto mais perceber de futebol.. queria ver os iluminados que assobiaram a dar o litro 90 min com o jogo controlado
Boa tarde, caros amigos e companheiros foristas :
1.- Bem está o que bem remata. Braga, 4 - Olhanense, 1
Ora Bem :
A.- O nosso jogo nao foi deslumbrante. Ainda máis : hoube muitos minutos onde aquela especie de tiqui-taca
levoume a quase dormir ainda a pesar do intenso frío.
B.- O Micael, tal e como está, sobra nesta equipa... NAO DEFENDE NADA, PERDE BOLAS e... está quase en negativo na súa criatividade. É UMA MANIA ESTÚPIDA NAO SITUAR AO RAFA NO LUGAR DO MICAEL... Cómo se pode dizer que nao vale para esse local se nunca experimentou com ele na posiçao do Micael?
C.- É normal que o Alan -com os anos- tenha jogos menos conseguidos como o de ontem. Mas para o caso estao as substituiçoes a tempo, nao a destempo. Ainda com oculos, o professor ontem estava cego.
D.- O Maurinho leva dois jogos que .... NAO MERECE O CUSTÓDIO TER UM JOGO DESDE INICIO EM VEZ DA LIMOSNA DE 15 MINUTOS QUE LHE ESTAO A DAR?
E.- ESTÁ CLARO QUE TODOS OS TREINADORES TENHEM MANIAS e nao abdican delas. Este professor também. Mas o interesse geral do Braga devería primar e ele ter um pouco máis de capacidade para ouvir. Ninguém é infalível.
2.- Era importante um empate no Porto. Por contra, uma derrota ampla pode ter de novo efectos nocivos
na moral do plantel do SCB. Vamos ver, mas ainda que estamos ligeiramente melhor, ainda nao estamos próximos ao que deveríamos ser
Isto quem abre este tópico e começa a ler dá a sensação que que as pessoas viram jogos diferentes. Na primeira página jogamos bem nas páginas seguintes nada jogamos....enfim vai se lá entender!
1- Uma vergonha de adeptos que apesar de estarem no seu direito, não percebem que assobiar não ajuda em nada a equipa.
2-Finalmente Éder voltou a marcar para o campeonato.
3- Para não entrar em pormenores do jogo, acho que fizemos uma boa primeira parte e uma segunda parte menos conseguida, em que quando a equipa precisou de nós, nós mostramos o nosso apoio com uma valente assobiadela e insultos! É o que temos.
4- Entre Pardo e Alan...venha Alan! Não se esqueçam que o Pardo já jogou muitas vezes a titular e pouco ou nada mostrou!
5 - Criticas injustas á nossa dupla de centrais que neste jogo esteve bem (ambos)!
6- Gosto do Mauro mas erros assim já começa a ser demais mas eu pergunto se colocarmos o Custódio em vez de Mauro a coisa vai melhorar! O Custódio desde o anos passado vem descendo de forma e este anos também já o vi jogar e não me convenceu...mas são opiniões.
7- 8 000 pessoas numa noite gelada é de louvar, pena que não estivéssemos a remar todos para o mesmo lado...futebol é isto mesmo
Couceiro já fala do Sp. Braga:
«Braga? Até é bom que ganhe primeiro...» (vídeo)
http://maisfutebol.iol.pt/videos/14022709/bragaateebomqueganheprimeiro (http://maisfutebol.iol.pt/videos/14022709/bragaateebomqueganheprimeiro)
- Se o jogo se resumisse a 15-20 minutos da 2ª parte, ou seja, o melhor período do Olhanense, poderíamos ter empatado ou até perdido. Mas, durante a 1ª parte, início da 2ª e a partir do 3º golo, só houve SCBRAGA, equipa que teve um maior número de oportunidades ou situações de golo. Portanto, o vencedor só poderia ser um, caso contrário, seria mais uma injustiça, a juntar às últimas duas (Académica e Rio Ave).
Parabéns SCBRAGA.
Nem escrevo sobre certos árbitros porque considero alguns deles autênticos espertalhões, como o deste jogo.
Penso que há aqui muita gente demasiado exigente com a nossa equipa. Esqueçam lá os disparatados objectivos anunciados no início de época!!!
Ontem, não pude ir ao estádio e vi o jogo na TV. Penso que jogamos bastante bem durante os primeiros 55 minutos e não acho que tenha havido sequer relaxamento. Tinha escrito aqui ao intervalo que deveríamos ter fechado o jogo, tamanha fora a nossa superioridade e que o 2-0 poderia ser enganadoramente tranquilizador, já que bastaria um golo fortuito da Olhanense para reabrir o jogo. E foi exactamente isso que aconteceu. Mas não penso que tenha havido qualquer relaxamento, tanto que reentramos muito bem no segundo tempo, com três lances de golo para fazer o 3-0, antes sequer do primeiro remate à baliza digno desse nome por parte da Olhanense. Houve pois uma quebra abrupta após o lance da grande penalidade, fruto de um grande desnorte que se apoderou da equipa. Não penso pois que tenha havido um problema de atitude ou sequer um problema táctico. O que houve (há!) foi consequência de uma fragilidade psicológica latente que leva a que qualquer adversidade que surja durante uma partida tenha por consequência o bloqueio mental da equipa. Na verdade, não faz sentido uma equipa deixar-se dominar pelo medo de perder depois de ter mostrado tal superioridade sobre o adversário. Se o treinador deveria ter mexido? Sinceramente, tenho dúvidas e não sou capaz de o criticar por isso. Tudo se passou com tal brusquidão e tão rapidamente que nem se poderia falar em falta de reacção. A Olhanense criou quatro lances de golo em dez minutos, após nada indiciar qualquer quebra na nossa equipa!
Tinha dito antes da partida que a nossa equipa teria de ter mais fome de ganhar do que medo de perder. Infelizmente, houve um período em que este medo a dominou - e isso poderia ter custado caro. Não tenho dúvidas de que o que vimos se deveu a um factor psicológico mais do que a qualquer questão táctica ou de atitude / disponibilidade. Nesse sentido, esta partida deixa-me preocupado porque adversidades podem surgir em qualquer partida e há que ter capacidade para reagir a elas. Sobretudo numa equipa que vem mostrando ser capaz de praticar um futebol cada vez mais agradável. E é isto que também não pode ser escamoteado. O Braga fez ontem 55 minutos de bom nível, a que regressou nos últimos 20 minutos (embora nesta fase, com a vida mais facilitada pela expulsão de Regula). Houve quem tivesse sono!? Serão os mesmos para quem o Barcelona de Guardiola era aborrecido. São gostos. Eu gostei do que vi enquanto não sobreveio o descontrolo emocional. Acho que está encontrado um onze base, que os jogadores já têm algum conhecimento das movimentações uns dos outros e do que têm a fazer em campo. A oposição era fraca? De facto, tenho de dizer que a Olhanense, durante largos períodos, não pareceu grande oposição. Fraqueza própria ou mérito nosso? Tive a curiosidade de ver os seus resultados desde o início de época e constatei que só por duas vezes sofreu mais do que dois golos: ontem e... contra nós, para a Taça de Portugal.
Enfim, acho que adeptos e jogadores têm de valorizar mais o que a equipa faz de bem, sem escamotear os problemas. Só assim pode a confiança regressar de modo a que não haja oscilações de rendimento tão abruptas durante as partidas. Temos agora um jogo complicado mas aliciante, no sentido de testar o nosso momento. Sinceramente, penso que temos futebol para incomodar o Porto, desde que sejamos equilibrados mentalmente.
Em geral gostei do jogo. Foi pena aqueles 15 minutos de desorientação na 2ª parte, mas foi um jogo bem conseguido, com um futebol envolvente. Apesar de ter gostado, noto que ainda faltam mudanças de velocodade/acelerações a romper a defesa adversária. Talvez esteja aqui a maior pecha desta equipa. Seria interessante apostar em extremos rápidos e colocar o Rafa mais no centro, próximo do ponta de lança.
Concordo com as críticas que aqui são feitas a alguns adeptos, felizmente parece-me que cada vez são menos, são adeptos que pensam que o Braga joga sozinho e que tem de estar sempre em cima do adversário, são adeptos que criam patinhos feios na equipa e a bola ainda nem chegou ao pé de certos jogadores e já então prontos para os assobiar, ridículo, depois se o jogador marca um golo ou faz uma boa jogada já são os maiores ou então ficam sem saber o que dizer.
Deixem a equipa crescer, deixem os jogadores ganharem confiança, se querem assobiar assobiem no fim do jogo e apenas se a equipa merecer, criem um ambiente adverso ao adversário não à nossa equipa.
Realço as palavras de Jesualdo Ferreira na conferência de imprensa que destacou o muito publico que se deslocou à Pedreira se virmos a noite gelada que se fez sentir ontem e a forma enérgica como apoiaram a equipa mesmo depois desta vir de 5 derrotas, gostei de ouvir.
Em relação à arbitragem de Artur Soares Dias, que apesar de vaidoso é dos melhores, as minhas opinões mantêm-se. Claro que no lance do penalti do Mauro só fico convicto que não é à 3ª ou 4ª repetição. Porém as opiniões que expressei são coincidente com as do jornal Record (imagem), o que pode nem abonar muito sendo o jornal que é ...
(http://i705.photobucket.com/albums/ww55/atsoc1964/IMG_4005_zpsc63ea474.jpg)
Em relação ao jogo foi extremamente importante o regresso às vitórias na Liga. Pelo menos psicologicamente é importante que a comunicação social (e não só) deixe de falar das 5 derrotas consecutivas, que só o foram para a liga e que por si só já é muito mau.
Os 3 jornais desportivos elegem como melhor jogador em campo (penso não estar enganado na ordem):
- ÉDER ... OJOGO
- ALAN ... RECORD
- RAFA ... ABOLA
Quote from: AP_scb on 29 de November de 2013, 23:36
O único comentário que tenho a fazer ao jogo, como é que o Micael jogou 90 minutos.
Se calhar porque estava a fazer o melhor jogo da época?
Micael, não tivesse aquele problema de finalização, já nos teria safo muitas vezes e talvez fosse melhor acarinhado.
Eu estou a dizer isto mas eu próprio não gosto da maneira que ele joga. Mas sei admitir que ele ontem fez um bom jogo (só lhe faltou marcar na oportunidades que teve), que jogue sempre assim.
Respeito a opinião de todos os foristas mas para mim ver o Micael jogar é penoso. Para mim ontem foi uma continuação de exibições que deixam a desejar. Mais depressa falava do Luiz Carlos que tem uma raça e entrega que da gosto.
Quote from: PMPF on 30 de November de 2013, 18:47
Respeito a opinião de todos os foristas mas para mim ver o Micael jogar é penoso. Para mim ontem foi uma continuação de exibições que deixam a desejar. Mais depressa falava do Luiz Carlos que tem uma raça e entrega que da gosto.
Por acaso, o Luiz Carlos até vem tendo exibições menos conseguidas. Esteve muito bem no início de época e... acabou fora do onze de forma dificilmente explicável. Nos dois últimos jogos, não acho que tenha estado muito bem. Na Luz, sobretudo no primeiro tempo, falhou bastantes passes e cometeu várias faltas escusadas. Ontem, também esteve um pouco falho de discernimento. Não quero com isto dizer que discordo da sua presença no onze. Ele tem características que os outros médios não têm (capacidade de pressão, recuperação rápida de posições). Mas já esteve melhor.
Quanto ao Micael, fez um bom jogo. Não acho que tenha deslumbrado (continuo a achar que lhe faltam alguns metros em campo) mas não há razão nenhuma para tanta crítica. É evidente que não se podem comparar as suas capacidade de luta, resistência física e rapidez sobre a bola com as de Luiz Carlos. Mas tem um critério na gestão da bola que mais nenhum dos nossos médios tem. Já o disse também, julguei que Micael iria ser um outro jogador em determinada fase da sua carreira - mas isso não significa que ele não tenha qualidade para jogar na nossa equipa, assim esteja motivado.
Quanto a Rafa no lugar de Micael, não me vou repetir. Apenas dizer que, numa equipa que joga como Jesualdo pensa o futebol, isso dificilmente acontecerá. Também já o disse, mais depressa jogaria, no lugar de Micael, Luís Silva. E, de todo o modo, isso parece-me cada vez mais um não-problema. Rafa tem dado, finalmente, grande resposta jogando na esquerda, aparecendo cada vez mais em posições de finalização e não descurando o trabalho defensivo - e não se lhe exige o permanente protagonismo que uma posição de pivot ofensivo (se acaso existisse numa equipa de Jesualdo) lhe pediria.
Quote from: Olho Vivo on 30 de November de 2013, 14:55
... Houve quem tivesse sono!? Serão os mesmos para quem o Barcelona de Guardiola era aborrecido. São gostos. Eu gostei do que vi enquanto não sobreveio o descontrolo emocional...
Caro Olho Vivo :
Já observei que
teve a amabilidade de ler a minha opinião sobre o partido de ontem. E também da combater com a sua. Está no seu direito, faltaria mais. Para isso está o fórum.
Claro que
para discrepar não faz falta descalificar como resulta da frase construída a partir de minha aseveración de que o jogo do Braga, durante os minutos em que o fez a base de tiqui-taca me produzia sonho...
Sua frase, caro Olho Vivo :
"Houve quem tivesse sono!? Serão os mesmos para quem o Barcelona de Guardiola era aborrecido", com certeza que não me agrada.
Não me agrada porque
encerra um julgamento de valor aventurado, além de descalificante para todos aqueles que não gostassem do jogo do Barcelona de Guardiola.Ou é que agora vai ser obrigatório em todo mundo e para toda a gente dizer que o futebol do Barcelona de Guardiola é o melhor?. Como bem sabe você, caro Olho Vivo,
o Real Madri foi campeão de Liga, com melhores números que o Barcelona do tiki-taca e com este enfrente. O futebol não é
uma unidade de destino no universal, como gostavam dizer os ditadores Franco ou Salazar. O futebol, graças a Deus, é uma fabulosa conjunción de estilos, modas, formas... e graças a essa variedade, o que parecia imbatible, o tiki-taca de Guardiola, caiu avasallado pelo Madrid de Mourinho. E pouco depois, caía este Madrid de Mouriño; como o Milan de Sachi não foi eterno; como teve um tempo o futebol no que estava de moda o chamado defesa livre (stoper) e depois passou ao esquecimento quando parecia que tinha chegado para ficar, etc.etc.etc.
Eu compreendo que a você lhe encante Rubén Micael. E respeito-o. Mas estou no meu direito de pensar que para o Braga este jogador sobra, ao nível que actualmente está; e está assim fechando o passo a jovens emergentes. Ainda por cima é caro (costoso), muito caro (dispendioso) economicamente. E
ontem, Micael, outra vez mais, foi essa espécie de nem carne nem peixe que máis de uma vez tenho visto -e tenho visto todos os partidos deste senhor com a t-shirt do Braga, onde os teve bons, regulares e deficientes, sobretudo ultimamente-.
Eu compreendo que a você lhe pareça bem todo o que faça Jesualdo Ferreira. Está no seu direito.
Eu estou no meu de dizer o que não me parece que faz bem. Como o disse de Domingos, de Jardim, de Peseiro e agora deste senhor actual, cuja contratação ferventemente apoiei -visto que era impossível o regresso de Domingos- e cuja continuidade também tenho apoiado, em frente à grande contestação que tem tido. Mas
uma coisa é apoiar e outra é dar barra livre ao treinador. A ausência de críticas, de reparos, de observações, não ajuda a que as coisas vão melhor, senão a que não se vejam os problemas, se estes em verdade existirem. E a classificação do Braga e a marcha de sua temporada, não denota que isto tenha sido uma maravilha precisamente.Em fim, caro Olho Vivo,
não é meu ânimo polemizar com você, nem muito menos. Respeito-lhe e estimo-lhe.
Só que...você quer ao Braga a seu modo e eu o quero ao meu.
Não sou dos que assobiam no estádio, nem tenho sacado um lenço na minha vida a um treinador. Mas onde corresponde, com serenidade e com análise, é meu direito opinar. E opino que ontem, durante alguns minutos -bastantes- o Braga era incapaz de chegar à portería rival, estava instalado no dito tiki-taca (como se pode ver se repasamos o video do jogo) e mostrava impotencia para sair para acima rápido nas bolas capturadas em meio campo e com o rival adiantado... E se queremos meter golos, não será pela via do tiki-taca e sim pela rapidez e abertura às bandas, por onde criaremos os verdadeiros perigos e por onde chegarão os golos.
Finalmente : se tem curiosidade por saber se sou admirador
do Barcelona de Guardiola, devo dizer-lhe que em absoluto.
Nem o Barcelona, nem o Madrid, nem o Manchester, nem o Bayern... nenhum. Só sou admirador do Sporting de Braga desde faz muitos anos. E morrer-me-ei assim, se Deus quer e o clube não cai em mãos de um capitalista desses que compram clubes para desgraciarlos ou os manipular.
Interessa-me bem mais que o Barcelona de Guardiola, comprovar -como ontem o fiz em Cabreiros/Braga- que numa oficina a onde levei o meu carro a pôr um catalizador novo, tinham numa de suas paredes um grande póster do Sporting de Braga... e não um do Benfica, o Porto ou o Barcelona de Guardiola. Isso é o que realmente importa-me : meu clube, para o que obviamente quero o melhor. O resto, para mim, é paisagem...O que se lhe digo bem claro é que o tiki-taca, ou se faz de maravilha (e para isso há que ter jogadores de enorme nível técnico e que todos os demais rivais do campeonato sejam inferiores a isso), ou acaba aburriendo até às ovelhas... e se converte em ineficaz.
Caro amigo, por minha parte, nada mais.
Receba meus mais cordiais saúdos. E convença-se : se todos pensássemos o mesmo sobre o Braga, isto seria um aburrimiento e... como no tiki-taca quando é inútil, acabaria nos dando o sonho.
Quote from: PMPF on 30 de November de 2013, 18:47
Respeito a opinião de todos os foristas mas para mim ver o Micael jogar é penoso. Para mim ontem foi uma continuação de exibições que deixam a desejar. Mais depressa falava do Luiz Carlos que tem uma raça e entrega que da gosto.
Ooops! Desculpa lá: é que eu votei nele para melhor em campo!!!
Eu gosto do Micael, ele nao é um jogador com intensidade mas acho-o esforçado ao contrario da maior parte dos adeptos mas ele ontem nao esteve nada bem na minha opiniao.
O Micael é um jogador importante no modelo de jogo ofensivo da equipa. Apesar de, muitas vezes, nada lhe sair bem, pontua o jogo na intermediária adversária e tenta romper na vertical a defensiva contrária. Faltam-lhe 2 ou 3 golos para reconquistar a confiança dos adeptos e ser um jogador chave na manobra ofensiva da equipa, como foi na 1ª parte da época passada..
Quanto aos falhanços que tem, claro que se expõe mais jogando como joga do que se só jogasse para o lado ou para trás. O tipo de críticas que se lhe faz, fazia-se no passado ao Mossoró e far-se-á ao Rafa se jogar nessa posição... Nem todos podem ser como o Messi.
Quote from: José Coelho on 30 de November de 2013, 23:25
O Micael é um jogador importante no modelo de jogo ofensivo da equipa. Apesar de, muitas vezes, nada lhe sair bem, pontua o jogo na intermediária adversária e tenta romper na vertical a defensiva contrária. Faltam-lhe 2 ou 3 golos para reconquistar a confiança dos adeptos e ser um jogador chave na manobra ofensiva da equipa, como foi na 1ª parte da época passada..
Quanto aos falhanços que tem, claro que se expõe mais jogando como joga do que se só jogasse para o lado ou para trás. O tipo de críticas que se lhe faz, fazia-se no passado ao Mossoró e far-se-á ao Rafa se jogar nessa posição... Nem todos podem ser como o Messi.
Exactamente!
O jogador 10 é sempre o que tem o papel mais difícil: criar desequilíbrios na equipa adversária, seja táticos (meter a bola onde isole ou ponha os companheiros em superioridade) ou técnicos (fintando e criando individualmente a ruptura).
É O JOGADOR QUE TEM QUE FAZER PASSES E FINTAS DE RISCO!
Os únicos que se lhe assemelham um pouco são os extremos (no nosso caso, Alan e Rafa). Mas neste caso nem arriscam tanto pois estão mais salvaguradados junto à linha!
O jogador 10 é o pivot ofensivo: é o que tem toda a gente à volta, a pressioná-lo, sem tempo, nem espaço! E neste ambiente agreste tem que sobressair e se impôr.
É um papel difícil, só ao alcance dos "eleitos": dos talentos naturais para este jogo!
Tem que ter tudo: técnica, rapidez de recepção e de decisão, noção da movimentação colectiva, temporização certa, grande conhecimento táctico, etc, etc.
COMPREENDAM QUE É O JOGADOR MAIS PROPENSO A FALHAR PORQUE É O QUE TEM MAIS DECISÕES "DE RISCO"!
O passe de um lateral para o central, em posse de bola e controlando as movimentações dos atacantes adversários, raramente é um passe de risco.
Mas o passe do playmaker para a tentativa de desmarcação do seu avançado é QUASE SEMPRE de risco: exige precisão - e visão de jogo - milimétrica.
Por isso, a posição 10 é muito difícil...
E concordo: já ouvi aqui noutras alturas críticas parecidas ao Mossoró (que saudades ::)).
E também acho que Micael não é Mossoró.
Concordo 100% com o acima dito pelo Olho Vivo - que não conheço pessoalmente, mas que me parece de uma clarividência notável - de que Micael acabou por não dar em determinada altura da sua carreira o salto de projecção internacional que parecia iminente. Mas não deixa de ser um excelente jogador, dentro das suas características, que são próprias.
Há é que saber potenciar essas suas características e mascarar alguns defeitos - e motivar o jogador!
Em termos de evolução da sua carreira, como jogador, Micael faz-me lembrar Hugo Viana:
- também um jogador que a certa altura podia ter dado um maior salto de projeção internacional e acabou por não resultar bem
- também um jogador com características próprias e por vezes um falso lento
- também um jogador a precisar de motivação.
E H. Viana encontrou em Braga uma equipa técnica - e um público! - que o compreendeu e devolveu aos grandes palco e aos jogadores de eleição do futebol português!
O mesmo deveremos procurar com Micael.
Percebo os que têm mais dificuldade em encaixar este estilo próprio do Micael - que às vezes parece um falso lento, e que não consegue em alguns jogos fazer sobressair todo o seu futebol e ser aquele elemento decisivo em todos os lances como idealmente um 10 deve ser.
Percebo os que têm saudades (como eu, muitas!) de Mossoró.
Mas sejamos sérios, a única crítica - justa, que se tem feito e se pode fazer - ao Micael é, dentro das suas características próprias: TER QUE CORRER, TER QUE SE "DESUNHAR" EM CAMPO, AJUDANDO TAMBÉM OS COLEGAS, BATENDO-SE QUER A ATACAR QUER A DEFENDER COMO UM GVERREIRO!!
Mas nos últimos jogos, parece que ele tem feito isso - atitude!
No resto, como alguns parecem pretender - não errar nunca passes, resolver em cada lance, ou marcar golos decisivos em cada jogo - eh pá, deixem-se disso!
Quote from: GALEGO on 30 de November de 2013, 21:44
Quote from: Olho Vivo on 30 de November de 2013, 14:55
... Houve quem tivesse sono!? Serão os mesmos para quem o Barcelona de Guardiola era aborrecido. São gostos. Eu gostei do que vi enquanto não sobreveio o descontrolo emocional...
Caro Olho Vivo :
Já observei que teve a amabilidade de ler a minha opinião sobre o partido de ontem. E também da combater com a sua. Está no seu direito, faltaria mais. Para isso está o fórum.
Caro Galego:
Não é amabilidade nenhuma da minha parte ler a sua opinião. No seu caso, faço-o até com gosto porque mesmo podendo discordar dela, normalmente é fundamentada. De resto é a minha obrigação fazê-lo, como moderador, em relação a qualquer opinião, mesmo que ela seja, a meu ver, infundada, ilógica ou injusta.
De resto, lamento que se tenha sentido atacado com as minhas palavras. Não foi com esse sentido que as disse e, aliás, nem tinha a noção de que tinha sido o Galego a referir-se ao tiki-taka. Quando escrevi a minha mensagem, lembrei-me de facto de que alguém o havia referido mas não o identifiquei, nem era importante, porque estamos a discutir ideias e opiniões e não estamos a atacar os seus autores.
Depois há vários equívocos no que disse, se calhar porque não fui claro na minha exposição ou porque não se recorda (nem tem de o fazer) de outras mensagens que eu já publiquei sobre alguns dos assuntos que refere.
1. Não se pode inferir das minhas palavras que eu seja um admirador do tiki-taka como o expoente máximo do futebol. Acho legítimo que se possa achar que há outras fórmulas mais atractivas. E eu até aceito que assim seja. Eu, por exemplo, não gostaria de ter visto o meu Braga jogar contra aquele Barcelona (o que poderia ter acontecido quando participamos pela primeira vez na fase de grupos da Liga dos Campeões). Seria extremamente aborrecido (e sofrido) ver uma partida em que o Braga praticamente nunca teria a bola, tendo que se limitar a tentar obstar à progressão do adversário. Pode ser aborrecido, mas é-o sobretudo para os adversários. E é isso que eu tenho dificuldade em compreender: que mesmo que se prefira outro estilo de jogo, não se reconheça a eficácia de uma filosofia que se baseia em não deixar que o adversário tenha a bola - é precisamente por o Barcelona ter perdido a capacidade de pressionar de forma asfixiante o adversário no momento da perda de bola que deixou de ser tão dominador. E eu até acho que o Real Madrid de Mourinho fez algo a que acho que em Espanha não se dá o devido crédito: bateu a melhor equipa do mundo (provavelmente a melhor que eu vi jogar, sem querer entrar em discussões quanto ao estilo de jogo) numa prova de regularidade e conseguindo a pouco e pouco contrariar de forma cada vez mais eficaz o seu jogo nos confrontos directos. Eu reconheço-o - e isso só nos diz que não há equipas imbatíveis nem modelos de jogo impossíveis de contrariar. Mas esta discussão nem tem grande razão de ser. Não creio que a matriz de jogo de Jesualdo (que é o que está em causa na nossa discussão) seja decalcada do tiki-taka. O que está em causa é que as equipas jogam com os jogadores que têm e em função das dificuldades que os adversários lhe colocam. E nem sempre a melhor forma de chegar à baliza adversária é uma linha recta. Na verdade, raramente o é. Por vezes, é preciso paciência para desestabilizar a organização adversária. É pena que nem sempre as pessoas o compreendam. Mesmo as equipas mais capazes no ataque rápido (e.g., Real Madrid, Borússia Dortmund) não estão em constantes cavalgadas. Têm momentos de temporização e de procura mais paciente do desequilíbrio do adversário.
2. Já várias vezes aqui escrevi que Micael não é o jogador que prometeu ser (nos tempos do Nacional da Madeira). Uma frase que creio que já repeti algumas vezes é que lhe faltam metros para ser um médio capaz de cumprir na perfeição o papel que Jesualdo pretende dele. Mas também não é a nulidade que muitos dos nossos adeptos dizem que é. E dizem-no sobretudo porque os adeptos, por norma, não gostam de jogadores pouco intensos, que não sejam capazes de grandes cavalgadas com a bola, que sejam incapazes de grandes explosões. Preferem quase sempre um Luiz Carlos (e atenção, eu também gosto deste) a um Rúben Micael. A inteligência do jogo, a capacidade para gerir a posse de bola, a própria noção das limitações são qualidades que não são reconhecidas. Por exemplo, penso que falta a Micael qualidade de passe à distância, o que nas suas funções é um handicap. Mas ele sabe-o e é por isso que muitas vezes, quando parece ser mais avisado um passe longo, ele opta pelo mais curto - porque sabe que, provavelmente, assumindo o risco de jogar longo, perderá a bola. Portanto, eu não digo, nem nunca disse que Micael é um fora-de-série. Mas tem lugar na nossa equipa, desde que esteja motivado e empenhado no seu jogo - e, ultimamente, julgo que tem estado realmente focado. Se é caro... é uma outra questão. Até Dezembro, ele estará por cá e, portanto, se ele faz parte dos nossos quadros devemos utilizá-lo da melhor forma. Em Janeiro haverá boas propostas!? Se as houver (duvido), admito que se possa pensar numa saída. Mas a saída de Micael, nos planos de Jesualdo, certamente obrigaria a uma nova contratação. Já o disse várias vezes, as alternativas ao trio de meio-campo mais utilizado, para Jesualdo, são Custódio, Luís Silva, Vukcevic (desconheço o valor deste) e, eventualmente... Alan!
3. Certamente, não leu (ou não se recorda) o que tenho escrito sobre Jesualdo. É normal, lemos tantas opinões por aqui que facilmente nos esquecemos de quem disse o quê. Mas a verdade é que se reler algumas das minhas mensagens, não dirá nunca que me parece bem tudo o que Jesualdo faça. Aliás, disse-o no início, aquando da sua contratação, que a encarava como uma boa escolha mas sem entusiasmo - porque não aprecio particularmente a sua ideia de jogo. Dito isto, não pode haver um adepto do nosso clube que desconheça quem é Jesualdo e quais são as suas ideias de jogo. Fico por isso espantado quando alguns adeptos falam em jogar em 4-4-2 ou em jogar com um número dez destacado no apoio ao ponta-de-lança.
Isso não vai acontecer com Jesualdo, a não ser em situações pontuais!!! E é apenas isto que eu digo. Eu até posso gostar mais de outra disposição táctica, até posso achar que o plantel se ajustaria melhor a outro esquema - mas não é isso que está em questão, para mim. Quem acha que este é o problema deve ser consequente e dizer que Jesualdo tem de sair - porque Jesualdo é como é e nunca o escondeu. Eu, mesmo não apreciando a ideia de jogo de Jesualdo, mesmo pensando que cometeu um erro gravíssimo (partilhado com António Salvador) na definição dos objectivos iniciais desta época, julgo que se vêem sinais de melhoria e que há que dar tempo para que as ideias de Jesualdo (esperemos) se consolidem, que a equipa confie mais em si própria e seja por isso mais constante durante os jogos.
De resto, apenas sublinho aquilo que quem acompanha o fórum já sabe: o seu grande fervor pelo nosso clube, que é visível em cada uma das suas mensagens e que tem tanto mais valor, tratando-se de uma pessoa que (julgo eu) não tem uma relação de proximidade (e.g., nascimento, vivência, trabalho) com Braga. E, repito, nem as minhas palavras tinham um intuito depreciativo, nem se lhe dirigiam em particular. Um abraço!
Galego e Olho Vivo são dois dos foristas que mais aprecio - e dois Enormes Adeptos.
Discordâncias e pontos-de-vista diferente, desde que com a fundamentação e o civismo demonstados, só podem enobrecer este fórum. Parabéns por isso ao contributo para a discusão, que tem que ser o seu maior objectivo (senão seria uma coisa laudatória, sem sentido).
Relativamente ainda ao jogo com o Olhanense:
desculpem, mas continuo a bater na tecla de que temos que motivar a equipa, sem impor mais pressão, fazendo-a acreditar que estaremos sempre e em todas as circunstâncias com ela, desde que haja trabalho, motivação e organização!
É preciso que o grupo de trabalho SAIBA que tem uma ou outra LIMITAÇÃO, MAS TEM TAMBÉM UMA ENORME QUALIDADE - joga como equipa de TOPO!! De que já deu provas esta época, mesmo que em alguns jogos a sorte (e isto é também um jogo) nos tenha sido madrasta (contra aquilo que merecíamos e fizemos em campo).
Por isso, têm que aprofundar esse trabalho, porque nem sempre a sorte (e mesmo arbitragens manhosas) irão conseguir travar a nossa qualidade!!
Só digo: se acham que o factor psicológico / motivacional não é decisivo, então olhem para o que está a acontecer precisamente ao nosso rival do próximo jogo: o FCP. Eles passam exatamente pelo mesmo: tiveram 1 ou 2 resultados adversos a que não estavam habituados, começaram a duvidar das opções do treinador e das suas qualidades enquanto jogadores (têm excelentes jovens jogadores a quem também ninguém dá o devido crédito e margem para progredir: como Josué ou Licá, p.ex.) e o resutado está à vista: desunião, desmotivação, queda livre nos resultados!
O próximo jogo será um bálsamo para uma destas equipas. É uma grande oportunidade para reencontrarem a sua confiança enquanto equipa: espero que seja a nossa! :D
Mas sem pressões: já não espero grandes coisas do campeonato, por isso se tiver que perder que seja no próximo jogo (mas com luta até à total exaustão!!) e que se consiga vencer os ditos "grandes" para a Taça. Por isso, sem pressões! Mas que é uma grande oportunidade, que podemos chegar lá e mostrar valor de forma histórica... lá isso, é!!
Quote from: Pé Ligeiro on 30 de November de 2013, 15:20
Em geral gostei do jogo. Foi pena aqueles 15 minutos de desorientação na 2ª parte, mas foi um jogo bem conseguido, com um futebol envolvente. Apesar de ter gostado, noto que ainda faltam mudanças de velocodade/acelerações a romper a defesa adversária. Talvez esteja aqui a maior pecha desta equipa. Seria interessante apostar em extremos rápidos e colocar o Rafa mais no centro, próximo do ponta de lança.
Isto não falta só ao Braga, falta a todas as equipas portuguesas neste momento, falta isso como falta intensidade de jogo, como falta qualidade e falta tanta coisa. Salvam-se alguns fora de série que vão salvando alguns jogos. esta liga faz lembrar a de 2005 em que não ganhou a melhor, mas a que conseguiu ser menos má! (fui dos que achei que a liga estaria quase decidida quando o Porto chegou aos 5pontos de avanço) Neste momento não há uma equipa da liga que mereça que se perca 5minutos a ver o seu futebol, o que não deixa de ser triste!
Ligando isto com o jogo de 6ªf, a 1ªparte foi boa, eu cheguei aos 8minutos (perdi o golo) e o Braga já podia estar a golear pelos relatos que li! Depois dos 8minutos as coisas mantiveram-se o Braga a jogar a seu belo prazer e a Olhanense a não existir (a Académica foi muito má mas estes exageraram, mas acho que não têm plantel para mais), devíamos se tivéssemos sido competentes ter chegado ao intervalo a golear e só não o fizemos porque somos uma equipa ainda muito inconsequente. Depois veia a 2ªparte e aqueles 10minutos surreais, como é possível uma equipa que tem a 1ªparte que teve, ter aqueles 10minutos em que de um 2-0 facilmente podia ter passado para um 2-3! Só não aconteceu porque do outro lado estava aquela que deve ser a equipa mais fraca da liga! Os assobios (que pelo que percebi até foram mais para JJ) em minha opinião foram mais que merecidos, se até Ronaldo é assobiado e insultado fazendo o que faz porque não podem ser estes senhores? ah, porque afecta-lhes o psicológico? Se lhes afecta que deixem de jogar futebol e que se dediquem a outra coisa qualquer! Pior ainda é ver a equipa completamente encostada às cordas e no banco nada se passou... sorte é que lá apareceu um dos fora de série que resolveu mais uma vez o problema. A intranquilidade nasce no campo não é nas bancadas. Se ela existe é no campo e no banco que tem que ser resolvida. O pessoal paga não é para comer tudo o que lhe põem à frente, não estamos a falar do Inatel nem dos campeonatos amadores.
Nota-se que a equipa está melhor que há uns jogos atrás, diria que bastante melhor até, vamos ver se continua a evoluir, o jogo com Porto é fundamental não perder, aproveitar este desnorte que apresentam (não acho que seja pior apanhar este Porto que um Porto a ganhar, muito pelo contrário).
Em relação ao Micael, não vi nada de mais... aliás o que vi foi pouco, muito pouco... perdeu inúmeras bolas, falhou um sem fim de passes simples, foi constantemente batido em antecipação, matou por diversas vezes a possibilidade de contra ataque... aquele breve espasmo de 5 minutos, perto do fim, em que o homem até deu um arzinho, podem agradecer à BL... por mim, podemos oferece-lo...
Quote from: enormeBRAGA on 01 de December de 2013, 14:34
Em relação ao Micael, não vi nada de mais... aliás o que vi foi pouco, muito pouco... perdeu inúmeras bolas, falhou um sem fim de passes simples, foi constantemente batido em antecipação, matou por diversas vezes a possibilidade de contra ataque... aquele breve espasmo de 5 minutos, perto do fim, em que o homem até deu um arzinho, podem agradecer à BL... por mim, podemos oferece-lo...
Agradecer à BL porquê? ???
Só agora tive oportunidade de vir ao fórum e continuo a dizer o mesmo : por muito desgostosos que possamos estar com a posição que o Braga ocupa na tabela, não devemos ficar de tal maneira "cegos" que, após uma vitória por 4-1, precedida de 5 derrotas, se faça crer que tudo é mau e que todos são maus.
Estamos a construir uma equipa. Após 4 anos a jogar no mesmo modelo táctico, decidimos apostar no 4x3x3. E este, ainda que tardiamente, já começa a dar resultados.
Temos hoje uma linha média completamente diferente daquela que tivemos nos últimos anos. Agora, em vez de Viana e Custódio, temos Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael (que está, finalmente, a ganhar rotinas numa posição que nem sequer é a sua). Hoje, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos, jogamos, por exemplo, sem um "10". Perante tudo isto, não podemos exigir muito mais. Não se pode pensar que se põe uma equipa a jogar em 4x3x3 em tão pouco tempo após tantos anos em 4x2x3x1. Não se ache que uma equipa se constrói de um dia para o outro.
Há uns dias li no Record que AVB tinha do seu lado 80% dos adeptos do Tottenham, que defendiam que a entrada de 7 jogadores e a saída de Bale justificavam exibições como a que a equipa teve frente ao City. Dito isto, vejam o que aconteceu com o Braga. Saíram Mossoró, Hugo Viana, Salino e Douglão. Entraram Hugo Vieira, Rafa, Salvador Agra, Pardo, Luiz Carlos, Edinho, Joãozinho, Luis Silva, etc. Podíamos, verdadeiramente, e em tão pouco tempo, esperar muito mais desta equipa ?
mágico_braga
O problema não é a posição actual, o problema é perder contra nove ( inadmissível ), o problema, é a qualidade de jogo apresentada contra o Nacional, o problema é a teoria da rotatividade, o problema é a eliminação precoce da Liga Europa frente ao Pandurii... É óbvio que não podemos ganhar sempre, é óbvio que há dias maus, é óbvio que por vezes a sorte não quer nada connosco, mas também é óbvio, que faltou atitude e disciplina táctica.
Ah, ia-me esquecendo, Micael ouviu algumas verdades... e até houve quem lhe pedisse a camisola em tom de gozo...
Quote from: enormeBRAGA on 01 de December de 2013, 15:42
mágico_braga
O problema não é a posição actual, o problema é perder contra nove ( inadmissível ), o problema, é a qualidade de jogo apresentada contra o Nacional, o problema é a teoria da rotatividade, o problema é a eliminação precoce da Liga Europa frente ao Pandurii... É óbvio que não podemos ganhar sempre, é óbvio que há dias maus, é óbvio que por vezes a sorte não quer nada connosco, mas também é óbvio, que faltou atitude e disciplina táctica.
Ah, ia-me esquecendo, Micael ouviu algumas verdades... e até houve quem lhe pedisse a camisola em tom de gozo...
Por acaso, apesar de ter cadeira na Nascente, vi o jogo na Poente (B4), perto da BL, e não me apercebi de nada. Mas não me parece, de qualquer maneira, que se possa apontar falta de atitude ao Ruben Micael. O homem correu, tentou dar dinâmica ao jogo, mesmo a jogar numa posição que ainda lhe é relativamente estranha, e, ainda que tenha falhado, como qualquer outro, alguns passes, não esteve em mau plano.
Quanto ao mais, concordo com o que disseste. Mas, agora que conseguimos arranjar um 11 base, temos tudo para voltar aos bons resultados. As exibições têm vindo a melhorar desde o jogo com o Rio Ave, os resultados, mais tarde ou mais cedo, acabarão por surgir. O imediatismo nunca foi bom conselheiro e, por isso, eu sou um daqueles que acredita que não terminaremos esta época abaixo do 4º lugar. No final da época estaremos aqui para ver se tive, ou não, razão. ;)
O meu "poiso" habitual é na nascente superior, mas na passada sexta estava junto aos miúdos que entraram com os jogadores, porque um deles é meu primo, por isso acabamos por ficar por ali, bem junto ao relvado. Ainda no aquecimento e já alguém, desta feita fora da BL, que ainda não tinha chegado, começara a mostrar descontentamento para com Micael. Repara para onde se vira quando Éder faz golo...
Vitória importante, como todas!
RAFA foi eleito por maioria o MGP.
A votação evidenciou também as boas prestações de R. MICAEL, ALAN e ÉDER.