News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA 4 vs Olhanense 1 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 28 de November de 2013, 22:06

Previous topic - Next topic

José Coelho

O Micael é um jogador importante no modelo de jogo ofensivo da equipa. Apesar de, muitas vezes, nada lhe sair bem, pontua o jogo na intermediária adversária e tenta romper na vertical a defensiva contrária. Faltam-lhe 2 ou 3 golos para reconquistar a confiança dos adeptos e ser um jogador chave na manobra ofensiva da equipa, como foi na 1ª parte da época passada..

Quanto aos falhanços que tem, claro que se expõe mais jogando como joga do que se só jogasse para o lado ou para trás. O tipo de críticas que se lhe faz, fazia-se no passado ao Mossoró e far-se-á ao Rafa se jogar nessa posição... Nem todos podem ser como o Messi.

Nakamura

Quote from: José Coelho on 30 de November de 2013, 23:25
O Micael é um jogador importante no modelo de jogo ofensivo da equipa. Apesar de, muitas vezes, nada lhe sair bem, pontua o jogo na intermediária adversária e tenta romper na vertical a defensiva contrária. Faltam-lhe 2 ou 3 golos para reconquistar a confiança dos adeptos e ser um jogador chave na manobra ofensiva da equipa, como foi na 1ª parte da época passada..

Quanto aos falhanços que tem, claro que se expõe mais jogando como joga do que se só jogasse para o lado ou para trás. O tipo de críticas que se lhe faz, fazia-se no passado ao Mossoró e far-se-á ao Rafa se jogar nessa posição... Nem todos podem ser como o Messi.

Exactamente!
O jogador 10 é sempre o que tem o papel mais difícil: criar desequilíbrios na equipa adversária, seja táticos (meter a bola onde isole ou ponha os companheiros em superioridade) ou técnicos (fintando e criando individualmente a ruptura).
É O JOGADOR QUE TEM QUE FAZER PASSES E FINTAS DE RISCO!

Os únicos que se lhe assemelham um pouco são os extremos (no nosso caso, Alan e Rafa). Mas neste caso nem arriscam tanto pois estão mais salvaguradados junto à linha!
O jogador 10 é o pivot ofensivo: é o que tem toda a gente à volta, a pressioná-lo, sem tempo, nem espaço! E neste ambiente agreste tem que sobressair e se impôr.

É um papel difícil, só ao alcance dos "eleitos": dos talentos naturais para este jogo!
Tem que ter tudo: técnica, rapidez de recepção e de decisão, noção da movimentação colectiva, temporização certa, grande conhecimento táctico, etc, etc.
COMPREENDAM QUE É O JOGADOR MAIS PROPENSO A FALHAR PORQUE É O QUE TEM MAIS DECISÕES "DE RISCO"!

O passe de um lateral para o central, em posse de bola e controlando as movimentações dos atacantes adversários, raramente é um passe de risco.
Mas o passe do playmaker para a tentativa de desmarcação do seu avançado é QUASE SEMPRE de risco: exige precisão - e visão de jogo - milimétrica.
Por isso, a posição 10 é muito difícil...

E concordo: já ouvi aqui noutras alturas críticas parecidas ao Mossoró (que saudades  ::)).
E também acho que Micael não é Mossoró.
Concordo 100% com o acima dito pelo Olho Vivo - que não conheço pessoalmente, mas que me parece de uma clarividência notável - de que Micael acabou por não dar em determinada altura da sua carreira o salto de projecção internacional que parecia iminente. Mas não deixa de ser um excelente jogador, dentro das suas características, que são próprias.

Há é que saber potenciar essas suas características e mascarar alguns defeitos - e motivar o jogador!

Em termos de evolução da sua carreira, como jogador, Micael faz-me lembrar Hugo Viana:
- também um jogador que a certa altura podia ter dado um maior salto de projeção internacional e acabou por não resultar bem
- também um jogador com características próprias e por vezes um falso lento
- também um jogador a precisar de motivação.

E H. Viana encontrou em Braga uma equipa técnica - e um público! - que o compreendeu e devolveu aos grandes palco e aos jogadores de eleição do futebol português!
O mesmo deveremos procurar com Micael.

Percebo os que têm mais dificuldade em encaixar este estilo próprio do Micael - que às vezes parece um falso lento, e que não consegue em alguns jogos fazer sobressair todo o seu futebol e ser aquele elemento decisivo em todos os lances como idealmente um 10 deve ser.
Percebo os que têm saudades (como eu, muitas!) de Mossoró.

Mas sejamos sérios, a única crítica - justa, que se tem feito e se pode fazer - ao Micael é, dentro das suas características próprias: TER QUE CORRER, TER QUE SE "DESUNHAR" EM CAMPO, AJUDANDO TAMBÉM OS COLEGAS, BATENDO-SE QUER A ATACAR QUER A DEFENDER COMO UM GVERREIRO!!

Mas nos últimos jogos, parece que ele tem feito isso - atitude!

No resto, como alguns parecem pretender - não errar nunca passes, resolver em cada lance, ou marcar golos decisivos em cada jogo - eh pá, deixem-se disso!

Olho Vivo

Quote from: GALEGO on 30 de November de 2013, 21:44
Quote from: Olho Vivo on 30 de November de 2013, 14:55
... Houve quem tivesse sono!? Serão os mesmos para quem o Barcelona de Guardiola era aborrecido. São gostos. Eu gostei do que vi enquanto não sobreveio o descontrolo emocional...

Caro Olho Vivo :

Já observei que teve a amabilidade de ler a minha opinião sobre o partido de ontem. E também da combater com a sua. Está no seu direito, faltaria mais. Para isso está o fórum.


Caro Galego:

Não é amabilidade nenhuma da minha parte ler a sua opinião. No seu caso, faço-o até com gosto porque mesmo podendo discordar dela, normalmente é fundamentada. De resto é a minha obrigação fazê-lo, como moderador, em relação a qualquer opinião, mesmo que ela seja, a meu ver, infundada, ilógica ou injusta.

De resto, lamento que se tenha sentido atacado com as minhas palavras. Não foi com esse sentido que as disse e, aliás, nem tinha a noção de que tinha sido o Galego a referir-se ao tiki-taka. Quando escrevi a minha mensagem, lembrei-me de facto de que alguém o havia referido mas não o identifiquei, nem era importante, porque estamos a discutir ideias e opiniões e não estamos a atacar os seus autores.

Depois há vários equívocos no que disse, se calhar porque não fui claro na minha exposição ou porque não se recorda (nem tem de o fazer) de outras mensagens que eu já publiquei sobre alguns dos assuntos que refere.

1. Não se pode inferir das minhas palavras que eu seja um admirador do tiki-taka como o expoente máximo do futebol. Acho legítimo que se possa achar que há outras fórmulas mais atractivas. E eu até aceito que assim seja. Eu, por exemplo, não gostaria de ter visto o meu Braga jogar contra aquele Barcelona (o que poderia ter acontecido quando participamos pela primeira vez na fase de grupos da Liga dos Campeões). Seria extremamente aborrecido (e sofrido) ver uma partida em que o Braga praticamente nunca teria a bola, tendo que se limitar a tentar obstar à progressão do adversário. Pode ser aborrecido, mas é-o sobretudo para os adversários. E é isso que eu tenho dificuldade em compreender: que mesmo que se prefira outro estilo de jogo, não se reconheça a eficácia de uma filosofia que se baseia em não deixar que o adversário tenha a bola - é precisamente por o Barcelona ter perdido a capacidade de pressionar de forma asfixiante o adversário no momento da perda de bola que deixou de ser tão dominador. E eu até acho que o Real Madrid de Mourinho fez algo a que acho que em Espanha não se dá o devido crédito: bateu a melhor equipa do mundo (provavelmente a melhor que eu vi jogar, sem querer entrar em discussões quanto ao estilo de jogo) numa prova de regularidade e conseguindo a pouco e pouco contrariar de forma cada vez mais eficaz o seu jogo nos confrontos directos. Eu reconheço-o - e isso só nos diz que não há equipas imbatíveis nem modelos de jogo impossíveis de contrariar. Mas esta discussão nem tem grande razão de ser. Não creio que a matriz de jogo de Jesualdo (que é o que está em causa na nossa discussão) seja decalcada do tiki-taka. O que está em causa é que as equipas jogam com os jogadores que têm e em função das dificuldades que os adversários lhe colocam. E nem sempre a melhor forma de chegar à baliza adversária é uma linha recta. Na verdade, raramente o é. Por vezes, é preciso paciência para desestabilizar a organização adversária. É pena que nem sempre as pessoas o compreendam. Mesmo as equipas mais capazes no ataque rápido (e.g., Real Madrid, Borússia Dortmund) não estão em constantes cavalgadas. Têm momentos de temporização e de procura mais paciente do desequilíbrio do adversário.


2. Já várias vezes aqui escrevi que Micael não é o jogador que prometeu ser (nos tempos do Nacional da Madeira). Uma frase que creio que já repeti algumas vezes é que lhe faltam metros para ser um médio capaz de cumprir na perfeição o papel que Jesualdo pretende dele. Mas também não é a nulidade que muitos dos nossos adeptos dizem que é. E dizem-no sobretudo porque os adeptos, por norma, não gostam de jogadores pouco intensos, que não sejam capazes de grandes cavalgadas com a bola, que sejam incapazes de grandes explosões. Preferem quase sempre um Luiz Carlos (e atenção, eu também gosto deste) a um Rúben Micael. A inteligência do jogo, a capacidade para gerir a posse de bola, a própria noção das limitações são qualidades que não são reconhecidas. Por exemplo, penso que falta a Micael qualidade de passe à distância, o que nas suas funções é um handicap. Mas ele sabe-o e é por isso que muitas vezes, quando parece ser mais avisado um passe longo, ele opta pelo mais curto - porque sabe que, provavelmente, assumindo o risco de jogar longo, perderá a bola. Portanto, eu não digo, nem nunca disse que Micael é um fora-de-série. Mas tem lugar na nossa equipa, desde que esteja motivado e empenhado no seu jogo - e, ultimamente, julgo que tem estado realmente focado. Se é caro... é uma outra questão. Até Dezembro, ele estará por cá e, portanto, se ele faz parte dos nossos quadros devemos utilizá-lo da melhor forma. Em Janeiro haverá boas propostas!? Se as houver (duvido), admito que se possa pensar numa saída. Mas a saída de Micael, nos planos de Jesualdo, certamente obrigaria a uma nova contratação. Já o disse várias vezes, as alternativas ao trio de meio-campo mais utilizado, para Jesualdo, são Custódio, Luís Silva, Vukcevic (desconheço o valor deste) e, eventualmente... Alan!

3. Certamente, não leu (ou não se recorda) o que tenho escrito sobre Jesualdo. É normal, lemos tantas opinões por aqui que facilmente nos esquecemos de quem disse o quê. Mas a verdade é que se reler algumas das minhas mensagens, não dirá nunca que me parece bem tudo o que Jesualdo faça. Aliás, disse-o no início, aquando da sua contratação, que a encarava como uma boa escolha mas sem entusiasmo - porque não aprecio particularmente a sua ideia de jogo. Dito isto, não pode haver um adepto do nosso clube que desconheça quem é Jesualdo e quais são as suas ideias de jogo. Fico por isso espantado quando alguns adeptos falam em jogar em 4-4-2 ou em jogar com um número dez destacado no apoio ao ponta-de-lança. Isso não vai acontecer com Jesualdo, a não ser em situações pontuais!!! E é apenas isto que eu digo. Eu até posso gostar mais de outra disposição táctica, até posso achar que o plantel se ajustaria melhor a outro esquema - mas não é isso que está em questão, para mim. Quem acha que este é o problema deve ser consequente e dizer que Jesualdo tem de sair - porque Jesualdo é como é e nunca o escondeu. Eu, mesmo não apreciando a ideia de jogo de Jesualdo, mesmo pensando que cometeu um erro gravíssimo (partilhado com António Salvador) na definição dos objectivos iniciais desta época, julgo que se vêem sinais de melhoria e que há que dar tempo para que as ideias de Jesualdo (esperemos) se consolidem, que a equipa confie mais em si própria e seja por isso mais constante durante os jogos.

De resto, apenas sublinho aquilo que quem acompanha o fórum já sabe: o seu grande fervor pelo nosso clube, que é visível em cada uma das suas mensagens e que tem tanto mais valor, tratando-se de uma pessoa que (julgo eu) não tem uma relação de proximidade (e.g., nascimento, vivência, trabalho) com Braga. E, repito, nem as minhas palavras tinham um intuito depreciativo, nem se lhe dirigiam em particular. Um abraço!

Nakamura

Galego e Olho Vivo são dois dos foristas que mais aprecio - e dois Enormes Adeptos.
Discordâncias e pontos-de-vista diferente, desde que com a fundamentação e o civismo demonstados, só podem enobrecer este fórum. Parabéns por isso ao contributo para a discusão, que tem que ser o seu maior objectivo (senão seria uma coisa laudatória, sem sentido).

Relativamente ainda ao jogo com o Olhanense:
desculpem, mas continuo a bater na tecla de que temos que motivar a equipa, sem impor mais pressão, fazendo-a acreditar que estaremos sempre e em todas as circunstâncias com ela, desde que haja trabalho, motivação e organização!
É preciso que o grupo de trabalho SAIBA que tem uma ou outra LIMITAÇÃO, MAS TEM TAMBÉM UMA ENORME QUALIDADE - joga como equipa de TOPO!! De que já deu provas esta época, mesmo que em alguns jogos a sorte (e isto é também um jogo) nos tenha sido madrasta (contra aquilo que merecíamos e fizemos em campo).
Por isso, têm que aprofundar esse trabalho, porque nem sempre a sorte (e mesmo arbitragens manhosas) irão conseguir travar a nossa qualidade!!

Só digo: se acham que o factor psicológico / motivacional não é decisivo, então olhem para o que está a acontecer precisamente ao nosso rival do próximo jogo: o FCP. Eles passam exatamente pelo mesmo: tiveram 1 ou 2 resultados adversos a que não estavam habituados, começaram a duvidar das opções do treinador e das suas qualidades enquanto jogadores (têm excelentes jovens jogadores a quem também ninguém dá o devido crédito e margem para progredir: como Josué ou Licá, p.ex.) e o resutado está à vista: desunião, desmotivação, queda livre nos resultados!

O próximo jogo será um bálsamo para uma destas equipas. É uma grande oportunidade para reencontrarem a sua confiança enquanto equipa: espero que seja a nossa!  :D
Mas sem pressões: já não espero grandes coisas do campeonato, por isso se tiver que perder que seja no próximo jogo (mas com luta até à total exaustão!!) e que se consiga vencer os ditos "grandes" para a Taça. Por isso, sem pressões! Mas que é uma grande oportunidade, que podemos chegar lá e mostrar valor de forma histórica... lá isso, é!!

PAF

Quote from: Pé Ligeiro on 30 de November de 2013, 15:20
Em geral gostei do jogo. Foi pena aqueles 15 minutos de desorientação na 2ª parte, mas foi um jogo bem conseguido, com um futebol envolvente. Apesar de ter gostado, noto que ainda faltam mudanças de velocodade/acelerações a romper a defesa adversária. Talvez esteja aqui a maior pecha desta equipa. Seria interessante apostar em extremos rápidos e colocar o Rafa mais no centro, próximo do ponta de lança.

Isto não falta só ao Braga, falta a todas as equipas portuguesas neste momento, falta isso como falta intensidade de jogo, como falta qualidade e falta tanta coisa. Salvam-se alguns fora de série que vão salvando alguns jogos. esta liga faz lembrar a de 2005 em que não ganhou a melhor, mas a que conseguiu ser menos má! (fui dos que achei que a liga estaria quase decidida quando o Porto chegou aos 5pontos de avanço) Neste momento não há uma equipa da liga que mereça que se perca 5minutos a ver o seu futebol, o que não deixa de ser triste!

Ligando isto com o jogo de 6ªf, a 1ªparte foi boa, eu cheguei aos 8minutos (perdi o golo) e o Braga já podia estar a golear pelos relatos que li! Depois dos 8minutos as coisas mantiveram-se o Braga a jogar a seu belo prazer e a Olhanense a não existir (a Académica foi muito má mas estes exageraram, mas acho que não têm plantel para mais), devíamos se tivéssemos sido competentes ter chegado ao intervalo a golear e só não o fizemos porque somos uma equipa ainda muito inconsequente. Depois veia a 2ªparte e aqueles 10minutos surreais, como é possível uma equipa que tem a 1ªparte que teve, ter aqueles 10minutos em que de um 2-0 facilmente podia ter passado para um 2-3! Só não aconteceu porque do outro lado estava aquela que deve ser a equipa mais fraca da liga! Os assobios (que pelo que percebi até foram mais para JJ) em minha opinião foram mais que merecidos, se até Ronaldo é assobiado e insultado fazendo o que faz porque não podem ser estes senhores? ah, porque afecta-lhes o psicológico? Se lhes afecta que deixem de jogar futebol e que se dediquem a outra coisa qualquer! Pior ainda é ver a equipa completamente encostada às cordas e no banco nada se passou... sorte é que lá apareceu um dos fora de série que resolveu mais uma vez o problema. A intranquilidade nasce no campo não é nas bancadas. Se ela existe é no campo e no banco que tem que ser resolvida. O pessoal paga não é para comer tudo o que lhe põem à frente, não estamos a falar do Inatel nem dos campeonatos amadores.

Nota-se que a equipa está melhor que há uns jogos atrás, diria que bastante melhor até, vamos ver se continua a evoluir, o jogo com Porto é fundamental não perder, aproveitar este desnorte que apresentam (não acho que seja pior apanhar este Porto que um Porto a ganhar, muito pelo contrário).

enormeBRAGA

Em relação ao Micael, não vi nada de mais... aliás o que vi foi pouco, muito pouco... perdeu inúmeras bolas, falhou um sem fim de passes simples, foi constantemente batido em antecipação, matou por diversas vezes a possibilidade de contra ataque... aquele breve espasmo de 5 minutos, perto do fim, em que o homem até deu um arzinho, podem agradecer à BL... por mim, podemos oferece-lo...
#VãoTerDeContarConnosco

magico_scbraga

#66
Quote from: enormeBRAGA on 01 de December de 2013, 14:34
Em relação ao Micael, não vi nada de mais... aliás o que vi foi pouco, muito pouco... perdeu inúmeras bolas, falhou um sem fim de passes simples, foi constantemente batido em antecipação, matou por diversas vezes a possibilidade de contra ataque... aquele breve espasmo de 5 minutos, perto do fim, em que o homem até deu um arzinho, podem agradecer à BL... por mim, podemos oferece-lo...

Agradecer à BL porquê?  ???

Só agora tive oportunidade de vir ao fórum e continuo a dizer o mesmo : por muito desgostosos que possamos estar com a posição que o Braga ocupa na tabela, não devemos ficar de tal maneira "cegos" que, após uma vitória por 4-1, precedida de 5 derrotas, se faça crer que tudo é mau e que todos são maus.
Estamos a construir uma equipa. Após 4 anos a jogar no mesmo modelo táctico, decidimos apostar no 4x3x3. E este, ainda que tardiamente, já começa a dar resultados.
Temos hoje uma linha média completamente diferente daquela que tivemos nos últimos anos. Agora, em vez de Viana e Custódio, temos Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael (que está, finalmente, a ganhar rotinas numa posição que nem sequer é a sua). Hoje, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos, jogamos, por exemplo, sem um "10". Perante tudo isto, não podemos exigir muito mais. Não se pode pensar que se põe uma equipa a jogar em 4x3x3 em tão pouco tempo após tantos anos em 4x2x3x1. Não se ache que uma equipa se constrói de um dia para o outro.
Há uns dias li no Record que AVB tinha do seu lado 80% dos adeptos do Tottenham, que defendiam que a entrada de 7 jogadores e a saída de Bale justificavam exibições como a que a equipa teve frente ao City. Dito isto, vejam o que aconteceu com o Braga. Saíram Mossoró, Hugo Viana, Salino e Douglão. Entraram Hugo Vieira, Rafa, Salvador Agra, Pardo, Luiz Carlos, Edinho, Joãozinho, Luis Silva, etc. Podíamos, verdadeiramente, e em tão pouco tempo, esperar muito mais desta equipa ?
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

enormeBRAGA

mágico_braga

O problema não é a posição actual, o problema é perder contra nove ( inadmissível ), o problema, é a qualidade de jogo apresentada contra o Nacional, o problema é a teoria da rotatividade, o problema é a eliminação precoce da Liga Europa frente ao Pandurii... É óbvio que não podemos ganhar sempre, é óbvio que há dias maus, é óbvio que por vezes a sorte não quer nada connosco, mas também é óbvio, que faltou atitude e disciplina táctica.

Ah, ia-me esquecendo, Micael ouviu algumas verdades... e até houve quem lhe pedisse a camisola em tom de gozo...
#VãoTerDeContarConnosco

magico_scbraga

Quote from: enormeBRAGA on 01 de December de 2013, 15:42
mágico_braga

O problema não é a posição actual, o problema é perder contra nove ( inadmissível ), o problema, é a qualidade de jogo apresentada contra o Nacional, o problema é a teoria da rotatividade, o problema é a eliminação precoce da Liga Europa frente ao Pandurii... É óbvio que não podemos ganhar sempre, é óbvio que há dias maus, é óbvio que por vezes a sorte não quer nada connosco, mas também é óbvio, que faltou atitude e disciplina táctica.

Ah, ia-me esquecendo, Micael ouviu algumas verdades... e até houve quem lhe pedisse a camisola em tom de gozo...

Por acaso, apesar de ter cadeira na Nascente, vi o jogo na Poente (B4), perto da BL, e não me apercebi de nada. Mas não me parece, de qualquer maneira, que se possa apontar falta de atitude ao Ruben Micael. O homem correu, tentou dar dinâmica ao jogo, mesmo a jogar numa posição que ainda lhe é relativamente estranha, e, ainda que tenha falhado, como qualquer outro, alguns passes, não esteve em mau plano.

Quanto ao mais, concordo com o que disseste. Mas, agora que conseguimos arranjar um 11 base, temos tudo para voltar aos bons resultados. As exibições têm vindo a melhorar desde o jogo com o Rio Ave, os resultados, mais tarde ou mais cedo, acabarão por surgir. O imediatismo nunca foi bom conselheiro e, por isso, eu sou um daqueles que acredita que não terminaremos esta época abaixo do 4º lugar. No final da época estaremos aqui para ver se tive, ou não, razão.  ;)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

enormeBRAGA

 O meu "poiso" habitual é na nascente superior, mas na passada sexta  estava junto aos miúdos que entraram com os jogadores, porque um deles é meu primo, por isso acabamos por ficar por ali, bem junto ao relvado. Ainda no aquecimento e já alguém, desta feita fora da BL, que ainda não tinha chegado, começara a mostrar descontentamento para com Micael. Repara para onde se vira quando Éder faz golo...
#VãoTerDeContarConnosco

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

A.COSTA

RAFA foi eleito por maioria o MGP.

A votação evidenciou também as boas prestações de R. MICAEL, ALAN e ÉDER.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo