Desde miúdo trago o Sporting Clube de Braga no coração. O meu pai ensinou-me o que era ser adepto do clube da nossa cidade, ensinou-me a defender o que é nosso, a sorrir com as vitórias e os triunfos e a erguermo-nos com as derrotas ainda mais fortes.
Tinha talvez 4 anos quando entrei num estádio pela primeira vez. É obvio que não tenho grandes recordações desse dia, daí que sinta que vou ao estádio ver o Sporting Clube de Braga desde "sempre". Neste desde "sempre" estão incluídas grandes vitórias, enorme conquistas, um crescimento tremendo. Mas também estão derrotas pesadas, noites de sofrimento, desilusões, manutenções no final do campeonato, muitos nervos... Um sem fim de emoções. Curiosamente não encontrei, nestes cerca de 22 anos de adepto do Sporting Clube de Braga, o sentimento de humilhação, de vergonha.
Com o crescimento e o passar dos anos, o meu pai, decidiu por sua livre vontade, que seria altura de o começar a acompanhar nos jogos fora da cidade de Braga. Sentia ele como pai, que era seguro para mim acompanhá-lo. Gabo-me de sempre ostentar as cores do Sporting Clube de Braga em tais deslocações. Percorri os mais diversos estádios de norte a sul do país em jogos com equipas como o Leça, o Boavista, o Aves, a Naval, o Leiria, o Setúbal, o Varzim... A saudável harmonia que existia entre os adeptos dos mais distintos clubes levou-me a fazer uma coleção de cachecóis. Ia trocando com os adeptos locais, à medida que ia passando por esses estádios fora. Porém, com o crescimento do nosso clube, comecei a sentir alguma hostilidade em certas zonas do país, ainda assim, essa hostilidade não era exteriorizada se existisse respeito.
Acreditava eu que todos os adeptos do Sporting Clube de Braga eram pacíficos como eu. Por vezes uns mais exaltados, outros mais calmos, algumas provocações e picardias durante os jogos, que acaba por fazer parte do espetáculo se prevalecer o bom senso, até porque a rivalidade é boa quando é vivida, desde que não se transforme a rivalidade em violência física.
Voltando aos sentimentos, dizia eu que nunca tinha sentido qualquer tipo de humilhação ou vergonha. Há quem diga que há uma primeira vez para tudo. Esta época senti-me por mais que uma vez humilhado e envergonhado. Senti-me humilhado e envergonhado pelos atos praticados por certos indivíduos que têm recorrido à violência por mais que uma vez, como se quisessem impor alguma coisa. Sinto-me triste e revoltado ao ler as noticias em jornais nacionais que um grupo de adeptos esperou pelos jogadores da nossa equipa no fim de uma derrota para se travarem de razões, que um grupo de adeptos se envolveu em violência física com adeptos do Belenenses antes de um jogo da Segunda Liga, que um grupo de adeptos percorreu uma bancada provocando uma cena de pancadaria com os adeptos do Paços de Ferreira. Senti-me envergonhado e humilhado por um grupo de pessoas que se dizem adeptas e defensoras do meu clube e que agem sem perceber o mal que lhe estão a fazer, senti-me de rastos ao perceber que a notícia rapidamente correu o país e por esses estádios fora seremos de agora em diante apelidados de perigosos, violentos e arruaceiros... Tudo por um grupo de adeptos... Senti a maior frustração e raiva da minha vida enquanto adepto do Sporting Clube de Braga ao ver um miúdo de 5 ou 6 anos fugir para trás de uma baliza e a puxar pela mão do pai numa aflição tremenda, num ato de pânico e de terror. Dói-me a alma quando penso nisto, e pergunto-me se será possível aquele miúdo e outros tantos que lá estavam voltar a ver um jogo fora do estádio dele, será possível aquele miúdo continuar a gostar de futebol e será possível aquele miúdo perdoar os adeptos do Sporting Clube de Braga que nenhuma culpa tiveram?
Tais atos são para mim indesculpáveis. Comportamento gera comportamento, e eu que este ano acompanhei diversas vezes o Sporting Clube de Braga fora de casa começo a temer pela minha segurança. Não me sinto mais seguro por esses estádios fora, tenho medo de ser confundido e tomado por quem não sou na verdade. Ontem disse a quente que ao fim de mais de 20 anos a correr estádios tinha chegado o dia em que não voltaria "à estrada" contudo pensando que hoje pensando com mais calma a opinião mudaria. Puro engano, continuo igual. Continuo com medo, continuo a pensar que para mim acabaram as deslocações, pelo menos enquanto não me sentir seguro de novo.
Quanto aos atos de ontem, só peço que seja feita justiça, só peço que se identifiquem os autores dos desacatos e que se castigue quem de direito. Não sou dono da razão e tenho os meus defeitos como toda gente. O Braguismo não se mede, sente-se, ser sócio há cerca de 20 anos, percorrer os estádios nacionais durante épocas a fio, estar em Sevilha, em Udine e em Dublin não faz de mim mais Braguista que ninguém, mas também não faz de ninguém mais Braguista do que eu, e se há quem tenha regalias por se deslocar sempre para apoiar (e bem, porque felizmente não somos todos iguais) o nosso clube, eu também mereço tais regalias, pois estive lá com o nosso Clube sempre que o tempo e o dinheiro me permitiram.
Ajudem a acabar com a violência no desporto!
Com os mais cordeais cumprimentos,
Rui Xavier
(sócio nº3992)
http://www.nemecrui.blogspot.pt/2013/02/carta-aberta-direcao-do-sporting-clube.html
MAGNIFICO ESCRITO, NEMEC
______________________
Essa imagem da gente do Paços acorralada, essa outra imagem da gente do Paços afastada no fundo, detrás da baliza... sao indignas da categoría do Sporting Clube de Braga, da propia cidade de Braga e da infinita maioría de adeptos do Braga.
Isto nao pode ficar numa anécdota... É preciso a condena unánime.
Essa gente agresiva nao representa em modo algum ao Braga.
Bem ... devo dizer que este texto exprime o sentimento da maioria dos braguistas. Parabéns NEMEC, que falta faz neste fórum Gente assim.
Em relação ao medo eu sinto o mesmo. Já tinha dito que não devo voltar ao dragão, nem ao estádio da cidade onde moro e agora Paços de Ferreira também é riscado, pois pode haver retaliação o que não agrada a pessoas que como eu vão aos estádios e são SEMPRE CONTRA A VIOLÊNCIA.
Em relação à vergonha eu também senti. E muita. Tantas vezes critiquei "adeptos únicos" pela violência e ódio que conseguiram espalhar pelo país fora, que agora os adeptos (minoria felzmente) do meu SCBRAGA fazem estas figuras deploráveis e condenáveis. Ninguém de bom senso fica indiferente e condena a péssima imagem que aquele bando em fúria passou através das TV's.
Gostei da reação oficial do clube e do pedido de desculpas. Esta gente tem que ser banida dos estádios, sob pena de as pessoas se afastarem cada vez mais.
Subscrito na integra.
Simplesmente perfeito!
Era espalhar isto o mais possível, para que se saiba que aqui em Braga não somos marginais! E para fazer com que sejam tomadas medidas!
(Assumindo que o Nemec não se importa, claro!)
Quote from: 200% Braga - B3 on 13 de February de 2013, 00:34
Simplesmente perfeito!
Era espalhar isto o mais possível, para que se saiba que aqui em Braga não somos marginais! E para fazer com que sejam tomadas medidas!
(Assumindo que o Nemec não se importa, claro!)
Eu não me importo, enviei isto mesmo para o SCB, para jornais regionais e rádios, apenas porque sim. O texto é longo e o mais certo é não ser divulgado pelos meios de Comunicação Social, mas têm total liberdade de enviar para onde quiserem!
Quote from: A.COSTA on 13 de February de 2013, 00:10
Bem ... devo dizer que este texto exprime o sentimento da maioria dos braguistas. Parabéns NEMEC, que falta faz neste fórum Gente assim.
Amigo Costa, escrever quando tudo corre bem é muito fácil. Nos piores momentos reparámos que afinal estamos cá todos e nunca fomos a lado nenhum :)
Partilho totalmente o sentimento do Nemec.
Cada vez mais me identifico menos com este clube e adeptos... mas esta carta aberta é a prova do que é o Braga e sentir o Braga.
Concordo plenamente e embora não concorde com o esta frase tenho que a aceitar...
"somos aquilo que os outros pensam que somos"
Quote from: A.COSTA on 13 de February de 2013, 00:10
Esta gente tem que ser banida dos estádios, sob pena de as pessoas se afastarem cada vez mais.
Apenas acrescentaria: --- (dos estádios)
e das redondezas! Comparência nas esquadras de polícia às horas dos jogos! Mas para ser levado a sério.
Subscrevo.
Grande Texto mais uma vez Nemec, o meu afilhado com 8 anos chorava desalmadamente e tive que o por no meu colo e explicar-lhe que aquilo não era o Braga, que o Braga somos nós que cantamos, sorrimos e choramos a cada jogo do Braga...
Como vou eu a partir de hoje chatear os pais dele para o deixarem ir comigo quando eles viram que o filho pode não estar seguro, em casa não, mas fora o Braga perdeu hoje mais um adepto por muito tempo de certeza...
Refiro-me ao meu afilhado claro
Subscrevo, apenas acrescentando que trabalho no Porto. Hoje tenho de dar a cara pelo Braga como faço sempre, mas hoje sinto-me tão humilhado, tão envergonhado... Isto não tem perdão ou desculpa. É retirar todo e qualquer apoio do clube aos Red Boys, obriga-los a pedir desculpas publicamente aos adeptos do Paços pelo que se passou.
Foi um acontecimento que envergonha o clube mas também toda a cidade.
Os Bracarenses não são assim!
Os Bracarenses não são isto!
Nemec, grande carta... ENORME mesmo... tal como o nosso clube e como nós, os adeptos que sabemos/gostamos de ganhar mas também cá estamos, serenos e embora tristes a aguentar as derrotas.
Tal como tu, e acredito como a grande maioria dos adeptos SCB "Senti-me humilhado e envergonhado pelos atos praticados por certos indivíduos que têm recorrido à violência por mais que uma vez, como se quisessem impor alguma coisa. Sinto-me triste e revoltado ao ler as noticias em jornais nacionais que um grupo de adeptos esperou pelos jogadores da nossa equipa no fim de uma derrota para se travarem de razões, que um grupo de adeptos se envolveu em violência física com adeptos do Belenenses antes de um jogo da Segunda Liga, que um grupo de adeptos percorreu uma bancada provocando uma cena de pancadaria com os adeptos do Paços de Ferreira. Senti-me envergonhado e humilhado por um grupo de pessoas que se dizem adeptas e defensoras do meu clube e que agem sem perceber o mal que lhe estão a fazer, senti-me de rastos ao perceber que a notícia rapidamente correu o país e por esses estádios fora seremos de agora em diante apelidados de perigosos, violentos e arruaceiros... Tudo por um grupo de adeptos... Senti a maior frustração e raiva da minha vida enquanto adepto do Sporting Clube de Braga ao ver um miúdo de 5 ou 6 anos fugir para trás de uma baliza e a puxar pela mão do pai numa aflição tremenda, num ato de pânico e de terror. Dói-me a alma quando penso nisto, e pergunto-me se será possível aquele miúdo e outros tantos que lá estavam voltar a ver um jogo fora do estádio dele, será possível aquele miúdo continuar a gostar de futebol e será possível aquele miúdo perdoar os adeptos do Sporting Clube de Braga que nenhuma culpa tiveram?"
"O Braguismo não se mede, sente-se..." e esse grupo de pessoas (pq não consigo chamár-los de adeptos) terá uma ideia exactamente contrária...
Como já escrevi no tópico do jogo ao intervalo, nós, os adeptos do ENORME SCB não somos isto!!
Grande texto! Penso que mostra bem o sentimento da maioria dos braguistas.
A partir de agora vou pensar duas vezes antes de ir ver um jogo fora, e tudo por causa de umas cenas ridiculas de pancadaria.
O BRAGA NÃO É VIOLÊNCIA!
Subscrevo na totalidade amigo Nemec.
Subscrevo na totalidade Rui.
Nunca me senti tão triste enquanto Braguista, nenhuma derrota me deixou tão triste como aquelas cenas.
Quote from: 1 on 13 de February de 2013, 12:13
Subscrevo na totalidade Rui.
Nunca me senti tão triste enquanto Braguista, nenhuma derrota me deixou tão triste como aquelas cenas.
Exactamente como eu me sinto... Nem consigo falar sobre nada de nada... Sinto-me triste e envergonhado >:( :-[
Sem dúvida nenhuma um texto que representa o que pensa a maioria dos Braguistas..
A direcção do nosso clube devia ser também nisto um exemplo a seguir e banir os Red Boys do nosso Estádio..
Vender os lugares da A1 aos sócios e proibir a entrada no Estádio de qualquer tipo de objecto relacionado com esta claque. Desde Faixas a cachecóis.
Já chega de ter confusão por causa de quem não se sabe comportar. O futebol não é Guerra..
Quote from: Zinired on 13 de February de 2013, 01:05
Partilho totalmente o sentimento do Nemec.
Cada vez mais me identifico menos com este clube e adeptos... mas esta carta aberta é a prova do que é o Braga e sentir o Braga.
Zinired, desculpa mas não compreendi "Cada vez mais me identifico menos com este clube ...", estás a querer dizer que vais mudar de clube ?
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
Magnífico!
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!
Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
Compreendo o teu ponto de vista, mas penso que os bracarenses nunca deixarão de evidenciar o que de positivo temos conseguido nos últimos anos! Nós sabemos o que conseguimos e a que custo!
Não vi ninguém pôr isso em causa, nem teria como o pôr, diga-se! Muito menos foi posto em causa por cá.
Em todo o lado vi bem evidenciado, "a claque"... não os adeptos do Braga. E essa imagem de violência colada às claques não há como fugir dela, é a realidade e para mim escondê-la seria uma vergonha, ser escondida por nós adeptos do Braga que gostamos do nosso clube, seria uma vergonha ainda maior!
Seria uma vergonha maior por um motivo muito simples... os principais prejudicados por estes actos, não é o Braga clube, não são os adeptos adversários, somos nós, os adeptos anónimos que vão ao futebol fazer a festa, e que estão cada vez mais a deixar de o fazer, seja em casa e principalmente fora de portas!
E pior ainda que são agredidos nos jogos fora por vingança! Somos nós os adeptos anónimos que pagamos a factura seja nas contas do clube seja nos actos! E eu fui um dos que pagou já bem caro por causa destes animais!
Atirar com o lixo para debaixo do tapete, não acaba com o o lixo!
O positivo que conseguimos em 10 anos em menos de um mês ou se quiseres numa noite desapareceu para quem segue o futebol!! Em menos de um mês tivemos confrontos graves com Porto, Paços e até com o belenenses (tendo em conta o que veio a público) menos graves com o Slb... e o mês de Fevereiro ainda mal começou! Se lhes juntar os últimos 3 ou 4 anos, acho que preciso de um texto bem longo!
A imagem de violência quer queiras quer não, está colada, não há como fugir dela! Hoje temos certezas que há adeptos de outros clubes que não vêm a Braga ver um jogo da sua equipa por motivos de segurança... por um só que fosse isso já deveria ser motivo de vergonha para todos nós! Há 10 anos ou um pouco mais isso não acontecia, nem sequer perto disso, veja-se bem, nem com os de Guimarães!!
De todos os estádios onde já fui de cachecol à Braga sem nenhum problema, hoje em dia acho que só há 2 ou 3 onde posso continuar a ir sem problemas, Coimbra, Beira Mar e Rio Ave, nos outros Luz, Belenenses,Leixões, Porto, Guimarães, Boavista, Paços não arrisco.
E por fim as coisas não devem ser amenizadas, bem pelo contrário, se queremos que seja feita alguma coisa para nosso bem, temos que as evidenciar, dar-lhes o destaque devido para que no futuro não volte a acontecer!
O que temos e o que fizemos de bom nunca será esquecido, que mais não seja está escrito algures e todos os dias pode e deve ser recordado!
Quanto à carta, excelente, acho que espelha o pensamento da quase totalidade dos adeptos do Braga.
Estamo-nos a esquecer das Braguinhas, isso sim uma claque!!! ;D ;D ;D
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!
Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.
Eh pá, desculpem lá, mas acho que muita gente está a exagerar!
Concordo totalmente com o DiscoInfiltrador e subscrevo 100% as suas palavras:
E já que escrebem em maiúsculas, vou tomar a liberdade de o fazer também:
1.º) EM TODO O LADO, EM TODOS OS CLUBES HÁ CRIMINOSOS E NÃO PERCEBO QUEM SE SENTE MISTURADO COM TAIS INDIVÍDUOS... E SÓ AGORA DESCOBRIU QUE HÁ ESTES PROBLEMAS NO FUTEBOL EM GERAL E NO NOSSO CLUBE TAMBÉM!! PORQUÊ SENTIRES-TE ENVERGONHADO NEMEC?? Aquilo é um grupo de trogloditas, COMO OS HÁ EM TODO O LADO! Nemec, se andas assim há tanto tempo no futebol, como eu, só agora é que descobriste que havia confrontos como este?? No resto foi sempre harmonia ao longo destes anos todos?? Nos outros campos nunca te tentaram agredir?? Nunca ssististe a confrontos físicos ao longo destes anos? Olha, ainda na meia-final da Liga Europa fui à Luz e tentaram também agredir-me! Até me atiraram com uma fechadura (!) em metal que passou a milimetros da minha cabeça no final do jogo!
2.º) CONDENO A VIOLÊNCIA EM GERAL, e não apenas nesta situação concreta.
3.º) NÃO ME ENVERGONHO porque não me revejo nos trogloditas que fizeram isto, mas simplesmente sei que ISTO EXISTE EM TODOS OS CLUBES E INFELIZEMENTE ESTÁ LONGE DE SER UMA SITUAÇÃO QUE SE POSSA ASSOCIAR A UM ÚNICO CLUBE - MUITO MENOS O BRAGA, onde se têm assistido ao emergir de situações destas nos últimos tempos, mas estão longe de atingir o número e gravidade de outros (desde logo clubes como os 3 porquinhos).
4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).
TINHAM CRIANÇAS?? OLHA, DO OUTRO LADO TAMBÉM!! Infelizmente nestas situações estúpidas são sempre apanhadas crianças... e mulheres... e idosos!
5.ª) SOU SEMPRE - SEMPRE! - CONTRA A VIOLÊNCIA e não é por serem agora questões do meu clube que me venho para aqui "botar lágrima"!
6.º) ESTES ASSUNTOS SÃO DE POLÍCIA E NÃO DOS CLUBES.
6.ª) NUNCA TIVE QUALQUER LIGAÇÃO ÀS CLAQUES e infelizmente bem sei o tipo de pessoas que as constituem... mas não são um exclusivo nosso! São um problema do futebol - em geral, e não nosso em particular como o estão a querer fazer passar.
7.ª) TAMBÉM EU GOSTARIA QUE O FUTEBOL FOSSE UMA FESTA mas para isso teriam que ser adoptadas medidas A NÍVEL GERAL e não apenas no nosso clube (ainda que internamente tenhamos também que tratar dos nossos problemas e eventualmente rever apoios).
8.º) SEI QUE O BRAGA VAI SER GASTIGADO, e porventura severamente. É verdade que tem que ser responsabilizado, agora - GRAÇAS A VOCÊS - QUE VÊEM PARA AQUI TOMAR "AS DORES DOS OUTROS" QUANDO NUNCA NINGUÉM TOMOU AS NOSSAS QUANDO NOS TOCOU A NÓS SERMOS AGREDIDOS - COM ESTAS TRETAS E LAGRIMINHAS, MAIS A JEITO NOS POMOS PARA SERMOS BEM... COMIDOS! >:( PARABÉNS!
9.º) E ninguém vai resolver o problema nas tuas deslocações aos outros estádios, porque isso sempre existiu e é um problema que ninguém no futebol se decide verdadeiramente a resolver (olha, se quiseres, podes ir ler o que escrevi aquando dos problemas nas últimas recepções ao FC Porco: a) de que as claques deviam ser sempre isoladas, b) de que os "spotters" não deviam ser os "amigos" e "vizinhos" da mesma cidade/bairros do Porto, c) de que a Polícia devia estar espalhada em grupos de 2 ou 3 não apenas à porta mas também nas centenas de metros de imediações dos estádios, e actuar logo de imediato isolando os responsáveis e não esperar para actuar muitas vezes já depois sobre outras pessoas que não são os mesmos, etc - só que isto, que é verdadeiramente a resolução destes problemas e a criação de um clima de segurança familiar e saudável em torno do futebol, ninguém quer assumir! E sabes porquê: porque há clubes onde estas claques são uma dos principais organismos do próprio clube - FCP - e já mandam no clube... e mais do que isso! Por isso, estes problemas nunca serão verdadeiramente resolvidos e enfrentados como deve ser).
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 13:34
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!
Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.
4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).
Já vi muitos outros clubes a fazer muito pior, e sim, falo do porto, benfica, sporting, guimaraes, etc e nunca vi uma reacção tão exuberante da claque do braga, porquê?!
Subscrevo na integra o texto Nemec!
Relativamente à questão de generalização, as claques têm uma oportunidade de se demarcarem desses tais trogloditas de que falam e de quem dizem não se rever: que os identifiquem (pois não acredito que não saibam quem são) e os entreguem às autoridades competentes, os expulsem do seu seio! Enquanto não vir isto, são todos iguais! Já me dizia o meu avô: "Tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta!"
Quem se sente envergonhado e condena estas situações não condena só as de Braga, condena todas... Agora vergonha sente-se por serem praticados por gente que se diz braguista! Eu não me revejo nesses atos, mas sinto vergonha de terem sido praticados no Axa e por gente que se diz braguista e até tem apoios do clube do qual sou associado!
Grande texto, grandes palavras !
E já que puxaram por este assunto, aqui vão mais 2 ou 3 coisas:
- Estes problemas têm vindo a aparecer agora no Braga, porque cada vez mais "incomodamos" os outros clubes, e mesmo os grandes, com o nosso crescimento.
Por isso, o que eu vejo também é que nos últimos anos aumentou exponencialmente - ao ritmo dos nossos sucessos - a INVEJA e o ÓDIO em todo o lado AO BRAGA (os grandes poque começamos a fazer-lhes mossa em várias competições, afastando-os, e os pequenos por não conseguirem acompanhar o nosso crescimento). Somos, por isso, vítimas do nosso próprio sucesso. Habituemo-nos, porque isso vai aumentar cada vez mais. Invitavelmente.
- E quem não perceber isto, não vale a pena ir ver o Braga fora: já antes disto era hostilidade e inveja em todo o lado. Se não entenderem, nem estiverem preparados para isso, realmente não vale a pena ir ver os jogos fora (só as claques, que devem ser devidamente escoltadas e protegidas). Era bom que o futebol fosse uma festa, mas não é. Infelizmente já não é assim há muito tempo e não foi agora que estes problamas surgiram. Têm é aumentado com o nosso crescimento.
- E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa (já que as Polícias, como acima disse, se demitem de resolver de facto um problema que é da sua inteira responsabilidade, deixando-nos "entregues às feras"). Se já assim foi o que foi aquando da recepção às FCPorco, com a intimidação, provocação e agressões que tantos aqui se queixaram... então imaginem o que seria sem os elementos das nossas claques!!
Não se lembrem apenas deles nos maus momentos >:( É que há momentos em que a ajuda deles é preciosíssima!
Ou pensam que se acabarmos com os "Red Boys" se vai resolver o problema: vão deixar de nos provocar e agredir, e vão passar todos a vir fazer um piquenique connosco em festa?? Por favor!!
Até para animar o jogo e entoar cânticos: basta ver que nos primeiros momentos deste jogo com o Paços as claques demoraram alguns minutos a começar a cantar (eventualmente atrasados para o jogo), tendo-se ouvido um longo silêncio... interrompido pelos cânticos da meia-dúzia de adeptos do Paços!! Que se fizeram ouvir mais do que os milhares de sócios presentes - que se limitam a cantar rigorosamente 2 ou 3 vezes "Braaaga" a pedido do speaker e a seguir se calam! A verdade é esta! Por isso, não fujam dela: se não fossem os cânticos das claques o estádio parecia morto e até se ouvem meia-dúzia de adeptos da outra equipa!! Eu já me fartei de tentar fazer com que as pessoas à minha beira na Nascente apoiem: pareço um tolinho, fico rouco... e um ou outro grita 1 ou 2 vezes comigo e depois calam-se todos. Resultado: tenho que esperar pelos cânticos dos "Red Boys" e apoiar com eles!).
Por isso, agora que os "Red Boys" deram problemas, não se esqueçam disso: não atirem o menino junto com a água do banho! É muito fácil armarmo-nos em moralistas e fazer juízos de condenação... mas esquecem-se de outras coisas (é óbvio que se pudessem apenas limitar aos cânticos seria óptimo... mas sabemos que nenhuma claque tem apenas "meninos de coro")!
- Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? Ou recebem salário para andarem às voltinhas de carro e de cada vez que virem um problema, em vez de o ajudar a resolver como é sua obrigação, voltar-lhes as costas e assobiar para o lado?? Então são pagos para quê??
- Por último, é URGENTE a separação das claques e a criação de uma caixa de segurança para as equipas adversárias no topo da bancada nascente (e não junto à relva - afastados lá para cima, como nos fazem a nós)!
Nakamu
Quote from: TiagoHV on 13 de February de 2013, 13:44
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 13:34
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:
Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.
NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!
Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.
4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).
Já vi muitos outros clubes a fazer muito pior, e sim, falo do porto, benfica, sporting, guimaraes, etc e nunca vi uma reacção tão exuberante da claque do braga, porquê?!
Os adeptos do Paços até serem atacados tinham feito tanto como nada... a foto que anda por aí, foi mesmo o que se passou, ou seja nada, houve uma adepto do Braga que passou as barreiras, e depois veio aquele adepto do Paços sem camisola, mandaram umas bocas e não se passou exactamente mais nada!
E isto não houve nem um único membro dos Red que tenha visto... eles foram ara aquela zona e agrediram unicamente e só porque são uns animais, nada mais que isso! Arranjar desculpas com base numa coisa que não existiu só torna a coisa mais vergonhosa ainda!
Dizer que os adeptos do Paços contribuiriam para a confusão é anedótico! Pior que isso é mentira!
Há alguns que pensam que continuando a vender mentiras pode ser que passem a ter razão! Mas não a vão ter!
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 14:24
E já que puxaram por este assunto, aqui vão mais 2 ou 3 coisas:
- Estes problemas têm vindo a aparecer agora no Braga, porque cada vez mais "incomodamos" os outros clubes, e mesmo os grandes, com o nosso crescimento.
Por isso, o que eu vejo também é que nos últimos anos aumentou exponencialmente - ao ritmo dos nossos sucessos - a INVEJA e o ÓDIO em todo o lado AO BRAGA (os grandes poque começamos a fazer-lhes mossa em várias competições, afastando-os, e os pequenos por não conseguirem acompanhar o nosso crescimento). Somos, por isso, vítimas do nosso próprio sucesso. Habituemo-nos, porque isso vai aumentar cada vez mais. Invitavelmente.
- E quem não perceber isto, não vale a pena ir ver o Braga fora: já antes disto era hostilidade e inveja em todo o lado. Se não entenderem, nem estiverem preparados para isso, realmente não vale a pena ir ver os jogos fora (só as claques, que devem ser devidamente escoltadas e protegidas). Era bom que o futebol fosse uma festa, mas não é. Infelizmente já não é assim há muito tempo e não foi agora que estes problamas surgiram. Têm é aumentado com o nosso crescimento.
- E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa (já que as Polícias, como acima disse, se demitem de resolver de facto um problema que é da sua inteira responsabilidade, deixando-nos "entregues às feras"). Se já assim foi o que foi aquando da recepção às FCPorco, com a intimidação, provocação e agressões que tantos aqui se queixaram... então imaginem o que seria sem os elementos das nossas claques!!
Não se lembrem apenas deles nos maus momentos >:( É que há momentos em que a ajuda deles é preciosíssima!
Ou pensem que se acabarmos com os "Red Boys" se vai resolver o problema: vão deixar de nos provocar e agredir, e vão passar todos a vir fazer um piquenique connosco em festa?? Por favor!!
Até para animar o jogo e entoar cânticos: basta ver que nos primeiros momentos deste jogo com o Paços as claques demoraram alguns minutos a começar a cantar (eventualmente atrasados para o jogo), tendo-se ouvido um longo silêncio... interrompido pelos cânticos da meia-dúzia de adeptos do Paços!! Que se fizeram ouvir mais do que os milhares de sócios presentes - que se limitam a cantar rigorosamente 2 ou 3 vezes "Braaaga" a pedido do speaker e a seguir se calam! A verdade é esta! Por isso, não fujam dela: se não fossem os cânticos das claques o estádio parecia morto e até se ouvem meia-dúzia de adeptos da outra equipa!! Eu já me fartei de tentar fazer com que as pessoas à minha beira na Nascente apoiem: pareço um tolinho, fico rouco... e um ou outro grita 1 ou 2 vezes comigo e depois calam-se todos. Resultado: tenho que esperar pelos cânticos dos "Red Boys" e apoiar com eles!).
Por isso, agora que os "Red Boys" deram problemas, não se esqueçam disso: não atirem o menino junto com a água do banho! É muito fácil armarmo-nos em moralistas e fazer juízos de condenação... mas esquecem-se de outras coisas (é óbvio que se pudessem apenas limitar aos cânticos seria óptimo... mas sabemos que nenhuma claque tem apenas "meninos de coro")!
- Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? Ou recebem salário para andarem às voltinhas de carro e de cada vez que virem um problema, em vez de o ajudar a resolver como é sua obrigação, voltar-lhes as costas e assobiar para o lado?? Então são pagos para quê??
- Por último, é URGENTE a separação das claques e a criação de uma caixa de segurança para as equipas adversárias no topo da bancada nascente (e não junto à relva - afastados lá para cima, como nos fazem a nós)!
Nakamura,
Andas por aqui a debitar um monte de mentiras... que por muito que as repitas não se vão tornar verdades!
Já fui a quase todos os estádios do país sem problemas! Mesmo a Guimarães! Por isso é mentira que sempre houve problemas!
Os problemas aparecem agora porque incomodamos os outros?
Era capaz de jurar que o Paços não está incomodado connosco, o belenenses também não o Leixões também não, etc, etc, etc
Os problemas dentro do estádio são problemas do Braga, não são os nosso impostos que vão pagar para animais andarem a divertir-se nas bancadas dos nossos estádios!
Eu e a maior parte dos adeptos esta-se a marimbar para os cânticos, será que ainda não percebeste!
Nós queremos ir ver um jogo de futebol e sair de lá vivos e felizes da vida!
Se o teu problema são os adversários cantar e fazer barulho mete-se lá umas colunas com som bem alto, não precisamos de ter animais a fazê-lo!!
Fico parvo como as pessoas conseguem contornar o problema, até conseguem dizer que as claques nos protegem em casa, porque a policia não o faz?! Mas tás parvo ou quê?
Antes de haver claques tinhas problemas sequer?
Deduzo que és muito novinho... para as opiniões que emites sobre seguir o Braga tens que ser!
E sim acabar com os Red resolve o problema, acabar com os Red e com os Red deste país! Todos sem excepção!
Subscrevo na íntegra o exto do NEMEC.
De toda a tristeza que senti na 2ª feira, nada se compara à desolação causada pela lamentável cena de ver adeptos do Paços de Ferreira acossados e refugiados atrás das balizas e de elementos da Cruz Vermelha. Sinto nojo e vergonha que haja pessoas que dizem gostar do clube que se comportam daquela forma.
Não podemos confundir os adeptos do Braga, nem muitos elementos das claques, com aquele género de indivíduos sem regras e um mínimo de civilidade, mas há coisas que podemos fazer, entre as quais divulgar a nossa indignação e exigir, sim exigir que tais criaturas sejam impedidas de voltar ao estádio.
Quanto à claque, que tem todo o direito de não querer ser confundida com aqueles tipo de pessoas, compete-lhe provar que não o são e identificar junto das autoridades policiais ou quem de direito, os agressores, para que possam ser punidos e impedidos de nos voltar a envergonhar.
Epá eu também não concordo com o que aconteceu, porque não sou apologista da violência, mas aquilo aconteceu por algum motivo, e até podemos condenar aqueles adeptos mas por favor estamos a criar confusões internas que só prejudicam o nosso clube, dá-mos animo à comunicação social e aos outros clubes para dizerem mal de nós. E relembro que é por causa dessas confusões que o Sporting está onde está. Aqui ninguem sabe mais do que ninguém, mas façam o que melhor sabemos, que é apoiar o nosso Enorme clube, não alimentemos mais estas tristes situações, estamos a prejudicarmos-nos não conseguem ver isso? Estamos aqui todos para o bem do Braga. Apoiem! O Braga somos nós!
Eh pá, ó PAF, se dizes que nunca houve confrontos, acredito em ti!!
E ainda tens a lata de falar de guimarães e de que nunca nada se passou, e tal... claro, a malta costuma lá ir é jogar golfe!
Mas eu é que sou mentiroso, porque nunca nada se passou.
(Mas ainda a propósito do último jogo aqui postaram que um casal de braguistas foi persehuido e agredido por um grupo de energúmenos - salvo erro escrito pelo ilustre forista A.Costa, mas posso estar enganado.
E mais não acontece porque sucede aquilo que eu reclamo: claques separadas e isoladas pela Polícia, de preferência em caixa de segurança).
E claro que sou novinho... só faço 40 daqui a uns meses.
A malta é jovem!
Nakamura, o facto de ninguem ter sido ferido foi simplesmente sorte do destino que a bancada da para o relvado. O facto de ninguem se ter magoado nao tira um infimo de vergonha ao que se passou no estadio. Se tu nao sentes assim entao deixa quem se sente insultado por isto se ter passado na nossa casa falar.
Eu sinto-me podre depois de ter visto o que vi na 2a feira. Se queres que te diga, se se tivesse magoado alguem, sentir-me-ia EXACTAMENTE igual, porque mais envergonhado, nao consigo estar.
Mas pior me sinto quando, no dia seguinte, o presidente do clube aparece nos jornais a dizer que os adeptos do Pacos tambem contribuiram para o que se passou. Ja por varias vezes tive vontade de deixar de pagar quotas, nao por resultados desportivos mas por outras decisoes. Tudo isso passou no dia seguinte. Desta vez e diferente. Cada dia que passa me sinto mais com vontade de nunca pagar uma quota enquanto que esta situacao se mantiver. :(
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 15:02
Eh pá, ó PAF, se dizes que nunca houve confrontos, acredito em ti!!
E ainda tens a lata de falar de guimarães e de que nunca nada se passou, e tal... claro, a malta costuma lá ir é jogar golfe!
Mas eu é que sou mentiroso, porque nunca nada se passou.
E claro que sou novinho... só faço 40 daqui a uns meses.
A malta é jovem!
Até podes ter 100 anos! Como adepto do Braga que vai ver jogos fora tens que ser muito novinho!
Acabaste de o provar ao falar de Guimarães e de ir jogar golf!
Antes de haver claques já havia invasões a Guimarães! Antes de haver claques já havia muita gente a ir lá ver jogos nos seus carros, e vinham de lá direitos as pessoas e os carros!
Já nos anos 2000 fui ao estádio do Slb, do Porto (neste caso 4 ou 5 vezes e por acaso até saí uma maioria de vezes com bons resultados) no meu carro sem qualquer problema! Hoje em dia nem escoltado lá posso ir!
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 15:25
...
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!
Olha, estava a acrescentar texto ao post anterior e tu a escreveres isto.
Afinal, tás-me a dar razão: sempre houve alguns problemas, que se têm vindo a agravar nos últimos anos!
E claro que com as claques pioraram, e, como digo, estas devem ser isoladas e acompanhadas pela Polícia (o que tem evitado problemas piores).
Mas registo a parte que dizes "Antigamente havia problemas, certamente que sim."
Então, afinal não sou em que venho para aqui com mentiras!
É que chamar mentiroso a alguém, no mínimo exigia que explicasses exactamente em quê (porque continuo sem saber os tais "montes de mentiras" que venho para aqui dizer)!
Quanto ao resto: assentamos que sempre houve problemas e que se têm vindo a agravar.
Tu queres fazer passar a mensagem que isso se deve às nossas claques?
Talvez, em parte.
Mas olha que na minha opinião o ressabiamento que vamos criando nos outros clubes pela nossa ascensão não é menos importante! Senão não se importavam tanto connosco! Éramos o Braguinha do costume e a maioria passáva-nos a mão pelo pêlo, porque praticamente não incomodávamos.
Com o nosso crescimento é notório que cresceu a hostilidade dos adeptos de muitos clubes contra nós - porque incomodamos.
E quanto a isso não podemos fazer nada... e isso não tem diretamente a ver com o comportamento das claques do Braga (mas depois o comportamento da nossa claque - ou pelo menos de alguns elementos dela - não ajuda, como é óbvio).
Claro que lhes devem ser pedidas internamente responsabilidades (até porque isto vai sair caro ao clube). Agora acho que toda a gente percebe que o comportamento de algumas pessoas da claque não representa um clube - eu também não digo: foi o Benfica que assassinou um adepto do Sporting na final da Taça no Jamor. Não! Foi um criminoso, não foi o clube! Ainda que o clube seja indirectamente responsabilizado como forma de desincentivar tais comportamentos, como é claro).
Como é evidente, também condeno e não gostei do comportamento! Mas acho que não vale a pena exagerar o que já de si foi mau...
Quote from: BG on 13 de February de 2013, 15:01
Epá eu também não concordo com o que aconteceu, porque não sou apologista da violência, mas aquilo aconteceu por algum motivo, e até podemos condenar aqueles adeptos mas por favor estamos a criar confusões internas que só prejudicam o nosso clube, dá-mos animo à comunicação social e aos outros clubes para dizerem mal de nós. E relembro que é por causa dessas confusões que o Sporting está onde está. Aqui ninguem sabe mais do que ninguém, mas façam o que melhor sabemos, que é apoiar o nosso Enorme clube, não alimentemos mais estas tristes situações, estamos a prejudicarmos-nos não conseguem ver isso? Estamos aqui todos para o bem do Braga. Apoiem! O Braga somos nós!
nenhum motivo "motiva" tal comportamento!
Em muitos anos de Braguismo, e de deslocações em Portugal e no estrangeiro, em que apoiei, defendi, gritei, chorei, exaltei com os erros e festejei vitórias e feitos importantes, ontem pela primeira vez tive vergonha de ser Braguista.. Nunca vou deixar de o ser e a minha paixão não esmoreceu, mas senti-me tão mal e mesmo envergonhado, não tenho "papas" em dizê-lo.
Já tive problemas em alguns estádios, já fui entalado em Guimarães, agredido no Salgueiros e estive escondido nas Antas, mas orgulhava-me por achar que os Braguistas eram diferentes e não iam chegar a isto. Está certo que também eu como a maioria dos que sentem o Braga se exaltam, mas chegar a este ponto é inadmissível, só me ocorre que quem cometeu tais actos necessite de algum tipo de afirmação e que de Braguistas nada tenha... Mas por uns pagam todos, e o rótulo que muitos já nos colaram muito dificilmente descolará...
Espero um dia ter filhos e passar aos meus filhos o meu sentimento, e espero acima de tudo poder levá-los ao estádio, a ver vamos...
Tudo o que desejei foi acordar hoje e a vergonha ter passado... Vamos ver se passa amanhã.
Deixar de pagar cotas por causa do que se passou?? que é isso?? temos é de mostrar que o Braga não é aquilo!! isso sim é a atitude de um verdadeiro adepto de futebol, temos de nos responsabilizar, pedir desculpa aos adeptos do paços e belenenses e seguir em frente, a vida não é um mar de rosas e por vezes temos de ultrapassar obstáculos difíceis e imprevisíveis como este, venha o que vier como adepto do SC Braga darei tudo para honrar este simbolo.
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 15:36
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 15:25
...
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!
Olha, estava a acrescentar texto ao post anterior e tu a escreveres isto.
Afinal, estás-me a dar razão: sempre houve alguns problemas, que se têm vindo a agravar nos últimos anos!
E claro que com as claques pioraram, e, como digo, estas devem ser isoladas e acompanhadas pela Polícia (o que tem evitado problemas piores).
Mas registo a parte que dizes "Antigamente havia problemas, certamente que sim."
Então, afinal não sou em que venho para aqui com mentiras!
É que chamar mentiroso a alguém, no mínimo exigia que explicasses exactamente em quê (porque continuo sem saber)!
Quanto ao resto: assentamos que sempre houve problemas e que se têm vindo a agravar.
Tu queres fazer passar a mensagem que isso se deve às nossas claques?
Talvez, em parte.
Mas olha que na minha opinião o ressabiamento que vamos criando nos outros clubes pela nossa ascensão não é menos importante! Senão não se importavam tanto connosco! Éramos o Braguinha do costume e a maioria passáva-nos a mão pelo pêlo, porque prtaicamente não incomodávamos.
Os problemas que refiro nem perto nem longe têm alguma coisa a ver com o que se vem passando, muito menos com os problemas que tu pretendes associar!
Não eram problemas que iam aumentando. Eram problemas pontuais de 2 adeptos que se chateavam, muitas vezes até do próprio clube! E morreu ali! Nada mais que isso!
Eram esses os problemas do Braga, quando íamos ver um jogo fora ou até em casa no velhinho 1º Maio!
É mentira o que dizes que se passou e que levou aos confrontos de Domingo, é mentira o que falas sobre a policia, é mentira que os problemas são inveja dos outros clubes e é mentira que antigamente havia confrontos sequer parecidos com o que vemos hoje em dia.
Os problemas foram aparecendo e aumentando com as claques (têm 20 anos convém relembrar...). O que havia antes não era impeditivo para ninguém ir ao futebol descansado da vida.
Com os resultados piorou unicamente porque atraíram mais animais que viram ali oportunidade de serem heróis!! Esta é que é a realidade, dizer que é inveja dos outros não passa de uma falácia!
Até acrescento, que quem se lembra do barroso, do artur jorge, do gama, do bouças (penso que é forista aqui apenas tem um nick) etc etc mas dizia eu quem se lembra dessa equipa de juniores no velhinho campo da ponte ainda pelado, e nos derbys com o guimaraes (por exemplo) eles traziam até bastante gente e nao me lembra de haver problemas de maior uma boca ou outra mas nada de mais.
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 16:01
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 15:36
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 15:25
...
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!
Olha, estava a acrescentar texto ao post anterior e tu a escreveres isto.
Afinal, estás-me a dar razão: sempre houve alguns problemas, que se têm vindo a agravar nos últimos anos!
E claro que com as claques pioraram, e, como digo, estas devem ser isoladas e acompanhadas pela Polícia (o que tem evitado problemas piores).
Mas registo a parte que dizes "Antigamente havia problemas, certamente que sim."
Então, afinal não sou em que venho para aqui com mentiras!
É que chamar mentiroso a alguém, no mínimo exigia que explicasses exactamente em quê (porque continuo sem saber)!
Quanto ao resto: assentamos que sempre houve problemas e que se têm vindo a agravar.
Tu queres fazer passar a mensagem que isso se deve às nossas claques?
Talvez, em parte.
Mas olha que na minha opinião o ressabiamento que vamos criando nos outros clubes pela nossa ascensão não é menos importante! Senão não se importavam tanto connosco! Éramos o Braguinha do costume e a maioria passáva-nos a mão pelo pêlo, porque prtaicamente não incomodávamos.
Os problemas que refiro nem perto nem longe têm alguma coisa a ver com o que se vem passando, muito menos com os problemas que tu pretendes associar!
Não eram problemas que iam aumentando. Eram problemas pontuais de 2 adeptos que se chateavam, muitas vezes até do próprio clube! E morreu ali! Nada mais que isso!
Eram esses os problemas do Braga, quando íamos ver um jogo fora ou até em casa no velhinho 1º Maio!
É mentira o que dizes que se passou e que levou aos confrontos de Domingo, é mentira o que falas sobre a policia, é mentira que os problemas são inveja dos outros clubes e é mentira que antigamente havia confrontos sequer parecidos com o que vemos hoje em dia.
Os problemas foram aparecendo e aumentando com as claques (têm 20 anos convém relembrar...). O que havia antes não era impeditivo para ninguém ir ao futebol descansado da vida.
Com os resultados piorou unicamente porque atraíram mais animais que viram ali oportunidade de serem heróis!! Esta é que é a realidade, dizer que é inveja dos outros não passa de uma falácia!
Bem, apesar de ter tentado manter algum nível de debate nesta questão, agora chega!
MENTIROSO ÉS TU!!
Eu posso discordar mas não chamo MENTIROSO aos outros por terem OPINIÃO diferente!
A MENTIRA REFERE-SE A FACTOS, NÃO A DIFERENÇAS DE OPINIÃO!
A diferenças de opinião chama-se DISCORDÂNCIA!
E NÃO HA NADA DO QUE ACIMA DIGA QUE SEJA MENTIRA - CONCORDE-SE OU NÃO COM A OPINIÃO!!
E por mim chega!!
Gosto de expressar os meu pontos de vista. Mas tento mantê-los dentro de padrões mínimos de educação. Chamar "mentiroso" ou "animais" como fizeste acho que já passa das linhas e está muito acima do meu nível...
Assim sendo, deixo as minhas opiniões acima expressas São simplesmente as minhas opiniões sobre o tema! Goste-se ou não!
"4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme)."
" Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? "
Isto são 2 grandes mentiras...
"E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa "
Isto é mais que uma grande mentira, é uma aberração, embora possa aceitar que se enquadra numa opinião tua!
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 14:24
- E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa (já que as Polícias, como acima disse, se demitem de resolver de facto um problema que é da sua inteira responsabilidade, deixando-nos "entregues às feras"). Se já assim foi o que foi aquando da recepção às FCPorco, com a intimidação, provocação e agressões que tantos aqui se queixaram... então imaginem o que seria sem os elementos das nossas claques!!
Não se lembrem apenas deles nos maus momentos >:( É que há momentos em que a ajuda deles é preciosíssima!
Em 20 anos que levo disto, em casa nunca tive medo, fora de casa já tive, mas muito por culpa das claques...
Acabem com os arruaceiros das claques fazendo uma triagem , no dia em que isso for feito , podemos ir ao estádio sem termos medo de ter que fugir há policia
Quote from: Ricardo on 13 de February de 2013, 15:21
Nakamura, o facto de ninguem ter sido ferido foi simplesmente sorte do destino que a bancada da para o relvado. O facto de ninguem se ter magoado nao tira um infimo de vergonha ao que se passou no estadio. Se tu nao sentes assim entao deixa quem se sente insultado por isto se ter passado na nossa casa falar.
Eu sinto-me podre depois de ter visto o que vi na 2a feira. Se queres que te diga, se se tivesse magoado alguem, sentir-me-ia EXACTAMENTE igual, porque mais envergonhado, nao consigo estar.
Mas pior me sinto quando, no dia seguinte, o presidente do clube aparece nos jornais a dizer que os adeptos do Pacos tambem contribuiram para o que se passou. Ja por varias vezes tive vontade de deixar de pagar quotas, nao por resultados desportivos mas por outras decisoes. Tudo isso passou no dia seguinte. Desta vez e diferente. Cada dia que passa me sinto mais com vontade de nunca pagar uma quota enquanto que esta situacao se mantiver. :(
Exactamente o mesmo sentimento que estou a sentir.O presidente para limpar a imagem do clube só tinha de dizer " a patir de hoje o Scb nao reconhece e da apoio a qualquer claque .
Nao se esqueçam do que os mesmos tem feito nos jogos de futsal
Estes dias só me vem a lembrança os tempos do 1 de Maio. Perdemos muitas vezes mas nunca sai envergonhado do meu clube do coração
Vai demorar anos a reparar esta imagem
Arsenal
Quote from: Apenas_Braga on 13 de February de 2013, 12:22
Quote from: Zinired on 13 de February de 2013, 01:05
Partilho totalmente o sentimento do Nemec.
Cada vez mais me identifico menos com este clube e adeptos... mas esta carta aberta é a prova do que é o Braga e sentir o Braga.
Zinired, desculpa mas não compreendi "Cada vez mais me identifico menos com este clube ...", estás a querer dizer que vais mudar de clube ?
Não, claro que não. Sou do Braga e serei sempre.
Estou apenas cansado de ver o nosso clube a ser representado por jogadores e pessoas com falta de humildade, uma das virtudes que fez o clube chegar ao que é hoje. Neste momento temos gente a mais que não sabe e não respeita o que é o Braga. Não vou estar com nomes, mas muitos precisavam de um banho de humildade, carácter e raça. Estou também cansado que o futebol seja movido por coisas extra, como o dinheiro, interesses e "amizades".
Neste momento sinceramente não vejo os guerreiros do minho em campo. Vejo desrespeitado o que é o Braga. Vejo desrespeitada a luta de anos, a raça, a entrega, o suor e lágrimas do passado. E nas bancadas, vejo os mesmos de sempre, os nossos companheiros de luta... mas também vejo uma onda de novos adeptos/selvagens. Isto tudo é duro para quem viu o Braga a lutar pelo seu lugar no meio da tabela e viu o incrível crescimento da última década.
Peço desculpa pelo desabafo, mas é o que sinto. Não sou mais ou menos braguista que outra pessoa. Amo o Braga e amarei sempre. Assim como muitos, assim como os "mesmos de sempre".
Depois de tudo o que foi dito e da enorme elevação da grande maioria dos adeptos, deixo uma sugestão à claque Redboys: façam uma enorme tarja a pedir desculpas aos adeptos do futebol, em particular aos adeptos do paços de ferreira, pela vossa atitude e exibam-na já na deslocação a vila do conde.
É necessário repor a imagem de civismo que na realidade têm os adeptos do braga, sob pena de cada vez termos menos gente a acompanhar o braga fora do axa com medo de retaliações, como é o meu caso.
Isto começa a ficar anedótico.
Estive lá no estádio e qualquer adepto normal fica sensibilizado ao deparar-se com pessoas, que durante o próprio decurso do jogo, se instalam atrás de uma das balizas, com receio de serem agredidas.
Em qualquer país civilizado o jogo deveria ser dado por terminado. Mas todos já sabemos que não é assim que as coisas acontecem.
Mas não deturpem a realidade. Os adeptos da claque que foi tirar satisfações com elementos da claque do Paços que tinham na altura dos festejos do golo arremessado cadeiras e alguns, em resposta a adeptos bracarenses mais próximos, quizeram travar de razões de forma violenta. Elementos dos Red boys, talvez ressabiados pelo resultado, aproveitaram a deixa para se aproximarem dos elementos da claque do Paços para procurarem o conflito físico. Nada que já não tenha acontecido no passado com elementos da claque de outros clubes. A única diferença foi de que os elementos do Paços não mediram bem as consequências das suas atitudes, pois faltavam os efetivos policiais de peso, uma vez que a empresa de segurança é ineficaz, como já o revelou no passado.
O facto de os elementos da claque do Paços e outras pessoas, onde eu vi que se incluiam mulheres, por exemplo, refugiarem-se atrás da baliza deve-se ao facto de esse caminho escolhido ter sido facilitado por falta de oposisão dos elementos da segurança e também porque se aperceberam que haviam falhas graves para a sua própria proteção.
Claro está que a imagem em si, um grupo de pessoas refugiadas atrás de uma baliza num decurso de um jogo é impressionante, mas nunca houve perigo maior comparado com tantas situações que acontecem na Pedreira e imediações. Se aquele grupo da claque dos Red Boys quizesse mesmo avançar sobre os elementos do Paços isso teria acontecido pois a barreira de segurança foi ultrapassada e todos os visitantes ficaram à mercê da sua sorte. Também porventura os elementos dos Red Boys tiveram a noção que se eles entrassem no campo do jogo para se aproximarem da baliza e ir ao encontro do grupo dos refugiados a situação seria ainda mais vergonhosa e consequentemente embaraçosa.
Medidas a tomar! Como já sabemos a promessa de uma caixa de proteção para inserir os adeptos visitantes não avançou. Digo caixa de proteção, mas por causa dos adeptos dos três porquinhos e vizinhos deveria antes ser apelidada de jaula, para prender os muitos animais que nos visitam e fazem a vida negra aos adeptos braguistas que estão na Nascente Inferior.
A medida que eu sugiro é que todos os vândalos sejam identificados e julgados em local próprio.
Outra medida muito importante, só porque ainda ninguém a apontou, é que quando os adeptos braguistas da Nascente Inferior estiverem a serem agredidos, como já inúmeras vezes aconteceu, com cadeiras oriundas da Nascente Superior, com isqueiros, com cuspidelas, com petardos, e demais objetos, invadam o campo e se refugiem por trás de uma das baliza, mas é conveniente que sejam ordeiros na sua deslocação, para que o jogo siga o seu normal desenrolamento, e todo o país possa ficar sensibilizado connosco, e depois poderem tagarelar à vontade nas redes sociais.
Mas atenção, é necessário firmeza e que o pessoal vá a magote, pois eu já uma vez, a propósito dos adeptos do benfica estarem a despejar cadeiras da Nascente Superior para a Nascente Inferior, tentei parar com aquilo tentando ultrapassar as grades para dentro do campo, alegando aos seguranças que não tinha condições para ficar na bancada. Claro está que, como nesse jogo havia muita polícia (sem nada fazerem), tive toda a atenção dos elementos da empresa de segurança que de forma violenta me impediram de chamar a atenção dos media para a bárbarie que estava ali a acontecer.
Por isso meus caros braguistas, apelo à invasão do campo, de forma ordeira, para que o jogo continue e possa ser magnificamente filmado e reportado, quando estivermos a ser vítimas de todo o tipo de violência, digna de registo, por parte dos adeptos das equipas adversárias.
Não se esqueçam, quanto mais formos para dentro do campo melhor e de preferência convém também levar algumas criancinhas, mulheres, idosos e aleijados. Também merecemos quem depois possa ficar sensibilizado e vir em nossa defesa. Porque fartos de levar pancada sem que os Nossos venham a terreno em nossa defesa já estamos fartos!
Quote from: Imperial1921 on 13 de February de 2013, 22:32
Depois de tudo o que foi dito e da enorme elevação da grande maioria dos adeptos, deixo uma sugestão à claque Redboys: façam uma enorme tarja a pedir desculpas aos adeptos do futebol, em particular aos adeptos do paços de ferreira, pela vossa atitude e exibam-na já na deslocação a vila do conde.
É necessário repor a imagem de civismo que na realidade têm os adeptos do braga, sob pena de cada vez termos menos gente a acompanhar o braga fora do axa com medo de retaliações, como é o meu caso.
Isso era o mínimo que poderiam fazer mas a mim custa-me, como é que, pessoas como o gordo que provocou os desacatos, o fez sem pensar nas consequências para as crianças que estavam lá no meio!!
Estou mesmo a ver, ir a Vila do Conde com a minha filha de 5 anos e de repente algum "gordo" do Braga insulta e provoca o pessoal do Rio Ave e ter que fugir para trás da baliza com ela!
Não estou a desculpar a atitude dos RB, pelo contrário, aliás repugnou-me tal atitude mas pessoas como este gordo também não deveriam pôr os pés nos estádios, eu vou aos jogos e nunca provoco ninguém, muito menos fora e muito menos o faria se pusesse em risco a integridade física de crianças ou pessoas de idade que estivessem à minha volta! Havia de ser como em Inglaterra, deixarem de permitir a entrada a membros de claques (des)organizadas que tenham tido atitudes e comportamentos violentos.
(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/535687_540974435937451_384266712_n.jpg)
Caros Braguistas,
quero expressar a minha revolta e vergonha por este ato, e por outros que em nada dignificam o nosso clube.
Infelizmente não encontro aqui mais ninguem que como eu dê a "cara" pelas claques do nosso clube.
Sim, eu sou membro de uma das claques, não importa qual, e da minha parte quero também deixar algumas palavras.
Em primeiro lugar, repudio completamente qualquer ato de violência, seja num estádio de futebol, seja em qualquer outro sitio, em qualquer outra situação.
O que assistimos no ultimo jogo foi uma vergonha para todos nós, e concordo com o que aqui foi dito, que os culpados deveriam ser identificados e afastados dos estádios (infelizmente todos sabemos que isso é pura utopia em Portugal).
No entanto, quero também que entendam que nem todos somos animais, nem criminosos nem outras coisas com que nos catalogaram de imediato.
Entendam que, como em todos os grupos, existe gente boa e gente má.
Existe nas claques, existe no clube em geral, existe na região, no país, no mundo...
Quero com isto dizer que não podemos generalizar, nem culpar todos pelos atos de MEIA DUZIA de arruaceiros.
Quanto a certas opiniões aqui postadas acerca da necessidade ou não da existencia das claques no nosso clube, tenho-vos a dizer:
Quanto ao apoio, só um cego (ou surdo) não admite que damos um apoio fantastico á equipa.
Só fraca memória apaga as nossas presenças em todos os estádios incondicionalmente.
Relativamente ao que o nakamura frisou, sim, é verdade que se não fossem as claques, muitas vezes as coisas seriam bem piores por estas bandas.
Não venho de forma alguma defender o sucedido , muito pelo contrario, mas gostaria de um bocado de bom senso na hora de insultarem todos os elementos das claques.
Pessoalmente estou a ponderar deixar de assistir aos jogos do meu clube, simplesmente porque nao quero ser olhado de canto ou ser chamado de animal pelo facto de pertencer a uma claque.
Pensem que da mesma forma que vocês o fazem, também os adeptos dos outros clubes generalizam , mas desta feita , fazem-no referindo-se a todo o nosso clube.e a sensação não é nada agradavel certo?
Portanto, não deixemos que os atos de uma minoria afastem um todo. o clube precisa de todos nós. e juntos somos o Braga.
Sempre me orgulhei de apoiar um clube diferente de todos os outros, um clube em que nos superamos nos momentos mais dificeis, em que cantamos e apoiamos com mais força e mais vontade quando nos deparamos com os maus momentos.Isto é o Braga.Isto é a minha perspetiva, e este é o meu apelo.
Hoje mais que nunca, sejamos GVERREIROS
caro SCb21braga:
Deste a tua opinião que no fundo é condizente com a grande maioria:
Reprovação do acto e apelar á não generalização pois os adeptos do Braga não se revêm naquelas cenas nem são apologistas de tais actos.
Até aqui tudo bem.
Sou também favorável às claques da forma que já expus noutros posts e tenho alguns amigos que delas fazem parte.
Mas então que fazer para que se separe o trigo do joio?
que fazer para que a opinião generalizada com que milhares de espectadores ficaram das gentes de Braga
que fazer para voltarmos a ter crédito, a ser bem recebidos e não com olhares de soslaio e receosos?
è esta a qestão principal que importa aqui trazer.
Quem é responsável por pôr termo a isto?
Será a cçlaque Red Boys capaz de se afirmar solidária com tais actos ou repudia o que aconteceu?
E manterá silencio? O SCB também?
haverá medidas profilácteas? Quais? oriundas dos RB ou do SCB?
terá o SCB caapcidade de fazer "justiça" ao querer separar dos seus determinados adeptos que lhe mancham a sua imagem? ou por outro lado, quererá manter a ideia de que "tudo é normal" e ...é futebol não querendo assumir nada de mais que nunca se terá passado num campo de futebol?
Será que pelo facto de não ter havido feridos nem violência visivel se pode esquecer o assunto?
Será que não querem acicatar mais os animos e tentar fazer esquecer o assunto?
Será que a reprovação pública terá consequencias para o clube?
será que condenar os actos é considerada uma acção "tótó" e contra natura, como que considerado um "verdadeiro tiro no pé"?
Ao longo destes milhares de linhas que já li, falata-me resposta para isto. Sobretudo na postura de duas entidades: o SCB, detentor e dono do espectáculo. E os RB como peça integrante deste acto.
PS: verifiquei com agrado que muitos RB se mantiveram no seu sector , a apoiar a equipa e não embarcaram na correria...
Quote from: scb21braga on 13 de February de 2013, 23:15
Caros Braguistas,
quero expressar a minha revolta e vergonha por este ato, e por outros que em nada dignificam o nosso clube.
Infelizmente não encontro aqui mais ninguem que como eu dê a "cara" pelas claques do nosso clube.
Sim, eu sou membro de uma das claques, não importa qual, e da minha parte quero também deixar algumas palavras.
Em primeiro lugar, repudio completamente qualquer ato de violência, seja num estádio de futebol, seja em qualquer outro sitio, em qualquer outra situação.
O que assistimos no ultimo jogo foi uma vergonha para todos nós, e concordo com o que aqui foi dito, que os culpados deveriam ser identificados e afastados dos estádios (infelizmente todos sabemos que isso é pura utopia em Portugal).
No entanto, quero também que entendam que nem todos somos animais, nem criminosos nem outras coisas com que nos catalogaram de imediato.
Entendam que, como em todos os grupos, existe gente boa e gente má.
Existe nas claques, existe no clube em geral, existe na região, no país, no mundo...
Quero com isto dizer que não podemos generalizar, nem culpar todos pelos atos de MEIA DUZIA de arruaceiros.
Quanto a certas opiniões aqui postadas acerca da necessidade ou não da existencia das claques no nosso clube, tenho-vos a dizer:
Quanto ao apoio, só um cego (ou surdo) não admite que damos um apoio fantastico á equipa.
Só fraca memória apaga as nossas presenças em todos os estádios incondicionalmente.
Relativamente ao que o nakamura frisou, sim, é verdade que se não fossem as claques, muitas vezes as coisas seriam bem piores por estas bandas.
Não venho de forma alguma defender o sucedido , muito pelo contrario, mas gostaria de um bocado de bom senso na hora de insultarem todos os elementos das claques.
Pessoalmente estou a ponderar deixar de assistir aos jogos do meu clube, simplesmente porque nao quero ser olhado de canto ou ser chamado de animal pelo facto de pertencer a uma claque.
Pensem que da mesma forma que vocês o fazem, também os adeptos dos outros clubes generalizam , mas desta feita , fazem-no referindo-se a todo o nosso clube.e a sensação não é nada agradavel certo?
Portanto, não deixemos que os atos de uma minoria afastem um todo. o clube precisa de todos nós. e juntos somos o Braga.
Sempre me orgulhei de apoiar um clube diferente de todos os outros, um clube em que nos superamos nos momentos mais dificeis, em que cantamos e apoiamos com mais força e mais vontade quando nos deparamos com os maus momentos.Isto é o Braga.Isto é a minha perspetiva, e este é o meu apelo.
Hoje mais que nunca, sejamos GVERREIROS
Fica a pergunta:
Que faz a maioria dos membros da claque que não participam nestes actos, em relação aos verdadeiros animais?
Porque permitem que cenas destas se repitam vezes sem conta manchando a claque e sobretudo o clube?
Tanto é ladrão o que vai como aquele que fica a olhar.
Há um aspecto muito positivo nesta situação, é que a quase totalidade de adeptos do S. C. Braga condenam claramente este tipo de comportamentos!
Mas condenar e escrever cartas não chega. Tá visto que o Salvador já limpou as mãos da situação e vai continuar tudo na mesma, infelizmente.
Enquanto não acabarem com as claques, estes tristes episódios vão continuar a acontecer.
Por muito que cantem pela equipa, por muito que "puxem" pelos jogadores, as claques são hoje organizações de criminosos, de deliquentes e de frustrados sem quaisquer perspectivas de vida.
PS: tenho amigos que pertencem a ambas as claques e todos eles são pessoas educadíssimas e aversas a qualquer tipo de violência e é por isso que acho importante ressalvar que existem pessoas que se filiam nas claques com o objectivo único de apoiar o seu clube do coração. Mas isto não me impede de achar que só com o fim das claques vamos ter algum sossego nos estádios de futebol.
Quote from: jaimeh on 13 de February de 2013, 22:51
Quote from: Imperial1921 on 13 de February de 2013, 22:32
Depois de tudo o que foi dito e da enorme elevação da grande maioria dos adeptos, deixo uma sugestão à claque Redboys: façam uma enorme tarja a pedir desculpas aos adeptos do futebol, em particular aos adeptos do paços de ferreira, pela vossa atitude e exibam-na já na deslocação a vila do conde.
É necessário repor a imagem de civismo que na realidade têm os adeptos do braga, sob pena de cada vez termos menos gente a acompanhar o braga fora do axa com medo de retaliações, como é o meu caso.
Isso era o mínimo que poderiam fazer mas a mim custa-me, como é que, pessoas como o gordo que provocou os desacatos, o fez sem pensar nas consequências para as crianças que estavam lá no meio!!
Estou mesmo a ver, ir a Vila do Conde com a minha filha de 5 anos e de repente algum "gordo" do Braga insulta e provoca o pessoal do Rio Ave e ter que fugir para trás da baliza com ela!
Não estou a desculpar a atitude dos RB, pelo contrário, aliás repugnou-me tal atitude mas pessoas como este gordo também não deveriam pôr os pés nos estádios, eu vou aos jogos e nunca provoco ninguém, muito menos fora e muito menos o faria se pusesse em risco a integridade física de crianças ou pessoas de idade que estivessem à minha volta! Havia de ser como em Inglaterra, deixarem de permitir a entrada a membros de claques (des)organizadas que tenham tido atitudes e comportamentos violentos.
(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/535687_540974435937451_384266712_n.jpg)
jaimeh esse gordo não provocou nada... nem ele nem ninguém! Ele fez tanto como o adepto do Braga que está a ser agarrado pelo segurança que até foi o primeiro a exaltar-se!
Um e outro foram tirados pelos seguranças e amigos sem grandes problemas! Não se passou absolutamente nada, mas mesmo nada além de umas bocas que acho até são normais no futebol!
Ainda não percebi como conseguem dizer que alguém provocou os problemas quando os adeptos que armaram a confusão estavam a 100 metros de distancia e nem fazem a mínima ideia se sequer se passou alguma coisa! Apenas se limitaram a chegar lá uns minutos depois e a invadir a zona porque lhes apeteceu!
Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 00:47
Quote from: jaimeh on 13 de February de 2013, 22:51
Quote from: Imperial1921 on 13 de February de 2013, 22:32
Depois de tudo o que foi dito e da enorme elevação da grande maioria dos adeptos, deixo uma sugestão à claque Redboys: façam uma enorme tarja a pedir desculpas aos adeptos do futebol, em particular aos adeptos do paços de ferreira, pela vossa atitude e exibam-na já na deslocação a vila do conde.
É necessário repor a imagem de civismo que na realidade têm os adeptos do braga, sob pena de cada vez termos menos gente a acompanhar o braga fora do axa com medo de retaliações, como é o meu caso.
Isso era o mínimo que poderiam fazer mas a mim custa-me, como é que, pessoas como o gordo que provocou os desacatos, o fez sem pensar nas consequências para as crianças que estavam lá no meio!!
Estou mesmo a ver, ir a Vila do Conde com a minha filha de 5 anos e de repente algum "gordo" do Braga insulta e provoca o pessoal do Rio Ave e ter que fugir para trás da baliza com ela!
Não estou a desculpar a atitude dos RB, pelo contrário, aliás repugnou-me tal atitude mas pessoas como este gordo também não deveriam pôr os pés nos estádios, eu vou aos jogos e nunca provoco ninguém, muito menos fora e muito menos o faria se pusesse em risco a integridade física de crianças ou pessoas de idade que estivessem à minha volta! Havia de ser como em Inglaterra, deixarem de permitir a entrada a membros de claques (des)organizadas que tenham tido atitudes e comportamentos violentos.
(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/535687_540974435937451_384266712_n.jpg)
jaimeh esse gordo não provocou nada... nem ele nem ninguém! Ele fez tanto como o adepto do Braga que está a ser agarrado pelo segurança que até foi o primeiro a exaltar-se!
Um e outro foram tirados pelos seguranças e amigos sem grandes problemas! Não se passou absolutamente nada, mas mesmo nada além de umas bocas que acho até são normais no futebol!
Ainda não percebi como conseguem dizer que alguém provocou os problemas quando os adeptos que armaram a confusão estavam a 100 metros de distancia e nem fazem a mínima ideia se sequer se passou alguma coisa! Apenas se limitaram a chegar lá uns minutos depois e a invadir a zona porque lhes apeteceu!
E, aliás, já o tinham feito, por exemplo, no jogo da Taça frente ao Leixões .. Essa gente devia ser banida dos estádios. Ponto final parágrafo.
Já não há paciência para aturar estes verdadeiros delinquentes que, ainda por cima, recebem apoios por parte da Direcção.
Eu, que nunca armei confusão em nenhum estádio, que marco presença em todos os jogos, sentado na minha cadeira, gritando pelo meu clube, nunca recebi um "tostão" por parte da Direcção!
Nunca recebi, sequer, tal como vocês, um pedido de desculpas por ter que levar com esta gente em todos os jogos. Nunca nos pediram desculpa pela imagem com que ficamos depois de inúmeros actos selváticos.
Eles ... recebem dinheiro, bilhetes para eles, para os familiares e para os amigos. Uns verdadeiros anjos!
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 16:44
"4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme)."
" Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? "
Isto são 2 grandes mentiras...
"E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa "
Isto é mais que uma grande mentira, é uma aberração, embora possa aceitar que se enquadra numa opinião tua!
Conforme documentado na foto do Jaimeh... e na reportagem que a TVI passou no telejornal sobre os confrontos (que tentei recuperar na net mas não encontro) - em que é claramente dita uma expressão do género - "em reacção a provocações de adeptos do Paços após o segundo golo, elementos da claque do Braga etc"... bem como nestas palavras do Bracaro:
"Mas não deturpem a realidade. Os adeptos da claque que foi tirar satisfações com elementos da claque do Paços que tinham na altura dos festejos do golo arremessado cadeiras e alguns, em resposta a adeptos bracarenses mais próximos, quizeram travar de razões de forma violenta.
Mas não deturpem a realidade. Os adeptos da claque que foi tirar satisfações com elementos da claque do Paços que tinham na altura dos festejos do golo arremessado cadeiras e alguns, em resposta a adeptos bracarenses mais próximos, quizeram travar de razões de forma violenta"... e ainda de outros foristas no topico "
criminosos têm que ser condenados", fica claro que houve provocações (maiores ou menores) dos elementos do Paços, pelo que PAF uma grande mentira és tu!
Quanto ao facto dos Red Boys não terem visto nada dessas provocaçõe por estarem do outro lado: não sei se viram ou não viram, nem tenho nada que estar a falar por eles! Mas uma coisa é certa: eles estão a dar apoio em pé, e os do Paços também em pé na outra ponta, e no meio está muita gente sentada... pelo que se calhar alguma coisa podem ver!
Quanto ao resto, não percebi a outra citação que dizes que é mentira: então não é verdade que a P.S.P. só vem policiar os jogos se for solicitada e PAGA pelos clubes? Isso é mentira??
Infelizmente, é verdade! E o que digo é que a P.S.P. deveria organizar o seu efectivo de modo a ter sempre alguma presença nestas manifestações (desportivas, sociais, etc) desta ordem de grandeza e onde possa estar em causa a ordem pública, sem exigir pagamentos à parte por isso, pois isso deveria ser imediatamente inerente às suas funções. O recinto até pode ser privado, mas é um espectáculo aberto ao público (e de enorme dimensão) e por isso a Polícia pode - e na minha opinião deve! - estar presente!
Por isso, também me há-des-me dizer onde é que está aqui a grande mentira!
E quanto ao resto, reitero o que disse, muito na linha do Presidente: é de condenar estes actos e não podem repetir-se!
Mas acho a reacção aqui tida por muitos consócios muito exagerada para o que efectivamente acabou por se passar e não nos ajuda. Como diz o "bracaro" e muito bem, acho que o que deixou uma marca mais impressiva deste lamentável episódio foi o de a certa altura as pessoas terem sido colocadas atrás de uma das balizas (lá está, decorrente do facto de não haver policiamento nenhum).
E também não tenho dúvidas nenhumas que isto no futebol está a ficar cada vez mais violento e como os outros clubes também têm claques (e "animais", como alguns lhes chamaram) sei que se não tivessem alguma oposição por parte das claques do Braga a sua atitude provocatória e violenta nos jogos aqui em Braga ainda seria pior... Mas, pelos vistos, há quem ache que eles só arranjam esses problemas por causa das claques do Braga...
São opiniões. Mas, sinceramente, não me parece. Parece-me é que o adepto comum ainda iria ser mais provocado.
Não houve nenhuma provocação...
Pode ser que agora consigam ler e deixar de vender mentiras!
E se alguém diz que houve que venha cá e que o diga, exactamente o que viu! De preferência alguém que esteja ali perto do A6 e não no A1 ou A2... que esses já vimos que têm uma visão lateral de longo alcance!
Que diga que viu algo para além do gordo e do adepto do Braga a andar uns metros para a frente e a voltarem ao seu lugar e uma troca de bocas que acontece em todos os jogos que há claques adversárias!
Quanto à policia é paga para fazer o trabalho de segurança pública com os nossos impostos!
Não trabalhar em estádios gratuitamente com os impostos de todos nós, mais ainda em clubes que gastam milhões , porque senão solicito um para a minha porta, fica na porta da rua que é público, tenho o mesmo direito!
Mais ainda a policia não é obrigada a nada quando nada lhe pedem como foi o caso!
O estádio desde que cobram entradas deixa de ser um recinto público, cuja segurança deve ser assegurada por quem organiza o evento! Por isso a policia assegura sempre a segurança e o trânsito cá fora, aí sim o espaço público. (posso não estar a usar os termos técnicos certos)
Quanto ás tuas saídas de "mentiroso", vindas de ti vivo bem com elas!
Tu para justificares as tuas mentiras sobre os acontecimentos andas atrás do que os outros disseram... eu felizmente não preciso, estava lá e vi o que se passou!
Alguns conseguem pegar num gordo e dizer que foi ele que provocou uns gajos que estavam a 100metros de distância... depois disso fica fácil ver quem não está a dizer a verdade!
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!
Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!
Disse que estavas a despejar mentiras e mantenho!
E volto a repetir o que são factos, e que tu distorceste, para não haver dúvidas, não houve provocações muito menos arremesso de cadeiras para os adeptos do Braga, a policia não é obrigada a nada do que tu citaste no estádio, e os Red (nem nenhuma claque) não dão protecção a ninguém!
Com tu próprio disseste há os factos e as opiniões... deixei-te os factos.
Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!
foste tu que chamaste mentiroso a um forista.. neste caso o PAF.... quando disseste... e passo a citar "pelo que PAF uma grande mentira és tu!"
festejar um golo (no local dos visitantes).. mandar bocas... e mesmo que tenham atirado uma cadeira (algo que alguem a quase 100 metros certamente nao viu)... nao justifica as atitudes que os RB tiveram... e defender essas atitudes é claramente sinal que se está do lado desses criminosos...
cada um deles devia ser individualmente criminalizado..... e como infelizmente ate agora não houve uma tomada de posiçao por parte da direçao dos RB... significa que eles apoiam essas atitudes... e como tal deviam ser tomadas todas as medidas para impedir os RB de entrarem no EMB...
Quote from: paulop on 14 de February de 2013, 01:42
Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!
foste tu que chamaste mentiroso a um forista.. neste caso o PAF.... quando disseste... e passo a citar "pelo que PAF uma grande mentira és tu!"
festejar um golo (no local dos visitantes).. mandar bocas... e mesmo que tenham atirado uma cadeira (algo que alguem a quase 100 metros certamente nao viu)... nao justifica as atitudes que os RB tiveram... e defender essas atitudes é claramente sinal que se está do lado desses criminosos...
cada um deles devia ser individualmente criminalizado..... e como infelizmente ate agora não houve uma tomada de posiçao por parte da direçao dos RB... significa que eles apoiam essas atitudes... e como tal deviam ser tomadas todas as medidas para impedir os RB de entrarem no EMB...
Neste caso defendo-o eu:) A conversa já vinha de trás!
Disse isto,
Nakamura,
Andas por aqui a debitar um monte de mentiras...
Que não é necessariamente chamar mentiroso...mas isso são pormenores que nem me chateia muito! Interessa-me bem mais o problema que se discute!
Caro paulop
De facto disse isso, mas em resposta a posts anteriores, que, se fores ler, vais ver quem iniciou com esse tipo de acusações.
Quanto ao justificar a atitude dos Red Boys: não justifico. São totalmente condenáveis e não se podem voltar a repetir situações destas!
Acho é que chegamos a um ponto em que se está a exagerar sobremaneira este episódio que é, a todos os títulos, triste. E que essa atitude não nos beneficia (ainda que como sempre disse internamente muitas coisas possam - e devam - ser feitas, nomeadamente quanto a apoios, etc).
Mas sinceramente, para evitar esta espiral de violência, eu - repito - gostava de mais policiamento (dentro e nas imediações do estádio), que actuasse firme e rápido, isolamento policial das claques e caixas de segurança. E acho que disse tudo.
Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:49
Caro paulop
De facto disse isso, mas em resposta a posts anteriores, que, se fores ler, vais ver quem iniciou com esse tipo de acusações.
Quanto ao justificar a atitude dos Red Boys: não justifico. São totalmente condenáveis e não se podem voltar a repetir situações destas!
Acho é que chegamos a um ponto em que se está a exagerar sobremaneira este episódio que é, a todos os títulos, triste. E que essa atitude não nos beneficia (ainda que como sempre disse internamente muitas coisas possam - e devam - ser feitas, nomeadamente quanto a apoios, etc).
Mas sinceramente, para evitar esta espiral de violência, eu - repito - gostava de mais policiamento (dentro e nas imediações do estádio), que actuasse firme e rápido, isolamento policial das claques e caixas de segurança. E acho que disse tudo.
a atuaçao da policia todos defendemos... mas depois acontecem alguns casos que aque ja foram falados ao longo dos anos.. em que em muitos casos houve exagero da policia (como aconteceu por exemplo em Leiria a uns anos e eu estava la(longe dos problemas)...)... mas depois temos outros casos em que como disse ja foram aqui falados e a policia bateu em alguns elementos.... e eu apenas digo... so se perderam as que cairam no chao ....
o lugar de criminossos é na cadeia e nao nos estadios... é so a minha opiniao..... e quem fez isto é um criminoso...
Vergonha! Pagar para ir ao estádio para andar à pancada... não faz o mínimo sentido!
Já agora, encontrei isto e decidi partilhar: http://pesei.ro.lt (http://pesei.ro.lt) (novo url)
Custa-me ler todos estes comentários que mancham todo o esforço e dedicação de grande parte dos elementos de uma claque. Refletindo sobre o que se passou, obviamente, apesar de defender 100% as claques, reprovo a atitude de alguns elementos que estavam presentes nos setor dos Red e se dirigiram para os adeptos do Paços. Se estes são associados da claque não faço ideia e nem é isso que está em causa. Quando dizem que não houve provocações por parte dos adeptos do Paços não entendo porque é que o "gordo" está tão perto dos adeptos do Braga e longe dos seus adeptos. Será que o adepto do Braga e o do Paços iam falar de forma ordeira? Não quero de maneira alguma desculpar o comportamento dos Red, porque é repugnavel mas pessoas violentas infelizmente há em todo lado, ou fora das claques não as há?
"Quem não sente não é filho de boa gente". Eu como sócio do Sporting clube de Braga e sócio de uma das claques tive de deixar a minha opinião. Um último aspeto, quem diz que das claques só fazem parte delinquentes que nunca serão nada na vida, só quero que não nos ponham todos no mesmo saco. Tenho orgulho de fazer parte de um claque, de passar bons momentos com os meus amigos apoiando o S.C. Braga ,de cantar todo o jogo, de chegar a casa sem voz, de ver as nossas tarjas serem exibidas em vários estádios e a atitude mais violenta que tive até hoje foi verbalizar meia dúzia de insultos. Serei um criminoso? Não preciso que ninguém concorde comigo, mas fica a minha opinião.
Quote from: Pireks_23 on 14 de February de 2013, 04:07
Custa-me ler todos estes comentários que mancham todo o esforço e dedicação de grande parte dos elementos de uma claque. Refletindo sobre o que se passou, obviamente, apesar de defender 100% as claques, reprovo a atitude de alguns elementos que estavam presentes nos setor dos Red e se dirigiram para os adeptos do Paços. Se estes são associados da claque não faço ideia e nem é isso que está em causa. Quando dizem que não houve provocações por parte dos adeptos do Paços não entendo porque é que o "gordo" está tão perto dos adeptos do Braga e longe dos seus adeptos. Será que o adepto do Braga e o do Paços iam falar de forma ordeira? Não quero de maneira alguma desculpar o comportamento dos Red, porque é repugnavel mas pessoas violentas infelizmente há em todo lado, ou fora das claques não as há?
"Quem não sente não é filho de boa gente". Eu como sócio do Sporting clube de Braga e sócio de uma das claques tive de deixar a minha opinião. Um último aspeto, quem diz que das claques só fazem parte delinquentes que nunca serão nada na vida, só quero que não nos ponham todos no mesmo saco. Tenho orgulho de fazer parte de um claque, de passar bons momentos com os meus amigos apoiando o S.C. Braga ,de cantar todo o jogo, de chegar a casa sem voz, de ver as nossas tarjas serem exibidas em vários estádios e a atitude mais violenta que tive até hoje foi verbalizar meia dúzia de insultos. Serei um criminoso? Não preciso que ninguém concorde comigo, mas fica a minha opinião.
De acordo...no entanto há meia dúzia de delinquentes nas claques que deviam ser banidos pelos seus líderes...
Pireks:
pertences á claque e não te revês nestas acções.
mas tb te digo: neste momento está tudo no mesmo saco.Até mesmo o anónimo adepto do Braga, que só berra com a carestia da vida é tido "como arruaceiro e vandalo".
Enuqnto não houver atitudes que separem as águas, enquanto os membros "limpos" das claques não exigirem definições e tomadas de posição, somos todos, mesmo os normais adeptos, uns vandalos.
E não andarei longe de achar que na segunda , em Vila do Conde, vai haver chatices... mesmo que sejamos o dobro deles vai haver chatices ou pelo menos uma acção desconfiada de todos os outros adeptos face aos bracarenses. a vingança para esta gente é um prato dos mais apetecidos....
e com a recepção ao guimarães, a contestação vai ser levada ao limite pois os tb energúmenos da cidade vizinha já andam a dizer que "´so batemos em meia dúzia"... enfim, tristezas...
AH, é verdade... devo ir a Vila do Conde. mas na saída do estádio meto o cachecol ao bolso (que tristeza, meu Deus....). E no inicio da partida não estarei na treta com os vilacondenses junto ás roulotes de comes e bebes...
tenho filhos para criar e não tenho vocação para ser ...Django. E na terça feira quero trabalhar sem nódoas negras ...
O que quero mesmo é ir ao futebol e ver o meu Braga vencer! o que é que é estranho nisto??????
mas tenho-me de preocupar com situações que nos recordam momentos revolucionários e de guerra ...que tristeza... ir ao futebol e ter de preprarar uma logistica de recurso...
Adorei o que escreveste e subscrevo tudo, se não te importares, mas a nossa direcção tem que tomar medidas e acabar com estes corrupios da claque, pois já não é a primeira vez que eles tentam, só ainda não o tinham conseguido, mas agora temos que dizer BASTA a nossa direcção tem que tomar medidas e já para ontem.
Eu particularmente revejo-me no pensamento dos bracarenses e braguistas de bem, que defendem os valores do desporto e do civismo.Como qualquer pessoa de bem, recrimino o que se passou no estádio e que mancha o bom nome e imagem da esmagadora maioria dos adeptos e sócios do nosso clube. Actualmente somos colocados todos no mesmo saco e isso não pode acontecer!Sempre fui ver jogos fora e nunca tive problemas em lado nenhum mas temo que à custa das ultimas atitudes desses individuos não possa ir tranquilamente ver a bola onde quer que seja.Creio que nós, adeptos de bem devemos lutar para limpar a nossa imagem e varrer essas pessoas que nada trazem de positivo aos desporto do nosso estádio.Creio que uma boa medida para começar a separar o "trigo do joio" seria a obrigatoriedade de membros de claques serem sócios do clube o que hoje em dia não acontece.Creio que só isto faria com que muitos deixassem de ir à bola e não se perdia nada. Adepto que é adepto paga quotas como todos nós,com ou sem sacrificio, mas paga!Não vejo porque eles devem ser diferentes. Tal como em todo o lado, existem membros das claques que são pessoas ordeiras, deveriam estes ter também um papel activo na limpeza que se exige aos membros que nada de bom trazem.Acredito que todos juntos, adeptos e direção do clube, podemos limpar as bancadas!Se calhar e se caso nada mude,estou para ver que na repetição de um caso semelhante ao ultimo, os adeptos se revoltem contra essa canalha e lhes ensine uma lição...espero que não se chegue a esse ponto! Acresce o facto de com camaras de vigilancia no estádio, as mesmas devem ser usadas para identificar os desordeiros e dai para a frente que assumam as consequencias dos seus actos perante a justiça e perante o clube(interdição de serem sócios ou irem aos jogos)!
Não é a 1a vez que os RedBoys armam confusãonem a 1a vez quem pode fazer alguma coisa nada faz.
Da parte da claque os motivos são claros: há na chefia quem se reveja nestes comportamentos animalescos e concorde com estas atitudes; por outro lado, os que discordam não se atrevem a abrir a boca, pois se levantam muitas ondas o que os espera é um enxerto de porrada para "apreenderem a defender o grupo".
O maior problema é perceber porque é que o clube não actua. Bastava acabar com todos os apoios que o "tesão de grupo" lhes passava logo. Por mim, prefiro um estádio com menos apoio mas mais seguro. Comecei a ver futebol no estádio com 3 ou 4 anos acompanhado pelo meu pai; com este cenário que se vem arrastando há algum tempo certamente que a minha filha se manterá sócia de sofá durante muitos anos.
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.
Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.
Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.
Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.
Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.
Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.
Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.
Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.
Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.
Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.
Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.
Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!
Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!
Já é a segunda vez este ano(porto) até ouve uma vitima mortal,por isso o clube só tem uma soluçao retirar apoios ás claques pois a meu ver só servem para afuguentar adeptos dos estadios,
Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 20:09
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.
Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.
Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.
Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.
Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.
Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.
Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!
Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!
Mas repara que tu estás a assumir que as tais bocas e provocações foram nada quando não foram nem mais nem menos do que o factor desencadeador de tudo. É óbvio que essa troca natural e costumeira de galhardetes não pode nem deve ser razão para a tal reacção mas a verdade é que o foi e não podes assumi-la como nada acima de tudo quando os intervenientes agiram por causa disso.
Os Red Boys tomaram conhecimento do referido sururu e foram eles próprios tirar satisfações aos adeptos do Paços. Dizer que estavam no seu lugar e decidiram do nada descarregar as frustrações do 0-2 nos visitantes é, na minha opinião, colocar uma etiqueta de hooliganismo exagerada mesmo tendo por base os episódios menos bons que a claque teve ao longo da sua existência.
Que o teu entendimento como adepto de futebol te diga que uma troca de bocas não é razão para o que se passou, amigo PAF dou-te os parabéns e junto a minha voz à tua pois somos da mesma opinião.
Quote from: java551 on 14 de February de 2013, 20:48
Já é a segunda vez este ano(porto) até ouve uma vitima mortal,por isso o clube só tem uma soluçao retirar apoios ás claques pois a meu ver só servem para afuguentar adeptos dos estadios,
E sporting no futsal, belenenses na equipa B... só para mencionar os que foram conhecidos este ano, para além do constante rebentamento de petardos
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 21:11
Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 20:09
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.
Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.
Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.
Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.
Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.
Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.
Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!
Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!
Mas repara que tu estás a assumir que as tais bocas e provocações foram nada quando não foram nem mais nem menos do que o factor desencadeador de tudo. É óbvio que essa troca natural e costumeira de galhardetes não pode nem deve ser razão para a tal reacção mas a verdade é que o foi e não podes assumi-la como nada acima de tudo quando os intervenientes agiram por causa disso.
Os Red Boys tomaram conhecimento do referido sururu e foram eles próprios tirar satisfações aos adeptos do Paços. Dizer que estavam no seu lugar e decidiram do nada descarregar as frustrações do 0-2 nos visitantes é, na minha opinião, colocar uma etiqueta de hooliganismo exagerada mesmo tendo por base os episódios menos bons que a claque teve ao longo da sua existência.
Que o teu entendimento como adepto de futebol te diga que uma troca de bocas não é razão para o que se passou, amigo PAF dou-te os parabéns e junto a minha voz à tua pois somos da mesma opinião.
As trocas de bocas entre aqueles 2 adeptos não desencadearam nada... mas nada mesmo.
Tentar encontrar uma justificação por muito inócua que seja para o que se passou, é no mínimo tentar passar um atestado de estupidez a quem vai ao futebol há muitos anos! É um atestado de estupidez para mim ou para ti e para todos os outros que lá estávamos e que não vimos nada!
A troca de bocas faz parte do futebol e acontece até se calhar mais vezes entre os próprios adeptos do Braga, mais ainda com o clima que se vive!
Os red boys (não todos) foram lá porque são animais!! É esta a realidade do que aconteceu! A etiqueta de holliganismo que tu falas é exactamente o que aconteceu! Se calhar de todos os comentários até agora escritos foste ao ponto certo, encontras-te a palavra certa para aqueles actos! É encontrar justificação no nada que aconteceu para justificar os actos! Hooliganismo puro o que aconteceu! A diferença é que os nossos "hooligans" são uns aprendizes à beira dos verdadeiros hooligans felizmente!
Foram lá porque viram gente de pé, felizmente só foram lá uma vez, já que pessoal de pé houve nos 3 golos! É essa a única justificação que podem encontrar por muito que tentem encontrar outra!! Eles de onde estavam não viram nada, porque não aconteceu nada! Não viram eles, como não viste tu do A5, como ninguém viu do A6, como ninguém viu de lado nenhum e por isso é que a reacção dos adeptos em geral foi a que foi! Unicamente por isso!! Se houvesse uma justificação por mínima que fosse seria o primeiro a dizer que apesar de atitude reprovável, os adeptos do Paços puseram-se a jeito!
Se reparares já por outras vezes vimos cenas semelhantes no Axa ou até com mais violência e nunca, nem sequer perto a reacção foi tão unânime, porque aí apesar de criticar tinha havido provocações, e felizmente o pessoal por cá mesmo criticando também tem bom senso! Por isso todas e qualquer justificação que tentem encontrar desta vez não passam de fantasias!!
O comportamento dos «supostos» membros da claque foi vergonhoso. Se se comprovar que este acto foi praticado por elementos da claque, está na hora na hora de o clube retirar todo e qualquer tipo de apoio á claque.
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 14:13
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 21:11
Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 20:09
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.
Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.
Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.
Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.
Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.
Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.
Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!
Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!
Mas repara que tu estás a assumir que as tais bocas e provocações foram nada quando não foram nem mais nem menos do que o factor desencadeador de tudo. É óbvio que essa troca natural e costumeira de galhardetes não pode nem deve ser razão para a tal reacção mas a verdade é que o foi e não podes assumi-la como nada acima de tudo quando os intervenientes agiram por causa disso.
Os Red Boys tomaram conhecimento do referido sururu e foram eles próprios tirar satisfações aos adeptos do Paços. Dizer que estavam no seu lugar e decidiram do nada descarregar as frustrações do 0-2 nos visitantes é, na minha opinião, colocar uma etiqueta de hooliganismo exagerada mesmo tendo por base os episódios menos bons que a claque teve ao longo da sua existência.
Que o teu entendimento como adepto de futebol te diga que uma troca de bocas não é razão para o que se passou, amigo PAF dou-te os parabéns e junto a minha voz à tua pois somos da mesma opinião.
As trocas de bocas entre aqueles 2 adeptos não desencadearam nada... mas nada mesmo.
Tentar encontrar uma justificação por muito inócua que seja para o que se passou, é no mínimo tentar passar um atestado de estupidez a quem vai ao futebol há muitos anos! É um atestado de estupidez para mim ou para ti e para todos os outros que lá estávamos e que não vimos nada!
A troca de bocas faz parte do futebol e acontece até se calhar mais vezes entre os próprios adeptos do Braga, mais ainda com o clima que se vive!
Os red boys (não todos) foram lá porque são animais!! É esta a realidade do que aconteceu! A etiqueta de holliganismo que tu falas é exactamente o que aconteceu! Se calhar de todos os comentários até agora escritos foste ao ponto certo, encontras-te a palavra certa para aqueles actos! É encontrar justificação no nada que aconteceu para justificar os actos! Hooliganismo puro o que aconteceu! A diferença é que os nossos "hooligans" são uns aprendizes à beira dos verdadeiros hooligans felizmente!
Foram lá porque viram gente de pé, felizmente só foram lá uma vez, já que pessoal de pé houve nos 3 golos! É essa a única justificação que podem encontrar por muito que tentem encontrar outra!! Eles de onde estavam não viram nada, porque não aconteceu nada! Não viram eles, como não viste tu do A5, como ninguém viu do A6, como ninguém viu de lado nenhum e por isso é que a reacção dos adeptos em geral foi a que foi! Unicamente por isso!! Se houvesse uma justificação por mínima que fosse seria o primeiro a dizer que apesar de atitude reprovável, os adeptos do Paços puseram-se a jeito!
Se reparares já por outras vezes vimos cenas semelhantes no Axa ou até com mais violência e nunca, nem sequer perto a reacção foi tão unânime, porque aí apesar de criticar tinha havido provocações, e felizmente o pessoal por cá mesmo criticando também tem bom senso! Por isso todas e qualquer justificação que tentem encontrar desta vez não passam de fantasias!!
PAF, estou a ver que não vale à pena. Estás a misturar a tua maneira de ver as coisas com o que realmente se passou. Mais e pior: estás a tomar como adquirido que todos os elementos dos Red Boys têm o mesmo entendimento que tu acerca das bocas não são nada e que fazem parte do futebol.
Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final.
Perguntar-me-ás agora, foi correcto? Não. Foi uma imagem bonita? Obviamente que não e tais adeptos deviam ser identificados e devidamente castigados. Mas foi isto que aconteceu e por muito que queiras condenar os Red Boys deves fazê-lo mas colocando todos os detalhes em cima da mesa.
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 20:57
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
PAF, tu dizes que os Red Boys lembraram-se de ir bater nos adeptos do Paços do nada.
Já eu digo que o fizeram em termos de reacção e num ambiente totalmente em polvorosa por tudo o que disse em posts passados.
Eu não estou a a arranjar argumentos para nada, só estou a constatar o que aconteceu. Tu 'esqueces' pontos chave do processo e isso não me parece ser correcto. Estás a deixar que o teu entendimento do que são bocas no contexto do futebol tolde a análise do que se passou. Se para ti bocas trocadas entre adeptos são nada (para mim também são pouco mais que isso), por outro lado para um bom punhado de Red Boys inflamados pelo ambiente as referidas bocas são algo de inaceitável e não o admitem. E é neste aspecto que reside o teor desta nossa troca de ideias.
Aliás a conversa já foi longe demais pois se calhar estou a passar uma imagem de defensor quando não o pretendo ser. Repudio tanto como tu o que aconteceu mas ainda assim não sou capaz de demonizar os nossos adeptos e de assumir que o fizeram só porque sim, só porque lhes apeteceu e sem factor desencadeador (por pequeno que fosse).
Quote from: isi_scb on 15 de February de 2013, 21:24
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 20:57
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
PAF, tu dizes que os Red Boys lembraram-se de ir bater nos adeptos do Paços do nada.
Já eu digo que o fizeram em termos de reacção e num ambiente totalmente em polvorosa por tudo o que disse em posts passados.
Eu não estou a a arranjar argumentos para nada, só estou a constatar o que aconteceu. Tu 'esqueces' pontos chave do processo e isso não me parece ser correcto. Estás a deixar que o teu entendimento do que são bocas no contexto do futebol tolde a análise do que se passou. Se para ti bocas trocadas entre adeptos são nada (para mim também são pouco mais que isso), por outro lado para um bom punhado de Red Boys inflamados pelo ambiente as referidas bocas são algo de inaceitável e não o admitem. E é neste aspecto que reside o teor desta nossa troca de ideias.
Aliás a conversa já foi longe demais pois se calhar estou a passar uma imagem de defensor quando não o pretendo ser. Repudio tanto como tu o que aconteceu mas ainda assim não sou capaz de demonizar os nossos adeptos e de assumir que o fizeram só porque sim, só porque lhes apeteceu e sem factor desencadeador (por pequeno que fosse).
PAF, só ainda não percebi o motivo das tuas afirmações em como não houve qualquer provocação, quando existem pessoas que assistiram a isso!
A verdade é que assistimos a "bocas" entre adeptos em quase todos os jogos. E todos lhes atribuimos pouco significado. Todos sabemos que são situações normais entre adeptos de futebol e que é assim que as pessoas agem nos estádios. E aceitamos isso com uma certa naturalidade.
No entanto, em situações críticas,como aquela em que se encontra o Braga, as "bocas" vindas dos adversários podem ter como efeito o desencadear de certos comportamentos que em situções normais não aconteceriam. E julgo que foi isso que aconteceu quando aquele sócio do SC Braga se levantou da sua cadeira e reagiu às provocações dos adeptos do Paços.
Mas isto não justifica, nem pode justificar, a actuação dos RB. Uma actuação deplorável, que só envergonha o nosso clube.
O recurso à violência, ainda por cima gratuita, não pode encontrar da nossa parte uma qualquer justificação.
É que neste ponto concordo com o PAF : os RB nem sequer reagiram às provocações dos adeptos do Paços, visto que até se encontravam no sector oposto da nascente.
Pelo que ouvi de alguns amigos que fazem parte dos RB, mas que não se envolveram em quaisquer confrontos, julgo saber o que se passou.
Segundo me disseram, os RB, talvez por verem o jogo de pé, aperceberam-se de movimentações dos seguranças junto à claque adversária e, por isso, foram tirar justificações.
Ou seja, a actuação desta gente nem sequer encontra fundamento nas provocações adversárias.
Apercebendo-se da possibilidade de arranjar confusão, e tendo este grupo de adeptos uma sede de violência dificilmente compreensível, sairam dos seus lugares e foram bater nos adeptos do Paços.
Tão simples quanto isso.
Quote from: jaimeh on 15 de February de 2013, 21:39
Quote from: isi_scb on 15 de February de 2013, 21:24
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 20:57
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
PAF, tu dizes que os Red Boys lembraram-se de ir bater nos adeptos do Paços do nada.
Já eu digo que o fizeram em termos de reacção e num ambiente totalmente em polvorosa por tudo o que disse em posts passados.
Eu não estou a a arranjar argumentos para nada, só estou a constatar o que aconteceu. Tu 'esqueces' pontos chave do processo e isso não me parece ser correcto. Estás a deixar que o teu entendimento do que são bocas no contexto do futebol tolde a análise do que se passou. Se para ti bocas trocadas entre adeptos são nada (para mim também são pouco mais que isso), por outro lado para um bom punhado de Red Boys inflamados pelo ambiente as referidas bocas são algo de inaceitável e não o admitem. E é neste aspecto que reside o teor desta nossa troca de ideias.
Aliás a conversa já foi longe demais pois se calhar estou a passar uma imagem de defensor quando não o pretendo ser. Repudio tanto como tu o que aconteceu mas ainda assim não sou capaz de demonizar os nossos adeptos e de assumir que o fizeram só porque sim, só porque lhes apeteceu e sem factor desencadeador (por pequeno que fosse).
PAF, só ainda não percebi o motivo das tuas afirmações em como não houve qualquer provocação, quando existem pessoas que assistiram a isso!
O "isso" é o quê? É que eu gostava de saber, mas dito por alguém que realmente viu... não por alguém que estava no A1!
É que todos fazem o mesmo que tu, chegam aqui e dizem há gente que diz que houve provocações ou que assistiram! Eu estava lá e felizmente ainda sei o que vi, ao meu lado e até aos adeptos do Paços não estava ninguém!
Tu estavas no estádio? Se não for inconfidência em que bancada estavas? E já agora o que viste do local onde estavas... só para ajudar a situar a coisa. Sou capaz de não ficar surpreendido com a tua resposta.
Eu já o disse atrás, se alguém que estava no A5 ou A6 e viu o que se passou que venha cá e que o diga o que realmente se passou! É fácil!
E se não for pedir muito, vendo o que se passou o quê que isso tem a ver com os red, em quê que isso provocou uns gajos que estavam a 100metros.
Por muito que custe a muita gente eles fizeram-no porque lhes apeteceu... não houve nada mas mesmo anda que os provocasse!
Ou se quiseres, sabes o que provocou os red? Eu e muitos gostávamos de saber! Infelizmente acho que não passou de uma grande dose de imbecilidade, nada mais que isso!
Quote from: isi_scb on 15 de February de 2013, 21:24
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 20:57
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
PAF, tu dizes que os Red Boys lembraram-se de ir bater nos adeptos do Paços do nada.
Já eu digo que o fizeram em termos de reacção e num ambiente totalmente em polvorosa por tudo o que disse em posts passados.
Eu não estou a a arranjar argumentos para nada, só estou a constatar o que aconteceu. Tu 'esqueces' pontos chave do processo e isso não me parece ser correcto. Estás a deixar que o teu entendimento do que são bocas no contexto do futebol tolde a análise do que se passou. Se para ti bocas trocadas entre adeptos são nada (para mim também são pouco mais que isso), por outro lado para um bom punhado de Red Boys inflamados pelo ambiente as referidas bocas são algo de inaceitável e não o admitem. E é neste aspecto que reside o teor desta nossa troca de ideias.
Aliás a conversa já foi longe demais pois se calhar estou a passar uma imagem de defensor quando não o pretendo ser. Repudio tanto como tu o que aconteceu mas ainda assim não sou capaz de demonizar os nossos adeptos e de assumir que o fizeram só porque sim, só porque lhes apeteceu e sem factor desencadeador (por pequeno que fosse).
O que acho ainda não percebeste nesta troca de opiniões é que a troca de bocas não foi entre os red e os adeptos do Paços! Os red estavam a 100metros de distância! Tal como eu de onde estava também não vi os red a sair do lugar e a passar por baixo das bancadas!
Os red não viram e não ouviram nada...
Será que é difícil perceber isso? Mesmo que tenha havido confusão no A8, os red no A1 viram tanto como nada!
Mais nessa altura era muita mais a gente preocupada com o peseiro e os lenços brancos que propriamente com os adeptos do Paços! Se se não viram e não ouviram nada actuaram unicamente por impulso...
Se quiserem um motivo que seja palpável para o que se passou... aceito "havia pessoas de pé"... e isso fez os red irem lá! Ok, isto aceito, é verdade! Mas daí a chegar ao que se passou!
Se quiseres a minha opinião efectiva sobre o que se passou, que acho ainda não a dei, em minha opinião eles bateram nos adeptos do Paços porque estavam lixados com o resultado, com o treinador e com a equipa, o estarem ali os adeptos do Paços foi só o que faltava para exteriorizarem a sua fúria, foi o pormenor que faltava! Foi no 2ºgolo como podia ter sido no 3º ou muito provavelmente no final do jogo.
Esta muito bom!!
Se nada mudar ate lá não vou ver o jogo nem contra o Guimarães nem contra o Benfica!!
É ridículo aquele bando de adeptos que temos.....
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 22:55
Se quiseres a minha opinião efectiva sobre o que se passou, que acho ainda não a dei, em minha opinião eles bateram nos adeptos do Paços porque estavam lixados com o resultado, com o treinador e com a equipa, o estarem ali os adeptos do Paços foi só o que faltava para exteriorizarem a sua fúria, foi o pormenor que faltava! Foi no 2ºgolo como podia ter sido no 3º ou muito provavelmente no final do jogo.
Ora aqui está bem dito o que se passou.
Os RedBoys sentem que têm tanta razão que até agora, ainda não apareceu ninguém da direcção da claque a tenatar esclarecer a situação.
Espero que até lá asituação se resolva, mas senão, na próxima Assembleia Geral do Clube certamente que aparecerá uma proposta para retira todo e qualquer apoio do clube a este grupo inquinado por um bando de miseráveis que conseguem inquinar o prazer do futebol de muitos outros simples adeptos.
Apesar de não ter diretamente a ver com o que se passou contra o Paços, tem indiretamente devido à violência nos jogos de futebeol, e em particular aqueles em que se vê envolvido o nosso clube. Por isso não posso deixar de postar aqui a minha opinião a propósito dos confrontos entre adeptos do Leixões e a Polícia, aqui em Braga, no jogo Braga B vs. Leixões:
Pois é. Está visto que, como eu temia, cada vez mais servimos de bode expiatório para este assunto da violência no futebol - mas pusémo-nos a jeito para isso! E não foi só com a actuação das claques! >:(
Ficou ontem bem visto que claques e indivíduos predispostos para a violência existem em quase todos os clubes! Ontem foram os do Leixões no jogo com o Braga B. Mas passou outra vez por serem os do Braga! >:( >:(
Lá está, os nossos é que são culpados... os outros são anjinhos com mulheres e crianças no meio!
Já chegaram aqui "com o sangue na guelra". Lá está, para mim um dos nossos grandes problemas para resolver é que cada vez mais temos provocadores de clubes pequenos (que são essencialmente aqueles poucos que acompanham essas equipas cá) que não reconhecem o crescimento do Braga e que querem provar que estão no mesmo patamar de dimensão de clube - e que por isso chegam aqui logo na base da provocação e confronto directo para dizerem que não nos reconhecem qualquer superioridade. Começaram a provocar... e desta vez, tiveram a resposta... da própia Polícia antes que as coisas muito se complicassem!!
Muito bem! Desta vez tenho que FELICITAR A POLÍCIA por pôr na ordem desordeiros, seja de que clube for, inclusive do nosso!! Só lamento o agente ferido, a quem desejo a mais rápida recuperação.
Para a semana teremos mais do mesmo: os de Guimerdães a insultar e provocar... e, mais uma vez, deverá ser a Polícia a estar preparada para, com prontidão e força, assegurar a tranquilidade pública.
Mas vão ver que se houver problemas provocados por eles... será novamente o rótulo colado ao Braga!
Acho que a Direcção deve vir a público - como fez a direcção do Porto sobre a recepção ao Málaga - a mostrar preocupação e a desarmadilhar desde já as acusões que estão preparadas para ser lançadas contra o Braga!
Ninguém parece disposto a dizer que o problema é geral, que envolve praticamente todos os clubes de futebol, onde uma minoria de indivíduos frustrados e violentos só quer um pretexto para a confusão! Problemas esses que se têm vindo a multiplicar em todos os lados com a crise social (que gera um maior campo de recrutamento destes indivíduos perigosos) e com a ausência de policiamento obrigatório nos jogos.
Sobre estas questões de fundo ninguém (Liga) quer falar.
Não, o problema parece que é só Braga e as suas claques... vamos bater todos no Braga!
O Braga deve olhar para os seus próprios indivíduos provocadores, e, de alguma meneira, tentar controlar o seu número e actuação.
Mas o problema não é o Braga. O problema são os indivíduos violentos que cada vez mais tomam conta do futebol português em todos os clubes. Nós não temos, face aos outros, particularidades em nada!
Quote from: Kriticus on 17 de February de 2013, 02:16
QuoteConfrontos violentos no SC Braga B-Leixões
Mais incidentes. Novamente em Braga. Desta feita, foi no jogo de ontem a contar para a Segunda Liga, entre o Braga B e o Leixões (1-0), disputado no Estádio 1º de Maio, onde se registaram confrontos violentos entre os adeptos leixonenses e a polícia.
Na chegada ao estádio, os elementos da claque Heróis do Mar, parte das cerca de 800 pessoas que viajaram desde Matosinhos, entraram em provocações verbais com os adeptos locais. No entanto, foi de forma rápida que os insultos subiram de tom e passaram para os confrontos físicos, tendo a polícia de intervenção sido obrigada a carregar sobre os adeptos leixonenses, acalmando os ânimos. Na sequência deste episódio, um polícia ficou gravemente ferido, tendo sido encaminhado para o Hospital de Braga.
Já durante o intervalo, novas cenas de pancadaria entre os apoiantes do Leixões e a polícia, só que desta feita os elementos de segurança responderam com o disparo de vários tiros com balas de borracha. Desta segunda carga policial, ficou registada a detenção de um adepto forasteiro.
No espaço de uma semana, a cidade de Braga foi palco de duas situações que em nada dignificam o futebol português. Depois dos confrontos registados na passada segunda-feira, no Estádio Axa, entre os adeptos do SC Braga e os do Paços de Ferreira, novo episódio negro.
No final da partida, um membro do departamento de comunicação do SC Braga, afirmou que o sucedido «não é da responsabilidade do clube e não envolveu os adeptos bracarenses».
A Bola (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=383154)
Apesar disto tudo, o nome que fica é Braga...
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 22:36
Quote from: jaimeh on 15 de February de 2013, 21:39
Quote from: isi_scb on 15 de February de 2013, 21:24
Quote from: PAF on 15 de February de 2013, 20:57
"Tenta perceber o prisma que coloco. Adeptos que não percebem como se deve viver o futebol da mesma maneira que eu e tu e a maior parte das pessoas, frustrados pelo resultado pelo treinador e pela exibição, tomaram conhecimento do sururu e foram lá tirar de esforço. Ponto final."
Apesar de tentares arranjares argumentos para o que se passou, tu próprio com isto que disseste, justificas tudo! Só lhe tirava o "tirar de esforço", porque para tirar de esforço tinha que ter acontecido alguma coisa antes, e não aconteceu!
Não preciso dizer mais nada... isto que tu disseste é hooliganismo puro!
PAF, tu dizes que os Red Boys lembraram-se de ir bater nos adeptos do Paços do nada.
Já eu digo que o fizeram em termos de reacção e num ambiente totalmente em polvorosa por tudo o que disse em posts passados.
Eu não estou a a arranjar argumentos para nada, só estou a constatar o que aconteceu. Tu 'esqueces' pontos chave do processo e isso não me parece ser correcto. Estás a deixar que o teu entendimento do que são bocas no contexto do futebol tolde a análise do que se passou. Se para ti bocas trocadas entre adeptos são nada (para mim também são pouco mais que isso), por outro lado para um bom punhado de Red Boys inflamados pelo ambiente as referidas bocas são algo de inaceitável e não o admitem. E é neste aspecto que reside o teor desta nossa troca de ideias.
Aliás a conversa já foi longe demais pois se calhar estou a passar uma imagem de defensor quando não o pretendo ser. Repudio tanto como tu o que aconteceu mas ainda assim não sou capaz de demonizar os nossos adeptos e de assumir que o fizeram só porque sim, só porque lhes apeteceu e sem factor desencadeador (por pequeno que fosse).
PAF, só ainda não percebi o motivo das tuas afirmações em como não houve qualquer provocação, quando existem pessoas que assistiram a isso!
O "isso" é o quê? É que eu gostava de saber, mas dito por alguém que realmente viu... não por alguém que estava no A1!
É que todos fazem o mesmo que tu, chegam aqui e dizem há gente que diz que houve provocações ou que assistiram! Eu estava lá e felizmente ainda sei o que vi, ao meu lado e até aos adeptos do Paços não estava ninguém!
Tu estavas no estádio? Se não for inconfidência em que bancada estavas? E já agora o que viste do local onde estavas... só para ajudar a situar a coisa. Sou capaz de não ficar surpreendido com a tua resposta.
Eu já o disse atrás, se alguém que estava no A5 ou A6 e viu o que se passou que venha cá e que o diga o que realmente se passou! É fácil!
E se não for pedir muito, vendo o que se passou o quê que isso tem a ver com os red, em quê que isso provocou uns gajos que estavam a 100metros.
Por muito que custe a muita gente eles fizeram-no porque lhes apeteceu... não houve nada mas mesmo anda que os provocasse!
Ou se quiseres, sabes o que provocou os red? Eu e muitos gostávamos de saber! Infelizmente acho que não passou de uma grande dose de imbecilidade, nada mais que isso!
Eu estou no setor A6 fila 30 cadeira 26...para quem tem ideia da organização do estádio cadeira 26 representa ultima cadeira do setor A6. Básicamente ao meu lado estão práticamente os adeptos adversários e sim tive numa posição previligiada relativamente ao que se passou. Se me perguntarem quem começou as provocações respondo claramente foram os adeptos do Paços, mas era o que faltava eles não poderem festejar os golos. Se me preguntarem quem passou a linha do admissivel foram os Red. POR ISSO E POR OUTRAS CONTINUO A DIZER FORA COM ESSE CANCRO DO NOSSO ESTÁDIO!
No primeiro golo deles, tudo normal. Eles festejaram e ficou por ai!
No segundo golo deles houve um conjunto de factores que levaram ao que vimos. Primeiro de tudo depois do segundo golo o pessoal do Braga já estava de cabeça quente.
Outra coisa, não sei se repararam que alguns jogadores do PAÇOS VIERAM FESTEJAR O GOLO JUNTO DOS SEUS ADEPTOS E O JOGADOR DO PAÇOS QUE MARCOU O SEGUNDO GOLO SEM NADA PREVER VIROU-SE PARA OS ADEPTOS DO BRAGA COM GESTOS OBSCENOS E MANDOU UMAS BOCAS.....A PARTIR DAI MAEIA DUZIA DE ADEPTOS DO PAÇOS INCLUINDO O TAL GORDO COMEÇARAM A PROVOCAR-NOS. A partir dai é o que se sabe.
Os seguranças acalmaram as coisas e logo de seguido quando
já estava tudo apaziguado APARECERAM OS FREGUESES DO COSTUME E FOI A VERGONHA QUE SE VIU...SEMPRE A MESMA *****. VÊM AQUELES ANIMAIS DO A1 PARA O A6 FAZER O QUÊ? É todos os jogos a mesma *****. Porque não ficam no buraco deles a fumar os seus charros e a debitar ***** entre eles assim escusava de levar com o Bafo a alcool deles.
JÁ ME CHATEIE MAIS COM UMA VEZ COM ELES E JUNTO Á MINHA CADEIRA E DO MEU PAI NÃO ADMITO ESSES FLHOS DA ***** A ARMAR A ***** JUNTO A MIM! ELES SÃO MAUS QUANDO ESTAÕ EM BANDO...É CORRER COM ESSE CANCRO.