News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carta aberta à Direção do Sporting Clube de Braga

Started by Nemec, 12 de February de 2013, 23:54

Previous topic - Next topic

TiagoHV

Na derrota e na vitória!

boneli

Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.


NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!

Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.

PAF

Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.

Compreendo o teu ponto de vista, mas penso que os bracarenses nunca deixarão de evidenciar o que de positivo temos conseguido nos últimos anos! Nós sabemos o que conseguimos e a que custo!
Não vi ninguém pôr isso em causa, nem teria como o pôr, diga-se! Muito menos foi posto em causa por cá.
Em todo o lado vi bem evidenciado, "a claque"... não os adeptos do Braga. E essa imagem de violência colada às claques não há como fugir dela, é a realidade e para mim escondê-la seria uma vergonha, ser escondida por nós adeptos do Braga que gostamos do nosso clube, seria uma vergonha ainda maior!
Seria uma vergonha maior por um motivo muito simples... os principais prejudicados por estes actos, não é o Braga clube, não são os adeptos adversários, somos nós, os adeptos anónimos que vão ao futebol fazer a festa, e que estão cada vez mais a deixar de o fazer, seja em casa e principalmente fora de portas!
E pior ainda que são agredidos nos jogos fora por vingança! Somos nós os adeptos anónimos que pagamos a factura seja nas contas do clube seja nos actos! E eu fui um dos que pagou já bem caro por causa destes animais!
Atirar com o lixo para debaixo do tapete, não acaba com o o lixo!

O positivo que conseguimos em 10 anos em menos de um mês ou se quiseres numa noite desapareceu para quem segue o futebol!! Em menos de um mês tivemos confrontos graves com Porto, Paços e até com o belenenses (tendo em conta o que veio a público) menos graves com o Slb... e o mês de Fevereiro ainda mal começou! Se lhes juntar os últimos 3 ou 4 anos, acho que preciso de um texto bem longo!

A imagem de violência quer queiras quer não, está colada, não há como fugir dela! Hoje temos certezas que há adeptos de outros clubes que não vêm a Braga ver um jogo da sua equipa por motivos de segurança... por um só que fosse isso já deveria ser motivo de vergonha para todos nós! Há 10 anos ou um pouco mais isso não acontecia, nem sequer perto disso, veja-se bem, nem com os de Guimarães!!
De todos os estádios onde já fui de cachecol à Braga sem nenhum problema, hoje em dia acho que só há 2 ou 3 onde posso continuar a ir sem problemas, Coimbra, Beira Mar e Rio Ave, nos outros Luz, Belenenses,Leixões, Porto, Guimarães, Boavista, Paços não arrisco.

E por fim as coisas não devem ser amenizadas, bem pelo contrário, se queremos que seja feita alguma coisa para nosso bem, temos que as evidenciar, dar-lhes o destaque devido para que no futuro não volte a acontecer!
O que temos e o que fizemos de bom nunca será esquecido, que mais não seja está escrito algures e todos os dias pode e deve ser recordado!

Quanto à carta, excelente, acho que espelha o pensamento da quase totalidade dos adeptos do Braga.

TiagoHV

Estamo-nos a esquecer das Braguinhas, isso sim uma claque!!!  ;D ;D ;D
Na derrota e na vitória!

Nakamura

#24
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.


NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!

Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.

Eh pá, desculpem lá, mas acho que muita gente está a exagerar!
Concordo totalmente com o DiscoInfiltrador e subscrevo 100% as suas palavras:
E já que escrebem em maiúsculas, vou tomar a liberdade de o fazer também:
1.º) EM TODO O LADO, EM TODOS OS CLUBES HÁ CRIMINOSOS E NÃO PERCEBO QUEM SE SENTE MISTURADO COM TAIS INDIVÍDUOS... E SÓ AGORA DESCOBRIU QUE HÁ ESTES PROBLEMAS NO FUTEBOL EM GERAL E NO NOSSO CLUBE TAMBÉM!! PORQUÊ SENTIRES-TE ENVERGONHADO NEMEC?? Aquilo é um grupo de trogloditas, COMO OS HÁ EM TODO O LADO! Nemec, se andas assim há tanto tempo no futebol, como eu, só agora é que descobriste que havia confrontos como este?? No resto foi sempre harmonia ao longo destes anos todos?? Nos outros campos nunca te tentaram agredir?? Nunca ssististe a confrontos físicos ao longo destes anos? Olha, ainda na meia-final da Liga Europa fui à Luz e tentaram também agredir-me! Até me atiraram com uma fechadura (!) em metal que passou a milimetros da minha cabeça no final do jogo!
2.º) CONDENO A VIOLÊNCIA EM GERAL, e não apenas nesta situação concreta.
3.º) NÃO ME ENVERGONHO porque não me revejo nos trogloditas que fizeram isto, mas simplesmente sei que ISTO EXISTE EM TODOS OS CLUBES E INFELIZEMENTE ESTÁ LONGE DE SER UMA SITUAÇÃO QUE SE POSSA ASSOCIAR A UM ÚNICO CLUBE - MUITO MENOS O BRAGA, onde se têm assistido ao emergir de situações destas nos últimos tempos, mas estão longe de atingir o número e gravidade de outros (desde logo clubes como os 3 porquinhos).
4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).
TINHAM CRIANÇAS?? OLHA, DO OUTRO LADO TAMBÉM!! Infelizmente nestas situações estúpidas são sempre apanhadas crianças... e mulheres... e idosos!
5.ª)  SOU SEMPRE - SEMPRE! - CONTRA A VIOLÊNCIA e não é por serem agora questões do meu clube que me venho para aqui "botar lágrima"!
6.º) ESTES ASSUNTOS SÃO DE POLÍCIA E NÃO DOS CLUBES.
6.ª) NUNCA TIVE QUALQUER LIGAÇÃO ÀS CLAQUES e infelizmente bem sei o tipo de pessoas que as constituem... mas não são um exclusivo nosso! São um problema do futebol - em geral, e não nosso em particular como o estão a querer fazer passar.
7.ª) TAMBÉM EU GOSTARIA QUE O FUTEBOL FOSSE UMA FESTA mas para isso teriam que ser adoptadas medidas A NÍVEL GERAL e não apenas no nosso clube (ainda que internamente tenhamos também que tratar dos nossos problemas e eventualmente rever apoios).
8.º) SEI QUE O BRAGA VAI SER GASTIGADO, e porventura severamente. É verdade que tem que ser responsabilizado, agora - GRAÇAS A VOCÊS - QUE VÊEM PARA AQUI TOMAR "AS DORES DOS OUTROS" QUANDO NUNCA NINGUÉM TOMOU AS NOSSAS QUANDO NOS TOCOU A NÓS SERMOS AGREDIDOS - COM ESTAS TRETAS E LAGRIMINHAS, MAIS A JEITO NOS POMOS PARA SERMOS BEM... COMIDOS!  >:( PARABÉNS!
9.º) E ninguém vai resolver o problema nas tuas deslocações aos outros estádios, porque isso sempre existiu e é um problema que ninguém no futebol se decide verdadeiramente a resolver (olha, se quiseres, podes ir ler o que escrevi aquando dos problemas nas últimas recepções ao FC Porco: a) de que as claques deviam ser sempre isoladas, b) de que os "spotters" não deviam ser os "amigos" e "vizinhos" da mesma cidade/bairros do Porto, c) de que a Polícia devia estar espalhada em grupos de 2 ou 3 não apenas à porta mas também nas centenas de metros de imediações dos estádios, e actuar logo de imediato isolando os responsáveis e não esperar para actuar muitas vezes já depois sobre outras pessoas que não são os mesmos, etc - só que isto, que é verdadeiramente a resolução destes problemas e a criação de um clima de segurança familiar e saudável em torno do futebol, ninguém quer assumir! E sabes porquê: porque há clubes onde estas claques são uma dos principais organismos do próprio clube - FCP - e já mandam no clube... e mais do que isso! Por isso, estes problemas nunca serão verdadeiramente resolvidos e enfrentados como deve ser).

TiagoHV

Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 13:34
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.


NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!

Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.

4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).


Já vi muitos outros clubes a fazer muito pior, e sim, falo do porto, benfica, sporting, guimaraes, etc e nunca vi uma reacção tão exuberante da claque do braga, porquê?!
Na derrota e na vitória!

weasel

Subscrevo na integra o texto Nemec!


Relativamente à questão de generalização, as claques têm uma oportunidade de se demarcarem desses tais trogloditas de que falam e de quem dizem não se rever: que os identifiquem (pois não acredito que não saibam quem são) e os entreguem às autoridades competentes, os expulsem do seu seio! Enquanto não vir isto, são todos iguais! Já me dizia o meu avô: "Tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta!"

Quem se sente envergonhado e condena estas situações não condena só as de Braga, condena todas... Agora vergonha sente-se por serem praticados por gente que se diz braguista! Eu não me revejo nesses atos, mas sinto vergonha de terem sido praticados no Axa e por gente que se diz braguista e até tem apoios do clube do qual sou associado!

gonçalobraguista


Nakamura

#28
E já que puxaram por este assunto, aqui vão mais 2 ou 3 coisas:
- Estes problemas têm vindo a aparecer agora no Braga, porque cada vez mais "incomodamos" os outros clubes, e mesmo os grandes, com o nosso crescimento.
Por isso, o que eu vejo também é que nos últimos anos aumentou exponencialmente - ao ritmo dos nossos sucessos - a INVEJA e o ÓDIO em todo o lado AO BRAGA (os grandes poque começamos a fazer-lhes mossa em várias competições, afastando-os, e os pequenos por não conseguirem acompanhar o nosso crescimento). Somos, por isso, vítimas do nosso próprio sucesso. Habituemo-nos, porque isso vai aumentar cada vez mais. Invitavelmente.
- E quem não perceber isto, não vale a pena ir ver o Braga fora: já antes disto era hostilidade e inveja em todo o lado. Se não entenderem, nem estiverem preparados para isso, realmente não vale a pena ir ver os jogos fora (só as claques, que devem ser devidamente escoltadas e protegidas). Era bom que o futebol fosse uma festa, mas não é. Infelizmente já não é assim há muito tempo e não foi agora que estes problamas surgiram. Têm é aumentado com o nosso crescimento.
- E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa (já que as Polícias, como acima disse, se demitem de resolver de facto um problema que é da sua inteira responsabilidade, deixando-nos "entregues às feras"). Se já assim foi o que foi aquando da recepção às FCPorco, com a intimidação, provocação e agressões que tantos aqui se queixaram... então imaginem o que seria sem os elementos das nossas claques!!
Não se lembrem apenas deles nos maus momentos  >:( É que há momentos em que a ajuda deles é preciosíssima!

Ou pensam que se acabarmos com os "Red Boys" se vai resolver o problema: vão deixar de nos provocar e agredir, e vão passar todos a vir fazer um piquenique connosco em festa?? Por favor!!

Até para animar o jogo e entoar cânticos: basta ver que nos primeiros momentos deste jogo com o Paços as claques demoraram alguns minutos a começar a cantar (eventualmente atrasados para o jogo), tendo-se ouvido um longo silêncio... interrompido pelos cânticos da meia-dúzia de adeptos do Paços!! Que se fizeram ouvir mais do que os milhares de sócios presentes - que se limitam a cantar rigorosamente 2 ou 3 vezes "Braaaga" a pedido do speaker e a seguir se calam! A verdade é esta! Por isso, não fujam dela: se não fossem os cânticos das claques o estádio parecia morto e até se ouvem meia-dúzia de adeptos da outra equipa!! Eu já me fartei de tentar fazer com que as pessoas à minha beira na Nascente apoiem: pareço um tolinho, fico rouco... e um ou outro grita 1 ou 2 vezes comigo e depois calam-se todos. Resultado: tenho que esperar pelos cânticos dos "Red Boys" e apoiar com eles!).
Por isso, agora que os "Red Boys" deram problemas, não se esqueçam disso: não atirem o menino junto com a água do banho! É muito fácil armarmo-nos em moralistas e fazer juízos de condenação... mas esquecem-se de outras coisas (é óbvio que se pudessem apenas limitar aos cânticos seria óptimo... mas sabemos que nenhuma claque tem apenas "meninos de coro")!
- Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? Ou recebem salário para andarem às voltinhas de carro e de cada vez que virem um problema, em vez de o ajudar a resolver como é sua obrigação, voltar-lhes as costas e assobiar para o lado?? Então são pagos para quê??
- Por último, é URGENTE a separação das claques e a criação de uma caixa de segurança para as equipas adversárias no topo da bancada nascente (e não junto à relva - afastados lá para cima, como nos fazem a nós)!

PAF

Nakamu
Quote from: TiagoHV on 13 de February de 2013, 13:44
Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 13:34
Quote from: boneli on 13 de February de 2013, 13:00
Quote from: disco infiltrator on 13 de February de 2013, 12:23
Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.


NÃO DEFENDO CRIMINOSOS..É UMA QUESTÃO DE PRINCIPIO!

Convido-te a vires a minha casa..sou vizinho de um dos chefes dos RB e um dia chega para entenderes que tipo de gente lidera aquelas coisas. Mais não me alongo porque esse tipo de gente não merece entrar no nosso nem em nehum estádio, por isso defende-os tu.

4.º ) OS PRÓPRIOS ADEPTOS DOP PAÇOS - QUE RECORDO ERAM UMA CLAQUE! - CONTRIBUÍRAM PARA O DESENCADEAR DOS PROBLEMAS, PROVOCANDO OS ADEPTOS DO BRAGA E ARRANCANDO E ATIRANDO CADEIRAS NA SUA DIRECÇÃO (o que não justifica nada, mas também não estavamos propriamente perante anjinhos como se quer fazer passar neste filme).


Já vi muitos outros clubes a fazer muito pior, e sim, falo do porto, benfica, sporting, guimaraes, etc e nunca vi uma reacção tão exuberante da claque do braga, porquê?!


Os adeptos do Paços até serem atacados tinham feito tanto como nada... a foto que anda por aí, foi mesmo o que se passou, ou seja nada, houve uma adepto do Braga que passou as barreiras, e depois veio aquele adepto do Paços sem camisola, mandaram umas bocas e não se passou exactamente mais nada!

E isto não houve nem um único membro dos Red que tenha visto... eles foram ara aquela zona e agrediram unicamente e só porque são uns animais, nada mais que isso! Arranjar desculpas com base numa coisa que não existiu só torna a coisa mais vergonhosa ainda!

Dizer que os adeptos do Paços contribuiriam para a confusão é anedótico! Pior que isso é mentira!

Há alguns que pensam que continuando a vender mentiras pode ser que passem a ter razão! Mas não a vão ter!

PAF

Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 14:24
E já que puxaram por este assunto, aqui vão mais 2 ou 3 coisas:
- Estes problemas têm vindo a aparecer agora no Braga, porque cada vez mais "incomodamos" os outros clubes, e mesmo os grandes, com o nosso crescimento.
Por isso, o que eu vejo também é que nos últimos anos aumentou exponencialmente - ao ritmo dos nossos sucessos - a INVEJA e o ÓDIO em todo o lado AO BRAGA (os grandes poque começamos a fazer-lhes mossa em várias competições, afastando-os, e os pequenos por não conseguirem acompanhar o nosso crescimento). Somos, por isso, vítimas do nosso próprio sucesso. Habituemo-nos, porque isso vai aumentar cada vez mais. Invitavelmente.
- E quem não perceber isto, não vale a pena ir ver o Braga fora: já antes disto era hostilidade e inveja em todo o lado. Se não entenderem, nem estiverem preparados para isso, realmente não vale a pena ir ver os jogos fora (só as claques, que devem ser devidamente escoltadas e protegidas). Era bom que o futebol fosse uma festa, mas não é. Infelizmente já não é assim há muito tempo e não foi agora que estes problamas surgiram. Têm é aumentado com o nosso crescimento.
- E, até por isso mesmo, precisamos de gente como os "Red Boys". É que como disse, infelizmente, no futebol nem tudo são rosas e as claques também têm um papel decisivo para pelo menos garantir alguma protecção quando jogamos em casa (já que as Polícias, como acima disse, se demitem de resolver de facto um problema que é da sua inteira responsabilidade, deixando-nos "entregues às feras"). Se já assim foi o que foi aquando da recepção às FCPorco, com a intimidação, provocação e agressões que tantos aqui se queixaram... então imaginem o que seria sem os elementos das nossas claques!!
Não se lembrem apenas deles nos maus momentos  >:( É que há momentos em que a ajuda deles é preciosíssima!

Ou pensem que se acabarmos com os "Red Boys" se vai resolver o problema: vão deixar de nos provocar e agredir, e vão passar todos a vir fazer um piquenique connosco em festa?? Por favor!!

Até para animar o jogo e entoar cânticos: basta ver que nos primeiros momentos deste jogo com o Paços as claques demoraram alguns minutos a começar a cantar (eventualmente atrasados para o jogo), tendo-se ouvido um longo silêncio... interrompido pelos cânticos da meia-dúzia de adeptos do Paços!! Que se fizeram ouvir mais do que os milhares de sócios presentes - que se limitam a cantar rigorosamente 2 ou 3 vezes "Braaaga" a pedido do speaker e a seguir se calam! A verdade é esta! Por isso, não fujam dela: se não fossem os cânticos das claques o estádio parecia morto e até se ouvem meia-dúzia de adeptos da outra equipa!! Eu já me fartei de tentar fazer com que as pessoas à minha beira na Nascente apoiem: pareço um tolinho, fico rouco... e um ou outro grita 1 ou 2 vezes comigo e depois calam-se todos. Resultado: tenho que esperar pelos cânticos dos "Red Boys" e apoiar com eles!).
Por isso, agora que os "Red Boys" deram problemas, não se esqueçam disso: não atirem o menino junto com a água do banho! É muito fácil armarmo-nos em moralistas e fazer juízos de condenação... mas esquecem-se de outras coisas (é óbvio que se pudessem apenas limitar aos cânticos seria óptimo... mas sabemos que nenhuma claque tem apenas "meninos de coro")!
- Insisto, é à Polícia que incumbe resolver estes problemas: é para isso que lhes pagamos! Têm que fazer o seu trabalho e ESTA CARTA ABERTA DEVERIA ERA SER DIRIGIDA À POLÍCIA! Exigir que façam o seu trabalho! Ou estão à espera de receber "por fora" para fazer aquele que desde logo é o seu trabalho - os célebres "gratificados" que querem que os clubes lhes paguem?? Isso faz algum sentido? Então eles não devem SEMPRE ASSEGURAR A ORDEM PÚBLICA nos locais públicos como os recintos e espectáculos desportivos?? Não é para isso que pagamos impostos e eles recebem salários? Ou recebem salário para andarem às voltinhas de carro e de cada vez que virem um problema, em vez de o ajudar a resolver como é sua obrigação, voltar-lhes as costas e assobiar para o lado?? Então são pagos para quê??
- Por último, é URGENTE a separação das claques e a criação de uma caixa de segurança para as equipas adversárias no topo da bancada nascente (e não junto à relva - afastados lá para cima, como nos fazem a nós)!

Nakamura,
Andas por aqui a debitar um monte de mentiras... que por muito que as repitas não se vão tornar verdades!
Já fui a quase todos os estádios do país sem problemas! Mesmo a Guimarães! Por isso é mentira que sempre houve problemas!
Os problemas aparecem agora porque incomodamos os outros?
Era capaz de jurar que o Paços não está incomodado connosco, o belenenses também não o Leixões também não, etc, etc, etc

Os problemas dentro do estádio são problemas do Braga, não são os nosso impostos que vão pagar para animais andarem a divertir-se nas bancadas dos nossos estádios!

Eu e a maior parte dos adeptos esta-se a marimbar para os cânticos, será que ainda não percebeste!
Nós queremos ir ver um jogo de futebol e sair de lá vivos e felizes da vida!
Se o teu problema são os adversários cantar e fazer barulho mete-se lá umas colunas com som bem alto, não precisamos de ter animais a fazê-lo!!

Fico parvo como as pessoas conseguem contornar o problema, até conseguem dizer que as claques nos protegem em casa, porque a policia não o faz?! Mas tás parvo ou quê?
Antes de haver claques tinhas problemas sequer?

Deduzo que és muito novinho... para as opiniões que emites sobre seguir o Braga tens que ser!

E sim acabar com os Red resolve o problema, acabar com os Red e com os Red deste país! Todos sem excepção!

Mary

Subscrevo na íntegra o exto do NEMEC.
De toda a tristeza que senti na 2ª feira, nada se compara à desolação causada pela lamentável cena de ver adeptos do Paços de Ferreira acossados e refugiados atrás das balizas e de elementos da Cruz Vermelha. Sinto nojo e vergonha que haja pessoas que dizem gostar do clube que se comportam daquela forma.
Não podemos confundir os adeptos do Braga, nem muitos elementos das claques, com aquele género de indivíduos sem regras e um mínimo de civilidade, mas há coisas que podemos fazer, entre as quais divulgar a nossa indignação e exigir, sim exigir que tais criaturas sejam impedidas de voltar ao estádio.
Quanto à claque, que tem todo o direito de não querer ser confundida com aqueles tipo de pessoas, compete-lhe provar que não o são e identificar junto das autoridades policiais ou quem de direito, os agressores, para que possam ser punidos e impedidos de nos voltar a envergonhar.

BRG

Epá eu também não concordo com o que aconteceu, porque não sou apologista da violência, mas aquilo aconteceu por algum motivo, e até podemos condenar aqueles adeptos mas por favor estamos a criar confusões internas que só prejudicam o nosso clube, dá-mos animo à comunicação social e aos outros clubes para dizerem mal de nós. E relembro que é por causa dessas confusões que o Sporting está onde está. Aqui ninguem sabe mais do que ninguém, mas façam o que melhor sabemos, que é apoiar o nosso Enorme clube, não alimentemos mais estas tristes situações, estamos a prejudicarmos-nos não conseguem ver isso? Estamos aqui todos para o bem do Braga. Apoiem! O Braga somos nós!

Nakamura

#33
Eh pá, ó PAF, se dizes que nunca houve confrontos, acredito em ti!!
E ainda tens a lata de falar de guimarães e de que nunca nada se passou, e tal... claro, a malta costuma lá ir é jogar golfe!
Mas eu é que sou mentiroso, porque nunca nada se passou.
(Mas ainda a propósito do último jogo aqui postaram que um casal de braguistas foi persehuido e agredido por um grupo de energúmenos  - salvo erro escrito pelo ilustre forista A.Costa, mas posso estar enganado.
E mais não acontece porque sucede aquilo que eu reclamo: claques separadas e isoladas pela Polícia, de preferência em caixa de segurança).
E claro que sou novinho... só faço 40 daqui a uns meses.
A malta é jovem!

Ricardo

Nakamura, o facto de ninguem ter sido ferido foi simplesmente sorte do destino que a bancada da para o relvado. O facto de ninguem se ter magoado nao tira um infimo de vergonha ao que se passou no estadio. Se tu nao sentes assim entao deixa quem se sente insultado por isto se ter passado na nossa casa falar.

Eu sinto-me podre depois de ter visto o que vi na 2a feira. Se queres que te diga, se se tivesse magoado alguem, sentir-me-ia EXACTAMENTE igual, porque mais envergonhado, nao consigo estar.

Mas pior me sinto quando, no dia seguinte, o presidente do clube aparece nos jornais a dizer que os adeptos do Pacos tambem contribuiram para o que se passou. Ja por varias vezes tive vontade de deixar de pagar quotas, nao por resultados desportivos mas por outras decisoes. Tudo isso passou no dia seguinte. Desta vez e diferente. Cada dia que passa me sinto mais com vontade de nunca pagar uma quota enquanto que esta situacao se mantiver. :(
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

PAF

Quote from: Nakamura on 13 de February de 2013, 15:02
Eh pá, ó PAF, se dizes que nunca houve confrontos, acredito em ti!!
E ainda tens a lata de falar de guimarães e de que nunca nada se passou, e tal... claro, a malta costuma lá ir é jogar golfe!
Mas eu é que sou mentiroso, porque nunca nada se passou.
E claro que sou novinho... só faço 40 daqui a uns meses.
A malta é jovem!

Até podes ter 100 anos! Como adepto do Braga que vai ver jogos fora tens que ser muito novinho!
Acabaste de o provar ao falar de Guimarães e de ir jogar golf!
Antes de haver claques já havia invasões a Guimarães! Antes de haver claques já havia muita gente a ir lá ver jogos nos seus carros, e vinham de lá direitos as pessoas e os carros!

Já nos anos 2000 fui ao estádio do Slb, do Porto (neste caso 4 ou 5 vezes e por acaso até saí uma maioria de vezes com bons resultados) no meu carro sem qualquer problema! Hoje em dia nem escoltado lá posso ir!
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!

Nakamura

#36
Quote from: PAF on 13 de February de 2013, 15:25
...
Antigamente havia problemas, certamente que sim. Comparar com o que se passa hoje em dia só pode ser piada de mau gosto!

Olha, estava a acrescentar texto ao post anterior e tu a escreveres isto.
Afinal, tás-me a dar razão: sempre houve alguns problemas, que se têm vindo a agravar nos últimos anos!
E claro que com as claques pioraram, e, como digo, estas devem ser isoladas e acompanhadas pela Polícia (o que tem evitado problemas piores).
Mas registo a parte que dizes "Antigamente havia problemas, certamente que sim."
Então, afinal não sou em que venho para aqui com mentiras!
É que chamar mentiroso a alguém, no mínimo exigia que explicasses exactamente em quê (porque continuo sem saber os tais "montes de mentiras" que venho para aqui dizer)!

Quanto ao resto: assentamos que sempre houve problemas e que se têm vindo a agravar.
Tu queres fazer passar a mensagem que isso se deve às nossas claques?
Talvez, em parte.
Mas olha que na minha opinião o ressabiamento que vamos criando nos outros clubes pela nossa ascensão não é menos importante! Senão não se importavam tanto connosco! Éramos o Braguinha do costume e a maioria passáva-nos a mão pelo pêlo, porque praticamente não incomodávamos.
Com o nosso crescimento é notório que cresceu a hostilidade dos adeptos de muitos clubes contra nós - porque incomodamos.
E quanto a isso não podemos fazer nada... e isso não tem diretamente a ver com o comportamento das claques do Braga (mas depois o comportamento da nossa claque - ou pelo menos de alguns elementos dela - não ajuda, como é óbvio).
Claro que lhes devem ser pedidas internamente responsabilidades (até porque isto vai sair caro ao clube). Agora acho que toda a gente percebe que o comportamento de algumas pessoas da claque não representa um clube - eu também não digo: foi o Benfica que assassinou um adepto do Sporting na final da Taça no Jamor. Não! Foi um criminoso, não foi o clube! Ainda que o clube seja indirectamente responsabilizado como forma de desincentivar tais comportamentos, como é claro).
Como é evidente, também condeno e não gostei do comportamento! Mas acho que não vale a pena exagerar o que já de si foi mau...

ric

Quote from: BG on 13 de February de 2013, 15:01
Epá eu também não concordo com o que aconteceu, porque não sou apologista da violência, mas aquilo aconteceu por algum motivo, e até podemos condenar aqueles adeptos mas por favor estamos a criar confusões internas que só prejudicam o nosso clube, dá-mos animo à comunicação social e aos outros clubes para dizerem mal de nós. E relembro que é por causa dessas confusões que o Sporting está onde está. Aqui ninguem sabe mais do que ninguém, mas façam o que melhor sabemos, que é apoiar o nosso Enorme clube, não alimentemos mais estas tristes situações, estamos a prejudicarmos-nos não conseguem ver isso? Estamos aqui todos para o bem do Braga. Apoiem! O Braga somos nós!

nenhum motivo "motiva" tal comportamento!

sevenDjesus

Em muitos anos de Braguismo, e de deslocações em Portugal e no estrangeiro, em que apoiei, defendi, gritei, chorei, exaltei com os erros e festejei vitórias e feitos importantes, ontem pela primeira vez tive vergonha de ser Braguista.. Nunca vou deixar de o ser e a minha paixão não esmoreceu, mas senti-me tão mal e mesmo envergonhado, não tenho "papas" em dizê-lo.
Já tive problemas em alguns estádios, já fui entalado em Guimarães, agredido no Salgueiros e estive escondido nas Antas, mas orgulhava-me por achar que os Braguistas eram diferentes e não iam chegar a isto. Está certo que também eu como a maioria dos que sentem o Braga se exaltam, mas chegar a este ponto é inadmissível, só me ocorre que quem cometeu tais actos necessite de algum tipo de afirmação e que de Braguistas nada tenha... Mas por uns pagam todos, e o rótulo que muitos já nos colaram muito dificilmente descolará...
Espero um dia ter filhos e passar aos meus filhos o meu sentimento, e espero acima de tudo poder levá-los ao estádio, a ver vamos...
Tudo o que desejei foi acordar hoje e a vergonha ter passado... Vamos ver se passa amanhã.

joaoscbsousa

Deixar de pagar cotas por causa do que se passou?? que é isso?? temos é de mostrar que o Braga não é aquilo!! isso sim é a atitude de um verdadeiro adepto de futebol, temos de nos responsabilizar, pedir desculpa aos adeptos do paços e belenenses e seguir em frente, a vida não é um mar de rosas e por vezes temos de ultrapassar obstáculos difíceis e imprevisíveis como este, venha o que vier como adepto do SC Braga darei tudo  para honrar este simbolo.